Interessante foi o fato de que a tarifa média cobrada pela TAM ficou 6,5% mais cara comparando os primeiros trimestre de 2007 e 2008 e a tarifa média praticada pela Gol subiu 32% nesse período. A Gol continua sendo uma low cost (cia de baixo custo), mas cada dia mais se afasta do modelo low fare (baixas tarifa). Será que a GOL abandonou o ideal de mais por menos e está migrando para o menos por mais?
Outra matéria, agora do Estadão, revela que a Varigol deve devolver os 8 Boeings 767 trazidos com toda a pressa possível para que a Varig operasse seus vôos internacionais. Aeronaves velhas, com muita manutenção a ser feita e sem o conforto esperado pelos consumidores Varig. Eles devem ainda tirar de circulação os Boeings 737 mais velhos.
A TAM por sua vez deve estar rezando para a chegada dos Boeings 777 encomendados novos que vão substituir os MD 11 ex-Varig que ela usa em determinadas rotas. Parece que ela estuda a devolução de dois A340-500 recentemente incorporados a frota que notoriamente são conhecidos como gastadores e em razão disso, afastado do serviço em várias cias pelo mundo.
Como o mundo dá voltas. Até a pouco tempo a TAM se espelhava na GOL para determinar seu futuro e as cias sofriam com a falta de aeronaves no mercado tendo que apelar para opções de segunda linha em termos de conforto/consumo. Agora poucos meses depois, a Gol é que tenta se espelhar nela mesmo e na TAM para tentar retomar seu caminho, a TAM já incorporando idéias GOL, até na sua presidência, trilha um caminho próprio e o mercado por sua vez oferece inúmeras opções de aeronaves, continuam escassas as que apresentam baixo consumo, com a retirada de diversas delas de serviço pelas cias ao redor do mundo e dos pedidos de adiamento de entrega de aeronaves..
7 comentários:
Para mim a GOL está se preparando para ser a VARIG e a AZUL se rpeparando apra ser a GOL.
A VARIG vai fechar, mais dia, menos dia....
Sabe que também acho isso Arnaldo. Principalmente a parte da Varig fechar. Por isso estou gastando as milhas que me restam e usando o valor da passagem pra gastar no destino (upgrade na viagem, não só no aéreo).
Pois é as cias aereas estão tirando as promoções e fazendo como as comidas com as "novas" embalagens com menos gramas e mais preços ( voces já compraram iogurte, sabão e chocolate?)
Erensto
Rodrigo, ótimo post!
Ernesto, vc disse tudo nesse comentário: Excelente comparação!!!
Rodrigo, será vai sair mesmo esse vôo da Copa Airlines a partir de Confins? E outra coisa: o Duty Free Dufry de Confins é bom? ; )
Arnaldo e Rodrigo,
por que a Gol gostaria de ser a Varig? Para aumentar margens de lucro? Tambem acho que a Varig nao vai durar depois que os voos internacionais nao decolaram...
Arnaldo,
Também não entendo o que a Gol quer da Varig. O certo é que ela já conseguiu tirar um concorrente do pedaço.
A Gol consegue vender ao mesmo preço da TAM oferecendo um serviço mais reduzido = lucro. Mas uma das maiores fontes de lucros das cias aéreas são os executivos, já que pagam em média valores mais altos pelas passagens pois precisam de flexibilidade. Com isso, a TAM tende a drenar melhor esse público. Foi inclusive essa a justificativa que a Gol usou para encerrar os vôos diretos de São Paulo para Lima (os executivos não viam a Gol como uma opção e o vôo dependia dos turistas, que são mais exigentes em preço = menor lucro).
A Gol tem agora de definir o que ela quer ser ( a TAM definiu que ela queria ser um híbrido de Varig/Gol- ela está implantando um sistema de quem paga mais vai ter mais benefícios). A Gol, ou volta a ser uma empresa de baixas tarifas e luta com a Azul ou melhora e briga com a TAM. Olha que um dia aparece um avião Varigol com assentos e serviço Varig na frente e assentos e serviço Gol atrás...Tudo é possível.
Ernesto,
Mias do que verdade o que você falou, mas não é só aqui não. O duro é que os produtos já diminuram a quantidade faz tempo e mantiveram os preços, agora como não dá mais para dimnuir ele aumentam o preço....
Guilherme,
O Aécio está fazendo tudo o que pode para isso. Os vôos entre o Brasil e Panamá são regulados por um acordo bilateral que não inclui BH como destino desses vôos. Para o vôo sair, o acordo tem que ser refeito. Tem gente apostando que o Aécio já conseguiu mudar o acordo, mas depende da vontade da ANAC (ela é que gerencia esses acordos). Torço para sair. Assim que confirmar faço um post maior.
O Duty free de BH é bem pequeno, quando o vi estava em fase final de construção. Se puder reservar produtos pelo site e busca-los em BH pode valer a pena. O duro era a imigração em BH, já que existem apenas 2 guichês na chegada. Tomara que isso tenha mudado...
Um abraço
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