sábado, outubro 04, 2008

Fidelidade TAM: Emissão De Trechos Prêmio com 3 Mil Pontos

A Tam voltou a oferecer a possibilidade de emissão de alguns trechos com o uso de 3 mil pontos. No momento, poucos são os trechos disponíveis, mas emitir São Paulo/Fortaleza com 3 mil pontos considero um ótimo negócio mesmo que o vôo seja no horário menos favorável possível!

Ela já tinha feito essa promoção anteriormente mas oferecendo essa opção de 3 mil pontos para um número maior de destinos do que atualmente, mas usando 5 mil pontos para a emissão a disponibilidade de vôos aumenta. Lembrando que normalmente é necessário usar 10 mil pontos para trechos dentro do Brasil.

Obrigado ao leitor Rafael Borja por me chamar a atenção para as promoções do Fidelidade.

quinta-feira, outubro 02, 2008

TAM: Vôos Para Orlando e Entrada na Star Alliance

Como já anunciamos neste post, a Tam vai iniciar vôos ligando São Paulo a Orlando nos EUA. A venda de passagens iniciaram-se e o vôo inaugural parte no dia 21 de novembro. O vôo decola de Guarulhos as 11:30 e pousa em Orlando as 17:00h. A volta parte de Orlando as 18:50h e pousa em São Paulo as 6:35h. Os vôo serão operados com A330 e as passagens estão sendo vendidas a partir de cerca de 1050 USD (com taxas) no site da Tam. Vamos ver como vai ser o desempenho desse vôo já que muito entendido em mercado de avião acha essa rota pouco lucrativa, já que é voltada para as viagens de lazer e drena pouco público executivo, o qual costuma pagar as maiores tarifas. Avião cheio, mas com passagem média mais barata (no ponto de vista deles, é claro!).

O AeroLatinNews publicou uma nota dizendo que a TAM anuncia a entrada na Star Alliance no dia 7 de outubro. Após o anúncio da aceitação do convite da Star Alliance para se juntar a mesma, devem decorrer de 12 a 15 meses para o efetivo ingresso da cia na aliança. Tinha muita gente apostando que essa entrada efetiva iria ser mais rápida, mas pelo visto vai seguir o caminho natural por qual todas as últimas associadas passaram.

Colômbia ou Minas Gerais? Bogotá ou Ouro Preto?



Seguido a indicação contida na cópia do Lonely Planet que comprei, fui tomar meu café da manha no café Puerta Falsa na calle 11 entre a carrera 6 e 7. É um café pequeno que existe desde 1816 (!) e conta um minúsculo balcão e uma pequeno mezanino com umas 5 mesas. Lá minha companheira de viagem pediu um chocolate Sanfereño completo e eu um daqueles enrolados de folha de bananeira que vi sobre as mesas dos demais comensais, conhecido como Tamale.



O chocolate Santafereño completo queria dizer um chocolate quente mais pão de sal e doce, manteiga e fatias de queijo frescal. Existia a opção de café com leite também. Já o Tamale era uma galinhada com milho (cozido de arroz com frango, especiarias e milho feito no vapor). Para acompanhar um suco de tangerina, ou mexerica (fala-se mixirica) como nós chamamos aqui em Minas.


Olhando mais de perto as opções expostas num balcão, vi doce de leite, doce de leite com coco, um doce de milho branco lembrando uma canjica, um doce de cidra e figos cristalizados, além de inúmeros queijos frescos (tipo minas). Nessa hora me perguntei se não estava em uma cidade histórica mineira. Faltava apenas feijão tropeiro, tutu de feijão e pudim de doce de leite, além de alguém falando uai e trem no meio da frase. Chique dimais, sô!

Por falar em Minas e cidades históricas, o Arnaldo Interata do blog Fatos e Fotos de Viagens, recém chegado do Japão, publicou recentemente um super guia sobre Ouro Preto . O guia é recheado de fotos padrão Arnaldo de qualidade. Aproveita e leia também os posts sobre o Japão, já que ele fez um Japan-Guide em português.

TAM: Mudanças no Fidelidade TAM

Quando digo que as mudanças nos programas de fidelidade raramente beneficiam o associado e que milha boa é milha gasta com sabedoria e rápido tem gente que ainda me acha dramático demais.

Vamos lá, a Tam decidiu que as milhas bônus ganhas pelos associados elite (Azul e Vermelho) do programa Fidelidade Tam não mais contarão para a contagem das milhas voadas durante o ano de aquisição para renovação do status elite. Você pode usar as milhas bônus normalmente para emitir suas passagens, mas vai ter que voar mais um pouco para poder conquistar um status superior ou manter o adquirido. É inegável que a Tam está entupida de clientes cartão Vermelho, vide a fila prioritária para esses associados nos check in, mas tirar vantagens deles é desconsiderá-los como clientes fiéis e freqüentes (não é para incentivá-los que o programa foi criado?). Só a falta de concorrência explica coisas assim.

No comunicado, ela fala que está seguindo a tendência das cias aéreas pelo mundo afora. Olha, tem muita cia que não aceita os pontos/milhas voados em parceiros ou não dá milhas bônus nos vôos desses parceiros, mas das grandes, poucas não contam as milhas (ou parte delas) bônus voadas na própria cia aérea dona do programa de fidelidade para a evolução no status elite.

A entrada da Tam na Star Alliance vai trazer novas mudanças pela frente. Só quero ver se o associado Vermelho TAM vai ter acesso as Salas Vips nos vôos internacionais mesmo voando econômica, coisa que é de praxe na aliança. Pelo mesmo estão dando um jeito de reduzir o associados Vermelhos no futuro...

Pelo menos a necessidade de 7 dias de antecedência mínima para emissão de uma passagem prêmio no Fidelidade Tam, tão criticada por mim aqui no blog, vai cair também. Mas falam no aviso de uma opção para emitir passagens com menos de 7 dias de antecedência. Opção seriam mais milhas pelo mesmo prêmio? Vamos esperar. Confirmado, no texto fala em no mínimo 15 mil pontos no lugar das 10 mil tradicionais por trecho...

As novas regras entram em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.

Obrigado a PêEsse pela dica das mudanças.

quarta-feira, outubro 01, 2008

Gol: Iniciou Cobrança de Taxa de Emissão De Passagens

A Gol iniciou hoje a cobrança de uma taxa de remuneração ao agente de turismo semelhante a que a Tam cobra e já anunciada aqui no blog. A grande diferença é que ela vai cobrar também das passagens internacionais, o que a Tam ainda não faz (mas agora vai ficar muito tentada a fazer, ou você duvida?).

Nas compras no call center e lojas da Gol e nas agências de turismo será cobrado do consumidor uma taxa extra de 10% sobre o valor da passagem a título de remuneração ao agente de turismo. As compras no site estão fora dessa cobrança. Mais uma vez houve a promessa de que as passagens não aumentariam de preço. Isso só vai ocorrer se as passagens no site caírem 10% de forma que as compras nos demais canais mantenham-se com preços inalterados....

Mais uma vez, o Panrotas revelou que apenas 20% das vendas das passagens da Gol se dá através da compra direta das passagens no site pelo consumidor. Então você leitor do Aquela Passagem provavelmente faz parte desse universo. Um universo pequeno explicado apenas pela inabilidade da Gol em gerir seu site, que só agora recebeu ferramentas disponíveis em outros sites pelo mundo afora, e na ausência de implantação de uma política de preço clara ao consumidor do site (não há incentivo real a compra antecipada e promoções muito próximas as datas festivas).

Com isso, 70% das vendas dependem das agências de turismo (os 10% restantes vêm do Call Center e das lojas Gol) e para incentivá-las, já que as tarifas por si só não incentivam ninguém a comprar nada, a Gol vai dar 2% extra de remuneração com incentivo aos agentes.

Outra informação do site é que a Varig deve em breve ganhar um site semelhante ao novo da Gol..

Alitalia: Grupo Interessado na Compra da Cia Consegue Fechar Acordos Com Sindicatos

O grupo formado por 16 entidades italianas (CAI) conseguiu fechar acordo com todos (e não são poucos) sindicatos que representam os diversos funcionários da Alitalia. Com isso fica aberta a concretização da venda da participação estatal na cia aérea.

Mas qual será o futuro da Alitalia? É certo apenas que ela vai murchar e muito, além das diversas demissões (especula-se o corte de 1/3 dos funcionários). O grupo interessado na compra agora procura um parceiro internacional (Air France ou Lufthansa de preferência) para dar um apoio e Know How para o grupo. A empresa resultante ainda absorverá a também italiana Air One que um dia foi a mais forte concorrente da Alitalia dentro da Itália. Especula-se o dia 01 de novembro como o de lançamento da Nova Alitalia.

Ainda quero ver como esse projeto vai se desenrolar, já que 16 cabeças, ou melhor, 17 com a entrada de um parceiro internacional, para gerir uma cia aérea por si só já gera conflito de interesses na fundação...

sábado, outubro 04, 2008

Fidelidade TAM: Emissão De Trechos Prêmio com 3 Mil Pontos

A Tam voltou a oferecer a possibilidade de emissão de alguns trechos com o uso de 3 mil pontos. No momento, poucos são os trechos disponíveis, mas emitir São Paulo/Fortaleza com 3 mil pontos considero um ótimo negócio mesmo que o vôo seja no horário menos favorável possível!

Ela já tinha feito essa promoção anteriormente mas oferecendo essa opção de 3 mil pontos para um número maior de destinos do que atualmente, mas usando 5 mil pontos para a emissão a disponibilidade de vôos aumenta. Lembrando que normalmente é necessário usar 10 mil pontos para trechos dentro do Brasil.

Obrigado ao leitor Rafael Borja por me chamar a atenção para as promoções do Fidelidade.

quinta-feira, outubro 02, 2008

TAM: Vôos Para Orlando e Entrada na Star Alliance

Como já anunciamos neste post, a Tam vai iniciar vôos ligando São Paulo a Orlando nos EUA. A venda de passagens iniciaram-se e o vôo inaugural parte no dia 21 de novembro. O vôo decola de Guarulhos as 11:30 e pousa em Orlando as 17:00h. A volta parte de Orlando as 18:50h e pousa em São Paulo as 6:35h. Os vôo serão operados com A330 e as passagens estão sendo vendidas a partir de cerca de 1050 USD (com taxas) no site da Tam. Vamos ver como vai ser o desempenho desse vôo já que muito entendido em mercado de avião acha essa rota pouco lucrativa, já que é voltada para as viagens de lazer e drena pouco público executivo, o qual costuma pagar as maiores tarifas. Avião cheio, mas com passagem média mais barata (no ponto de vista deles, é claro!).

O AeroLatinNews publicou uma nota dizendo que a TAM anuncia a entrada na Star Alliance no dia 7 de outubro. Após o anúncio da aceitação do convite da Star Alliance para se juntar a mesma, devem decorrer de 12 a 15 meses para o efetivo ingresso da cia na aliança. Tinha muita gente apostando que essa entrada efetiva iria ser mais rápida, mas pelo visto vai seguir o caminho natural por qual todas as últimas associadas passaram.

Colômbia ou Minas Gerais? Bogotá ou Ouro Preto?



Seguido a indicação contida na cópia do Lonely Planet que comprei, fui tomar meu café da manha no café Puerta Falsa na calle 11 entre a carrera 6 e 7. É um café pequeno que existe desde 1816 (!) e conta um minúsculo balcão e uma pequeno mezanino com umas 5 mesas. Lá minha companheira de viagem pediu um chocolate Sanfereño completo e eu um daqueles enrolados de folha de bananeira que vi sobre as mesas dos demais comensais, conhecido como Tamale.



O chocolate Santafereño completo queria dizer um chocolate quente mais pão de sal e doce, manteiga e fatias de queijo frescal. Existia a opção de café com leite também. Já o Tamale era uma galinhada com milho (cozido de arroz com frango, especiarias e milho feito no vapor). Para acompanhar um suco de tangerina, ou mexerica (fala-se mixirica) como nós chamamos aqui em Minas.


Olhando mais de perto as opções expostas num balcão, vi doce de leite, doce de leite com coco, um doce de milho branco lembrando uma canjica, um doce de cidra e figos cristalizados, além de inúmeros queijos frescos (tipo minas). Nessa hora me perguntei se não estava em uma cidade histórica mineira. Faltava apenas feijão tropeiro, tutu de feijão e pudim de doce de leite, além de alguém falando uai e trem no meio da frase. Chique dimais, sô!

Por falar em Minas e cidades históricas, o Arnaldo Interata do blog Fatos e Fotos de Viagens, recém chegado do Japão, publicou recentemente um super guia sobre Ouro Preto . O guia é recheado de fotos padrão Arnaldo de qualidade. Aproveita e leia também os posts sobre o Japão, já que ele fez um Japan-Guide em português.

TAM: Mudanças no Fidelidade TAM

Quando digo que as mudanças nos programas de fidelidade raramente beneficiam o associado e que milha boa é milha gasta com sabedoria e rápido tem gente que ainda me acha dramático demais.

Vamos lá, a Tam decidiu que as milhas bônus ganhas pelos associados elite (Azul e Vermelho) do programa Fidelidade Tam não mais contarão para a contagem das milhas voadas durante o ano de aquisição para renovação do status elite. Você pode usar as milhas bônus normalmente para emitir suas passagens, mas vai ter que voar mais um pouco para poder conquistar um status superior ou manter o adquirido. É inegável que a Tam está entupida de clientes cartão Vermelho, vide a fila prioritária para esses associados nos check in, mas tirar vantagens deles é desconsiderá-los como clientes fiéis e freqüentes (não é para incentivá-los que o programa foi criado?). Só a falta de concorrência explica coisas assim.

No comunicado, ela fala que está seguindo a tendência das cias aéreas pelo mundo afora. Olha, tem muita cia que não aceita os pontos/milhas voados em parceiros ou não dá milhas bônus nos vôos desses parceiros, mas das grandes, poucas não contam as milhas (ou parte delas) bônus voadas na própria cia aérea dona do programa de fidelidade para a evolução no status elite.

A entrada da Tam na Star Alliance vai trazer novas mudanças pela frente. Só quero ver se o associado Vermelho TAM vai ter acesso as Salas Vips nos vôos internacionais mesmo voando econômica, coisa que é de praxe na aliança. Pelo mesmo estão dando um jeito de reduzir o associados Vermelhos no futuro...

Pelo menos a necessidade de 7 dias de antecedência mínima para emissão de uma passagem prêmio no Fidelidade Tam, tão criticada por mim aqui no blog, vai cair também. Mas falam no aviso de uma opção para emitir passagens com menos de 7 dias de antecedência. Opção seriam mais milhas pelo mesmo prêmio? Vamos esperar. Confirmado, no texto fala em no mínimo 15 mil pontos no lugar das 10 mil tradicionais por trecho...

As novas regras entram em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.

Obrigado a PêEsse pela dica das mudanças.

quarta-feira, outubro 01, 2008

Gol: Iniciou Cobrança de Taxa de Emissão De Passagens

A Gol iniciou hoje a cobrança de uma taxa de remuneração ao agente de turismo semelhante a que a Tam cobra e já anunciada aqui no blog. A grande diferença é que ela vai cobrar também das passagens internacionais, o que a Tam ainda não faz (mas agora vai ficar muito tentada a fazer, ou você duvida?).

Nas compras no call center e lojas da Gol e nas agências de turismo será cobrado do consumidor uma taxa extra de 10% sobre o valor da passagem a título de remuneração ao agente de turismo. As compras no site estão fora dessa cobrança. Mais uma vez houve a promessa de que as passagens não aumentariam de preço. Isso só vai ocorrer se as passagens no site caírem 10% de forma que as compras nos demais canais mantenham-se com preços inalterados....

Mais uma vez, o Panrotas revelou que apenas 20% das vendas das passagens da Gol se dá através da compra direta das passagens no site pelo consumidor. Então você leitor do Aquela Passagem provavelmente faz parte desse universo. Um universo pequeno explicado apenas pela inabilidade da Gol em gerir seu site, que só agora recebeu ferramentas disponíveis em outros sites pelo mundo afora, e na ausência de implantação de uma política de preço clara ao consumidor do site (não há incentivo real a compra antecipada e promoções muito próximas as datas festivas).

Com isso, 70% das vendas dependem das agências de turismo (os 10% restantes vêm do Call Center e das lojas Gol) e para incentivá-las, já que as tarifas por si só não incentivam ninguém a comprar nada, a Gol vai dar 2% extra de remuneração com incentivo aos agentes.

Outra informação do site é que a Varig deve em breve ganhar um site semelhante ao novo da Gol..

Alitalia: Grupo Interessado na Compra da Cia Consegue Fechar Acordos Com Sindicatos

O grupo formado por 16 entidades italianas (CAI) conseguiu fechar acordo com todos (e não são poucos) sindicatos que representam os diversos funcionários da Alitalia. Com isso fica aberta a concretização da venda da participação estatal na cia aérea.

Mas qual será o futuro da Alitalia? É certo apenas que ela vai murchar e muito, além das diversas demissões (especula-se o corte de 1/3 dos funcionários). O grupo interessado na compra agora procura um parceiro internacional (Air France ou Lufthansa de preferência) para dar um apoio e Know How para o grupo. A empresa resultante ainda absorverá a também italiana Air One que um dia foi a mais forte concorrente da Alitalia dentro da Itália. Especula-se o dia 01 de novembro como o de lançamento da Nova Alitalia.

Ainda quero ver como esse projeto vai se desenrolar, já que 16 cabeças, ou melhor, 17 com a entrada de um parceiro internacional, para gerir uma cia aérea por si só já gera conflito de interesses na fundação...

sábado, outubro 04, 2008

Fidelidade TAM: Emissão De Trechos Prêmio com 3 Mil Pontos

A Tam voltou a oferecer a possibilidade de emissão de alguns trechos com o uso de 3 mil pontos. No momento, poucos são os trechos disponíveis, mas emitir São Paulo/Fortaleza com 3 mil pontos considero um ótimo negócio mesmo que o vôo seja no horário menos favorável possível!

Ela já tinha feito essa promoção anteriormente mas oferecendo essa opção de 3 mil pontos para um número maior de destinos do que atualmente, mas usando 5 mil pontos para a emissão a disponibilidade de vôos aumenta. Lembrando que normalmente é necessário usar 10 mil pontos para trechos dentro do Brasil.

Obrigado ao leitor Rafael Borja por me chamar a atenção para as promoções do Fidelidade.

quinta-feira, outubro 02, 2008

TAM: Vôos Para Orlando e Entrada na Star Alliance

Como já anunciamos neste post, a Tam vai iniciar vôos ligando São Paulo a Orlando nos EUA. A venda de passagens iniciaram-se e o vôo inaugural parte no dia 21 de novembro. O vôo decola de Guarulhos as 11:30 e pousa em Orlando as 17:00h. A volta parte de Orlando as 18:50h e pousa em São Paulo as 6:35h. Os vôo serão operados com A330 e as passagens estão sendo vendidas a partir de cerca de 1050 USD (com taxas) no site da Tam. Vamos ver como vai ser o desempenho desse vôo já que muito entendido em mercado de avião acha essa rota pouco lucrativa, já que é voltada para as viagens de lazer e drena pouco público executivo, o qual costuma pagar as maiores tarifas. Avião cheio, mas com passagem média mais barata (no ponto de vista deles, é claro!).

O AeroLatinNews publicou uma nota dizendo que a TAM anuncia a entrada na Star Alliance no dia 7 de outubro. Após o anúncio da aceitação do convite da Star Alliance para se juntar a mesma, devem decorrer de 12 a 15 meses para o efetivo ingresso da cia na aliança. Tinha muita gente apostando que essa entrada efetiva iria ser mais rápida, mas pelo visto vai seguir o caminho natural por qual todas as últimas associadas passaram.

Colômbia ou Minas Gerais? Bogotá ou Ouro Preto?



Seguido a indicação contida na cópia do Lonely Planet que comprei, fui tomar meu café da manha no café Puerta Falsa na calle 11 entre a carrera 6 e 7. É um café pequeno que existe desde 1816 (!) e conta um minúsculo balcão e uma pequeno mezanino com umas 5 mesas. Lá minha companheira de viagem pediu um chocolate Sanfereño completo e eu um daqueles enrolados de folha de bananeira que vi sobre as mesas dos demais comensais, conhecido como Tamale.



O chocolate Santafereño completo queria dizer um chocolate quente mais pão de sal e doce, manteiga e fatias de queijo frescal. Existia a opção de café com leite também. Já o Tamale era uma galinhada com milho (cozido de arroz com frango, especiarias e milho feito no vapor). Para acompanhar um suco de tangerina, ou mexerica (fala-se mixirica) como nós chamamos aqui em Minas.


Olhando mais de perto as opções expostas num balcão, vi doce de leite, doce de leite com coco, um doce de milho branco lembrando uma canjica, um doce de cidra e figos cristalizados, além de inúmeros queijos frescos (tipo minas). Nessa hora me perguntei se não estava em uma cidade histórica mineira. Faltava apenas feijão tropeiro, tutu de feijão e pudim de doce de leite, além de alguém falando uai e trem no meio da frase. Chique dimais, sô!

Por falar em Minas e cidades históricas, o Arnaldo Interata do blog Fatos e Fotos de Viagens, recém chegado do Japão, publicou recentemente um super guia sobre Ouro Preto . O guia é recheado de fotos padrão Arnaldo de qualidade. Aproveita e leia também os posts sobre o Japão, já que ele fez um Japan-Guide em português.

TAM: Mudanças no Fidelidade TAM

Quando digo que as mudanças nos programas de fidelidade raramente beneficiam o associado e que milha boa é milha gasta com sabedoria e rápido tem gente que ainda me acha dramático demais.

Vamos lá, a Tam decidiu que as milhas bônus ganhas pelos associados elite (Azul e Vermelho) do programa Fidelidade Tam não mais contarão para a contagem das milhas voadas durante o ano de aquisição para renovação do status elite. Você pode usar as milhas bônus normalmente para emitir suas passagens, mas vai ter que voar mais um pouco para poder conquistar um status superior ou manter o adquirido. É inegável que a Tam está entupida de clientes cartão Vermelho, vide a fila prioritária para esses associados nos check in, mas tirar vantagens deles é desconsiderá-los como clientes fiéis e freqüentes (não é para incentivá-los que o programa foi criado?). Só a falta de concorrência explica coisas assim.

No comunicado, ela fala que está seguindo a tendência das cias aéreas pelo mundo afora. Olha, tem muita cia que não aceita os pontos/milhas voados em parceiros ou não dá milhas bônus nos vôos desses parceiros, mas das grandes, poucas não contam as milhas (ou parte delas) bônus voadas na própria cia aérea dona do programa de fidelidade para a evolução no status elite.

A entrada da Tam na Star Alliance vai trazer novas mudanças pela frente. Só quero ver se o associado Vermelho TAM vai ter acesso as Salas Vips nos vôos internacionais mesmo voando econômica, coisa que é de praxe na aliança. Pelo mesmo estão dando um jeito de reduzir o associados Vermelhos no futuro...

Pelo menos a necessidade de 7 dias de antecedência mínima para emissão de uma passagem prêmio no Fidelidade Tam, tão criticada por mim aqui no blog, vai cair também. Mas falam no aviso de uma opção para emitir passagens com menos de 7 dias de antecedência. Opção seriam mais milhas pelo mesmo prêmio? Vamos esperar. Confirmado, no texto fala em no mínimo 15 mil pontos no lugar das 10 mil tradicionais por trecho...

As novas regras entram em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.

Obrigado a PêEsse pela dica das mudanças.

quarta-feira, outubro 01, 2008

Gol: Iniciou Cobrança de Taxa de Emissão De Passagens

A Gol iniciou hoje a cobrança de uma taxa de remuneração ao agente de turismo semelhante a que a Tam cobra e já anunciada aqui no blog. A grande diferença é que ela vai cobrar também das passagens internacionais, o que a Tam ainda não faz (mas agora vai ficar muito tentada a fazer, ou você duvida?).

Nas compras no call center e lojas da Gol e nas agências de turismo será cobrado do consumidor uma taxa extra de 10% sobre o valor da passagem a título de remuneração ao agente de turismo. As compras no site estão fora dessa cobrança. Mais uma vez houve a promessa de que as passagens não aumentariam de preço. Isso só vai ocorrer se as passagens no site caírem 10% de forma que as compras nos demais canais mantenham-se com preços inalterados....

Mais uma vez, o Panrotas revelou que apenas 20% das vendas das passagens da Gol se dá através da compra direta das passagens no site pelo consumidor. Então você leitor do Aquela Passagem provavelmente faz parte desse universo. Um universo pequeno explicado apenas pela inabilidade da Gol em gerir seu site, que só agora recebeu ferramentas disponíveis em outros sites pelo mundo afora, e na ausência de implantação de uma política de preço clara ao consumidor do site (não há incentivo real a compra antecipada e promoções muito próximas as datas festivas).

Com isso, 70% das vendas dependem das agências de turismo (os 10% restantes vêm do Call Center e das lojas Gol) e para incentivá-las, já que as tarifas por si só não incentivam ninguém a comprar nada, a Gol vai dar 2% extra de remuneração com incentivo aos agentes.

Outra informação do site é que a Varig deve em breve ganhar um site semelhante ao novo da Gol..

Alitalia: Grupo Interessado na Compra da Cia Consegue Fechar Acordos Com Sindicatos

O grupo formado por 16 entidades italianas (CAI) conseguiu fechar acordo com todos (e não são poucos) sindicatos que representam os diversos funcionários da Alitalia. Com isso fica aberta a concretização da venda da participação estatal na cia aérea.

Mas qual será o futuro da Alitalia? É certo apenas que ela vai murchar e muito, além das diversas demissões (especula-se o corte de 1/3 dos funcionários). O grupo interessado na compra agora procura um parceiro internacional (Air France ou Lufthansa de preferência) para dar um apoio e Know How para o grupo. A empresa resultante ainda absorverá a também italiana Air One que um dia foi a mais forte concorrente da Alitalia dentro da Itália. Especula-se o dia 01 de novembro como o de lançamento da Nova Alitalia.

Ainda quero ver como esse projeto vai se desenrolar, já que 16 cabeças, ou melhor, 17 com a entrada de um parceiro internacional, para gerir uma cia aérea por si só já gera conflito de interesses na fundação...