O Governo e ANAC finalizaram um novo acordo com os EUA. Nesse novo acordo os vôos semanais podem saltar dos atuais 105 para 154 e não há mais limite de empresas para atuar na ligação Brasil/EUA. Permitiu-se inclusive que cias que tenham code share com cias dos dois paises possam operar vôos nessas rotas mesmo que pertencentes a um terceiro país.
O aumento dos vôos será gradual, iniciando-se já em julho e seguindo até outubro de 2010. Vai ser permitido que outras cinco novas cidades brasileiras possam receber vôos vindos dos EUA. Parece que Curitiba e Fortaleza já conseguiram os seus, segundo o portal G1.
A partir de julho de 2008: mais 21 frequências, sendo que as mesmas só podem ser para o Norte, Nordeste,Centro-Oeste do Brasil e/ou Belo Horizonte. Julho de 2009: mais 9 frequências para os mesmo destinos mais o Rio de Janeiro. Outubro de 2009: mais sete frequências para qualquer destino. Outubro de 2010: mais 14 frequências para qualquer destino. São Paulo só poderá ganhar mais vôos após uma melhora na infra-estrutura.
O interessante é que a TAM corre o risco de ver o Nordeste invadido pelas cias americanas com a TAP fez e com sucesso.
A imprensa logo já anuncia queda de preços e tal. Vamos esperar um pouco. O mercado está muito aquecido por causa do dólar fraco, o petróleo está em alta e as cias americanas passam por um momento de reorganização. Uma entrada de cias low cost (que já atuam em Lima e vão atuar em Bogotá) pode acelerar a queda das tarifas, leia-se Jetblue e Spirit.
Em resumo, é uma boa notícia para o consumidor que deverá se beneficiar da mudança mesmo que não no curto prazo.
Fonte: Fórum Contato Radar
2 comentários:
Rodrigo, que ÓTIMA notícia essa. Para quem, como eu, mora distante dos únicos hubs existentes no Brasil (SP e RJ), se alguma coisa acontecer no Nordeste, mesmo que não seja em Natal (acho difícil algo acontecer em Natal, por questões variadas, embora suspeite de que a demanda por vôos para os EUA fosse ser enorme), e isso significar redução de preços e de tempo de vôo, a vitória já será imensa. Se o ingresso de vôos para os EUA partindo do Nordeste depender de torcida, a minha já está aqui marcando presença, firme e forte.
Pêesse,
Fortaleza está na frente. BH também. Natal ainda não se consolidou bem. Dos vôos da TAP para o Nordeste é vôo com menor demanda. Mas só de ter um hub próximo fora do Rio/São Paulo já é um alívio. Para o pessoal de São Paulo isso é uma boa notícia, já que ajuda a reduzir a sobrecarga dos aerportos de São Paulo.
Esse acordo foi revisto com a intenção de liberar vôos para o Nordeste.
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