Os possíveis benefícios de um cartão de credito vão muito além do programa de milhagem ou pontos do mesmo. Alguns cartões podem te dar um seguro de vida em caso de morte acidental, seguro de malas, uma graninha de indenização no caso de atraso na entrega das malas, seguro do veículo alugado, seguro de saúde no caso de urgência médica (sendo que alguns emitem um certificado de seguro para comprovar sua cobertura para entrar na Europa) entre outras vantagens.
Você já usou alguns desses benefícios? Fora o seguro de vida, já me senti tentado a usar pelo menos dois desses benefícios, mas nunca tive confiança suficiente para fazê-lo.
Explico: No caso de um seguro saúde, muitas vezes a coisa burocrática fica toda na sua mão (resolver questões espinhosas no exterior em língua não nativa não é algo isento de estresse) e depois você tem que enviar ao cartão toda a papelada para ser reembolsado. Aí acabo decidindo por um seguro saúde de viagem que não seja baseado em reembolso (ligo para a assistência e eles resolvem os problemas) visando reduzir um possível estresse.
Se você já teve alguma experiência de optar por um desses benefícios e ter que realmente usá-lo então a deixe na caixa de comentários deste post. Quem sabe eu e outros leitores podemos mudar nossa forma de agir baseado nessas histórias? Já aproveito para agradecer sua participação.
7 comentários:
Os que eu uso sempre, do diners: sala vip,gratis em SP, RJ, e em alguns lugares da Europa, e paga, cerca de 20 a 40 U$ em outros lugares, sendo que as vezes e free para o titular do cartão e paga para o acompanhante . O diners tem uma Van de Guarulhos a Paulista, de graça, e do Galeão até Ipanema. O diners também tem descontos e o que vale a pena é o que oferece 50% em um restaurante de primeira. Com chorinho a anuidade do diners sai a R$ 40 por ano, vale a pena.
Ernesto
Outro detalhe sobre o Diners que esqueci de dizer. Sobre a aceitação.
Acabei de voltar dos EUA lá o Diners tem uma parceria com a Mastercard e é aceito em muitos lugares. Em lojas pequenas o proprietario se recusa a aceitar mesmo sabendo disso.
Na Europa é praticamente inviavel a utilização dele. Quase nenhum lugar aceita.
Na Argentina não é tão grave quanto na Europa mas não são muitos lugares que aceitam não.
Uma coisa boa que o Diners tem é o programa de milhagem. Se você atingir 15000 milhas pode transferir para programas como Miles and More ou AAdvantage. Coisa que não encontrei em nenhum outro cartão.
Cartão bom é o do Itau que tem bandeira Visa e Master e o programa sempre presente não expira as milhas mas peca que só pode transferir para o Fidelidade Tam e rs... Smiles.
Smiles rs... to prestes a jogar essas milhas fora. Maldita hora que fui confiar na Varig...
Ernesto,
Essa van eu não conhecia não. Ainda existem umas salas vip do Diners nos aeroportos. Mas fiquei com uma sensação que nos últimos anos ele vem muchando aos poucos. Se não me engano, o Diners foi o primeiro cartão de crédito sendo criado por um grupo de empresários para pagar as contas dos restaurantes.
No Brasil essa parceria Mastercard também parece existir.
Quanto ao Itau: Não remunera em grandes múltiplos, mas os pontos não expiram o que é uma senhora vantagem (apesar de advogar o uso das minhas o mais precoce possível). Eles deviam é aumentar as parcerias com outros progrmas de fidelidade de cias aéreas. Sou corajoso, e para completar umas milhas que sobraram na minha conta fiz uma pequena transferência do Sempre Presente (progrma do Itau) para o Smiles. Tudo via internet, simples e no dia seguinte estava na minha conta Smiles.
Um abraço
Eu tenho os Cartões Platinum do Banco do Brasil que oferecem todos estes benefícios citados no post, quando a passagem é comprada com o cartão. Esse ano fui pra Espanha e tentei usar o seguro para aluguel de carros, mas pro cartão assegurar o carro, primeiro você tem que abrir mão do seguro da locadora. Como na Espanha não é possível alugar carro sem contratar o seguro, acabou não dando certo usar o seguro do cartão. Ou seja existe o benefício mas ele é impraticável na Espanha (ou Europa). Deve funcionar bem para aluguel nos EUA, onde o seguro é opcional.
Curiosidade: voltei da Espanha naquele último vôo da Varig Madri - São Paulo, no dia 12/05, http://aquelapassagem.blogspot.com/2008/04/varigol-mais-uma-vez-mostra-sua.html . Clima triste de fim de festa...
Abc,
Renato
Renato,
Eu não sei como isso funciona na Europa, mas segundo as operadoras de cartões, você tem que informar a locadora de que você tem cobertura do cartão de crédito e se for o caso colocá-los em contato com a administradora. Na verdade, isso cria uma burocracia que muitas vezes a locadora não quer ter e ao cliente demanda tempo, o que numa viagem deve ser mais bem utilizado.
Por isso é que ainda não animei a usar esses serviços.
Não conheço ninguém que optou por esses benefícios e realmente os utilizou. Como seria resolver o pagamento de uma batida usando o seguro do cartão? Ficar discutindo com o cartão ao chegar no Brasil não deve ser uma coisa muito interessante...
O pessoal da Varig acredita na cia aérea, mas não tenho essa certeza sobre os donos ...
Um abraço e obrigado pelo seu depoimento.
Meu cartão é o Visa Platinum do Banco Real. As duas grandes vantagens são: a pontuação não expira nunca e cada dólar equivale a 1,5 ponto. Porém, transferência de pontos para programa de milhagens só da Tam e Varig. Bom, quando encontramos promoções vale a pena. Agora em julho adquiri oito passagens da Tam de Brasília para Fortaleza com 3.000 pontos cada! Ou seja, gastei 24.000 pontos para pagar oito trechos que me custariam aproximadamente R$ 3.890,00 (simulei a compra nos mesmos vôos). Uma barbada na minha opinião.
Sobre os seguros de viagem: fui para os EUA em maio e li tudo sobre as coberturas em caso de morte e acidente, mas sinceramente... acho que é muito otimismo confiar nesses serviços, quando você lê com bastante atenção as coberturas e as exceções logo percebe que não é bem aquilo que parece. Além disso me parece bem burocrático, ou seja, nada prático. Eu acho que esses serviços são mais marketing do que qualquer outra coisa.
Postar um comentário