quinta-feira, maio 22, 2008

Dicas Para Viajar Sem Sair de Casa no Feriado



Feriado com promoções da Gol e Varig para destinos domésticos. A TAM ficou fora das promoções nos dois últimos finais de semana. Vamos acompanhar! As razões podem estar aqui. A LAN tem uma promoção para quem quer ir a Buenos Aires e voltar até o dia 15 de junho.

Mas se você não viajou fisicamente, você ainda pode viajar sem sair da frente de seu computador na companhia de vários blogs muito interessantes. Esses são meus guias de viagem!

O Riq, que em breve lança um livro novo, continua postando suas dicas e respondendo as dúvidas dos leitores na seção Dicas Para Viagem: Peça e Ofereça no blog Viaje na Viagem. Você tem dúvida sobre algum destino? Cheque as dicas anteriores e se não encontrar o que procura, poste a sua lá! Entre as várias dicas, está essa de como curtir um final de semana em São Paulo. Sampa é o tema central do Blog de São Paulo do Tony, que traz uma infinidade de dicas da cidade e que recentemente foi citado no Estadão. Mas o Tony possui ainda o De Viaje a Brasil, um blog com dicas sobre viagens dentro do Brasil e que muitas vezes traz informações básicas que muito de nós gostaríamos de conhecer (como esse conjunto de posts sobre rotas de ônibus no Brasil). Ele ainda está com uma série muito interessante de dicas para fotografia de viagem. Os blogs do Tony são escritos em espanhol, mas nada que te impeça de viajar e aprender muito neles!

O Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo Interata, que corre o risco de extinção, continua postando seus super guias de viagem. O último tem abordado a Tailândia. Um blog no qual literalmente se viaja na frente do computador. Como amigo e admirador do trabalho do Arnaldo, espero que o blog possa encontrar um caminho para manter-se vivo no futuro. Palavra de blogueiro que sabe o quanto é difícil manter um blog atualizado que demanda cada vez mais tempo para produzir material novo e independente, além de continuar realizando as atividades paralelas que são nossa fonte de sustento.

O Conexão Paris, uma imperdível e verdadeira revista eletrônica sobre a capital francesa, está de endereço novo. Agora é conexaoparis.com.br! A Maria Lina continua com suas dicas excepcionais. Se você pensa em realizar uma viagem a Paris, então o blog é leitura obrigatória. Se você ama Paris, então não pode viver sem ele!

O Peru é a bola da vez tanto no Agora Vai do Arthur como no Idas e Vindas da Carla. Ótimas dicas para quem que pensa em voar para lá!

A Ilha da Madeira é objeto de posts no Gira Mundo do Jorge Bernardes, que também fez uma reflexão muito carinhosa sobre suas viagens com sua pequena filha. A Clara vai se orgulhar muito desses posts no futuro!

O Márcio do A Janela Laranja, que agora está de volta ao Brasil, continua postando sobre a Europa. Que tal um passeio pela Noruega?

O Pelo Mundo da Mari Campos completou 1 ano (parabéns atrasado!). Fique de olho já que ela prometeu uma série de posts sobre a Patagônia Chilena e dos Fiordes Noruegueses! Por falar em Chile, a Fernanda do Viaggio Mondo está com uma super série abordando uma das melhores opções para uma viagem curta, ou nem tanto assim, saindo do Brasil.

A Gribel do Por Onde Andei, que não para quieta seja a trabalho ou por diversão, continua postando dicas de vários destinos, como Belém, Buenos Aires e Portugal. Buenos Aires é também tema de posts da Turista Acidental Emília (Parabéns Emília e Marc!).

No Filigrana, a Majô após postar suas impressões sobre Petrópolis, inicia uma nova série sobre Paris. Você vai ver que literalmente você acompanha a Majô nos seus passeios.

Noticias fresquinhas do Japão, como as do início das vendas dos ingressos/pacotes para o Grande Prêmio de Formula 1 do Japão, você pode encontrar no Travelzine da Aline Lima que voltou com a corda toda!

Quer dicas de múltiplos destinos, não esqueça de visitar o Goitacá do Bender. Dicas de destinos, hospedagem e vôos dentro da Europa, então vá ao Europe Calling. Dicas de diversos destinos no Brasil, vá ao Jeguiando do Fábio. Temas diversos relacionados ao turismo responsável? Vá o blog da Lucia Malla, Uma Malla Pelo Mundo .

Já que comida e viagens têm tudo a ver, vamos para nosso roteiro “gastronômico”: Os Destemperados Diego e Diogo continuam postando dicas de restaurantes do Brasil e do mundo a fora (na últimas tem até dica de restaurante em Estocolmo!). A Débora e o Fernando do Brincando de Chef estão com posts muito interessantes sobre a cidade de Santos e seus sabores e sem esquecer o olhar crítico que tanto agrada a esse blogueiro. Beber e comer bem com menus completos? Então vá ao Da Cachaça para o Vinho e leia os posts do Eduardo Luz, que por incrível que pareça mantém a boa forma mesmo com esses jantares espetaculares! Quer dicas de um chef? Então dê uma passadinha no blog Concha de Retalhos do Luciano Lunkes ao qual fui recentemente apresentado. Receitas e dicas de primeira, parabéns!

Para finalizar, gostaria de citar dois blogs de nicho, como o Aquela Passagem. O primeiro é o blog Mamãe e o Intercâmbio da Márcia Casares que trata de um tema que pode interessar a muitos candidatos a intercambistas e a seus pais. O segundo, é o blog Journey do Caio Braz que dá dicas de sobre experiências de trabalho nos EUA. O blog anda meio sem atualização, mas é uma fonte interessante de informação.

Parabéns aos blogueiros, olha que ainda deixei de fora muita gente boa, e boas viagens aos leitores!

Foto: Lynn Davis via Freerange

16 comentários:

FILIGRANA disse...

Rodrigo, obrigada pela citação. Estou sempre por aqui antenada com as dicas do Aquela Passagem, eita blog bom !! Um dos meus preferidos ;)
Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Rodrigo,
estou indo embora...mas a gente se fala por email.
Abraços de uma outra blogueira.
Maria Lina

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, fiquei super feliz e orgulhosa de ver meu blog ser citado ao lado dos maiores blogs de viagens da web.
Muito obrigada e ótimo fim de semana.

Marcia

Unknown disse...

Rodrigo, obrigada! :-D
E sobre o blog do Arnaldo, também estou aqui na torcida! É como você disse: a gente realmente viaja com ele. Aliás, uma parte da minha próxima viagem foi inspirada por ele: Istambul. Vou testar a Turkish, a Olympic e a Aegean...vamos ver como elas se comportam, hehe...
Um abraço para você e para a Massae!

A. A. Cella disse...

Sou leitor do "Aquela passagem!" desde a primeira citação na Revista Viagem e Turismo, ano passado.
Comecei o meu blog sobre relatos e dicas para mochileiros (http://demochilao.blogspot.com) em fevereiro e ficaria orgulhoso se você desse uma olhadinha por lá para dizer o que achou.
Abraço

Anônimo disse...

Rodrigo, você tem razão!!! Viajar com os blogs dos amigos é uma boa idéia!.
Eu faço muitos viagens olhando os blogs. Eu conosco Argentina, Perú, Turquía, Bali, Thailandia, Madeira, Portugal, Hawaii, Chile, Perú, Japón, Holanda,Bélgica, Noruega e muitos países mais sem moverme da cadeira! e além disso eu conhecido, também, maravillosos restaurantes (tenho que fazer regime! agora recorda!!!).
Beijos
Carmen

Anônimo disse...

Rodrigo, valeu a citação! E quanto ao Arnaldo, felizmente ele mudou de idéia e vai manter o blog.
Grande abraço

Igor Thiago disse...

sddslsdsdfk
Rodrigo, eu tive uma duvida de uma leitora do meu blog sobre passagem aerea e achei o teu blog ksdksdksdkr
resolvi perguntar pra ver se tu poderia me ajudar a responde-la

"qeuro saber como faço para adiar minha passagem de volta ....sem pagar muito caro..."

teria alguma dica?
abraços

Anônimo disse...

Olá Rodrigo!! Creio que compartimos uma paixão: o turismo!! Adorei seu blog, parabéns! bjinhos

Anônimo disse...

Oi Rodrigo.
queria uma dica de otimização de destinos.
Como otimizar Paris e Roma no msm roteiro? Ou Paris e Veneza?
Existe algum jeito de fazer SP-Cancun-Los Angeles-SP? Ou é uma besteira tentar conjugar esses destinos em termos de tarifa? E outra: num post antigo vc fala de Europa aliada a um destino EUA. É possivel um SP-NY-Paris por um preço justo? Desculpa as muitas perguntas, mas esse assunto de conjugar destinos é sempre complicado. grande abraço e parabens pelo excelente blog.

Anônimo disse...

Oi, Rodrigo! Obrigada pela lembrança... Espero que seu feriado tenha sido tudibom! :o)

Anônimo disse...

Atrasado, mas ainda dá tempo de elogiar e agrsdecer!

Tou tão sem tempo...


Grande abraço, amigo.

Anônimo disse...

Só você sabe, Rodrigo, o incrível trabalho que é juntar um post como este. Parabéns para você pelo esforço e tua excelente contribuição à comunidade viajera.

Aquele abraço!

Caio Braz disse...

Valeu Rodrigo!

Como sempre, acompanho o mercado da aviação pelo Aquela Passagem. O último TKT que comprei foi GIG-GRU-GIG por R$ 150, já com taxas. Sorte de ter pego uma promoção da GOL que não havia um pedaço de extorsão!

Quando é que vai rolar o encontro da sociedade blogueira de viagem? Um abração!

Rodrigo Purisch disse...

Antes de tudo. Todos os blogs citados já me ajudaram em alguma coisa ou me passaram informações úteis. Todos merecem a citação!

Majô,

Obrigado pelos elogios. Gostei muito do post sobre as dicas do Pato Econômico, nosso amigo Ernesto!

Maria Lina,

Pena que nos encontramos pouco. Já respondo seu email.

Emília,
Acho que o Arnaldo anda reavaliando o futuro do blog. Não deixe de nos contar suas experiÊncias com essas cias!

André,
Vou dar uma passada lá!

Carmen,

Me desculpe, acabei esquecendo seu blog! Sabia que tinha esquecido algo, mas fui traído pela memória. O seu blog sempre me trouxe as várias Espanhas dentro da Espanha....

Arthur,

Muito legal saber que seu blog voltou das férias!

Igor,

Isso vai depender muito das regras da tarifa que ela comprou. Quanto mais promocional a tarifa mais alta a multa costuma ser. Outra coisa é que você pode tentar mudar a passagem e aquela nova data pode não ter disponibilidade de lugar.

As opções vão ser.

Cancelar a passagem e pedir um estorno do valor pagando ou não multa.

Cancelar e deixar o valor da passagem lá para ser usado na emissão de outa passagem. Nesses casos as vezes as multas caem.

Ou mudar a data e pagar a diferença da tarifa existente para venda naquela data pagando ou não a multa.

Dependendo da multa e da frequência com que se voa pode valer a pena cancelar comprar uma nova (outra promocional) e usar o valor para comprar outra em outro momento. Portanto tudo depende da tarifa que ela comprou.

Camila,

Acho que a maioria dos leitores deste blog tem essa mesma paixão. Parabéns pelo "Do lado de Cá"!

André,

Vamos por partes. Colocar uma cidade no meio pode valer a pena, mas vai depender de qual cia aérea você utiliza.

Paris e Roma junto. O ideal seria comprar uma passagem na Air France com destino a Roma e com direito a uma parada na ida e/ou na volta em Paris. O memso raciocínio serve para a Alitalia (Paris, via Roma) mas no momento não aconselho a cia italiana.

GRU/CUN/LAX: Vale a pena procurar sim. Vai aumentar um pouco o preço da passagem GRU/LAX. Mas tudo depende da época e da cia escolhida. Nesse caso você teria que usar uma cia da América Central (TACA. COPA) ou Mexicana/Aeroméxico para valer a pena (Não há vôos de carreira no stop para Cancun saindo do Brasil, só fretados). Mas com isso você terá que fazer mais conexões.

Europa via EUA. Se você quer muito fazer esse roteiro ainda vale a pena, mas menos do que na época que fiz aquele texto. Como envolve vários trechos, você via pagar adicional de combustível por trecho e com isso a passagem elevou-se de preço com o aumento desses adicionais. Esse tipo de roteiro funciona melhor qunado feito por um agente que domina GSD. Faça simulações no ITA http://matrix.itasoftware.com/cvg, no site da United e American usando a opção mult-segment.

Mas dependendo da promoção, óde valer a pena compar uma ida por uma cidade e volta por outra e comprar um trecho de low cost entre as duas. Tem que sair cotando mesmo para ver o que mais vale a pena no momento.

Mô,

Acho que preciso de mais feriados....O tempo anda curto..

Arnaldo,

Somos dois!

Tony,

Realmente é trabalhoso, mas foi com posts como esses que acabei conhecendo ótimos blogs e recebendo leitores como você! Acho que vale a pena continuar, mesmo que de forma mais simples, o que o VnV fazia.

Caio,

É difícil unir esse pessoal. Mas se vier a BH dê um toque! A agenda anda tão justa que não ando dando conta das obrigações, mas tendo uma folga comemos um pão de queijo juntos!

Igor Thiago disse...

obrigado pela resposta :)

quinta-feira, maio 22, 2008

Dicas Para Viajar Sem Sair de Casa no Feriado



Feriado com promoções da Gol e Varig para destinos domésticos. A TAM ficou fora das promoções nos dois últimos finais de semana. Vamos acompanhar! As razões podem estar aqui. A LAN tem uma promoção para quem quer ir a Buenos Aires e voltar até o dia 15 de junho.

Mas se você não viajou fisicamente, você ainda pode viajar sem sair da frente de seu computador na companhia de vários blogs muito interessantes. Esses são meus guias de viagem!

O Riq, que em breve lança um livro novo, continua postando suas dicas e respondendo as dúvidas dos leitores na seção Dicas Para Viagem: Peça e Ofereça no blog Viaje na Viagem. Você tem dúvida sobre algum destino? Cheque as dicas anteriores e se não encontrar o que procura, poste a sua lá! Entre as várias dicas, está essa de como curtir um final de semana em São Paulo. Sampa é o tema central do Blog de São Paulo do Tony, que traz uma infinidade de dicas da cidade e que recentemente foi citado no Estadão. Mas o Tony possui ainda o De Viaje a Brasil, um blog com dicas sobre viagens dentro do Brasil e que muitas vezes traz informações básicas que muito de nós gostaríamos de conhecer (como esse conjunto de posts sobre rotas de ônibus no Brasil). Ele ainda está com uma série muito interessante de dicas para fotografia de viagem. Os blogs do Tony são escritos em espanhol, mas nada que te impeça de viajar e aprender muito neles!

O Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo Interata, que corre o risco de extinção, continua postando seus super guias de viagem. O último tem abordado a Tailândia. Um blog no qual literalmente se viaja na frente do computador. Como amigo e admirador do trabalho do Arnaldo, espero que o blog possa encontrar um caminho para manter-se vivo no futuro. Palavra de blogueiro que sabe o quanto é difícil manter um blog atualizado que demanda cada vez mais tempo para produzir material novo e independente, além de continuar realizando as atividades paralelas que são nossa fonte de sustento.

O Conexão Paris, uma imperdível e verdadeira revista eletrônica sobre a capital francesa, está de endereço novo. Agora é conexaoparis.com.br! A Maria Lina continua com suas dicas excepcionais. Se você pensa em realizar uma viagem a Paris, então o blog é leitura obrigatória. Se você ama Paris, então não pode viver sem ele!

O Peru é a bola da vez tanto no Agora Vai do Arthur como no Idas e Vindas da Carla. Ótimas dicas para quem que pensa em voar para lá!

A Ilha da Madeira é objeto de posts no Gira Mundo do Jorge Bernardes, que também fez uma reflexão muito carinhosa sobre suas viagens com sua pequena filha. A Clara vai se orgulhar muito desses posts no futuro!

O Márcio do A Janela Laranja, que agora está de volta ao Brasil, continua postando sobre a Europa. Que tal um passeio pela Noruega?

O Pelo Mundo da Mari Campos completou 1 ano (parabéns atrasado!). Fique de olho já que ela prometeu uma série de posts sobre a Patagônia Chilena e dos Fiordes Noruegueses! Por falar em Chile, a Fernanda do Viaggio Mondo está com uma super série abordando uma das melhores opções para uma viagem curta, ou nem tanto assim, saindo do Brasil.

A Gribel do Por Onde Andei, que não para quieta seja a trabalho ou por diversão, continua postando dicas de vários destinos, como Belém, Buenos Aires e Portugal. Buenos Aires é também tema de posts da Turista Acidental Emília (Parabéns Emília e Marc!).

No Filigrana, a Majô após postar suas impressões sobre Petrópolis, inicia uma nova série sobre Paris. Você vai ver que literalmente você acompanha a Majô nos seus passeios.

Noticias fresquinhas do Japão, como as do início das vendas dos ingressos/pacotes para o Grande Prêmio de Formula 1 do Japão, você pode encontrar no Travelzine da Aline Lima que voltou com a corda toda!

Quer dicas de múltiplos destinos, não esqueça de visitar o Goitacá do Bender. Dicas de destinos, hospedagem e vôos dentro da Europa, então vá ao Europe Calling. Dicas de diversos destinos no Brasil, vá ao Jeguiando do Fábio. Temas diversos relacionados ao turismo responsável? Vá o blog da Lucia Malla, Uma Malla Pelo Mundo .

Já que comida e viagens têm tudo a ver, vamos para nosso roteiro “gastronômico”: Os Destemperados Diego e Diogo continuam postando dicas de restaurantes do Brasil e do mundo a fora (na últimas tem até dica de restaurante em Estocolmo!). A Débora e o Fernando do Brincando de Chef estão com posts muito interessantes sobre a cidade de Santos e seus sabores e sem esquecer o olhar crítico que tanto agrada a esse blogueiro. Beber e comer bem com menus completos? Então vá ao Da Cachaça para o Vinho e leia os posts do Eduardo Luz, que por incrível que pareça mantém a boa forma mesmo com esses jantares espetaculares! Quer dicas de um chef? Então dê uma passadinha no blog Concha de Retalhos do Luciano Lunkes ao qual fui recentemente apresentado. Receitas e dicas de primeira, parabéns!

Para finalizar, gostaria de citar dois blogs de nicho, como o Aquela Passagem. O primeiro é o blog Mamãe e o Intercâmbio da Márcia Casares que trata de um tema que pode interessar a muitos candidatos a intercambistas e a seus pais. O segundo, é o blog Journey do Caio Braz que dá dicas de sobre experiências de trabalho nos EUA. O blog anda meio sem atualização, mas é uma fonte interessante de informação.

Parabéns aos blogueiros, olha que ainda deixei de fora muita gente boa, e boas viagens aos leitores!

Foto: Lynn Davis via Freerange

16 comentários:

FILIGRANA disse...

Rodrigo, obrigada pela citação. Estou sempre por aqui antenada com as dicas do Aquela Passagem, eita blog bom !! Um dos meus preferidos ;)
Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Rodrigo,
estou indo embora...mas a gente se fala por email.
Abraços de uma outra blogueira.
Maria Lina

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, fiquei super feliz e orgulhosa de ver meu blog ser citado ao lado dos maiores blogs de viagens da web.
Muito obrigada e ótimo fim de semana.

Marcia

Unknown disse...

Rodrigo, obrigada! :-D
E sobre o blog do Arnaldo, também estou aqui na torcida! É como você disse: a gente realmente viaja com ele. Aliás, uma parte da minha próxima viagem foi inspirada por ele: Istambul. Vou testar a Turkish, a Olympic e a Aegean...vamos ver como elas se comportam, hehe...
Um abraço para você e para a Massae!

A. A. Cella disse...

Sou leitor do "Aquela passagem!" desde a primeira citação na Revista Viagem e Turismo, ano passado.
Comecei o meu blog sobre relatos e dicas para mochileiros (http://demochilao.blogspot.com) em fevereiro e ficaria orgulhoso se você desse uma olhadinha por lá para dizer o que achou.
Abraço

Anônimo disse...

Rodrigo, você tem razão!!! Viajar com os blogs dos amigos é uma boa idéia!.
Eu faço muitos viagens olhando os blogs. Eu conosco Argentina, Perú, Turquía, Bali, Thailandia, Madeira, Portugal, Hawaii, Chile, Perú, Japón, Holanda,Bélgica, Noruega e muitos países mais sem moverme da cadeira! e além disso eu conhecido, também, maravillosos restaurantes (tenho que fazer regime! agora recorda!!!).
Beijos
Carmen

Anônimo disse...

Rodrigo, valeu a citação! E quanto ao Arnaldo, felizmente ele mudou de idéia e vai manter o blog.
Grande abraço

Igor Thiago disse...

sddslsdsdfk
Rodrigo, eu tive uma duvida de uma leitora do meu blog sobre passagem aerea e achei o teu blog ksdksdksdkr
resolvi perguntar pra ver se tu poderia me ajudar a responde-la

"qeuro saber como faço para adiar minha passagem de volta ....sem pagar muito caro..."

teria alguma dica?
abraços

Anônimo disse...

Olá Rodrigo!! Creio que compartimos uma paixão: o turismo!! Adorei seu blog, parabéns! bjinhos

Anônimo disse...

Oi Rodrigo.
queria uma dica de otimização de destinos.
Como otimizar Paris e Roma no msm roteiro? Ou Paris e Veneza?
Existe algum jeito de fazer SP-Cancun-Los Angeles-SP? Ou é uma besteira tentar conjugar esses destinos em termos de tarifa? E outra: num post antigo vc fala de Europa aliada a um destino EUA. É possivel um SP-NY-Paris por um preço justo? Desculpa as muitas perguntas, mas esse assunto de conjugar destinos é sempre complicado. grande abraço e parabens pelo excelente blog.

Anônimo disse...

Oi, Rodrigo! Obrigada pela lembrança... Espero que seu feriado tenha sido tudibom! :o)

Anônimo disse...

Atrasado, mas ainda dá tempo de elogiar e agrsdecer!

Tou tão sem tempo...


Grande abraço, amigo.

Anônimo disse...

Só você sabe, Rodrigo, o incrível trabalho que é juntar um post como este. Parabéns para você pelo esforço e tua excelente contribuição à comunidade viajera.

Aquele abraço!

Caio Braz disse...

Valeu Rodrigo!

Como sempre, acompanho o mercado da aviação pelo Aquela Passagem. O último TKT que comprei foi GIG-GRU-GIG por R$ 150, já com taxas. Sorte de ter pego uma promoção da GOL que não havia um pedaço de extorsão!

Quando é que vai rolar o encontro da sociedade blogueira de viagem? Um abração!

Rodrigo Purisch disse...

Antes de tudo. Todos os blogs citados já me ajudaram em alguma coisa ou me passaram informações úteis. Todos merecem a citação!

Majô,

Obrigado pelos elogios. Gostei muito do post sobre as dicas do Pato Econômico, nosso amigo Ernesto!

Maria Lina,

Pena que nos encontramos pouco. Já respondo seu email.

Emília,
Acho que o Arnaldo anda reavaliando o futuro do blog. Não deixe de nos contar suas experiÊncias com essas cias!

André,
Vou dar uma passada lá!

Carmen,

Me desculpe, acabei esquecendo seu blog! Sabia que tinha esquecido algo, mas fui traído pela memória. O seu blog sempre me trouxe as várias Espanhas dentro da Espanha....

Arthur,

Muito legal saber que seu blog voltou das férias!

Igor,

Isso vai depender muito das regras da tarifa que ela comprou. Quanto mais promocional a tarifa mais alta a multa costuma ser. Outra coisa é que você pode tentar mudar a passagem e aquela nova data pode não ter disponibilidade de lugar.

As opções vão ser.

Cancelar a passagem e pedir um estorno do valor pagando ou não multa.

Cancelar e deixar o valor da passagem lá para ser usado na emissão de outa passagem. Nesses casos as vezes as multas caem.

Ou mudar a data e pagar a diferença da tarifa existente para venda naquela data pagando ou não a multa.

Dependendo da multa e da frequência com que se voa pode valer a pena cancelar comprar uma nova (outra promocional) e usar o valor para comprar outra em outro momento. Portanto tudo depende da tarifa que ela comprou.

Camila,

Acho que a maioria dos leitores deste blog tem essa mesma paixão. Parabéns pelo "Do lado de Cá"!

André,

Vamos por partes. Colocar uma cidade no meio pode valer a pena, mas vai depender de qual cia aérea você utiliza.

Paris e Roma junto. O ideal seria comprar uma passagem na Air France com destino a Roma e com direito a uma parada na ida e/ou na volta em Paris. O memso raciocínio serve para a Alitalia (Paris, via Roma) mas no momento não aconselho a cia italiana.

GRU/CUN/LAX: Vale a pena procurar sim. Vai aumentar um pouco o preço da passagem GRU/LAX. Mas tudo depende da época e da cia escolhida. Nesse caso você teria que usar uma cia da América Central (TACA. COPA) ou Mexicana/Aeroméxico para valer a pena (Não há vôos de carreira no stop para Cancun saindo do Brasil, só fretados). Mas com isso você terá que fazer mais conexões.

Europa via EUA. Se você quer muito fazer esse roteiro ainda vale a pena, mas menos do que na época que fiz aquele texto. Como envolve vários trechos, você via pagar adicional de combustível por trecho e com isso a passagem elevou-se de preço com o aumento desses adicionais. Esse tipo de roteiro funciona melhor qunado feito por um agente que domina GSD. Faça simulações no ITA http://matrix.itasoftware.com/cvg, no site da United e American usando a opção mult-segment.

Mas dependendo da promoção, óde valer a pena compar uma ida por uma cidade e volta por outra e comprar um trecho de low cost entre as duas. Tem que sair cotando mesmo para ver o que mais vale a pena no momento.

Mô,

Acho que preciso de mais feriados....O tempo anda curto..

Arnaldo,

Somos dois!

Tony,

Realmente é trabalhoso, mas foi com posts como esses que acabei conhecendo ótimos blogs e recebendo leitores como você! Acho que vale a pena continuar, mesmo que de forma mais simples, o que o VnV fazia.

Caio,

É difícil unir esse pessoal. Mas se vier a BH dê um toque! A agenda anda tão justa que não ando dando conta das obrigações, mas tendo uma folga comemos um pão de queijo juntos!

Igor Thiago disse...

obrigado pela resposta :)

quinta-feira, maio 22, 2008

Dicas Para Viajar Sem Sair de Casa no Feriado



Feriado com promoções da Gol e Varig para destinos domésticos. A TAM ficou fora das promoções nos dois últimos finais de semana. Vamos acompanhar! As razões podem estar aqui. A LAN tem uma promoção para quem quer ir a Buenos Aires e voltar até o dia 15 de junho.

Mas se você não viajou fisicamente, você ainda pode viajar sem sair da frente de seu computador na companhia de vários blogs muito interessantes. Esses são meus guias de viagem!

O Riq, que em breve lança um livro novo, continua postando suas dicas e respondendo as dúvidas dos leitores na seção Dicas Para Viagem: Peça e Ofereça no blog Viaje na Viagem. Você tem dúvida sobre algum destino? Cheque as dicas anteriores e se não encontrar o que procura, poste a sua lá! Entre as várias dicas, está essa de como curtir um final de semana em São Paulo. Sampa é o tema central do Blog de São Paulo do Tony, que traz uma infinidade de dicas da cidade e que recentemente foi citado no Estadão. Mas o Tony possui ainda o De Viaje a Brasil, um blog com dicas sobre viagens dentro do Brasil e que muitas vezes traz informações básicas que muito de nós gostaríamos de conhecer (como esse conjunto de posts sobre rotas de ônibus no Brasil). Ele ainda está com uma série muito interessante de dicas para fotografia de viagem. Os blogs do Tony são escritos em espanhol, mas nada que te impeça de viajar e aprender muito neles!

O Fatos e Fotos de Viagens do Arnaldo Interata, que corre o risco de extinção, continua postando seus super guias de viagem. O último tem abordado a Tailândia. Um blog no qual literalmente se viaja na frente do computador. Como amigo e admirador do trabalho do Arnaldo, espero que o blog possa encontrar um caminho para manter-se vivo no futuro. Palavra de blogueiro que sabe o quanto é difícil manter um blog atualizado que demanda cada vez mais tempo para produzir material novo e independente, além de continuar realizando as atividades paralelas que são nossa fonte de sustento.

O Conexão Paris, uma imperdível e verdadeira revista eletrônica sobre a capital francesa, está de endereço novo. Agora é conexaoparis.com.br! A Maria Lina continua com suas dicas excepcionais. Se você pensa em realizar uma viagem a Paris, então o blog é leitura obrigatória. Se você ama Paris, então não pode viver sem ele!

O Peru é a bola da vez tanto no Agora Vai do Arthur como no Idas e Vindas da Carla. Ótimas dicas para quem que pensa em voar para lá!

A Ilha da Madeira é objeto de posts no Gira Mundo do Jorge Bernardes, que também fez uma reflexão muito carinhosa sobre suas viagens com sua pequena filha. A Clara vai se orgulhar muito desses posts no futuro!

O Márcio do A Janela Laranja, que agora está de volta ao Brasil, continua postando sobre a Europa. Que tal um passeio pela Noruega?

O Pelo Mundo da Mari Campos completou 1 ano (parabéns atrasado!). Fique de olho já que ela prometeu uma série de posts sobre a Patagônia Chilena e dos Fiordes Noruegueses! Por falar em Chile, a Fernanda do Viaggio Mondo está com uma super série abordando uma das melhores opções para uma viagem curta, ou nem tanto assim, saindo do Brasil.

A Gribel do Por Onde Andei, que não para quieta seja a trabalho ou por diversão, continua postando dicas de vários destinos, como Belém, Buenos Aires e Portugal. Buenos Aires é também tema de posts da Turista Acidental Emília (Parabéns Emília e Marc!).

No Filigrana, a Majô após postar suas impressões sobre Petrópolis, inicia uma nova série sobre Paris. Você vai ver que literalmente você acompanha a Majô nos seus passeios.

Noticias fresquinhas do Japão, como as do início das vendas dos ingressos/pacotes para o Grande Prêmio de Formula 1 do Japão, você pode encontrar no Travelzine da Aline Lima que voltou com a corda toda!

Quer dicas de múltiplos destinos, não esqueça de visitar o Goitacá do Bender. Dicas de destinos, hospedagem e vôos dentro da Europa, então vá ao Europe Calling. Dicas de diversos destinos no Brasil, vá ao Jeguiando do Fábio. Temas diversos relacionados ao turismo responsável? Vá o blog da Lucia Malla, Uma Malla Pelo Mundo .

Já que comida e viagens têm tudo a ver, vamos para nosso roteiro “gastronômico”: Os Destemperados Diego e Diogo continuam postando dicas de restaurantes do Brasil e do mundo a fora (na últimas tem até dica de restaurante em Estocolmo!). A Débora e o Fernando do Brincando de Chef estão com posts muito interessantes sobre a cidade de Santos e seus sabores e sem esquecer o olhar crítico que tanto agrada a esse blogueiro. Beber e comer bem com menus completos? Então vá ao Da Cachaça para o Vinho e leia os posts do Eduardo Luz, que por incrível que pareça mantém a boa forma mesmo com esses jantares espetaculares! Quer dicas de um chef? Então dê uma passadinha no blog Concha de Retalhos do Luciano Lunkes ao qual fui recentemente apresentado. Receitas e dicas de primeira, parabéns!

Para finalizar, gostaria de citar dois blogs de nicho, como o Aquela Passagem. O primeiro é o blog Mamãe e o Intercâmbio da Márcia Casares que trata de um tema que pode interessar a muitos candidatos a intercambistas e a seus pais. O segundo, é o blog Journey do Caio Braz que dá dicas de sobre experiências de trabalho nos EUA. O blog anda meio sem atualização, mas é uma fonte interessante de informação.

Parabéns aos blogueiros, olha que ainda deixei de fora muita gente boa, e boas viagens aos leitores!

Foto: Lynn Davis via Freerange

16 comentários:

FILIGRANA disse...

Rodrigo, obrigada pela citação. Estou sempre por aqui antenada com as dicas do Aquela Passagem, eita blog bom !! Um dos meus preferidos ;)
Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Rodrigo,
estou indo embora...mas a gente se fala por email.
Abraços de uma outra blogueira.
Maria Lina

MARCIA CASARES disse...

Rodrigo, fiquei super feliz e orgulhosa de ver meu blog ser citado ao lado dos maiores blogs de viagens da web.
Muito obrigada e ótimo fim de semana.

Marcia

Unknown disse...

Rodrigo, obrigada! :-D
E sobre o blog do Arnaldo, também estou aqui na torcida! É como você disse: a gente realmente viaja com ele. Aliás, uma parte da minha próxima viagem foi inspirada por ele: Istambul. Vou testar a Turkish, a Olympic e a Aegean...vamos ver como elas se comportam, hehe...
Um abraço para você e para a Massae!

A. A. Cella disse...

Sou leitor do "Aquela passagem!" desde a primeira citação na Revista Viagem e Turismo, ano passado.
Comecei o meu blog sobre relatos e dicas para mochileiros (http://demochilao.blogspot.com) em fevereiro e ficaria orgulhoso se você desse uma olhadinha por lá para dizer o que achou.
Abraço

Anônimo disse...

Rodrigo, você tem razão!!! Viajar com os blogs dos amigos é uma boa idéia!.
Eu faço muitos viagens olhando os blogs. Eu conosco Argentina, Perú, Turquía, Bali, Thailandia, Madeira, Portugal, Hawaii, Chile, Perú, Japón, Holanda,Bélgica, Noruega e muitos países mais sem moverme da cadeira! e além disso eu conhecido, também, maravillosos restaurantes (tenho que fazer regime! agora recorda!!!).
Beijos
Carmen

Anônimo disse...

Rodrigo, valeu a citação! E quanto ao Arnaldo, felizmente ele mudou de idéia e vai manter o blog.
Grande abraço

Igor Thiago disse...

sddslsdsdfk
Rodrigo, eu tive uma duvida de uma leitora do meu blog sobre passagem aerea e achei o teu blog ksdksdksdkr
resolvi perguntar pra ver se tu poderia me ajudar a responde-la

"qeuro saber como faço para adiar minha passagem de volta ....sem pagar muito caro..."

teria alguma dica?
abraços

Anônimo disse...

Olá Rodrigo!! Creio que compartimos uma paixão: o turismo!! Adorei seu blog, parabéns! bjinhos

Anônimo disse...

Oi Rodrigo.
queria uma dica de otimização de destinos.
Como otimizar Paris e Roma no msm roteiro? Ou Paris e Veneza?
Existe algum jeito de fazer SP-Cancun-Los Angeles-SP? Ou é uma besteira tentar conjugar esses destinos em termos de tarifa? E outra: num post antigo vc fala de Europa aliada a um destino EUA. É possivel um SP-NY-Paris por um preço justo? Desculpa as muitas perguntas, mas esse assunto de conjugar destinos é sempre complicado. grande abraço e parabens pelo excelente blog.

Anônimo disse...

Oi, Rodrigo! Obrigada pela lembrança... Espero que seu feriado tenha sido tudibom! :o)

Anônimo disse...

Atrasado, mas ainda dá tempo de elogiar e agrsdecer!

Tou tão sem tempo...


Grande abraço, amigo.

Anônimo disse...

Só você sabe, Rodrigo, o incrível trabalho que é juntar um post como este. Parabéns para você pelo esforço e tua excelente contribuição à comunidade viajera.

Aquele abraço!

Caio Braz disse...

Valeu Rodrigo!

Como sempre, acompanho o mercado da aviação pelo Aquela Passagem. O último TKT que comprei foi GIG-GRU-GIG por R$ 150, já com taxas. Sorte de ter pego uma promoção da GOL que não havia um pedaço de extorsão!

Quando é que vai rolar o encontro da sociedade blogueira de viagem? Um abração!

Rodrigo Purisch disse...

Antes de tudo. Todos os blogs citados já me ajudaram em alguma coisa ou me passaram informações úteis. Todos merecem a citação!

Majô,

Obrigado pelos elogios. Gostei muito do post sobre as dicas do Pato Econômico, nosso amigo Ernesto!

Maria Lina,

Pena que nos encontramos pouco. Já respondo seu email.

Emília,
Acho que o Arnaldo anda reavaliando o futuro do blog. Não deixe de nos contar suas experiÊncias com essas cias!

André,
Vou dar uma passada lá!

Carmen,

Me desculpe, acabei esquecendo seu blog! Sabia que tinha esquecido algo, mas fui traído pela memória. O seu blog sempre me trouxe as várias Espanhas dentro da Espanha....

Arthur,

Muito legal saber que seu blog voltou das férias!

Igor,

Isso vai depender muito das regras da tarifa que ela comprou. Quanto mais promocional a tarifa mais alta a multa costuma ser. Outra coisa é que você pode tentar mudar a passagem e aquela nova data pode não ter disponibilidade de lugar.

As opções vão ser.

Cancelar a passagem e pedir um estorno do valor pagando ou não multa.

Cancelar e deixar o valor da passagem lá para ser usado na emissão de outa passagem. Nesses casos as vezes as multas caem.

Ou mudar a data e pagar a diferença da tarifa existente para venda naquela data pagando ou não a multa.

Dependendo da multa e da frequência com que se voa pode valer a pena cancelar comprar uma nova (outra promocional) e usar o valor para comprar outra em outro momento. Portanto tudo depende da tarifa que ela comprou.

Camila,

Acho que a maioria dos leitores deste blog tem essa mesma paixão. Parabéns pelo "Do lado de Cá"!

André,

Vamos por partes. Colocar uma cidade no meio pode valer a pena, mas vai depender de qual cia aérea você utiliza.

Paris e Roma junto. O ideal seria comprar uma passagem na Air France com destino a Roma e com direito a uma parada na ida e/ou na volta em Paris. O memso raciocínio serve para a Alitalia (Paris, via Roma) mas no momento não aconselho a cia italiana.

GRU/CUN/LAX: Vale a pena procurar sim. Vai aumentar um pouco o preço da passagem GRU/LAX. Mas tudo depende da época e da cia escolhida. Nesse caso você teria que usar uma cia da América Central (TACA. COPA) ou Mexicana/Aeroméxico para valer a pena (Não há vôos de carreira no stop para Cancun saindo do Brasil, só fretados). Mas com isso você terá que fazer mais conexões.

Europa via EUA. Se você quer muito fazer esse roteiro ainda vale a pena, mas menos do que na época que fiz aquele texto. Como envolve vários trechos, você via pagar adicional de combustível por trecho e com isso a passagem elevou-se de preço com o aumento desses adicionais. Esse tipo de roteiro funciona melhor qunado feito por um agente que domina GSD. Faça simulações no ITA http://matrix.itasoftware.com/cvg, no site da United e American usando a opção mult-segment.

Mas dependendo da promoção, óde valer a pena compar uma ida por uma cidade e volta por outra e comprar um trecho de low cost entre as duas. Tem que sair cotando mesmo para ver o que mais vale a pena no momento.

Mô,

Acho que preciso de mais feriados....O tempo anda curto..

Arnaldo,

Somos dois!

Tony,

Realmente é trabalhoso, mas foi com posts como esses que acabei conhecendo ótimos blogs e recebendo leitores como você! Acho que vale a pena continuar, mesmo que de forma mais simples, o que o VnV fazia.

Caio,

É difícil unir esse pessoal. Mas se vier a BH dê um toque! A agenda anda tão justa que não ando dando conta das obrigações, mas tendo uma folga comemos um pão de queijo juntos!

Igor Thiago disse...

obrigado pela resposta :)