quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Caso JetBlue: Bem que Podia Servir de Modelo para o Brasil


A JetBlue, para quem ainda não ficou sabendo , deu um uma canseira em um grupo de turistas que iam dos EUA para o México, que acabaram por ficar 10 horas dentro de um avião. Como todas as cias de baixo custo, a base do lucro é fazer as aeronaves voar o maior tempo possível por dia. Naquele dia (14/02/06), Nova York sofria com uma nevasca e a cia optou por colocar os aviões na pista para serem os primeiros a partir em caso de uma melhora do tempo. O problema foi que as rodas da aeronave acabaram por congelar e junto com o mau tempo e uma estratégia má sucedida por parte da cia aérea acabou por provocar esse abuso na paciência do consumidor.

A repercussão foi tão grande que o congresso americano iniciou uma discussão sobre novas leis para reforçar os direitos dos consumidores das cias aéreas.

Para tentar esfriar a repercussão e melhorar a imagem , a JetBlue veio a público através de seu presidente, que inclusive já morou no Brasil, pedir desculpas e anunciar uma política de direitos do consumidor JetBlue. No site da CNN tem uma entrevista muito interessante com o Sr David Neeleman, presidente da Jet Blue.

Agente gosta de copiar modelos de cias aéreas, programas de milhagem e de tarifas, bem que podíamos copiar o modelo de respeito ao consumidor. E em todo o nosso caos aéreo, nunca se ouviu alguém dizer que gostaria de reformar a legislação ou de prontamente fazê-la cumprir em defesa do consumidor. Também nunca vi presidente de cia aérea dando a cara a tapa na tv.

No EUA, quem não quiser JetBlue, pode escolher umas das várias concorrentes, mas no Brasil, a “concorrência” não permite tantas escolhas...

2 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Rodrigo,

Tá sabendo dessa ví hoje pela manhã aqui na BBC.

German Chancellor Angela Merkel and French President Jacques Chirac are discussing the future of Airbus.

Segue o link http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/6387671.stm

Abraços!

Marcio

Rodrigo Purisch disse...

Marcio,

A Airbus é um consórcio com participação estatal. O Governo da Espanha e da Russia estão querendo injetar grana. Parece que dentro das instalações e entre os engenheiros há uma briga entre alemães e franceses pelo domínio da empresa.

o A380 ainda só deu prejuízo.. e o A350 para competir com o Boeing 787 (substitui o 777), que por sinal é muito bonito, está muiiito atrasado. Alguns queixam que os primeiros planos do A350 foram baseados no A340, um avião com menor sucesso que os A319 e A320, enquanto o 787 é uma avião todo novo.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Caso JetBlue: Bem que Podia Servir de Modelo para o Brasil


A JetBlue, para quem ainda não ficou sabendo , deu um uma canseira em um grupo de turistas que iam dos EUA para o México, que acabaram por ficar 10 horas dentro de um avião. Como todas as cias de baixo custo, a base do lucro é fazer as aeronaves voar o maior tempo possível por dia. Naquele dia (14/02/06), Nova York sofria com uma nevasca e a cia optou por colocar os aviões na pista para serem os primeiros a partir em caso de uma melhora do tempo. O problema foi que as rodas da aeronave acabaram por congelar e junto com o mau tempo e uma estratégia má sucedida por parte da cia aérea acabou por provocar esse abuso na paciência do consumidor.

A repercussão foi tão grande que o congresso americano iniciou uma discussão sobre novas leis para reforçar os direitos dos consumidores das cias aéreas.

Para tentar esfriar a repercussão e melhorar a imagem , a JetBlue veio a público através de seu presidente, que inclusive já morou no Brasil, pedir desculpas e anunciar uma política de direitos do consumidor JetBlue. No site da CNN tem uma entrevista muito interessante com o Sr David Neeleman, presidente da Jet Blue.

Agente gosta de copiar modelos de cias aéreas, programas de milhagem e de tarifas, bem que podíamos copiar o modelo de respeito ao consumidor. E em todo o nosso caos aéreo, nunca se ouviu alguém dizer que gostaria de reformar a legislação ou de prontamente fazê-la cumprir em defesa do consumidor. Também nunca vi presidente de cia aérea dando a cara a tapa na tv.

No EUA, quem não quiser JetBlue, pode escolher umas das várias concorrentes, mas no Brasil, a “concorrência” não permite tantas escolhas...

2 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Rodrigo,

Tá sabendo dessa ví hoje pela manhã aqui na BBC.

German Chancellor Angela Merkel and French President Jacques Chirac are discussing the future of Airbus.

Segue o link http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/6387671.stm

Abraços!

Marcio

Rodrigo Purisch disse...

Marcio,

A Airbus é um consórcio com participação estatal. O Governo da Espanha e da Russia estão querendo injetar grana. Parece que dentro das instalações e entre os engenheiros há uma briga entre alemães e franceses pelo domínio da empresa.

o A380 ainda só deu prejuízo.. e o A350 para competir com o Boeing 787 (substitui o 777), que por sinal é muito bonito, está muiiito atrasado. Alguns queixam que os primeiros planos do A350 foram baseados no A340, um avião com menor sucesso que os A319 e A320, enquanto o 787 é uma avião todo novo.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Caso JetBlue: Bem que Podia Servir de Modelo para o Brasil


A JetBlue, para quem ainda não ficou sabendo , deu um uma canseira em um grupo de turistas que iam dos EUA para o México, que acabaram por ficar 10 horas dentro de um avião. Como todas as cias de baixo custo, a base do lucro é fazer as aeronaves voar o maior tempo possível por dia. Naquele dia (14/02/06), Nova York sofria com uma nevasca e a cia optou por colocar os aviões na pista para serem os primeiros a partir em caso de uma melhora do tempo. O problema foi que as rodas da aeronave acabaram por congelar e junto com o mau tempo e uma estratégia má sucedida por parte da cia aérea acabou por provocar esse abuso na paciência do consumidor.

A repercussão foi tão grande que o congresso americano iniciou uma discussão sobre novas leis para reforçar os direitos dos consumidores das cias aéreas.

Para tentar esfriar a repercussão e melhorar a imagem , a JetBlue veio a público através de seu presidente, que inclusive já morou no Brasil, pedir desculpas e anunciar uma política de direitos do consumidor JetBlue. No site da CNN tem uma entrevista muito interessante com o Sr David Neeleman, presidente da Jet Blue.

Agente gosta de copiar modelos de cias aéreas, programas de milhagem e de tarifas, bem que podíamos copiar o modelo de respeito ao consumidor. E em todo o nosso caos aéreo, nunca se ouviu alguém dizer que gostaria de reformar a legislação ou de prontamente fazê-la cumprir em defesa do consumidor. Também nunca vi presidente de cia aérea dando a cara a tapa na tv.

No EUA, quem não quiser JetBlue, pode escolher umas das várias concorrentes, mas no Brasil, a “concorrência” não permite tantas escolhas...

2 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Rodrigo,

Tá sabendo dessa ví hoje pela manhã aqui na BBC.

German Chancellor Angela Merkel and French President Jacques Chirac are discussing the future of Airbus.

Segue o link http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/6387671.stm

Abraços!

Marcio

Rodrigo Purisch disse...

Marcio,

A Airbus é um consórcio com participação estatal. O Governo da Espanha e da Russia estão querendo injetar grana. Parece que dentro das instalações e entre os engenheiros há uma briga entre alemães e franceses pelo domínio da empresa.

o A380 ainda só deu prejuízo.. e o A350 para competir com o Boeing 787 (substitui o 777), que por sinal é muito bonito, está muiiito atrasado. Alguns queixam que os primeiros planos do A350 foram baseados no A340, um avião com menor sucesso que os A319 e A320, enquanto o 787 é uma avião todo novo.