segunda-feira, março 26, 2007

Varig: Na Mira da Gol

Nos últimos meses, a Varig vive mergulhada em boatos, já que notícias e novidades são poucas. O último boato, e que vem ganhando força recentemente, é de uma iminente venda da Varig para a Gol. A coluna Radar da revista Veja, desta semana, apresentou uma nota sobre essa possível venda da Varig.

A Varig, controlada por um grupo de investidores e que a vêem como um investimento, não consegue apresentar novas aeronaves de longo percurso e está quase perdendo o direito de voar suas rotas internacionais por falta de uso. A BRA conseguiu recentemente novos 767 e a Varig nada.....

A Gol, que apresenta lucros sobre lucros em seu balanço e tem uma ótima relação com as grandes cias de leasing de aeronaves e com a Boeing, possui uma boa cobertura do território nacional e já opera nas rotas mais rentáveis do Brasil e América do Sul. Sua expansão para outros mercados nas Américas é bloqueada pelas rotas que a Varig possui, mas não utiliza (acordos internacionais impedem novos vôos ou um número maior de cias de um mesmo país pousando em um mesmo aeroporto).

A Varig é tudo que a Gol precisa para continuar sua expansão e ultrapassar a TAM. Pelo outro lado, a Varig, que anda sem crédito na praça, tem na Gol a solução de seus problemas. Se não for a Gol, será alguma outra concorrente ou um futuro negro pela frente.

Muito se fala que a Gol não combina com a Varig, pois elas têm padrões de serviço diferentes. Concordo com os padrões diferentes, mas acredito que elas são complementares. Na Europa e nos EUA, as cias tradicionais têm agido como cias de baixo custo em suas rotas internas e cias tradicionais nas rotas mais importantes ou internacionais. O mesmo pode ser aplicado pela união Gol-Varig no Brasil.

Esperamos que se esse negócio vier a se concretizar, que a Gol use a Varig como ela e os consumidores merecem e não apenas como uma forma de acabar com uma concorrente, que no momento não oferece riscos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer, estaremos perdidos, não?
Vi seu recado lá no VNV. Obrigado. Não há nada como fatos e estatísticas para tratar de assuntos polêmicos. Perfeito, nada como conversar com um profissional :)

Marcio Nel Cimatti disse...

Acho que outra cia seria melhor. É interessante termos mais opção senão a Gol vai começar a "mandar" nas tarifas. Vc não acha?

Abs!

Rodrigo Purisch disse...

Marcio e Jorge,

Se for outra cia, seria a TAM junto com a LAN e não acho que seria melhor que a GOL.

Uma Oceanair ou BRA com mais dinheiro em caixa e boa relação com as empresas de leasing seria o ideal. Mas elas não tem essa bola toda agora não.

De qualquer forma, uma cia brigando com a TAM no mercado de vôos internacionais será uma notícia boa.

segunda-feira, março 26, 2007

Varig: Na Mira da Gol

Nos últimos meses, a Varig vive mergulhada em boatos, já que notícias e novidades são poucas. O último boato, e que vem ganhando força recentemente, é de uma iminente venda da Varig para a Gol. A coluna Radar da revista Veja, desta semana, apresentou uma nota sobre essa possível venda da Varig.

A Varig, controlada por um grupo de investidores e que a vêem como um investimento, não consegue apresentar novas aeronaves de longo percurso e está quase perdendo o direito de voar suas rotas internacionais por falta de uso. A BRA conseguiu recentemente novos 767 e a Varig nada.....

A Gol, que apresenta lucros sobre lucros em seu balanço e tem uma ótima relação com as grandes cias de leasing de aeronaves e com a Boeing, possui uma boa cobertura do território nacional e já opera nas rotas mais rentáveis do Brasil e América do Sul. Sua expansão para outros mercados nas Américas é bloqueada pelas rotas que a Varig possui, mas não utiliza (acordos internacionais impedem novos vôos ou um número maior de cias de um mesmo país pousando em um mesmo aeroporto).

A Varig é tudo que a Gol precisa para continuar sua expansão e ultrapassar a TAM. Pelo outro lado, a Varig, que anda sem crédito na praça, tem na Gol a solução de seus problemas. Se não for a Gol, será alguma outra concorrente ou um futuro negro pela frente.

Muito se fala que a Gol não combina com a Varig, pois elas têm padrões de serviço diferentes. Concordo com os padrões diferentes, mas acredito que elas são complementares. Na Europa e nos EUA, as cias tradicionais têm agido como cias de baixo custo em suas rotas internas e cias tradicionais nas rotas mais importantes ou internacionais. O mesmo pode ser aplicado pela união Gol-Varig no Brasil.

Esperamos que se esse negócio vier a se concretizar, que a Gol use a Varig como ela e os consumidores merecem e não apenas como uma forma de acabar com uma concorrente, que no momento não oferece riscos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer, estaremos perdidos, não?
Vi seu recado lá no VNV. Obrigado. Não há nada como fatos e estatísticas para tratar de assuntos polêmicos. Perfeito, nada como conversar com um profissional :)

Marcio Nel Cimatti disse...

Acho que outra cia seria melhor. É interessante termos mais opção senão a Gol vai começar a "mandar" nas tarifas. Vc não acha?

Abs!

Rodrigo Purisch disse...

Marcio e Jorge,

Se for outra cia, seria a TAM junto com a LAN e não acho que seria melhor que a GOL.

Uma Oceanair ou BRA com mais dinheiro em caixa e boa relação com as empresas de leasing seria o ideal. Mas elas não tem essa bola toda agora não.

De qualquer forma, uma cia brigando com a TAM no mercado de vôos internacionais será uma notícia boa.

segunda-feira, março 26, 2007

Varig: Na Mira da Gol

Nos últimos meses, a Varig vive mergulhada em boatos, já que notícias e novidades são poucas. O último boato, e que vem ganhando força recentemente, é de uma iminente venda da Varig para a Gol. A coluna Radar da revista Veja, desta semana, apresentou uma nota sobre essa possível venda da Varig.

A Varig, controlada por um grupo de investidores e que a vêem como um investimento, não consegue apresentar novas aeronaves de longo percurso e está quase perdendo o direito de voar suas rotas internacionais por falta de uso. A BRA conseguiu recentemente novos 767 e a Varig nada.....

A Gol, que apresenta lucros sobre lucros em seu balanço e tem uma ótima relação com as grandes cias de leasing de aeronaves e com a Boeing, possui uma boa cobertura do território nacional e já opera nas rotas mais rentáveis do Brasil e América do Sul. Sua expansão para outros mercados nas Américas é bloqueada pelas rotas que a Varig possui, mas não utiliza (acordos internacionais impedem novos vôos ou um número maior de cias de um mesmo país pousando em um mesmo aeroporto).

A Varig é tudo que a Gol precisa para continuar sua expansão e ultrapassar a TAM. Pelo outro lado, a Varig, que anda sem crédito na praça, tem na Gol a solução de seus problemas. Se não for a Gol, será alguma outra concorrente ou um futuro negro pela frente.

Muito se fala que a Gol não combina com a Varig, pois elas têm padrões de serviço diferentes. Concordo com os padrões diferentes, mas acredito que elas são complementares. Na Europa e nos EUA, as cias tradicionais têm agido como cias de baixo custo em suas rotas internas e cias tradicionais nas rotas mais importantes ou internacionais. O mesmo pode ser aplicado pela união Gol-Varig no Brasil.

Esperamos que se esse negócio vier a se concretizar, que a Gol use a Varig como ela e os consumidores merecem e não apenas como uma forma de acabar com uma concorrente, que no momento não oferece riscos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer, estaremos perdidos, não?
Vi seu recado lá no VNV. Obrigado. Não há nada como fatos e estatísticas para tratar de assuntos polêmicos. Perfeito, nada como conversar com um profissional :)

Marcio Nel Cimatti disse...

Acho que outra cia seria melhor. É interessante termos mais opção senão a Gol vai começar a "mandar" nas tarifas. Vc não acha?

Abs!

Rodrigo Purisch disse...

Marcio e Jorge,

Se for outra cia, seria a TAM junto com a LAN e não acho que seria melhor que a GOL.

Uma Oceanair ou BRA com mais dinheiro em caixa e boa relação com as empresas de leasing seria o ideal. Mas elas não tem essa bola toda agora não.

De qualquer forma, uma cia brigando com a TAM no mercado de vôos internacionais será uma notícia boa.