terça-feira, julho 31, 2007

Alguém Ouviu Nossas Preces

Essa notícia vinculada pelo Valor Econômico, que li no De Viaje a Brasil, vem de encontro com a campanha que faço no blog desde sua abertura.

Parece que o governo vai discutir o fim ou a flexibilização das bandas de preço que controlam as tarifas internacionais que partem do Brasil.

Será que um dia vou deixar de publicar a série de post denominada Tarifas que Gostaria de Ver no Brasil?

Mas só acredito vendo!

ANAC: Entidades ligadas ao Turismo Defendem Zuanazzi

Uma carta publicada no Panrotas e subscrita por várias entidades ligadas ao turismo entre elas:

a Associação Brasileira de Agências de Viagem,
a Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade,
a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis,
a “Associação Nacional de Transportadores de Turismo, Fretamento e Agencias de Viagens que Operam com Veículos Próprios,”
o presidente da CVC Turismo

faz a defesa do presidente da ANAC, Milton Zuanazzi. Segundo essas entidades, o Sr Milton Zuanazzi está sendo injustamente culpado pela mídia.

Acho que ninguém ainda entendeu a função da ANAC:

“Missão: A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem como finalidade regular e fiscalizar as atividades de aviação civil, bem como adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público. Além disso, tem como missão incentivar e desenvolver a aviação civil, a infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária do país”. .

Essas entidades devem estar mais felizes ainda com o
aumento das passagens.

Um usuário do Panrotas, o Sr Artur, fez um comentário que resume a opinião deste blog: Ninguém pode ser culpado por algo que não fez, desta forma eles não podem ser culpados de nada!

Milhas Smiles: Agora Só na Varig

Depois que a Air Canada saiu do Smiles logo após a venda a Varig para a Gol, a Pluna deixou o Smiles no dia 26 de abril sem qualquer aviso aos usuários Smiles!!!!!

Já me perguntaram se a promoção Smiles para Frankfurt é uma boa promoção. Ela é a única opção para fora da América do Sul. Aproveite que os vôos Rio de Janeiro/Frankfurt estão vazios (a volta é de madrugada...) e o Smiles está facilitando a emissão nessa rota.

Espera-se o anúncio das viagens para Madri e Cidade do México em breve, mas as aeronaves 767 de segunda mão estão um pouco atrasadas.

Atualização: a Rosana Hermann do Blog Querido Leitor foi de Varig para a Alemanha e está postando suas impressões......

Redistribuição dos Vôos

Segundo a Agência Brasil, a retirada dos vôos de Congonhas será seguida de uma redistribuição dos vôos pelo país.

Aeroporto de Curitiba servirá de conexão para vôos até a região Sul. Um bom aeroporto e com bom transporte, mas costuma fechar com frequência devido à neblina.

Aeroportos do interior paulista e de Brasília farão conexão para o Centro-Oeste;


Aeroporto de Brasília também fará conexões para Norte;

Aeroporto do Galeão fará conexões para Nordeste, Europa, América do Sul e do Norte;

Aeroporto de Confins também terá conexões para o Nordeste, mais vida para Confins!;

Congonhas manterá os vôos da ponte-aérea para o Rio de Janeiro, especificamente para o Santos Dummont.

Vamos ver como as cias vão redistribuir seus vôos.

segunda-feira, julho 30, 2007

Muito Obrigado

Foram tantas as demonstrações de carinho, que não tenho como citar nominalmente todos que postaram aqui no blog ou que me enviaram mensagens.

Desculpa a demora nos agradecimentos, mas como disse neste
post, quando posso, costumo desblogar aos sábados e domingos.

Mas isso deve mudar no futuro, já que de tanto ler o
Rodrigo Toledo e suas dicas sobre mobilidade, estou ficando inclinado a adquirir um TIM Web ou VIVO ZAP (quando chegar a BH) no futuro próximo. Pelo menos vou acompanhar os posts à distância.

Muito Obrigado, do coração!

sábado, julho 28, 2007

50.000 Visitas: Obrigado



Como sou um amante do glamour associado ao ato de voar, mais do que de aviões, optei por postar essas fotos do Chewy Chua que representam um pouco desse glamour que está longe das barrinhas de cereais das nossas principais cias aéreas.

Sempre que olho o contador de visitas me pergunto como consegui aprender tanto e conhecer tantas pessoas interessantes e ao mesmo tempo poder expor minhas opiniões e conhecimentos se não fosse a Internet.

50.000 visitas pode parecer pouco quando comparamos o Aquela Passagem! com outros blogs de autores conhecidos, como o
Viaje na Viagem do Ricardo freire, mas é um número muito acima das minhas expectativas em se tratando de um blog com um tema restrito e escrito por alguém que não tem ligação com a mídia ou mesmo ligação profissional com o tema principal do blog.

Pena que o blog em alguns poucos momentos mais parecia um noticiário político ou um local de desabafo desse autor diante do caos aéreo.


Temos muitos projetos para o blog, o que não temos sobrando é verba, mas espero que o blog evolua na sua função de auxiliar o consumidor de passagens aéreas na sua busca pela qualidade de serviços e daquela passagem aérea.

7 meses foram necessários para se atingir a marca de 10.000 visitas e agora 4 meses para a marca de 50.000 visitas.

Um obrigado a todos os habitués, anônimos e especialmente aos amigos que fiz através do blog, a
tripulação do VnV e ao Master Capitan que sempre apoioaram o blog.

Fotos: sob licença
Creative Commons

Vôos Cancelados

Atenção aos vôos cancelados pelas cias devido a redução das operações em Congonhas.

Varig

Internet e a Qualidade da Informação

Vou postar aqui um comentário, que fiz no VnV, sobre um e-mail que circula na Internet sobre acidentes da TAM, já que fui questionado por vários sobre o mesmo.

Pessoalmente, tenho muitas resistências e preconceitos quanto a esses tipos de e-mails. A Internet é um meio fértil para o crescimento de mitos e informações não tão acuradas. Não sei se esse caso pode ser classificado como tal.

Como pode ser notado, no Aquela Passagem!, sempre tento dar a fonte dos dados e uma parcela muito pequena desses e-mails relata fonte ou quando o faz, nos obriga a conferir uma por uma. Quantos e-mails do Jabour existem por ai?

No caso específico desse e-mail, temos que ter mais cuidado ainda. Ele está fortemente influenciado pela emoção.

Não tenho conhecimento profundo no tema acidentes aéreos e sua análise depende do domínio de vários conhecimentos dentre eles estatística, normas de segurança, dados operacionais mundiais, registros históricos, etc. Uma série chamada MayDay do canal a cabo
National Geographic Channel mostra bem a complexidade de uma investigação de um acidente aéreo e a cadeia de pequenos deslizes que o precedeu.

Gosto sempre de lembrar que se você comeu um frango e eu não comi nada, estatisticamente nos dois estamos satisfeitos, porque cada um comeu meio frango. Esse exemplo bobo é para lembrar que os dados são manipuláveis ao gosto de quem conta a história e para discernir o fato do mito é necessário conhecimento no assunto.

Andei dando uma pesquisada na Internet e achei alguns sites (
Air Safe , Plane Crash Info) que postam estatísticas de acidentes aéreos (não posso afirmar que esses dados são confiáveis). Nesses sites, a TAM não se apresenta com uma estatística favorável, mas está longe de muitas outras cias.

Devemos lembrar que a estatística da Gol, hoje, não deve ser das melhores: pouco tempo de vida e um grande acidente. Foi culpa da Gol o acidente? Nada aponta para isso, mas as estatísticas não sabem disto.

A nós consumidores, a segurança de vôo é algo muito importante, mas para as seguradoras é questão de lucro e sobrevivência. Essas empresas têm acesso a um sem número de informações essenciais para determinar o grau de risco. Nunca vi críticas aos valores pagos pela TAM nesses seguros, levando a duas conclusões possíveis: o risco da TAM está dentro da média e o valor pago não deve diferir das demais cias.

TAM e
Fokker não combinam, tanto que ela está para aposentar toda sua frota em um futuro recente. O avião é ruim? Parece que não, já que várias cias operaram e operam aeronaves Fokker. Os MK-28 da OceanAir são Fokker 100 da American Airlines.

Um nome é construído depois de anos de trabalho duro e pode ser perdido em pouco tempo. A TAM está sob risco de ter sua marca muito afetada, principalmente pelo que ela deixou de fazer (informar, dar apoio aos consumidores, assumir erros e responsabilidades, pela lentidão na resposta aos fatos e por deixar de ouvir seus funcionários) do pelos acidentes em si. Quando os fatos são envoltos em uma aura de mistério, as chances de teorias diversas eclodirem são sempre maiores.

sexta-feira, julho 27, 2007

Polícia Federal Vai Fazer o Papel da ANAC

A ANAC foi criada para proteger o interesse dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas cias aéreas e não proteger as cias aéreas das omissões do governo, dos consumidores mal tratados ou dos erros estratégicos das próprias cias.

Uma nota publicada na
Folha diz que o Ministro da Justiça determinou que a Polícia Federal e outros órgãos do ministério investiguem se as cias aéreas estão cumprindo o código do consumidor.

Muito louvável a iniciativa. Mas ficam as perguntas: Por que só agora? Para que existe a ANAC e quem foi que indicou seu presidente para um mandato até 2011? Quem vai fiscalizar se o governo e a Infrazero utilizaram da forma adequada os recursos arrecadados com as taxas pagas pelos consumidores e cias aéreas?

Destemperados: Agradando o Corpo e o Espírito

Se você ficou interessado nas dicas dadas pelo Tony no Blog de São Paulo e já começou a planejar sua viagem para Sampa, então vai mais uma dica de blog para te ajudar nesse planejamento.

O Diogo e o Diego possuem um delicioso blog de gastronomia internacional, o blog
Destemperados. Durante sua última visita a São Paulo, fizeram um especial sobre vários restaurantes da capital paulista. Daqui a pouco vão fazer concorrência direta ao blog Comes e Bebes do Marcelo Katsuki, que tem sempre ótimas indicações gastronômicas, principalmente de São Paulo.

Mas se você não vai a São Paulo, existem lá dicas de restaurantes em Porto Alegre, Serra Gaúcha, Santiago no Chile, de alguns restaurantes nos EUA e por ai vai. A lista não para de crescer.

Conselho para aqueles em dieta: não visitem o blog próximo das refeições, porque com certeza sua dieta estará em risco de acabar mais cedo.

Controladores Americanos Questionam a Manutenção de Suas Instalações

Os controladores americanos estão alertando as autoridades de que Federal Aviation Administration não está dando prioridade para a evolução das instalações e aparelhagem ligada ao controle aéreo nos EUA.

As queixas são principalmente relacionadas à manutenção das instalações (aquecimento, refrigeração, isolamento, etc).

O governo diz que as manutenções dos equipamentos relacionados ao controle de vôo então em ordem.

Fica para eles o consolo que lá as omissões e incompetências não são aceitas pela população ou toleradas pelo poder judiciário.

quinta-feira, julho 26, 2007

Novo Passaporte: Novos Problemas!

Como foi que não pensei nisso? Essa deve ser a pergunta que algum burocrata em Brasília deve estar se fazendo....

No novo passaporte não constam os nomes dos pais do seu proprietário. Além de causar alguns problemas aos homônimos de pessoas com problemas judiciais, essa ausência está causando um
grande transtorno aos pais ou as pessoas que acompanham menores.

Como provar com o uso exclusivo do passaporte que os acompanhantes são pais do menor?

Se você viaja com crianças, leve a carteira de identidade ou certidão de nascimento das mesmas para fazer o check in e emigração no Brasil. Imagina quando o problema começar a ocorrer no exterior....

Manchetes de Hoje

Nelson Jobim assume como novo Ministro da Defesa. Não tenho dúvida que será melhor que seu antecessor, pois superar a inoperância do Valdir Pires é muito difícil. Nem o Lula sabe se foi ele que demitiu ou foi o Valdir que pediu demissão.. Por outro lado fico com uma ponta de receio quando ex-membros do Judiciário se voltam para carreiras políticas. O que impede que interesses futuros políticos, mesmo que agindo no inconsciente, não tenham efeitos sobre as decisões de um magistrado prestes a se aposentar?

ANAC: Nem se o Presidente da República quiser, consegue tirar o diretor indicado por ele......Esse erro não é tão fácil de consertar, não é Lula?

Você está de férias? Viajou ou ia viajar de avião? Então peça férias de novo quando você conseguir sair do aeroporto....

Para finalizar,
Ele tem medo de viajar de avião! Ainda bem, se não ele não seria mais visto em terras brasileiras. Mas o Governo tem enfrentado esse medo em favor da população.

Uma Relação Sob Risco de Acabar, Quem Bom!

Quem costuma visitar o blog já me leu minhas críticas sobre a relação entre as cias aéreas e o governo no Brasil.

No Brasil, os slots e rotas são distribuídos segundo critérios pouco claros. As chances de uma cia aérea ter sucesso no seu pleito aumentam muito se ela tiver boas relações com integrantes do governo. Nos últimos anos a política do tipo “esquece meus erros que esqueço os seus” imperou na relação entre cias aéreas e governo.
De um lado, as cias apesar de ver seus investimentos sob risco de um apagão da infra-estrutura aeroviária, optaram por trocar memorandos reservados com o governo ao invés de vir a público reclamar. Do outro lado, o antigo DAC, a ANAC, Infrazero e governo sempre tiveram as cias como aliadas e provedoras de transporte a seus ocupantes tanto em momentos de eleição como fora deles. Não podemos esquecer que a ANAC que deveria proteger o consumidor, atua como protetora dos direitos das cias aéreas e dos seus lucros regulando a concorrência e as tarifas dentro do mercado interno.

Tudo corria bem até o início do caos. Nenhuma das partes optou por culpar a outra publicamente. Mas o caos agravou-se e o governo publicamente incitou os consumidores a cobrar das cias aéreas seus direitos em juízo. As cias que não são responsáveis pelos controladores, pelos radares ou pela infra-estrutura dos aeroportos foram obrigadas pelo código aéreo em vigor a dar apoio aos passageiros. Ministros defendiam que as cias aéreas deviam ser investigadas. A ANAC por diversas vezes investigou as cias aéreas, mas os resultado das investigações sempre inocentavam as cias aéreas as multas não vinham.

Diante da piora do caos e da queda da lucratividade das cias aéreas, o sindicato das mesmas optou por recorrer a justiça para receber indenizações.

Veio acidente da TAM. O governo largamente foi culpado pela mídia pela sua omissão e falta de preparo. O presidente da TAM chegou a dar uma entrevista, na qual claramente optou por não fazer críticas ao governo ou suas agências.

Mas a comemoração do assessor da presidência Marco Aurélio demonstrou claramente que se houver a possibilidade de que a culpa possa ser transferida para a TAM, ela a será e com muito gosto.

Hoje, a Gol solta
uma nota onde deixa claro que a situação está além das suas responsabilidades e tem gerado transtornos inaceitáveis.

Se essa
entrevista do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, puder ser levada a sério, a relação azedou de vez.

Será o fim da política de cavalheiros? Tomara, porque essa política onde o privado e público se misturam está no centro do caos em que vivemos. Nada teria chegado tão longe se os pleitos de expansão e concentração em São Paulo feito pelas cias não tivesse um eco tão grande no governo e a incompetência gerencial do governo poderia ter se tornada pública mais cedo para o bem dos consumidores.

Por mais imparciais que tentamos ser, mão podemos esquecer que esse blog é primariamente feito para os consumidores de passagens aéreas e tentamos ver a situação sempre tendo seu ponto de vista como destaque. Nós nunca deixamos de pagar as taxas que nos foram cobradas e não tivemos acesso a informação que o governo e as cias aéreas tiveram antes do caos.

quarta-feira, julho 25, 2007

Blog Sobre São Paulo Escrito para Estrangeiros como Eu e Você

O Tony Galvez, um espanhol apaixonado pelo Brasil e que já publica um blog em duas versões, o De viaje a Brasil em espanhol e o Brasil Travel Blog em inglês, está lançando um novo blog especificamente sobre São Paulo em espanhol, o Blog de São Paulo.

Apesar de seus blogs não serem escritos em português e serem primariamente voltados ao turistas que tem no Brasil seu destino, eles são recheados de informações muito úteis para turistas brasucas como eu e você.

Para completar as fotos do Tony são de primeira linha.

O Tony faz mais para o turismo brasileiro que muita Marta relaxa e goza! Parabéns!

Se eu fosse você, não perdia nenhum dos dois blogs, que junto com o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire e o Fatos e Fotos de Viagem do Arnaldo fazem parte da minha leitura diária.

Manchetes

Gol solicita que seus clientes adiem suas viagens.

ANAC
proíbe venda de passagens em vôos partindo de Congonhas até que todos os passageiros tenham embarcado. Essa medida pode ser estendida para outros aeroportos. A próxima medida deve ser proibir a venda de veículos para resolver os problemas dos buracos nas estradas enquanto pedem ajuda aos universitários..

Parlamentar tem que
desmentir ele próprio. Mas isso eles sabem fazer como ninguém.

Governo deve abrir capital da
Infrazero, como se isso acabasse com a falta de organização. Dinheiro não falta, todos pagamos as taxas de embarque, o que falta é administração.

A ponte aérea Rio/SP, uma das mais caras do mundo,
responde por 10% dos lucros da TAM.

Privatizando os Acertos e Socializando os Erros

Essa nota do portal G1 demonstra uma característica comum dos nossos políticos e que tem sido vista diversas vezes neste último governo.

Se temos o caos aéreo, ele é culpa dos
consumidores, das cias aéreas e dos governos anteriores. Se temos a estabilização econômica, ela é um acerto do governo. Se temos uma carga de impostos elevadíssimas, não é culpa de ninguém.

Todos os filhos testam os limites a eles impostos e tentam conseguir mais liberdades e direitos de seus pais. Esses devem impor limites e dar direitos junto com responsabilidades e cobrar dos filhos que os deveres sejam cumpridos mesmo que isso gere algum tipo de mal-estar na família.

As cias aéreas que operam um serviço delegado pelo governo e dele retiram seus lucros. Elas sempre vão querer mais lucros e cabe ao governo estabelecer as regras e limites e cobrar o bom funcionamento do sistema.

A preferência por políticos aos técnicos, em várias aéreas chaves do governo, tem levado o Brasil a escolher o que é mais fácil ou que cause menor desgaste pessoal ou de imagem.

A sociedade se espelha no governo ou o governo tem se espelhado na sociedade? Dizer não é mais difícil que dizer sim, mas alguém tem que fazê-lo. Pais, Professores, Médicos, Governo, enfim, a sociedade deve aprender a impor limites, cobrar e especialmente cumpri-los também.

sexta-feira, julho 20, 2007

Rapidinhas

Vamos tentar voltar ao normal...

A Varig dos italianos, a Alitalia, está sobre risco de
liquidação após todos os interessados no leilão da cia terem saído do processo. Esses possíveis interessados acusam as rígidas condições impostas pelo governo italiano, dono da cia, para a venda como as causadoras do fracasso do leilão. O governo italiano está sendo pressionado pela União Européia para não dar mais subvenções a cia aérea. Ou eles acham um novo interessado ou flexibilizam as regras ou a cia fecha. Interessante é que os trabalhadores da Alitalia ainda não conseguiram visualizar que um emprego pior é melhor que nenhum emprego, já que como ocorreu no caso Varig, eles continuam achando que o governo vai resolver a questão sem que nehuma das partes envolvidas tenham que ceder.

A TAP iniciou seu vôo ligando Brasília a Lisboa com um
Airbus A340. A grande demanda pode fazer com o vôo, que opera as segundas, terças, quintas, sábados e domingos, se torne diário. Haveria uma grande festa e vários políticos foram convidados para o vôo inaugural, mas com o acidente da TAM tudo foi cancelado. Em tempo, Marta relaxa e goza e Milton Zuanazzi presidente da ANAC estavam em Portugal para participar do primeiro vôo.

A LAN Peru deve inaugurar um vôo ligando Lima a Madri com
3 frequências semanais.

A Virgin America inicia seus serviços no dia 8 de agosto. As primeiras rotas partirão de São Francisco em direção a Nova York, Los Angeles, Las Vegas e Washington. As
tarifas iniciais estão interessantes.

A
felicidade de uns é a tristeza de outros. O ser humano é algo muito complicado....



Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 18, 2007

A Culpa É de Todos Nós

O presidente da Infrazero, o presidente da ANAC, o Ministro da Defesa, a Ministra do Turismo, o Comandante Geral da Força Aérea, enfim, todos esses cargos têm seus ocupantes escolhidos pelo próprio governo. O governo é montado pelo presidente eleito. A ele cabe regular o mercado e impor um padrão de conduta.

Tenho vergonha do meu presidente (mas tenho certeza que ele não tem), não votei nele, mas não posso deixar de pensar que ele foi eleito, ou melhor, reeleito pela maioria da população.

Não me sinto melhor porque não votei nele. Se a maioria da nossa população votou e continua acreditando nas suas capacidades (inclusive nas suas escolhas) é no mínimo porque nós todos falhamos em exigir (quando a classe média podia exigir algo) que a educação fosse a primeira prioridade nesse país.

Somente a falta de educação e senso crítico explica como tantos podem ser agradados por tão pouco. Sinto-me mais entristecido, quando vejo uma classe média massacrada ter optado pela política do cada um por si.

Estamos perdendo o pouco de discernimento que nos restou depois de tentar gritar, votar e pedir auxílio ao judiciário (este muito preocupado com o umbigo e tão lento que só confirma a sensação de impunidade).

Preferimos gritar com um atendente da cia aérea, com a aeromoça, com qualquer ser humano sem poder de decisão à cobrar daqueles que têm o poder uma atitude. É como um movimento inconsciente de quem se sente impotente de fazer outro impotente sentir nosso sofrimento.

Não podemos ser coniventes com nós mesmos. Vivemos um apagão ético e moral. Todos se irritam quando são multados por infringir leis, por sonegarem impostos ou ter qualquer de seus auto denominados direitos incomodados.

Esses erros "menores" são sempre justificados pela existência de erros "maiores" por parte de nossos representantes eleitos. Um erro justifica o outro. Um erro maior ainda justifica um outro erro.

Se não praticamos esses desvios, sofremos angustiados e calados na linha tênue que separa a impotência da omissão.

Aos leitores do Blog Aquela Passagem e do
VNV, peço desculpa pelo desabafo, mas ele teimava em sair.

terça-feira, julho 17, 2007

Tristeza e Indignação

Um blog que fala sobre cias aéreas e a alegria de voar e viajar sente-se profundamente entristecido em falar sobre um acidente aéreo.

Fica a indignação: Congonhas acabou de abrir a pista principal recém reformada. Ontem, um avião da Pantanal derrapou. Um dos objetivos dessa obra era de reduzir as chances de derrapagem, que por sinal segundo a Infraero era algo muito difícil. Mas aconteceu aqui , aqui e aqui, por exemplo.

O aeroporto Santos Dumond teve um
pequeno incêndio na área recentemente inaugurada, mas que ainda não estava aberto ao público. Seria causado por um curto circuito e existem rumores de que o fogo não fez funcionar o sistema automático de combate a incêndios (Sprinkler).

Meus sinceros sentimentos aos familiares das vítimas.

Minha indignação em relação a como nossos prepostos tem pouco cuidado com os serviços prestados e contratados. Devemos entender que quando a questão é segurança, devemos ser mais rígidos e menos políticos. Se for necessário, é melhor ser impopular.
Lula monta gabinete de crise. Devem estar preocupados com a crise de imagem do governo......

Spirit: Tarifas Que Gostaria de Ver no Brasil

A Spirit é uma cia low cost (baixo custo) e low fare que opera nos EUA e possui alguns vôos internacionais. A Spirit iniciou a pouco um vôo ligando Lima no Peru aos EUA. O aeroporto usado como base para os vôos vindos de Lima é o aeroporto de Fort Lauderdale, próximo a Miami.

Uma característica da Spirit é de realizar ofertas relâmpago, e foi numa delas que consegui uma passagem (ida e volta)
de Lima para Fort Lauderdale por 302,52 dólares com todas as taxas incluídas (e não são poucas taxas!) para viajar em outubro. Clique aqui para ampliar a imagem.


Por que não podemos ter promoções como essas em terras brasileiras? Pergunte a ANAC que controla as tarifas no Brasil!

Rapidinhas


O controle da Martinair pode ser vendida para o grupo Airfrance/KLM.

Os governos de Portugal e da Argentina assinaram um
acordo visando criar um vôo ligando Buenos Aires a Lisboa. O vôo deve ser operado pela TAP, mas não existe data para seu início ainda. Olha a TAP ai gente!

Após o PAN, a emissão de passaportes na Praça Mauá no Rio de Janeiro deverá ser transferida para o Aeroporto Tom Jobim, o Galeão. Portanto, antes de viajar ao exterior vai ser necessário ir ao aeroporto primeiro. Deve ser para que o contribuinte tome conhecimento do caos nos aeroportos antes de decidir viajar..... Segundo a nota publicada no
Mercado e Eventos , essa mudança ira acelerar a emissão dos passaportes. Mas existem outras opções de locais para dar entrada no pedido.

Dentro da promoção
Você Faz a Festa da Gol, a nova cidade incluída é Uberlândia. Estão incluídos vôos do dia 28 a 30 de agosto com vendas do dia 14 a 31 de julho. Não sei se essa promoção é tão boa assim, mas essa política conta gotas para o anúncio das datas e cidades envolvidas na promoção pode até render uma boa propaganda para Gol, mas não agrada a esse blogueiro.

Por essa
matéria fica claro que a ANAC tem trabalhado muito a favor do consumidor.


sexta-feira, julho 13, 2007

Varig: Promoção Smiles&Money Buenos Aires


A Varig está com mais uma promoção para o associado Smiles: Usando 12.000 milhas Smiles e pagando mais 100 dólares, você emite uma passagem para Buenos Aires saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Saindo de outras cidades atendidas pela Varig há um aumento de 50 dólares para saídas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e 75 dólares para saídas do Norte ou Nordeste.

Válido para vôos apenas em agosto (ida e volta). Ficou interessado? Então leia todas as regras da promoção.

Interessante é notar que as
fotos utilizadas na página enviada por e-mail mostram uma Buenos Aires ensolarada, pessoas usando roupas leves, etc. Nada compatível com o frio que assola a capital Argentina.

Atualização (vou colar um comentário que fiz no blog Viaje na Viagem do Ricardo Freire):

Vale a pena usar as 12000 milhas???

Se você não tem chances de juntar mais, pode até valer. Melhor gastar do que perder.

Mas,

Quem sai de Porto Alegre consegue comprar uma passagem para Buenos Aires (BsAs) por 162 dólares (USD). Vai pagar 150 dólares + 12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 12 USD !!!: Nem pensar!!!

Quem sai do Rio ou São Paulo compra um passagem por 300 e 264 dólares respectivamente. Vai pagar 100USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 164 a 200USD (0,013 a 0,016 USD/milha): Muito pouco vantajoso.

Saindo de BH ou Brasília pode-se comprar uma passagem por 400 dólares. Vai pagar 150USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 250 USD (0,02USD/milha): Levemente vantajoso, mas lembre-se que pode-se chegar em Congonhas e ter que ir para Gaurulhos para fazer conexão na Varig.

Saindo de Salvador, Recife e Fortaleza pode-se comprar uma passagem por 510, 540, 600 USD respectivamente para BsAs. Vão pagar 175USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 335 a 425 USD (0,03 a 0,035USD/milha): Vale a pena.

Agora, o que não faltam são dicas do que fazer em Buenos Aires:

No VnV (só para começar):
Dicas da Sylvia
3 vezes Buenos Aires
VnV Antigo, mas com dicas ainda válidas

Blog Idas e Vindas da Carla

Blog Caverna da Morcega da Mônica Gribel

Blog
Pelo Mundo da Mari Campos

E com certeza esqueci outros ótimos blogs com dicas....

Faça Como as Cias Aéreas

O sindicato das cias aéreas, o SNEA, entrou na justiça pedindo indenização pelos danos causados pelo caos aéreo aos seus negócios.

Portanto, como disse nosso leitor e amigo Ernesto, devemos procurar nossos direitos também. Mas para isso é importante que tenhamos uma boa documentação em mãos. Guarde tudo que puder relacionado a sua queixa (papéis, fotos, tickets, propagandas, etc) e procure o judiciário. O juizado especial de consumo aceita causas até 20 salários mínimos sem uso de advogados ou até 40 salários quando for utilizado o serviço de um advogado.

Vem Ai Uma Nova Low Cost Americana: Virgin America

Finalmente, o governo americano aprovou que a Virgin America iniciasse a venda de bilhetes. A cia ficou um bom tempo esperando essa autorização, já que as dúvidas sobre a propriedade da cia aérea ainda não permitiram a decisão final da agência americana que controla o trafego aéreo. Como ela usa a marca Virgin, criou-se o questionamento sobre se a mesma não seria parte do conglomerado Virgin, dirigido por Sir Richard Branson. O problema é que a legislação americana impede, como a nossa também, que cias aéreas possam ser controladas por grupos estrangeiros.

A nova cia é baseada em São Francisco e está anunciando que em seus vôos estarão presentes
sistemas modernos de entretenimento (podendo inclusive realizar chats com outro passageiro) e tomadas para laptops. Em seu site a cia anuncia que deve atingir 10 cidades dentro do seu primeiro ano de atividade.

A cia possui 10 aeronaves e deve iniciar seus vôos em agosto

quinta-feira, julho 12, 2007

Rapidinhas


A TAM comemora 31 anos hoje. Quem voar a partir de meio dia deve poder brindar o aniversário da cia a bordo.

A TAP inicia seus vôos ligando Brasília a Lisboa dia 19 de julho.

O programa de fidelidade
Mileage Plus da United está dando 2500 milhas bônus para que voar na econômica e 5000 milhas para quem voar na Executiva nessa nova rota operada pela TAP entre 19 de julho e 31 de agosto.

Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 11, 2007

TAF: Vôo Ligando Nordeste ao Caribe

A TAF deve iniciar em setembro um vôo semanal ligando o Nordeste/Norte ao Caribe. O vôo vai sair aos sábados de Recife (16hs), passando por Fortaleza, Belém e Manaus antes de chegar a Aruba (23hs). De lá a aeronave vai a Curaçao. A volta será aos Domingos.

Vai ser um pinga pinga, mas qualquer nova rota é bem vinda. Falta saber o preço da tarifa.

Fonte: Panrotas

Não Estamos Sozinhos

Não podemos falar que vivemos o problema na mesma intensidade, mas os americanos estão chegando ao limite da sua paciência com as cias aéreas. Como podemos notar, a paciência deles é muito menor que a nossa.

Eles estão sofrendo, como nunca, com o aumento dos combustíveis e consequentemente com aumento das tarifas aéreas, com a redução dos programas de descontos (desconto para idosos, por exemplo) e com a piora nos serviços prestados pelas cias. Os atrasos tem aumentado e a insatisfação também.

O departamento de transporte americano está estudando o
aumento nas indenizações aos passageiros afetados por overbooking. Estão estudando multas de até o valor da passagem.

Pensando bem, acho que estamos sozinhos sim, já que a nossa ANAC nunca pensaria em penalizar as cias aéreas sem antes penalizar o passageiro primeiro.

terça-feira, julho 10, 2007

Boeing 787


O novo avião da Boeing, o 787, foi apresentado domingo passado ao público. 677 unidades já foram vendidas, mesmo antes do avião ter alçado vôo pela primeira vez. A Boeing promete janelas maiores, um interior mais amplo, inclusive com um mini hall central. Mas o que mais chama a atenção nesse avião são os materiais usados em sua construção, já que está recheado de ligas sintéticas e muita fibra de carbono (50%), o que promete um peso menor e um menor consumo de combustível.

Se o Airbus A380 é o maior, esse 787 é, até agora, o mais bonito.

Vídeos da CNN do lançamento
aqui.

Fotos via site da Boeing
aqui.

Foto: Boeingmedia.com

Funcionários da Infraero: Greve Não Deve Mais Acontecer

Os funcionário da Infraero colocaram a faca no pescoço do governo às vesperas do início do Pan do Rio de Janeiro e conseguiram uma proposta melhor por parte do governo.

Nada com ter poder de barganha e um governo que só funciona a base de ameaças.

Trombose Venosa Profunda

Novos estudos da Organização Mundial da Saúde revelaram que vôos com mais de 4 horas podem duplicar as chances de ocorrer tal patologia. As chances são de 1 para 6.000, mas do que valem as estatísticas se esse 1 é você? A trombose caracteriza-se pela formação de coágulos dentro do sistema venoso. O risco maior é quando um desses coágulos migra para o pulmão causando a Embolia Pulmonar, patologia de alto risco de vida.

Durante os vôos, a pressurização dentro da aeronave, que é semelhante a existente a 1800 m de altitude, a umidade de apenas 20% e a imobilização contribuem para o edema, dolorimento e desconforto nas pernas.

Ficam os conselhos de hidratar-se bem durantes os vôos, evitar bebidas alcoólicas, fazer pequenas caminhadas em vôos mais longos (nem que seja em direção ao lavatório de 3/3 horas), ginásticas com os pés e pernas. Passageiros usuários de anticoncepcionais ou reposição hormonal com estrogênio, com história pessoal ou familiar de trombose, gravidez, cirurgia ou trauma recente, câncer, portadores de algumas patologias sanguineas, fumantes, obesos e portadores de varizes nas pernas devem ter um cuidado maior. O uso de meias elásticas de média compressão podem ajudar em muito na prevenção.

O problema tem sido
discutido na União Européia que avalia a normatização do espaço entre as poltronas nas cias aéreas, que vem se reduzindo principalmente nas low costs, para facilitar a movimentação dos passageiros.

Quer saber o espaço entre as poltronas de várias cias internacionais? Então visite
o Uk-air.net.

sábado, julho 07, 2007

Rapidinhas Nacionais


A TAM além de receber da ANAC o direito de voar 3 vezes por semana para Frankfurt, recebeu ainda o direito de voar 7 vezes por semana para Madri. Os vôos devem se iniciar até o final do ano.

A TRIP, que junto com a TOTAL vem crescendo pelas bordas operando rotas da aviação regional,
vai iniciar, a partir de 16 de julho, vôos ligando Vitória a Campinas passando por Belo Horizonte (aeroporto da Pampulha). Parabéns pela iniciativa.

A
OceanAir vai iniciar um vôo ligando São Paulo (aeroporto de Guarulhos) a Manaus, passando por Brasília, usando seu novo Boeing 767-300ER. Vôos iniciam-se no dia 16 de julho e serão operados todos os dias exceto sábados.

Quase Como Voar

Para que gosta de voar, mas tem medo de avião, as cias que operam os trens de alta velocidade na Europa (trens bala) estão se unido em uma aliança, a Railteam, que pretende melhorar as conexões e a vida do passageiro.

Pena que, foras as promoções, viajar nesses trens sai mais caro que uma passagem de avião. Por outro lado você “aterrissa” já dentro da cidade e ganha tempo e economiza nos deslocamentos.

Caos nos Aeroportos, Enquanto Isso em Brasília.....

A Aeronáutica vai comprar 2 helicópteros para servir a presidência da república e aos ministros.......

Em quanto isso no Planalto, eles continuam se perguntando: Caos? Aeroportos? E quem precisa deles?

Brasileiro é um povo que não desiste nunca.

Será Que Vem Mais Uma Crise?

Os funcionários da Infraero, também chamada de Infrazero e que administra os aeroportos brasileiros, estão ameaçando uma greve às vésperas dos Jogos Panamericanos no dia 11 de julho. A infraero está negociando com a direção dos sindicatos a fim de evitar a mesma.

Sem discutir o mérito da questão, mas é mais um grupo de funcionários colocando a faca no pescoço do governo que por sua vez parece só funcionar dessa forma.. Quem dera todas as classes tivessem esse poder de barganha. Professores e médicos: morram de inveja!

sexta-feira, julho 06, 2007

Ryanair Tem Novo Alvo: Air Berlin

Após a comissão européia ter bloqueado a compra da AerLingus pela Ryanair, parece que essa última tem um novo alvo. Boatos especulam de um interesse da Ryanair na boa Air Berlin.

Interessante é que apesar do nome, a Air Berlin é sediada na Inglaterra e não na Alemanha. Parece que a escolha da sede teve a ver com a maior flexiblidade das leis trabalhistas no Reino Unido comparada às da Alemanha.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Navegantes e Campo Grande

Esta promoção da Gol envolve agora vôos para mais duas cidades que fazem aniversário em agosto: Campo Grande e Navegantes. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta .

Estão incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho para Campo Grande, Chapecó e Navegantes.

quinta-feira, julho 05, 2007

TAP: Programa Victoria da TAP Aumenta Associados no Brasil.


Segundo o Mercado e Eventos, o programa de fidelidade Victoria da TAP duplicou o número de associados residentes no Brasil. Ao contrário do que diz a nota, acredito que esse aumento de membros se deve não somente ao grande números de vôos que a TAP opera para o Brasil, mas também pela agressiva campanha de marketing que focou-se nos associados Smiles, permitindo a equivalência de Status no programa Victoria. Por sinal, parabéns ao atendimento da TAP que realizou todo o meu processo de equivalência rapidamente.

A TAP continua com uma
promoção de milhas bônus e equivalência de status elite para os associados Smiles. Pode ser uma opção para você associado Smiles que ficou órfão da Star Alliance. Mas sugiro uma leitura do comparativo realizado pelo Aquela Passagem antes de tomar sua decisão final.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Chapecó

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Chapecó. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Estão
incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho. Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho) também está incluída na promoção.

quarta-feira, julho 04, 2007

Submarino Viagens: Promoção ou Grande Jogada de Marketing?

A Aerolineas Argentinas e o Submarino Viagens estão com uma promoção visando comemorar o lançamento do vôo da Aerolineas ligando São Paulo a Miami. Os 10 (apenas dez!) primeiros compradores no dia 10 de julho pagarão 999 USD (taxas não inclusas) pelo pacote de passagem aérea (para voar em setembro), 4 diárias de hotel 3 estrelas e aluguel de carro com seguro por 7 dias. Ia me esquecendo, o acompanhante não paga (deve ter pagar as taxas).

Gostou? Então leia bem as regras (uma delas é ter passaporte com visto americano válido para os dois) e uma boa sorte!. Você vai precisar, pois são apenas 10 agraciados .

Mais uma grande jogada de marketing do que uma promoção de vôos.

As tarifas da Aerolineas para essa rota serão a partir de 811 USD sem taxas (OLSP1M), mas existem tarifas da TACA (ZMA00KFS) e COPA (NLF0BR) a partir de 764USD para o mesmo mês de setembro.

Varig: Será Essa a Nova Marca da Varig?



Navegando pelo Fórum do Contato Radar, deparei-me com uma discussão sobre a identidade visual da Varig. A Varig tem muitos fãs e qualquer mudança gera uma movimentação enorme.

Pessoalmente, gosto muito do logotipo atual da Varig que me passa uma imagem de sofisticação, além da Rosa do Ventos ser uma das mais felizes escolhas entre as cias aéreas.

Mas parece que a Rosa vai sofrer umas poucas modificações e marca também. Muito se questiona se a nova apresentação visual seguirá a
apresentada na Revista Varig, que substituiu a revista de bordo Ícaro. Sentiu o toque laranja?

A Varig deve inaugurar novas Salas Vips em Porto Alegre e Curitiba no futuro, além de um novo tipo de Sala Vip em Congonhas e no Santos Dumond. E para Confins, nada?

Imagem editada pelo Dumpa. Obrigado

terça-feira, julho 03, 2007

Varig: Negocia Acordos com Outras Cias

Segundo o Panrotas, os representantes da Varig presentes em uma das várias reuniões com a imprensa visando divulgar os planos da nova administração, relataram que a Varig está tentando acordos com outras cias que atuam nos destinos a serem operados pela Varig. Esses acordos têm a intenção de facilitar a distribuição de seus passageiros pela Europa a partir dos aeroportos onde ela atua e virá atuar. Foram citadas a Alitalia, Iberia, Spanair, British, KLM/Air France e até Lufthansa que acabou de fechar um acordo mais amplo com a TAM.

Interessante que nada foi falado ainda de parcerias mais amplas envolvendo o Smiles. A Alitalia passa por um momento Varig na Itália, a Iberia anda com uma imagem desgastada junto aos consumidores como podemos ver na caixa de comentários sobre os 80 anos da cia e a Spainair está a venda. No caso da Air France/KLM seria um caminho natural, já que a parceria com a TAM não deve durar muito e a British não tem acordo maior com nenhuma cia no Brasil. Mas a surpresa fica com a Lufthansa que firmou um acordo mais amplo com a TAM, envolvendo até programas de milhagem, a ser implantado em breve. Representantes da mesma Lufthansa chegaram a dizer que a TAM seria uma ótima parceira para a Star Alliance.

Gosto da Varig, apesar de ter sido mais fiel ao Smiles do que a cia propriamente dita, mas recentemente vi um relato da situação vivida pela Gol na tentativa de reestruturar a Varig no Fórum do
Contato Radar e fiquei menos otimista quanto a um futuro próximo. Continuo otimista em relação a união Gol/Varig em um futuro não tão próximo.

A Gol vai ainda levar um tempo para reorganizar a casa e até que seja aprovada a compra pelo CADE e uma subseqüente sinergia entre a Gol e a Varig não se pode esperar muito. Enquanto isso e para não perder suas rotas, ela vai manter seus vôos da forma que for possível, mesmo que implique em usar aeronaves não tão modernas e com interior sem tantas amenidades como as concorrentes.

Como as tarifas são reguladas pela a ANAC, o que é bom, por um lado, para Varig já que seus clientes vão pagar valores próximos a clientes de outras cias.

Por outro lado, o que pode minar a Varig nesse período de reorganização é a sensação de estar pagando o mesmo por muito menos, o que pode levar os passageiros a procurar as concorrentes e talvez nunca mais voltar.

ANAC: Não Sei se Critico ou Elogio

Quem acompanha o blog já notou que tenho uma tendência a mais para as críticas, mas no caso abaixo não sei se critico ou elogio.

Devido a uma pendência com a Varig entrei no site da ANAC e fiz uma reclamação pela Internet. Para minha surpresa recebi uma resposta da agência. Realmente acho a ANAC pouco efetiva, mas eles devem estar tentando melhorar sua imagem e seus serviços.

Mas vamos destrinchar um pouco o acontecido. Eu enviei minha reclamação no dia 18 de maio, mas recebi a resposta no dia 02 de julho....E a resposta foi padrão do tipo estamos encaminhando sua reclamação para o setor competente da Varig.....Nesse tempo já entrei com uma ação no judiciário...

Quanto critico algo, tento sempre criticar tendo como base uma experiência ou informações reais, tento fugir do “achismo”. Minha experiência com órgãos do tipo da ANAC se restringe ao Aviation Consumer Protection Division,
órgão americano que defende os direitos dos consumidores de serviços aéreos. Fiz uma reclamação pela Internet contra a Usairways no dia 3 de novembro e recebi uma resposta em menos de um mês da assessoria da presidência da Usairways. Quanto às agências reguladoras, a ANAC é uma delas, já tive experiência na Anatel e na Anvisa. Posso dizer que nas duas a resposta e o resultado foram mais rápidos.

Portanto, fica o elogio acanhado a ANAC, mas no final ganhou uma crítica mesmo...

Vai o
link para realizar reclamações na ANAC, já que pelo jeito não vão faltar oportunidades para usar o serviço

Outros Links úteis nesses tempos de caos sugeridos pelo leitor Paulo Sérgio:

terça-feira, julho 31, 2007

Alguém Ouviu Nossas Preces

Essa notícia vinculada pelo Valor Econômico, que li no De Viaje a Brasil, vem de encontro com a campanha que faço no blog desde sua abertura.

Parece que o governo vai discutir o fim ou a flexibilização das bandas de preço que controlam as tarifas internacionais que partem do Brasil.

Será que um dia vou deixar de publicar a série de post denominada Tarifas que Gostaria de Ver no Brasil?

Mas só acredito vendo!

ANAC: Entidades ligadas ao Turismo Defendem Zuanazzi

Uma carta publicada no Panrotas e subscrita por várias entidades ligadas ao turismo entre elas:

a Associação Brasileira de Agências de Viagem,
a Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade,
a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis,
a “Associação Nacional de Transportadores de Turismo, Fretamento e Agencias de Viagens que Operam com Veículos Próprios,”
o presidente da CVC Turismo

faz a defesa do presidente da ANAC, Milton Zuanazzi. Segundo essas entidades, o Sr Milton Zuanazzi está sendo injustamente culpado pela mídia.

Acho que ninguém ainda entendeu a função da ANAC:

“Missão: A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem como finalidade regular e fiscalizar as atividades de aviação civil, bem como adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público. Além disso, tem como missão incentivar e desenvolver a aviação civil, a infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária do país”. .

Essas entidades devem estar mais felizes ainda com o
aumento das passagens.

Um usuário do Panrotas, o Sr Artur, fez um comentário que resume a opinião deste blog: Ninguém pode ser culpado por algo que não fez, desta forma eles não podem ser culpados de nada!

Milhas Smiles: Agora Só na Varig

Depois que a Air Canada saiu do Smiles logo após a venda a Varig para a Gol, a Pluna deixou o Smiles no dia 26 de abril sem qualquer aviso aos usuários Smiles!!!!!

Já me perguntaram se a promoção Smiles para Frankfurt é uma boa promoção. Ela é a única opção para fora da América do Sul. Aproveite que os vôos Rio de Janeiro/Frankfurt estão vazios (a volta é de madrugada...) e o Smiles está facilitando a emissão nessa rota.

Espera-se o anúncio das viagens para Madri e Cidade do México em breve, mas as aeronaves 767 de segunda mão estão um pouco atrasadas.

Atualização: a Rosana Hermann do Blog Querido Leitor foi de Varig para a Alemanha e está postando suas impressões......

Redistribuição dos Vôos

Segundo a Agência Brasil, a retirada dos vôos de Congonhas será seguida de uma redistribuição dos vôos pelo país.

Aeroporto de Curitiba servirá de conexão para vôos até a região Sul. Um bom aeroporto e com bom transporte, mas costuma fechar com frequência devido à neblina.

Aeroportos do interior paulista e de Brasília farão conexão para o Centro-Oeste;


Aeroporto de Brasília também fará conexões para Norte;

Aeroporto do Galeão fará conexões para Nordeste, Europa, América do Sul e do Norte;

Aeroporto de Confins também terá conexões para o Nordeste, mais vida para Confins!;

Congonhas manterá os vôos da ponte-aérea para o Rio de Janeiro, especificamente para o Santos Dummont.

Vamos ver como as cias vão redistribuir seus vôos.

segunda-feira, julho 30, 2007

Muito Obrigado

Foram tantas as demonstrações de carinho, que não tenho como citar nominalmente todos que postaram aqui no blog ou que me enviaram mensagens.

Desculpa a demora nos agradecimentos, mas como disse neste
post, quando posso, costumo desblogar aos sábados e domingos.

Mas isso deve mudar no futuro, já que de tanto ler o
Rodrigo Toledo e suas dicas sobre mobilidade, estou ficando inclinado a adquirir um TIM Web ou VIVO ZAP (quando chegar a BH) no futuro próximo. Pelo menos vou acompanhar os posts à distância.

Muito Obrigado, do coração!

sábado, julho 28, 2007

50.000 Visitas: Obrigado



Como sou um amante do glamour associado ao ato de voar, mais do que de aviões, optei por postar essas fotos do Chewy Chua que representam um pouco desse glamour que está longe das barrinhas de cereais das nossas principais cias aéreas.

Sempre que olho o contador de visitas me pergunto como consegui aprender tanto e conhecer tantas pessoas interessantes e ao mesmo tempo poder expor minhas opiniões e conhecimentos se não fosse a Internet.

50.000 visitas pode parecer pouco quando comparamos o Aquela Passagem! com outros blogs de autores conhecidos, como o
Viaje na Viagem do Ricardo freire, mas é um número muito acima das minhas expectativas em se tratando de um blog com um tema restrito e escrito por alguém que não tem ligação com a mídia ou mesmo ligação profissional com o tema principal do blog.

Pena que o blog em alguns poucos momentos mais parecia um noticiário político ou um local de desabafo desse autor diante do caos aéreo.


Temos muitos projetos para o blog, o que não temos sobrando é verba, mas espero que o blog evolua na sua função de auxiliar o consumidor de passagens aéreas na sua busca pela qualidade de serviços e daquela passagem aérea.

7 meses foram necessários para se atingir a marca de 10.000 visitas e agora 4 meses para a marca de 50.000 visitas.

Um obrigado a todos os habitués, anônimos e especialmente aos amigos que fiz através do blog, a
tripulação do VnV e ao Master Capitan que sempre apoioaram o blog.

Fotos: sob licença
Creative Commons

Vôos Cancelados

Atenção aos vôos cancelados pelas cias devido a redução das operações em Congonhas.

Varig

Internet e a Qualidade da Informação

Vou postar aqui um comentário, que fiz no VnV, sobre um e-mail que circula na Internet sobre acidentes da TAM, já que fui questionado por vários sobre o mesmo.

Pessoalmente, tenho muitas resistências e preconceitos quanto a esses tipos de e-mails. A Internet é um meio fértil para o crescimento de mitos e informações não tão acuradas. Não sei se esse caso pode ser classificado como tal.

Como pode ser notado, no Aquela Passagem!, sempre tento dar a fonte dos dados e uma parcela muito pequena desses e-mails relata fonte ou quando o faz, nos obriga a conferir uma por uma. Quantos e-mails do Jabour existem por ai?

No caso específico desse e-mail, temos que ter mais cuidado ainda. Ele está fortemente influenciado pela emoção.

Não tenho conhecimento profundo no tema acidentes aéreos e sua análise depende do domínio de vários conhecimentos dentre eles estatística, normas de segurança, dados operacionais mundiais, registros históricos, etc. Uma série chamada MayDay do canal a cabo
National Geographic Channel mostra bem a complexidade de uma investigação de um acidente aéreo e a cadeia de pequenos deslizes que o precedeu.

Gosto sempre de lembrar que se você comeu um frango e eu não comi nada, estatisticamente nos dois estamos satisfeitos, porque cada um comeu meio frango. Esse exemplo bobo é para lembrar que os dados são manipuláveis ao gosto de quem conta a história e para discernir o fato do mito é necessário conhecimento no assunto.

Andei dando uma pesquisada na Internet e achei alguns sites (
Air Safe , Plane Crash Info) que postam estatísticas de acidentes aéreos (não posso afirmar que esses dados são confiáveis). Nesses sites, a TAM não se apresenta com uma estatística favorável, mas está longe de muitas outras cias.

Devemos lembrar que a estatística da Gol, hoje, não deve ser das melhores: pouco tempo de vida e um grande acidente. Foi culpa da Gol o acidente? Nada aponta para isso, mas as estatísticas não sabem disto.

A nós consumidores, a segurança de vôo é algo muito importante, mas para as seguradoras é questão de lucro e sobrevivência. Essas empresas têm acesso a um sem número de informações essenciais para determinar o grau de risco. Nunca vi críticas aos valores pagos pela TAM nesses seguros, levando a duas conclusões possíveis: o risco da TAM está dentro da média e o valor pago não deve diferir das demais cias.

TAM e
Fokker não combinam, tanto que ela está para aposentar toda sua frota em um futuro recente. O avião é ruim? Parece que não, já que várias cias operaram e operam aeronaves Fokker. Os MK-28 da OceanAir são Fokker 100 da American Airlines.

Um nome é construído depois de anos de trabalho duro e pode ser perdido em pouco tempo. A TAM está sob risco de ter sua marca muito afetada, principalmente pelo que ela deixou de fazer (informar, dar apoio aos consumidores, assumir erros e responsabilidades, pela lentidão na resposta aos fatos e por deixar de ouvir seus funcionários) do pelos acidentes em si. Quando os fatos são envoltos em uma aura de mistério, as chances de teorias diversas eclodirem são sempre maiores.

sexta-feira, julho 27, 2007

Polícia Federal Vai Fazer o Papel da ANAC

A ANAC foi criada para proteger o interesse dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas cias aéreas e não proteger as cias aéreas das omissões do governo, dos consumidores mal tratados ou dos erros estratégicos das próprias cias.

Uma nota publicada na
Folha diz que o Ministro da Justiça determinou que a Polícia Federal e outros órgãos do ministério investiguem se as cias aéreas estão cumprindo o código do consumidor.

Muito louvável a iniciativa. Mas ficam as perguntas: Por que só agora? Para que existe a ANAC e quem foi que indicou seu presidente para um mandato até 2011? Quem vai fiscalizar se o governo e a Infrazero utilizaram da forma adequada os recursos arrecadados com as taxas pagas pelos consumidores e cias aéreas?

Destemperados: Agradando o Corpo e o Espírito

Se você ficou interessado nas dicas dadas pelo Tony no Blog de São Paulo e já começou a planejar sua viagem para Sampa, então vai mais uma dica de blog para te ajudar nesse planejamento.

O Diogo e o Diego possuem um delicioso blog de gastronomia internacional, o blog
Destemperados. Durante sua última visita a São Paulo, fizeram um especial sobre vários restaurantes da capital paulista. Daqui a pouco vão fazer concorrência direta ao blog Comes e Bebes do Marcelo Katsuki, que tem sempre ótimas indicações gastronômicas, principalmente de São Paulo.

Mas se você não vai a São Paulo, existem lá dicas de restaurantes em Porto Alegre, Serra Gaúcha, Santiago no Chile, de alguns restaurantes nos EUA e por ai vai. A lista não para de crescer.

Conselho para aqueles em dieta: não visitem o blog próximo das refeições, porque com certeza sua dieta estará em risco de acabar mais cedo.

Controladores Americanos Questionam a Manutenção de Suas Instalações

Os controladores americanos estão alertando as autoridades de que Federal Aviation Administration não está dando prioridade para a evolução das instalações e aparelhagem ligada ao controle aéreo nos EUA.

As queixas são principalmente relacionadas à manutenção das instalações (aquecimento, refrigeração, isolamento, etc).

O governo diz que as manutenções dos equipamentos relacionados ao controle de vôo então em ordem.

Fica para eles o consolo que lá as omissões e incompetências não são aceitas pela população ou toleradas pelo poder judiciário.

quinta-feira, julho 26, 2007

Novo Passaporte: Novos Problemas!

Como foi que não pensei nisso? Essa deve ser a pergunta que algum burocrata em Brasília deve estar se fazendo....

No novo passaporte não constam os nomes dos pais do seu proprietário. Além de causar alguns problemas aos homônimos de pessoas com problemas judiciais, essa ausência está causando um
grande transtorno aos pais ou as pessoas que acompanham menores.

Como provar com o uso exclusivo do passaporte que os acompanhantes são pais do menor?

Se você viaja com crianças, leve a carteira de identidade ou certidão de nascimento das mesmas para fazer o check in e emigração no Brasil. Imagina quando o problema começar a ocorrer no exterior....

Manchetes de Hoje

Nelson Jobim assume como novo Ministro da Defesa. Não tenho dúvida que será melhor que seu antecessor, pois superar a inoperância do Valdir Pires é muito difícil. Nem o Lula sabe se foi ele que demitiu ou foi o Valdir que pediu demissão.. Por outro lado fico com uma ponta de receio quando ex-membros do Judiciário se voltam para carreiras políticas. O que impede que interesses futuros políticos, mesmo que agindo no inconsciente, não tenham efeitos sobre as decisões de um magistrado prestes a se aposentar?

ANAC: Nem se o Presidente da República quiser, consegue tirar o diretor indicado por ele......Esse erro não é tão fácil de consertar, não é Lula?

Você está de férias? Viajou ou ia viajar de avião? Então peça férias de novo quando você conseguir sair do aeroporto....

Para finalizar,
Ele tem medo de viajar de avião! Ainda bem, se não ele não seria mais visto em terras brasileiras. Mas o Governo tem enfrentado esse medo em favor da população.

Uma Relação Sob Risco de Acabar, Quem Bom!

Quem costuma visitar o blog já me leu minhas críticas sobre a relação entre as cias aéreas e o governo no Brasil.

No Brasil, os slots e rotas são distribuídos segundo critérios pouco claros. As chances de uma cia aérea ter sucesso no seu pleito aumentam muito se ela tiver boas relações com integrantes do governo. Nos últimos anos a política do tipo “esquece meus erros que esqueço os seus” imperou na relação entre cias aéreas e governo.
De um lado, as cias apesar de ver seus investimentos sob risco de um apagão da infra-estrutura aeroviária, optaram por trocar memorandos reservados com o governo ao invés de vir a público reclamar. Do outro lado, o antigo DAC, a ANAC, Infrazero e governo sempre tiveram as cias como aliadas e provedoras de transporte a seus ocupantes tanto em momentos de eleição como fora deles. Não podemos esquecer que a ANAC que deveria proteger o consumidor, atua como protetora dos direitos das cias aéreas e dos seus lucros regulando a concorrência e as tarifas dentro do mercado interno.

Tudo corria bem até o início do caos. Nenhuma das partes optou por culpar a outra publicamente. Mas o caos agravou-se e o governo publicamente incitou os consumidores a cobrar das cias aéreas seus direitos em juízo. As cias que não são responsáveis pelos controladores, pelos radares ou pela infra-estrutura dos aeroportos foram obrigadas pelo código aéreo em vigor a dar apoio aos passageiros. Ministros defendiam que as cias aéreas deviam ser investigadas. A ANAC por diversas vezes investigou as cias aéreas, mas os resultado das investigações sempre inocentavam as cias aéreas as multas não vinham.

Diante da piora do caos e da queda da lucratividade das cias aéreas, o sindicato das mesmas optou por recorrer a justiça para receber indenizações.

Veio acidente da TAM. O governo largamente foi culpado pela mídia pela sua omissão e falta de preparo. O presidente da TAM chegou a dar uma entrevista, na qual claramente optou por não fazer críticas ao governo ou suas agências.

Mas a comemoração do assessor da presidência Marco Aurélio demonstrou claramente que se houver a possibilidade de que a culpa possa ser transferida para a TAM, ela a será e com muito gosto.

Hoje, a Gol solta
uma nota onde deixa claro que a situação está além das suas responsabilidades e tem gerado transtornos inaceitáveis.

Se essa
entrevista do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, puder ser levada a sério, a relação azedou de vez.

Será o fim da política de cavalheiros? Tomara, porque essa política onde o privado e público se misturam está no centro do caos em que vivemos. Nada teria chegado tão longe se os pleitos de expansão e concentração em São Paulo feito pelas cias não tivesse um eco tão grande no governo e a incompetência gerencial do governo poderia ter se tornada pública mais cedo para o bem dos consumidores.

Por mais imparciais que tentamos ser, mão podemos esquecer que esse blog é primariamente feito para os consumidores de passagens aéreas e tentamos ver a situação sempre tendo seu ponto de vista como destaque. Nós nunca deixamos de pagar as taxas que nos foram cobradas e não tivemos acesso a informação que o governo e as cias aéreas tiveram antes do caos.

quarta-feira, julho 25, 2007

Blog Sobre São Paulo Escrito para Estrangeiros como Eu e Você

O Tony Galvez, um espanhol apaixonado pelo Brasil e que já publica um blog em duas versões, o De viaje a Brasil em espanhol e o Brasil Travel Blog em inglês, está lançando um novo blog especificamente sobre São Paulo em espanhol, o Blog de São Paulo.

Apesar de seus blogs não serem escritos em português e serem primariamente voltados ao turistas que tem no Brasil seu destino, eles são recheados de informações muito úteis para turistas brasucas como eu e você.

Para completar as fotos do Tony são de primeira linha.

O Tony faz mais para o turismo brasileiro que muita Marta relaxa e goza! Parabéns!

Se eu fosse você, não perdia nenhum dos dois blogs, que junto com o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire e o Fatos e Fotos de Viagem do Arnaldo fazem parte da minha leitura diária.

Manchetes

Gol solicita que seus clientes adiem suas viagens.

ANAC
proíbe venda de passagens em vôos partindo de Congonhas até que todos os passageiros tenham embarcado. Essa medida pode ser estendida para outros aeroportos. A próxima medida deve ser proibir a venda de veículos para resolver os problemas dos buracos nas estradas enquanto pedem ajuda aos universitários..

Parlamentar tem que
desmentir ele próprio. Mas isso eles sabem fazer como ninguém.

Governo deve abrir capital da
Infrazero, como se isso acabasse com a falta de organização. Dinheiro não falta, todos pagamos as taxas de embarque, o que falta é administração.

A ponte aérea Rio/SP, uma das mais caras do mundo,
responde por 10% dos lucros da TAM.

Privatizando os Acertos e Socializando os Erros

Essa nota do portal G1 demonstra uma característica comum dos nossos políticos e que tem sido vista diversas vezes neste último governo.

Se temos o caos aéreo, ele é culpa dos
consumidores, das cias aéreas e dos governos anteriores. Se temos a estabilização econômica, ela é um acerto do governo. Se temos uma carga de impostos elevadíssimas, não é culpa de ninguém.

Todos os filhos testam os limites a eles impostos e tentam conseguir mais liberdades e direitos de seus pais. Esses devem impor limites e dar direitos junto com responsabilidades e cobrar dos filhos que os deveres sejam cumpridos mesmo que isso gere algum tipo de mal-estar na família.

As cias aéreas que operam um serviço delegado pelo governo e dele retiram seus lucros. Elas sempre vão querer mais lucros e cabe ao governo estabelecer as regras e limites e cobrar o bom funcionamento do sistema.

A preferência por políticos aos técnicos, em várias aéreas chaves do governo, tem levado o Brasil a escolher o que é mais fácil ou que cause menor desgaste pessoal ou de imagem.

A sociedade se espelha no governo ou o governo tem se espelhado na sociedade? Dizer não é mais difícil que dizer sim, mas alguém tem que fazê-lo. Pais, Professores, Médicos, Governo, enfim, a sociedade deve aprender a impor limites, cobrar e especialmente cumpri-los também.

sexta-feira, julho 20, 2007

Rapidinhas

Vamos tentar voltar ao normal...

A Varig dos italianos, a Alitalia, está sobre risco de
liquidação após todos os interessados no leilão da cia terem saído do processo. Esses possíveis interessados acusam as rígidas condições impostas pelo governo italiano, dono da cia, para a venda como as causadoras do fracasso do leilão. O governo italiano está sendo pressionado pela União Européia para não dar mais subvenções a cia aérea. Ou eles acham um novo interessado ou flexibilizam as regras ou a cia fecha. Interessante é que os trabalhadores da Alitalia ainda não conseguiram visualizar que um emprego pior é melhor que nenhum emprego, já que como ocorreu no caso Varig, eles continuam achando que o governo vai resolver a questão sem que nehuma das partes envolvidas tenham que ceder.

A TAP iniciou seu vôo ligando Brasília a Lisboa com um
Airbus A340. A grande demanda pode fazer com o vôo, que opera as segundas, terças, quintas, sábados e domingos, se torne diário. Haveria uma grande festa e vários políticos foram convidados para o vôo inaugural, mas com o acidente da TAM tudo foi cancelado. Em tempo, Marta relaxa e goza e Milton Zuanazzi presidente da ANAC estavam em Portugal para participar do primeiro vôo.

A LAN Peru deve inaugurar um vôo ligando Lima a Madri com
3 frequências semanais.

A Virgin America inicia seus serviços no dia 8 de agosto. As primeiras rotas partirão de São Francisco em direção a Nova York, Los Angeles, Las Vegas e Washington. As
tarifas iniciais estão interessantes.

A
felicidade de uns é a tristeza de outros. O ser humano é algo muito complicado....



Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 18, 2007

A Culpa É de Todos Nós

O presidente da Infrazero, o presidente da ANAC, o Ministro da Defesa, a Ministra do Turismo, o Comandante Geral da Força Aérea, enfim, todos esses cargos têm seus ocupantes escolhidos pelo próprio governo. O governo é montado pelo presidente eleito. A ele cabe regular o mercado e impor um padrão de conduta.

Tenho vergonha do meu presidente (mas tenho certeza que ele não tem), não votei nele, mas não posso deixar de pensar que ele foi eleito, ou melhor, reeleito pela maioria da população.

Não me sinto melhor porque não votei nele. Se a maioria da nossa população votou e continua acreditando nas suas capacidades (inclusive nas suas escolhas) é no mínimo porque nós todos falhamos em exigir (quando a classe média podia exigir algo) que a educação fosse a primeira prioridade nesse país.

Somente a falta de educação e senso crítico explica como tantos podem ser agradados por tão pouco. Sinto-me mais entristecido, quando vejo uma classe média massacrada ter optado pela política do cada um por si.

Estamos perdendo o pouco de discernimento que nos restou depois de tentar gritar, votar e pedir auxílio ao judiciário (este muito preocupado com o umbigo e tão lento que só confirma a sensação de impunidade).

Preferimos gritar com um atendente da cia aérea, com a aeromoça, com qualquer ser humano sem poder de decisão à cobrar daqueles que têm o poder uma atitude. É como um movimento inconsciente de quem se sente impotente de fazer outro impotente sentir nosso sofrimento.

Não podemos ser coniventes com nós mesmos. Vivemos um apagão ético e moral. Todos se irritam quando são multados por infringir leis, por sonegarem impostos ou ter qualquer de seus auto denominados direitos incomodados.

Esses erros "menores" são sempre justificados pela existência de erros "maiores" por parte de nossos representantes eleitos. Um erro justifica o outro. Um erro maior ainda justifica um outro erro.

Se não praticamos esses desvios, sofremos angustiados e calados na linha tênue que separa a impotência da omissão.

Aos leitores do Blog Aquela Passagem e do
VNV, peço desculpa pelo desabafo, mas ele teimava em sair.

terça-feira, julho 17, 2007

Tristeza e Indignação

Um blog que fala sobre cias aéreas e a alegria de voar e viajar sente-se profundamente entristecido em falar sobre um acidente aéreo.

Fica a indignação: Congonhas acabou de abrir a pista principal recém reformada. Ontem, um avião da Pantanal derrapou. Um dos objetivos dessa obra era de reduzir as chances de derrapagem, que por sinal segundo a Infraero era algo muito difícil. Mas aconteceu aqui , aqui e aqui, por exemplo.

O aeroporto Santos Dumond teve um
pequeno incêndio na área recentemente inaugurada, mas que ainda não estava aberto ao público. Seria causado por um curto circuito e existem rumores de que o fogo não fez funcionar o sistema automático de combate a incêndios (Sprinkler).

Meus sinceros sentimentos aos familiares das vítimas.

Minha indignação em relação a como nossos prepostos tem pouco cuidado com os serviços prestados e contratados. Devemos entender que quando a questão é segurança, devemos ser mais rígidos e menos políticos. Se for necessário, é melhor ser impopular.
Lula monta gabinete de crise. Devem estar preocupados com a crise de imagem do governo......

Spirit: Tarifas Que Gostaria de Ver no Brasil

A Spirit é uma cia low cost (baixo custo) e low fare que opera nos EUA e possui alguns vôos internacionais. A Spirit iniciou a pouco um vôo ligando Lima no Peru aos EUA. O aeroporto usado como base para os vôos vindos de Lima é o aeroporto de Fort Lauderdale, próximo a Miami.

Uma característica da Spirit é de realizar ofertas relâmpago, e foi numa delas que consegui uma passagem (ida e volta)
de Lima para Fort Lauderdale por 302,52 dólares com todas as taxas incluídas (e não são poucas taxas!) para viajar em outubro. Clique aqui para ampliar a imagem.


Por que não podemos ter promoções como essas em terras brasileiras? Pergunte a ANAC que controla as tarifas no Brasil!

Rapidinhas


O controle da Martinair pode ser vendida para o grupo Airfrance/KLM.

Os governos de Portugal e da Argentina assinaram um
acordo visando criar um vôo ligando Buenos Aires a Lisboa. O vôo deve ser operado pela TAP, mas não existe data para seu início ainda. Olha a TAP ai gente!

Após o PAN, a emissão de passaportes na Praça Mauá no Rio de Janeiro deverá ser transferida para o Aeroporto Tom Jobim, o Galeão. Portanto, antes de viajar ao exterior vai ser necessário ir ao aeroporto primeiro. Deve ser para que o contribuinte tome conhecimento do caos nos aeroportos antes de decidir viajar..... Segundo a nota publicada no
Mercado e Eventos , essa mudança ira acelerar a emissão dos passaportes. Mas existem outras opções de locais para dar entrada no pedido.

Dentro da promoção
Você Faz a Festa da Gol, a nova cidade incluída é Uberlândia. Estão incluídos vôos do dia 28 a 30 de agosto com vendas do dia 14 a 31 de julho. Não sei se essa promoção é tão boa assim, mas essa política conta gotas para o anúncio das datas e cidades envolvidas na promoção pode até render uma boa propaganda para Gol, mas não agrada a esse blogueiro.

Por essa
matéria fica claro que a ANAC tem trabalhado muito a favor do consumidor.


sexta-feira, julho 13, 2007

Varig: Promoção Smiles&Money Buenos Aires


A Varig está com mais uma promoção para o associado Smiles: Usando 12.000 milhas Smiles e pagando mais 100 dólares, você emite uma passagem para Buenos Aires saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Saindo de outras cidades atendidas pela Varig há um aumento de 50 dólares para saídas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e 75 dólares para saídas do Norte ou Nordeste.

Válido para vôos apenas em agosto (ida e volta). Ficou interessado? Então leia todas as regras da promoção.

Interessante é notar que as
fotos utilizadas na página enviada por e-mail mostram uma Buenos Aires ensolarada, pessoas usando roupas leves, etc. Nada compatível com o frio que assola a capital Argentina.

Atualização (vou colar um comentário que fiz no blog Viaje na Viagem do Ricardo Freire):

Vale a pena usar as 12000 milhas???

Se você não tem chances de juntar mais, pode até valer. Melhor gastar do que perder.

Mas,

Quem sai de Porto Alegre consegue comprar uma passagem para Buenos Aires (BsAs) por 162 dólares (USD). Vai pagar 150 dólares + 12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 12 USD !!!: Nem pensar!!!

Quem sai do Rio ou São Paulo compra um passagem por 300 e 264 dólares respectivamente. Vai pagar 100USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 164 a 200USD (0,013 a 0,016 USD/milha): Muito pouco vantajoso.

Saindo de BH ou Brasília pode-se comprar uma passagem por 400 dólares. Vai pagar 150USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 250 USD (0,02USD/milha): Levemente vantajoso, mas lembre-se que pode-se chegar em Congonhas e ter que ir para Gaurulhos para fazer conexão na Varig.

Saindo de Salvador, Recife e Fortaleza pode-se comprar uma passagem por 510, 540, 600 USD respectivamente para BsAs. Vão pagar 175USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 335 a 425 USD (0,03 a 0,035USD/milha): Vale a pena.

Agora, o que não faltam são dicas do que fazer em Buenos Aires:

No VnV (só para começar):
Dicas da Sylvia
3 vezes Buenos Aires
VnV Antigo, mas com dicas ainda válidas

Blog Idas e Vindas da Carla

Blog Caverna da Morcega da Mônica Gribel

Blog
Pelo Mundo da Mari Campos

E com certeza esqueci outros ótimos blogs com dicas....

Faça Como as Cias Aéreas

O sindicato das cias aéreas, o SNEA, entrou na justiça pedindo indenização pelos danos causados pelo caos aéreo aos seus negócios.

Portanto, como disse nosso leitor e amigo Ernesto, devemos procurar nossos direitos também. Mas para isso é importante que tenhamos uma boa documentação em mãos. Guarde tudo que puder relacionado a sua queixa (papéis, fotos, tickets, propagandas, etc) e procure o judiciário. O juizado especial de consumo aceita causas até 20 salários mínimos sem uso de advogados ou até 40 salários quando for utilizado o serviço de um advogado.

Vem Ai Uma Nova Low Cost Americana: Virgin America

Finalmente, o governo americano aprovou que a Virgin America iniciasse a venda de bilhetes. A cia ficou um bom tempo esperando essa autorização, já que as dúvidas sobre a propriedade da cia aérea ainda não permitiram a decisão final da agência americana que controla o trafego aéreo. Como ela usa a marca Virgin, criou-se o questionamento sobre se a mesma não seria parte do conglomerado Virgin, dirigido por Sir Richard Branson. O problema é que a legislação americana impede, como a nossa também, que cias aéreas possam ser controladas por grupos estrangeiros.

A nova cia é baseada em São Francisco e está anunciando que em seus vôos estarão presentes
sistemas modernos de entretenimento (podendo inclusive realizar chats com outro passageiro) e tomadas para laptops. Em seu site a cia anuncia que deve atingir 10 cidades dentro do seu primeiro ano de atividade.

A cia possui 10 aeronaves e deve iniciar seus vôos em agosto

quinta-feira, julho 12, 2007

Rapidinhas


A TAM comemora 31 anos hoje. Quem voar a partir de meio dia deve poder brindar o aniversário da cia a bordo.

A TAP inicia seus vôos ligando Brasília a Lisboa dia 19 de julho.

O programa de fidelidade
Mileage Plus da United está dando 2500 milhas bônus para que voar na econômica e 5000 milhas para quem voar na Executiva nessa nova rota operada pela TAP entre 19 de julho e 31 de agosto.

Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 11, 2007

TAF: Vôo Ligando Nordeste ao Caribe

A TAF deve iniciar em setembro um vôo semanal ligando o Nordeste/Norte ao Caribe. O vôo vai sair aos sábados de Recife (16hs), passando por Fortaleza, Belém e Manaus antes de chegar a Aruba (23hs). De lá a aeronave vai a Curaçao. A volta será aos Domingos.

Vai ser um pinga pinga, mas qualquer nova rota é bem vinda. Falta saber o preço da tarifa.

Fonte: Panrotas

Não Estamos Sozinhos

Não podemos falar que vivemos o problema na mesma intensidade, mas os americanos estão chegando ao limite da sua paciência com as cias aéreas. Como podemos notar, a paciência deles é muito menor que a nossa.

Eles estão sofrendo, como nunca, com o aumento dos combustíveis e consequentemente com aumento das tarifas aéreas, com a redução dos programas de descontos (desconto para idosos, por exemplo) e com a piora nos serviços prestados pelas cias. Os atrasos tem aumentado e a insatisfação também.

O departamento de transporte americano está estudando o
aumento nas indenizações aos passageiros afetados por overbooking. Estão estudando multas de até o valor da passagem.

Pensando bem, acho que estamos sozinhos sim, já que a nossa ANAC nunca pensaria em penalizar as cias aéreas sem antes penalizar o passageiro primeiro.

terça-feira, julho 10, 2007

Boeing 787


O novo avião da Boeing, o 787, foi apresentado domingo passado ao público. 677 unidades já foram vendidas, mesmo antes do avião ter alçado vôo pela primeira vez. A Boeing promete janelas maiores, um interior mais amplo, inclusive com um mini hall central. Mas o que mais chama a atenção nesse avião são os materiais usados em sua construção, já que está recheado de ligas sintéticas e muita fibra de carbono (50%), o que promete um peso menor e um menor consumo de combustível.

Se o Airbus A380 é o maior, esse 787 é, até agora, o mais bonito.

Vídeos da CNN do lançamento
aqui.

Fotos via site da Boeing
aqui.

Foto: Boeingmedia.com

Funcionários da Infraero: Greve Não Deve Mais Acontecer

Os funcionário da Infraero colocaram a faca no pescoço do governo às vesperas do início do Pan do Rio de Janeiro e conseguiram uma proposta melhor por parte do governo.

Nada com ter poder de barganha e um governo que só funciona a base de ameaças.

Trombose Venosa Profunda

Novos estudos da Organização Mundial da Saúde revelaram que vôos com mais de 4 horas podem duplicar as chances de ocorrer tal patologia. As chances são de 1 para 6.000, mas do que valem as estatísticas se esse 1 é você? A trombose caracteriza-se pela formação de coágulos dentro do sistema venoso. O risco maior é quando um desses coágulos migra para o pulmão causando a Embolia Pulmonar, patologia de alto risco de vida.

Durante os vôos, a pressurização dentro da aeronave, que é semelhante a existente a 1800 m de altitude, a umidade de apenas 20% e a imobilização contribuem para o edema, dolorimento e desconforto nas pernas.

Ficam os conselhos de hidratar-se bem durantes os vôos, evitar bebidas alcoólicas, fazer pequenas caminhadas em vôos mais longos (nem que seja em direção ao lavatório de 3/3 horas), ginásticas com os pés e pernas. Passageiros usuários de anticoncepcionais ou reposição hormonal com estrogênio, com história pessoal ou familiar de trombose, gravidez, cirurgia ou trauma recente, câncer, portadores de algumas patologias sanguineas, fumantes, obesos e portadores de varizes nas pernas devem ter um cuidado maior. O uso de meias elásticas de média compressão podem ajudar em muito na prevenção.

O problema tem sido
discutido na União Européia que avalia a normatização do espaço entre as poltronas nas cias aéreas, que vem se reduzindo principalmente nas low costs, para facilitar a movimentação dos passageiros.

Quer saber o espaço entre as poltronas de várias cias internacionais? Então visite
o Uk-air.net.

sábado, julho 07, 2007

Rapidinhas Nacionais


A TAM além de receber da ANAC o direito de voar 3 vezes por semana para Frankfurt, recebeu ainda o direito de voar 7 vezes por semana para Madri. Os vôos devem se iniciar até o final do ano.

A TRIP, que junto com a TOTAL vem crescendo pelas bordas operando rotas da aviação regional,
vai iniciar, a partir de 16 de julho, vôos ligando Vitória a Campinas passando por Belo Horizonte (aeroporto da Pampulha). Parabéns pela iniciativa.

A
OceanAir vai iniciar um vôo ligando São Paulo (aeroporto de Guarulhos) a Manaus, passando por Brasília, usando seu novo Boeing 767-300ER. Vôos iniciam-se no dia 16 de julho e serão operados todos os dias exceto sábados.

Quase Como Voar

Para que gosta de voar, mas tem medo de avião, as cias que operam os trens de alta velocidade na Europa (trens bala) estão se unido em uma aliança, a Railteam, que pretende melhorar as conexões e a vida do passageiro.

Pena que, foras as promoções, viajar nesses trens sai mais caro que uma passagem de avião. Por outro lado você “aterrissa” já dentro da cidade e ganha tempo e economiza nos deslocamentos.

Caos nos Aeroportos, Enquanto Isso em Brasília.....

A Aeronáutica vai comprar 2 helicópteros para servir a presidência da república e aos ministros.......

Em quanto isso no Planalto, eles continuam se perguntando: Caos? Aeroportos? E quem precisa deles?

Brasileiro é um povo que não desiste nunca.

Será Que Vem Mais Uma Crise?

Os funcionários da Infraero, também chamada de Infrazero e que administra os aeroportos brasileiros, estão ameaçando uma greve às vésperas dos Jogos Panamericanos no dia 11 de julho. A infraero está negociando com a direção dos sindicatos a fim de evitar a mesma.

Sem discutir o mérito da questão, mas é mais um grupo de funcionários colocando a faca no pescoço do governo que por sua vez parece só funcionar dessa forma.. Quem dera todas as classes tivessem esse poder de barganha. Professores e médicos: morram de inveja!

sexta-feira, julho 06, 2007

Ryanair Tem Novo Alvo: Air Berlin

Após a comissão européia ter bloqueado a compra da AerLingus pela Ryanair, parece que essa última tem um novo alvo. Boatos especulam de um interesse da Ryanair na boa Air Berlin.

Interessante é que apesar do nome, a Air Berlin é sediada na Inglaterra e não na Alemanha. Parece que a escolha da sede teve a ver com a maior flexiblidade das leis trabalhistas no Reino Unido comparada às da Alemanha.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Navegantes e Campo Grande

Esta promoção da Gol envolve agora vôos para mais duas cidades que fazem aniversário em agosto: Campo Grande e Navegantes. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta .

Estão incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho para Campo Grande, Chapecó e Navegantes.

quinta-feira, julho 05, 2007

TAP: Programa Victoria da TAP Aumenta Associados no Brasil.


Segundo o Mercado e Eventos, o programa de fidelidade Victoria da TAP duplicou o número de associados residentes no Brasil. Ao contrário do que diz a nota, acredito que esse aumento de membros se deve não somente ao grande números de vôos que a TAP opera para o Brasil, mas também pela agressiva campanha de marketing que focou-se nos associados Smiles, permitindo a equivalência de Status no programa Victoria. Por sinal, parabéns ao atendimento da TAP que realizou todo o meu processo de equivalência rapidamente.

A TAP continua com uma
promoção de milhas bônus e equivalência de status elite para os associados Smiles. Pode ser uma opção para você associado Smiles que ficou órfão da Star Alliance. Mas sugiro uma leitura do comparativo realizado pelo Aquela Passagem antes de tomar sua decisão final.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Chapecó

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Chapecó. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Estão
incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho. Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho) também está incluída na promoção.

quarta-feira, julho 04, 2007

Submarino Viagens: Promoção ou Grande Jogada de Marketing?

A Aerolineas Argentinas e o Submarino Viagens estão com uma promoção visando comemorar o lançamento do vôo da Aerolineas ligando São Paulo a Miami. Os 10 (apenas dez!) primeiros compradores no dia 10 de julho pagarão 999 USD (taxas não inclusas) pelo pacote de passagem aérea (para voar em setembro), 4 diárias de hotel 3 estrelas e aluguel de carro com seguro por 7 dias. Ia me esquecendo, o acompanhante não paga (deve ter pagar as taxas).

Gostou? Então leia bem as regras (uma delas é ter passaporte com visto americano válido para os dois) e uma boa sorte!. Você vai precisar, pois são apenas 10 agraciados .

Mais uma grande jogada de marketing do que uma promoção de vôos.

As tarifas da Aerolineas para essa rota serão a partir de 811 USD sem taxas (OLSP1M), mas existem tarifas da TACA (ZMA00KFS) e COPA (NLF0BR) a partir de 764USD para o mesmo mês de setembro.

Varig: Será Essa a Nova Marca da Varig?



Navegando pelo Fórum do Contato Radar, deparei-me com uma discussão sobre a identidade visual da Varig. A Varig tem muitos fãs e qualquer mudança gera uma movimentação enorme.

Pessoalmente, gosto muito do logotipo atual da Varig que me passa uma imagem de sofisticação, além da Rosa do Ventos ser uma das mais felizes escolhas entre as cias aéreas.

Mas parece que a Rosa vai sofrer umas poucas modificações e marca também. Muito se questiona se a nova apresentação visual seguirá a
apresentada na Revista Varig, que substituiu a revista de bordo Ícaro. Sentiu o toque laranja?

A Varig deve inaugurar novas Salas Vips em Porto Alegre e Curitiba no futuro, além de um novo tipo de Sala Vip em Congonhas e no Santos Dumond. E para Confins, nada?

Imagem editada pelo Dumpa. Obrigado

terça-feira, julho 03, 2007

Varig: Negocia Acordos com Outras Cias

Segundo o Panrotas, os representantes da Varig presentes em uma das várias reuniões com a imprensa visando divulgar os planos da nova administração, relataram que a Varig está tentando acordos com outras cias que atuam nos destinos a serem operados pela Varig. Esses acordos têm a intenção de facilitar a distribuição de seus passageiros pela Europa a partir dos aeroportos onde ela atua e virá atuar. Foram citadas a Alitalia, Iberia, Spanair, British, KLM/Air France e até Lufthansa que acabou de fechar um acordo mais amplo com a TAM.

Interessante que nada foi falado ainda de parcerias mais amplas envolvendo o Smiles. A Alitalia passa por um momento Varig na Itália, a Iberia anda com uma imagem desgastada junto aos consumidores como podemos ver na caixa de comentários sobre os 80 anos da cia e a Spainair está a venda. No caso da Air France/KLM seria um caminho natural, já que a parceria com a TAM não deve durar muito e a British não tem acordo maior com nenhuma cia no Brasil. Mas a surpresa fica com a Lufthansa que firmou um acordo mais amplo com a TAM, envolvendo até programas de milhagem, a ser implantado em breve. Representantes da mesma Lufthansa chegaram a dizer que a TAM seria uma ótima parceira para a Star Alliance.

Gosto da Varig, apesar de ter sido mais fiel ao Smiles do que a cia propriamente dita, mas recentemente vi um relato da situação vivida pela Gol na tentativa de reestruturar a Varig no Fórum do
Contato Radar e fiquei menos otimista quanto a um futuro próximo. Continuo otimista em relação a união Gol/Varig em um futuro não tão próximo.

A Gol vai ainda levar um tempo para reorganizar a casa e até que seja aprovada a compra pelo CADE e uma subseqüente sinergia entre a Gol e a Varig não se pode esperar muito. Enquanto isso e para não perder suas rotas, ela vai manter seus vôos da forma que for possível, mesmo que implique em usar aeronaves não tão modernas e com interior sem tantas amenidades como as concorrentes.

Como as tarifas são reguladas pela a ANAC, o que é bom, por um lado, para Varig já que seus clientes vão pagar valores próximos a clientes de outras cias.

Por outro lado, o que pode minar a Varig nesse período de reorganização é a sensação de estar pagando o mesmo por muito menos, o que pode levar os passageiros a procurar as concorrentes e talvez nunca mais voltar.

ANAC: Não Sei se Critico ou Elogio

Quem acompanha o blog já notou que tenho uma tendência a mais para as críticas, mas no caso abaixo não sei se critico ou elogio.

Devido a uma pendência com a Varig entrei no site da ANAC e fiz uma reclamação pela Internet. Para minha surpresa recebi uma resposta da agência. Realmente acho a ANAC pouco efetiva, mas eles devem estar tentando melhorar sua imagem e seus serviços.

Mas vamos destrinchar um pouco o acontecido. Eu enviei minha reclamação no dia 18 de maio, mas recebi a resposta no dia 02 de julho....E a resposta foi padrão do tipo estamos encaminhando sua reclamação para o setor competente da Varig.....Nesse tempo já entrei com uma ação no judiciário...

Quanto critico algo, tento sempre criticar tendo como base uma experiência ou informações reais, tento fugir do “achismo”. Minha experiência com órgãos do tipo da ANAC se restringe ao Aviation Consumer Protection Division,
órgão americano que defende os direitos dos consumidores de serviços aéreos. Fiz uma reclamação pela Internet contra a Usairways no dia 3 de novembro e recebi uma resposta em menos de um mês da assessoria da presidência da Usairways. Quanto às agências reguladoras, a ANAC é uma delas, já tive experiência na Anatel e na Anvisa. Posso dizer que nas duas a resposta e o resultado foram mais rápidos.

Portanto, fica o elogio acanhado a ANAC, mas no final ganhou uma crítica mesmo...

Vai o
link para realizar reclamações na ANAC, já que pelo jeito não vão faltar oportunidades para usar o serviço

Outros Links úteis nesses tempos de caos sugeridos pelo leitor Paulo Sérgio:

terça-feira, julho 31, 2007

Alguém Ouviu Nossas Preces

Essa notícia vinculada pelo Valor Econômico, que li no De Viaje a Brasil, vem de encontro com a campanha que faço no blog desde sua abertura.

Parece que o governo vai discutir o fim ou a flexibilização das bandas de preço que controlam as tarifas internacionais que partem do Brasil.

Será que um dia vou deixar de publicar a série de post denominada Tarifas que Gostaria de Ver no Brasil?

Mas só acredito vendo!

ANAC: Entidades ligadas ao Turismo Defendem Zuanazzi

Uma carta publicada no Panrotas e subscrita por várias entidades ligadas ao turismo entre elas:

a Associação Brasileira de Agências de Viagem,
a Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade,
a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis,
a “Associação Nacional de Transportadores de Turismo, Fretamento e Agencias de Viagens que Operam com Veículos Próprios,”
o presidente da CVC Turismo

faz a defesa do presidente da ANAC, Milton Zuanazzi. Segundo essas entidades, o Sr Milton Zuanazzi está sendo injustamente culpado pela mídia.

Acho que ninguém ainda entendeu a função da ANAC:

“Missão: A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem como finalidade regular e fiscalizar as atividades de aviação civil, bem como adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público. Além disso, tem como missão incentivar e desenvolver a aviação civil, a infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária do país”. .

Essas entidades devem estar mais felizes ainda com o
aumento das passagens.

Um usuário do Panrotas, o Sr Artur, fez um comentário que resume a opinião deste blog: Ninguém pode ser culpado por algo que não fez, desta forma eles não podem ser culpados de nada!

Milhas Smiles: Agora Só na Varig

Depois que a Air Canada saiu do Smiles logo após a venda a Varig para a Gol, a Pluna deixou o Smiles no dia 26 de abril sem qualquer aviso aos usuários Smiles!!!!!

Já me perguntaram se a promoção Smiles para Frankfurt é uma boa promoção. Ela é a única opção para fora da América do Sul. Aproveite que os vôos Rio de Janeiro/Frankfurt estão vazios (a volta é de madrugada...) e o Smiles está facilitando a emissão nessa rota.

Espera-se o anúncio das viagens para Madri e Cidade do México em breve, mas as aeronaves 767 de segunda mão estão um pouco atrasadas.

Atualização: a Rosana Hermann do Blog Querido Leitor foi de Varig para a Alemanha e está postando suas impressões......

Redistribuição dos Vôos

Segundo a Agência Brasil, a retirada dos vôos de Congonhas será seguida de uma redistribuição dos vôos pelo país.

Aeroporto de Curitiba servirá de conexão para vôos até a região Sul. Um bom aeroporto e com bom transporte, mas costuma fechar com frequência devido à neblina.

Aeroportos do interior paulista e de Brasília farão conexão para o Centro-Oeste;


Aeroporto de Brasília também fará conexões para Norte;

Aeroporto do Galeão fará conexões para Nordeste, Europa, América do Sul e do Norte;

Aeroporto de Confins também terá conexões para o Nordeste, mais vida para Confins!;

Congonhas manterá os vôos da ponte-aérea para o Rio de Janeiro, especificamente para o Santos Dummont.

Vamos ver como as cias vão redistribuir seus vôos.

segunda-feira, julho 30, 2007

Muito Obrigado

Foram tantas as demonstrações de carinho, que não tenho como citar nominalmente todos que postaram aqui no blog ou que me enviaram mensagens.

Desculpa a demora nos agradecimentos, mas como disse neste
post, quando posso, costumo desblogar aos sábados e domingos.

Mas isso deve mudar no futuro, já que de tanto ler o
Rodrigo Toledo e suas dicas sobre mobilidade, estou ficando inclinado a adquirir um TIM Web ou VIVO ZAP (quando chegar a BH) no futuro próximo. Pelo menos vou acompanhar os posts à distância.

Muito Obrigado, do coração!

sábado, julho 28, 2007

50.000 Visitas: Obrigado



Como sou um amante do glamour associado ao ato de voar, mais do que de aviões, optei por postar essas fotos do Chewy Chua que representam um pouco desse glamour que está longe das barrinhas de cereais das nossas principais cias aéreas.

Sempre que olho o contador de visitas me pergunto como consegui aprender tanto e conhecer tantas pessoas interessantes e ao mesmo tempo poder expor minhas opiniões e conhecimentos se não fosse a Internet.

50.000 visitas pode parecer pouco quando comparamos o Aquela Passagem! com outros blogs de autores conhecidos, como o
Viaje na Viagem do Ricardo freire, mas é um número muito acima das minhas expectativas em se tratando de um blog com um tema restrito e escrito por alguém que não tem ligação com a mídia ou mesmo ligação profissional com o tema principal do blog.

Pena que o blog em alguns poucos momentos mais parecia um noticiário político ou um local de desabafo desse autor diante do caos aéreo.


Temos muitos projetos para o blog, o que não temos sobrando é verba, mas espero que o blog evolua na sua função de auxiliar o consumidor de passagens aéreas na sua busca pela qualidade de serviços e daquela passagem aérea.

7 meses foram necessários para se atingir a marca de 10.000 visitas e agora 4 meses para a marca de 50.000 visitas.

Um obrigado a todos os habitués, anônimos e especialmente aos amigos que fiz através do blog, a
tripulação do VnV e ao Master Capitan que sempre apoioaram o blog.

Fotos: sob licença
Creative Commons

Vôos Cancelados

Atenção aos vôos cancelados pelas cias devido a redução das operações em Congonhas.

Varig

Internet e a Qualidade da Informação

Vou postar aqui um comentário, que fiz no VnV, sobre um e-mail que circula na Internet sobre acidentes da TAM, já que fui questionado por vários sobre o mesmo.

Pessoalmente, tenho muitas resistências e preconceitos quanto a esses tipos de e-mails. A Internet é um meio fértil para o crescimento de mitos e informações não tão acuradas. Não sei se esse caso pode ser classificado como tal.

Como pode ser notado, no Aquela Passagem!, sempre tento dar a fonte dos dados e uma parcela muito pequena desses e-mails relata fonte ou quando o faz, nos obriga a conferir uma por uma. Quantos e-mails do Jabour existem por ai?

No caso específico desse e-mail, temos que ter mais cuidado ainda. Ele está fortemente influenciado pela emoção.

Não tenho conhecimento profundo no tema acidentes aéreos e sua análise depende do domínio de vários conhecimentos dentre eles estatística, normas de segurança, dados operacionais mundiais, registros históricos, etc. Uma série chamada MayDay do canal a cabo
National Geographic Channel mostra bem a complexidade de uma investigação de um acidente aéreo e a cadeia de pequenos deslizes que o precedeu.

Gosto sempre de lembrar que se você comeu um frango e eu não comi nada, estatisticamente nos dois estamos satisfeitos, porque cada um comeu meio frango. Esse exemplo bobo é para lembrar que os dados são manipuláveis ao gosto de quem conta a história e para discernir o fato do mito é necessário conhecimento no assunto.

Andei dando uma pesquisada na Internet e achei alguns sites (
Air Safe , Plane Crash Info) que postam estatísticas de acidentes aéreos (não posso afirmar que esses dados são confiáveis). Nesses sites, a TAM não se apresenta com uma estatística favorável, mas está longe de muitas outras cias.

Devemos lembrar que a estatística da Gol, hoje, não deve ser das melhores: pouco tempo de vida e um grande acidente. Foi culpa da Gol o acidente? Nada aponta para isso, mas as estatísticas não sabem disto.

A nós consumidores, a segurança de vôo é algo muito importante, mas para as seguradoras é questão de lucro e sobrevivência. Essas empresas têm acesso a um sem número de informações essenciais para determinar o grau de risco. Nunca vi críticas aos valores pagos pela TAM nesses seguros, levando a duas conclusões possíveis: o risco da TAM está dentro da média e o valor pago não deve diferir das demais cias.

TAM e
Fokker não combinam, tanto que ela está para aposentar toda sua frota em um futuro recente. O avião é ruim? Parece que não, já que várias cias operaram e operam aeronaves Fokker. Os MK-28 da OceanAir são Fokker 100 da American Airlines.

Um nome é construído depois de anos de trabalho duro e pode ser perdido em pouco tempo. A TAM está sob risco de ter sua marca muito afetada, principalmente pelo que ela deixou de fazer (informar, dar apoio aos consumidores, assumir erros e responsabilidades, pela lentidão na resposta aos fatos e por deixar de ouvir seus funcionários) do pelos acidentes em si. Quando os fatos são envoltos em uma aura de mistério, as chances de teorias diversas eclodirem são sempre maiores.

sexta-feira, julho 27, 2007

Polícia Federal Vai Fazer o Papel da ANAC

A ANAC foi criada para proteger o interesse dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas cias aéreas e não proteger as cias aéreas das omissões do governo, dos consumidores mal tratados ou dos erros estratégicos das próprias cias.

Uma nota publicada na
Folha diz que o Ministro da Justiça determinou que a Polícia Federal e outros órgãos do ministério investiguem se as cias aéreas estão cumprindo o código do consumidor.

Muito louvável a iniciativa. Mas ficam as perguntas: Por que só agora? Para que existe a ANAC e quem foi que indicou seu presidente para um mandato até 2011? Quem vai fiscalizar se o governo e a Infrazero utilizaram da forma adequada os recursos arrecadados com as taxas pagas pelos consumidores e cias aéreas?

Destemperados: Agradando o Corpo e o Espírito

Se você ficou interessado nas dicas dadas pelo Tony no Blog de São Paulo e já começou a planejar sua viagem para Sampa, então vai mais uma dica de blog para te ajudar nesse planejamento.

O Diogo e o Diego possuem um delicioso blog de gastronomia internacional, o blog
Destemperados. Durante sua última visita a São Paulo, fizeram um especial sobre vários restaurantes da capital paulista. Daqui a pouco vão fazer concorrência direta ao blog Comes e Bebes do Marcelo Katsuki, que tem sempre ótimas indicações gastronômicas, principalmente de São Paulo.

Mas se você não vai a São Paulo, existem lá dicas de restaurantes em Porto Alegre, Serra Gaúcha, Santiago no Chile, de alguns restaurantes nos EUA e por ai vai. A lista não para de crescer.

Conselho para aqueles em dieta: não visitem o blog próximo das refeições, porque com certeza sua dieta estará em risco de acabar mais cedo.

Controladores Americanos Questionam a Manutenção de Suas Instalações

Os controladores americanos estão alertando as autoridades de que Federal Aviation Administration não está dando prioridade para a evolução das instalações e aparelhagem ligada ao controle aéreo nos EUA.

As queixas são principalmente relacionadas à manutenção das instalações (aquecimento, refrigeração, isolamento, etc).

O governo diz que as manutenções dos equipamentos relacionados ao controle de vôo então em ordem.

Fica para eles o consolo que lá as omissões e incompetências não são aceitas pela população ou toleradas pelo poder judiciário.

quinta-feira, julho 26, 2007

Novo Passaporte: Novos Problemas!

Como foi que não pensei nisso? Essa deve ser a pergunta que algum burocrata em Brasília deve estar se fazendo....

No novo passaporte não constam os nomes dos pais do seu proprietário. Além de causar alguns problemas aos homônimos de pessoas com problemas judiciais, essa ausência está causando um
grande transtorno aos pais ou as pessoas que acompanham menores.

Como provar com o uso exclusivo do passaporte que os acompanhantes são pais do menor?

Se você viaja com crianças, leve a carteira de identidade ou certidão de nascimento das mesmas para fazer o check in e emigração no Brasil. Imagina quando o problema começar a ocorrer no exterior....

Manchetes de Hoje

Nelson Jobim assume como novo Ministro da Defesa. Não tenho dúvida que será melhor que seu antecessor, pois superar a inoperância do Valdir Pires é muito difícil. Nem o Lula sabe se foi ele que demitiu ou foi o Valdir que pediu demissão.. Por outro lado fico com uma ponta de receio quando ex-membros do Judiciário se voltam para carreiras políticas. O que impede que interesses futuros políticos, mesmo que agindo no inconsciente, não tenham efeitos sobre as decisões de um magistrado prestes a se aposentar?

ANAC: Nem se o Presidente da República quiser, consegue tirar o diretor indicado por ele......Esse erro não é tão fácil de consertar, não é Lula?

Você está de férias? Viajou ou ia viajar de avião? Então peça férias de novo quando você conseguir sair do aeroporto....

Para finalizar,
Ele tem medo de viajar de avião! Ainda bem, se não ele não seria mais visto em terras brasileiras. Mas o Governo tem enfrentado esse medo em favor da população.

Uma Relação Sob Risco de Acabar, Quem Bom!

Quem costuma visitar o blog já me leu minhas críticas sobre a relação entre as cias aéreas e o governo no Brasil.

No Brasil, os slots e rotas são distribuídos segundo critérios pouco claros. As chances de uma cia aérea ter sucesso no seu pleito aumentam muito se ela tiver boas relações com integrantes do governo. Nos últimos anos a política do tipo “esquece meus erros que esqueço os seus” imperou na relação entre cias aéreas e governo.
De um lado, as cias apesar de ver seus investimentos sob risco de um apagão da infra-estrutura aeroviária, optaram por trocar memorandos reservados com o governo ao invés de vir a público reclamar. Do outro lado, o antigo DAC, a ANAC, Infrazero e governo sempre tiveram as cias como aliadas e provedoras de transporte a seus ocupantes tanto em momentos de eleição como fora deles. Não podemos esquecer que a ANAC que deveria proteger o consumidor, atua como protetora dos direitos das cias aéreas e dos seus lucros regulando a concorrência e as tarifas dentro do mercado interno.

Tudo corria bem até o início do caos. Nenhuma das partes optou por culpar a outra publicamente. Mas o caos agravou-se e o governo publicamente incitou os consumidores a cobrar das cias aéreas seus direitos em juízo. As cias que não são responsáveis pelos controladores, pelos radares ou pela infra-estrutura dos aeroportos foram obrigadas pelo código aéreo em vigor a dar apoio aos passageiros. Ministros defendiam que as cias aéreas deviam ser investigadas. A ANAC por diversas vezes investigou as cias aéreas, mas os resultado das investigações sempre inocentavam as cias aéreas as multas não vinham.

Diante da piora do caos e da queda da lucratividade das cias aéreas, o sindicato das mesmas optou por recorrer a justiça para receber indenizações.

Veio acidente da TAM. O governo largamente foi culpado pela mídia pela sua omissão e falta de preparo. O presidente da TAM chegou a dar uma entrevista, na qual claramente optou por não fazer críticas ao governo ou suas agências.

Mas a comemoração do assessor da presidência Marco Aurélio demonstrou claramente que se houver a possibilidade de que a culpa possa ser transferida para a TAM, ela a será e com muito gosto.

Hoje, a Gol solta
uma nota onde deixa claro que a situação está além das suas responsabilidades e tem gerado transtornos inaceitáveis.

Se essa
entrevista do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, puder ser levada a sério, a relação azedou de vez.

Será o fim da política de cavalheiros? Tomara, porque essa política onde o privado e público se misturam está no centro do caos em que vivemos. Nada teria chegado tão longe se os pleitos de expansão e concentração em São Paulo feito pelas cias não tivesse um eco tão grande no governo e a incompetência gerencial do governo poderia ter se tornada pública mais cedo para o bem dos consumidores.

Por mais imparciais que tentamos ser, mão podemos esquecer que esse blog é primariamente feito para os consumidores de passagens aéreas e tentamos ver a situação sempre tendo seu ponto de vista como destaque. Nós nunca deixamos de pagar as taxas que nos foram cobradas e não tivemos acesso a informação que o governo e as cias aéreas tiveram antes do caos.

quarta-feira, julho 25, 2007

Blog Sobre São Paulo Escrito para Estrangeiros como Eu e Você

O Tony Galvez, um espanhol apaixonado pelo Brasil e que já publica um blog em duas versões, o De viaje a Brasil em espanhol e o Brasil Travel Blog em inglês, está lançando um novo blog especificamente sobre São Paulo em espanhol, o Blog de São Paulo.

Apesar de seus blogs não serem escritos em português e serem primariamente voltados ao turistas que tem no Brasil seu destino, eles são recheados de informações muito úteis para turistas brasucas como eu e você.

Para completar as fotos do Tony são de primeira linha.

O Tony faz mais para o turismo brasileiro que muita Marta relaxa e goza! Parabéns!

Se eu fosse você, não perdia nenhum dos dois blogs, que junto com o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire e o Fatos e Fotos de Viagem do Arnaldo fazem parte da minha leitura diária.

Manchetes

Gol solicita que seus clientes adiem suas viagens.

ANAC
proíbe venda de passagens em vôos partindo de Congonhas até que todos os passageiros tenham embarcado. Essa medida pode ser estendida para outros aeroportos. A próxima medida deve ser proibir a venda de veículos para resolver os problemas dos buracos nas estradas enquanto pedem ajuda aos universitários..

Parlamentar tem que
desmentir ele próprio. Mas isso eles sabem fazer como ninguém.

Governo deve abrir capital da
Infrazero, como se isso acabasse com a falta de organização. Dinheiro não falta, todos pagamos as taxas de embarque, o que falta é administração.

A ponte aérea Rio/SP, uma das mais caras do mundo,
responde por 10% dos lucros da TAM.

Privatizando os Acertos e Socializando os Erros

Essa nota do portal G1 demonstra uma característica comum dos nossos políticos e que tem sido vista diversas vezes neste último governo.

Se temos o caos aéreo, ele é culpa dos
consumidores, das cias aéreas e dos governos anteriores. Se temos a estabilização econômica, ela é um acerto do governo. Se temos uma carga de impostos elevadíssimas, não é culpa de ninguém.

Todos os filhos testam os limites a eles impostos e tentam conseguir mais liberdades e direitos de seus pais. Esses devem impor limites e dar direitos junto com responsabilidades e cobrar dos filhos que os deveres sejam cumpridos mesmo que isso gere algum tipo de mal-estar na família.

As cias aéreas que operam um serviço delegado pelo governo e dele retiram seus lucros. Elas sempre vão querer mais lucros e cabe ao governo estabelecer as regras e limites e cobrar o bom funcionamento do sistema.

A preferência por políticos aos técnicos, em várias aéreas chaves do governo, tem levado o Brasil a escolher o que é mais fácil ou que cause menor desgaste pessoal ou de imagem.

A sociedade se espelha no governo ou o governo tem se espelhado na sociedade? Dizer não é mais difícil que dizer sim, mas alguém tem que fazê-lo. Pais, Professores, Médicos, Governo, enfim, a sociedade deve aprender a impor limites, cobrar e especialmente cumpri-los também.

sexta-feira, julho 20, 2007

Rapidinhas

Vamos tentar voltar ao normal...

A Varig dos italianos, a Alitalia, está sobre risco de
liquidação após todos os interessados no leilão da cia terem saído do processo. Esses possíveis interessados acusam as rígidas condições impostas pelo governo italiano, dono da cia, para a venda como as causadoras do fracasso do leilão. O governo italiano está sendo pressionado pela União Européia para não dar mais subvenções a cia aérea. Ou eles acham um novo interessado ou flexibilizam as regras ou a cia fecha. Interessante é que os trabalhadores da Alitalia ainda não conseguiram visualizar que um emprego pior é melhor que nenhum emprego, já que como ocorreu no caso Varig, eles continuam achando que o governo vai resolver a questão sem que nehuma das partes envolvidas tenham que ceder.

A TAP iniciou seu vôo ligando Brasília a Lisboa com um
Airbus A340. A grande demanda pode fazer com o vôo, que opera as segundas, terças, quintas, sábados e domingos, se torne diário. Haveria uma grande festa e vários políticos foram convidados para o vôo inaugural, mas com o acidente da TAM tudo foi cancelado. Em tempo, Marta relaxa e goza e Milton Zuanazzi presidente da ANAC estavam em Portugal para participar do primeiro vôo.

A LAN Peru deve inaugurar um vôo ligando Lima a Madri com
3 frequências semanais.

A Virgin America inicia seus serviços no dia 8 de agosto. As primeiras rotas partirão de São Francisco em direção a Nova York, Los Angeles, Las Vegas e Washington. As
tarifas iniciais estão interessantes.

A
felicidade de uns é a tristeza de outros. O ser humano é algo muito complicado....



Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 18, 2007

A Culpa É de Todos Nós

O presidente da Infrazero, o presidente da ANAC, o Ministro da Defesa, a Ministra do Turismo, o Comandante Geral da Força Aérea, enfim, todos esses cargos têm seus ocupantes escolhidos pelo próprio governo. O governo é montado pelo presidente eleito. A ele cabe regular o mercado e impor um padrão de conduta.

Tenho vergonha do meu presidente (mas tenho certeza que ele não tem), não votei nele, mas não posso deixar de pensar que ele foi eleito, ou melhor, reeleito pela maioria da população.

Não me sinto melhor porque não votei nele. Se a maioria da nossa população votou e continua acreditando nas suas capacidades (inclusive nas suas escolhas) é no mínimo porque nós todos falhamos em exigir (quando a classe média podia exigir algo) que a educação fosse a primeira prioridade nesse país.

Somente a falta de educação e senso crítico explica como tantos podem ser agradados por tão pouco. Sinto-me mais entristecido, quando vejo uma classe média massacrada ter optado pela política do cada um por si.

Estamos perdendo o pouco de discernimento que nos restou depois de tentar gritar, votar e pedir auxílio ao judiciário (este muito preocupado com o umbigo e tão lento que só confirma a sensação de impunidade).

Preferimos gritar com um atendente da cia aérea, com a aeromoça, com qualquer ser humano sem poder de decisão à cobrar daqueles que têm o poder uma atitude. É como um movimento inconsciente de quem se sente impotente de fazer outro impotente sentir nosso sofrimento.

Não podemos ser coniventes com nós mesmos. Vivemos um apagão ético e moral. Todos se irritam quando são multados por infringir leis, por sonegarem impostos ou ter qualquer de seus auto denominados direitos incomodados.

Esses erros "menores" são sempre justificados pela existência de erros "maiores" por parte de nossos representantes eleitos. Um erro justifica o outro. Um erro maior ainda justifica um outro erro.

Se não praticamos esses desvios, sofremos angustiados e calados na linha tênue que separa a impotência da omissão.

Aos leitores do Blog Aquela Passagem e do
VNV, peço desculpa pelo desabafo, mas ele teimava em sair.

terça-feira, julho 17, 2007

Tristeza e Indignação

Um blog que fala sobre cias aéreas e a alegria de voar e viajar sente-se profundamente entristecido em falar sobre um acidente aéreo.

Fica a indignação: Congonhas acabou de abrir a pista principal recém reformada. Ontem, um avião da Pantanal derrapou. Um dos objetivos dessa obra era de reduzir as chances de derrapagem, que por sinal segundo a Infraero era algo muito difícil. Mas aconteceu aqui , aqui e aqui, por exemplo.

O aeroporto Santos Dumond teve um
pequeno incêndio na área recentemente inaugurada, mas que ainda não estava aberto ao público. Seria causado por um curto circuito e existem rumores de que o fogo não fez funcionar o sistema automático de combate a incêndios (Sprinkler).

Meus sinceros sentimentos aos familiares das vítimas.

Minha indignação em relação a como nossos prepostos tem pouco cuidado com os serviços prestados e contratados. Devemos entender que quando a questão é segurança, devemos ser mais rígidos e menos políticos. Se for necessário, é melhor ser impopular.
Lula monta gabinete de crise. Devem estar preocupados com a crise de imagem do governo......

Spirit: Tarifas Que Gostaria de Ver no Brasil

A Spirit é uma cia low cost (baixo custo) e low fare que opera nos EUA e possui alguns vôos internacionais. A Spirit iniciou a pouco um vôo ligando Lima no Peru aos EUA. O aeroporto usado como base para os vôos vindos de Lima é o aeroporto de Fort Lauderdale, próximo a Miami.

Uma característica da Spirit é de realizar ofertas relâmpago, e foi numa delas que consegui uma passagem (ida e volta)
de Lima para Fort Lauderdale por 302,52 dólares com todas as taxas incluídas (e não são poucas taxas!) para viajar em outubro. Clique aqui para ampliar a imagem.


Por que não podemos ter promoções como essas em terras brasileiras? Pergunte a ANAC que controla as tarifas no Brasil!

Rapidinhas


O controle da Martinair pode ser vendida para o grupo Airfrance/KLM.

Os governos de Portugal e da Argentina assinaram um
acordo visando criar um vôo ligando Buenos Aires a Lisboa. O vôo deve ser operado pela TAP, mas não existe data para seu início ainda. Olha a TAP ai gente!

Após o PAN, a emissão de passaportes na Praça Mauá no Rio de Janeiro deverá ser transferida para o Aeroporto Tom Jobim, o Galeão. Portanto, antes de viajar ao exterior vai ser necessário ir ao aeroporto primeiro. Deve ser para que o contribuinte tome conhecimento do caos nos aeroportos antes de decidir viajar..... Segundo a nota publicada no
Mercado e Eventos , essa mudança ira acelerar a emissão dos passaportes. Mas existem outras opções de locais para dar entrada no pedido.

Dentro da promoção
Você Faz a Festa da Gol, a nova cidade incluída é Uberlândia. Estão incluídos vôos do dia 28 a 30 de agosto com vendas do dia 14 a 31 de julho. Não sei se essa promoção é tão boa assim, mas essa política conta gotas para o anúncio das datas e cidades envolvidas na promoção pode até render uma boa propaganda para Gol, mas não agrada a esse blogueiro.

Por essa
matéria fica claro que a ANAC tem trabalhado muito a favor do consumidor.


sexta-feira, julho 13, 2007

Varig: Promoção Smiles&Money Buenos Aires


A Varig está com mais uma promoção para o associado Smiles: Usando 12.000 milhas Smiles e pagando mais 100 dólares, você emite uma passagem para Buenos Aires saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Saindo de outras cidades atendidas pela Varig há um aumento de 50 dólares para saídas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e 75 dólares para saídas do Norte ou Nordeste.

Válido para vôos apenas em agosto (ida e volta). Ficou interessado? Então leia todas as regras da promoção.

Interessante é notar que as
fotos utilizadas na página enviada por e-mail mostram uma Buenos Aires ensolarada, pessoas usando roupas leves, etc. Nada compatível com o frio que assola a capital Argentina.

Atualização (vou colar um comentário que fiz no blog Viaje na Viagem do Ricardo Freire):

Vale a pena usar as 12000 milhas???

Se você não tem chances de juntar mais, pode até valer. Melhor gastar do que perder.

Mas,

Quem sai de Porto Alegre consegue comprar uma passagem para Buenos Aires (BsAs) por 162 dólares (USD). Vai pagar 150 dólares + 12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 12 USD !!!: Nem pensar!!!

Quem sai do Rio ou São Paulo compra um passagem por 300 e 264 dólares respectivamente. Vai pagar 100USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 164 a 200USD (0,013 a 0,016 USD/milha): Muito pouco vantajoso.

Saindo de BH ou Brasília pode-se comprar uma passagem por 400 dólares. Vai pagar 150USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 250 USD (0,02USD/milha): Levemente vantajoso, mas lembre-se que pode-se chegar em Congonhas e ter que ir para Gaurulhos para fazer conexão na Varig.

Saindo de Salvador, Recife e Fortaleza pode-se comprar uma passagem por 510, 540, 600 USD respectivamente para BsAs. Vão pagar 175USD+12.000 milhas para a Varig. Nesse caso, as 12.000 milhas valem de 335 a 425 USD (0,03 a 0,035USD/milha): Vale a pena.

Agora, o que não faltam são dicas do que fazer em Buenos Aires:

No VnV (só para começar):
Dicas da Sylvia
3 vezes Buenos Aires
VnV Antigo, mas com dicas ainda válidas

Blog Idas e Vindas da Carla

Blog Caverna da Morcega da Mônica Gribel

Blog
Pelo Mundo da Mari Campos

E com certeza esqueci outros ótimos blogs com dicas....

Faça Como as Cias Aéreas

O sindicato das cias aéreas, o SNEA, entrou na justiça pedindo indenização pelos danos causados pelo caos aéreo aos seus negócios.

Portanto, como disse nosso leitor e amigo Ernesto, devemos procurar nossos direitos também. Mas para isso é importante que tenhamos uma boa documentação em mãos. Guarde tudo que puder relacionado a sua queixa (papéis, fotos, tickets, propagandas, etc) e procure o judiciário. O juizado especial de consumo aceita causas até 20 salários mínimos sem uso de advogados ou até 40 salários quando for utilizado o serviço de um advogado.

Vem Ai Uma Nova Low Cost Americana: Virgin America

Finalmente, o governo americano aprovou que a Virgin America iniciasse a venda de bilhetes. A cia ficou um bom tempo esperando essa autorização, já que as dúvidas sobre a propriedade da cia aérea ainda não permitiram a decisão final da agência americana que controla o trafego aéreo. Como ela usa a marca Virgin, criou-se o questionamento sobre se a mesma não seria parte do conglomerado Virgin, dirigido por Sir Richard Branson. O problema é que a legislação americana impede, como a nossa também, que cias aéreas possam ser controladas por grupos estrangeiros.

A nova cia é baseada em São Francisco e está anunciando que em seus vôos estarão presentes
sistemas modernos de entretenimento (podendo inclusive realizar chats com outro passageiro) e tomadas para laptops. Em seu site a cia anuncia que deve atingir 10 cidades dentro do seu primeiro ano de atividade.

A cia possui 10 aeronaves e deve iniciar seus vôos em agosto

quinta-feira, julho 12, 2007

Rapidinhas


A TAM comemora 31 anos hoje. Quem voar a partir de meio dia deve poder brindar o aniversário da cia a bordo.

A TAP inicia seus vôos ligando Brasília a Lisboa dia 19 de julho.

O programa de fidelidade
Mileage Plus da United está dando 2500 milhas bônus para que voar na econômica e 5000 milhas para quem voar na Executiva nessa nova rota operada pela TAP entre 19 de julho e 31 de agosto.

Sob licença Creative Commons

quarta-feira, julho 11, 2007

TAF: Vôo Ligando Nordeste ao Caribe

A TAF deve iniciar em setembro um vôo semanal ligando o Nordeste/Norte ao Caribe. O vôo vai sair aos sábados de Recife (16hs), passando por Fortaleza, Belém e Manaus antes de chegar a Aruba (23hs). De lá a aeronave vai a Curaçao. A volta será aos Domingos.

Vai ser um pinga pinga, mas qualquer nova rota é bem vinda. Falta saber o preço da tarifa.

Fonte: Panrotas

Não Estamos Sozinhos

Não podemos falar que vivemos o problema na mesma intensidade, mas os americanos estão chegando ao limite da sua paciência com as cias aéreas. Como podemos notar, a paciência deles é muito menor que a nossa.

Eles estão sofrendo, como nunca, com o aumento dos combustíveis e consequentemente com aumento das tarifas aéreas, com a redução dos programas de descontos (desconto para idosos, por exemplo) e com a piora nos serviços prestados pelas cias. Os atrasos tem aumentado e a insatisfação também.

O departamento de transporte americano está estudando o
aumento nas indenizações aos passageiros afetados por overbooking. Estão estudando multas de até o valor da passagem.

Pensando bem, acho que estamos sozinhos sim, já que a nossa ANAC nunca pensaria em penalizar as cias aéreas sem antes penalizar o passageiro primeiro.

terça-feira, julho 10, 2007

Boeing 787


O novo avião da Boeing, o 787, foi apresentado domingo passado ao público. 677 unidades já foram vendidas, mesmo antes do avião ter alçado vôo pela primeira vez. A Boeing promete janelas maiores, um interior mais amplo, inclusive com um mini hall central. Mas o que mais chama a atenção nesse avião são os materiais usados em sua construção, já que está recheado de ligas sintéticas e muita fibra de carbono (50%), o que promete um peso menor e um menor consumo de combustível.

Se o Airbus A380 é o maior, esse 787 é, até agora, o mais bonito.

Vídeos da CNN do lançamento
aqui.

Fotos via site da Boeing
aqui.

Foto: Boeingmedia.com

Funcionários da Infraero: Greve Não Deve Mais Acontecer

Os funcionário da Infraero colocaram a faca no pescoço do governo às vesperas do início do Pan do Rio de Janeiro e conseguiram uma proposta melhor por parte do governo.

Nada com ter poder de barganha e um governo que só funciona a base de ameaças.

Trombose Venosa Profunda

Novos estudos da Organização Mundial da Saúde revelaram que vôos com mais de 4 horas podem duplicar as chances de ocorrer tal patologia. As chances são de 1 para 6.000, mas do que valem as estatísticas se esse 1 é você? A trombose caracteriza-se pela formação de coágulos dentro do sistema venoso. O risco maior é quando um desses coágulos migra para o pulmão causando a Embolia Pulmonar, patologia de alto risco de vida.

Durante os vôos, a pressurização dentro da aeronave, que é semelhante a existente a 1800 m de altitude, a umidade de apenas 20% e a imobilização contribuem para o edema, dolorimento e desconforto nas pernas.

Ficam os conselhos de hidratar-se bem durantes os vôos, evitar bebidas alcoólicas, fazer pequenas caminhadas em vôos mais longos (nem que seja em direção ao lavatório de 3/3 horas), ginásticas com os pés e pernas. Passageiros usuários de anticoncepcionais ou reposição hormonal com estrogênio, com história pessoal ou familiar de trombose, gravidez, cirurgia ou trauma recente, câncer, portadores de algumas patologias sanguineas, fumantes, obesos e portadores de varizes nas pernas devem ter um cuidado maior. O uso de meias elásticas de média compressão podem ajudar em muito na prevenção.

O problema tem sido
discutido na União Européia que avalia a normatização do espaço entre as poltronas nas cias aéreas, que vem se reduzindo principalmente nas low costs, para facilitar a movimentação dos passageiros.

Quer saber o espaço entre as poltronas de várias cias internacionais? Então visite
o Uk-air.net.

sábado, julho 07, 2007

Rapidinhas Nacionais


A TAM além de receber da ANAC o direito de voar 3 vezes por semana para Frankfurt, recebeu ainda o direito de voar 7 vezes por semana para Madri. Os vôos devem se iniciar até o final do ano.

A TRIP, que junto com a TOTAL vem crescendo pelas bordas operando rotas da aviação regional,
vai iniciar, a partir de 16 de julho, vôos ligando Vitória a Campinas passando por Belo Horizonte (aeroporto da Pampulha). Parabéns pela iniciativa.

A
OceanAir vai iniciar um vôo ligando São Paulo (aeroporto de Guarulhos) a Manaus, passando por Brasília, usando seu novo Boeing 767-300ER. Vôos iniciam-se no dia 16 de julho e serão operados todos os dias exceto sábados.

Quase Como Voar

Para que gosta de voar, mas tem medo de avião, as cias que operam os trens de alta velocidade na Europa (trens bala) estão se unido em uma aliança, a Railteam, que pretende melhorar as conexões e a vida do passageiro.

Pena que, foras as promoções, viajar nesses trens sai mais caro que uma passagem de avião. Por outro lado você “aterrissa” já dentro da cidade e ganha tempo e economiza nos deslocamentos.

Caos nos Aeroportos, Enquanto Isso em Brasília.....

A Aeronáutica vai comprar 2 helicópteros para servir a presidência da república e aos ministros.......

Em quanto isso no Planalto, eles continuam se perguntando: Caos? Aeroportos? E quem precisa deles?

Brasileiro é um povo que não desiste nunca.

Será Que Vem Mais Uma Crise?

Os funcionários da Infraero, também chamada de Infrazero e que administra os aeroportos brasileiros, estão ameaçando uma greve às vésperas dos Jogos Panamericanos no dia 11 de julho. A infraero está negociando com a direção dos sindicatos a fim de evitar a mesma.

Sem discutir o mérito da questão, mas é mais um grupo de funcionários colocando a faca no pescoço do governo que por sua vez parece só funcionar dessa forma.. Quem dera todas as classes tivessem esse poder de barganha. Professores e médicos: morram de inveja!

sexta-feira, julho 06, 2007

Ryanair Tem Novo Alvo: Air Berlin

Após a comissão européia ter bloqueado a compra da AerLingus pela Ryanair, parece que essa última tem um novo alvo. Boatos especulam de um interesse da Ryanair na boa Air Berlin.

Interessante é que apesar do nome, a Air Berlin é sediada na Inglaterra e não na Alemanha. Parece que a escolha da sede teve a ver com a maior flexiblidade das leis trabalhistas no Reino Unido comparada às da Alemanha.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Navegantes e Campo Grande

Esta promoção da Gol envolve agora vôos para mais duas cidades que fazem aniversário em agosto: Campo Grande e Navegantes. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta .

Estão incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho para Campo Grande, Chapecó e Navegantes.

quinta-feira, julho 05, 2007

TAP: Programa Victoria da TAP Aumenta Associados no Brasil.


Segundo o Mercado e Eventos, o programa de fidelidade Victoria da TAP duplicou o número de associados residentes no Brasil. Ao contrário do que diz a nota, acredito que esse aumento de membros se deve não somente ao grande números de vôos que a TAP opera para o Brasil, mas também pela agressiva campanha de marketing que focou-se nos associados Smiles, permitindo a equivalência de Status no programa Victoria. Por sinal, parabéns ao atendimento da TAP que realizou todo o meu processo de equivalência rapidamente.

A TAP continua com uma
promoção de milhas bônus e equivalência de status elite para os associados Smiles. Pode ser uma opção para você associado Smiles que ficou órfão da Star Alliance. Mas sugiro uma leitura do comparativo realizado pelo Aquela Passagem antes de tomar sua decisão final.

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Chapecó

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Chapecó. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Estão
incluídos vôos do dia 21 a 23 de agosto com vendas do dia 7 a 24 de julho. Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho) também está incluída na promoção.

quarta-feira, julho 04, 2007

Submarino Viagens: Promoção ou Grande Jogada de Marketing?

A Aerolineas Argentinas e o Submarino Viagens estão com uma promoção visando comemorar o lançamento do vôo da Aerolineas ligando São Paulo a Miami. Os 10 (apenas dez!) primeiros compradores no dia 10 de julho pagarão 999 USD (taxas não inclusas) pelo pacote de passagem aérea (para voar em setembro), 4 diárias de hotel 3 estrelas e aluguel de carro com seguro por 7 dias. Ia me esquecendo, o acompanhante não paga (deve ter pagar as taxas).

Gostou? Então leia bem as regras (uma delas é ter passaporte com visto americano válido para os dois) e uma boa sorte!. Você vai precisar, pois são apenas 10 agraciados .

Mais uma grande jogada de marketing do que uma promoção de vôos.

As tarifas da Aerolineas para essa rota serão a partir de 811 USD sem taxas (OLSP1M), mas existem tarifas da TACA (ZMA00KFS) e COPA (NLF0BR) a partir de 764USD para o mesmo mês de setembro.

Varig: Será Essa a Nova Marca da Varig?



Navegando pelo Fórum do Contato Radar, deparei-me com uma discussão sobre a identidade visual da Varig. A Varig tem muitos fãs e qualquer mudança gera uma movimentação enorme.

Pessoalmente, gosto muito do logotipo atual da Varig que me passa uma imagem de sofisticação, além da Rosa do Ventos ser uma das mais felizes escolhas entre as cias aéreas.

Mas parece que a Rosa vai sofrer umas poucas modificações e marca também. Muito se questiona se a nova apresentação visual seguirá a
apresentada na Revista Varig, que substituiu a revista de bordo Ícaro. Sentiu o toque laranja?

A Varig deve inaugurar novas Salas Vips em Porto Alegre e Curitiba no futuro, além de um novo tipo de Sala Vip em Congonhas e no Santos Dumond. E para Confins, nada?

Imagem editada pelo Dumpa. Obrigado

terça-feira, julho 03, 2007

Varig: Negocia Acordos com Outras Cias

Segundo o Panrotas, os representantes da Varig presentes em uma das várias reuniões com a imprensa visando divulgar os planos da nova administração, relataram que a Varig está tentando acordos com outras cias que atuam nos destinos a serem operados pela Varig. Esses acordos têm a intenção de facilitar a distribuição de seus passageiros pela Europa a partir dos aeroportos onde ela atua e virá atuar. Foram citadas a Alitalia, Iberia, Spanair, British, KLM/Air France e até Lufthansa que acabou de fechar um acordo mais amplo com a TAM.

Interessante que nada foi falado ainda de parcerias mais amplas envolvendo o Smiles. A Alitalia passa por um momento Varig na Itália, a Iberia anda com uma imagem desgastada junto aos consumidores como podemos ver na caixa de comentários sobre os 80 anos da cia e a Spainair está a venda. No caso da Air France/KLM seria um caminho natural, já que a parceria com a TAM não deve durar muito e a British não tem acordo maior com nenhuma cia no Brasil. Mas a surpresa fica com a Lufthansa que firmou um acordo mais amplo com a TAM, envolvendo até programas de milhagem, a ser implantado em breve. Representantes da mesma Lufthansa chegaram a dizer que a TAM seria uma ótima parceira para a Star Alliance.

Gosto da Varig, apesar de ter sido mais fiel ao Smiles do que a cia propriamente dita, mas recentemente vi um relato da situação vivida pela Gol na tentativa de reestruturar a Varig no Fórum do
Contato Radar e fiquei menos otimista quanto a um futuro próximo. Continuo otimista em relação a união Gol/Varig em um futuro não tão próximo.

A Gol vai ainda levar um tempo para reorganizar a casa e até que seja aprovada a compra pelo CADE e uma subseqüente sinergia entre a Gol e a Varig não se pode esperar muito. Enquanto isso e para não perder suas rotas, ela vai manter seus vôos da forma que for possível, mesmo que implique em usar aeronaves não tão modernas e com interior sem tantas amenidades como as concorrentes.

Como as tarifas são reguladas pela a ANAC, o que é bom, por um lado, para Varig já que seus clientes vão pagar valores próximos a clientes de outras cias.

Por outro lado, o que pode minar a Varig nesse período de reorganização é a sensação de estar pagando o mesmo por muito menos, o que pode levar os passageiros a procurar as concorrentes e talvez nunca mais voltar.

ANAC: Não Sei se Critico ou Elogio

Quem acompanha o blog já notou que tenho uma tendência a mais para as críticas, mas no caso abaixo não sei se critico ou elogio.

Devido a uma pendência com a Varig entrei no site da ANAC e fiz uma reclamação pela Internet. Para minha surpresa recebi uma resposta da agência. Realmente acho a ANAC pouco efetiva, mas eles devem estar tentando melhorar sua imagem e seus serviços.

Mas vamos destrinchar um pouco o acontecido. Eu enviei minha reclamação no dia 18 de maio, mas recebi a resposta no dia 02 de julho....E a resposta foi padrão do tipo estamos encaminhando sua reclamação para o setor competente da Varig.....Nesse tempo já entrei com uma ação no judiciário...

Quanto critico algo, tento sempre criticar tendo como base uma experiência ou informações reais, tento fugir do “achismo”. Minha experiência com órgãos do tipo da ANAC se restringe ao Aviation Consumer Protection Division,
órgão americano que defende os direitos dos consumidores de serviços aéreos. Fiz uma reclamação pela Internet contra a Usairways no dia 3 de novembro e recebi uma resposta em menos de um mês da assessoria da presidência da Usairways. Quanto às agências reguladoras, a ANAC é uma delas, já tive experiência na Anatel e na Anvisa. Posso dizer que nas duas a resposta e o resultado foram mais rápidos.

Portanto, fica o elogio acanhado a ANAC, mas no final ganhou uma crítica mesmo...

Vai o
link para realizar reclamações na ANAC, já que pelo jeito não vão faltar oportunidades para usar o serviço

Outros Links úteis nesses tempos de caos sugeridos pelo leitor Paulo Sérgio: