sexta-feira, outubro 20, 2006

ITA: Um GDS limitado, mas ao alcance de todos

A venda da maioria das passagens aéreas nos dias de hoje são feitas através de GDSs. Os GDSs (Global distribution System) são empresas que possuem sistemas on-line, onde estão disponibilizadas as tarifas aéreas das cias com as quais os GDSs tem acordos de distribuição, para que, em tempo real, sejam feitas consultas, reservas e vendas das mesmas. Vários GDS estão disponíveis no mercado, sendo os mais conhecidos o Amadeus e o Sabre. Cada GDS tem seus fans e críticos e apesar de venderem tarifas muitas vezes semelhantes, nem sempre o preço final é idêntico. Eles portanto agem como intermediários entre a cias aéreas, que tem suas tarifas à venda, e aqueles que vendem as passagens ao consumidor final. Sua remuneração advém de comissões cobradas das cias aéreas e/ou das agências que negociam as passagens ao consumidor final. A relação entre as cias aéreas e os GDSs já foi muito mais harmoniosa. Nos últimos anos, as cias aéreas tem investido em sites próprios, a fim de reduzir sua dependência dos GDSs. O problema é que os GDSs permitem combinar tarifas de diversas cias aéreas para formar uma passagem, o que o site próprio das cias não faz ou se o faz, as opções de outras cias que não a proprietária do site são muito restritas. Algumas cias têm instituído taxas extras as passagens emitidas via determinados GDSs, a fim de favorecer seus sites próprios ou determinados GDSs com os quais tem acordos financeiros mais favoráveis. O certo é que os GDSs tornaram-se empresas muito lucrativas e acabaram por criar uma dependência por parte das cias aéreas de seus serviços. Hoje é possível reservar e vender aluguéis de carros e quartos de hotéis com o uso de GDSs. O último foco das cias aéreas tem sido a redução das comissões pagas aos agentes de turismo, mas isso é tema para um outro momento.

Os agentes de turismo que desejam ter acesso a esses sistemas devem ter acordos comerciais com os mesmos. Pode ser necessário pagar pelo acesso ou o mesmo pode ser gratuito ou bonificado, caso o agente possua um bom número de emissões.

Um dos GDSs disponíveis no mercado é disponibilizado pela ITA Software e recebe o nome de ITA. Esse GDS é utilizado por alguns agregadores virtuais como o Orbitz americano, além de algumas cias aéreas. Como já disse o acesso aos GDSs é limitado e não disponível livremente ao consumidor final. Porém, o ITA permite que os interessados possam ter um acesso restrito a determinadas informações disponibilizadas pelo sistema. Permite que se faça busca simples de tarifas ou mesmo busca avançadas, que são muito úteis aos usuários experientes. As tarifas são apresentadas de forma clara sendo possível ter acesso ao código da tarifa, suas regras e taxas, adicionais etc.

Vá ao
http://www.itasoftware.com . Clique no retângulo à direita onde se lê ?Looking for Airfares ?? e você será levado à página inicial da máquina virtual de buscas.

Você poderá escolher uma busca limitada a datas pré-determinadas (mais ou menos 1 dia) ou optar por buscar em períodos de 30 dias ou ainda limitadas a datas em finais de semana. Poderá buscar passagens do tipo Round Trip, Oneway ou ainda formada por vários segmentos (multi-segment).

O prenchimento dos campos referentes a origem e destino devem ser feitos usando códigos de 3 letras dos aeroportos ou das cidades desejadas.

Você deve ainda escolher o local de emissão para que as taxas e o valor das tarifas possam ser exibidos em moeda local. Isso ainda impede que tarifas não disponíveis para venda (com restrição de venda a determinados locais ou validade expirada) sejam exibidas.

Os resultados serão exibidos na página seguinte em ordem crescente de preço na parte inferior da página e um resumo das tarifas na parte superior. Na parte inferior da página além do custo da passagem (incluindo taxas e adicionais) pode-se ver as cidades onde o vôo faz conexão, as datas e os horários dos vôos, duração do deslocamento, além de chamar atenção ao fato de que pode ser necessário uma mudança de aeroporto ou mesmo uma parada mais prolongada em terra à espera de uma conexão. Clicando-se no link ?details? situado a frente do custo da passagem, você será levado a uma pagina com a descrição dos vôos. Clicando-se a esquerda em ?Show Booking Details? será exibido todas as taxas, adicionais e os booking codes. Clicando-se no link ?rules? à frente de cada tarifa serão exibidas todas as regras da tarifa selecionada.

Suas pesquisas podem ainda se limitar a uma ou mais cias aéreas ou excluir uma ou várias cias aéreas, buscar vôos que fazem (ou não fazem) conexão em determinados pontos, procurar tarifas com determinados booking codes (vide texto sobre tarifas aéreas) etc. Para as procuras mais avançadas é necessário que se aprenda a linguagem especial a ser usada na máquina virtual de pesquisa e que pode ser encontrada no link ?help? no topo da página inicial da máquina virtual.

É uma senhora máquina de pesquisa, mas como pode se notar no texto acima, é necessário um pouco de experiência por parte daquele que a utiliza. Ela tem muito mais a oferecer do que eu citei aqui. Experimente, caso você já tenha um pouco de experiência na procura de tarifas, você certamente irá gostar.

Não é possível reservar ou comprar as tarifas encontradas, mas como a pesquisa fornece nome e sobrenome da tarifa, trajeto e vôos utilizados na sua composição, então é só enviar o resultado ao seu agente com acesso a um GDS que ele irá localizá-la facilmente (caso ela não tenha sido totalmente vendida). O ITA permite que se envie a pesquisa diretamente ao e-mail do seu agente através de um link (e-mail this itinerary) no meio da página onde são descritas todos os detalhes da passagem escolhida.

6 comentários:

Anônimo disse...

caro Rodrigo, gostei da dica e vou explorar melhor o site. Gostaria de dar uma sugestão: tente configurar para que quando você puser um LINK em seu blog ele abra em OUTRA janela, em vez de na mesma, o que faz com que o leitor "perca" a sua e tenha que ficar retornando. Outra coisa: achei legal você ter inserido imagens no jornal sobre Singapura que você gentilmente publicou para mim ( e eu, claro, copiei-colei para consultas futuras!). Parabéns e abraço! Tá muito legal seu blog. E vamos em frente!

SANDRA FERREIRA disse...

Gostei muito deste portal de busca, já estou me divertindo com ele! Um abraço.

Rodrigo Purisch disse...

Sandra,
Divirta-se! Essa é aintenção do blog!

Um abraço

Unknown disse...

Rodrigo, quando são realizadas as atualizações das tabelas de preços das cias aéreas americanas? Estou usando sua dica e aproveitando a excelente ferramenta GDS Ita, mas com frequencia noto alterações nso valores...
Outro ponto: o GDS Ita mostra todas as tarifas existentes ou apenas havendo disponibilidade de assento?

Abraços,

Rodrigo Purisch disse...

Jose,

Elas podem ser atualizadas até 3 vezes ao dia. Tinha essa informação, mas não sei aonde coloquei. No final de semana elas são atualizadas com menor frequencia e no caso de um erro na atualização só é possivel rever no outro dia. Parece que Sabado é um bom dia para pesquisar promoções
Lei aum pouco aqui nesse bom site americano

http://www.airfarewatchdog.com/Default.aspx?tabid=79

O ITA mostra os vôos com assentos disponíveis naquela classe de reserva. Mas entre você cotar e comprar pode não existir mais em um vôo muito concorrido.

mari disse...

Rodrigo, achei o ITA excelente para fazer buscas mais inteligentes e encontrar tarifas mais atraentes, porém estou encontrando muita dificuldade na hora de fazer a reserva aqui em Porto Alegre. Já tentei com 3 agências, e todas dizem que não o código que eles fornecem não serve para elas, e tentando encontrar os mesmos vôos pelo GDS delas encontram tarifas muito mais caras, no mesmo dia de cotação. Tens alguma dica para que encontre alguém que possa emitir a passagem pelo valor do ITA?
Abraços,
Mariana

sexta-feira, outubro 20, 2006

ITA: Um GDS limitado, mas ao alcance de todos

A venda da maioria das passagens aéreas nos dias de hoje são feitas através de GDSs. Os GDSs (Global distribution System) são empresas que possuem sistemas on-line, onde estão disponibilizadas as tarifas aéreas das cias com as quais os GDSs tem acordos de distribuição, para que, em tempo real, sejam feitas consultas, reservas e vendas das mesmas. Vários GDS estão disponíveis no mercado, sendo os mais conhecidos o Amadeus e o Sabre. Cada GDS tem seus fans e críticos e apesar de venderem tarifas muitas vezes semelhantes, nem sempre o preço final é idêntico. Eles portanto agem como intermediários entre a cias aéreas, que tem suas tarifas à venda, e aqueles que vendem as passagens ao consumidor final. Sua remuneração advém de comissões cobradas das cias aéreas e/ou das agências que negociam as passagens ao consumidor final. A relação entre as cias aéreas e os GDSs já foi muito mais harmoniosa. Nos últimos anos, as cias aéreas tem investido em sites próprios, a fim de reduzir sua dependência dos GDSs. O problema é que os GDSs permitem combinar tarifas de diversas cias aéreas para formar uma passagem, o que o site próprio das cias não faz ou se o faz, as opções de outras cias que não a proprietária do site são muito restritas. Algumas cias têm instituído taxas extras as passagens emitidas via determinados GDSs, a fim de favorecer seus sites próprios ou determinados GDSs com os quais tem acordos financeiros mais favoráveis. O certo é que os GDSs tornaram-se empresas muito lucrativas e acabaram por criar uma dependência por parte das cias aéreas de seus serviços. Hoje é possível reservar e vender aluguéis de carros e quartos de hotéis com o uso de GDSs. O último foco das cias aéreas tem sido a redução das comissões pagas aos agentes de turismo, mas isso é tema para um outro momento.

Os agentes de turismo que desejam ter acesso a esses sistemas devem ter acordos comerciais com os mesmos. Pode ser necessário pagar pelo acesso ou o mesmo pode ser gratuito ou bonificado, caso o agente possua um bom número de emissões.

Um dos GDSs disponíveis no mercado é disponibilizado pela ITA Software e recebe o nome de ITA. Esse GDS é utilizado por alguns agregadores virtuais como o Orbitz americano, além de algumas cias aéreas. Como já disse o acesso aos GDSs é limitado e não disponível livremente ao consumidor final. Porém, o ITA permite que os interessados possam ter um acesso restrito a determinadas informações disponibilizadas pelo sistema. Permite que se faça busca simples de tarifas ou mesmo busca avançadas, que são muito úteis aos usuários experientes. As tarifas são apresentadas de forma clara sendo possível ter acesso ao código da tarifa, suas regras e taxas, adicionais etc.

Vá ao
http://www.itasoftware.com . Clique no retângulo à direita onde se lê ?Looking for Airfares ?? e você será levado à página inicial da máquina virtual de buscas.

Você poderá escolher uma busca limitada a datas pré-determinadas (mais ou menos 1 dia) ou optar por buscar em períodos de 30 dias ou ainda limitadas a datas em finais de semana. Poderá buscar passagens do tipo Round Trip, Oneway ou ainda formada por vários segmentos (multi-segment).

O prenchimento dos campos referentes a origem e destino devem ser feitos usando códigos de 3 letras dos aeroportos ou das cidades desejadas.

Você deve ainda escolher o local de emissão para que as taxas e o valor das tarifas possam ser exibidos em moeda local. Isso ainda impede que tarifas não disponíveis para venda (com restrição de venda a determinados locais ou validade expirada) sejam exibidas.

Os resultados serão exibidos na página seguinte em ordem crescente de preço na parte inferior da página e um resumo das tarifas na parte superior. Na parte inferior da página além do custo da passagem (incluindo taxas e adicionais) pode-se ver as cidades onde o vôo faz conexão, as datas e os horários dos vôos, duração do deslocamento, além de chamar atenção ao fato de que pode ser necessário uma mudança de aeroporto ou mesmo uma parada mais prolongada em terra à espera de uma conexão. Clicando-se no link ?details? situado a frente do custo da passagem, você será levado a uma pagina com a descrição dos vôos. Clicando-se a esquerda em ?Show Booking Details? será exibido todas as taxas, adicionais e os booking codes. Clicando-se no link ?rules? à frente de cada tarifa serão exibidas todas as regras da tarifa selecionada.

Suas pesquisas podem ainda se limitar a uma ou mais cias aéreas ou excluir uma ou várias cias aéreas, buscar vôos que fazem (ou não fazem) conexão em determinados pontos, procurar tarifas com determinados booking codes (vide texto sobre tarifas aéreas) etc. Para as procuras mais avançadas é necessário que se aprenda a linguagem especial a ser usada na máquina virtual de pesquisa e que pode ser encontrada no link ?help? no topo da página inicial da máquina virtual.

É uma senhora máquina de pesquisa, mas como pode se notar no texto acima, é necessário um pouco de experiência por parte daquele que a utiliza. Ela tem muito mais a oferecer do que eu citei aqui. Experimente, caso você já tenha um pouco de experiência na procura de tarifas, você certamente irá gostar.

Não é possível reservar ou comprar as tarifas encontradas, mas como a pesquisa fornece nome e sobrenome da tarifa, trajeto e vôos utilizados na sua composição, então é só enviar o resultado ao seu agente com acesso a um GDS que ele irá localizá-la facilmente (caso ela não tenha sido totalmente vendida). O ITA permite que se envie a pesquisa diretamente ao e-mail do seu agente através de um link (e-mail this itinerary) no meio da página onde são descritas todos os detalhes da passagem escolhida.

6 comentários:

Anônimo disse...

caro Rodrigo, gostei da dica e vou explorar melhor o site. Gostaria de dar uma sugestão: tente configurar para que quando você puser um LINK em seu blog ele abra em OUTRA janela, em vez de na mesma, o que faz com que o leitor "perca" a sua e tenha que ficar retornando. Outra coisa: achei legal você ter inserido imagens no jornal sobre Singapura que você gentilmente publicou para mim ( e eu, claro, copiei-colei para consultas futuras!). Parabéns e abraço! Tá muito legal seu blog. E vamos em frente!

SANDRA FERREIRA disse...

Gostei muito deste portal de busca, já estou me divertindo com ele! Um abraço.

Rodrigo Purisch disse...

Sandra,
Divirta-se! Essa é aintenção do blog!

Um abraço

Unknown disse...

Rodrigo, quando são realizadas as atualizações das tabelas de preços das cias aéreas americanas? Estou usando sua dica e aproveitando a excelente ferramenta GDS Ita, mas com frequencia noto alterações nso valores...
Outro ponto: o GDS Ita mostra todas as tarifas existentes ou apenas havendo disponibilidade de assento?

Abraços,

Rodrigo Purisch disse...

Jose,

Elas podem ser atualizadas até 3 vezes ao dia. Tinha essa informação, mas não sei aonde coloquei. No final de semana elas são atualizadas com menor frequencia e no caso de um erro na atualização só é possivel rever no outro dia. Parece que Sabado é um bom dia para pesquisar promoções
Lei aum pouco aqui nesse bom site americano

http://www.airfarewatchdog.com/Default.aspx?tabid=79

O ITA mostra os vôos com assentos disponíveis naquela classe de reserva. Mas entre você cotar e comprar pode não existir mais em um vôo muito concorrido.

mari disse...

Rodrigo, achei o ITA excelente para fazer buscas mais inteligentes e encontrar tarifas mais atraentes, porém estou encontrando muita dificuldade na hora de fazer a reserva aqui em Porto Alegre. Já tentei com 3 agências, e todas dizem que não o código que eles fornecem não serve para elas, e tentando encontrar os mesmos vôos pelo GDS delas encontram tarifas muito mais caras, no mesmo dia de cotação. Tens alguma dica para que encontre alguém que possa emitir a passagem pelo valor do ITA?
Abraços,
Mariana

sexta-feira, outubro 20, 2006

ITA: Um GDS limitado, mas ao alcance de todos

A venda da maioria das passagens aéreas nos dias de hoje são feitas através de GDSs. Os GDSs (Global distribution System) são empresas que possuem sistemas on-line, onde estão disponibilizadas as tarifas aéreas das cias com as quais os GDSs tem acordos de distribuição, para que, em tempo real, sejam feitas consultas, reservas e vendas das mesmas. Vários GDS estão disponíveis no mercado, sendo os mais conhecidos o Amadeus e o Sabre. Cada GDS tem seus fans e críticos e apesar de venderem tarifas muitas vezes semelhantes, nem sempre o preço final é idêntico. Eles portanto agem como intermediários entre a cias aéreas, que tem suas tarifas à venda, e aqueles que vendem as passagens ao consumidor final. Sua remuneração advém de comissões cobradas das cias aéreas e/ou das agências que negociam as passagens ao consumidor final. A relação entre as cias aéreas e os GDSs já foi muito mais harmoniosa. Nos últimos anos, as cias aéreas tem investido em sites próprios, a fim de reduzir sua dependência dos GDSs. O problema é que os GDSs permitem combinar tarifas de diversas cias aéreas para formar uma passagem, o que o site próprio das cias não faz ou se o faz, as opções de outras cias que não a proprietária do site são muito restritas. Algumas cias têm instituído taxas extras as passagens emitidas via determinados GDSs, a fim de favorecer seus sites próprios ou determinados GDSs com os quais tem acordos financeiros mais favoráveis. O certo é que os GDSs tornaram-se empresas muito lucrativas e acabaram por criar uma dependência por parte das cias aéreas de seus serviços. Hoje é possível reservar e vender aluguéis de carros e quartos de hotéis com o uso de GDSs. O último foco das cias aéreas tem sido a redução das comissões pagas aos agentes de turismo, mas isso é tema para um outro momento.

Os agentes de turismo que desejam ter acesso a esses sistemas devem ter acordos comerciais com os mesmos. Pode ser necessário pagar pelo acesso ou o mesmo pode ser gratuito ou bonificado, caso o agente possua um bom número de emissões.

Um dos GDSs disponíveis no mercado é disponibilizado pela ITA Software e recebe o nome de ITA. Esse GDS é utilizado por alguns agregadores virtuais como o Orbitz americano, além de algumas cias aéreas. Como já disse o acesso aos GDSs é limitado e não disponível livremente ao consumidor final. Porém, o ITA permite que os interessados possam ter um acesso restrito a determinadas informações disponibilizadas pelo sistema. Permite que se faça busca simples de tarifas ou mesmo busca avançadas, que são muito úteis aos usuários experientes. As tarifas são apresentadas de forma clara sendo possível ter acesso ao código da tarifa, suas regras e taxas, adicionais etc.

Vá ao
http://www.itasoftware.com . Clique no retângulo à direita onde se lê ?Looking for Airfares ?? e você será levado à página inicial da máquina virtual de buscas.

Você poderá escolher uma busca limitada a datas pré-determinadas (mais ou menos 1 dia) ou optar por buscar em períodos de 30 dias ou ainda limitadas a datas em finais de semana. Poderá buscar passagens do tipo Round Trip, Oneway ou ainda formada por vários segmentos (multi-segment).

O prenchimento dos campos referentes a origem e destino devem ser feitos usando códigos de 3 letras dos aeroportos ou das cidades desejadas.

Você deve ainda escolher o local de emissão para que as taxas e o valor das tarifas possam ser exibidos em moeda local. Isso ainda impede que tarifas não disponíveis para venda (com restrição de venda a determinados locais ou validade expirada) sejam exibidas.

Os resultados serão exibidos na página seguinte em ordem crescente de preço na parte inferior da página e um resumo das tarifas na parte superior. Na parte inferior da página além do custo da passagem (incluindo taxas e adicionais) pode-se ver as cidades onde o vôo faz conexão, as datas e os horários dos vôos, duração do deslocamento, além de chamar atenção ao fato de que pode ser necessário uma mudança de aeroporto ou mesmo uma parada mais prolongada em terra à espera de uma conexão. Clicando-se no link ?details? situado a frente do custo da passagem, você será levado a uma pagina com a descrição dos vôos. Clicando-se a esquerda em ?Show Booking Details? será exibido todas as taxas, adicionais e os booking codes. Clicando-se no link ?rules? à frente de cada tarifa serão exibidas todas as regras da tarifa selecionada.

Suas pesquisas podem ainda se limitar a uma ou mais cias aéreas ou excluir uma ou várias cias aéreas, buscar vôos que fazem (ou não fazem) conexão em determinados pontos, procurar tarifas com determinados booking codes (vide texto sobre tarifas aéreas) etc. Para as procuras mais avançadas é necessário que se aprenda a linguagem especial a ser usada na máquina virtual de pesquisa e que pode ser encontrada no link ?help? no topo da página inicial da máquina virtual.

É uma senhora máquina de pesquisa, mas como pode se notar no texto acima, é necessário um pouco de experiência por parte daquele que a utiliza. Ela tem muito mais a oferecer do que eu citei aqui. Experimente, caso você já tenha um pouco de experiência na procura de tarifas, você certamente irá gostar.

Não é possível reservar ou comprar as tarifas encontradas, mas como a pesquisa fornece nome e sobrenome da tarifa, trajeto e vôos utilizados na sua composição, então é só enviar o resultado ao seu agente com acesso a um GDS que ele irá localizá-la facilmente (caso ela não tenha sido totalmente vendida). O ITA permite que se envie a pesquisa diretamente ao e-mail do seu agente através de um link (e-mail this itinerary) no meio da página onde são descritas todos os detalhes da passagem escolhida.

6 comentários:

Anônimo disse...

caro Rodrigo, gostei da dica e vou explorar melhor o site. Gostaria de dar uma sugestão: tente configurar para que quando você puser um LINK em seu blog ele abra em OUTRA janela, em vez de na mesma, o que faz com que o leitor "perca" a sua e tenha que ficar retornando. Outra coisa: achei legal você ter inserido imagens no jornal sobre Singapura que você gentilmente publicou para mim ( e eu, claro, copiei-colei para consultas futuras!). Parabéns e abraço! Tá muito legal seu blog. E vamos em frente!

SANDRA FERREIRA disse...

Gostei muito deste portal de busca, já estou me divertindo com ele! Um abraço.

Rodrigo Purisch disse...

Sandra,
Divirta-se! Essa é aintenção do blog!

Um abraço

Unknown disse...

Rodrigo, quando são realizadas as atualizações das tabelas de preços das cias aéreas americanas? Estou usando sua dica e aproveitando a excelente ferramenta GDS Ita, mas com frequencia noto alterações nso valores...
Outro ponto: o GDS Ita mostra todas as tarifas existentes ou apenas havendo disponibilidade de assento?

Abraços,

Rodrigo Purisch disse...

Jose,

Elas podem ser atualizadas até 3 vezes ao dia. Tinha essa informação, mas não sei aonde coloquei. No final de semana elas são atualizadas com menor frequencia e no caso de um erro na atualização só é possivel rever no outro dia. Parece que Sabado é um bom dia para pesquisar promoções
Lei aum pouco aqui nesse bom site americano

http://www.airfarewatchdog.com/Default.aspx?tabid=79

O ITA mostra os vôos com assentos disponíveis naquela classe de reserva. Mas entre você cotar e comprar pode não existir mais em um vôo muito concorrido.

mari disse...

Rodrigo, achei o ITA excelente para fazer buscas mais inteligentes e encontrar tarifas mais atraentes, porém estou encontrando muita dificuldade na hora de fazer a reserva aqui em Porto Alegre. Já tentei com 3 agências, e todas dizem que não o código que eles fornecem não serve para elas, e tentando encontrar os mesmos vôos pelo GDS delas encontram tarifas muito mais caras, no mesmo dia de cotação. Tens alguma dica para que encontre alguém que possa emitir a passagem pelo valor do ITA?
Abraços,
Mariana