Agora a segunda parte do texto que deu origem à matéria da Revista Viagem e Turismo em sua edição de maio.
Como fazer minhas milhas renderem mais?
Quando for emitir sua passagem prêmio, é sempre interessante usar suas milhas em trechos que envolvam grandes deslocamentos desde o seu ponto de saída, que normalmente custam mais, ou em destinos com alta demanda e passagens normalmente mais caras.
Algumas cias permitem a emissão de apenas uma passagem de ida ou de volta usando a metade das milhas/pontos necessárias para emitir uma passagem do tipo ida e volta. Se você for realizar uma viagem para o exterior pode ser vantajoso emitir uma passagem apenas de ida, saindo do Brasil e comprar uma passagem promocional para retornar ao Brasil. No Brasil as tarifas aéreas sofrem uma regulação pela ANAC, que impede que as superpromoções vistas no exterior ocorram por aqui. A justificativa é que o controle tarifário brasileiro visa proteger as cias aéreas nacionais de uma concorrência desleal.....
O uso das milhas para emissão de uma passagem em Classe Executiva ou Primeira Classe pode ser uma boa opção, principalmente em vôos de longa duração. Tudo bem, essas passagens requerem muito mais milhas para sua emissão, mas por outro lado podem ter o preço de várias passagens na classe econômica
Quanto mais elevado seu status em um programa de milhagem/fidelidade, mais benefícios ele lhe traz. Ele potencializa seu acúmulo de milhas através das milhas bônus. Portanto dê preferência aos vôos que permitem acumular essas milhas, mesmo que o deslocamento e os horários sejam um pouco menos favoráveis, exceto quando for possível adquirir uma tarifa por um valor muito inferior em outra cia e que se enquadre nas suas necessidades.
As minhas suadas milhas podem perder a validade? A passagem emitida com uso de milhas tem as mesmas regras de uma passagem paga? O que mais devo saber antes de decidir me associar a um programa de milhagem?
Leia atentamente as muitas regras do seu programa de fidelidade/milhagem, pois somente conhecendo-as, você poderá tirar o máximo do seu programa reduzir o risco de se decepcionar.
O período de validade das milhas/pontos acumulados varia muito de acordo com o programa escolhido. Alguns programas estendem a validade das milhas toda vez que a conta do programa é movimentada ou permitem essa extensão mediante pagamento de uma taxa. Mas cuidado, pois manter essas milhas pode sair caro.
Lembre-se que as passagens prêmio emitidas com milhas, em sua maioria, possuem multas ou restrições de mudança de datas e rotas e para reembolso das milhas em caso de desistência, além de necessitarem que sejam emitidas com uma boa antecedência, seja pelas regras ou pela demanda em certas rotas. É importante ter isso em mente quando você associa-se a um programa com a esperança de emitir uma passagem dessas no futuro.
Caso você não tenha controle de seus gastos ou opte por financiar suas compras usando as taxas dos cartões de crédito, esqueça tudo o que eu falei sobre eles, pois eles podem acabar por inviabilizar a sua próxima viagem!
Lembre-se que as milhas/pontos acumuladas em vôos de parceiros, aéreos ou não, de seu programa de fidelidade/milhagem geralmente não auxiliam na progressão de nível dentro do programa. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo ter dificuldade em manter-se nele.
O que são essas famosas alianças aéreas?
Nos últimos anos, as cias aéreas tem se associado em alianças mundiais, sendo que as principais são a Star Alliance, Oneworld e Skyteam. Nem a TAM nem a Varig participam de alguma aliança no momento, mas mantém acordos comerciais com outras cias aéreas.
Além de permitir o acúmulo de milhas na sua conta fidelidade quando você voa em qualquer uma das cias a qual seu programa fidelidade é associado, essas alianças prometem melhores conexões, tratamento diferenciado e reconhecimento do status elite dos associados dos programas de fidelidade/milhagem de uma das participantes quando voando nas outras associadas.
Como fazer minhas milhas renderem mais?
Quando for emitir sua passagem prêmio, é sempre interessante usar suas milhas em trechos que envolvam grandes deslocamentos desde o seu ponto de saída, que normalmente custam mais, ou em destinos com alta demanda e passagens normalmente mais caras.
Algumas cias permitem a emissão de apenas uma passagem de ida ou de volta usando a metade das milhas/pontos necessárias para emitir uma passagem do tipo ida e volta. Se você for realizar uma viagem para o exterior pode ser vantajoso emitir uma passagem apenas de ida, saindo do Brasil e comprar uma passagem promocional para retornar ao Brasil. No Brasil as tarifas aéreas sofrem uma regulação pela ANAC, que impede que as superpromoções vistas no exterior ocorram por aqui. A justificativa é que o controle tarifário brasileiro visa proteger as cias aéreas nacionais de uma concorrência desleal.....
O uso das milhas para emissão de uma passagem em Classe Executiva ou Primeira Classe pode ser uma boa opção, principalmente em vôos de longa duração. Tudo bem, essas passagens requerem muito mais milhas para sua emissão, mas por outro lado podem ter o preço de várias passagens na classe econômica
Quanto mais elevado seu status em um programa de milhagem/fidelidade, mais benefícios ele lhe traz. Ele potencializa seu acúmulo de milhas através das milhas bônus. Portanto dê preferência aos vôos que permitem acumular essas milhas, mesmo que o deslocamento e os horários sejam um pouco menos favoráveis, exceto quando for possível adquirir uma tarifa por um valor muito inferior em outra cia e que se enquadre nas suas necessidades.
As minhas suadas milhas podem perder a validade? A passagem emitida com uso de milhas tem as mesmas regras de uma passagem paga? O que mais devo saber antes de decidir me associar a um programa de milhagem?
Leia atentamente as muitas regras do seu programa de fidelidade/milhagem, pois somente conhecendo-as, você poderá tirar o máximo do seu programa reduzir o risco de se decepcionar.
O período de validade das milhas/pontos acumulados varia muito de acordo com o programa escolhido. Alguns programas estendem a validade das milhas toda vez que a conta do programa é movimentada ou permitem essa extensão mediante pagamento de uma taxa. Mas cuidado, pois manter essas milhas pode sair caro.
Lembre-se que as passagens prêmio emitidas com milhas, em sua maioria, possuem multas ou restrições de mudança de datas e rotas e para reembolso das milhas em caso de desistência, além de necessitarem que sejam emitidas com uma boa antecedência, seja pelas regras ou pela demanda em certas rotas. É importante ter isso em mente quando você associa-se a um programa com a esperança de emitir uma passagem dessas no futuro.
Caso você não tenha controle de seus gastos ou opte por financiar suas compras usando as taxas dos cartões de crédito, esqueça tudo o que eu falei sobre eles, pois eles podem acabar por inviabilizar a sua próxima viagem!
Lembre-se que as milhas/pontos acumuladas em vôos de parceiros, aéreos ou não, de seu programa de fidelidade/milhagem geralmente não auxiliam na progressão de nível dentro do programa. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo ter dificuldade em manter-se nele.
O que são essas famosas alianças aéreas?
Nos últimos anos, as cias aéreas tem se associado em alianças mundiais, sendo que as principais são a Star Alliance, Oneworld e Skyteam. Nem a TAM nem a Varig participam de alguma aliança no momento, mas mantém acordos comerciais com outras cias aéreas.
Além de permitir o acúmulo de milhas na sua conta fidelidade quando você voa em qualquer uma das cias a qual seu programa fidelidade é associado, essas alianças prometem melhores conexões, tratamento diferenciado e reconhecimento do status elite dos associados dos programas de fidelidade/milhagem de uma das participantes quando voando nas outras associadas.
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