sábado, setembro 30, 2006

Em respeito

Eu estava programando para ontem a postagem de um texto longo sobre como interpretar as regras das tarifas aéreas.
Em virtude ao ocorrido com o 737-800 da Gol, optei por adiar a publicação para a próxima segunda.
Alguns voam por obrigação, outros por diversão e há ainda aqueles que voam por opção. Fatos como o acidente da Gol, às vezes, no fazem refletir como pode ser efêmera (e sensível) nossa existência.
Portanto, devemos fazê-la valer a pena e contribuir para um mundo (e um país) melhor e mais fraterno.
Meus sentimentos aos atingidos pela tragédia.
Segunda, voltamos ao normal.
Shanah Tovah

terça-feira, setembro 26, 2006

Super Promoção OceanAir: passagens a partir de 30 reais

Se você mora na área atendida pela OceanAir, fique atento a última promoção da cia. Passagens a partir de 30 reais a perna.


Pode-se comprar só ida ou volta ou ida e volta, podendo combinar a tarifa nas duas pernas.

As tarifas estarão disponíveis para venda nos seguintes dias e horários (até 10 de outubro):
De terça a quinta: no dias 26, 27, 28/09/2006, das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das 19h00 do dia 29/09/2006 às 07h00 do dia 02/10/2006.
De segunda a quinta: no dias 02, 03, 04, 05/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das19h00 do dia 06/10/2006 às 07:00 do dia 09/10/2006.
Segunda: no dia 09/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.

O Vôo deve ser realizado de 26/09/06 a 30/11/06.

Fique atento as regras:
Classe de reseva: L, Tarifa: L06
Reserva: São requeridas.
Emissão: Em até 2 horas após a efetivação da reserva. Todos os segmentos devem estar confirmados.
Restrições de Vendas: Limitadas no Brasil.
Pagamento: Todas as formas de pagamento aplicadas na O6.
Paradas: As paradas (stopover) não serão permitidas.
Transfers: Não serão permitidas.
Descontos:Criança (CHD): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.Colo (INF): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.
Endosso do E-ticket: Não endossável
Reembolso: Será permitido mediante o pagamento de uma taxa de 10% do valor da tarifa ou 25 dólares o que for menor.
Remarcação do E-ticket: Não permitida.
Reemissões/Reitinerações: Não permitida.
Combinações: São permitidas somente com tarifas One Way.
Franquia de Bagagem:Adulto (ADT): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos. Adulto (ADT): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Criança (CHD): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos.Criança (CHD): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Colo (INF): 10 Kg .

Trechos Válidos:
De: Aracaju Para: Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Recife e Salvador.
De: Porto Seguro Para: São Paulo (CGH), Salvador.
De: Brasilia Para: Rio de Janeiro (GIG), Petrolina, Recife e Salvador.
De: Cascavel Para: São Paulo (CGH).
De: São Paulo (CGH)Para: Porto Seguro, Cascavel, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Juazeiro do Norte, Passo Fundo, Porto Alegre, Salvador, Chapecó.
De: Curitiba Para: São Paulo (CGH), São Paulo (GRU), Porto Alegre, Salvador.
De: Fortaleza Para: Aracaju, Juazeiro do Norte, Maceió, Recife e Salvador.
De: Rio de Janeiro (GIG) Para: Brasília, São Paulo (CGH) e São Paulo (GRU).
De: São Paulo (GRU) Para: Aracaju, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador.
De: Juazeiro do Norte Para: São Paulo (CGH) e Fortaleza.
De: Maceió Para: Aracaju, Fortaleza, São Paulo (GRU), Porto Alegre, Recife, Salvador.
De: Passo Fundo Para: São Paulo (CGH).
De: Petrolina Para: Brasília e Recife.
De: Porto Alegre Para: Aracaju, São Paulo (CGH), Curitiba, São Paulo (GRU), Maceió, Recife, Salvador.
De: Recife Para: Aracaju, Brasília, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Salvador.
De: Salvador Para: Aracaju, Porto Seguro, Brasília, São Paulo (CGH), Curitiba, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Recife.
De: Chapecó Para: São Paulo (CGH)
Fonte: OceanAir


Amanha, postarei um texto para ajudar a entender as regras contidas em uma tarifa aérea.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Roteiro Tipo Viagem de Volta ao Mundo: Londres-Hong Kong- Auckland-Christchurch-Los Angeles

Ficou empolgado com o texto sobre viagens volta ao mundo? Navegando na Internet achei uma passagem da Air New Zealand que faz a volta ao mundo saindo de Londres. Na verdade, seria uma passagem de Londres a Christchurch na Nova Zelândia. Porém, ela permite que se faça paradas em Hong Kong (China), Auckland (Nova Zelândia) e Los Angeles (EUA), além de permitir que se faça uma viagem de circunavegação do globo. Quanto custa? Por volta de 670 libras esterlinas com taxas (cerca de 1280dólares).

Fique atento, pois a tarifa só pode ser vendida a residentes no Reino Unido no site próprio da Air New Zealand, porém você pode apelar para seu agente para saber se ele consegue emitir a tarifa aqui no Brasil ou mesmo usar o serviço de uma agencia virtual inglesa, com a Travelocity UK, que permita o pagamento com cartão de crédito não emitido no Reino Unido. Atenção às regras da tarifa:

Tarifa SSWP40, Deve ser emitida até 02 de outubro/06 e válida para vôos entre 29 de outubro e 30 de novembro 2006 e 16 abril a 15 junho de 2007. Duração máxima 12 meses, taxa de cancelamento 150 libras (antes da partida), depois da partida não é cancelável ou reembolsável. Mudanças implicam em reemisão (150 libras). Não é permitido acúmulo de milhas. Confira todas as demais regras com seu agente ou no site.

Se você conseguir comprá-la, você só necessita uma passagem saindo do Brasil diretamente para Londres ou para outras capitais da Europa e de lá para Londres.

Da Nova Zelândia é possível alcançar algumas ilhas do pacífico (Ihas Fiji, Rarotonga e até Taiti) com boas tarifas.

Na próxima semana, vem um texto para ajudar na interpretação das regras das tarifas aéreas.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Trechos em Promoção na Varig

A Varig continua tentando reconquistar o mercado e e a confiança dos passageiros. Encolheu muito, além de ter deixado uma má impressão junto ao consumidor, diante das incertezas que rondaram e rondam a empresa. A Nova Varig (VRG) ainda não recebeu o CHETA, a permissão de voar, continua usando a da antiga Varig, mas parece que a ANAC deve liberar o documento em breve.

Por seu lado, a Nova Varig alega estar cumprindo os vôos programados e que está aguardando a liberação da ANAC para incorporar 14 jatos a frota e finalizar o acordo com o BNDS, que irá viabilizar a compra de aeronaves da Embraer.

As incertezas parecem que vão durar um pouco mais, portanto compre com moderação

Trechos (Ida ou Volta) a partir de:
São Paulo para Porto Alegre 159 reais, Curitiba 89 reais, Salvador 199 reais, Brasília 159 reais, Recife 284 reais, Fortaleza 354 reais e Manaus 510 reais

Regras
Emissão em até 24 horas após a confirmação da reserva, taxa de serviço de R$40,00 para reembolso após o sétimo dia da emissão do bilhete, taxa de serviço de R$40,00 para alterações/reemissões.
- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Guarulhos) acumulam milhas em dobro, para compra e vôo de 14/08/06 a 30/09/06.- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Congonhas) para Curitiba, Porto Alegre e Brasília acumulam o triplo de milhas, para compra e vôo de 15/09/06 a 15/10/06.

Fonte: Varig

terça-feira, setembro 19, 2006

Respondendo Algumas Mensagens

A Malu me perguntou sobre o uso de despachantes no processo de obtenção do visto americano. Malu, tento sempre evitar o uso de despachantes quando possível. Se você mora na mesma cidade onde está localizado o consulado americano, penso que a melhor opção é fazer tudo por conta própria. No site da embaixada tem todas as informações necessárias. Mas se você mora em uma cidade distante da que se localiza o consulado, vai depender de suas habilidades em montar uma pequena viagem e do tempo disponível para isso. Como a presença no consulado é obrigatória, você terá que descobrir o meio de deslocamento com a melhor relação custo benefício até a cidade do consulado, as opções de transporte até o consulado e, às vezes, pode envolver um pernoite por lá. Alguns despachantes possuem ?pacotes?, geralmente rodoviários, nos quais se sai à noite de sua cidade e chega-se pela manhã nas proximidades do consulado. O retorno normalmente é no mesmo dia à tarde. Uma amiga usou um desses pacotes devido à falta de tempo, mas o serviço deixou muito a desejar. Realmente não sei se isso é uma regra ou exceção. Se tivesse tempo, acho que seria melhor montar a viagem ao consulado por conta própria e aproveitar o inevitável para passear na cidade do consulado.

O Marcelo relata problemas com a Varig durante o feriado de 7 de setembro. Marcelo gostaria de maiores detalhes sobre o fato (cancelamento de vôos? Overbooking?), já que as notícias que tinha, relatavam que os vôos programados pela Nova Varig estariam correndo normalmente. Isto serviria para alertar aos demais quando da publicação de novas promoções da Varig.

Mais uma vez, agradeço pela visita.

Viagem de Volta ao Mundo ou Tipo Volta ao Mundo

Quem é que gosta de viajar e já não se sentiu tentado a se imaginar em uma viagem de volta ao mundo? Bem lembrado por Marc Brosius, em seu tratado sobre o tema, é o fato de que uma grande parte das pessoas quando questionadas sobre o que fariam se ganhassem na loteria, respondem que iriam viajar e conhecer o mundo.

Este tipo de viagem é possível, mas muitas vezes seu custo acaba inviabilizando o sonho. Mas não se desespere, não precisa necessariamente ganhar na loteria, pois existem diversas formas de tornar este sonho em realidade (mesmo que implique uma certa flexibilidade de destinos e datas) através do uso de tarifas Volta ao Mundo (Round the World), disponibilizadas pelas grandes alianças aéreas e por consórcios aéreos menores, ou mesmo usando várias passagens promocionais para formar um roteiro do tipo volta ao mundo, sendo muito útil essa essa última opção para aqueles com tempo menor para viajar, contado em dias e não em meses.

Quando falo em viagens do tipo Volta ao Mundo, quero me referir a viagens que normalmente são formadas por passagens promocionais do tipo ida-e-volta, que somadas permitem o contato com diversos continentes em uma única viagem , porém acaba-se por não fazer a volta ao mundo literalmente. A compra de várias passagens oneway (um trecho apenas) normalmente sai muito mais cara, pois raramente estão envolvidas em promoções nas grandes cias aéreas. Algumas agências virtuais conseguem formar roteiros usando tarifas oneway permitindo uma volta ao mundo, mas são muito difíceis de fazer por conta própria.

Vamos falar um pouco mais profundamente desses tipos de tarifa a seguir:

1 Passes Aéreos das Alianças Aéreas Globais

A grande maioria das cias aéreas tradicionais, nos últimos anos, tem se associado em alianças, visando melhorar a malha aérea coberta por elas individualmente e cancelar vôos redundantes e/ou pouco lucrativos, disponibilizar suas passagens através de parceiros preferenciais e reduzir custos (pessoal de terra, salas vip, propaganda etc).

Estas alianças acabaram por lançar passes aéreos permitindo a volta ao mundo, onde a viagem será realizada em vôos de uma ou mais parceiras da aliança. Não deixa de ser uma forma de demonstrar ao mercado o poder daquela determinada aliança e oferece ao passageiro mais facilidades nas conexões, opções de vôos e destinos, e caso seja membro elite de algum dos programas de fidelidade associados à aliança aérea, facilidades em outras cias além daquela que é associado (check-in diferenciado, acesso à sala vip, franquia aumentada de malas etc) e acúmulo de milhas aos associados em geral.

Como são tarifas volta ao mundo, elas envolvem obrigatoriamente uma circunavegação do globo. Normalmente a viagem deve seguir em um único sentido, de leste para oeste ou vice versa, cruzando obrigatoriamente o Atlântico e o Pacífico uma vez, não permitindo retornar. Qual sentido tomar? Existe uma polêmica em torno do tema. Pessoalmente sinto menos a mudança de fuso horário quando viajo em direção leste, além disso adoro a sensação de sair da Ásia em direção a América do Norte e chegar no mesmo dia que parti e às vezes até mais cedo. Portanto, sou daqueles que prefere ir em direção leste.

Como a maioria desses passes permite completar o trajeto escolhido em até um ano e fornece uma flexibilidade de escolha de datas para os diversos vôos, é muito comum a compra de uma passagem como essa para uma viagem programada para durar meses.

Caso esta seja sua idéia (como te invejo por poder fazer isto!), você tem mais um elemento a ser pesado na escolha do trajeto: as estações do ano e sua influência nos destinos escolhidos. Uma escolha errada pode te levar a passar frio na Europa, pegar as monções no sudoeste asiático, tufões no Japão e ciclones nos EUA.. Estude os destinos desejados para programar para que sua viagem permita ter acesso ao que você deseja encontrar.

Estas tarifas devem ser aproveitadas para se visitar destinos que envolvem passagens individualmente caras (ilhas do pacífico, Ásia e Oceania) e locais onde possivelmente você não terá oportunidade de retornar tão cedo. Eu aconselho visitar destinos pouco comuns e que ainda não estão ou estão começando a sofrer os efeitos do mundo globalizado. A Europa e os EUA tendem a sofrer menos transformações com o decorrer do tempo (você poderá visitá-los facilmente no futuro) do que o Vietnã, Índia, China e África em geral.

Tenha em mente que estas tarifas variam enormemente de acordo com o país onde a emissão é feita. Algumas chegam a ter regras que, caso a viagem seja iniciada em um país diferente da emissão da tarifa, mesmo que o preço da tarifa onde você está iniciando a viagem seja menor ou maior, vale o maior preço. Caso descubra alguma promoção para este tipo de passe em outro país atente para este fato, e caso necessário, procure uma forma de emiti-la por lá.

Caso você esteja habituado a voar em classe executiva ou primeira, você irá notar que as tarifas nessas classes são muito interessantes até para viagens com poucos destinos.

Atenção: os valores citados a seguir são para simples referência e estão sujeitos a mudanças a qualquer momento. (são baseados em buscas na Internet em setembro de 2006)


1.1 Tarifa Star Alliance Volta ao Mundo
Star Alliance RTW

A Star Alliance é a maior Aliança aérea (inclui United, Air Canadá, Tap, Swiss, Lufthansa, Air New Zeland, ANA, Asiana, Austrian, South Afriacan Airways BMI, LOT, SAS, THAI, Singapore, Spanair, US Airways e inclui ou incluía....a Varig). Duas cias chinesas (Shangai Airlines e Air China ) foram convidas a se juntar a essa aliança em um futuro próximo. Por ser a maior e ter representantes em todos os continentes, oferece um maior número de destinos e opções de vôos. Devido à presença da Air Canada, Tap, Lufthansa e da South African deve permitir várias opções de uma volta ao mundo saindo do Brasil e sem a necessidade de passar pelos EUA.

As tarifas são baseadas na classe escolhida (econômica, executiva ou primeira) e no número máximo de milhas que podem ser voadas (2600, 29000, 34000 e 39000 milhas).

Valor: (segundo site da Lufthansa no Brasil) é a partir de 2.750 dólares na econômica, 7.300 na executiva e 9.400 na primeira classe (29.000 milhas). Valores sem taxas! Esses valores variam de acordo com o país onde se inicia a viagem. Pode não parecer, mas uma tarifa dessas na executiva pode ser uma boa pedida para quem pode e voa nesta classe de serviço, pois é quase o valor de uma única passagem de executiva de São Paulo a Cingapura, por exemplo.

Regras Básicas (confira todas as regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Permite mudança de datas, exceto a data do primeiro vôo, e de destinos (pagando-se uma taxa extra).
Você deverá fazer no mínimo 3 e no máximo 15 escalas dentro do limite máximo de milhas permitida pela tarifa escolhida (existem algumas restrições para várias escalas na mesma região: 3 no Japão, 5 nos EUA/Canadá).


1.2 Oneworld Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A One World é a terceira maior aliança e é formada pelas British, Cathay Pacific, Finnair, American, Iberia, Lan, Quantas e Aerlingus (essa última parece estar deixando a aliança e JAL, Malev e Royal Jordanian estão em processo de inclusão). Poucas cias, mas que possuem individualmente grandes malhas aéreas. Devido à presença da Lan é possível passar pela Ilha de Páscoa e Tahiti na sua chegada ou saída da América do Sul.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de continentes oneworld visitados. Os continentes são formados pelos seguintes países: EUA e Canadá /Europa, Oriente Médio e Norte da África / Ásia / Restante da África / Pacifico Sul.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.500 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.400 na primeira classe (3 continentes) sem taxas, mas atenção, pois os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.950 dólares (4 continentes), mas confirme com seu agente.

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa pode variar se é alta ou baixa temporada, sendo definida pela data da partida, duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem .
Pode-se voar no máximo 4 segmentos em cada continente (EUA/Canadá máximo de 6). Conexões valem como 2 segmentos.
Permite vôos dentro do mesmo continente oneworld no sentido contrário ao da viagem principal.


1.3 Skyteam Round the World
Skyteam Around the World

A aliança Skyteam é a segunda maior aliança e é formada pelas KLM, Air France, Aeromexico, Aeroflot, Aliatlia, Korean, CSA, Delta, Continental e Northwest. Estão em processo de adesão a Copa, Air Europa, Kenya, e Tarom. Poucas cias e com grande concentração na América do Norte e Europa. Talvez após a adesão completa da Copa, a América do Sul possa se beneficiar mais com essa aliança.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.700 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.300 na primeira classe (29.000 milhas) sem taxas. Mas atenção: Os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.750 dólares (29.000 milhas), confirme com seu agente

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número máximo de milhas que podem ser voadas (29.000, 34.000 e 39.000 milhas).

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Somente o primeiro trecho deve ser reservado. Os demais podem ser alterados nas datas e horários, podendo ser reservados posteriormente
Pode-se fazer no mínimo 3 paradas e no máximo 15.


1.4 Conclusão

Portanto, como pode ser visto acima, a montagem de uma viagem de volta ao mundo usando qualquer uma destas tarifas necessita de experiência por parte de seu agente de viagens e de atenção da sua parte em relação às regras tarifarias. Faça seu itinerário e solicite uma cotação comparando as 3 tarifas. Cada uma dessas tarifas tem seus prós e contras. Classes de serviço mais altas (executiva e primeira) tendem se beneficiar mais dessas tarifas. Se você necessita de certa flexibilidade, quer acumular milhas e tem um bom tempo para concluir este tipo de viagem, essas tarifas são uma mão na roda.

Caso seu interesse seja restrito a um determinado continente, essas mesmas alianças possuem passes contemplando 1 ou 2 continentes apenas. Informe-se com seu agente e no site das alianças.

2 Passes Aéreos Próprios de uma Cia ou de Alianças Menores

Algumas cias que possuem uma malha aérea extensa acabam por criar sozinhas ou mesmo associadas a mais 1 ou 2 outras cias (não necessariamente pertencentes à mesma aliança aérea) um passe restrito às malhas dessas cias. Pode sair mais barato que os passes das alianças globais, mas geralmente as opções de vôos e destinos são bem mais reduzidas.


2.1 Passaport to the world Passes Aéreos KLM

Esta tarifa é formada pela combinação de vôos de várias cias: KLM, Northwest, Kenya, Continental, Malaysia, South African, Emirates, Alaska, Copa e Air Pacific. Como várias dessas cias já pertencem a outras alianças, tenho minhas dúvidas quanto tempo essa união tarifária irá durar.

Permite de 3 a 10 paradas, duração máxima de 1 ano e as tarifas cobrem 25.000, 30.000,35.000 e 40.000 milhas.
As informações sobre esta tarifa disponíveis na Internet são restritas, portanto consulte seu agente ou a KLM.


2.2 Global Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A tarifa Global Explorer é formada pelos vôos das cias One World (inclusive em code share com outras cias) e mais a JAL, Gulf Air, Air Pacific e Malev. Isto amplia em muito a malha aérea da One World.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de milhas voadas (26.000, 29.000, 34.000 e 39.000).

Valor: consulte seu agente

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras mesmo em vôos code share (exemplo: vôo da Quantas operado pela South African).
Duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem
O número de segmentos não pode passar de 20 e o número de escalas varia de acordo com o nível tarifário.


2.3 Singapore Airlines e Parceiros
Passes Aéreos RTW Singapore Airlines

A Singapore Airlines tem vários tipos de tarifas Round the World partindo dos EUA, além das já praticadas junto com a Star Alliance. São tarifas praticadas para vôos somente da Singapore (2.456 dólares na econômica), e em associação com: Air New Zeland / Virgin Atlantic (3.339 dólares), Continental (3.520 dólares) e Virgin Atlantic isoladamente (3.790 dólares), todas voando em classe econômica.

Deve-se voar sempre em um sentido e não contempla o Hemisfério Sul.
Se você se interessou, informe-se com o representante da Singapore no Brasil ou diretamente com eles via Internet, já que ela não voa para o Brasil (para minha tristeza).

2.4 United

A United costumava possuir tarifas em acordos semelhantes aos praticados pela Singapore Airlines. Tentei me informar, mas, se ainda existem, não são divulgadas.


2.5 Conclusão

Devem existir outras tarifas, mas essas, muitas vezes, têm vendas restritas a determinados mercados. Por exemplo, passes da Cathay Pacific saindo dos EUA e cobrindo seus destinos na Ásia têm vendas restritas aos residentes nos EUA.

Como as tarifas das Alianças Aéreas, estas necessitam da ajuda de seu agente de turismo na montagem das mesmas e tem foco nos passageiros que desejam mais flexibilidade e possuem um tempo maior para completar a viagem

Existem ainda passes regionais envolvendo um só país (Thai para Tailândia por exemplo) ou continente, limitado a malha da(s) cia(s) aérea(s) envolvida(s).


3 Associando Mais de Uma Promoção Aérea para Compor o Trajeto Desejado

Essa pode ser a forma mais barata de fazer uma viagem do tipo volta ao mundo (nem sempre fazendo a volta ao mundo literalmente), mas com certeza a que exigirá tempo na sua montagem e que terá a menor flexibilidade em destino e vôos.

É uma boa opção para quem quer visitar destinos em continentes diferentes e tem um tempo mais limitado para a conclusão deste tipo de viagem. Você pode fazer esta associação por conta própria, com auxílio de seu agente de viagens ou utilizando uma agência virtual estrangeira especializada neste tipo de viagem. Nesse caso não quer dizer, e freqüentemente ocorre, que você não consiga uma associação mais barata que a agência virtual, principalmente se você está saindo do Brasil.

Para se ter sucesso nesta montagem deve-se fazer um escaneamento das promoções aéreas disponíveis para venda e que permitem vôos no período escolhido. Nem sempre você vai achar promoções que contemplem todos os destinos desejados. Muitas vezes você vai montar uma viagem ligando pontos chaves dos continentes a serem visitados e de lá caso você queira poderá comprar passagens de cias de baixo custo até o destino desejado. Vale reforçar que você montará um roteiro, muitas vezes, com passagens com regras rígidas (mudança de datas, mudança de destino e cancelamento/reembolso) associadas! Deixe sempre tempo entre as conexões para imprevistos. Falei que era mais barata, mas não falei que era mais fácil.


Saindo do Brasil, normalmente é mais interessante procurar uma boa passagem para os EUA ou Europa ou Europa via EUA e de lá procurar outras passagens que completem o roteiro. Isto porque as passagens no exterior tendem a ter menos controle tarifário governamental, permitindo maior competição entre as cias e super promoções, além de que boas tarifas em direção à Ásia (via Europa ou EUA) são muito raras por estas bandas brasileiras. Passagens que permitam uma parada (ou mais, mesmo que se pagando por elas) em centros movimentados e com grande número de vôos têm mais chances de serem completadas com outras passagens em promoção.

Vamos montar uma passagem tipo volta ao mundo, tipo pois você não fará uma volta ao mundo literalmente, mas passará por 4 continentes. Por exemplo: Posso comprar uma passagem, por exemplo, na United em direção a Praga. Essa passagem sairá do Brasil, fará uma parada em Chicago ou Washington ou NY, de onde poderei conhecer essas cidades americanas ou mesmo através de cias de baixo custo fazer vôos de ida e volta e conhecer outras a meu critério (inclusive no Canadá, pois Toronto e Montreal estão próximas). Saindo dos EUA, essa mesma passagem te levará até Paris ou Londres ou Frankfurt para fazer uma conexão até Praga. De Praga você pode conhecer o resto do antigo leste europeu e até mesmo a Alemanha de trem ou com cias de baixo custo. Voltando de Praga você poderá fazer uma parada em Frankfurt ou Paris ou Londres (algumas vezes pagando um adicional por essa segunda parada) ou mesmo ir por conta própria até outra capital européia (se o valor do deslocamento for menor que o cobrado pela parada extra ou se quiser usar a parada extra nos EUA no vôo de retorno). Agora começa a segunda passagem. Você pode comprar uma passagem, por exemplo, da Singapore Airlines de Paris para o Vietnã com direito a uma parada em Cingapura. Nessa parada em Cingapura, você poderá pegar outros vôos em cias de baixo custo ou mesmo promoções da Singapore para países asiáticos e para Oceania. Tendo visitado a Ásia e/ou a Oceania é hora de voltar para Paris, onde poderá ficar mais um tempo e de lá pros EUA (fazendo ou não uma nova parada lá) e depois retornar ao Brasil cheio de histórias de diferentes culturas e países. O valor disto tudo? Varia muito, principalmente porque se baseia em promoções, mas por experiência própria pode-se conseguir essa passagem da United por cerca de 1.290 dólares com taxas (setembro 2006), e são muitas as taxas (tarifa VKXPX3MB com 2 paradas). A passagem para Vietnã saindo de Paris, eu já comprei por 736 dólares (2005) com taxas em uma super promoção no site da Sinagapore. De Cingapura pude comprar passagens em torno de 40 dólares para Tailândia em cias de baixo custo (promoção com Air Ásia e Jet Star Ásia). O resto fica a cargo dos demais deslocamentos. Portanto, um roteiro básico sai por uns 2000 dólares com taxas (lembre-se que em viagens como essas o valor das taxas é alto). Procure uma passagem para Cingapura ou Vietnã saindo do Brasil e verá que sai por preços semelhantes ou maiores que esse.

Muito complicado? Então tente uma agência virtual especializada neste tipo de viagem. Ela irá tentar juntar os destinos pretendidos por você. Não se entusiasme com algumas tarifas demonstração, a não ser que seja exatamente o roteiro desejado, pois pequenas alterações no roteiro padrão levam a grandes mudanças de preços. Tente sempre roteiros com origem no Brasil e nos EUA (nesse último caso, você compra uma passagem aos EUA por conta própria), pois eles têm mais facilidade de montar trajetos iniciados nos EUA. Existem várias agências, mas a única que já fiz uma cotação foi a Airtreks, que tem um sistema interativo para montagem de roteiros. Outra opção é a Air brokers

3.1 Conclusão

Acredito que, se você tenha somente 30 a 40 dias para viajar, costuma voar classe econômica, o fator preço tem peso importante na sua decisão e não tenha o acúmulo de milhas como essencial (pode-se acumular milhas algumas vezes, como no meu caso), essa opção deve ser considerada seriamente.


Se você se interessou muito pelo tema e quer destrinchá-lo, vai um link para um senhor manual (enciclopédia), que Marc Brosius escreveu somente sobre o tema Viagem de Volta ao Mundo :
Marc Brosius RTW

sábado, setembro 16, 2006

Em Breve

Estou trabalhando em um texto sobre tarifas do tipo volta ao mundo ou vários continentes em uma única viagem (mesmo que o tempo disponível para viajar seja de dias e não de meses).

Aproveito por agradecer as visitas ao Blog. Espero que esteja sendo útil para ajudar a realizar o sonho de encontrar aquela passagem aérea

quinta-feira, setembro 14, 2006

Programe-se com Antecedência: Visto para os EUA

Esta é para você que esta planejando aquela viagem para os EUA ou vai utilizá-lo como uma escala (mesmo que só para fazer uma conexão de poucos minutos) até um novo destino e não possui visto de entrada emitido.

Segundo uma matéria publicada hoje no O Globo e visitando o site
http://travel.state.gov/visa/temp/wait/tempvisitors_wait.php pode se ter uma idéia do tempo necessário para se obter um visto no Brasil para entrar nos EUA. Se você está sob a jurisdição do consulado do Rio de Janeiro e pensa que são 2 meses, errou! 3 meses, errou de novo! No caso desse consulado americano são necessários 148 dias!!!! Em São Paulo bem menos, 76 dias...Brasília, 24 dias e Recife são necessários 65 dias.

Portanto, programe-se com antecedência, pois não adianta achar Aquela Passagem e não ter como utilizá-la. Não esqueça de reservar uma boa quantia, pois só de taxas são mais de 100 dólares e se você mora em cidades sem consulado americano, junte a esse valor as despesas da viagem até o consulado responsável por seu estado (é necessário comparecer pessoalmente se você for maior de 14 e menor de 80 anos).

Mais informações no site
http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

quarta-feira, setembro 13, 2006

Saindo dos EUA para Europa pelo Menor Preço

A leitora Malu, a quem desde já agradeço pela visita, me perguntou sobre boas tarifas entre os EUA e a Europa. Quando falamos dos EUA e seu enorme mercado de aviação, pensamos logo nas empresas de baixo custo como uma opção barata para o trajeto. Porém, as LowCost ainda estão engatinhando no mercado de vôos internacionais e sofrem uma pesada concorrência das empresas tradicionais nestas rotas lucrativas.

Como exemplos de empresas de baixo custo operando na América do Norte em vôos transatlânticos temos a Condor (liga Flórida, Las Vegas e Toronto à Europa- principalmente à Alemanha), a AirPlusComet (do mesmo grupo dono da Aerolineas Argentinas e que liga New York à Roma e Madri) e a Zoom (canadense, que liga Toronto e Montreal a Paris e ao Reino Unido). A nota triste é que as tarifas médias praticadas por estas cias (não se anime muito com a tarifa, pois as taxas assustam) não estão muito distantes das praticadas em promoções pela cias tradicionais.

Opção? As promoções das próprias cias tradicionais. Como a concorrência neste trecho é grande e várias outras cias vindas da Ásia ou Oceania/Pacífico fazem uma parada nos EUA antes de chegar a Europa e vice-versa, essas promoções vão e vem durante todo o ano. Fique de olho principalmente nas Cias americanas, visitando seus sites americanos (quando uma cia lança uma promoção, as demais correm atrás), e nas Inglesas British e Virgin Atlantic. A Virgin Atlantic costuma fazer promoções relâmpago de NY e outras cidades americanas até Londres com tarifas chegando a metade das demais e de lá você tem várias opções de LowCost para o resto da Europa . A irlandesa AerLingus , que tem atuado como empresa de baixo custo, também oferece boas promoções para Irlanda. Portando, vá ao Kayak ou ao BookingBuddy (link no texto agregadores internacionais) regularmente quando já tiver definido a sua viagem (4 meses antes começam as grandes promoções).

E ainda há a chance de mergulhar na cultura de um país longínquo sem colocar os pés nele! Quem sabe, aproveitar uma promoção da Air India de NY até Paris, da Singapore (desta eu faço propaganda com muito gosto!) de NY até Frankfurt, da Malaysia Airlines de NY até Estocolmo, da Air NewZealand de Los Angeles até Londres, da Air TahitiNui de Los Angeles até Paris entre outras opções. Fique atento pois estas cias costumam fazer boas promoções nestes trechos e não deixa de ser uma viagem dentro da viagem ! A comida, os filmes, os cheiros, os demais colegas de viagem e o serviço de bordo tendem a refletir a cultura do país de origem da cia aérea. Se você já se acostumou com os brasileiros e suas enormes e inúmeras malas nos balcões de Check In e da correria para achar um lugar no compartimento de bordo, você poderá ver indianos (e alguns até gordinhos) que adoram chamar a comissária a todo momento e quem sabe comer um curry na Air India, comer e ter um atendimento de bordo impecável realizado pelas Singapore Girls e pelas Malaias, tomar um Appletizer (suco natural de maçã verde gaseificado) na South African Airways, tomar uma Singa ou Tiger (cervejas) na Thai e por aí vai...

Mas como já disse em um texto anterior, a melhor opção para fazer EUA e Europa em uma mesma viagem é comprar uma passagem saindo do Brasil para Europa via EUA com as cias americanas. A perna dos EUA para a Europa custará muiiito menos do que aquela comprada em qualquer promoção.

Malu, se a Europa ficar caro, tente ir ao Caribe, que vive tendo promoções nas LowCosts: Jetblue (principalmente para a Republica Dominicana), Usa3000, Airtran e nas tradicionais Jamaica air para Jamaica, além da United, Americam e USairways

terça-feira, setembro 12, 2006

Milhas Bônus para Compras On-Line

Se você é associado de algum dos programas de fidelidade abaixo, então comprando aquela passagem nos sites próprios das cias você poderá ganhar algumas milhas bônus em seu respectivo programa (consulte as regras nos sites das cias, mas normalmente não se aplica a vôos compartilhados com outras cias). Mas cuidado, se for comprar mais de uma passagem em uma única compra, pode ser melhor comprar uma de cada vez, pois algumas destas promoções são vinculadas a compras e não ao número de passagens adquiridas.

Varig (promoções não exclusivas para compra on-line)
Ganhe 1500 milhas por trecho voado na Ponte Aérea Rio-SP (até 30/09/06)
Smiles Ponte Varig
Ganhe o Dobro de milhas efetivamente voadas nos vôos nacionais e internacionais (até 30/09/06)
Smiles Double Miles
Ganhe no mínimo 1000 milhas por trecho voado
Smiles 1000 milhas

American
Ganhe 500 milhas bônus comprando uma passagem de ida e volta na classe econômica
Bônus AAdvantage


United
Ganhe 1000 milhas a cada vôo de ida e volta até 31/12/06
Bônus Mileage Plus Brasil

Delta
Ganhe 500 milhas por trecho
Bônus SkyMiles

Continental
Ganhe 500 milhas por cada compra no site.
Bônus OnePass (clicar na aba airline)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Europa com EUA numa Passagem Só!

Caso você tenha visto para os EUA, vai uma dica para aqueles que querem mais por menos e tem um tempo extra para fazer a viagem a Europa. Que tal parar nos EUA na ida e/ou volta a Europa?

Podem-se conseguir tarifas muito próximas as de vôo direto a Europa comprando passagens em cias americanas que fazem conexão nos EUA no caminho da Europa. Algumas permitem a parada (stopover) nos EUA de graça e outras cobram uma tarifa extra (normalmente cerca de 75 dólares). E tem mais, às vezes, é possível voltar de uma cidade européia diferente da que você chegou (open jaw). Neste caso, aquela passagem da cia de baixo custo pode fazer a ponte entre as duas cidades européias por um preço bem em conta. Por exemplo, você sai do Brasil, para em Nova York por alguns dias, vai em direção a Paris, volta pôr Barcelona e para em Washington ou Miami antes de voltar ao Brasil.

Para um exemplo de tarifa como esta, a American Airlines possui tarifas para a Europa (Bruxelas 1029, Frankfurt 1014, Londres 1019, Madri, Paris e Roma por 1024 + 150 a 200 dólares de taxas) Uma parada nos Eua é grátis e mais uma por 75 dólares. Tarifa LLXPXMD. Veja as regras da tarifa no site
www.aa.com.br. Você pode achar tarifas semelhantes em outra cias Americanas como a United (neste caso, um pouco mais difíceis de achar no site).

sábado, setembro 09, 2006

Canadá com a Air Canadá

A Air Canada está com uam promoção de passagens para Toronto ou Montreal por 977 e Vancouver por 1115 dólares sem taxas (cerca de 150 dólares). Possível fazer um stopover (parada) por 75 dólares.
Promoção válida para vôos até 03 de dezembro. Estadia Máxima de 2 meses e mínima de 7 dias. Tarifa VLPX2CA. Avalie as regras no site (Não cancelável, para mudanças se paga 100 dólares)

Os melhores preços para esta tarifa são encontrados no site próprio da Air Canadá:
www.aircanada.com.br

Se você tem visto para os EUA, você conseguirá tarifas da Continental (HLWPX2C) e da Delta com valores semelhantes ou levemente inferiores para Toronto e Vancouver via EUA no no Decolar.com (mas as regras das tarifas não estão disponíveis on-line).


quinta-feira, setembro 07, 2006

Gol: A promoção Volta a Um Real está de volta em nova edição

Na compra de uma passagem de ida e volta, você pode conseguir comprar uma perna ao preço de um rea, se ela estiver disponível.
Válido para vôos com partida entre 11 setembro e 31 outubro.
As compras são possíveis somente pela Internet e:
os dias úteis (dias 05, 11 a 14, 18 a 21 e 25 a 28 de setembro) das 22h00 às 06h00 do dia seguinte.
nos finais de semana e feriado a partir das 22h00 do dia 06 de setembro até às 06h00 do dia 11 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 15 de setembro até às 06h00 do dia 18 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 22 de setembro até às 06h00 do dia 25 de setembro de 2006; e das 22h00 do dia 29 de setembro até às 06h00 do dia 02 de outubro de 2006.

Para os clientes Cartão Voe Fácil Gol a promoção estará disponível para a compra das 19h00 do dia 05/09/2006 às 06h00 do dia 02/10/2006 ? 24 horas no ar, sem intervalos.

Regras: permanência mínima de 2 noites no destino, não haverá reembolso após a utilização do primeiro trecho e as taxas não estão incluídas, remarcações feitas pela Central de Vendas serão possíveis somente para tarifas regulares (não promocionais).

quarta-feira, setembro 06, 2006

Oásis Hong Kong: Ida e volta de Londres a Hong Kong por 150 libras (+ taxas)!

Já pensou em voar de Londres a Hong Kong por 261 libras com taxas (500 dólares)? As cias de baixo custo estão invadindo agora os vôos internacionais. Como toda tarifa promocional, essa tem regras bem restritas (não permite cancelamento e mudança de data) e são disponíveis para um número pequeno de assentos.

Para se ter idéia, o mesmo trecho custava cerca de 500 libras, mas a guerra tarifária já começou e já se pode conseguir vôos por 330 libras (610 dólares) na Swiss e Lufthansa (também com regras muito restritivas)

A Oásis faz a viagem em um 747 (antes pertencente a Singapore Airlines e portanto com manutenção em dia) e os preços incluem franquia de 23 kg das malas e a refeição, mas não as bebidas (vendidas a bordo) na classe econômica. Ela pretende iniciar vôos para Chicago, Berlim e Milão em um futuro próximo.

http://www.oasishongkong.com

terça-feira, setembro 05, 2006

American Airlines: Ofertas para os EUA, as compras devem ser feitas até dia 8 de setembro

A American www.aa.com.br está com uma promoção para compras exclusivas via Internet diretamente em seu site.
Miami por 904, Orlando 944, New York 924, Chicago 1004, Vegas 1054 e Washington DC 1004 dólares. Tarifa QWEBSWP com saídas de segunda a quinta e para vôos concluídos até 7 de dezembro. Acrescentar cerca de 100 dólares de taxas. Confira as regras da tarifa no site !
Se você gosta da American pode ser uma boa tarifa, mas existem tarifas menores em outra cias (Copa, LAB, Avianca para Miami por exemplo) como você pode notar no Decolar.com

segunda-feira, setembro 04, 2006

Varig: compre Duas pernas na Ponte Aérea Rio-SP e ganhe uma

A Nova Varig continua tentando reconquistar a clientela perdida. A promoção da vez premia os compradores de uma passagem de ida e volta durante a semana com uma perna/trecho (Rio-SP ou SP-Rio) a ser utilizada nos finais de semana até o dia 31 de dezembro. A perna será emitida no mesmo nome do comprador da passagem de ida e volta!

Regras: Válida para compras de 4 a 30 de setembro
Tarifas que permitem a promoção: KPONTE, BPONTE, MPONTE, HPONTE, QPONTE, LPONTE, VPONTE e EPPONTE

Parece que a Varig tem cumprido rigorosamente os vôos programados e vendidos desde o Leilão. Se você voa muito o trajeto e tem a intenção de usar a perna ganha nos próximos meses, esta promoção pode ser uma boa opção.
Fonte: Panrotas

sexta-feira, setembro 01, 2006

Tendo Terminado as Lições Básicas, o Que Vem Agora?

Além de deixar as lições básicas fixas nos links ao lado, vou tentar publicar, daqui em diante, pequenas notícias relacionadas ao mundo das passagens aéreas. Promoções, novos vôos, novas cias aéreas, serviços de bordo, salas vip etc.
Portanto visite regularmente o Blog, pois quem sabe, você não acha Aquela Passagem tão desejada em alguma das futuras postagens?
Como não sou profissional de turismo não tenho como cotar passagens, mas espero que, se não dou o peixe, possa vir a facilitar em muito sua pescaria!

Deslocando-se de/ para os Aeroportos

Chegue sempre 2:30 a 3 horas antes de um vôo internacional. Você tem menos chances de ficar por muito tempo na fila de check in, pode tentar um assento melhor (dicas de assentos: SeatGuru http://www.seatguru.com ) e corre menos riscos de deixar uma mala ou bolsa perdida no meio da correria. Vai ter tempo para passar pela fila da emigração sem estresse e depois passear pelo Duty Free Shop. Se tiver status elite de algum programa de fidelidade aérea pode dar um passada na sala vip e até fazer uma boquinha por lá (desde que a sala vip não seja da United, onde a comida é artigo raro).

Quanto menor for sua bagagem mais fácil fica seu deslocamento de e para os aeroportos, permitindo até que se opte por transportes públicos mais baratos, se sua intenção é economizar.

Sempre que possível já desembarque tendo estudado, através de guias on-line ou pesquisa na Internet, os possíveis meios de transporte do aeroporto até sua acomodação. Escolha o que mais se adaptar ao seu perfil e ao chegar no aeroporto troque ou saque alguma moeda local para custear seus primeiros gastos

Para mim, os momentos mais estressantes de uma viagem em locais desconhecidos são esses deslocamentos de ou para o aeroporto. Você chega cansado do vôo ou dos passeios e muito excitado com o mundo novo em que acaba de mergulhar e ainda tem de te levar e as suas malas em segurança do seu hotel/acomodação.

Em vários locais, o deslocamento da cidade ao aeroporto pode ser sensivelmente mais barato que o caminho inverso. Oriente-se no seu hotel dessa possibilidade.

Agora relaxe e faça Aquela Viagem!!!

Arrumando as Malas

Leve sempre o menor número de malas, com menor peso possível e compatível com seu dono. Isto facilitará seu deslocamento e a vigilância das mesmas.

Escolha peças-chave que possam montar diversas combinações. Reduza ao máximo os sapatos e dê preferência aos mais confortáveis, pois geralmente é andando que se conhece um lugar novo. Se vai a algum lugar quente leve sempre uma blusa de frio fina (ela pode te salvar do frio polar do avião ou de um revés climático). Se vai a algum lugar frio leve uma malha mais fina e uma roupa de banho, quem sabe você poderá ser vítima de um revés climático ou convidado a ir a algum spa / fonte termal.

Leve um kit de primeiros-socorros e suas medicações de uso constante. Procure seu médico e pergunte sobre medicamentos úteis ao leigo durante uma viagem.

Embale bem seus xampus, bronzeadores, perfumes, etc, pois eles podem vazar durante o vôo e durante manipulação cuidadosa da sua mala pelo pessoal de terra.

Muito útil é embalar em sacos plásticos, um a um, aquelas roupas que você teria mais dificuldade de passar durante a viagem. Os sacos reduzem o atrito dessas roupas com as demais, reduzindo o amasso das mesmas.
Leve alguns sacos extras, podem ser úteis.

Se for levar algum aparelho eletrônico (câmeras, nootebook, mp3 player, etc) para exterior, você deve passar antes no posto da Receita Federal no aeroporto (que possua vôos internacionais) e preencher o formulário para registrar a exportação temporária do aparelho, o que evitará problemas no seu retorno. Uma vez preenchido e carimbado pela receita, ele servirá para as suas próximas viagens. Será necessário seu passaporte e a presença do aparelho, portanto coloque-o em um lugar com fácil acesso. Lembre-se também que o padrão das tomadas varia ao redor do mundo. Compre um kit adaptador mundial ou pesquise se seu aparelho tem o plug compatível com o sistema do(s) pais(es) a serem viajados.



Nestes tempos de terrorismo e vigilância de malas, nunca feche sua mala com cadeado. Opte por braçadeiras plásticas (lacres) encontradas em supermercados, lojas elétricas e em lojas do tipo ?faça você mesmo?. Elas protegem da abertura das malas e, em caso de revista das mesmas no aeroporto, elas são facilmente rompidas e substituídas por outras pelo pessoal de segurança. Isso é uma grande verdade falando-se de EUA. Não esqueça de levar algo para romper as braçadeiras na bagagem de mão (um cortador de unha grande serve), pois eles não são fáceis de romper (mas isso é a razão de usá-las, não é mesmo?).

No aeroporto, nunca deixe suas malas de mão ou a serem despachadas desacompanhadas ou longe do seu campo de visão. Furtos são muito comuns em aeroportos pelo mundo afora e muito mais aqui no Brasil. Um grande número de bagagens e a pressa podem levar a alguma se extraviar por aí...

Lembre-se de retirar etiquetas de despacho antigas coladas na mala. Elas podem propiciar enganos no despacho da sua mala (erro de destino) e diminuem os indícios que sua mala recheada está vindo do exterior em um vôo doméstico (diminui o interesse de outros nela...).

Identifique bem sua mala com seus dados pessoais, o que facilita a busca no caso de extravio. Coloque alguma fita colorida chamativa ou dê preferência por modelos de cores e tipos menos comuns e equipadas com ótimas rodinhas. Já reparou quantas malas pretas e azuis iguais podem ser encontradas nos aeroportos? Já tive experiência pessoal de retornar ao aeroporto, após o check in no hotel, por ter pego por engano uma mala idêntica à minha e que tinha uma etiqueta de identificação chamativa do seguro saúde também idêntica... Localizaram-me e me alertaram do ocorrido através do endereço contido na identificação da minha mala!

Antes de sair da sala de desembarque pare alguns segundos, por mais excitado que você esteja, e verifique o estado da sua mala e dos lacres. Em caso de lacres rompidos ou danos na mala, antes de sair da sala de desembarque entre em contato com o pessoal de terra, para registrar o ocorrido e avaliar a necessidade de iniciar o processo de reembolso dos danos ou acionar seu seguro bagagem. Normalmente as malas abertas pelo pessoal de segurança dos aeroportos americanos apresentarão um novo lacre na mala (mesmo que rompido o cadeado) e haverá dentro da mesma uma folha relatando que sua mala foi revistada.

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

Cartões de Crédito e as Passagens aéreas

Para aqueles que conseguem dominar seus instintos consumistas, o cartão de crédito pode ser um dos seus melhores parceiros de viagem e em muitos casos até encurtar o tempo até uma nova viagem.

Com eles pode ser possível um parcelamento da tarifa aérea. Em aquisições dentro do Brasil, a tarifa é convertida em reais pelo câmbio do dia e dividido, muitas vezes sem juros, em parcelas para um pagamento mais suave. Lembre-se que as taxas e impostos não são parceláveis. Em sites no exterior é muito raro esse parcelamento e a tarifa será convertida em reais pelo câmbio do seu cartão de credito no dia do fechamento da sua fatura.

Alguns cartões de credito fornecem (durante o período da viagem) seguro de vida, seguro de bagagem ou mesmo uns dólares extras em caso de atraso da bagagem quando se adquire a passagem com o cartão. Alguns estendem o beneficio a outros viajantes (familiares ou não) desde que viajando juntos e pagando as passagens no mesmo cartão. Esses extras variam muito de cartão para cartão e as regras também. Leia as regras dos seus cartões de crédito na hora de escolher o melhor cartão para adquirir uma passagem aérea.

Alguns cartões ainda permitem o acúmulo de milhas com o pagamento das faturas. Você irá somar as milhas do cartão às milhas efetivamente voadas, reduzindo assim o tempo para conquista de uma passagem prêmio, desde que seu cartão permita acúmulo de milhas na conta de fidelidade da cia onde você recebe as milhas efetivamente voadas. No Brasil são comuns acordos dos cartões com os programas de fidelidade da TAM e da Varig. Mas se você voa constantemente em uma cia estrangeira existem cartões que permitem acúmulo em outras cias, porém deve-se pesquisar pois são menos anunciados ao público em geral (United BankBoston, Americam Citibank, etc). Normalmente a conversão será de 1; 1,5 ou 2 (essa muito rara) milhas por dólar (ou reais convertidos a dólar) pago na fatura

Finalizando a Compra

Achou aquela passagem? Então vamos adquiri-la .

Caso você tenha algum receio de mergulhar no mundo das compras virtuais, pegue o código da passagem, a data escolhida e os números dos vôos e dê ao seu agente de turismo preferido. Aconselho, sempre que possível, procurar primeiro um agente na tentativa que este possa encontrar a mesma tarifa que você garimpou na NET. Por quê? Porque adquirindo sua passagem via agencia de turismo, o seu agente passa a ser co-responsável pela passagem junto com a cia aérea e, em casos de imprevistos, ele pode ajudá-lo a resolvê-los. Além disto a agencia pode permitir parcelamentos da tarifa que podem não estar disponíveis em sites internacionais.

Se seu agente não conseguiu a tarifa garimpada ou parece ser uma superpromoção de final de semana (não anunciada nos sites da cias) tente inicialmente adquiri-la no site da própria cia aérea. Neles pode ser possível algum tipo de parcelamento ou ainda algum bônus na compra on-line.

Alguns sites regionais das cias aéreas não permitem a aquisição da tarifa por não residentes daquela região. Dessa forma, vá aos consolidadores e adquira sua passagem lá.

Lembre-se sempre que os dados referentes ao seu cartão de crédito devem ser sempre preenchidos em ambiente seguro (no MS Explorer é sinalizado por um cadeado fechado na barra inferior da tela do programa).

Agora que você achou aquela passagem, preenchido de orgulho e sensação de dever cumprido, inicie sua busca por aquele hotel, aquele guia, aquelas dicas imperdíveis.

Não esqueça de se informar sobre a necessidade de visto e de vacinação (comprovada com certificado internacional de vacinação, que pode ser conseguido no sus) para entrar em algum dos destinos desejados! Se sua viagem for para os EUA e você não tiver o visto programe-se com antecedência, pois pode demorar até 3 meses para conseguir seu visto. Se for necessário, peça a seu agente de turismo para fazer uma reserva em qualquer vôo para os EUA e leve uma cópia dela junto com seus documentos. Você pode mudar ou cancelá-la no futuro

Para vários loucos por viagens, as mesmas não têm graça quando eles não participam de todo o planejamento e construção do sonho turístico.

Os Sites Próprios das Cias Aéreas Internacionais

Nos sites próprios das cias aéreas podem ser encontradas algumas superpromoções que nem sempre estão disponíveis nos agregadores. Se você tem preferência por uma determinada cia ou sabe quais cias fazem o trajeto desejado, vale a pena uma passagem nos seus próprios sites. Se você está planejando uma viagem meses à frente, vale a pena assinar uma newsletter para ter acesso às ultimas promoções.
Mas ai vai o pulo do gato: você deve visitar tanto o site da cia no Brasil como o site do país onde você puder fazer uma parada intermediaria no seu roteiro. Isso é muito importante principalmente se você vai para a Ásia. Como disse antes, as cias fazem promoções para determinados mercados /países, não sendo possível localizar essas tarifas no Brasil, via agência de turismo ou nos agregadores/consolidadores americanos, se estes mercados estiverem fora da área de validade para venda da promoção. Muitas vezes, através dos sites das próprias cias, é possível ter acesso a essas tarifas promocionais e adquiri-las sem necessariamente morar na área de abrangência da promoção. Atenção isso não é uma regra! Várias cias como a New Zeland e Cathai Pacific têm promoções exclusivas para pessoas residentes ou nacionais de algum país. Na Singapore Airlines não há restrição.

Como são incontáveis as cias, não vou, e nem é minha intenção, cobri-las todas. Farei uma breve descrição dos sites que tenho mais contato.
Onde encontrar os sites internacionais de diversas cias aéreas? Visite o site Airline Meals
http://www.airlinemeals.net que trata sobre o serviço de bordo de diversas cias com fotos. Ao navegar pelas fotos de uma determinada cia, no topo da página aparecerá um link para a página principal dessa cia aérea.


Singapore Airlines
http://www.singaporeair.com/saa/ escolha site Global

Além de ser minha cia aérea preferida (aeronaves novas, serviço de bordo perfeito e as Singapore Girls- as aeromoças, oops! Comissárias de bordo são como embaixadoras do país-ilha), tem o melhor site. Melhor, pois não te restringe, como dito acima, e é bem claro. Tem um defeito sério: não voa para o Brasil. Mas pode ser uma ótima opção para a Ásia, partindo da Europa ou EUA. Procure pelas promoções regionais nos sites dos países europeus, asiáticos e dos EUA. Eles podem ser acessados pela página principal na guia ?Promotion/ Local fare deals?. Atenção às regras! Você achará promoções não disponíveis em nenhum outro site da Internet. Muitas vezes vale a pena trocar de cia aérea na Europa ou EUA para a Singapore Airlines, mesmo que o preço seja levemente superior. Ela faz parte da StarAliance, então caso sua tarifa permita acúmulo de milhas, elas podem ser acumuladas em qualquer programa de fidelidade das cias associadas da Star Alliance (Varig, United, Lufthansa, etc).


United Airlines
http://www.united.com.br Brasil
http://www.united.com EUA

Visite sempre o site do Brasil e dos EUA caso seu destino se estenda além dos EUA. Na página americana, sempre há promoções. Na página brasileira, elas são mais raras. Boa opção para vôos para os EUA, Ásia e Europa. Você pode conseguir tarifas para Europa semelhantes às de vôos diretos, mas que lhe dão a opção de parar por alguns dias nos EUA, sem custo tarifário adicional (vc pagará somente as taxas) além de dar muitas milhas adicionais. É claro que essa estratégia toma um pouco mais de tempo da sua viagem. Se seu tempo é contado esqueça! Cia associada à Star Alliance.


Air Thaiti
http://www.airtahitinui-usa.com/ EUA

Boas promoções sazonais para o Thaiti e Oceania saindo do New York ou Los Angeles, nos EUA. O site e o serviço da cia não são dos melhores, mas as tarifas são!


Air New Zeland
http://www.airnewzealand.com/gateway.jsp?mode=select

Oferece algumas poucas e boas promoções sazonais para a Oceania e Pacifico Sul. Tarifas com várias restrições e algumas não permitem o acúmulo de milhas. Olhe os sites regionais para referência, pois ela geralmente não permite a compra de fora da região. Faz parte da StarAliance.


Austrian Air
http://www.aua.com/uk/eng/ Inglaterra

Cia associada à Star Alliance. Tem fama de ser possível no seu site achar tarifas de outras cias da Star Alliance mais baratas que no site da própria cia que faz a promoção. Para isso é necessário que você entre nas configurações avançadas ?extended search? de busca e selecione ?Star Alliance? como opções de busca após marcar as datas exatas. Nunca funcionou comigo, mas como disse é possível!


Americam Airlines
http://www.aa.com/ EUA

No site é possível cotar passagens da American e de outras cias aéreas, e às vezes você pode achar bons preços. Deve-se entrar nas configurações avançadas, selecionar ?outras cias? para que a máquina virtual de busca do site procure tarifas em outras cias além da American.


Bangkok Airways
http://www.bangkokair.com/

Se você pensa em fazer viagens a partir de Bangkok para paises próximos ou ilhas tailandesas, vale a pena visitar o site. Boa cia (possui alguns grandes turbo-hélices além de jatos) com aviões novos, bom serviço e boas tarifas.

Agregadores e Sites das Empresas de Baixo Custo (Low Cost/Low Fare)

Como já disse antes, a maioria dos agregadores ou consolidadores não listam as tarifas das cias aéreas de baixo custo. Essas cias podem vender aquela perna que faltava para completar a sua viagem. Normalmente, a regra é a seguinte: quem compra primeiro paga mais barato. Porém existem aindas as superpromoções.
Mas cuidado: olhe sempre o preço final (com taxas, impostos e encargos), atente que são maiores as limitações de bagagem (peso e volume) e para os aeroportos utilizados (geralmente mais distantes do centro, mas não é regra) por essas cias. Compare sempre com as cias tradicionais, pois as cias de baixo custo podem ter passagens muuuuuito inferiores às das tradicionais, mas também semelhantes, e neste caso vale a pena ficar com as cias tradicionais pelo conforto.


Para Europa:

Existem vários, mas prefiro o
Skyscanner:
http://www.skyscanner.net/

Ótimo site! Após preencher os dados da rota solicitados na própria página inicial, vc já é automaticamente informado em quais cias o site cotará a passagem e quais outras cias que fazem o mesmo trajeto, mas que não serão cotadas (você poderá cotá-las posteriormente). Pode-se fazer pesquisas sem definir datas (dias ou meses) e o site irá fornecer os meses/dias com tarifas mais baratas. Na próxima página ainda lhe dá a opção de procura em outra cias. Tente, você vai gostar!


Para outras regiões, os sites abaixo podem te ajudar na identificação das empresas de baixo custo que atuam em vários países do globo. Depois, é só ir ao site da cia desejada.

http://www.attitudetravel.com/ Site meio poluído visualmente, mas onde se pode acessar, com links diretos, grande parte das cias de baixo custo do mercado mundial.

http://www.flybudget.com/ Site mais simples, mas tem descrição das rotas voadas (nem sempre frequentemente atualizadas) e com alguns comentários de visitantes sobre as cias.

http://www.attitudetravel.com/ Outra opção com um visual mais limpo e na qual você pode iniciar sua busca por local de destino ou partida.

Agregadores Internacionais: Se você tem datas e destinos mais definidos esses sites podem reduzir seu tempo de procura

Os agregadores são sites que, a partir de datas e rotas fornecidos pelo visitante, fazem uma procura em diversos sites consolidadores de passagens aéreas. Ao contrário dos consolidadores que vendem as passagens diretamente, esses apenas reduzem seu trabalho de preencher os campos ?data da viagem? e ?destinos? em diversos consolidadores ao mesmo tempo. Como dito, é importante já ter estudado e definido as possíveis datas e possíveis destinos, pois sem esses dados você pode perder uma ótima tarifa por não saber o que preencher nos campos solicitados (datas de saída, tempo máximo e mínimo de permanência, data limite de retorno).


Booking Buddy:
http://www.bookingbuddy.com/

Muito útil. Em sua página inicial, há um retângulo semelhante aos das máquinas virtuais dos consolidadores onde se deve preencher as datas e a rota (se você já tiver decorado os códigos dos aeroportos ou das cidades que lhe interessam pode entrar com eles ao invés de escrever todo o nome da cidade). Após preencher esses campos, click à direita nos ícones dos consolidadores desejados. Não deixe de procurar em ?search other sites?: existem links para procura direta de sites de cias aéreas americanas. Ao clicar nos ícones ou links, abrirá uma nova janela do próprio consolidador com a pesquisa usando os dados do agregador. Daí, achando a tarifa, faça como explicado no item consolidadores.


Kayak:
http://www.kayak.com

Site agregador muito útil também. Já na página inicial aparecem os espaços para preenchimento dos dados da viagem. Após o preenchimento, click em ?search? e o processo de busca iniciará. Na próxima página, aparecerão as tarifas encontradas com seus links para as páginas /sites (agregadores ou cias aéreas onde elas podem ser encontradas). Registrando-se no site é possível fazer uma procura usando datas mais flexíveis (+3 ou -3 dias da data escolhida), o que aumenta suas possibilidades em achar uma tarifa mais restrita em datas.

Clicando no link ?BUZZ? ou
http://www.kayak.com/buzz você será levado a uma página de grande utilidade. Nela é possível se definir uma cidade /aeroporto de saída e fazer uma pesquisa extensa ou a limitando a regiões do globo e/ou épocas do ano e/ou valor em $US. Essa parte do site utiliza-se de informações geradas por pesquisas anteriores, feitas por outros usuários, portanto rotas mais movimentadas terão dados mais atuais.


Yahoo Travel:
http://farechase.yahoo.com/

Tem funcionamento semelhante ao serviço básico oferecido Kayak.

sábado, setembro 30, 2006

Em respeito

Eu estava programando para ontem a postagem de um texto longo sobre como interpretar as regras das tarifas aéreas.
Em virtude ao ocorrido com o 737-800 da Gol, optei por adiar a publicação para a próxima segunda.
Alguns voam por obrigação, outros por diversão e há ainda aqueles que voam por opção. Fatos como o acidente da Gol, às vezes, no fazem refletir como pode ser efêmera (e sensível) nossa existência.
Portanto, devemos fazê-la valer a pena e contribuir para um mundo (e um país) melhor e mais fraterno.
Meus sentimentos aos atingidos pela tragédia.
Segunda, voltamos ao normal.
Shanah Tovah

terça-feira, setembro 26, 2006

Super Promoção OceanAir: passagens a partir de 30 reais

Se você mora na área atendida pela OceanAir, fique atento a última promoção da cia. Passagens a partir de 30 reais a perna.


Pode-se comprar só ida ou volta ou ida e volta, podendo combinar a tarifa nas duas pernas.

As tarifas estarão disponíveis para venda nos seguintes dias e horários (até 10 de outubro):
De terça a quinta: no dias 26, 27, 28/09/2006, das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das 19h00 do dia 29/09/2006 às 07h00 do dia 02/10/2006.
De segunda a quinta: no dias 02, 03, 04, 05/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das19h00 do dia 06/10/2006 às 07:00 do dia 09/10/2006.
Segunda: no dia 09/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.

O Vôo deve ser realizado de 26/09/06 a 30/11/06.

Fique atento as regras:
Classe de reseva: L, Tarifa: L06
Reserva: São requeridas.
Emissão: Em até 2 horas após a efetivação da reserva. Todos os segmentos devem estar confirmados.
Restrições de Vendas: Limitadas no Brasil.
Pagamento: Todas as formas de pagamento aplicadas na O6.
Paradas: As paradas (stopover) não serão permitidas.
Transfers: Não serão permitidas.
Descontos:Criança (CHD): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.Colo (INF): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.
Endosso do E-ticket: Não endossável
Reembolso: Será permitido mediante o pagamento de uma taxa de 10% do valor da tarifa ou 25 dólares o que for menor.
Remarcação do E-ticket: Não permitida.
Reemissões/Reitinerações: Não permitida.
Combinações: São permitidas somente com tarifas One Way.
Franquia de Bagagem:Adulto (ADT): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos. Adulto (ADT): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Criança (CHD): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos.Criança (CHD): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Colo (INF): 10 Kg .

Trechos Válidos:
De: Aracaju Para: Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Recife e Salvador.
De: Porto Seguro Para: São Paulo (CGH), Salvador.
De: Brasilia Para: Rio de Janeiro (GIG), Petrolina, Recife e Salvador.
De: Cascavel Para: São Paulo (CGH).
De: São Paulo (CGH)Para: Porto Seguro, Cascavel, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Juazeiro do Norte, Passo Fundo, Porto Alegre, Salvador, Chapecó.
De: Curitiba Para: São Paulo (CGH), São Paulo (GRU), Porto Alegre, Salvador.
De: Fortaleza Para: Aracaju, Juazeiro do Norte, Maceió, Recife e Salvador.
De: Rio de Janeiro (GIG) Para: Brasília, São Paulo (CGH) e São Paulo (GRU).
De: São Paulo (GRU) Para: Aracaju, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador.
De: Juazeiro do Norte Para: São Paulo (CGH) e Fortaleza.
De: Maceió Para: Aracaju, Fortaleza, São Paulo (GRU), Porto Alegre, Recife, Salvador.
De: Passo Fundo Para: São Paulo (CGH).
De: Petrolina Para: Brasília e Recife.
De: Porto Alegre Para: Aracaju, São Paulo (CGH), Curitiba, São Paulo (GRU), Maceió, Recife, Salvador.
De: Recife Para: Aracaju, Brasília, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Salvador.
De: Salvador Para: Aracaju, Porto Seguro, Brasília, São Paulo (CGH), Curitiba, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Recife.
De: Chapecó Para: São Paulo (CGH)
Fonte: OceanAir


Amanha, postarei um texto para ajudar a entender as regras contidas em uma tarifa aérea.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Roteiro Tipo Viagem de Volta ao Mundo: Londres-Hong Kong- Auckland-Christchurch-Los Angeles

Ficou empolgado com o texto sobre viagens volta ao mundo? Navegando na Internet achei uma passagem da Air New Zealand que faz a volta ao mundo saindo de Londres. Na verdade, seria uma passagem de Londres a Christchurch na Nova Zelândia. Porém, ela permite que se faça paradas em Hong Kong (China), Auckland (Nova Zelândia) e Los Angeles (EUA), além de permitir que se faça uma viagem de circunavegação do globo. Quanto custa? Por volta de 670 libras esterlinas com taxas (cerca de 1280dólares).

Fique atento, pois a tarifa só pode ser vendida a residentes no Reino Unido no site próprio da Air New Zealand, porém você pode apelar para seu agente para saber se ele consegue emitir a tarifa aqui no Brasil ou mesmo usar o serviço de uma agencia virtual inglesa, com a Travelocity UK, que permita o pagamento com cartão de crédito não emitido no Reino Unido. Atenção às regras da tarifa:

Tarifa SSWP40, Deve ser emitida até 02 de outubro/06 e válida para vôos entre 29 de outubro e 30 de novembro 2006 e 16 abril a 15 junho de 2007. Duração máxima 12 meses, taxa de cancelamento 150 libras (antes da partida), depois da partida não é cancelável ou reembolsável. Mudanças implicam em reemisão (150 libras). Não é permitido acúmulo de milhas. Confira todas as demais regras com seu agente ou no site.

Se você conseguir comprá-la, você só necessita uma passagem saindo do Brasil diretamente para Londres ou para outras capitais da Europa e de lá para Londres.

Da Nova Zelândia é possível alcançar algumas ilhas do pacífico (Ihas Fiji, Rarotonga e até Taiti) com boas tarifas.

Na próxima semana, vem um texto para ajudar na interpretação das regras das tarifas aéreas.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Trechos em Promoção na Varig

A Varig continua tentando reconquistar o mercado e e a confiança dos passageiros. Encolheu muito, além de ter deixado uma má impressão junto ao consumidor, diante das incertezas que rondaram e rondam a empresa. A Nova Varig (VRG) ainda não recebeu o CHETA, a permissão de voar, continua usando a da antiga Varig, mas parece que a ANAC deve liberar o documento em breve.

Por seu lado, a Nova Varig alega estar cumprindo os vôos programados e que está aguardando a liberação da ANAC para incorporar 14 jatos a frota e finalizar o acordo com o BNDS, que irá viabilizar a compra de aeronaves da Embraer.

As incertezas parecem que vão durar um pouco mais, portanto compre com moderação

Trechos (Ida ou Volta) a partir de:
São Paulo para Porto Alegre 159 reais, Curitiba 89 reais, Salvador 199 reais, Brasília 159 reais, Recife 284 reais, Fortaleza 354 reais e Manaus 510 reais

Regras
Emissão em até 24 horas após a confirmação da reserva, taxa de serviço de R$40,00 para reembolso após o sétimo dia da emissão do bilhete, taxa de serviço de R$40,00 para alterações/reemissões.
- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Guarulhos) acumulam milhas em dobro, para compra e vôo de 14/08/06 a 30/09/06.- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Congonhas) para Curitiba, Porto Alegre e Brasília acumulam o triplo de milhas, para compra e vôo de 15/09/06 a 15/10/06.

Fonte: Varig

terça-feira, setembro 19, 2006

Respondendo Algumas Mensagens

A Malu me perguntou sobre o uso de despachantes no processo de obtenção do visto americano. Malu, tento sempre evitar o uso de despachantes quando possível. Se você mora na mesma cidade onde está localizado o consulado americano, penso que a melhor opção é fazer tudo por conta própria. No site da embaixada tem todas as informações necessárias. Mas se você mora em uma cidade distante da que se localiza o consulado, vai depender de suas habilidades em montar uma pequena viagem e do tempo disponível para isso. Como a presença no consulado é obrigatória, você terá que descobrir o meio de deslocamento com a melhor relação custo benefício até a cidade do consulado, as opções de transporte até o consulado e, às vezes, pode envolver um pernoite por lá. Alguns despachantes possuem ?pacotes?, geralmente rodoviários, nos quais se sai à noite de sua cidade e chega-se pela manhã nas proximidades do consulado. O retorno normalmente é no mesmo dia à tarde. Uma amiga usou um desses pacotes devido à falta de tempo, mas o serviço deixou muito a desejar. Realmente não sei se isso é uma regra ou exceção. Se tivesse tempo, acho que seria melhor montar a viagem ao consulado por conta própria e aproveitar o inevitável para passear na cidade do consulado.

O Marcelo relata problemas com a Varig durante o feriado de 7 de setembro. Marcelo gostaria de maiores detalhes sobre o fato (cancelamento de vôos? Overbooking?), já que as notícias que tinha, relatavam que os vôos programados pela Nova Varig estariam correndo normalmente. Isto serviria para alertar aos demais quando da publicação de novas promoções da Varig.

Mais uma vez, agradeço pela visita.

Viagem de Volta ao Mundo ou Tipo Volta ao Mundo

Quem é que gosta de viajar e já não se sentiu tentado a se imaginar em uma viagem de volta ao mundo? Bem lembrado por Marc Brosius, em seu tratado sobre o tema, é o fato de que uma grande parte das pessoas quando questionadas sobre o que fariam se ganhassem na loteria, respondem que iriam viajar e conhecer o mundo.

Este tipo de viagem é possível, mas muitas vezes seu custo acaba inviabilizando o sonho. Mas não se desespere, não precisa necessariamente ganhar na loteria, pois existem diversas formas de tornar este sonho em realidade (mesmo que implique uma certa flexibilidade de destinos e datas) através do uso de tarifas Volta ao Mundo (Round the World), disponibilizadas pelas grandes alianças aéreas e por consórcios aéreos menores, ou mesmo usando várias passagens promocionais para formar um roteiro do tipo volta ao mundo, sendo muito útil essa essa última opção para aqueles com tempo menor para viajar, contado em dias e não em meses.

Quando falo em viagens do tipo Volta ao Mundo, quero me referir a viagens que normalmente são formadas por passagens promocionais do tipo ida-e-volta, que somadas permitem o contato com diversos continentes em uma única viagem , porém acaba-se por não fazer a volta ao mundo literalmente. A compra de várias passagens oneway (um trecho apenas) normalmente sai muito mais cara, pois raramente estão envolvidas em promoções nas grandes cias aéreas. Algumas agências virtuais conseguem formar roteiros usando tarifas oneway permitindo uma volta ao mundo, mas são muito difíceis de fazer por conta própria.

Vamos falar um pouco mais profundamente desses tipos de tarifa a seguir:

1 Passes Aéreos das Alianças Aéreas Globais

A grande maioria das cias aéreas tradicionais, nos últimos anos, tem se associado em alianças, visando melhorar a malha aérea coberta por elas individualmente e cancelar vôos redundantes e/ou pouco lucrativos, disponibilizar suas passagens através de parceiros preferenciais e reduzir custos (pessoal de terra, salas vip, propaganda etc).

Estas alianças acabaram por lançar passes aéreos permitindo a volta ao mundo, onde a viagem será realizada em vôos de uma ou mais parceiras da aliança. Não deixa de ser uma forma de demonstrar ao mercado o poder daquela determinada aliança e oferece ao passageiro mais facilidades nas conexões, opções de vôos e destinos, e caso seja membro elite de algum dos programas de fidelidade associados à aliança aérea, facilidades em outras cias além daquela que é associado (check-in diferenciado, acesso à sala vip, franquia aumentada de malas etc) e acúmulo de milhas aos associados em geral.

Como são tarifas volta ao mundo, elas envolvem obrigatoriamente uma circunavegação do globo. Normalmente a viagem deve seguir em um único sentido, de leste para oeste ou vice versa, cruzando obrigatoriamente o Atlântico e o Pacífico uma vez, não permitindo retornar. Qual sentido tomar? Existe uma polêmica em torno do tema. Pessoalmente sinto menos a mudança de fuso horário quando viajo em direção leste, além disso adoro a sensação de sair da Ásia em direção a América do Norte e chegar no mesmo dia que parti e às vezes até mais cedo. Portanto, sou daqueles que prefere ir em direção leste.

Como a maioria desses passes permite completar o trajeto escolhido em até um ano e fornece uma flexibilidade de escolha de datas para os diversos vôos, é muito comum a compra de uma passagem como essa para uma viagem programada para durar meses.

Caso esta seja sua idéia (como te invejo por poder fazer isto!), você tem mais um elemento a ser pesado na escolha do trajeto: as estações do ano e sua influência nos destinos escolhidos. Uma escolha errada pode te levar a passar frio na Europa, pegar as monções no sudoeste asiático, tufões no Japão e ciclones nos EUA.. Estude os destinos desejados para programar para que sua viagem permita ter acesso ao que você deseja encontrar.

Estas tarifas devem ser aproveitadas para se visitar destinos que envolvem passagens individualmente caras (ilhas do pacífico, Ásia e Oceania) e locais onde possivelmente você não terá oportunidade de retornar tão cedo. Eu aconselho visitar destinos pouco comuns e que ainda não estão ou estão começando a sofrer os efeitos do mundo globalizado. A Europa e os EUA tendem a sofrer menos transformações com o decorrer do tempo (você poderá visitá-los facilmente no futuro) do que o Vietnã, Índia, China e África em geral.

Tenha em mente que estas tarifas variam enormemente de acordo com o país onde a emissão é feita. Algumas chegam a ter regras que, caso a viagem seja iniciada em um país diferente da emissão da tarifa, mesmo que o preço da tarifa onde você está iniciando a viagem seja menor ou maior, vale o maior preço. Caso descubra alguma promoção para este tipo de passe em outro país atente para este fato, e caso necessário, procure uma forma de emiti-la por lá.

Caso você esteja habituado a voar em classe executiva ou primeira, você irá notar que as tarifas nessas classes são muito interessantes até para viagens com poucos destinos.

Atenção: os valores citados a seguir são para simples referência e estão sujeitos a mudanças a qualquer momento. (são baseados em buscas na Internet em setembro de 2006)


1.1 Tarifa Star Alliance Volta ao Mundo
Star Alliance RTW

A Star Alliance é a maior Aliança aérea (inclui United, Air Canadá, Tap, Swiss, Lufthansa, Air New Zeland, ANA, Asiana, Austrian, South Afriacan Airways BMI, LOT, SAS, THAI, Singapore, Spanair, US Airways e inclui ou incluía....a Varig). Duas cias chinesas (Shangai Airlines e Air China ) foram convidas a se juntar a essa aliança em um futuro próximo. Por ser a maior e ter representantes em todos os continentes, oferece um maior número de destinos e opções de vôos. Devido à presença da Air Canada, Tap, Lufthansa e da South African deve permitir várias opções de uma volta ao mundo saindo do Brasil e sem a necessidade de passar pelos EUA.

As tarifas são baseadas na classe escolhida (econômica, executiva ou primeira) e no número máximo de milhas que podem ser voadas (2600, 29000, 34000 e 39000 milhas).

Valor: (segundo site da Lufthansa no Brasil) é a partir de 2.750 dólares na econômica, 7.300 na executiva e 9.400 na primeira classe (29.000 milhas). Valores sem taxas! Esses valores variam de acordo com o país onde se inicia a viagem. Pode não parecer, mas uma tarifa dessas na executiva pode ser uma boa pedida para quem pode e voa nesta classe de serviço, pois é quase o valor de uma única passagem de executiva de São Paulo a Cingapura, por exemplo.

Regras Básicas (confira todas as regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Permite mudança de datas, exceto a data do primeiro vôo, e de destinos (pagando-se uma taxa extra).
Você deverá fazer no mínimo 3 e no máximo 15 escalas dentro do limite máximo de milhas permitida pela tarifa escolhida (existem algumas restrições para várias escalas na mesma região: 3 no Japão, 5 nos EUA/Canadá).


1.2 Oneworld Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A One World é a terceira maior aliança e é formada pelas British, Cathay Pacific, Finnair, American, Iberia, Lan, Quantas e Aerlingus (essa última parece estar deixando a aliança e JAL, Malev e Royal Jordanian estão em processo de inclusão). Poucas cias, mas que possuem individualmente grandes malhas aéreas. Devido à presença da Lan é possível passar pela Ilha de Páscoa e Tahiti na sua chegada ou saída da América do Sul.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de continentes oneworld visitados. Os continentes são formados pelos seguintes países: EUA e Canadá /Europa, Oriente Médio e Norte da África / Ásia / Restante da África / Pacifico Sul.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.500 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.400 na primeira classe (3 continentes) sem taxas, mas atenção, pois os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.950 dólares (4 continentes), mas confirme com seu agente.

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa pode variar se é alta ou baixa temporada, sendo definida pela data da partida, duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem .
Pode-se voar no máximo 4 segmentos em cada continente (EUA/Canadá máximo de 6). Conexões valem como 2 segmentos.
Permite vôos dentro do mesmo continente oneworld no sentido contrário ao da viagem principal.


1.3 Skyteam Round the World
Skyteam Around the World

A aliança Skyteam é a segunda maior aliança e é formada pelas KLM, Air France, Aeromexico, Aeroflot, Aliatlia, Korean, CSA, Delta, Continental e Northwest. Estão em processo de adesão a Copa, Air Europa, Kenya, e Tarom. Poucas cias e com grande concentração na América do Norte e Europa. Talvez após a adesão completa da Copa, a América do Sul possa se beneficiar mais com essa aliança.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.700 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.300 na primeira classe (29.000 milhas) sem taxas. Mas atenção: Os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.750 dólares (29.000 milhas), confirme com seu agente

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número máximo de milhas que podem ser voadas (29.000, 34.000 e 39.000 milhas).

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Somente o primeiro trecho deve ser reservado. Os demais podem ser alterados nas datas e horários, podendo ser reservados posteriormente
Pode-se fazer no mínimo 3 paradas e no máximo 15.


1.4 Conclusão

Portanto, como pode ser visto acima, a montagem de uma viagem de volta ao mundo usando qualquer uma destas tarifas necessita de experiência por parte de seu agente de viagens e de atenção da sua parte em relação às regras tarifarias. Faça seu itinerário e solicite uma cotação comparando as 3 tarifas. Cada uma dessas tarifas tem seus prós e contras. Classes de serviço mais altas (executiva e primeira) tendem se beneficiar mais dessas tarifas. Se você necessita de certa flexibilidade, quer acumular milhas e tem um bom tempo para concluir este tipo de viagem, essas tarifas são uma mão na roda.

Caso seu interesse seja restrito a um determinado continente, essas mesmas alianças possuem passes contemplando 1 ou 2 continentes apenas. Informe-se com seu agente e no site das alianças.

2 Passes Aéreos Próprios de uma Cia ou de Alianças Menores

Algumas cias que possuem uma malha aérea extensa acabam por criar sozinhas ou mesmo associadas a mais 1 ou 2 outras cias (não necessariamente pertencentes à mesma aliança aérea) um passe restrito às malhas dessas cias. Pode sair mais barato que os passes das alianças globais, mas geralmente as opções de vôos e destinos são bem mais reduzidas.


2.1 Passaport to the world Passes Aéreos KLM

Esta tarifa é formada pela combinação de vôos de várias cias: KLM, Northwest, Kenya, Continental, Malaysia, South African, Emirates, Alaska, Copa e Air Pacific. Como várias dessas cias já pertencem a outras alianças, tenho minhas dúvidas quanto tempo essa união tarifária irá durar.

Permite de 3 a 10 paradas, duração máxima de 1 ano e as tarifas cobrem 25.000, 30.000,35.000 e 40.000 milhas.
As informações sobre esta tarifa disponíveis na Internet são restritas, portanto consulte seu agente ou a KLM.


2.2 Global Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A tarifa Global Explorer é formada pelos vôos das cias One World (inclusive em code share com outras cias) e mais a JAL, Gulf Air, Air Pacific e Malev. Isto amplia em muito a malha aérea da One World.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de milhas voadas (26.000, 29.000, 34.000 e 39.000).

Valor: consulte seu agente

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras mesmo em vôos code share (exemplo: vôo da Quantas operado pela South African).
Duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem
O número de segmentos não pode passar de 20 e o número de escalas varia de acordo com o nível tarifário.


2.3 Singapore Airlines e Parceiros
Passes Aéreos RTW Singapore Airlines

A Singapore Airlines tem vários tipos de tarifas Round the World partindo dos EUA, além das já praticadas junto com a Star Alliance. São tarifas praticadas para vôos somente da Singapore (2.456 dólares na econômica), e em associação com: Air New Zeland / Virgin Atlantic (3.339 dólares), Continental (3.520 dólares) e Virgin Atlantic isoladamente (3.790 dólares), todas voando em classe econômica.

Deve-se voar sempre em um sentido e não contempla o Hemisfério Sul.
Se você se interessou, informe-se com o representante da Singapore no Brasil ou diretamente com eles via Internet, já que ela não voa para o Brasil (para minha tristeza).

2.4 United

A United costumava possuir tarifas em acordos semelhantes aos praticados pela Singapore Airlines. Tentei me informar, mas, se ainda existem, não são divulgadas.


2.5 Conclusão

Devem existir outras tarifas, mas essas, muitas vezes, têm vendas restritas a determinados mercados. Por exemplo, passes da Cathay Pacific saindo dos EUA e cobrindo seus destinos na Ásia têm vendas restritas aos residentes nos EUA.

Como as tarifas das Alianças Aéreas, estas necessitam da ajuda de seu agente de turismo na montagem das mesmas e tem foco nos passageiros que desejam mais flexibilidade e possuem um tempo maior para completar a viagem

Existem ainda passes regionais envolvendo um só país (Thai para Tailândia por exemplo) ou continente, limitado a malha da(s) cia(s) aérea(s) envolvida(s).


3 Associando Mais de Uma Promoção Aérea para Compor o Trajeto Desejado

Essa pode ser a forma mais barata de fazer uma viagem do tipo volta ao mundo (nem sempre fazendo a volta ao mundo literalmente), mas com certeza a que exigirá tempo na sua montagem e que terá a menor flexibilidade em destino e vôos.

É uma boa opção para quem quer visitar destinos em continentes diferentes e tem um tempo mais limitado para a conclusão deste tipo de viagem. Você pode fazer esta associação por conta própria, com auxílio de seu agente de viagens ou utilizando uma agência virtual estrangeira especializada neste tipo de viagem. Nesse caso não quer dizer, e freqüentemente ocorre, que você não consiga uma associação mais barata que a agência virtual, principalmente se você está saindo do Brasil.

Para se ter sucesso nesta montagem deve-se fazer um escaneamento das promoções aéreas disponíveis para venda e que permitem vôos no período escolhido. Nem sempre você vai achar promoções que contemplem todos os destinos desejados. Muitas vezes você vai montar uma viagem ligando pontos chaves dos continentes a serem visitados e de lá caso você queira poderá comprar passagens de cias de baixo custo até o destino desejado. Vale reforçar que você montará um roteiro, muitas vezes, com passagens com regras rígidas (mudança de datas, mudança de destino e cancelamento/reembolso) associadas! Deixe sempre tempo entre as conexões para imprevistos. Falei que era mais barata, mas não falei que era mais fácil.


Saindo do Brasil, normalmente é mais interessante procurar uma boa passagem para os EUA ou Europa ou Europa via EUA e de lá procurar outras passagens que completem o roteiro. Isto porque as passagens no exterior tendem a ter menos controle tarifário governamental, permitindo maior competição entre as cias e super promoções, além de que boas tarifas em direção à Ásia (via Europa ou EUA) são muito raras por estas bandas brasileiras. Passagens que permitam uma parada (ou mais, mesmo que se pagando por elas) em centros movimentados e com grande número de vôos têm mais chances de serem completadas com outras passagens em promoção.

Vamos montar uma passagem tipo volta ao mundo, tipo pois você não fará uma volta ao mundo literalmente, mas passará por 4 continentes. Por exemplo: Posso comprar uma passagem, por exemplo, na United em direção a Praga. Essa passagem sairá do Brasil, fará uma parada em Chicago ou Washington ou NY, de onde poderei conhecer essas cidades americanas ou mesmo através de cias de baixo custo fazer vôos de ida e volta e conhecer outras a meu critério (inclusive no Canadá, pois Toronto e Montreal estão próximas). Saindo dos EUA, essa mesma passagem te levará até Paris ou Londres ou Frankfurt para fazer uma conexão até Praga. De Praga você pode conhecer o resto do antigo leste europeu e até mesmo a Alemanha de trem ou com cias de baixo custo. Voltando de Praga você poderá fazer uma parada em Frankfurt ou Paris ou Londres (algumas vezes pagando um adicional por essa segunda parada) ou mesmo ir por conta própria até outra capital européia (se o valor do deslocamento for menor que o cobrado pela parada extra ou se quiser usar a parada extra nos EUA no vôo de retorno). Agora começa a segunda passagem. Você pode comprar uma passagem, por exemplo, da Singapore Airlines de Paris para o Vietnã com direito a uma parada em Cingapura. Nessa parada em Cingapura, você poderá pegar outros vôos em cias de baixo custo ou mesmo promoções da Singapore para países asiáticos e para Oceania. Tendo visitado a Ásia e/ou a Oceania é hora de voltar para Paris, onde poderá ficar mais um tempo e de lá pros EUA (fazendo ou não uma nova parada lá) e depois retornar ao Brasil cheio de histórias de diferentes culturas e países. O valor disto tudo? Varia muito, principalmente porque se baseia em promoções, mas por experiência própria pode-se conseguir essa passagem da United por cerca de 1.290 dólares com taxas (setembro 2006), e são muitas as taxas (tarifa VKXPX3MB com 2 paradas). A passagem para Vietnã saindo de Paris, eu já comprei por 736 dólares (2005) com taxas em uma super promoção no site da Sinagapore. De Cingapura pude comprar passagens em torno de 40 dólares para Tailândia em cias de baixo custo (promoção com Air Ásia e Jet Star Ásia). O resto fica a cargo dos demais deslocamentos. Portanto, um roteiro básico sai por uns 2000 dólares com taxas (lembre-se que em viagens como essas o valor das taxas é alto). Procure uma passagem para Cingapura ou Vietnã saindo do Brasil e verá que sai por preços semelhantes ou maiores que esse.

Muito complicado? Então tente uma agência virtual especializada neste tipo de viagem. Ela irá tentar juntar os destinos pretendidos por você. Não se entusiasme com algumas tarifas demonstração, a não ser que seja exatamente o roteiro desejado, pois pequenas alterações no roteiro padrão levam a grandes mudanças de preços. Tente sempre roteiros com origem no Brasil e nos EUA (nesse último caso, você compra uma passagem aos EUA por conta própria), pois eles têm mais facilidade de montar trajetos iniciados nos EUA. Existem várias agências, mas a única que já fiz uma cotação foi a Airtreks, que tem um sistema interativo para montagem de roteiros. Outra opção é a Air brokers

3.1 Conclusão

Acredito que, se você tenha somente 30 a 40 dias para viajar, costuma voar classe econômica, o fator preço tem peso importante na sua decisão e não tenha o acúmulo de milhas como essencial (pode-se acumular milhas algumas vezes, como no meu caso), essa opção deve ser considerada seriamente.


Se você se interessou muito pelo tema e quer destrinchá-lo, vai um link para um senhor manual (enciclopédia), que Marc Brosius escreveu somente sobre o tema Viagem de Volta ao Mundo :
Marc Brosius RTW

sábado, setembro 16, 2006

Em Breve

Estou trabalhando em um texto sobre tarifas do tipo volta ao mundo ou vários continentes em uma única viagem (mesmo que o tempo disponível para viajar seja de dias e não de meses).

Aproveito por agradecer as visitas ao Blog. Espero que esteja sendo útil para ajudar a realizar o sonho de encontrar aquela passagem aérea

quinta-feira, setembro 14, 2006

Programe-se com Antecedência: Visto para os EUA

Esta é para você que esta planejando aquela viagem para os EUA ou vai utilizá-lo como uma escala (mesmo que só para fazer uma conexão de poucos minutos) até um novo destino e não possui visto de entrada emitido.

Segundo uma matéria publicada hoje no O Globo e visitando o site
http://travel.state.gov/visa/temp/wait/tempvisitors_wait.php pode se ter uma idéia do tempo necessário para se obter um visto no Brasil para entrar nos EUA. Se você está sob a jurisdição do consulado do Rio de Janeiro e pensa que são 2 meses, errou! 3 meses, errou de novo! No caso desse consulado americano são necessários 148 dias!!!! Em São Paulo bem menos, 76 dias...Brasília, 24 dias e Recife são necessários 65 dias.

Portanto, programe-se com antecedência, pois não adianta achar Aquela Passagem e não ter como utilizá-la. Não esqueça de reservar uma boa quantia, pois só de taxas são mais de 100 dólares e se você mora em cidades sem consulado americano, junte a esse valor as despesas da viagem até o consulado responsável por seu estado (é necessário comparecer pessoalmente se você for maior de 14 e menor de 80 anos).

Mais informações no site
http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

quarta-feira, setembro 13, 2006

Saindo dos EUA para Europa pelo Menor Preço

A leitora Malu, a quem desde já agradeço pela visita, me perguntou sobre boas tarifas entre os EUA e a Europa. Quando falamos dos EUA e seu enorme mercado de aviação, pensamos logo nas empresas de baixo custo como uma opção barata para o trajeto. Porém, as LowCost ainda estão engatinhando no mercado de vôos internacionais e sofrem uma pesada concorrência das empresas tradicionais nestas rotas lucrativas.

Como exemplos de empresas de baixo custo operando na América do Norte em vôos transatlânticos temos a Condor (liga Flórida, Las Vegas e Toronto à Europa- principalmente à Alemanha), a AirPlusComet (do mesmo grupo dono da Aerolineas Argentinas e que liga New York à Roma e Madri) e a Zoom (canadense, que liga Toronto e Montreal a Paris e ao Reino Unido). A nota triste é que as tarifas médias praticadas por estas cias (não se anime muito com a tarifa, pois as taxas assustam) não estão muito distantes das praticadas em promoções pela cias tradicionais.

Opção? As promoções das próprias cias tradicionais. Como a concorrência neste trecho é grande e várias outras cias vindas da Ásia ou Oceania/Pacífico fazem uma parada nos EUA antes de chegar a Europa e vice-versa, essas promoções vão e vem durante todo o ano. Fique de olho principalmente nas Cias americanas, visitando seus sites americanos (quando uma cia lança uma promoção, as demais correm atrás), e nas Inglesas British e Virgin Atlantic. A Virgin Atlantic costuma fazer promoções relâmpago de NY e outras cidades americanas até Londres com tarifas chegando a metade das demais e de lá você tem várias opções de LowCost para o resto da Europa . A irlandesa AerLingus , que tem atuado como empresa de baixo custo, também oferece boas promoções para Irlanda. Portando, vá ao Kayak ou ao BookingBuddy (link no texto agregadores internacionais) regularmente quando já tiver definido a sua viagem (4 meses antes começam as grandes promoções).

E ainda há a chance de mergulhar na cultura de um país longínquo sem colocar os pés nele! Quem sabe, aproveitar uma promoção da Air India de NY até Paris, da Singapore (desta eu faço propaganda com muito gosto!) de NY até Frankfurt, da Malaysia Airlines de NY até Estocolmo, da Air NewZealand de Los Angeles até Londres, da Air TahitiNui de Los Angeles até Paris entre outras opções. Fique atento pois estas cias costumam fazer boas promoções nestes trechos e não deixa de ser uma viagem dentro da viagem ! A comida, os filmes, os cheiros, os demais colegas de viagem e o serviço de bordo tendem a refletir a cultura do país de origem da cia aérea. Se você já se acostumou com os brasileiros e suas enormes e inúmeras malas nos balcões de Check In e da correria para achar um lugar no compartimento de bordo, você poderá ver indianos (e alguns até gordinhos) que adoram chamar a comissária a todo momento e quem sabe comer um curry na Air India, comer e ter um atendimento de bordo impecável realizado pelas Singapore Girls e pelas Malaias, tomar um Appletizer (suco natural de maçã verde gaseificado) na South African Airways, tomar uma Singa ou Tiger (cervejas) na Thai e por aí vai...

Mas como já disse em um texto anterior, a melhor opção para fazer EUA e Europa em uma mesma viagem é comprar uma passagem saindo do Brasil para Europa via EUA com as cias americanas. A perna dos EUA para a Europa custará muiiito menos do que aquela comprada em qualquer promoção.

Malu, se a Europa ficar caro, tente ir ao Caribe, que vive tendo promoções nas LowCosts: Jetblue (principalmente para a Republica Dominicana), Usa3000, Airtran e nas tradicionais Jamaica air para Jamaica, além da United, Americam e USairways

terça-feira, setembro 12, 2006

Milhas Bônus para Compras On-Line

Se você é associado de algum dos programas de fidelidade abaixo, então comprando aquela passagem nos sites próprios das cias você poderá ganhar algumas milhas bônus em seu respectivo programa (consulte as regras nos sites das cias, mas normalmente não se aplica a vôos compartilhados com outras cias). Mas cuidado, se for comprar mais de uma passagem em uma única compra, pode ser melhor comprar uma de cada vez, pois algumas destas promoções são vinculadas a compras e não ao número de passagens adquiridas.

Varig (promoções não exclusivas para compra on-line)
Ganhe 1500 milhas por trecho voado na Ponte Aérea Rio-SP (até 30/09/06)
Smiles Ponte Varig
Ganhe o Dobro de milhas efetivamente voadas nos vôos nacionais e internacionais (até 30/09/06)
Smiles Double Miles
Ganhe no mínimo 1000 milhas por trecho voado
Smiles 1000 milhas

American
Ganhe 500 milhas bônus comprando uma passagem de ida e volta na classe econômica
Bônus AAdvantage


United
Ganhe 1000 milhas a cada vôo de ida e volta até 31/12/06
Bônus Mileage Plus Brasil

Delta
Ganhe 500 milhas por trecho
Bônus SkyMiles

Continental
Ganhe 500 milhas por cada compra no site.
Bônus OnePass (clicar na aba airline)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Europa com EUA numa Passagem Só!

Caso você tenha visto para os EUA, vai uma dica para aqueles que querem mais por menos e tem um tempo extra para fazer a viagem a Europa. Que tal parar nos EUA na ida e/ou volta a Europa?

Podem-se conseguir tarifas muito próximas as de vôo direto a Europa comprando passagens em cias americanas que fazem conexão nos EUA no caminho da Europa. Algumas permitem a parada (stopover) nos EUA de graça e outras cobram uma tarifa extra (normalmente cerca de 75 dólares). E tem mais, às vezes, é possível voltar de uma cidade européia diferente da que você chegou (open jaw). Neste caso, aquela passagem da cia de baixo custo pode fazer a ponte entre as duas cidades européias por um preço bem em conta. Por exemplo, você sai do Brasil, para em Nova York por alguns dias, vai em direção a Paris, volta pôr Barcelona e para em Washington ou Miami antes de voltar ao Brasil.

Para um exemplo de tarifa como esta, a American Airlines possui tarifas para a Europa (Bruxelas 1029, Frankfurt 1014, Londres 1019, Madri, Paris e Roma por 1024 + 150 a 200 dólares de taxas) Uma parada nos Eua é grátis e mais uma por 75 dólares. Tarifa LLXPXMD. Veja as regras da tarifa no site
www.aa.com.br. Você pode achar tarifas semelhantes em outra cias Americanas como a United (neste caso, um pouco mais difíceis de achar no site).

sábado, setembro 09, 2006

Canadá com a Air Canadá

A Air Canada está com uam promoção de passagens para Toronto ou Montreal por 977 e Vancouver por 1115 dólares sem taxas (cerca de 150 dólares). Possível fazer um stopover (parada) por 75 dólares.
Promoção válida para vôos até 03 de dezembro. Estadia Máxima de 2 meses e mínima de 7 dias. Tarifa VLPX2CA. Avalie as regras no site (Não cancelável, para mudanças se paga 100 dólares)

Os melhores preços para esta tarifa são encontrados no site próprio da Air Canadá:
www.aircanada.com.br

Se você tem visto para os EUA, você conseguirá tarifas da Continental (HLWPX2C) e da Delta com valores semelhantes ou levemente inferiores para Toronto e Vancouver via EUA no no Decolar.com (mas as regras das tarifas não estão disponíveis on-line).


quinta-feira, setembro 07, 2006

Gol: A promoção Volta a Um Real está de volta em nova edição

Na compra de uma passagem de ida e volta, você pode conseguir comprar uma perna ao preço de um rea, se ela estiver disponível.
Válido para vôos com partida entre 11 setembro e 31 outubro.
As compras são possíveis somente pela Internet e:
os dias úteis (dias 05, 11 a 14, 18 a 21 e 25 a 28 de setembro) das 22h00 às 06h00 do dia seguinte.
nos finais de semana e feriado a partir das 22h00 do dia 06 de setembro até às 06h00 do dia 11 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 15 de setembro até às 06h00 do dia 18 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 22 de setembro até às 06h00 do dia 25 de setembro de 2006; e das 22h00 do dia 29 de setembro até às 06h00 do dia 02 de outubro de 2006.

Para os clientes Cartão Voe Fácil Gol a promoção estará disponível para a compra das 19h00 do dia 05/09/2006 às 06h00 do dia 02/10/2006 ? 24 horas no ar, sem intervalos.

Regras: permanência mínima de 2 noites no destino, não haverá reembolso após a utilização do primeiro trecho e as taxas não estão incluídas, remarcações feitas pela Central de Vendas serão possíveis somente para tarifas regulares (não promocionais).

quarta-feira, setembro 06, 2006

Oásis Hong Kong: Ida e volta de Londres a Hong Kong por 150 libras (+ taxas)!

Já pensou em voar de Londres a Hong Kong por 261 libras com taxas (500 dólares)? As cias de baixo custo estão invadindo agora os vôos internacionais. Como toda tarifa promocional, essa tem regras bem restritas (não permite cancelamento e mudança de data) e são disponíveis para um número pequeno de assentos.

Para se ter idéia, o mesmo trecho custava cerca de 500 libras, mas a guerra tarifária já começou e já se pode conseguir vôos por 330 libras (610 dólares) na Swiss e Lufthansa (também com regras muito restritivas)

A Oásis faz a viagem em um 747 (antes pertencente a Singapore Airlines e portanto com manutenção em dia) e os preços incluem franquia de 23 kg das malas e a refeição, mas não as bebidas (vendidas a bordo) na classe econômica. Ela pretende iniciar vôos para Chicago, Berlim e Milão em um futuro próximo.

http://www.oasishongkong.com

terça-feira, setembro 05, 2006

American Airlines: Ofertas para os EUA, as compras devem ser feitas até dia 8 de setembro

A American www.aa.com.br está com uma promoção para compras exclusivas via Internet diretamente em seu site.
Miami por 904, Orlando 944, New York 924, Chicago 1004, Vegas 1054 e Washington DC 1004 dólares. Tarifa QWEBSWP com saídas de segunda a quinta e para vôos concluídos até 7 de dezembro. Acrescentar cerca de 100 dólares de taxas. Confira as regras da tarifa no site !
Se você gosta da American pode ser uma boa tarifa, mas existem tarifas menores em outra cias (Copa, LAB, Avianca para Miami por exemplo) como você pode notar no Decolar.com

segunda-feira, setembro 04, 2006

Varig: compre Duas pernas na Ponte Aérea Rio-SP e ganhe uma

A Nova Varig continua tentando reconquistar a clientela perdida. A promoção da vez premia os compradores de uma passagem de ida e volta durante a semana com uma perna/trecho (Rio-SP ou SP-Rio) a ser utilizada nos finais de semana até o dia 31 de dezembro. A perna será emitida no mesmo nome do comprador da passagem de ida e volta!

Regras: Válida para compras de 4 a 30 de setembro
Tarifas que permitem a promoção: KPONTE, BPONTE, MPONTE, HPONTE, QPONTE, LPONTE, VPONTE e EPPONTE

Parece que a Varig tem cumprido rigorosamente os vôos programados e vendidos desde o Leilão. Se você voa muito o trajeto e tem a intenção de usar a perna ganha nos próximos meses, esta promoção pode ser uma boa opção.
Fonte: Panrotas

sexta-feira, setembro 01, 2006

Tendo Terminado as Lições Básicas, o Que Vem Agora?

Além de deixar as lições básicas fixas nos links ao lado, vou tentar publicar, daqui em diante, pequenas notícias relacionadas ao mundo das passagens aéreas. Promoções, novos vôos, novas cias aéreas, serviços de bordo, salas vip etc.
Portanto visite regularmente o Blog, pois quem sabe, você não acha Aquela Passagem tão desejada em alguma das futuras postagens?
Como não sou profissional de turismo não tenho como cotar passagens, mas espero que, se não dou o peixe, possa vir a facilitar em muito sua pescaria!

Deslocando-se de/ para os Aeroportos

Chegue sempre 2:30 a 3 horas antes de um vôo internacional. Você tem menos chances de ficar por muito tempo na fila de check in, pode tentar um assento melhor (dicas de assentos: SeatGuru http://www.seatguru.com ) e corre menos riscos de deixar uma mala ou bolsa perdida no meio da correria. Vai ter tempo para passar pela fila da emigração sem estresse e depois passear pelo Duty Free Shop. Se tiver status elite de algum programa de fidelidade aérea pode dar um passada na sala vip e até fazer uma boquinha por lá (desde que a sala vip não seja da United, onde a comida é artigo raro).

Quanto menor for sua bagagem mais fácil fica seu deslocamento de e para os aeroportos, permitindo até que se opte por transportes públicos mais baratos, se sua intenção é economizar.

Sempre que possível já desembarque tendo estudado, através de guias on-line ou pesquisa na Internet, os possíveis meios de transporte do aeroporto até sua acomodação. Escolha o que mais se adaptar ao seu perfil e ao chegar no aeroporto troque ou saque alguma moeda local para custear seus primeiros gastos

Para mim, os momentos mais estressantes de uma viagem em locais desconhecidos são esses deslocamentos de ou para o aeroporto. Você chega cansado do vôo ou dos passeios e muito excitado com o mundo novo em que acaba de mergulhar e ainda tem de te levar e as suas malas em segurança do seu hotel/acomodação.

Em vários locais, o deslocamento da cidade ao aeroporto pode ser sensivelmente mais barato que o caminho inverso. Oriente-se no seu hotel dessa possibilidade.

Agora relaxe e faça Aquela Viagem!!!

Arrumando as Malas

Leve sempre o menor número de malas, com menor peso possível e compatível com seu dono. Isto facilitará seu deslocamento e a vigilância das mesmas.

Escolha peças-chave que possam montar diversas combinações. Reduza ao máximo os sapatos e dê preferência aos mais confortáveis, pois geralmente é andando que se conhece um lugar novo. Se vai a algum lugar quente leve sempre uma blusa de frio fina (ela pode te salvar do frio polar do avião ou de um revés climático). Se vai a algum lugar frio leve uma malha mais fina e uma roupa de banho, quem sabe você poderá ser vítima de um revés climático ou convidado a ir a algum spa / fonte termal.

Leve um kit de primeiros-socorros e suas medicações de uso constante. Procure seu médico e pergunte sobre medicamentos úteis ao leigo durante uma viagem.

Embale bem seus xampus, bronzeadores, perfumes, etc, pois eles podem vazar durante o vôo e durante manipulação cuidadosa da sua mala pelo pessoal de terra.

Muito útil é embalar em sacos plásticos, um a um, aquelas roupas que você teria mais dificuldade de passar durante a viagem. Os sacos reduzem o atrito dessas roupas com as demais, reduzindo o amasso das mesmas.
Leve alguns sacos extras, podem ser úteis.

Se for levar algum aparelho eletrônico (câmeras, nootebook, mp3 player, etc) para exterior, você deve passar antes no posto da Receita Federal no aeroporto (que possua vôos internacionais) e preencher o formulário para registrar a exportação temporária do aparelho, o que evitará problemas no seu retorno. Uma vez preenchido e carimbado pela receita, ele servirá para as suas próximas viagens. Será necessário seu passaporte e a presença do aparelho, portanto coloque-o em um lugar com fácil acesso. Lembre-se também que o padrão das tomadas varia ao redor do mundo. Compre um kit adaptador mundial ou pesquise se seu aparelho tem o plug compatível com o sistema do(s) pais(es) a serem viajados.



Nestes tempos de terrorismo e vigilância de malas, nunca feche sua mala com cadeado. Opte por braçadeiras plásticas (lacres) encontradas em supermercados, lojas elétricas e em lojas do tipo ?faça você mesmo?. Elas protegem da abertura das malas e, em caso de revista das mesmas no aeroporto, elas são facilmente rompidas e substituídas por outras pelo pessoal de segurança. Isso é uma grande verdade falando-se de EUA. Não esqueça de levar algo para romper as braçadeiras na bagagem de mão (um cortador de unha grande serve), pois eles não são fáceis de romper (mas isso é a razão de usá-las, não é mesmo?).

No aeroporto, nunca deixe suas malas de mão ou a serem despachadas desacompanhadas ou longe do seu campo de visão. Furtos são muito comuns em aeroportos pelo mundo afora e muito mais aqui no Brasil. Um grande número de bagagens e a pressa podem levar a alguma se extraviar por aí...

Lembre-se de retirar etiquetas de despacho antigas coladas na mala. Elas podem propiciar enganos no despacho da sua mala (erro de destino) e diminuem os indícios que sua mala recheada está vindo do exterior em um vôo doméstico (diminui o interesse de outros nela...).

Identifique bem sua mala com seus dados pessoais, o que facilita a busca no caso de extravio. Coloque alguma fita colorida chamativa ou dê preferência por modelos de cores e tipos menos comuns e equipadas com ótimas rodinhas. Já reparou quantas malas pretas e azuis iguais podem ser encontradas nos aeroportos? Já tive experiência pessoal de retornar ao aeroporto, após o check in no hotel, por ter pego por engano uma mala idêntica à minha e que tinha uma etiqueta de identificação chamativa do seguro saúde também idêntica... Localizaram-me e me alertaram do ocorrido através do endereço contido na identificação da minha mala!

Antes de sair da sala de desembarque pare alguns segundos, por mais excitado que você esteja, e verifique o estado da sua mala e dos lacres. Em caso de lacres rompidos ou danos na mala, antes de sair da sala de desembarque entre em contato com o pessoal de terra, para registrar o ocorrido e avaliar a necessidade de iniciar o processo de reembolso dos danos ou acionar seu seguro bagagem. Normalmente as malas abertas pelo pessoal de segurança dos aeroportos americanos apresentarão um novo lacre na mala (mesmo que rompido o cadeado) e haverá dentro da mesma uma folha relatando que sua mala foi revistada.

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

Cartões de Crédito e as Passagens aéreas

Para aqueles que conseguem dominar seus instintos consumistas, o cartão de crédito pode ser um dos seus melhores parceiros de viagem e em muitos casos até encurtar o tempo até uma nova viagem.

Com eles pode ser possível um parcelamento da tarifa aérea. Em aquisições dentro do Brasil, a tarifa é convertida em reais pelo câmbio do dia e dividido, muitas vezes sem juros, em parcelas para um pagamento mais suave. Lembre-se que as taxas e impostos não são parceláveis. Em sites no exterior é muito raro esse parcelamento e a tarifa será convertida em reais pelo câmbio do seu cartão de credito no dia do fechamento da sua fatura.

Alguns cartões de credito fornecem (durante o período da viagem) seguro de vida, seguro de bagagem ou mesmo uns dólares extras em caso de atraso da bagagem quando se adquire a passagem com o cartão. Alguns estendem o beneficio a outros viajantes (familiares ou não) desde que viajando juntos e pagando as passagens no mesmo cartão. Esses extras variam muito de cartão para cartão e as regras também. Leia as regras dos seus cartões de crédito na hora de escolher o melhor cartão para adquirir uma passagem aérea.

Alguns cartões ainda permitem o acúmulo de milhas com o pagamento das faturas. Você irá somar as milhas do cartão às milhas efetivamente voadas, reduzindo assim o tempo para conquista de uma passagem prêmio, desde que seu cartão permita acúmulo de milhas na conta de fidelidade da cia onde você recebe as milhas efetivamente voadas. No Brasil são comuns acordos dos cartões com os programas de fidelidade da TAM e da Varig. Mas se você voa constantemente em uma cia estrangeira existem cartões que permitem acúmulo em outras cias, porém deve-se pesquisar pois são menos anunciados ao público em geral (United BankBoston, Americam Citibank, etc). Normalmente a conversão será de 1; 1,5 ou 2 (essa muito rara) milhas por dólar (ou reais convertidos a dólar) pago na fatura

Finalizando a Compra

Achou aquela passagem? Então vamos adquiri-la .

Caso você tenha algum receio de mergulhar no mundo das compras virtuais, pegue o código da passagem, a data escolhida e os números dos vôos e dê ao seu agente de turismo preferido. Aconselho, sempre que possível, procurar primeiro um agente na tentativa que este possa encontrar a mesma tarifa que você garimpou na NET. Por quê? Porque adquirindo sua passagem via agencia de turismo, o seu agente passa a ser co-responsável pela passagem junto com a cia aérea e, em casos de imprevistos, ele pode ajudá-lo a resolvê-los. Além disto a agencia pode permitir parcelamentos da tarifa que podem não estar disponíveis em sites internacionais.

Se seu agente não conseguiu a tarifa garimpada ou parece ser uma superpromoção de final de semana (não anunciada nos sites da cias) tente inicialmente adquiri-la no site da própria cia aérea. Neles pode ser possível algum tipo de parcelamento ou ainda algum bônus na compra on-line.

Alguns sites regionais das cias aéreas não permitem a aquisição da tarifa por não residentes daquela região. Dessa forma, vá aos consolidadores e adquira sua passagem lá.

Lembre-se sempre que os dados referentes ao seu cartão de crédito devem ser sempre preenchidos em ambiente seguro (no MS Explorer é sinalizado por um cadeado fechado na barra inferior da tela do programa).

Agora que você achou aquela passagem, preenchido de orgulho e sensação de dever cumprido, inicie sua busca por aquele hotel, aquele guia, aquelas dicas imperdíveis.

Não esqueça de se informar sobre a necessidade de visto e de vacinação (comprovada com certificado internacional de vacinação, que pode ser conseguido no sus) para entrar em algum dos destinos desejados! Se sua viagem for para os EUA e você não tiver o visto programe-se com antecedência, pois pode demorar até 3 meses para conseguir seu visto. Se for necessário, peça a seu agente de turismo para fazer uma reserva em qualquer vôo para os EUA e leve uma cópia dela junto com seus documentos. Você pode mudar ou cancelá-la no futuro

Para vários loucos por viagens, as mesmas não têm graça quando eles não participam de todo o planejamento e construção do sonho turístico.

Os Sites Próprios das Cias Aéreas Internacionais

Nos sites próprios das cias aéreas podem ser encontradas algumas superpromoções que nem sempre estão disponíveis nos agregadores. Se você tem preferência por uma determinada cia ou sabe quais cias fazem o trajeto desejado, vale a pena uma passagem nos seus próprios sites. Se você está planejando uma viagem meses à frente, vale a pena assinar uma newsletter para ter acesso às ultimas promoções.
Mas ai vai o pulo do gato: você deve visitar tanto o site da cia no Brasil como o site do país onde você puder fazer uma parada intermediaria no seu roteiro. Isso é muito importante principalmente se você vai para a Ásia. Como disse antes, as cias fazem promoções para determinados mercados /países, não sendo possível localizar essas tarifas no Brasil, via agência de turismo ou nos agregadores/consolidadores americanos, se estes mercados estiverem fora da área de validade para venda da promoção. Muitas vezes, através dos sites das próprias cias, é possível ter acesso a essas tarifas promocionais e adquiri-las sem necessariamente morar na área de abrangência da promoção. Atenção isso não é uma regra! Várias cias como a New Zeland e Cathai Pacific têm promoções exclusivas para pessoas residentes ou nacionais de algum país. Na Singapore Airlines não há restrição.

Como são incontáveis as cias, não vou, e nem é minha intenção, cobri-las todas. Farei uma breve descrição dos sites que tenho mais contato.
Onde encontrar os sites internacionais de diversas cias aéreas? Visite o site Airline Meals
http://www.airlinemeals.net que trata sobre o serviço de bordo de diversas cias com fotos. Ao navegar pelas fotos de uma determinada cia, no topo da página aparecerá um link para a página principal dessa cia aérea.


Singapore Airlines
http://www.singaporeair.com/saa/ escolha site Global

Além de ser minha cia aérea preferida (aeronaves novas, serviço de bordo perfeito e as Singapore Girls- as aeromoças, oops! Comissárias de bordo são como embaixadoras do país-ilha), tem o melhor site. Melhor, pois não te restringe, como dito acima, e é bem claro. Tem um defeito sério: não voa para o Brasil. Mas pode ser uma ótima opção para a Ásia, partindo da Europa ou EUA. Procure pelas promoções regionais nos sites dos países europeus, asiáticos e dos EUA. Eles podem ser acessados pela página principal na guia ?Promotion/ Local fare deals?. Atenção às regras! Você achará promoções não disponíveis em nenhum outro site da Internet. Muitas vezes vale a pena trocar de cia aérea na Europa ou EUA para a Singapore Airlines, mesmo que o preço seja levemente superior. Ela faz parte da StarAliance, então caso sua tarifa permita acúmulo de milhas, elas podem ser acumuladas em qualquer programa de fidelidade das cias associadas da Star Alliance (Varig, United, Lufthansa, etc).


United Airlines
http://www.united.com.br Brasil
http://www.united.com EUA

Visite sempre o site do Brasil e dos EUA caso seu destino se estenda além dos EUA. Na página americana, sempre há promoções. Na página brasileira, elas são mais raras. Boa opção para vôos para os EUA, Ásia e Europa. Você pode conseguir tarifas para Europa semelhantes às de vôos diretos, mas que lhe dão a opção de parar por alguns dias nos EUA, sem custo tarifário adicional (vc pagará somente as taxas) além de dar muitas milhas adicionais. É claro que essa estratégia toma um pouco mais de tempo da sua viagem. Se seu tempo é contado esqueça! Cia associada à Star Alliance.


Air Thaiti
http://www.airtahitinui-usa.com/ EUA

Boas promoções sazonais para o Thaiti e Oceania saindo do New York ou Los Angeles, nos EUA. O site e o serviço da cia não são dos melhores, mas as tarifas são!


Air New Zeland
http://www.airnewzealand.com/gateway.jsp?mode=select

Oferece algumas poucas e boas promoções sazonais para a Oceania e Pacifico Sul. Tarifas com várias restrições e algumas não permitem o acúmulo de milhas. Olhe os sites regionais para referência, pois ela geralmente não permite a compra de fora da região. Faz parte da StarAliance.


Austrian Air
http://www.aua.com/uk/eng/ Inglaterra

Cia associada à Star Alliance. Tem fama de ser possível no seu site achar tarifas de outras cias da Star Alliance mais baratas que no site da própria cia que faz a promoção. Para isso é necessário que você entre nas configurações avançadas ?extended search? de busca e selecione ?Star Alliance? como opções de busca após marcar as datas exatas. Nunca funcionou comigo, mas como disse é possível!


Americam Airlines
http://www.aa.com/ EUA

No site é possível cotar passagens da American e de outras cias aéreas, e às vezes você pode achar bons preços. Deve-se entrar nas configurações avançadas, selecionar ?outras cias? para que a máquina virtual de busca do site procure tarifas em outras cias além da American.


Bangkok Airways
http://www.bangkokair.com/

Se você pensa em fazer viagens a partir de Bangkok para paises próximos ou ilhas tailandesas, vale a pena visitar o site. Boa cia (possui alguns grandes turbo-hélices além de jatos) com aviões novos, bom serviço e boas tarifas.

Agregadores e Sites das Empresas de Baixo Custo (Low Cost/Low Fare)

Como já disse antes, a maioria dos agregadores ou consolidadores não listam as tarifas das cias aéreas de baixo custo. Essas cias podem vender aquela perna que faltava para completar a sua viagem. Normalmente, a regra é a seguinte: quem compra primeiro paga mais barato. Porém existem aindas as superpromoções.
Mas cuidado: olhe sempre o preço final (com taxas, impostos e encargos), atente que são maiores as limitações de bagagem (peso e volume) e para os aeroportos utilizados (geralmente mais distantes do centro, mas não é regra) por essas cias. Compare sempre com as cias tradicionais, pois as cias de baixo custo podem ter passagens muuuuuito inferiores às das tradicionais, mas também semelhantes, e neste caso vale a pena ficar com as cias tradicionais pelo conforto.


Para Europa:

Existem vários, mas prefiro o
Skyscanner:
http://www.skyscanner.net/

Ótimo site! Após preencher os dados da rota solicitados na própria página inicial, vc já é automaticamente informado em quais cias o site cotará a passagem e quais outras cias que fazem o mesmo trajeto, mas que não serão cotadas (você poderá cotá-las posteriormente). Pode-se fazer pesquisas sem definir datas (dias ou meses) e o site irá fornecer os meses/dias com tarifas mais baratas. Na próxima página ainda lhe dá a opção de procura em outra cias. Tente, você vai gostar!


Para outras regiões, os sites abaixo podem te ajudar na identificação das empresas de baixo custo que atuam em vários países do globo. Depois, é só ir ao site da cia desejada.

http://www.attitudetravel.com/ Site meio poluído visualmente, mas onde se pode acessar, com links diretos, grande parte das cias de baixo custo do mercado mundial.

http://www.flybudget.com/ Site mais simples, mas tem descrição das rotas voadas (nem sempre frequentemente atualizadas) e com alguns comentários de visitantes sobre as cias.

http://www.attitudetravel.com/ Outra opção com um visual mais limpo e na qual você pode iniciar sua busca por local de destino ou partida.

Agregadores Internacionais: Se você tem datas e destinos mais definidos esses sites podem reduzir seu tempo de procura

Os agregadores são sites que, a partir de datas e rotas fornecidos pelo visitante, fazem uma procura em diversos sites consolidadores de passagens aéreas. Ao contrário dos consolidadores que vendem as passagens diretamente, esses apenas reduzem seu trabalho de preencher os campos ?data da viagem? e ?destinos? em diversos consolidadores ao mesmo tempo. Como dito, é importante já ter estudado e definido as possíveis datas e possíveis destinos, pois sem esses dados você pode perder uma ótima tarifa por não saber o que preencher nos campos solicitados (datas de saída, tempo máximo e mínimo de permanência, data limite de retorno).


Booking Buddy:
http://www.bookingbuddy.com/

Muito útil. Em sua página inicial, há um retângulo semelhante aos das máquinas virtuais dos consolidadores onde se deve preencher as datas e a rota (se você já tiver decorado os códigos dos aeroportos ou das cidades que lhe interessam pode entrar com eles ao invés de escrever todo o nome da cidade). Após preencher esses campos, click à direita nos ícones dos consolidadores desejados. Não deixe de procurar em ?search other sites?: existem links para procura direta de sites de cias aéreas americanas. Ao clicar nos ícones ou links, abrirá uma nova janela do próprio consolidador com a pesquisa usando os dados do agregador. Daí, achando a tarifa, faça como explicado no item consolidadores.


Kayak:
http://www.kayak.com

Site agregador muito útil também. Já na página inicial aparecem os espaços para preenchimento dos dados da viagem. Após o preenchimento, click em ?search? e o processo de busca iniciará. Na próxima página, aparecerão as tarifas encontradas com seus links para as páginas /sites (agregadores ou cias aéreas onde elas podem ser encontradas). Registrando-se no site é possível fazer uma procura usando datas mais flexíveis (+3 ou -3 dias da data escolhida), o que aumenta suas possibilidades em achar uma tarifa mais restrita em datas.

Clicando no link ?BUZZ? ou
http://www.kayak.com/buzz você será levado a uma página de grande utilidade. Nela é possível se definir uma cidade /aeroporto de saída e fazer uma pesquisa extensa ou a limitando a regiões do globo e/ou épocas do ano e/ou valor em $US. Essa parte do site utiliza-se de informações geradas por pesquisas anteriores, feitas por outros usuários, portanto rotas mais movimentadas terão dados mais atuais.


Yahoo Travel:
http://farechase.yahoo.com/

Tem funcionamento semelhante ao serviço básico oferecido Kayak.

sábado, setembro 30, 2006

Em respeito

Eu estava programando para ontem a postagem de um texto longo sobre como interpretar as regras das tarifas aéreas.
Em virtude ao ocorrido com o 737-800 da Gol, optei por adiar a publicação para a próxima segunda.
Alguns voam por obrigação, outros por diversão e há ainda aqueles que voam por opção. Fatos como o acidente da Gol, às vezes, no fazem refletir como pode ser efêmera (e sensível) nossa existência.
Portanto, devemos fazê-la valer a pena e contribuir para um mundo (e um país) melhor e mais fraterno.
Meus sentimentos aos atingidos pela tragédia.
Segunda, voltamos ao normal.
Shanah Tovah

terça-feira, setembro 26, 2006

Super Promoção OceanAir: passagens a partir de 30 reais

Se você mora na área atendida pela OceanAir, fique atento a última promoção da cia. Passagens a partir de 30 reais a perna.


Pode-se comprar só ida ou volta ou ida e volta, podendo combinar a tarifa nas duas pernas.

As tarifas estarão disponíveis para venda nos seguintes dias e horários (até 10 de outubro):
De terça a quinta: no dias 26, 27, 28/09/2006, das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das 19h00 do dia 29/09/2006 às 07h00 do dia 02/10/2006.
De segunda a quinta: no dias 02, 03, 04, 05/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.
De sexta a domingo: das19h00 do dia 06/10/2006 às 07:00 do dia 09/10/2006.
Segunda: no dia 09/10/2006 das 19h00 às 07h00 do dia seguinte.

O Vôo deve ser realizado de 26/09/06 a 30/11/06.

Fique atento as regras:
Classe de reseva: L, Tarifa: L06
Reserva: São requeridas.
Emissão: Em até 2 horas após a efetivação da reserva. Todos os segmentos devem estar confirmados.
Restrições de Vendas: Limitadas no Brasil.
Pagamento: Todas as formas de pagamento aplicadas na O6.
Paradas: As paradas (stopover) não serão permitidas.
Transfers: Não serão permitidas.
Descontos:Criança (CHD): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.Colo (INF): Paga 100% da tarifa aplicada para adulto.
Endosso do E-ticket: Não endossável
Reembolso: Será permitido mediante o pagamento de uma taxa de 10% do valor da tarifa ou 25 dólares o que for menor.
Remarcação do E-ticket: Não permitida.
Reemissões/Reitinerações: Não permitida.
Combinações: São permitidas somente com tarifas One Way.
Franquia de Bagagem:Adulto (ADT): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos. Adulto (ADT): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Criança (CHD): 18 Kg para aeronaves de 21 a 30 assentos.Criança (CHD): 23 Kg para aeronaves acima de 31 assentos.Colo (INF): 10 Kg .

Trechos Válidos:
De: Aracaju Para: Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Recife e Salvador.
De: Porto Seguro Para: São Paulo (CGH), Salvador.
De: Brasilia Para: Rio de Janeiro (GIG), Petrolina, Recife e Salvador.
De: Cascavel Para: São Paulo (CGH).
De: São Paulo (CGH)Para: Porto Seguro, Cascavel, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Juazeiro do Norte, Passo Fundo, Porto Alegre, Salvador, Chapecó.
De: Curitiba Para: São Paulo (CGH), São Paulo (GRU), Porto Alegre, Salvador.
De: Fortaleza Para: Aracaju, Juazeiro do Norte, Maceió, Recife e Salvador.
De: Rio de Janeiro (GIG) Para: Brasília, São Paulo (CGH) e São Paulo (GRU).
De: São Paulo (GRU) Para: Aracaju, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro (GIG), Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador.
De: Juazeiro do Norte Para: São Paulo (CGH) e Fortaleza.
De: Maceió Para: Aracaju, Fortaleza, São Paulo (GRU), Porto Alegre, Recife, Salvador.
De: Passo Fundo Para: São Paulo (CGH).
De: Petrolina Para: Brasília e Recife.
De: Porto Alegre Para: Aracaju, São Paulo (CGH), Curitiba, São Paulo (GRU), Maceió, Recife, Salvador.
De: Recife Para: Aracaju, Brasília, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Salvador.
De: Salvador Para: Aracaju, Porto Seguro, Brasília, São Paulo (CGH), Curitiba, Fortaleza, São Paulo (GRU), Maceió, Porto Alegre, Recife.
De: Chapecó Para: São Paulo (CGH)
Fonte: OceanAir


Amanha, postarei um texto para ajudar a entender as regras contidas em uma tarifa aérea.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Roteiro Tipo Viagem de Volta ao Mundo: Londres-Hong Kong- Auckland-Christchurch-Los Angeles

Ficou empolgado com o texto sobre viagens volta ao mundo? Navegando na Internet achei uma passagem da Air New Zealand que faz a volta ao mundo saindo de Londres. Na verdade, seria uma passagem de Londres a Christchurch na Nova Zelândia. Porém, ela permite que se faça paradas em Hong Kong (China), Auckland (Nova Zelândia) e Los Angeles (EUA), além de permitir que se faça uma viagem de circunavegação do globo. Quanto custa? Por volta de 670 libras esterlinas com taxas (cerca de 1280dólares).

Fique atento, pois a tarifa só pode ser vendida a residentes no Reino Unido no site próprio da Air New Zealand, porém você pode apelar para seu agente para saber se ele consegue emitir a tarifa aqui no Brasil ou mesmo usar o serviço de uma agencia virtual inglesa, com a Travelocity UK, que permita o pagamento com cartão de crédito não emitido no Reino Unido. Atenção às regras da tarifa:

Tarifa SSWP40, Deve ser emitida até 02 de outubro/06 e válida para vôos entre 29 de outubro e 30 de novembro 2006 e 16 abril a 15 junho de 2007. Duração máxima 12 meses, taxa de cancelamento 150 libras (antes da partida), depois da partida não é cancelável ou reembolsável. Mudanças implicam em reemisão (150 libras). Não é permitido acúmulo de milhas. Confira todas as demais regras com seu agente ou no site.

Se você conseguir comprá-la, você só necessita uma passagem saindo do Brasil diretamente para Londres ou para outras capitais da Europa e de lá para Londres.

Da Nova Zelândia é possível alcançar algumas ilhas do pacífico (Ihas Fiji, Rarotonga e até Taiti) com boas tarifas.

Na próxima semana, vem um texto para ajudar na interpretação das regras das tarifas aéreas.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Trechos em Promoção na Varig

A Varig continua tentando reconquistar o mercado e e a confiança dos passageiros. Encolheu muito, além de ter deixado uma má impressão junto ao consumidor, diante das incertezas que rondaram e rondam a empresa. A Nova Varig (VRG) ainda não recebeu o CHETA, a permissão de voar, continua usando a da antiga Varig, mas parece que a ANAC deve liberar o documento em breve.

Por seu lado, a Nova Varig alega estar cumprindo os vôos programados e que está aguardando a liberação da ANAC para incorporar 14 jatos a frota e finalizar o acordo com o BNDS, que irá viabilizar a compra de aeronaves da Embraer.

As incertezas parecem que vão durar um pouco mais, portanto compre com moderação

Trechos (Ida ou Volta) a partir de:
São Paulo para Porto Alegre 159 reais, Curitiba 89 reais, Salvador 199 reais, Brasília 159 reais, Recife 284 reais, Fortaleza 354 reais e Manaus 510 reais

Regras
Emissão em até 24 horas após a confirmação da reserva, taxa de serviço de R$40,00 para reembolso após o sétimo dia da emissão do bilhete, taxa de serviço de R$40,00 para alterações/reemissões.
- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Guarulhos) acumulam milhas em dobro, para compra e vôo de 14/08/06 a 30/09/06.- Vôos domésticos partindo de São Paulo (Aer.Congonhas) para Curitiba, Porto Alegre e Brasília acumulam o triplo de milhas, para compra e vôo de 15/09/06 a 15/10/06.

Fonte: Varig

terça-feira, setembro 19, 2006

Respondendo Algumas Mensagens

A Malu me perguntou sobre o uso de despachantes no processo de obtenção do visto americano. Malu, tento sempre evitar o uso de despachantes quando possível. Se você mora na mesma cidade onde está localizado o consulado americano, penso que a melhor opção é fazer tudo por conta própria. No site da embaixada tem todas as informações necessárias. Mas se você mora em uma cidade distante da que se localiza o consulado, vai depender de suas habilidades em montar uma pequena viagem e do tempo disponível para isso. Como a presença no consulado é obrigatória, você terá que descobrir o meio de deslocamento com a melhor relação custo benefício até a cidade do consulado, as opções de transporte até o consulado e, às vezes, pode envolver um pernoite por lá. Alguns despachantes possuem ?pacotes?, geralmente rodoviários, nos quais se sai à noite de sua cidade e chega-se pela manhã nas proximidades do consulado. O retorno normalmente é no mesmo dia à tarde. Uma amiga usou um desses pacotes devido à falta de tempo, mas o serviço deixou muito a desejar. Realmente não sei se isso é uma regra ou exceção. Se tivesse tempo, acho que seria melhor montar a viagem ao consulado por conta própria e aproveitar o inevitável para passear na cidade do consulado.

O Marcelo relata problemas com a Varig durante o feriado de 7 de setembro. Marcelo gostaria de maiores detalhes sobre o fato (cancelamento de vôos? Overbooking?), já que as notícias que tinha, relatavam que os vôos programados pela Nova Varig estariam correndo normalmente. Isto serviria para alertar aos demais quando da publicação de novas promoções da Varig.

Mais uma vez, agradeço pela visita.

Viagem de Volta ao Mundo ou Tipo Volta ao Mundo

Quem é que gosta de viajar e já não se sentiu tentado a se imaginar em uma viagem de volta ao mundo? Bem lembrado por Marc Brosius, em seu tratado sobre o tema, é o fato de que uma grande parte das pessoas quando questionadas sobre o que fariam se ganhassem na loteria, respondem que iriam viajar e conhecer o mundo.

Este tipo de viagem é possível, mas muitas vezes seu custo acaba inviabilizando o sonho. Mas não se desespere, não precisa necessariamente ganhar na loteria, pois existem diversas formas de tornar este sonho em realidade (mesmo que implique uma certa flexibilidade de destinos e datas) através do uso de tarifas Volta ao Mundo (Round the World), disponibilizadas pelas grandes alianças aéreas e por consórcios aéreos menores, ou mesmo usando várias passagens promocionais para formar um roteiro do tipo volta ao mundo, sendo muito útil essa essa última opção para aqueles com tempo menor para viajar, contado em dias e não em meses.

Quando falo em viagens do tipo Volta ao Mundo, quero me referir a viagens que normalmente são formadas por passagens promocionais do tipo ida-e-volta, que somadas permitem o contato com diversos continentes em uma única viagem , porém acaba-se por não fazer a volta ao mundo literalmente. A compra de várias passagens oneway (um trecho apenas) normalmente sai muito mais cara, pois raramente estão envolvidas em promoções nas grandes cias aéreas. Algumas agências virtuais conseguem formar roteiros usando tarifas oneway permitindo uma volta ao mundo, mas são muito difíceis de fazer por conta própria.

Vamos falar um pouco mais profundamente desses tipos de tarifa a seguir:

1 Passes Aéreos das Alianças Aéreas Globais

A grande maioria das cias aéreas tradicionais, nos últimos anos, tem se associado em alianças, visando melhorar a malha aérea coberta por elas individualmente e cancelar vôos redundantes e/ou pouco lucrativos, disponibilizar suas passagens através de parceiros preferenciais e reduzir custos (pessoal de terra, salas vip, propaganda etc).

Estas alianças acabaram por lançar passes aéreos permitindo a volta ao mundo, onde a viagem será realizada em vôos de uma ou mais parceiras da aliança. Não deixa de ser uma forma de demonstrar ao mercado o poder daquela determinada aliança e oferece ao passageiro mais facilidades nas conexões, opções de vôos e destinos, e caso seja membro elite de algum dos programas de fidelidade associados à aliança aérea, facilidades em outras cias além daquela que é associado (check-in diferenciado, acesso à sala vip, franquia aumentada de malas etc) e acúmulo de milhas aos associados em geral.

Como são tarifas volta ao mundo, elas envolvem obrigatoriamente uma circunavegação do globo. Normalmente a viagem deve seguir em um único sentido, de leste para oeste ou vice versa, cruzando obrigatoriamente o Atlântico e o Pacífico uma vez, não permitindo retornar. Qual sentido tomar? Existe uma polêmica em torno do tema. Pessoalmente sinto menos a mudança de fuso horário quando viajo em direção leste, além disso adoro a sensação de sair da Ásia em direção a América do Norte e chegar no mesmo dia que parti e às vezes até mais cedo. Portanto, sou daqueles que prefere ir em direção leste.

Como a maioria desses passes permite completar o trajeto escolhido em até um ano e fornece uma flexibilidade de escolha de datas para os diversos vôos, é muito comum a compra de uma passagem como essa para uma viagem programada para durar meses.

Caso esta seja sua idéia (como te invejo por poder fazer isto!), você tem mais um elemento a ser pesado na escolha do trajeto: as estações do ano e sua influência nos destinos escolhidos. Uma escolha errada pode te levar a passar frio na Europa, pegar as monções no sudoeste asiático, tufões no Japão e ciclones nos EUA.. Estude os destinos desejados para programar para que sua viagem permita ter acesso ao que você deseja encontrar.

Estas tarifas devem ser aproveitadas para se visitar destinos que envolvem passagens individualmente caras (ilhas do pacífico, Ásia e Oceania) e locais onde possivelmente você não terá oportunidade de retornar tão cedo. Eu aconselho visitar destinos pouco comuns e que ainda não estão ou estão começando a sofrer os efeitos do mundo globalizado. A Europa e os EUA tendem a sofrer menos transformações com o decorrer do tempo (você poderá visitá-los facilmente no futuro) do que o Vietnã, Índia, China e África em geral.

Tenha em mente que estas tarifas variam enormemente de acordo com o país onde a emissão é feita. Algumas chegam a ter regras que, caso a viagem seja iniciada em um país diferente da emissão da tarifa, mesmo que o preço da tarifa onde você está iniciando a viagem seja menor ou maior, vale o maior preço. Caso descubra alguma promoção para este tipo de passe em outro país atente para este fato, e caso necessário, procure uma forma de emiti-la por lá.

Caso você esteja habituado a voar em classe executiva ou primeira, você irá notar que as tarifas nessas classes são muito interessantes até para viagens com poucos destinos.

Atenção: os valores citados a seguir são para simples referência e estão sujeitos a mudanças a qualquer momento. (são baseados em buscas na Internet em setembro de 2006)


1.1 Tarifa Star Alliance Volta ao Mundo
Star Alliance RTW

A Star Alliance é a maior Aliança aérea (inclui United, Air Canadá, Tap, Swiss, Lufthansa, Air New Zeland, ANA, Asiana, Austrian, South Afriacan Airways BMI, LOT, SAS, THAI, Singapore, Spanair, US Airways e inclui ou incluía....a Varig). Duas cias chinesas (Shangai Airlines e Air China ) foram convidas a se juntar a essa aliança em um futuro próximo. Por ser a maior e ter representantes em todos os continentes, oferece um maior número de destinos e opções de vôos. Devido à presença da Air Canada, Tap, Lufthansa e da South African deve permitir várias opções de uma volta ao mundo saindo do Brasil e sem a necessidade de passar pelos EUA.

As tarifas são baseadas na classe escolhida (econômica, executiva ou primeira) e no número máximo de milhas que podem ser voadas (2600, 29000, 34000 e 39000 milhas).

Valor: (segundo site da Lufthansa no Brasil) é a partir de 2.750 dólares na econômica, 7.300 na executiva e 9.400 na primeira classe (29.000 milhas). Valores sem taxas! Esses valores variam de acordo com o país onde se inicia a viagem. Pode não parecer, mas uma tarifa dessas na executiva pode ser uma boa pedida para quem pode e voa nesta classe de serviço, pois é quase o valor de uma única passagem de executiva de São Paulo a Cingapura, por exemplo.

Regras Básicas (confira todas as regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Permite mudança de datas, exceto a data do primeiro vôo, e de destinos (pagando-se uma taxa extra).
Você deverá fazer no mínimo 3 e no máximo 15 escalas dentro do limite máximo de milhas permitida pela tarifa escolhida (existem algumas restrições para várias escalas na mesma região: 3 no Japão, 5 nos EUA/Canadá).


1.2 Oneworld Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A One World é a terceira maior aliança e é formada pelas British, Cathay Pacific, Finnair, American, Iberia, Lan, Quantas e Aerlingus (essa última parece estar deixando a aliança e JAL, Malev e Royal Jordanian estão em processo de inclusão). Poucas cias, mas que possuem individualmente grandes malhas aéreas. Devido à presença da Lan é possível passar pela Ilha de Páscoa e Tahiti na sua chegada ou saída da América do Sul.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de continentes oneworld visitados. Os continentes são formados pelos seguintes países: EUA e Canadá /Europa, Oriente Médio e Norte da África / Ásia / Restante da África / Pacifico Sul.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.500 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.400 na primeira classe (3 continentes) sem taxas, mas atenção, pois os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.950 dólares (4 continentes), mas confirme com seu agente.

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa pode variar se é alta ou baixa temporada, sendo definida pela data da partida, duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem .
Pode-se voar no máximo 4 segmentos em cada continente (EUA/Canadá máximo de 6). Conexões valem como 2 segmentos.
Permite vôos dentro do mesmo continente oneworld no sentido contrário ao da viagem principal.


1.3 Skyteam Round the World
Skyteam Around the World

A aliança Skyteam é a segunda maior aliança e é formada pelas KLM, Air France, Aeromexico, Aeroflot, Aliatlia, Korean, CSA, Delta, Continental e Northwest. Estão em processo de adesão a Copa, Air Europa, Kenya, e Tarom. Poucas cias e com grande concentração na América do Norte e Europa. Talvez após a adesão completa da Copa, a América do Sul possa se beneficiar mais com essa aliança.

Valor: nos EUA custa a partir de 3.700 dólares na econômica, 6.600 na executiva e 8.300 na primeira classe (29.000 milhas) sem taxas. Mas atenção: Os valores variam muito de acordo com o lugar onde é feita a emissão. No Brasil, parece custar a partir de 2.750 dólares (29.000 milhas), confirme com seu agente

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número máximo de milhas que podem ser voadas (29.000, 34.000 e 39.000 milhas).

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras.
A tarifa não varia na alta ou baixa temporada, duração de 10 dias a 1 ano.
Somente o primeiro trecho deve ser reservado. Os demais podem ser alterados nas datas e horários, podendo ser reservados posteriormente
Pode-se fazer no mínimo 3 paradas e no máximo 15.


1.4 Conclusão

Portanto, como pode ser visto acima, a montagem de uma viagem de volta ao mundo usando qualquer uma destas tarifas necessita de experiência por parte de seu agente de viagens e de atenção da sua parte em relação às regras tarifarias. Faça seu itinerário e solicite uma cotação comparando as 3 tarifas. Cada uma dessas tarifas tem seus prós e contras. Classes de serviço mais altas (executiva e primeira) tendem se beneficiar mais dessas tarifas. Se você necessita de certa flexibilidade, quer acumular milhas e tem um bom tempo para concluir este tipo de viagem, essas tarifas são uma mão na roda.

Caso seu interesse seja restrito a um determinado continente, essas mesmas alianças possuem passes contemplando 1 ou 2 continentes apenas. Informe-se com seu agente e no site das alianças.

2 Passes Aéreos Próprios de uma Cia ou de Alianças Menores

Algumas cias que possuem uma malha aérea extensa acabam por criar sozinhas ou mesmo associadas a mais 1 ou 2 outras cias (não necessariamente pertencentes à mesma aliança aérea) um passe restrito às malhas dessas cias. Pode sair mais barato que os passes das alianças globais, mas geralmente as opções de vôos e destinos são bem mais reduzidas.


2.1 Passaport to the world Passes Aéreos KLM

Esta tarifa é formada pela combinação de vôos de várias cias: KLM, Northwest, Kenya, Continental, Malaysia, South African, Emirates, Alaska, Copa e Air Pacific. Como várias dessas cias já pertencem a outras alianças, tenho minhas dúvidas quanto tempo essa união tarifária irá durar.

Permite de 3 a 10 paradas, duração máxima de 1 ano e as tarifas cobrem 25.000, 30.000,35.000 e 40.000 milhas.
As informações sobre esta tarifa disponíveis na Internet são restritas, portanto consulte seu agente ou a KLM.


2.2 Global Explorer Fare
Passes Aéreos Oneworld

A tarifa Global Explorer é formada pelos vôos das cias One World (inclusive em code share com outras cias) e mais a JAL, Gulf Air, Air Pacific e Malev. Isto amplia em muito a malha aérea da One World.

As tarifas são baseadas na classe de serviço voada e no número de milhas voadas (26.000, 29.000, 34.000 e 39.000).

Valor: consulte seu agente

Regras Básicas (confira todas as várias regras com seu agente, além de que só ele consegue montar essa tarifa):
Você pode viajar em quase todos os vôos operados pelas cias parceiras mesmo em vôos code share (exemplo: vôo da Quantas operado pela South African).
Duração de 10 dias a 1 ano.
Todos os trechos devem ser pré-determinados e somente a data do primeiro vôo deve estar definida antes do início da viagem
O número de segmentos não pode passar de 20 e o número de escalas varia de acordo com o nível tarifário.


2.3 Singapore Airlines e Parceiros
Passes Aéreos RTW Singapore Airlines

A Singapore Airlines tem vários tipos de tarifas Round the World partindo dos EUA, além das já praticadas junto com a Star Alliance. São tarifas praticadas para vôos somente da Singapore (2.456 dólares na econômica), e em associação com: Air New Zeland / Virgin Atlantic (3.339 dólares), Continental (3.520 dólares) e Virgin Atlantic isoladamente (3.790 dólares), todas voando em classe econômica.

Deve-se voar sempre em um sentido e não contempla o Hemisfério Sul.
Se você se interessou, informe-se com o representante da Singapore no Brasil ou diretamente com eles via Internet, já que ela não voa para o Brasil (para minha tristeza).

2.4 United

A United costumava possuir tarifas em acordos semelhantes aos praticados pela Singapore Airlines. Tentei me informar, mas, se ainda existem, não são divulgadas.


2.5 Conclusão

Devem existir outras tarifas, mas essas, muitas vezes, têm vendas restritas a determinados mercados. Por exemplo, passes da Cathay Pacific saindo dos EUA e cobrindo seus destinos na Ásia têm vendas restritas aos residentes nos EUA.

Como as tarifas das Alianças Aéreas, estas necessitam da ajuda de seu agente de turismo na montagem das mesmas e tem foco nos passageiros que desejam mais flexibilidade e possuem um tempo maior para completar a viagem

Existem ainda passes regionais envolvendo um só país (Thai para Tailândia por exemplo) ou continente, limitado a malha da(s) cia(s) aérea(s) envolvida(s).


3 Associando Mais de Uma Promoção Aérea para Compor o Trajeto Desejado

Essa pode ser a forma mais barata de fazer uma viagem do tipo volta ao mundo (nem sempre fazendo a volta ao mundo literalmente), mas com certeza a que exigirá tempo na sua montagem e que terá a menor flexibilidade em destino e vôos.

É uma boa opção para quem quer visitar destinos em continentes diferentes e tem um tempo mais limitado para a conclusão deste tipo de viagem. Você pode fazer esta associação por conta própria, com auxílio de seu agente de viagens ou utilizando uma agência virtual estrangeira especializada neste tipo de viagem. Nesse caso não quer dizer, e freqüentemente ocorre, que você não consiga uma associação mais barata que a agência virtual, principalmente se você está saindo do Brasil.

Para se ter sucesso nesta montagem deve-se fazer um escaneamento das promoções aéreas disponíveis para venda e que permitem vôos no período escolhido. Nem sempre você vai achar promoções que contemplem todos os destinos desejados. Muitas vezes você vai montar uma viagem ligando pontos chaves dos continentes a serem visitados e de lá caso você queira poderá comprar passagens de cias de baixo custo até o destino desejado. Vale reforçar que você montará um roteiro, muitas vezes, com passagens com regras rígidas (mudança de datas, mudança de destino e cancelamento/reembolso) associadas! Deixe sempre tempo entre as conexões para imprevistos. Falei que era mais barata, mas não falei que era mais fácil.


Saindo do Brasil, normalmente é mais interessante procurar uma boa passagem para os EUA ou Europa ou Europa via EUA e de lá procurar outras passagens que completem o roteiro. Isto porque as passagens no exterior tendem a ter menos controle tarifário governamental, permitindo maior competição entre as cias e super promoções, além de que boas tarifas em direção à Ásia (via Europa ou EUA) são muito raras por estas bandas brasileiras. Passagens que permitam uma parada (ou mais, mesmo que se pagando por elas) em centros movimentados e com grande número de vôos têm mais chances de serem completadas com outras passagens em promoção.

Vamos montar uma passagem tipo volta ao mundo, tipo pois você não fará uma volta ao mundo literalmente, mas passará por 4 continentes. Por exemplo: Posso comprar uma passagem, por exemplo, na United em direção a Praga. Essa passagem sairá do Brasil, fará uma parada em Chicago ou Washington ou NY, de onde poderei conhecer essas cidades americanas ou mesmo através de cias de baixo custo fazer vôos de ida e volta e conhecer outras a meu critério (inclusive no Canadá, pois Toronto e Montreal estão próximas). Saindo dos EUA, essa mesma passagem te levará até Paris ou Londres ou Frankfurt para fazer uma conexão até Praga. De Praga você pode conhecer o resto do antigo leste europeu e até mesmo a Alemanha de trem ou com cias de baixo custo. Voltando de Praga você poderá fazer uma parada em Frankfurt ou Paris ou Londres (algumas vezes pagando um adicional por essa segunda parada) ou mesmo ir por conta própria até outra capital européia (se o valor do deslocamento for menor que o cobrado pela parada extra ou se quiser usar a parada extra nos EUA no vôo de retorno). Agora começa a segunda passagem. Você pode comprar uma passagem, por exemplo, da Singapore Airlines de Paris para o Vietnã com direito a uma parada em Cingapura. Nessa parada em Cingapura, você poderá pegar outros vôos em cias de baixo custo ou mesmo promoções da Singapore para países asiáticos e para Oceania. Tendo visitado a Ásia e/ou a Oceania é hora de voltar para Paris, onde poderá ficar mais um tempo e de lá pros EUA (fazendo ou não uma nova parada lá) e depois retornar ao Brasil cheio de histórias de diferentes culturas e países. O valor disto tudo? Varia muito, principalmente porque se baseia em promoções, mas por experiência própria pode-se conseguir essa passagem da United por cerca de 1.290 dólares com taxas (setembro 2006), e são muitas as taxas (tarifa VKXPX3MB com 2 paradas). A passagem para Vietnã saindo de Paris, eu já comprei por 736 dólares (2005) com taxas em uma super promoção no site da Sinagapore. De Cingapura pude comprar passagens em torno de 40 dólares para Tailândia em cias de baixo custo (promoção com Air Ásia e Jet Star Ásia). O resto fica a cargo dos demais deslocamentos. Portanto, um roteiro básico sai por uns 2000 dólares com taxas (lembre-se que em viagens como essas o valor das taxas é alto). Procure uma passagem para Cingapura ou Vietnã saindo do Brasil e verá que sai por preços semelhantes ou maiores que esse.

Muito complicado? Então tente uma agência virtual especializada neste tipo de viagem. Ela irá tentar juntar os destinos pretendidos por você. Não se entusiasme com algumas tarifas demonstração, a não ser que seja exatamente o roteiro desejado, pois pequenas alterações no roteiro padrão levam a grandes mudanças de preços. Tente sempre roteiros com origem no Brasil e nos EUA (nesse último caso, você compra uma passagem aos EUA por conta própria), pois eles têm mais facilidade de montar trajetos iniciados nos EUA. Existem várias agências, mas a única que já fiz uma cotação foi a Airtreks, que tem um sistema interativo para montagem de roteiros. Outra opção é a Air brokers

3.1 Conclusão

Acredito que, se você tenha somente 30 a 40 dias para viajar, costuma voar classe econômica, o fator preço tem peso importante na sua decisão e não tenha o acúmulo de milhas como essencial (pode-se acumular milhas algumas vezes, como no meu caso), essa opção deve ser considerada seriamente.


Se você se interessou muito pelo tema e quer destrinchá-lo, vai um link para um senhor manual (enciclopédia), que Marc Brosius escreveu somente sobre o tema Viagem de Volta ao Mundo :
Marc Brosius RTW

sábado, setembro 16, 2006

Em Breve

Estou trabalhando em um texto sobre tarifas do tipo volta ao mundo ou vários continentes em uma única viagem (mesmo que o tempo disponível para viajar seja de dias e não de meses).

Aproveito por agradecer as visitas ao Blog. Espero que esteja sendo útil para ajudar a realizar o sonho de encontrar aquela passagem aérea

quinta-feira, setembro 14, 2006

Programe-se com Antecedência: Visto para os EUA

Esta é para você que esta planejando aquela viagem para os EUA ou vai utilizá-lo como uma escala (mesmo que só para fazer uma conexão de poucos minutos) até um novo destino e não possui visto de entrada emitido.

Segundo uma matéria publicada hoje no O Globo e visitando o site
http://travel.state.gov/visa/temp/wait/tempvisitors_wait.php pode se ter uma idéia do tempo necessário para se obter um visto no Brasil para entrar nos EUA. Se você está sob a jurisdição do consulado do Rio de Janeiro e pensa que são 2 meses, errou! 3 meses, errou de novo! No caso desse consulado americano são necessários 148 dias!!!! Em São Paulo bem menos, 76 dias...Brasília, 24 dias e Recife são necessários 65 dias.

Portanto, programe-se com antecedência, pois não adianta achar Aquela Passagem e não ter como utilizá-la. Não esqueça de reservar uma boa quantia, pois só de taxas são mais de 100 dólares e se você mora em cidades sem consulado americano, junte a esse valor as despesas da viagem até o consulado responsável por seu estado (é necessário comparecer pessoalmente se você for maior de 14 e menor de 80 anos).

Mais informações no site
http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

quarta-feira, setembro 13, 2006

Saindo dos EUA para Europa pelo Menor Preço

A leitora Malu, a quem desde já agradeço pela visita, me perguntou sobre boas tarifas entre os EUA e a Europa. Quando falamos dos EUA e seu enorme mercado de aviação, pensamos logo nas empresas de baixo custo como uma opção barata para o trajeto. Porém, as LowCost ainda estão engatinhando no mercado de vôos internacionais e sofrem uma pesada concorrência das empresas tradicionais nestas rotas lucrativas.

Como exemplos de empresas de baixo custo operando na América do Norte em vôos transatlânticos temos a Condor (liga Flórida, Las Vegas e Toronto à Europa- principalmente à Alemanha), a AirPlusComet (do mesmo grupo dono da Aerolineas Argentinas e que liga New York à Roma e Madri) e a Zoom (canadense, que liga Toronto e Montreal a Paris e ao Reino Unido). A nota triste é que as tarifas médias praticadas por estas cias (não se anime muito com a tarifa, pois as taxas assustam) não estão muito distantes das praticadas em promoções pela cias tradicionais.

Opção? As promoções das próprias cias tradicionais. Como a concorrência neste trecho é grande e várias outras cias vindas da Ásia ou Oceania/Pacífico fazem uma parada nos EUA antes de chegar a Europa e vice-versa, essas promoções vão e vem durante todo o ano. Fique de olho principalmente nas Cias americanas, visitando seus sites americanos (quando uma cia lança uma promoção, as demais correm atrás), e nas Inglesas British e Virgin Atlantic. A Virgin Atlantic costuma fazer promoções relâmpago de NY e outras cidades americanas até Londres com tarifas chegando a metade das demais e de lá você tem várias opções de LowCost para o resto da Europa . A irlandesa AerLingus , que tem atuado como empresa de baixo custo, também oferece boas promoções para Irlanda. Portando, vá ao Kayak ou ao BookingBuddy (link no texto agregadores internacionais) regularmente quando já tiver definido a sua viagem (4 meses antes começam as grandes promoções).

E ainda há a chance de mergulhar na cultura de um país longínquo sem colocar os pés nele! Quem sabe, aproveitar uma promoção da Air India de NY até Paris, da Singapore (desta eu faço propaganda com muito gosto!) de NY até Frankfurt, da Malaysia Airlines de NY até Estocolmo, da Air NewZealand de Los Angeles até Londres, da Air TahitiNui de Los Angeles até Paris entre outras opções. Fique atento pois estas cias costumam fazer boas promoções nestes trechos e não deixa de ser uma viagem dentro da viagem ! A comida, os filmes, os cheiros, os demais colegas de viagem e o serviço de bordo tendem a refletir a cultura do país de origem da cia aérea. Se você já se acostumou com os brasileiros e suas enormes e inúmeras malas nos balcões de Check In e da correria para achar um lugar no compartimento de bordo, você poderá ver indianos (e alguns até gordinhos) que adoram chamar a comissária a todo momento e quem sabe comer um curry na Air India, comer e ter um atendimento de bordo impecável realizado pelas Singapore Girls e pelas Malaias, tomar um Appletizer (suco natural de maçã verde gaseificado) na South African Airways, tomar uma Singa ou Tiger (cervejas) na Thai e por aí vai...

Mas como já disse em um texto anterior, a melhor opção para fazer EUA e Europa em uma mesma viagem é comprar uma passagem saindo do Brasil para Europa via EUA com as cias americanas. A perna dos EUA para a Europa custará muiiito menos do que aquela comprada em qualquer promoção.

Malu, se a Europa ficar caro, tente ir ao Caribe, que vive tendo promoções nas LowCosts: Jetblue (principalmente para a Republica Dominicana), Usa3000, Airtran e nas tradicionais Jamaica air para Jamaica, além da United, Americam e USairways

terça-feira, setembro 12, 2006

Milhas Bônus para Compras On-Line

Se você é associado de algum dos programas de fidelidade abaixo, então comprando aquela passagem nos sites próprios das cias você poderá ganhar algumas milhas bônus em seu respectivo programa (consulte as regras nos sites das cias, mas normalmente não se aplica a vôos compartilhados com outras cias). Mas cuidado, se for comprar mais de uma passagem em uma única compra, pode ser melhor comprar uma de cada vez, pois algumas destas promoções são vinculadas a compras e não ao número de passagens adquiridas.

Varig (promoções não exclusivas para compra on-line)
Ganhe 1500 milhas por trecho voado na Ponte Aérea Rio-SP (até 30/09/06)
Smiles Ponte Varig
Ganhe o Dobro de milhas efetivamente voadas nos vôos nacionais e internacionais (até 30/09/06)
Smiles Double Miles
Ganhe no mínimo 1000 milhas por trecho voado
Smiles 1000 milhas

American
Ganhe 500 milhas bônus comprando uma passagem de ida e volta na classe econômica
Bônus AAdvantage


United
Ganhe 1000 milhas a cada vôo de ida e volta até 31/12/06
Bônus Mileage Plus Brasil

Delta
Ganhe 500 milhas por trecho
Bônus SkyMiles

Continental
Ganhe 500 milhas por cada compra no site.
Bônus OnePass (clicar na aba airline)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Europa com EUA numa Passagem Só!

Caso você tenha visto para os EUA, vai uma dica para aqueles que querem mais por menos e tem um tempo extra para fazer a viagem a Europa. Que tal parar nos EUA na ida e/ou volta a Europa?

Podem-se conseguir tarifas muito próximas as de vôo direto a Europa comprando passagens em cias americanas que fazem conexão nos EUA no caminho da Europa. Algumas permitem a parada (stopover) nos EUA de graça e outras cobram uma tarifa extra (normalmente cerca de 75 dólares). E tem mais, às vezes, é possível voltar de uma cidade européia diferente da que você chegou (open jaw). Neste caso, aquela passagem da cia de baixo custo pode fazer a ponte entre as duas cidades européias por um preço bem em conta. Por exemplo, você sai do Brasil, para em Nova York por alguns dias, vai em direção a Paris, volta pôr Barcelona e para em Washington ou Miami antes de voltar ao Brasil.

Para um exemplo de tarifa como esta, a American Airlines possui tarifas para a Europa (Bruxelas 1029, Frankfurt 1014, Londres 1019, Madri, Paris e Roma por 1024 + 150 a 200 dólares de taxas) Uma parada nos Eua é grátis e mais uma por 75 dólares. Tarifa LLXPXMD. Veja as regras da tarifa no site
www.aa.com.br. Você pode achar tarifas semelhantes em outra cias Americanas como a United (neste caso, um pouco mais difíceis de achar no site).

sábado, setembro 09, 2006

Canadá com a Air Canadá

A Air Canada está com uam promoção de passagens para Toronto ou Montreal por 977 e Vancouver por 1115 dólares sem taxas (cerca de 150 dólares). Possível fazer um stopover (parada) por 75 dólares.
Promoção válida para vôos até 03 de dezembro. Estadia Máxima de 2 meses e mínima de 7 dias. Tarifa VLPX2CA. Avalie as regras no site (Não cancelável, para mudanças se paga 100 dólares)

Os melhores preços para esta tarifa são encontrados no site próprio da Air Canadá:
www.aircanada.com.br

Se você tem visto para os EUA, você conseguirá tarifas da Continental (HLWPX2C) e da Delta com valores semelhantes ou levemente inferiores para Toronto e Vancouver via EUA no no Decolar.com (mas as regras das tarifas não estão disponíveis on-line).


quinta-feira, setembro 07, 2006

Gol: A promoção Volta a Um Real está de volta em nova edição

Na compra de uma passagem de ida e volta, você pode conseguir comprar uma perna ao preço de um rea, se ela estiver disponível.
Válido para vôos com partida entre 11 setembro e 31 outubro.
As compras são possíveis somente pela Internet e:
os dias úteis (dias 05, 11 a 14, 18 a 21 e 25 a 28 de setembro) das 22h00 às 06h00 do dia seguinte.
nos finais de semana e feriado a partir das 22h00 do dia 06 de setembro até às 06h00 do dia 11 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 15 de setembro até às 06h00 do dia 18 de setembro de 2006; das 22h00 do dia 22 de setembro até às 06h00 do dia 25 de setembro de 2006; e das 22h00 do dia 29 de setembro até às 06h00 do dia 02 de outubro de 2006.

Para os clientes Cartão Voe Fácil Gol a promoção estará disponível para a compra das 19h00 do dia 05/09/2006 às 06h00 do dia 02/10/2006 ? 24 horas no ar, sem intervalos.

Regras: permanência mínima de 2 noites no destino, não haverá reembolso após a utilização do primeiro trecho e as taxas não estão incluídas, remarcações feitas pela Central de Vendas serão possíveis somente para tarifas regulares (não promocionais).

quarta-feira, setembro 06, 2006

Oásis Hong Kong: Ida e volta de Londres a Hong Kong por 150 libras (+ taxas)!

Já pensou em voar de Londres a Hong Kong por 261 libras com taxas (500 dólares)? As cias de baixo custo estão invadindo agora os vôos internacionais. Como toda tarifa promocional, essa tem regras bem restritas (não permite cancelamento e mudança de data) e são disponíveis para um número pequeno de assentos.

Para se ter idéia, o mesmo trecho custava cerca de 500 libras, mas a guerra tarifária já começou e já se pode conseguir vôos por 330 libras (610 dólares) na Swiss e Lufthansa (também com regras muito restritivas)

A Oásis faz a viagem em um 747 (antes pertencente a Singapore Airlines e portanto com manutenção em dia) e os preços incluem franquia de 23 kg das malas e a refeição, mas não as bebidas (vendidas a bordo) na classe econômica. Ela pretende iniciar vôos para Chicago, Berlim e Milão em um futuro próximo.

http://www.oasishongkong.com

terça-feira, setembro 05, 2006

American Airlines: Ofertas para os EUA, as compras devem ser feitas até dia 8 de setembro

A American www.aa.com.br está com uma promoção para compras exclusivas via Internet diretamente em seu site.
Miami por 904, Orlando 944, New York 924, Chicago 1004, Vegas 1054 e Washington DC 1004 dólares. Tarifa QWEBSWP com saídas de segunda a quinta e para vôos concluídos até 7 de dezembro. Acrescentar cerca de 100 dólares de taxas. Confira as regras da tarifa no site !
Se você gosta da American pode ser uma boa tarifa, mas existem tarifas menores em outra cias (Copa, LAB, Avianca para Miami por exemplo) como você pode notar no Decolar.com

segunda-feira, setembro 04, 2006

Varig: compre Duas pernas na Ponte Aérea Rio-SP e ganhe uma

A Nova Varig continua tentando reconquistar a clientela perdida. A promoção da vez premia os compradores de uma passagem de ida e volta durante a semana com uma perna/trecho (Rio-SP ou SP-Rio) a ser utilizada nos finais de semana até o dia 31 de dezembro. A perna será emitida no mesmo nome do comprador da passagem de ida e volta!

Regras: Válida para compras de 4 a 30 de setembro
Tarifas que permitem a promoção: KPONTE, BPONTE, MPONTE, HPONTE, QPONTE, LPONTE, VPONTE e EPPONTE

Parece que a Varig tem cumprido rigorosamente os vôos programados e vendidos desde o Leilão. Se você voa muito o trajeto e tem a intenção de usar a perna ganha nos próximos meses, esta promoção pode ser uma boa opção.
Fonte: Panrotas

sexta-feira, setembro 01, 2006

Tendo Terminado as Lições Básicas, o Que Vem Agora?

Além de deixar as lições básicas fixas nos links ao lado, vou tentar publicar, daqui em diante, pequenas notícias relacionadas ao mundo das passagens aéreas. Promoções, novos vôos, novas cias aéreas, serviços de bordo, salas vip etc.
Portanto visite regularmente o Blog, pois quem sabe, você não acha Aquela Passagem tão desejada em alguma das futuras postagens?
Como não sou profissional de turismo não tenho como cotar passagens, mas espero que, se não dou o peixe, possa vir a facilitar em muito sua pescaria!

Deslocando-se de/ para os Aeroportos

Chegue sempre 2:30 a 3 horas antes de um vôo internacional. Você tem menos chances de ficar por muito tempo na fila de check in, pode tentar um assento melhor (dicas de assentos: SeatGuru http://www.seatguru.com ) e corre menos riscos de deixar uma mala ou bolsa perdida no meio da correria. Vai ter tempo para passar pela fila da emigração sem estresse e depois passear pelo Duty Free Shop. Se tiver status elite de algum programa de fidelidade aérea pode dar um passada na sala vip e até fazer uma boquinha por lá (desde que a sala vip não seja da United, onde a comida é artigo raro).

Quanto menor for sua bagagem mais fácil fica seu deslocamento de e para os aeroportos, permitindo até que se opte por transportes públicos mais baratos, se sua intenção é economizar.

Sempre que possível já desembarque tendo estudado, através de guias on-line ou pesquisa na Internet, os possíveis meios de transporte do aeroporto até sua acomodação. Escolha o que mais se adaptar ao seu perfil e ao chegar no aeroporto troque ou saque alguma moeda local para custear seus primeiros gastos

Para mim, os momentos mais estressantes de uma viagem em locais desconhecidos são esses deslocamentos de ou para o aeroporto. Você chega cansado do vôo ou dos passeios e muito excitado com o mundo novo em que acaba de mergulhar e ainda tem de te levar e as suas malas em segurança do seu hotel/acomodação.

Em vários locais, o deslocamento da cidade ao aeroporto pode ser sensivelmente mais barato que o caminho inverso. Oriente-se no seu hotel dessa possibilidade.

Agora relaxe e faça Aquela Viagem!!!

Arrumando as Malas

Leve sempre o menor número de malas, com menor peso possível e compatível com seu dono. Isto facilitará seu deslocamento e a vigilância das mesmas.

Escolha peças-chave que possam montar diversas combinações. Reduza ao máximo os sapatos e dê preferência aos mais confortáveis, pois geralmente é andando que se conhece um lugar novo. Se vai a algum lugar quente leve sempre uma blusa de frio fina (ela pode te salvar do frio polar do avião ou de um revés climático). Se vai a algum lugar frio leve uma malha mais fina e uma roupa de banho, quem sabe você poderá ser vítima de um revés climático ou convidado a ir a algum spa / fonte termal.

Leve um kit de primeiros-socorros e suas medicações de uso constante. Procure seu médico e pergunte sobre medicamentos úteis ao leigo durante uma viagem.

Embale bem seus xampus, bronzeadores, perfumes, etc, pois eles podem vazar durante o vôo e durante manipulação cuidadosa da sua mala pelo pessoal de terra.

Muito útil é embalar em sacos plásticos, um a um, aquelas roupas que você teria mais dificuldade de passar durante a viagem. Os sacos reduzem o atrito dessas roupas com as demais, reduzindo o amasso das mesmas.
Leve alguns sacos extras, podem ser úteis.

Se for levar algum aparelho eletrônico (câmeras, nootebook, mp3 player, etc) para exterior, você deve passar antes no posto da Receita Federal no aeroporto (que possua vôos internacionais) e preencher o formulário para registrar a exportação temporária do aparelho, o que evitará problemas no seu retorno. Uma vez preenchido e carimbado pela receita, ele servirá para as suas próximas viagens. Será necessário seu passaporte e a presença do aparelho, portanto coloque-o em um lugar com fácil acesso. Lembre-se também que o padrão das tomadas varia ao redor do mundo. Compre um kit adaptador mundial ou pesquise se seu aparelho tem o plug compatível com o sistema do(s) pais(es) a serem viajados.



Nestes tempos de terrorismo e vigilância de malas, nunca feche sua mala com cadeado. Opte por braçadeiras plásticas (lacres) encontradas em supermercados, lojas elétricas e em lojas do tipo ?faça você mesmo?. Elas protegem da abertura das malas e, em caso de revista das mesmas no aeroporto, elas são facilmente rompidas e substituídas por outras pelo pessoal de segurança. Isso é uma grande verdade falando-se de EUA. Não esqueça de levar algo para romper as braçadeiras na bagagem de mão (um cortador de unha grande serve), pois eles não são fáceis de romper (mas isso é a razão de usá-las, não é mesmo?).

No aeroporto, nunca deixe suas malas de mão ou a serem despachadas desacompanhadas ou longe do seu campo de visão. Furtos são muito comuns em aeroportos pelo mundo afora e muito mais aqui no Brasil. Um grande número de bagagens e a pressa podem levar a alguma se extraviar por aí...

Lembre-se de retirar etiquetas de despacho antigas coladas na mala. Elas podem propiciar enganos no despacho da sua mala (erro de destino) e diminuem os indícios que sua mala recheada está vindo do exterior em um vôo doméstico (diminui o interesse de outros nela...).

Identifique bem sua mala com seus dados pessoais, o que facilita a busca no caso de extravio. Coloque alguma fita colorida chamativa ou dê preferência por modelos de cores e tipos menos comuns e equipadas com ótimas rodinhas. Já reparou quantas malas pretas e azuis iguais podem ser encontradas nos aeroportos? Já tive experiência pessoal de retornar ao aeroporto, após o check in no hotel, por ter pego por engano uma mala idêntica à minha e que tinha uma etiqueta de identificação chamativa do seguro saúde também idêntica... Localizaram-me e me alertaram do ocorrido através do endereço contido na identificação da minha mala!

Antes de sair da sala de desembarque pare alguns segundos, por mais excitado que você esteja, e verifique o estado da sua mala e dos lacres. Em caso de lacres rompidos ou danos na mala, antes de sair da sala de desembarque entre em contato com o pessoal de terra, para registrar o ocorrido e avaliar a necessidade de iniciar o processo de reembolso dos danos ou acionar seu seguro bagagem. Normalmente as malas abertas pelo pessoal de segurança dos aeroportos americanos apresentarão um novo lacre na mala (mesmo que rompido o cadeado) e haverá dentro da mesma uma folha relatando que sua mala foi revistada.

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

Cartões de Crédito e as Passagens aéreas

Para aqueles que conseguem dominar seus instintos consumistas, o cartão de crédito pode ser um dos seus melhores parceiros de viagem e em muitos casos até encurtar o tempo até uma nova viagem.

Com eles pode ser possível um parcelamento da tarifa aérea. Em aquisições dentro do Brasil, a tarifa é convertida em reais pelo câmbio do dia e dividido, muitas vezes sem juros, em parcelas para um pagamento mais suave. Lembre-se que as taxas e impostos não são parceláveis. Em sites no exterior é muito raro esse parcelamento e a tarifa será convertida em reais pelo câmbio do seu cartão de credito no dia do fechamento da sua fatura.

Alguns cartões de credito fornecem (durante o período da viagem) seguro de vida, seguro de bagagem ou mesmo uns dólares extras em caso de atraso da bagagem quando se adquire a passagem com o cartão. Alguns estendem o beneficio a outros viajantes (familiares ou não) desde que viajando juntos e pagando as passagens no mesmo cartão. Esses extras variam muito de cartão para cartão e as regras também. Leia as regras dos seus cartões de crédito na hora de escolher o melhor cartão para adquirir uma passagem aérea.

Alguns cartões ainda permitem o acúmulo de milhas com o pagamento das faturas. Você irá somar as milhas do cartão às milhas efetivamente voadas, reduzindo assim o tempo para conquista de uma passagem prêmio, desde que seu cartão permita acúmulo de milhas na conta de fidelidade da cia onde você recebe as milhas efetivamente voadas. No Brasil são comuns acordos dos cartões com os programas de fidelidade da TAM e da Varig. Mas se você voa constantemente em uma cia estrangeira existem cartões que permitem acúmulo em outras cias, porém deve-se pesquisar pois são menos anunciados ao público em geral (United BankBoston, Americam Citibank, etc). Normalmente a conversão será de 1; 1,5 ou 2 (essa muito rara) milhas por dólar (ou reais convertidos a dólar) pago na fatura

Finalizando a Compra

Achou aquela passagem? Então vamos adquiri-la .

Caso você tenha algum receio de mergulhar no mundo das compras virtuais, pegue o código da passagem, a data escolhida e os números dos vôos e dê ao seu agente de turismo preferido. Aconselho, sempre que possível, procurar primeiro um agente na tentativa que este possa encontrar a mesma tarifa que você garimpou na NET. Por quê? Porque adquirindo sua passagem via agencia de turismo, o seu agente passa a ser co-responsável pela passagem junto com a cia aérea e, em casos de imprevistos, ele pode ajudá-lo a resolvê-los. Além disto a agencia pode permitir parcelamentos da tarifa que podem não estar disponíveis em sites internacionais.

Se seu agente não conseguiu a tarifa garimpada ou parece ser uma superpromoção de final de semana (não anunciada nos sites da cias) tente inicialmente adquiri-la no site da própria cia aérea. Neles pode ser possível algum tipo de parcelamento ou ainda algum bônus na compra on-line.

Alguns sites regionais das cias aéreas não permitem a aquisição da tarifa por não residentes daquela região. Dessa forma, vá aos consolidadores e adquira sua passagem lá.

Lembre-se sempre que os dados referentes ao seu cartão de crédito devem ser sempre preenchidos em ambiente seguro (no MS Explorer é sinalizado por um cadeado fechado na barra inferior da tela do programa).

Agora que você achou aquela passagem, preenchido de orgulho e sensação de dever cumprido, inicie sua busca por aquele hotel, aquele guia, aquelas dicas imperdíveis.

Não esqueça de se informar sobre a necessidade de visto e de vacinação (comprovada com certificado internacional de vacinação, que pode ser conseguido no sus) para entrar em algum dos destinos desejados! Se sua viagem for para os EUA e você não tiver o visto programe-se com antecedência, pois pode demorar até 3 meses para conseguir seu visto. Se for necessário, peça a seu agente de turismo para fazer uma reserva em qualquer vôo para os EUA e leve uma cópia dela junto com seus documentos. Você pode mudar ou cancelá-la no futuro

Para vários loucos por viagens, as mesmas não têm graça quando eles não participam de todo o planejamento e construção do sonho turístico.

Os Sites Próprios das Cias Aéreas Internacionais

Nos sites próprios das cias aéreas podem ser encontradas algumas superpromoções que nem sempre estão disponíveis nos agregadores. Se você tem preferência por uma determinada cia ou sabe quais cias fazem o trajeto desejado, vale a pena uma passagem nos seus próprios sites. Se você está planejando uma viagem meses à frente, vale a pena assinar uma newsletter para ter acesso às ultimas promoções.
Mas ai vai o pulo do gato: você deve visitar tanto o site da cia no Brasil como o site do país onde você puder fazer uma parada intermediaria no seu roteiro. Isso é muito importante principalmente se você vai para a Ásia. Como disse antes, as cias fazem promoções para determinados mercados /países, não sendo possível localizar essas tarifas no Brasil, via agência de turismo ou nos agregadores/consolidadores americanos, se estes mercados estiverem fora da área de validade para venda da promoção. Muitas vezes, através dos sites das próprias cias, é possível ter acesso a essas tarifas promocionais e adquiri-las sem necessariamente morar na área de abrangência da promoção. Atenção isso não é uma regra! Várias cias como a New Zeland e Cathai Pacific têm promoções exclusivas para pessoas residentes ou nacionais de algum país. Na Singapore Airlines não há restrição.

Como são incontáveis as cias, não vou, e nem é minha intenção, cobri-las todas. Farei uma breve descrição dos sites que tenho mais contato.
Onde encontrar os sites internacionais de diversas cias aéreas? Visite o site Airline Meals
http://www.airlinemeals.net que trata sobre o serviço de bordo de diversas cias com fotos. Ao navegar pelas fotos de uma determinada cia, no topo da página aparecerá um link para a página principal dessa cia aérea.


Singapore Airlines
http://www.singaporeair.com/saa/ escolha site Global

Além de ser minha cia aérea preferida (aeronaves novas, serviço de bordo perfeito e as Singapore Girls- as aeromoças, oops! Comissárias de bordo são como embaixadoras do país-ilha), tem o melhor site. Melhor, pois não te restringe, como dito acima, e é bem claro. Tem um defeito sério: não voa para o Brasil. Mas pode ser uma ótima opção para a Ásia, partindo da Europa ou EUA. Procure pelas promoções regionais nos sites dos países europeus, asiáticos e dos EUA. Eles podem ser acessados pela página principal na guia ?Promotion/ Local fare deals?. Atenção às regras! Você achará promoções não disponíveis em nenhum outro site da Internet. Muitas vezes vale a pena trocar de cia aérea na Europa ou EUA para a Singapore Airlines, mesmo que o preço seja levemente superior. Ela faz parte da StarAliance, então caso sua tarifa permita acúmulo de milhas, elas podem ser acumuladas em qualquer programa de fidelidade das cias associadas da Star Alliance (Varig, United, Lufthansa, etc).


United Airlines
http://www.united.com.br Brasil
http://www.united.com EUA

Visite sempre o site do Brasil e dos EUA caso seu destino se estenda além dos EUA. Na página americana, sempre há promoções. Na página brasileira, elas são mais raras. Boa opção para vôos para os EUA, Ásia e Europa. Você pode conseguir tarifas para Europa semelhantes às de vôos diretos, mas que lhe dão a opção de parar por alguns dias nos EUA, sem custo tarifário adicional (vc pagará somente as taxas) além de dar muitas milhas adicionais. É claro que essa estratégia toma um pouco mais de tempo da sua viagem. Se seu tempo é contado esqueça! Cia associada à Star Alliance.


Air Thaiti
http://www.airtahitinui-usa.com/ EUA

Boas promoções sazonais para o Thaiti e Oceania saindo do New York ou Los Angeles, nos EUA. O site e o serviço da cia não são dos melhores, mas as tarifas são!


Air New Zeland
http://www.airnewzealand.com/gateway.jsp?mode=select

Oferece algumas poucas e boas promoções sazonais para a Oceania e Pacifico Sul. Tarifas com várias restrições e algumas não permitem o acúmulo de milhas. Olhe os sites regionais para referência, pois ela geralmente não permite a compra de fora da região. Faz parte da StarAliance.


Austrian Air
http://www.aua.com/uk/eng/ Inglaterra

Cia associada à Star Alliance. Tem fama de ser possível no seu site achar tarifas de outras cias da Star Alliance mais baratas que no site da própria cia que faz a promoção. Para isso é necessário que você entre nas configurações avançadas ?extended search? de busca e selecione ?Star Alliance? como opções de busca após marcar as datas exatas. Nunca funcionou comigo, mas como disse é possível!


Americam Airlines
http://www.aa.com/ EUA

No site é possível cotar passagens da American e de outras cias aéreas, e às vezes você pode achar bons preços. Deve-se entrar nas configurações avançadas, selecionar ?outras cias? para que a máquina virtual de busca do site procure tarifas em outras cias além da American.


Bangkok Airways
http://www.bangkokair.com/

Se você pensa em fazer viagens a partir de Bangkok para paises próximos ou ilhas tailandesas, vale a pena visitar o site. Boa cia (possui alguns grandes turbo-hélices além de jatos) com aviões novos, bom serviço e boas tarifas.

Agregadores e Sites das Empresas de Baixo Custo (Low Cost/Low Fare)

Como já disse antes, a maioria dos agregadores ou consolidadores não listam as tarifas das cias aéreas de baixo custo. Essas cias podem vender aquela perna que faltava para completar a sua viagem. Normalmente, a regra é a seguinte: quem compra primeiro paga mais barato. Porém existem aindas as superpromoções.
Mas cuidado: olhe sempre o preço final (com taxas, impostos e encargos), atente que são maiores as limitações de bagagem (peso e volume) e para os aeroportos utilizados (geralmente mais distantes do centro, mas não é regra) por essas cias. Compare sempre com as cias tradicionais, pois as cias de baixo custo podem ter passagens muuuuuito inferiores às das tradicionais, mas também semelhantes, e neste caso vale a pena ficar com as cias tradicionais pelo conforto.


Para Europa:

Existem vários, mas prefiro o
Skyscanner:
http://www.skyscanner.net/

Ótimo site! Após preencher os dados da rota solicitados na própria página inicial, vc já é automaticamente informado em quais cias o site cotará a passagem e quais outras cias que fazem o mesmo trajeto, mas que não serão cotadas (você poderá cotá-las posteriormente). Pode-se fazer pesquisas sem definir datas (dias ou meses) e o site irá fornecer os meses/dias com tarifas mais baratas. Na próxima página ainda lhe dá a opção de procura em outra cias. Tente, você vai gostar!


Para outras regiões, os sites abaixo podem te ajudar na identificação das empresas de baixo custo que atuam em vários países do globo. Depois, é só ir ao site da cia desejada.

http://www.attitudetravel.com/ Site meio poluído visualmente, mas onde se pode acessar, com links diretos, grande parte das cias de baixo custo do mercado mundial.

http://www.flybudget.com/ Site mais simples, mas tem descrição das rotas voadas (nem sempre frequentemente atualizadas) e com alguns comentários de visitantes sobre as cias.

http://www.attitudetravel.com/ Outra opção com um visual mais limpo e na qual você pode iniciar sua busca por local de destino ou partida.

Agregadores Internacionais: Se você tem datas e destinos mais definidos esses sites podem reduzir seu tempo de procura

Os agregadores são sites que, a partir de datas e rotas fornecidos pelo visitante, fazem uma procura em diversos sites consolidadores de passagens aéreas. Ao contrário dos consolidadores que vendem as passagens diretamente, esses apenas reduzem seu trabalho de preencher os campos ?data da viagem? e ?destinos? em diversos consolidadores ao mesmo tempo. Como dito, é importante já ter estudado e definido as possíveis datas e possíveis destinos, pois sem esses dados você pode perder uma ótima tarifa por não saber o que preencher nos campos solicitados (datas de saída, tempo máximo e mínimo de permanência, data limite de retorno).


Booking Buddy:
http://www.bookingbuddy.com/

Muito útil. Em sua página inicial, há um retângulo semelhante aos das máquinas virtuais dos consolidadores onde se deve preencher as datas e a rota (se você já tiver decorado os códigos dos aeroportos ou das cidades que lhe interessam pode entrar com eles ao invés de escrever todo o nome da cidade). Após preencher esses campos, click à direita nos ícones dos consolidadores desejados. Não deixe de procurar em ?search other sites?: existem links para procura direta de sites de cias aéreas americanas. Ao clicar nos ícones ou links, abrirá uma nova janela do próprio consolidador com a pesquisa usando os dados do agregador. Daí, achando a tarifa, faça como explicado no item consolidadores.


Kayak:
http://www.kayak.com

Site agregador muito útil também. Já na página inicial aparecem os espaços para preenchimento dos dados da viagem. Após o preenchimento, click em ?search? e o processo de busca iniciará. Na próxima página, aparecerão as tarifas encontradas com seus links para as páginas /sites (agregadores ou cias aéreas onde elas podem ser encontradas). Registrando-se no site é possível fazer uma procura usando datas mais flexíveis (+3 ou -3 dias da data escolhida), o que aumenta suas possibilidades em achar uma tarifa mais restrita em datas.

Clicando no link ?BUZZ? ou
http://www.kayak.com/buzz você será levado a uma página de grande utilidade. Nela é possível se definir uma cidade /aeroporto de saída e fazer uma pesquisa extensa ou a limitando a regiões do globo e/ou épocas do ano e/ou valor em $US. Essa parte do site utiliza-se de informações geradas por pesquisas anteriores, feitas por outros usuários, portanto rotas mais movimentadas terão dados mais atuais.


Yahoo Travel:
http://farechase.yahoo.com/

Tem funcionamento semelhante ao serviço básico oferecido Kayak.