quarta-feira, agosto 30, 2006

Definido Quando e /ou Onde, vamos iniciar a busca. Aquela Passagem não costuma cair do céu!

Um bom início seria consultando um bom agente de turismo (eu tenho o meu, o João Marcos da Roteiro Turismo de BH, tel. 31- 3444-5005). Às vezes, devido à sobrecarga de serviço, outras vezes, por dar preferência a cias. que pagam uma melhor remuneração, ou até mesmo por falta de acesso a um GDS (sistemas on-line onde as cias oferecem suas tarifas e permitem sua cotação, reserva e venda em tempo real), vários agentes têm dificuldades em encontrar aquela tarifa desejada. Isto piora quando a composição do ticket aéreo envolve mais de uma passagem. Por exemplo, Brasil /Japão envolvendo Brasil /EUA e EUA /Japão pode e freqüentemente sai um pouco mais barato que uma única passagem. Por quê? Porque se consegue super promoções da passagem dos EUA para o Japão ou da Europa para Ásia, e a passagem única emitida e tendo início no Brasil em direção a Ásia está sujeita a controle tarifário da ANAC.

Tenha atenção e não se desespere, pois lembre-se de que as passagens podem ser combinadas (desde que você deixe um tempo disponível para imprevistos). Procure sempre vôos para aeroportos muito movimentados e /ou próximos ao seu destino. Você pode ser brindado por uma tarifa muito inferior em direção a essa escala e de lá pode conseguir uma ótima tarifa até seu destino final. Lembre-se de que a disputa e a oferta das cias. de baixo custo (LowCost/Lowfare) no exterior é infinitamente maior que no Brasil.

Enquanto seu agente cota sua passagem, vamos agora suar um pouco diante do seu computador ligado à Internet. Eu disse que te orientaria a achar aquela passagem, mas não disse que seria uma tarefa fácil!

Se você não mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo e mais recentemente Manaus, vale sempre cotar a passagem saindo tanto de sua cidade como dessas capitais. Muitas vezes as cias fazem o mesmo preço para saídas de São Paulo ou Rio para outras capitais do sul /sudeste /Brasília e muitos consolidadores não captam isto e acabam embutindo mais uma passagem (dessas capitais ao Rio ou SP) sem necessidade. Isto costuma ser verdade quanto mais longa é a viagem. Em vôos para o Mercosul isso não ocorre! Nesses trechos, sua passagem sempre será mais cara que a dos paulistas, cariocas e a dos residentes nos estados do sul do Brasil.

11 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Eu e meu marido queremos conhecer a Cidade do Cabo (Africa do Sul) em janeiro de 2009 e queremos comprar as passagens com antecedência para conseguir preços melhores.
Soubemos que atualmente existem ótimas promoções para a Africa. Onde encontrá-las?
Queremos fazer um safari e conhecer as vinícolas. Há necessidade de contratar esses passeios aqui ou podem perfeitamente serem comprados lá, na ocasião?
Qual companhia tem melhores preços? Como posso começar essa busca?
Agradeço sua orientação.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Posso te responder após o feriado?

Um abraço

Anônimo disse...

Ok Rodrigo,
Ficaremos aguardando.
Obrigada pela atenção.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Normalmente tarifas com tanta antecedência não estão em promoções. Elas são mais comuns 4 a 5 meses antes da data dos vôos.

Quem voa direto para Johanesburgo é a South African (SAA). Para Cidade do Cabo há uma conexão . Você pode vir da Europa Também.

Dei uma olhada nas atrifas para Janeiro de 2009 e o melhor que achei foi 1290 USD com a Iberia Via Madri e 1418 USD com a SAA. Valores com taxas. Se for para escolher vá com a SAA. Para cidade do Cabo os valores vão para cerca de 1500 USD. Tem uma tarifa de 900 USD (sem taxas) para JNB ou CPT, mas ela só é válida para voar até dezembro. Site da SAA: http://ww4.flysaa.com/fares/nav/en/en_frameset.html?contents=/br/en/saa_home.html

Outra opção é uma a mesma passagem para ir além da África do Sul ou para dar uma parada na Europa. paga-se um pouco mais, mas são duas viagens dentro de uma passagem.

Quanto a Safaris te recomendo as seguintes fontes:

http://todosobresafaris.com/

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/3/19/safari-fotogrfico-mala-mala-game-reserve.html

Faça uma pergunta ao Arnaldo, quando ele voltar da Tailândia ele responde.


Fazer uma pergunta direta ao Ernesto no VnV do Riq na seção Perguntódromo. Ele costuma visitar com frequencia o site e ele já fez uma viagem recente a Namibia.

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml

Agente vai fazendo um bate bola. Sou melhor nas passagens que na montagem de roteiros. rsrs

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

Realmente você tem um blog que auxilia as pessoas da maneira certa. Dedicação e seriedade só podem dar bom resultado.
Agradecemos muito as suas dicas e agora sabemos por onde começar.
Muito sucesso pra você.

Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,

Obrigado! Que sua viagem tembém seja um sucesso também.

Viajantes ajudando a viajantes é um dos objetivos desse blog!

Anônimo disse...

Como faço para comprar uma passagem indo para las vegas e voltando por los angeles

Rodrigo Purisch disse...

Isso que você quer chama-se open jaw. Vai de A para B e volta de C para A.

Numa agência de viagens não é nada complicado. Outra opção é um vôo para Las Vegas com um stopover (parada) em Los Angeles. Assim você economiza a perna LAX/LAS. Algumas passagens permitem uma parada sem taxa extra ou por poucos dólares.

Em alguns sites da internet é possível solicitar uma passagem multidestino. X/LAX, LAX/LAS e LAS/X ( ou X/LAX e LAS/X se você preferir). Mas não são todos.

Tente no Ita uma cotação:

http://matrix.itasoftware.com/cvg/

Ele não vende, mas dá para ter uma idéia de preço.

fashiondelivery disse...

Rodrigo,

Estou querendo ir para a Europa saindo de BH do dia 14/02/09 ao dia 01/03/09. Qual a cia aérea e a cidade que consigo passagens mais baratas? Você conhece alguma promoção para upgrade para executiva?

Unknown disse...

Oi, Rodrigo, primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog! Sou jornalista e trabalhei um tempo com a EMBRATUR e, garanto, não encontrei uma publicação ou site que se comparasse ao seu. ;)
Tenho uma dúvida em relação à upgrade nas cias aéreas: como funcionam? Conheço várias pessoas que compraram ticket econômico e conseguiram upgrade em cima da hora para business class.
Sinto um extremo desconforto nos vôos apertados (meu jetleg me deixa de cama, inchada, um horror!) e estou indo de Brasília para Miami e Orlando em janeiro de 2009. Tem alguma dica?
Agradeço a resposta.

Rodrigo Purisch disse...

Julia,

Obrigado pelos elogios.

O upgrade depende muito de cia para cia. Uma vendem (dinheiro ou milhas)a possibilidade de fazer o upgrade no check in de acordo com a ocupação. Outras dão upgrades para os passageiros com níveis elite nos programas de fidelidade (American por exemplo) outras fazem upgrade porque a econômica tem overbooking...

Outra forma é usar milhas para fazer um upgrade de uma tarifa econômica pra uma da executiva. Mas as regras também dependem de cada cia 9algumas só permitem o uso dessas milhas em passagem de determinada classe tarifária - as passagens promocionais mais baratas estariam fora). Posso adiantar que na TAM, o upgrade não vale a pena, pois só pode fazer upgrade com pontos quem comprou uma tarifa que já é quase o preço de uma executiva.

Espaço por espaço indo na econômica para os EUA, só a United na classe Economic Plus te dá um pouco mais de espaço. Mas tem prioridade nela passageiros associados a programas de fidelidade da Star Alliance. A Delta vai passar a voar com um 777 alguns dias da semana para os EUA, mas suas conexões serão mesmo com vôos comuns...

um abraço

quarta-feira, agosto 30, 2006

Definido Quando e /ou Onde, vamos iniciar a busca. Aquela Passagem não costuma cair do céu!

Um bom início seria consultando um bom agente de turismo (eu tenho o meu, o João Marcos da Roteiro Turismo de BH, tel. 31- 3444-5005). Às vezes, devido à sobrecarga de serviço, outras vezes, por dar preferência a cias. que pagam uma melhor remuneração, ou até mesmo por falta de acesso a um GDS (sistemas on-line onde as cias oferecem suas tarifas e permitem sua cotação, reserva e venda em tempo real), vários agentes têm dificuldades em encontrar aquela tarifa desejada. Isto piora quando a composição do ticket aéreo envolve mais de uma passagem. Por exemplo, Brasil /Japão envolvendo Brasil /EUA e EUA /Japão pode e freqüentemente sai um pouco mais barato que uma única passagem. Por quê? Porque se consegue super promoções da passagem dos EUA para o Japão ou da Europa para Ásia, e a passagem única emitida e tendo início no Brasil em direção a Ásia está sujeita a controle tarifário da ANAC.

Tenha atenção e não se desespere, pois lembre-se de que as passagens podem ser combinadas (desde que você deixe um tempo disponível para imprevistos). Procure sempre vôos para aeroportos muito movimentados e /ou próximos ao seu destino. Você pode ser brindado por uma tarifa muito inferior em direção a essa escala e de lá pode conseguir uma ótima tarifa até seu destino final. Lembre-se de que a disputa e a oferta das cias. de baixo custo (LowCost/Lowfare) no exterior é infinitamente maior que no Brasil.

Enquanto seu agente cota sua passagem, vamos agora suar um pouco diante do seu computador ligado à Internet. Eu disse que te orientaria a achar aquela passagem, mas não disse que seria uma tarefa fácil!

Se você não mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo e mais recentemente Manaus, vale sempre cotar a passagem saindo tanto de sua cidade como dessas capitais. Muitas vezes as cias fazem o mesmo preço para saídas de São Paulo ou Rio para outras capitais do sul /sudeste /Brasília e muitos consolidadores não captam isto e acabam embutindo mais uma passagem (dessas capitais ao Rio ou SP) sem necessidade. Isto costuma ser verdade quanto mais longa é a viagem. Em vôos para o Mercosul isso não ocorre! Nesses trechos, sua passagem sempre será mais cara que a dos paulistas, cariocas e a dos residentes nos estados do sul do Brasil.

11 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Eu e meu marido queremos conhecer a Cidade do Cabo (Africa do Sul) em janeiro de 2009 e queremos comprar as passagens com antecedência para conseguir preços melhores.
Soubemos que atualmente existem ótimas promoções para a Africa. Onde encontrá-las?
Queremos fazer um safari e conhecer as vinícolas. Há necessidade de contratar esses passeios aqui ou podem perfeitamente serem comprados lá, na ocasião?
Qual companhia tem melhores preços? Como posso começar essa busca?
Agradeço sua orientação.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Posso te responder após o feriado?

Um abraço

Anônimo disse...

Ok Rodrigo,
Ficaremos aguardando.
Obrigada pela atenção.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Normalmente tarifas com tanta antecedência não estão em promoções. Elas são mais comuns 4 a 5 meses antes da data dos vôos.

Quem voa direto para Johanesburgo é a South African (SAA). Para Cidade do Cabo há uma conexão . Você pode vir da Europa Também.

Dei uma olhada nas atrifas para Janeiro de 2009 e o melhor que achei foi 1290 USD com a Iberia Via Madri e 1418 USD com a SAA. Valores com taxas. Se for para escolher vá com a SAA. Para cidade do Cabo os valores vão para cerca de 1500 USD. Tem uma tarifa de 900 USD (sem taxas) para JNB ou CPT, mas ela só é válida para voar até dezembro. Site da SAA: http://ww4.flysaa.com/fares/nav/en/en_frameset.html?contents=/br/en/saa_home.html

Outra opção é uma a mesma passagem para ir além da África do Sul ou para dar uma parada na Europa. paga-se um pouco mais, mas são duas viagens dentro de uma passagem.

Quanto a Safaris te recomendo as seguintes fontes:

http://todosobresafaris.com/

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/3/19/safari-fotogrfico-mala-mala-game-reserve.html

Faça uma pergunta ao Arnaldo, quando ele voltar da Tailândia ele responde.


Fazer uma pergunta direta ao Ernesto no VnV do Riq na seção Perguntódromo. Ele costuma visitar com frequencia o site e ele já fez uma viagem recente a Namibia.

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml

Agente vai fazendo um bate bola. Sou melhor nas passagens que na montagem de roteiros. rsrs

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

Realmente você tem um blog que auxilia as pessoas da maneira certa. Dedicação e seriedade só podem dar bom resultado.
Agradecemos muito as suas dicas e agora sabemos por onde começar.
Muito sucesso pra você.

Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,

Obrigado! Que sua viagem tembém seja um sucesso também.

Viajantes ajudando a viajantes é um dos objetivos desse blog!

Anônimo disse...

Como faço para comprar uma passagem indo para las vegas e voltando por los angeles

Rodrigo Purisch disse...

Isso que você quer chama-se open jaw. Vai de A para B e volta de C para A.

Numa agência de viagens não é nada complicado. Outra opção é um vôo para Las Vegas com um stopover (parada) em Los Angeles. Assim você economiza a perna LAX/LAS. Algumas passagens permitem uma parada sem taxa extra ou por poucos dólares.

Em alguns sites da internet é possível solicitar uma passagem multidestino. X/LAX, LAX/LAS e LAS/X ( ou X/LAX e LAS/X se você preferir). Mas não são todos.

Tente no Ita uma cotação:

http://matrix.itasoftware.com/cvg/

Ele não vende, mas dá para ter uma idéia de preço.

fashiondelivery disse...

Rodrigo,

Estou querendo ir para a Europa saindo de BH do dia 14/02/09 ao dia 01/03/09. Qual a cia aérea e a cidade que consigo passagens mais baratas? Você conhece alguma promoção para upgrade para executiva?

Unknown disse...

Oi, Rodrigo, primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog! Sou jornalista e trabalhei um tempo com a EMBRATUR e, garanto, não encontrei uma publicação ou site que se comparasse ao seu. ;)
Tenho uma dúvida em relação à upgrade nas cias aéreas: como funcionam? Conheço várias pessoas que compraram ticket econômico e conseguiram upgrade em cima da hora para business class.
Sinto um extremo desconforto nos vôos apertados (meu jetleg me deixa de cama, inchada, um horror!) e estou indo de Brasília para Miami e Orlando em janeiro de 2009. Tem alguma dica?
Agradeço a resposta.

Rodrigo Purisch disse...

Julia,

Obrigado pelos elogios.

O upgrade depende muito de cia para cia. Uma vendem (dinheiro ou milhas)a possibilidade de fazer o upgrade no check in de acordo com a ocupação. Outras dão upgrades para os passageiros com níveis elite nos programas de fidelidade (American por exemplo) outras fazem upgrade porque a econômica tem overbooking...

Outra forma é usar milhas para fazer um upgrade de uma tarifa econômica pra uma da executiva. Mas as regras também dependem de cada cia 9algumas só permitem o uso dessas milhas em passagem de determinada classe tarifária - as passagens promocionais mais baratas estariam fora). Posso adiantar que na TAM, o upgrade não vale a pena, pois só pode fazer upgrade com pontos quem comprou uma tarifa que já é quase o preço de uma executiva.

Espaço por espaço indo na econômica para os EUA, só a United na classe Economic Plus te dá um pouco mais de espaço. Mas tem prioridade nela passageiros associados a programas de fidelidade da Star Alliance. A Delta vai passar a voar com um 777 alguns dias da semana para os EUA, mas suas conexões serão mesmo com vôos comuns...

um abraço

quarta-feira, agosto 30, 2006

Definido Quando e /ou Onde, vamos iniciar a busca. Aquela Passagem não costuma cair do céu!

Um bom início seria consultando um bom agente de turismo (eu tenho o meu, o João Marcos da Roteiro Turismo de BH, tel. 31- 3444-5005). Às vezes, devido à sobrecarga de serviço, outras vezes, por dar preferência a cias. que pagam uma melhor remuneração, ou até mesmo por falta de acesso a um GDS (sistemas on-line onde as cias oferecem suas tarifas e permitem sua cotação, reserva e venda em tempo real), vários agentes têm dificuldades em encontrar aquela tarifa desejada. Isto piora quando a composição do ticket aéreo envolve mais de uma passagem. Por exemplo, Brasil /Japão envolvendo Brasil /EUA e EUA /Japão pode e freqüentemente sai um pouco mais barato que uma única passagem. Por quê? Porque se consegue super promoções da passagem dos EUA para o Japão ou da Europa para Ásia, e a passagem única emitida e tendo início no Brasil em direção a Ásia está sujeita a controle tarifário da ANAC.

Tenha atenção e não se desespere, pois lembre-se de que as passagens podem ser combinadas (desde que você deixe um tempo disponível para imprevistos). Procure sempre vôos para aeroportos muito movimentados e /ou próximos ao seu destino. Você pode ser brindado por uma tarifa muito inferior em direção a essa escala e de lá pode conseguir uma ótima tarifa até seu destino final. Lembre-se de que a disputa e a oferta das cias. de baixo custo (LowCost/Lowfare) no exterior é infinitamente maior que no Brasil.

Enquanto seu agente cota sua passagem, vamos agora suar um pouco diante do seu computador ligado à Internet. Eu disse que te orientaria a achar aquela passagem, mas não disse que seria uma tarefa fácil!

Se você não mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo e mais recentemente Manaus, vale sempre cotar a passagem saindo tanto de sua cidade como dessas capitais. Muitas vezes as cias fazem o mesmo preço para saídas de São Paulo ou Rio para outras capitais do sul /sudeste /Brasília e muitos consolidadores não captam isto e acabam embutindo mais uma passagem (dessas capitais ao Rio ou SP) sem necessidade. Isto costuma ser verdade quanto mais longa é a viagem. Em vôos para o Mercosul isso não ocorre! Nesses trechos, sua passagem sempre será mais cara que a dos paulistas, cariocas e a dos residentes nos estados do sul do Brasil.

11 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Eu e meu marido queremos conhecer a Cidade do Cabo (Africa do Sul) em janeiro de 2009 e queremos comprar as passagens com antecedência para conseguir preços melhores.
Soubemos que atualmente existem ótimas promoções para a Africa. Onde encontrá-las?
Queremos fazer um safari e conhecer as vinícolas. Há necessidade de contratar esses passeios aqui ou podem perfeitamente serem comprados lá, na ocasião?
Qual companhia tem melhores preços? Como posso começar essa busca?
Agradeço sua orientação.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Posso te responder após o feriado?

Um abraço

Anônimo disse...

Ok Rodrigo,
Ficaremos aguardando.
Obrigada pela atenção.
Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,
Normalmente tarifas com tanta antecedência não estão em promoções. Elas são mais comuns 4 a 5 meses antes da data dos vôos.

Quem voa direto para Johanesburgo é a South African (SAA). Para Cidade do Cabo há uma conexão . Você pode vir da Europa Também.

Dei uma olhada nas atrifas para Janeiro de 2009 e o melhor que achei foi 1290 USD com a Iberia Via Madri e 1418 USD com a SAA. Valores com taxas. Se for para escolher vá com a SAA. Para cidade do Cabo os valores vão para cerca de 1500 USD. Tem uma tarifa de 900 USD (sem taxas) para JNB ou CPT, mas ela só é válida para voar até dezembro. Site da SAA: http://ww4.flysaa.com/fares/nav/en/en_frameset.html?contents=/br/en/saa_home.html

Outra opção é uma a mesma passagem para ir além da África do Sul ou para dar uma parada na Europa. paga-se um pouco mais, mas são duas viagens dentro de uma passagem.

Quanto a Safaris te recomendo as seguintes fontes:

http://todosobresafaris.com/

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/3/19/safari-fotogrfico-mala-mala-game-reserve.html

Faça uma pergunta ao Arnaldo, quando ele voltar da Tailândia ele responde.


Fazer uma pergunta direta ao Ernesto no VnV do Riq na seção Perguntódromo. Ele costuma visitar com frequencia o site e ele já fez uma viagem recente a Namibia.

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml

Agente vai fazendo um bate bola. Sou melhor nas passagens que na montagem de roteiros. rsrs

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

Realmente você tem um blog que auxilia as pessoas da maneira certa. Dedicação e seriedade só podem dar bom resultado.
Agradecemos muito as suas dicas e agora sabemos por onde começar.
Muito sucesso pra você.

Marlene

Rodrigo Purisch disse...

Marlene,

Obrigado! Que sua viagem tembém seja um sucesso também.

Viajantes ajudando a viajantes é um dos objetivos desse blog!

Anônimo disse...

Como faço para comprar uma passagem indo para las vegas e voltando por los angeles

Rodrigo Purisch disse...

Isso que você quer chama-se open jaw. Vai de A para B e volta de C para A.

Numa agência de viagens não é nada complicado. Outra opção é um vôo para Las Vegas com um stopover (parada) em Los Angeles. Assim você economiza a perna LAX/LAS. Algumas passagens permitem uma parada sem taxa extra ou por poucos dólares.

Em alguns sites da internet é possível solicitar uma passagem multidestino. X/LAX, LAX/LAS e LAS/X ( ou X/LAX e LAS/X se você preferir). Mas não são todos.

Tente no Ita uma cotação:

http://matrix.itasoftware.com/cvg/

Ele não vende, mas dá para ter uma idéia de preço.

fashiondelivery disse...

Rodrigo,

Estou querendo ir para a Europa saindo de BH do dia 14/02/09 ao dia 01/03/09. Qual a cia aérea e a cidade que consigo passagens mais baratas? Você conhece alguma promoção para upgrade para executiva?

Unknown disse...

Oi, Rodrigo, primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog! Sou jornalista e trabalhei um tempo com a EMBRATUR e, garanto, não encontrei uma publicação ou site que se comparasse ao seu. ;)
Tenho uma dúvida em relação à upgrade nas cias aéreas: como funcionam? Conheço várias pessoas que compraram ticket econômico e conseguiram upgrade em cima da hora para business class.
Sinto um extremo desconforto nos vôos apertados (meu jetleg me deixa de cama, inchada, um horror!) e estou indo de Brasília para Miami e Orlando em janeiro de 2009. Tem alguma dica?
Agradeço a resposta.

Rodrigo Purisch disse...

Julia,

Obrigado pelos elogios.

O upgrade depende muito de cia para cia. Uma vendem (dinheiro ou milhas)a possibilidade de fazer o upgrade no check in de acordo com a ocupação. Outras dão upgrades para os passageiros com níveis elite nos programas de fidelidade (American por exemplo) outras fazem upgrade porque a econômica tem overbooking...

Outra forma é usar milhas para fazer um upgrade de uma tarifa econômica pra uma da executiva. Mas as regras também dependem de cada cia 9algumas só permitem o uso dessas milhas em passagem de determinada classe tarifária - as passagens promocionais mais baratas estariam fora). Posso adiantar que na TAM, o upgrade não vale a pena, pois só pode fazer upgrade com pontos quem comprou uma tarifa que já é quase o preço de uma executiva.

Espaço por espaço indo na econômica para os EUA, só a United na classe Economic Plus te dá um pouco mais de espaço. Mas tem prioridade nela passageiros associados a programas de fidelidade da Star Alliance. A Delta vai passar a voar com um 777 alguns dias da semana para os EUA, mas suas conexões serão mesmo com vôos comuns...

um abraço