Vamos lá. A Varig associada a Star Alliance é a Varig antiga, aquela que ficou com a marca Nordeste, as dívidas, centro de treinamento, uma rota (Rio Porto Seguro) e imóveis.
A nova Varig (VRG) adquiriu o nome Varig, o programa Smiles e as rotas. Ela tem voado até agora usando a permissão de voar da Varig antiga (como medida excepcional dada pelo governo). Como ela não tem o CHETA (vide o post abaixo), ela ainda não pode existir como cia aérea e realizar contratos mais sólidos. Desta forma, ela ainda não se associou a Star Alliance formalmente.
Dúvidas ainda pairam no ar quanto à manutenção da Varig na Star Alliance.
Diante da situação vivida pela Varig, as informações que tenho é que o Smiles (comprado junto com a Varig) só emite passagens para vôos Varig, Air Canadá e Air New Zeland. Mas parece continuar a creditar milhas voadas em outras cias Star Alliance nas contas Smiles. Quando você voa United e credita as milhas no Smiles, a United emite créditos para a Varig.
As outras cias, com quem a Varig possui dívidas pendendetes e cuja situação ainda não foi esclarecida ou resolvida, optaram, em sua maioria, em não mais emitir passagens com pernas Varig e não mais creditar milhas lá voadas nos seus programas de fidelidade. Talvez a nova Varig até pague a elas as milhas voadas após a compra, mas os débitos anteriores estão pendentes.....
De qualquer forma aconselho:
Está pensando em voar uma cia Star Alliance e creditar seus pontos no Smiles? Ligue para central Smiles pergunte se o crédito é possível, anote o nome da atendente, dia e hora para sua segurança. Não custa ligar para a cia em que você vai voar e perguntar se eles estão creditando milhas no Smiles.
Está pensando voar Varig e creditar as milhas na sua conta fidelidade de uma parceira Star Alliance: Ligue pergunte primeiro, na maioria das cias a resposta será que não é possível. Se falar que sim, anote o nome da atendente, dia e hora para sua segurança.
Quanto a usar milhas de outro programa fidelidade Star Alliance para emitir passagens na Varig, a princípio não veria problemas, mas pode ser que a sua cia tenha colocado em suspenso todo o contato com a nova Varig. Confirme junto a sua cia.
Já fiz contatos diretos com a Star Alliance e suas respostas são sempre genéricas (não querendo assumir posição) e sempre dizem que cada programa é independente dos demais. Conclui-se que são uma aliança quando interessa as cias e são programas independentes no que tange a segurança do consumidor.
Sou associado tanto do Smiles como o Milage Plus da United (me cadastrei no auge da crise Varig). O Smiles vive um período de indefinições e estão sendo esperadas mudanças importantes (espero que não contra ao associado) nos próximos meses, já que o pessoal da Air Canadá (Aeroplan) tem auxiliado a Varig na sua reestruturação. O Milage é interessante especialmente se você faz muitos vôos internacionais pois tem pouca restrição quanto a ganho de milhas e após alcançar níveis elite (Executive Plus) a pontuação é muito maximizada. O problema é que você concorre com um monte de americanos para emissão daquele bilhete prêmio.
Concluindo, com a chegada do CHETA, novos aviões (especula-se 2 747, ex-Lufhansa, e 2 A340 e vários Embraer 190) e a reformulação do Smiles espera-se que a situação da Varig na Star Alliance seja resolvida (readmitida formalmente ou sai de vez).
Infelizmente, as informações sobre o tema são muito truncadas e difíceis de apurar com certeza.
Um comentário:
Uau, Rodrigo, muito obrigada pela sua resposta super completa!!! Vou fazer exatamente o que você aconselha, ou seja, ligar pra lá e perguntar!
Postar um comentário