Eu vi,
Um Galeão abandonado, sem monitores no saguão (aqueles que mostram as informações dos vôos de partida e portões de embarque) e com apenas uma sala da Receita Federal (para fazer a declaração de exportação temporária de eletrônicos) atendendo aos dois terminais. Se você fizer uma conexão rápida por lá pode até ficar perdido e não conseguir registrar seus aparelhos. Uma pena! Um grande aeroporto e de uma grande e importante cidade turística tratado dessa forma.
Um ônibus especial fazendo a ligação entre a cidade de São Paulo e o aeroporto de Guarulhos cobrando 27 reais por uma viagem de cerca de 40-50 minutos. Só para comparação o trecho Belo Horizonte/São Paulo pode ser comprado por cerca de 70 e poucos reais e são 8 horas de viagem e o trecho BH/Cofins pode ser adquirido em ônibus especial por 15,50 reais por cerca dos mesmos 40-50 minutos. E ainda querem incentivar o uso de Guarulhos....
Uma Sala Vip da Varig em Guarulhos cheia, mas não de passageiros Varig...Uma sala Vip Varig no Galeão fechando cedo por falta de vôos partindo da cidade maravilhosa. A promoção de sala Vip para os Smiles Gold continua por tempo indeterminado.
Fokker 100 da TAM Mercosul muito mais conservado do que B737 da Aerolineas.
Vivi duas experiências diferentes na mesma rota e na mesma cia aérea (LAN). Mais um exemplo de como uma aeronave e um serviço de bordo podem influenciar na sua viagem.
A beleza e atendimento cordial carregado se sorrisos das aeromoças da TAM Mercosul que contrastava com o profissionalismo seco das suas parceiras da TAM Brasil. Seria insatisfação com as condições de trabalho ou apenas um reflexo no seu pessoal do modo com a cia aérea trata seus consumidores?
Um bonito aeroporto de Ezeiza começando a sofrer da falta de manutenção. A mesma falta de manutenção que tem gerado o caos aéreo na Argentina.
A Aerolineas manter sua marca de vôos atrasados. Saindo de El Calafate eram pelo menos 3, e o meu atrasou 2:30 horas e ainda foi transferido do Aeroparque (o Congonhas deles) para o Ezeiza localizado há uns 40- 50 minutos de Buenos Aires...Perdi minha noite de hotel....
Que apesar de oferecerem a opção de dietas especiais, nem a LAN ou a TAM se lembram sempre de embarcá-las.
Um vôo internacional TAM vindo de Montevidéu com apenas um comissário “falando” um inglês incompreensível e um outro TAM vindo de Buenos Aires em direção a Belo Horizonte com conexão em São Paulo com comissários falando Inglês perfeito, francês, espanhol e Japonês.
Uma interessante opção para as conexões longas ou caos em Guarulhos: Hotel Fast Sleep (faremos um post em breve).
Confins recebendo vôos internacionais com apenas 2 balcões da Polícia Federal (longa espera na imigração), pequenas esteiras para as bagagens e um Duty Free em fase de implantação. Prefiro fazer imigração em São Paulo e voar o trecho doméstico de lá para Belo Horizonte. Acorda BH, a TAP vem testar nosso mercado! Só querência não leva a nada! Temos que fazer nossa parte.
O modesto aeroporto Carrasco de Montevidéu cobrando 31 dólares de taxa de embarque. O novo terminal deve estar sendo construído apenas com essas taxas. Como incentivar os vôos regionais (Mercosul) com taxas como essas?
A menores distâncias entre os assentos foram vistas nos vôos da TAM Brasil. Realmente desconfortáveis em vôos maiores do que duas horas. Prefiro os últimos Fokkers em ação pela da TAM Mercosul.
Um Real valorizado fazendo uma viagem ao Mercosul uma boa opção de férias.
6 comentários:
27???????????
O ônibus executivo que liga vários pontos de Curitiba ao aeroporto Afonso Pena (CWB) em São José dos Pinhais custa 8 reais.
Rodrigo
Voce não quer fazer um post sobre refeições especiais? Vegetarianas, kasher e outras? Eu já as pedi, e em geral ambas são melhores do que as normais (quando elas vem ).Outro ponto. Como pedir estas refeições quando voce compra a passagem via web num site como o Submarino?
Quanto a taxa de embarque, e nossa, de Guarulhos, quase 100 reais por passageiro, dependendo da tarifa, chega a represntar 30% do valor de uma passagem para Buenos...
Ernesto
Rodrigo,
Gostaria de acrescentar mais uma estatísica aos seus relatos. O Aeroporto Internacional de Brasília, que inclusive recebe voos da TAP, além de outros voos internacionais, também conta com apenas 3 guiches para imigação, ocasionando uma fila de mais de 1h para desembarque dos passageiros que chegam de voos internacionais. Este tipo de descaso inibe a descentralização dos voos internacionais e pune o turista que opta por outros aeroportos fora do eixo SP-RJ.
Rodrigo,
Como você mesmo conferiu, o Brasil fala uma coisa e faz outra. Não adianta querer algo se não damos uma terra fértil para ela crescer...Depois aparece Ministro sem saber porque o plano não deu certo...
Esse ônibus de Curitiba para mim é um modelo de transporte. è descentralizado, opera micro ônibus e tem vários pontos. Ainda sonho com um desses por aqui em BH.
Ernesto,
Vai sair algo em breve, mas se tiver experiência pessoais para enriquecer o texto vai ser muito bom!
um abraço
engraçado, qd comecei a ler o parágrafo sobre o preço do ônibus pra cumbica, pensei q vc fosse elogiar: "nossa, q pechincha"...
acho q nós aqui de sp - onde uma corrida de táxi até o aeroporto já beira os 100 paus - perdemos um pc a noção de custo/benefício, acostumados q estamos a sempre pagar mt pelo q quer q seja.
valeu por nos abrir os olhos.
abs
luis r.
Luis,
Acho que vocês estão meio anestesiados.
Como você pode notar sair de BH para Confins, 40-50 minutos: 15,50 reais. Curitiba para São José dos Pinhais, 8 reais. Recife o Taxi não sai tão caro também. Pelo mundo sempre há uma opção usável de transporte público e acessível ao turista. Pode não ser a mais cômoda, mas existe. Em São Paulo não há metrô até Guarulhos e o ônibus executivo tem um preço acima do normal. 15 dólares em um ônibus não é mole em lugar nehum do mundo. Até Tóquio tem preços menores dependendo do trem que você escolhe para ir ao Aeroporto (60km ou 90 minutos no trem mais barato).
Postar um comentário