sexta-feira, setembro 01, 2006

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

14 comentários:

Anônimo disse...

prezado rodrigo,gostaria de agradecer as dicas e pedir mais algumas.quero ir a europa ate julho e tenho hoje 12mil milhas espero juntar 20 ate la, o que voce me orientaria? desde ja agradeço a atenção.
alexandrealmeida@digizap.com.br

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, adorei suas dicas,realmente preciosas...
Sou uma colecionadora de milhas e já usei-as muito.No momento tenho 70.000 na Varig que pretendo dar para meu filho ir á Alemanha.
Ele tem 30.000 na Lufthansa.Eles tem o Flysmart, onde ele pode fazer
2 trajetos na Europa.
Agora te pergunto:Vale á pena gastar 15000 milhas de Frankfurt a Dresden?Ou é melhor pagar e deixar estas milhas para voos maiores.

Rodrigo Purisch disse...

Marcia,

Olha que com 75.000 pode-se ir você e seu filho para a França ou Itália na promoção do Smiles.

Sobre valer a pena. Faço o seguinte calculo: Cada milha custa cerca de 2 centavos de dólar para a cia aérea. (quano ela vende, ela vende por uns 3 ou 4 para os associados e por 1 ou 2 para uma empresa parceira). Então 15.000 milhas serão 300 USD. Se a passagem sair por mais que isso vlae a pena usar milhas. Mas se as milhas estiverem vencendo ou sem pespectiva de juntar mais...Você podera ainda esperar a parceria com a TAM a partir de julho e 2008 e usa-las. Gosto de usar milhas nos trajetos mais longos possíveis ou nos vôos mais caros ou concorridos.

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,
Boas dicas. Você conhece essas empresas que compram milhas? Vc sabe se é seguro e legal? Tá muito difícil conciliar a minha reserva com milhas com a do meu colega pagante que vai comigo para NY. Acredito que se vendesse, ficaria bem mais fácil e poderia ir pela companhia aérea com o melhor preço e horário sem ficar presa na TAM.
Grata.

Rodrigo Purisch disse...

Vânia,
A venda de milhas é considerado ato ilegal na maioria dos programas de fidelidade e consta em vários dos regulamentos oficiais. Há risco de perda da associação e de todos os pontos se comprovado o ato. Comprovar já é outro problema...Nunca tive contato com nenuma dessas empresas. mas você pode emitir na maioria dos planos uma passagem para um parente ou amigo sem problemas (como um presente....).

Não recomendo e nem encorajo a venda, mas cada um é dono do nariz. Por essas coisas é que não gosto de pensar que as milhas na minha conta são como uma passagem a espera do dia de emiti-la. É muito mais difícil emitir uma passagem prêmio que uma passagem normal paga... Por isso é que tem que se pensar se não vale pagar menos em uma superpromocional sem milhas e guardar a diferença numa conta corrente a ficar acumulando milhas. As milhas tem a vantagem de te dar outros benfícios como upgrade e sala vip, maior franquia etc.

Anônimo disse...

É verdade, Rodrigo. E, tb, independente de ficar "na mão" da companhia aérea qt a dia e horário, para o exterior, com antecedência, dá para reservar. Eu acabei conseguindo para março, NY. Ida à noite e volta de manhã. Queria ficar mais alguns dias, mas não havia disponibilidade em outras datas. Não é o ideal mas estou economizando 1.600 reais. Tá bom né?
Abraços e obrigada por responder.

Rodrigo Purisch disse...

Vania,


Tendo consciência dessas limitações, as milhas passam a ser um negócio importante. O problema é que muita gente não se informa sobre essas limitações ou compram gato por lebre....

Um abraço

Miriam disse...

Ola Rodrigo
Gostei muito das informaçoes que voce repassa. Muito uteis.
Estou com problemas com as Milhas Smiles.
Voce teria o endereço (nao a caixa postal) para repassar? Quero reaver as milhas que ficaram de devolver, bem como as taxas de embarque, pagas a mais de 1 ano.
Muito obrigada
Miriam

Rodrigo Purisch disse...

Mirian,

Depois de muito custo consegui esse endereço em ABRIL/07 (pode ter mudado, já que muita coisa mudou na Varig):

Central Smiles Varig, Praça Comandante Lineu Gomes Port3
CEP 04626-020 São Paulo SP.

Mas não posso dar garantias de que ele ainda seja válido. Lique para a Central Smiles, flae que você precisa enviar uma carta com Aviso de Recebimento para eles, já que você está iniciando um processo que pode desenbocar nos tribunais. Calma, moderação na conversa ajuda. lembre-se que é uma disputa Judicial e todas seus atos podem ser usados na defesa deles e vice-versa.
Obrigado pelo elogios, volte sempre.

Unknown disse...

Rodrigo,

eh a minha primeira vez aqui no blog e estou adorando explorá-lo. Na verdade cheguei até aqui através do Google, pois eu to com uma dúvida... é o seguinte: eu tenho milhas em várias companhias aéreas...

21250 - tam
34454 - varig
33942 - aa
16909 - continental

o q vc acha q eh a melhor opção pra eu resgatar um ticket de Orlando pra SP, de Julho 30 a Agosto 23? existe possibilidade de juntar essas milhas? desculpe sou totalmente leiga nesse assunto

aguardo contato....

Rodrigo Purisch disse...

Zulmira,

Você tem uma boa quantidade de milhas, pena que distribuidas em vários programas. Vale apena pensar em concentrar seus futuros acúmulos em uma só conta e de preferencia em uma cia que faz parte de de uma aliança (espera-se que a tAM entre na Star Alliance no futuro).

Com essas milhas na Varig dá para emitir uma passagem para Caracas ou Bogotá com a Varig (ela agora opera vôos apenas dentro da América do Sul e não tem parceiros..)A emissão pode ser feita com 12 meses de antecedência e eles te dão 2 dias para condfirmar a emissão.


Na TAM pode-se emitir uma passagem para Caracas com a TAM ou Lima e Bogota com a parceira LAN. Emissão de assagem dentro da Am do Sul é feita com 3 meses de antecedência. O problema é que saindo do Brasil ou Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA via gastar 60 pontos...

Na AA você gastaria 35 mil milhas para emitir uma passagem de Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA. Nesse caso você teria que comprar umas milhas para completar.

Então a opçõa seria tentar Varig ou TAM/LAN até um ponto na América do Sul e de Lá para Orlando. mas ai começa a dor de cabeça. vai ter que enconter passagens disponíveis para emissão com milhas nos dois programas.

Faça o seguinte: Vá no site da AA e veja se existem võos por 35 mil na datas desejadas ( fiz uma simulação e partindo de Caracas não há vôos, de Bogotá sim, Lima poucas) )


Ligue para o Smiles e solicite uma reserva de bilhetes Smiles para datas próximas do vôos da AA (sugiro 24hs de intervalo no mínimo). Solicite a reserva.

Emita a passagem na AA (na máquina de busca do site clique em redeem Aadvantage miles)comprando milhas no site para completar. Feito isso dentro do prazo (se não a reserva Smiles cai) volte ao Smiles e emita a passagem lá.


Atenção: Passagens emitidas com milhas tem restrições importantes quanto a mudança de datas. Atenção para as franquias de babagens e intervalo para conexão entre os vôos.

Atenção: Não deixa de ser uma emissão trabalhosa e sujeita a erros.


Existe uma promoção se você tiver o cartão Citi Aadavantage onde se pode meitir uma passagem apra os EUA com apenas 30 mil milhas, mas não é válida para as datas que você quer viajar.

http://www.aa.com/content/br/aadvantage/detalhesDoPrograma/ofertas/premiosMilhagemReduzida.jhtml

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Tenho algumas milhas varig 5.500 ,e estou para acrescentar mais 3.000 , parece que por trecho nacional são 20.000 . vc acha que devo continuar acrescentando na varig mesmo ou seria melhor outra cia.
Um grande abraço
e obrigado

Rodrigo Purisch disse...

A Varig só voa para América do Sul e poucos destinos no Brasil. O futuro do Smiles não foi definido nem das parcerias.

Nesse tempo o Fidelidade da TAM já fez promoções com emissão de trechos por 3, 5 e 7 mil ao invés dos 10 mil normais.

Por isso o Fidelidade anda crescendo tanto e cada dia fica mais difícil emitir uma passagem internacional na TAM.

Mas decidir pelos outros é muito complicado. Eu quero é poder gastar de uma forma justa minhas milhas Smiles!

Cristiano Feitosa Mendes disse...

Rodrigo, acabei de fazer um cartão Itau/TAM Platinum, mas quando fui fazer um pagamento de conta pelo Itau bankline apareceu "O Pague Contas não está disponível para este cartão." Você sabe o porquê disso? Obrigado desde já e parabéns pelo site.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

14 comentários:

Anônimo disse...

prezado rodrigo,gostaria de agradecer as dicas e pedir mais algumas.quero ir a europa ate julho e tenho hoje 12mil milhas espero juntar 20 ate la, o que voce me orientaria? desde ja agradeço a atenção.
alexandrealmeida@digizap.com.br

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, adorei suas dicas,realmente preciosas...
Sou uma colecionadora de milhas e já usei-as muito.No momento tenho 70.000 na Varig que pretendo dar para meu filho ir á Alemanha.
Ele tem 30.000 na Lufthansa.Eles tem o Flysmart, onde ele pode fazer
2 trajetos na Europa.
Agora te pergunto:Vale á pena gastar 15000 milhas de Frankfurt a Dresden?Ou é melhor pagar e deixar estas milhas para voos maiores.

Rodrigo Purisch disse...

Marcia,

Olha que com 75.000 pode-se ir você e seu filho para a França ou Itália na promoção do Smiles.

Sobre valer a pena. Faço o seguinte calculo: Cada milha custa cerca de 2 centavos de dólar para a cia aérea. (quano ela vende, ela vende por uns 3 ou 4 para os associados e por 1 ou 2 para uma empresa parceira). Então 15.000 milhas serão 300 USD. Se a passagem sair por mais que isso vlae a pena usar milhas. Mas se as milhas estiverem vencendo ou sem pespectiva de juntar mais...Você podera ainda esperar a parceria com a TAM a partir de julho e 2008 e usa-las. Gosto de usar milhas nos trajetos mais longos possíveis ou nos vôos mais caros ou concorridos.

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,
Boas dicas. Você conhece essas empresas que compram milhas? Vc sabe se é seguro e legal? Tá muito difícil conciliar a minha reserva com milhas com a do meu colega pagante que vai comigo para NY. Acredito que se vendesse, ficaria bem mais fácil e poderia ir pela companhia aérea com o melhor preço e horário sem ficar presa na TAM.
Grata.

Rodrigo Purisch disse...

Vânia,
A venda de milhas é considerado ato ilegal na maioria dos programas de fidelidade e consta em vários dos regulamentos oficiais. Há risco de perda da associação e de todos os pontos se comprovado o ato. Comprovar já é outro problema...Nunca tive contato com nenuma dessas empresas. mas você pode emitir na maioria dos planos uma passagem para um parente ou amigo sem problemas (como um presente....).

Não recomendo e nem encorajo a venda, mas cada um é dono do nariz. Por essas coisas é que não gosto de pensar que as milhas na minha conta são como uma passagem a espera do dia de emiti-la. É muito mais difícil emitir uma passagem prêmio que uma passagem normal paga... Por isso é que tem que se pensar se não vale pagar menos em uma superpromocional sem milhas e guardar a diferença numa conta corrente a ficar acumulando milhas. As milhas tem a vantagem de te dar outros benfícios como upgrade e sala vip, maior franquia etc.

Anônimo disse...

É verdade, Rodrigo. E, tb, independente de ficar "na mão" da companhia aérea qt a dia e horário, para o exterior, com antecedência, dá para reservar. Eu acabei conseguindo para março, NY. Ida à noite e volta de manhã. Queria ficar mais alguns dias, mas não havia disponibilidade em outras datas. Não é o ideal mas estou economizando 1.600 reais. Tá bom né?
Abraços e obrigada por responder.

Rodrigo Purisch disse...

Vania,


Tendo consciência dessas limitações, as milhas passam a ser um negócio importante. O problema é que muita gente não se informa sobre essas limitações ou compram gato por lebre....

Um abraço

Miriam disse...

Ola Rodrigo
Gostei muito das informaçoes que voce repassa. Muito uteis.
Estou com problemas com as Milhas Smiles.
Voce teria o endereço (nao a caixa postal) para repassar? Quero reaver as milhas que ficaram de devolver, bem como as taxas de embarque, pagas a mais de 1 ano.
Muito obrigada
Miriam

Rodrigo Purisch disse...

Mirian,

Depois de muito custo consegui esse endereço em ABRIL/07 (pode ter mudado, já que muita coisa mudou na Varig):

Central Smiles Varig, Praça Comandante Lineu Gomes Port3
CEP 04626-020 São Paulo SP.

Mas não posso dar garantias de que ele ainda seja válido. Lique para a Central Smiles, flae que você precisa enviar uma carta com Aviso de Recebimento para eles, já que você está iniciando um processo que pode desenbocar nos tribunais. Calma, moderação na conversa ajuda. lembre-se que é uma disputa Judicial e todas seus atos podem ser usados na defesa deles e vice-versa.
Obrigado pelo elogios, volte sempre.

Unknown disse...

Rodrigo,

eh a minha primeira vez aqui no blog e estou adorando explorá-lo. Na verdade cheguei até aqui através do Google, pois eu to com uma dúvida... é o seguinte: eu tenho milhas em várias companhias aéreas...

21250 - tam
34454 - varig
33942 - aa
16909 - continental

o q vc acha q eh a melhor opção pra eu resgatar um ticket de Orlando pra SP, de Julho 30 a Agosto 23? existe possibilidade de juntar essas milhas? desculpe sou totalmente leiga nesse assunto

aguardo contato....

Rodrigo Purisch disse...

Zulmira,

Você tem uma boa quantidade de milhas, pena que distribuidas em vários programas. Vale apena pensar em concentrar seus futuros acúmulos em uma só conta e de preferencia em uma cia que faz parte de de uma aliança (espera-se que a tAM entre na Star Alliance no futuro).

Com essas milhas na Varig dá para emitir uma passagem para Caracas ou Bogotá com a Varig (ela agora opera vôos apenas dentro da América do Sul e não tem parceiros..)A emissão pode ser feita com 12 meses de antecedência e eles te dão 2 dias para condfirmar a emissão.


Na TAM pode-se emitir uma passagem para Caracas com a TAM ou Lima e Bogota com a parceira LAN. Emissão de assagem dentro da Am do Sul é feita com 3 meses de antecedência. O problema é que saindo do Brasil ou Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA via gastar 60 pontos...

Na AA você gastaria 35 mil milhas para emitir uma passagem de Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA. Nesse caso você teria que comprar umas milhas para completar.

Então a opçõa seria tentar Varig ou TAM/LAN até um ponto na América do Sul e de Lá para Orlando. mas ai começa a dor de cabeça. vai ter que enconter passagens disponíveis para emissão com milhas nos dois programas.

Faça o seguinte: Vá no site da AA e veja se existem võos por 35 mil na datas desejadas ( fiz uma simulação e partindo de Caracas não há vôos, de Bogotá sim, Lima poucas) )


Ligue para o Smiles e solicite uma reserva de bilhetes Smiles para datas próximas do vôos da AA (sugiro 24hs de intervalo no mínimo). Solicite a reserva.

Emita a passagem na AA (na máquina de busca do site clique em redeem Aadvantage miles)comprando milhas no site para completar. Feito isso dentro do prazo (se não a reserva Smiles cai) volte ao Smiles e emita a passagem lá.


Atenção: Passagens emitidas com milhas tem restrições importantes quanto a mudança de datas. Atenção para as franquias de babagens e intervalo para conexão entre os vôos.

Atenção: Não deixa de ser uma emissão trabalhosa e sujeita a erros.


Existe uma promoção se você tiver o cartão Citi Aadavantage onde se pode meitir uma passagem apra os EUA com apenas 30 mil milhas, mas não é válida para as datas que você quer viajar.

http://www.aa.com/content/br/aadvantage/detalhesDoPrograma/ofertas/premiosMilhagemReduzida.jhtml

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Tenho algumas milhas varig 5.500 ,e estou para acrescentar mais 3.000 , parece que por trecho nacional são 20.000 . vc acha que devo continuar acrescentando na varig mesmo ou seria melhor outra cia.
Um grande abraço
e obrigado

Rodrigo Purisch disse...

A Varig só voa para América do Sul e poucos destinos no Brasil. O futuro do Smiles não foi definido nem das parcerias.

Nesse tempo o Fidelidade da TAM já fez promoções com emissão de trechos por 3, 5 e 7 mil ao invés dos 10 mil normais.

Por isso o Fidelidade anda crescendo tanto e cada dia fica mais difícil emitir uma passagem internacional na TAM.

Mas decidir pelos outros é muito complicado. Eu quero é poder gastar de uma forma justa minhas milhas Smiles!

Cristiano Feitosa Mendes disse...

Rodrigo, acabei de fazer um cartão Itau/TAM Platinum, mas quando fui fazer um pagamento de conta pelo Itau bankline apareceu "O Pague Contas não está disponível para este cartão." Você sabe o porquê disso? Obrigado desde já e parabéns pelo site.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Milhas Aéreas: Não se Deixe Embriagar, Aprecie com Moderação

As milhas voadas ou adquiridas via cartões de crédito são ferramentas para a aquisição de uma nova passagem no futuro, com custo reduzido. Custo reduzido? Sim, você pagou por elas! Além disso, as taxas e impostos não são cobertos pelas milhas.

Ao adquirir uma passagem, não se esqueça que geralmente haverá tarifas mais baixas que não permitem o acúmulo de milhas. Olha que se vc adquirir uma passagem superpromocional, sem acúmulo de milhas, poderá sentar-se ao lado de alguém que tenha comprado a mesma passagem com poucas restrições, mas que pagou até o dobro que você.

Se você viaja muito ou tem uma possibilidade de que isso ocorra num futuro próximo, vale a pena acumular milhas. O seu acúmulo pode levar a status superiores no programa de fidelidade escolhido e ainda pode lhe dar alguns ganhos extras, como multiplicação das milhas acumuladas em um vôo, aumento na franquia de peso ou um volume a mais de malas, acesso a salas vip (interessante já que agora temos de chegar cerca de 3 horas antes do vôo) ou acesso a assentos com maior espaço para as pernas, como os da United Economic Plus (faz diferença após umas 6 horas de vôo).

Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplos: A antiga Varig! Ela deixou sem dormir muitos de seus associados ao Smiles durante seu processo de recuperação judicial, cortou várias rotas como a do Japão, onde era preciso de apenas 90.000 milhas e permitia uma parada nos EUA. Hoje serão necessárias 110.000 milhas para chegar ao Japão com cias da Star Alliance, sem direito a parada intermediária. Essas 20.000 milhas eram suficientes para te levar a Buenos Aires, Manaus, Caracas etc....

Outra forma de aumentar seu acúmulo de milhas é centralizar no seu cartão de crédito todos os pagamentos onde ele é aceito sem acréscimo no preço pago. Da padaria à revisão do carro. No final de um ano, pode-se ter uma surpresa. Além disso alguns cartões ?dão? milhas bônus na aquisição e pagamento da primeira anuidade (tinha cartão que dava até 7.500 milhas).
Quer ter uma idéia de quantas milhas você pode ganhar em uma determinada rota? Visite MileMaker: http://www.webflyer.com/travel/milemarker/

14 comentários:

Anônimo disse...

prezado rodrigo,gostaria de agradecer as dicas e pedir mais algumas.quero ir a europa ate julho e tenho hoje 12mil milhas espero juntar 20 ate la, o que voce me orientaria? desde ja agradeço a atenção.
alexandrealmeida@digizap.com.br

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, adorei suas dicas,realmente preciosas...
Sou uma colecionadora de milhas e já usei-as muito.No momento tenho 70.000 na Varig que pretendo dar para meu filho ir á Alemanha.
Ele tem 30.000 na Lufthansa.Eles tem o Flysmart, onde ele pode fazer
2 trajetos na Europa.
Agora te pergunto:Vale á pena gastar 15000 milhas de Frankfurt a Dresden?Ou é melhor pagar e deixar estas milhas para voos maiores.

Rodrigo Purisch disse...

Marcia,

Olha que com 75.000 pode-se ir você e seu filho para a França ou Itália na promoção do Smiles.

Sobre valer a pena. Faço o seguinte calculo: Cada milha custa cerca de 2 centavos de dólar para a cia aérea. (quano ela vende, ela vende por uns 3 ou 4 para os associados e por 1 ou 2 para uma empresa parceira). Então 15.000 milhas serão 300 USD. Se a passagem sair por mais que isso vlae a pena usar milhas. Mas se as milhas estiverem vencendo ou sem pespectiva de juntar mais...Você podera ainda esperar a parceria com a TAM a partir de julho e 2008 e usa-las. Gosto de usar milhas nos trajetos mais longos possíveis ou nos vôos mais caros ou concorridos.

Um abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,
Boas dicas. Você conhece essas empresas que compram milhas? Vc sabe se é seguro e legal? Tá muito difícil conciliar a minha reserva com milhas com a do meu colega pagante que vai comigo para NY. Acredito que se vendesse, ficaria bem mais fácil e poderia ir pela companhia aérea com o melhor preço e horário sem ficar presa na TAM.
Grata.

Rodrigo Purisch disse...

Vânia,
A venda de milhas é considerado ato ilegal na maioria dos programas de fidelidade e consta em vários dos regulamentos oficiais. Há risco de perda da associação e de todos os pontos se comprovado o ato. Comprovar já é outro problema...Nunca tive contato com nenuma dessas empresas. mas você pode emitir na maioria dos planos uma passagem para um parente ou amigo sem problemas (como um presente....).

Não recomendo e nem encorajo a venda, mas cada um é dono do nariz. Por essas coisas é que não gosto de pensar que as milhas na minha conta são como uma passagem a espera do dia de emiti-la. É muito mais difícil emitir uma passagem prêmio que uma passagem normal paga... Por isso é que tem que se pensar se não vale pagar menos em uma superpromocional sem milhas e guardar a diferença numa conta corrente a ficar acumulando milhas. As milhas tem a vantagem de te dar outros benfícios como upgrade e sala vip, maior franquia etc.

Anônimo disse...

É verdade, Rodrigo. E, tb, independente de ficar "na mão" da companhia aérea qt a dia e horário, para o exterior, com antecedência, dá para reservar. Eu acabei conseguindo para março, NY. Ida à noite e volta de manhã. Queria ficar mais alguns dias, mas não havia disponibilidade em outras datas. Não é o ideal mas estou economizando 1.600 reais. Tá bom né?
Abraços e obrigada por responder.

Rodrigo Purisch disse...

Vania,


Tendo consciência dessas limitações, as milhas passam a ser um negócio importante. O problema é que muita gente não se informa sobre essas limitações ou compram gato por lebre....

Um abraço

Miriam disse...

Ola Rodrigo
Gostei muito das informaçoes que voce repassa. Muito uteis.
Estou com problemas com as Milhas Smiles.
Voce teria o endereço (nao a caixa postal) para repassar? Quero reaver as milhas que ficaram de devolver, bem como as taxas de embarque, pagas a mais de 1 ano.
Muito obrigada
Miriam

Rodrigo Purisch disse...

Mirian,

Depois de muito custo consegui esse endereço em ABRIL/07 (pode ter mudado, já que muita coisa mudou na Varig):

Central Smiles Varig, Praça Comandante Lineu Gomes Port3
CEP 04626-020 São Paulo SP.

Mas não posso dar garantias de que ele ainda seja válido. Lique para a Central Smiles, flae que você precisa enviar uma carta com Aviso de Recebimento para eles, já que você está iniciando um processo que pode desenbocar nos tribunais. Calma, moderação na conversa ajuda. lembre-se que é uma disputa Judicial e todas seus atos podem ser usados na defesa deles e vice-versa.
Obrigado pelo elogios, volte sempre.

Unknown disse...

Rodrigo,

eh a minha primeira vez aqui no blog e estou adorando explorá-lo. Na verdade cheguei até aqui através do Google, pois eu to com uma dúvida... é o seguinte: eu tenho milhas em várias companhias aéreas...

21250 - tam
34454 - varig
33942 - aa
16909 - continental

o q vc acha q eh a melhor opção pra eu resgatar um ticket de Orlando pra SP, de Julho 30 a Agosto 23? existe possibilidade de juntar essas milhas? desculpe sou totalmente leiga nesse assunto

aguardo contato....

Rodrigo Purisch disse...

Zulmira,

Você tem uma boa quantidade de milhas, pena que distribuidas em vários programas. Vale apena pensar em concentrar seus futuros acúmulos em uma só conta e de preferencia em uma cia que faz parte de de uma aliança (espera-se que a tAM entre na Star Alliance no futuro).

Com essas milhas na Varig dá para emitir uma passagem para Caracas ou Bogotá com a Varig (ela agora opera vôos apenas dentro da América do Sul e não tem parceiros..)A emissão pode ser feita com 12 meses de antecedência e eles te dão 2 dias para condfirmar a emissão.


Na TAM pode-se emitir uma passagem para Caracas com a TAM ou Lima e Bogota com a parceira LAN. Emissão de assagem dentro da Am do Sul é feita com 3 meses de antecedência. O problema é que saindo do Brasil ou Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA via gastar 60 pontos...

Na AA você gastaria 35 mil milhas para emitir uma passagem de Caracas, Lima ou Bogotá para os EUA. Nesse caso você teria que comprar umas milhas para completar.

Então a opçõa seria tentar Varig ou TAM/LAN até um ponto na América do Sul e de Lá para Orlando. mas ai começa a dor de cabeça. vai ter que enconter passagens disponíveis para emissão com milhas nos dois programas.

Faça o seguinte: Vá no site da AA e veja se existem võos por 35 mil na datas desejadas ( fiz uma simulação e partindo de Caracas não há vôos, de Bogotá sim, Lima poucas) )


Ligue para o Smiles e solicite uma reserva de bilhetes Smiles para datas próximas do vôos da AA (sugiro 24hs de intervalo no mínimo). Solicite a reserva.

Emita a passagem na AA (na máquina de busca do site clique em redeem Aadvantage miles)comprando milhas no site para completar. Feito isso dentro do prazo (se não a reserva Smiles cai) volte ao Smiles e emita a passagem lá.


Atenção: Passagens emitidas com milhas tem restrições importantes quanto a mudança de datas. Atenção para as franquias de babagens e intervalo para conexão entre os vôos.

Atenção: Não deixa de ser uma emissão trabalhosa e sujeita a erros.


Existe uma promoção se você tiver o cartão Citi Aadavantage onde se pode meitir uma passagem apra os EUA com apenas 30 mil milhas, mas não é válida para as datas que você quer viajar.

http://www.aa.com/content/br/aadvantage/detalhesDoPrograma/ofertas/premiosMilhagemReduzida.jhtml

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Tenho algumas milhas varig 5.500 ,e estou para acrescentar mais 3.000 , parece que por trecho nacional são 20.000 . vc acha que devo continuar acrescentando na varig mesmo ou seria melhor outra cia.
Um grande abraço
e obrigado

Rodrigo Purisch disse...

A Varig só voa para América do Sul e poucos destinos no Brasil. O futuro do Smiles não foi definido nem das parcerias.

Nesse tempo o Fidelidade da TAM já fez promoções com emissão de trechos por 3, 5 e 7 mil ao invés dos 10 mil normais.

Por isso o Fidelidade anda crescendo tanto e cada dia fica mais difícil emitir uma passagem internacional na TAM.

Mas decidir pelos outros é muito complicado. Eu quero é poder gastar de uma forma justa minhas milhas Smiles!

Cristiano Feitosa Mendes disse...

Rodrigo, acabei de fazer um cartão Itau/TAM Platinum, mas quando fui fazer um pagamento de conta pelo Itau bankline apareceu "O Pague Contas não está disponível para este cartão." Você sabe o porquê disso? Obrigado desde já e parabéns pelo site.