Sempre tive muita dificuldade em realizar comparativos entre programas de milhagem e isso se deve ao fato de que cada um desses programas tem muitas regras, mas muitas mesmo.
Ao contrário do que pensa a maioria, as semelhanças entre os programas são restritas, até quando se faz um comparativo de programas parceiros de uma mesma aliança aérea. As principais diferenças são associadas à validade das milhas/pontos acumulados, milhas bônus ganhas pelos associados com status elite, acesso as salas vip, taxas associadas à emissão de passagens via call centers, possibilidade de transferência, revalidação ou compra de milhas, compra de upgrades ou mesmo upgrade automáticos em determinadas rotas, o acúmulo de milhas necessário para atingir um status elite e por fim e mais importante, o número de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio em vôos operados pelas cias proprietárias desses programas e em vôos operados pelas parceiras de aliança ou de programa.
Diante de tantas diferenças optei por eleger alguns pontos para realizar esse comparativo. Portanto lembre-se de que as diferenças não se resumem as aqui postadas e no caso de optar por algum dos programas tendo como base para sua decisão esse texto, vá ao site do programa e leia todas as suas regras.
1 Programas de Fidelidade Analisados
Foram analisados os seguintes programas de fidelidade aérea:
Aeroplan Air Canada Tel 0800 282 44 11
Mileage Plus United Tel 0800 16 23 23
Miles & More Lufhtansa, Swiss, Austrian e LOT Polish Tel 0800 891 59 85
Fazem também parte a Adria, Condor e Croatia.
Victoria TAP Tel 0800 20 57 00
Voyager South African Airways Tel 0800 11 83 83
Incluí ainda na análise o Smiles da Varig, tendo como base as regras válidas até 31 de janeiro de 2007 para vôos Star Alliance.
2 Tendências Observadas
Algumas tendências foram observadas durante a análise desses programas de fidelidade, tendências que devem merecer sua atenção na hora da escolha do seu programa. Vou descrever as principais abaixo.
Os programas têm criado uma nova modalidade de passagens prêmios, que possuem poucas ou nenhuma restrição para sua emissão, porém necessitam do uso de muito mais milhas para a emissão das mesmas. As passagens prêmios comuns estão sofrendo, cada dia mais, com restrições quanto à emissão. Algumas cias tem aumentado a antecedência para realizar as reservas desses prêmios, proibindo a emissão desses prêmios em determinadas épocas do ano ou cobrando taxas de emissão variáveis quanto mais próximo da data do vôo a passagem é emitida . O Smiles tem no seu regulamento a existência de uma taxa como essa, mas ainda não tenho conhecimento de alguém que a tenha pago. Isso tudo sem contar que os associados aos programas de fidelidade, normalmente, não terem acesso ao número de assentos reservados em cada vôo para a emissão de passagens prêmio.
Consolida-se a existência de 2 tipos de milhas, as milhas comuns que podem ser convertidas em prêmios e as chamadas milhas status que qualificam o associado a atingir os níveis elite do programa. Essas últimas estão sendo restringidas as milhas efetivamente voadas e a uma porcentagem das milhas bônus obtidas em promoções ou ganhas voando nos vôos da(s) cia(s) proprietária(s) do programa de fidelidade. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo manter-se nele.
O acúmulo de milhas está sendo limitado nas passagens com maiores descontos, sendo que várias cias não permitem acúmulo ou reduzem as milhas acumuladas em determinadas classes de reserva (não confundir com classe de serviço).
Há ainda uma tendência a incentivar o uso da Internet para a emissão das passagens prêmio, cobrando taxas pela emissão das mesmas via telefone. O problema é que muitos sites não permitem a emissão de passagens prêmio em todas as cias aéreas parceiras dos programas ou não possibilitam a realização de stopovers (paradas intermediárias) em passagens emitidas via Internet.
Uma tendência, mais recente, tem sido a de limitar a vida das milhas à movimentação da conta do programa de fidelidade. Por movimentação entende-se acúmulo de milhas em vôos, parceiros aéreos e não aéreos e cartões de crédito próprios, uso das milhas ou mesmo doação das mesmas. Além dessas formas de aumentar a validade das milhas, algumas cias tem permitido a revalidação das milhas mediante o pagamento de taxas. Cuidado, pois manter ou revalidar essas milhas pode acabar saindo caro se você usa pouco os serviços desses programas.
3 Características Comuns a Todos os Programas da Star Alliance (cópia dos benefícios listados no site):
Benefícios Star Alliance Gold
Lista de Espera de Reservas Prioritárias 1: quando não há lugares livres no vôo que escolheu, dá-lhe prioridade caso venha a ficar livre algum lugar.
Espera Prioritária no Aeroporto: dá-lhe prioridade máxima enquanto espera por um vôo no aeroporto.1/2
Check-in Prioritário no Aeroporto: permite-lhe fazer o check-in no balcão da Classe Executiva e/ou de Primeira Classe
Tratamento Prioritário da Bagagem: as suas malas têm um tratamento prioritário e estão entre as primeiras coisas a serem descarregadas. Autorização de Excesso de Bagagem - 20kg (44 libras) adicionais ou uma peça de bagagem adicional 3, o que significa que pode fazer o check-in de três malas em vez de duas.
Embarque Prioritário4 - liberdade de embarcar quando lhe convier, juntamente com os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva.
Acesso a Sala Vip Star Gold de Qualquer Cia Parceira no Aeroporto : Disponível em todo o mundo para o associado e para um convidado5, quando viajar com qualquer companhia aérea membro da Star Alliance, indiferentemente da classe em que viaja.
Benefícios Silver da rede Star Alliance
Lista de Espera de Reservas Prioritárias1 - Quando não há lugares livres no vôo que escolheu, dá-lhe prioridade caso venha a ficar livre algum lugar.
Espera Prioritária no Aeroporto - Prioridade máxima enquanto espera por um vôo no aeroporto.1/2
1. Não autorizado para Bilhetes-Prémio da rede Star Alliance.
2. Aplicam-se restrições governamentais na VARIG, no Brasil.
3. Aplica-se em vôos entre a América do Norte e a América do Sul.
4. Quando disponível.
5. Os convidados devem registar-se com um cliente elegível Star Alliance Gold e devem partir em um vôo de companhia aérea da rede Star Alliance, embora não necessariamente no mesmo vôo.
4 Comparativo Básico das Principais Diferenças Entre os Programas de Fidelidade Click para ampliar quadro 1 Click para ampliar quadro 2
5 Comparativo das Milhas Necessárias para Emitir Passagem Prêmio Restrita
Os valores apresentados aqui se referem aos prêmios mais econômicos, ou seja, aqueles que necessitam um menor número de milhas e são sujeitos a maiores restrições e menor disponibilidade de assentos em cada vôo.
Click para ampliar tabela 1 Click para ampliar tabela 2
6 Principais Vantagens e Desvantagens Específicas de Cada Plano de Fidelidade
Smiles Varig
Vantagens
Permite acumular no mínimo 1000 milhas por trecho voado (promoção temporária em vigor há vários anos).
Desvantagens
Desligamento da Star Alliance, reduzindo as possibilidades de acúmulo e prêmios em parceiros aéreos.
Desvantagens
Mileage Plus United
Desvantagens
Miles&More Lufthansa, SWISS, Austrian, Lot Polish, Condor, Adria e Croatia www.miles-and-more.com/
Vantagens
Victoria TAP www.tapvictoria.com.br/
Vantagens
Desvantagens
Voyager South African Airways (SAA) www.flysaa.com/
Boa malha no continente africano.
Desvantagens
7 Conclusão
A migração pode ser interessante para aqueles que possuem status elite no Smiles e costumam realizar vôos internacionais com uma certa freqüência.
Os passageiros que realizam vôos domésticos, serão pouco beneficiados pela migração, já que não poderão acumular milhas nesses vôos nos programas associados à Star Alliance. Mesmo se a Varig permanecesse na aliança, a bonificação de milhas dada pela Varig em vôos domésticos, principalmente nos de curta duração, é muito superior a que seria obtida em outros programas star.
Qual é o melhor? Acho que a escolha deve ser feita de forma individualizada e baseada nas necessidades pessoais, experiências prévias com a cia e tendo em mente as várias peculiaridades de cada plano de fidelidade analisado.
Eu já fiz minha opção, mas não creio que ela será a melhor para todos os visitantes desse blog. Agora faça a sua!
8 comentários:
Rodrigo, fantástico trabalho, parabéns. =Já estou divulgando (por e mail) para alguns amigos que se interessam pelo assunto. Muito bom mesmo.
Rodrigo,
você está sendo tão paparicador quanto o Riq!! Estes quadros estão demais!! Agora, estou curiosa para saber qual foi a sua escolha. Pode contar e justificar? Como temos até março para fazer a inscrição nos programas com manutenção do status do Smiles, eu tinha pensado em me inscrever em todos e depois pensar qual eu usaria...
Parabéns, Rodrigo, que trabalho maravilhoso! Obrigada por compartilhar!
Só um comentário, sem querer fazer propaganda gratuita para ninguém... Por várias vezes o Mileage Plus da United aceitou creditar na minha conta milhas que voei com a Varig, e que a própria Varig não creditaria no Smiles por serem promocionais... Ganharam muitos pontos no meu conceito!
Arnaldo, Lena e Carla
primeiro, obrigado.
Lena,
Como disse a escolha deve ser individualizada. Eu já tinha escolhido e migrado antes do início da oferta aberta da Star Alliance.
A Tap me desconvidou quando cobra mais 15% de milhas para viajar na Singapore, fora a tabela dela não ser muito generosa.
O Miles&More tem uma tabela menos generosa que a média e os pontos valem por 3anos
Sobraram 3, qual você acha que escolhi? Cada um tem seus pontos fortes. No momento vou deixar um suspense, não queria influenciar muito a escolha dos leitores. Quero, sim, que todos estejam bem informados e conscientes no momento dessa escolha.
Mais tarde te conto, Ok?
Carla,
Concordo com sua opinião, rsrs
Não acho que vc tenha escolhido a South African... Então sobraram Air Canada e United. Acho que ficou com a United.
Não acha que seria interessante, em um primeiro momento, se escrever em várias?
De novo, adorei seu trabalho. Acho que ninguém faria isso! Muuuuito obrigada!
Lena,
Como deu para ver no comparativo, acho que fazer inscrição em várias não traria nenhum benefício adicional.
Você deve escolher 1 ou no máximo 2 (em continentes diferentes) e começar a acumular milhas, pois manter-se nesse mesmo nível é que é o desafio.
Não posso negar que tenho um caso de amor platônico com Singapore (que nem sabe que eu existo) e de amizade com a United (que sempre me prestou serviços muito melhor que a Varig).
Voei de South African e fiquei agradavelmente surpreso, apesar de uma certa secura dos comissários. É uma boa candidata a entrar no futuro entre as melhores.
Lufhtansa, voei diversas vezes trechos dentro da Europa, corretos e competentes, mas não muito chegados a firulas e agrados.
A TAP e a Air Canadá não tive a oportunidade ainda, quem sabe no futuro.
Prezado Rodrigo. Primeira vez que entro aqui quero te parabenizar. Excelente trabalho! Eu optei pelo Miles and More pelo fato que usava muito a Lufthansa em conjunto com a Varig e confesso que me suprenderam muito positivamente (os pontos fracos concordo contigo). Não gosto das americanas - tenho histórias que hoje são hilárias - e até agora estou super contente:
1) Estou sendo extremamente paparicado pelo pessoal LH de São Paulo, com vouchers para compras e mesmo para hotéis no caso de uma conexão demorar mais de 8h, mesmo comprando passagens na econômica.
2) Estou com altíssima prioridade para reservas, normalmente em menos de 24h confirmam (Coisa que nem sendo diamante na Varig acontecia)
3) Sempre que há oportunidade estou recebendo upgrades para executiva.
4) Geralmente o chefe da tripulação vem me cumprimentar como cliente Senator (e chego até ficar constrangido).
5) O cartão Senator permite reservar a saída de emergência quando a gente compra a passagem, sem depender da boa vontade da atendente do aeroporto.Para quem tem 1,91m isso faz muita diferença.
O único incoveniente foi que logo que começou a migração, os cartões demoraram muito para chegar e tive que fazer uma viagem sem regalias e com filas... Segundo eles, erro no cálculo da demanda (inaceitável para um alemão).
Quem bom que o blog te ajudou!
Meu cartão da Luthansa também demorou meses para chegar.
Obrigado peloelogios e pelas suas informações
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