Uma reportagem da Folha de São Paulo questiona as relações entre alguns integrantes do governo e a nova cia aérea que deve entrar em operação no Brasil, a Azul.
O questionamento baseia-se no fato de que várias medidas que estão sendo estudas na ANAC, a pedido do Chefe Mor e Ministro da Defesa Nelson Jobim, facilitarem a vida da Azul. Estão estudando até flexibilização de vôos no Santos Dumont, Rio de Janeiro e na Pampulha, BH (de onde depois de muita resistência foram retirados os vôos não regionais) e criação/mudanças de regras na Ponte Rio/São Paulo.
Não tenho nada contra as regras em si, mas as regras devem ser modificadas a fim de facilitar a concorrência entre as cias de forma limpa, clara e respeitando oportunidades iguais para todos ou mesmo facilitando a vida de quem se dispuser a oferecer algo que o mercado inicialmente não tem interesse (e não oferece), mas que é de interesse da sociedade. Regras que só se encaixam no modelo de negócio de uma cia são no mínimo tendenciosas.
Precisamos de concorrência limpa sem influência política e pautada por uma política de longo prazo para o setor no Brasil, não num plano de governo ou planos pessoais.
6 comentários:
Olá Rodrigo
A influência de maus políticos, sempre em detrimento da população acarreta o sofrimento de todos que necessitam de produtos e ou serviços de qualidade. Paga-se caro por produtos e serviços nem sempre à altura dos preços cobrados. ANAC na aviação, ANATEL nas comunicações e todas as demais agências reguladoras, criadas para defender o usuário consumidor na verdade defedem, com unhas e dentes os interesses do empresariado.
Alguém sabe quais são as cinco cidades do Nordeste?
Excelente materia!!!
Oi Rodrigo
Até hoje não sei porque o Presidente Lula optou por comprar um Airbus A319 e não algum similar fabricado aqui no Brasil pela Embraer. Voce poderia esclarecer o fato ?
Eu acredito que quem encomendou o A319 não foi o Lula...
Dorothy,
Penso que as agências, depois do acontecido na ANAC, vivem monentos de indecisão. Eram para ser independentes. Foram independentes demais e escolheram que lado iriam defender.Agora sofrem pressão politica explícita.....
Quanto ao A319, a escolha deve ter sido por autonomia entre outras questões técnicas. Mas o governo via encomendar Embraer para substituir os sucatinhas... E nós vamos pagar por isso.
Se eles tivem que usar os aeroportos como nós talvez a coisa melhorasse.....
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