quinta-feira, setembro 11, 2008

Do Brasil a Miami usando 20 mil milhas mais 640 reais: Pontos Fortes e Fracos Dessa Estratégia

Atenção: As informações contidas neste post estão sujeitas a grandes modificações, já que o mercado de aviação é muito dinâmico. As mesmas baseiam-se na conjuntura existente em agosto de 2008.

Neste post você entendeu como eu consegui montar uma passagem BH/Miami usando 20 mil milhas Smiles e pagando mais 640 reais com todas as taxas inclusas. Neste aqui você teve contato com os vôos mais adequados para tentar reproduzir a mesma estratégia. Mas como não é uma estratégia perfeita, vou destrinchar seus pontos fortes e fracos a fim de subsidiar você leitor no caso de pensar em usar a mesma estratégia.

Essas dicas, de uma forma geral, chamam atenção para os pontos que devem ser pesquisados antes de montar uma outra passagem utilizando-se da combinação de trechos comprados de forma isolada em cias diferentes e que necessitem de uma conexão em um ponto intermediário. Somente acrescentaria as dicas abaixo uma pesquisa sobre a necessidade de visto no ponto de conexão, fato não abordado abaixo, já que os brasileiros são isentos de vistos de turismo para até três meses de permanência em solo colombiano.

Pontos Fortes

Preço

Indiscutivelmente foi o que me levou a usar essa estratégia. Foram 640 reais gastos contra os cerca de 1500 dólares (2200 reais) de uma passagem convencional ligando Belo Horizonte/Miami. Acredito que com o aumento da concorrência em BH (TAM, American e Copa), as passagens podem cair um pouco, mas sem chegar próximo do que paguei (esses valores são com taxas inclusas).

Você paga bem menos pela passagem, mas vai ter que gastar com alguns extras, já que são necessárias duas diárias em Bogotá (uma obrigatória e outra muiiiiito recomendável) para poder fazer as conexões entre o vôo da Varig do Brasil/Bogotá e os da cia escolhida que vai ligar Bogotá aos EUA. Você ainda vai gastar no transporte de/para o aeroporto de Bogotá e com comida durante sua estadia na capital Colombiana. Este stopover pode ser usado para conhecer mais uma cidade, cujos custos de comida e transporte não são muito diferentes dos da minha Belo Horizonte. Os hotéis já são outros quinhentos....

Bom Uso das Milhas

Essa estratégia permite se utilizar 20 mil milhas Smiles para voar cerca de 5 horas (ou mais, dependendo de onde você parte no Brasil) em uma passagem que se fosse comprada sairia por cerca de 1200 reais. Milha boa é milha gasta rapidamente e com consciência. Fiquei com essas minhas milhas presas no Smiles enquanto as rotas internacionais, meu maior interesse, só fizeram murchar.

No caso de usar pontos TAM, seria necessário emitir uma passagem para voar na LAN, única parceira do Fidelidade que voa para Bogotá, já que a TAM não opera naquele destino. Seriam necessários os mesmos 20 mil pontos TAM.

Disponibilidade de Assentos

Apesar do tempo gasto no telefone aguardando atendimento no Smiles (dou preferência para horários da madrugada ou início da manhã para minhas ligações), havia uma boa disponibilidade de assentos nos vôos para Bogotá com 1 mês e meio de antecedência. Depois as vagas foram tornando-se mais raras, mas poucos dias antes dos vôos voltaram a aparecer de forma tímida. Isso fez possível com que remarcasse a viagem poucos dias antes da partida programada e ainda trocasse a data do vôo de volta devido a problemas que tive com vôos cancelados da American. Só não sei se a disponibilidade vai continuar alta depois dessa série de posts..rsrs. Depois vou fazer um post sobre meu contato com o Smiles.

Não tenho informações da disponibilidade de assentos usando pontos do Fidelidade para emitir passagens para voar LAN para Bogotá (a TAM não voa para esse destino).

Vamos agora aos pontos fracos que não são poucos:

Se Tempo é Dinheiro......

Se no seu caso tempo é dinheiro ou se o período disponível para sua viagem é muito curto, então esqueça essa estratégia. Você vai perder pelo menos dois dias de Miami fazendo a conexão em Bogotá usando esta estratégia comparando com um vôo direto noturno.

Dormir em Bogotá Custa Caro!

Se você fizer questão de dormir em um hotel médio para cima em Bogotá, prepare-se para gastar no mínimo 90 USD por noite. Mesmo usando o Tripadvisor, não é fácil achar opções de hospedagem por esse preço. Mas se você topar dormir em pousadas com “p” minúsculo, albergues ou guesthouses com banheiro privativo, você encontrará algumas poucas opções por cerca de 70 reais a noite na região da Candelária (área histórica de Bogotá). Se for mochileiro e topar dormir em qualquer lugar, então você não terá problemas, já que os preços atingem valores dentro do padrão internacional para esse tipo de acomodação.

Conexões: O Ponto Crítico

Esse é o ponto crucial da estratégia. Você estará combinando duas passagens de cias diferentes e compradas isoladamente. As cias se negarão a assumir espontaneamente os prejuízos da perda de uma conexão de um vôo subsequente em outra cia não parceira, principalmente se as causas forem condições meteorológicas. Você pode até brigar na justiça depois, mas isso não vai resolver seus problemas de conexão no meio da viagem.

Tendo em vista isso, recomendo pelo menos um dia de diferença entre os vôos. Se optar pela Varig, você até poderá pegar o vôo de ida para Miami na Avianca no mesmo dia. Mas mesmo assim recomendo que você opte por pegar o vôo Bogotá/EUA o mais tarde possível (de preferência no dia seguinte), já que se houver algum problema no vôo da Varig de ida, você tem uma margem para que uma solução seja encontrada pela mesma.

Na volta até é possível fazer os dois vôos no mesmo dia, mas não recomendo essa estratégia. Os aeroportos da região de Miami são muito propensos a fechamento. Há uma regra em Miami: choveu com raios, aeroporto fechado para proteger o pessoal de terra. Os aviões que estão na fila de decolagem lá ficam e quem não embarcou vê seu vôo atrasar até o final da chuva e a reabertura do aeroporto. Soma-se a isso, a fila de aviões que se formará para decolar...

Posso dizer que vi tudo isso acontecer e muito mais, já que meu vôo, depois de sofrer um atraso de 5 horas, foi cancelado devido a falta de tripulação (aquela que era para voar estourou o tempo máximo de trabalho antes de partir...).

Com isso torna-se bastante recomendável que você faça um stopover em Bogotá na ida e na volta. Aproveite para conhecer a cidade e ao mesmo tempo se proteja de um estresse maior.


Malas: Combinando franquias diferentes

Dependendo dos vôos escolhidos para compor seu trajeto, podem haver grandes diferenças de franquias de bagagens ente as cias. O que pode numa cia, pode não ser mais aceito pela próxima cia aérea e/ou pagar excesso de bagagem que pode sair caro, além de arruinar seus planos de economizar usando esta estratégia.

A maioria das cias aéreas (exceto a Aeromexico) usam o conceito peça de franquia despachada (normalmente 2 peças de até 32 kg cada por passageiro) nas passagens emitidas no Brasil em direção aos EUA. Já a estratégia abordada aqui, usa a franquia peso até Bogotá (na Varig e na Lan são 20kg de franquia despachada e mais uma peça de mão de até 5 kg na Varig e 8kg na LAN)) e de lá em diante vai depender da cia escolhida. No meu caso, a American dá direito a duas peças de até 23kg despachadas e mais uma peça de bagagem de mão de até 18kg. No caso da escolha ser a Spirit, são 15 USD pagos via Internet ou 25 USD pagos no aeroporto por uma peça de até 23 kg de bagagem, além de não aceitar uma segunda peça mesmo pagando. Na Avianca a franquia seria de 2 peças de até 23kg/cada despachadas e 1 peça de até 10kg na bagagem de mão. A chilena Lan possui a franquia de 1 peça de bagagem de mão de até 8kg e 2 peças de até 23kg/cada despachadas.

Portanto, se você abusar das compras em Miami, as malas que voaram sem problema na AA não poderiam embarcar sem pagar excesso de bagagem na Varig. Eu dei meu jeito usando a franquia ampliada que a Varig dá aos portadores de cartões elite (mais 20 kg por ser Smiles Gold no vôo em questão), mas se você não possui status elite, esse problema pode ser crucial para muitos dos interessados nessa estratégia.

Vacina: Febre Amarela e Cartão de Vacina Internacional

Para voar para Bogotá e alguns destinos internacionais como Cingapura, Tailândia entre outros, é necessário o certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela. A Vacina deve ser tomada 10 dias antes da chegada no destino e tem validade de 10 anos. Apesar de ser muito recomendável a vacinação dos que aqui residem (estamos vendo Dengue, Tuberculose e Febre Amarela voltarem com força aqui no Brasil), a vacina pode ser um impeditivo para algum dos leitores entusiasmados com os relatos dessa viagem.

Por fim um comentário sobre a imigração nos EUA:

Eu já recebi mais de um questionamento sobre a imigração em Miami. Os leitores se preocupam com uma possível maior rigidez da imigração americana porque estariam vindo de Bogotá e não do Brasil. A imigração em Miami foi meio caótica com vários vôos chegando ao mesmo tempo e nossos irmãos sul-americanos (muitos brasileiros) e latinos furando fila adoidado. Não me questionaram nada sobre a origem do vôo ser Bogotá. Mas eu já tenho visto americano há vários anos e muitas entradas no currículo. De qualquer forma, o passageiro pode escolher o caminho que ele desejar para alcançar um destino. Sabendo explicar que você está aproveitando milhas, não vejo como isso pode interferir na sua viagem. Além do mais, você já passou por um pente fino antes de emitirem o seu visto. Só não esqueça de trazer o nome e endereço do seu local de hospedagem em solo americano, já que isso é uma informação básica e essencial na visão do governo americano.

20 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, como sempre tudo mastigadinho. Obrigada pelas dicas muito valiosas que sempre temos o prazer de encontrar aqui. RosaBSB

Anônimo disse...

Por falar em Central Smiles,
tenho ligado constantemente (pesquisas via site NAO funcionam)em busca de um trecho do nordeste para SP em dezembro. Nao tem nada disponivel, e a ma vontade eh chocante. Ontem, a atendente perdeu a elegancia e disse - "vejo que o senhor tem ligado aqui e informo que nao havera desistencias nem remarcacoes. Sugiro que use o dobro de milhas e assim havera disponibilidade". Ou seja, o Smiles quer pegar 20 000 milhas por um trecho (somente ida) em dezembro. E pelo tom de voz ainda acham que estao nos prestando um grande favor (deve ser porque estao com medo de perder o emprego em breve...).

Marceu disse...

Qual a melhor tarifa que estão conseguindo nesse momento entre Bogota e Miami/Fort Lauderdale? Parece estar tudo muito acima do citado atualmente...

Rodrigo Purisch disse...

Rosa,
Obrigado pelos elogios e por suas visitas.

Anônimo,
Posso dizer que nunca fui mal tratado pela central Smiles e olha que já liguei varias vezes. Já tive que insistir um pouco, com educação para conseguir um endereço que precisava. Mas posso dizer que o nível dos atendendentes não é homogêneo. Durante o dia são maiores as chances de coseguir um atendente que domina de verdade o sistema de reservas. Durante a madruga, normalamente, os atendentes são mais calmos e tem mais tempo para te atender. Agora devemos saber que os assentos Smiles são limitados e que não há para todo mundo ou não há nas datas que todos desejam. Lembre-se que a promção Smiles de emissaão com numero de milhas reduzidas tem regras e não se aplica a todos os vôos. Tendo isso em vista, insista sim, mantendo o bom humor e a educação. Pode ser que você consiga. Eu consegui.

Um abraço aos dois

Rodrigo Purisch disse...

Maceu,


Realmente as tarifas subiram. Coisa de 500USD a passagem. Acompanhe a Spirit, se ela lançar uma promoção, a American tenta igualar.

Nesses níveis, Bogotá fica muito menos interessante. Vide uma promoção da AA ou Copa de BH para Miami..

Um abraço

Caio Braz disse...

Ótimo artigo Rodrigo, como sempre.

Vou tentar essa estratégia para ir até Cuba, voando até Bogotá (que é uma cidade interessante e merece uns 3 dias), e de lá pegar a Cubana de Aviacion com direção à ilha de Castro.

Há disponibilidade com saídas do RJ e SP para Bogotá em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro. As atendentes Smiles estão bem tranquilas e tenho esperado pouquíssimo para ser atendido. Surpreendente.

Anônimo disse...

Rodrigo, primeiro tenho que te parabenizar pelo blog.... passei a tarde toda por aqui.... rs
cara, ano que vem pretendo passar uns meses na Europa.... não sei ainda o país, a idéia tá bem crua, mas já tô começando a me planejar.... a intenção é fazer algum curso de idioma, e trabalhar por lá pra me bancar.... tenho que gastar o mínimo possível (óbvio, não? rs).
sou leigo no assunto, será q vc pode me dar uma força?? tipo, quais os meses (1º semestre 09) mais baratos para comprar passagem de avião, quanto tempo antes eu devo ir atrás das passagens, se o ideal é fazer tudo por conta própria ou colocar agência na parada, etc....
bom, desculpe aí qualquer coisa.
um abraço.

Anônimo disse...

Rodrigo, porque v. escolheu bogotá e não caracas? Fica mais barato ou foi pela cidade (imagino que bogotá seja bem mais interessante que caracas...)
V. teve algum problemas no aeroporto em bogotá com relação a segurança do aeroporto?
valeu!
wan

FILIGRANA disse...

Rodrigo,
Tenho acompanhado seus posts que estão pra lá de perfeitos, pois além de passar todas as dicas como viabilizar esse roteiroxcustos, alerta para os cuidados que a pessoa tem que ter ao planejar e avaliar item por item, considerando vários aspectos. Dá uma vontade enooorme de copiar sua estratégia, mas é preciso ponderar com calma mesmo.
Parabéns e abraços !
Majô

Anônimo disse...

Rodrigo,
já estou assídua aqui! Você entende muito disso. Comentei ha uns dias, pois quero ir pra Paris em Dezembro, ia comprar a passagem hoje, mas de ontem para hoje com a alta do dolar e mais algum motivo q desconheço todas subiram mto. Acha que tem chance de baixar alguma coisa novamente? Ouvi de um voo Rio-Madrid pela Gestair (parceira da Iberia) e de la pra Paris com a AirEuropa, mas nao consegui ver esta passagem ainda...
Aguardo sua sugestao. Obrigada.

mcoral disse...

Rodrigo..muito bacana seu post
imprimi p estudar bem.....
mas, quem tiver cartao Mastercard, AA do Citybank ate o dia 27 de novembro viaja p os EUA pela AA American Airlines com 30 mil milhas......
mas nao podemos descartar esta hipotese...
comentando, com muitas pessoas soube que a Tam, sazonalmente tem promoçoes que por 400 dolares e as 20 mil milhas....da p se ir à Miami...
agora nao sei sobre a veracidade desta info..mas vale conferir.

Marceu disse...

Márcia, se essa promoção da TAM que vc está supondo, existir mesmo, seria bom, pois as tarifas bogota - Miami/Fort Lauderdale estão altas, até mesmo pela Spirit + de R$ 800,00. Também tem que considerar o dolar subindo.. tá desanimando...

Anônimo disse...

Rodrigo, em dezembro terei uma conexão de nove horas durante o dia em Bogotá (vindo de NYC e indo para Santiago). Pergunto: o aeroporto é longe da cidade? Para eu não ficar horas no aeroporto sem fazer nada, você sugere que eu pegue um táxi e peça para ele me deixar em que região? A idéia é nessas nove horas descer do táxi em um lugar central, conhecer alguns lugares legais, almoçar, passear mais um pouco e umas duas horas antes voltar para o aeroporto. Se você achar que vale a pena, posso até alugar um carro. Se não, ando a pé ou de táxi, desde que não fique muito caro.

Outra: como consigo esse Cartão de Vacina Internacional?

Agradeço demais a ajuda.

Marceu disse...

pessee, o cartao de vacina internacional vc consegue em qualquer aeroporto do brasil, basta levar seu comprovante de vacinacao. Eles emitem na hora.

Mari Campos disse...

Rodrigo, esses seus posts assim, estilo passo-a-passo, são fenomenais! Não tem como a gente não ficar altamente inspirado pra fazer a mesma coisa ;)
Parabéns, mais uma vez!!!

Rodrigo Purisch disse...

Caio,

Com esses 3 dias dá para destrinchar bem Bogotá. Depois você conta como foi sua experiência com a Cubana. Essa aí, as Russas e algumas africanas eu deixo como opção de último caso.

Felipe,

Fuja de dezembro, início de janeiro, do Carnaval aqui e de julho. Muitas dessas perguntas suas estão respondidas nos tutoriais a direita do blog. Dê uma lida primeiro e depois tentamos ajudar.

No blog do Caio http://brazcaio.blogspot.com/ o Journey, tem muitas dicas de trabalho e cursos no exterior. E sempre bom buscar informações nas agências especializadas no assuntoo, mesmo porque para trabalhar você vai ter que ter um visto que permita isso.

Wan,

Por Bogotá ficava muito mais barato. Pode ver que no momento existe uma nova crise Caracas/Washington que deve reduzir os vôos para lá. Além disso, Caracas me parece mais violenta e meenso interessante que Bogotá, o aeroporto de Bogotá é mais próximo que o de Caracas da cidade e as taxas de embarque em Bogotá são menores que em Caracas.

Não tive problemas algum no aeroporto nem em Bogotá ou Miami.

Por fim, ouvi que quanto a violação de malas, Caracas está equiparando-se a Buenos Aires = cuuidado com as malas...

Majô,

Você não precisa copiar nada. Seu estilo é ótimo, muito mais leve que o meu. Já te disse, ler seus posts é como viajar com você...

Patrícia,

Quanto mais perto da data, as passagens vão subindo. Lembre-se que o Real desvalorizou-se diante do Dólar e esse não subiu em relação ao Euro... Nós é que perdemos mesmo. Tem algumas promoções na KLM e TAP. Quanto a esse vôo saindo do Rio para Madri, ele deve ser charter (não é regular) com isso as compras devem ser feitas diretamente na operadora enão seguem as regras (direitos e deveres) das cias tradicionais. Se o preço estiver bom, compre mas não esqueça disso.

Por fim a demanda está alta...Fique de olho nos novos vôos que geralmente vem acompanhados de tarifas promocionais de lançamento.

Marcia,

Essa promoção da do cartão City Aadvantage é muito boa. Principalmente se o destino for o Havaí! Ja demos ela aqui algumas vezes.

Quanto essa promoção da TAM, ela não é sazonal não. Ela é esporádica e rara. Como a demanda pelos EUA está em alta, ela é pouco provável no momento. Como estão pipocando vôos para os EUA, quem sabe ela não pode voltar. Essas promocões eram mais comuns no Smiles...

Marceu,
Neste final de semana a Spirit está vendendo passagens para setembro por cerca de 260 USD. O negócio é acompanahr de perto as tarifas, as promoções da Spirit e a resposta das concorrentes (pricpalmente a AA).

Peêsse,

O aeroporto está uns 20/30 min da cidade. Taxi barato. Nem pense em alugar um carro. Vou publicar o miniguia de Bogotá essa semana.

Como disse o Marceu, o cartão tem na Anvisa nos aeroprotos internacionais ou em outros postos dela espalhados pela cidade. Mas você precisa levar seu cartão com a vacina preenchida (data, lote).

Mari,

Obrigado pelos elogios!


Um abraço a todos!

Anônimo disse...

Obrigada Rodrigo, esse seu post foi muito bom mesmo!
um abraço, wan.

Marceu disse...

Grande Rodrigo,Comprei minha passagem Floripa/Bogota/Miami Hoje, para viajar em novembro. Usei smiles (tx emb. U$ 95,00) e Spirit, U$ 287,00 preço final incluindo 15,00 p/ mala. Como vc recomendou destinei 1 dia a mais em Bogota, tanto na ida como na volta. (Tb vai ser interessante visitar Bogota). Isso ai, 5 dias em Miami. Se puder nos passe suas recomendações de passeio por lá. Abraço e boa sorte a todos.

Rodrigo Purisch disse...

Marceu,

Na volta você podia dar sua impressões sobre a Spirit e o aeroporto de Fort Lauderdale. O guia de bogotá sai esta semana. Quato a Miami, deve ter sido minha quarta visita lá, mas conheço pouco a cidade. Sempre de passagem. Dessa vez fui com um propósito específico e nem vi a praia...

Marceu disse...

Claro, será um prazer compartilhar essas informações, tomarei nota de tudo! Eu estive duas vez em Miami, mas também sempre na corrida, dessa vez vou aproveitar!
Abraço, valeu!

quinta-feira, setembro 11, 2008

Do Brasil a Miami usando 20 mil milhas mais 640 reais: Pontos Fortes e Fracos Dessa Estratégia

Atenção: As informações contidas neste post estão sujeitas a grandes modificações, já que o mercado de aviação é muito dinâmico. As mesmas baseiam-se na conjuntura existente em agosto de 2008.

Neste post você entendeu como eu consegui montar uma passagem BH/Miami usando 20 mil milhas Smiles e pagando mais 640 reais com todas as taxas inclusas. Neste aqui você teve contato com os vôos mais adequados para tentar reproduzir a mesma estratégia. Mas como não é uma estratégia perfeita, vou destrinchar seus pontos fortes e fracos a fim de subsidiar você leitor no caso de pensar em usar a mesma estratégia.

Essas dicas, de uma forma geral, chamam atenção para os pontos que devem ser pesquisados antes de montar uma outra passagem utilizando-se da combinação de trechos comprados de forma isolada em cias diferentes e que necessitem de uma conexão em um ponto intermediário. Somente acrescentaria as dicas abaixo uma pesquisa sobre a necessidade de visto no ponto de conexão, fato não abordado abaixo, já que os brasileiros são isentos de vistos de turismo para até três meses de permanência em solo colombiano.

Pontos Fortes

Preço

Indiscutivelmente foi o que me levou a usar essa estratégia. Foram 640 reais gastos contra os cerca de 1500 dólares (2200 reais) de uma passagem convencional ligando Belo Horizonte/Miami. Acredito que com o aumento da concorrência em BH (TAM, American e Copa), as passagens podem cair um pouco, mas sem chegar próximo do que paguei (esses valores são com taxas inclusas).

Você paga bem menos pela passagem, mas vai ter que gastar com alguns extras, já que são necessárias duas diárias em Bogotá (uma obrigatória e outra muiiiiito recomendável) para poder fazer as conexões entre o vôo da Varig do Brasil/Bogotá e os da cia escolhida que vai ligar Bogotá aos EUA. Você ainda vai gastar no transporte de/para o aeroporto de Bogotá e com comida durante sua estadia na capital Colombiana. Este stopover pode ser usado para conhecer mais uma cidade, cujos custos de comida e transporte não são muito diferentes dos da minha Belo Horizonte. Os hotéis já são outros quinhentos....

Bom Uso das Milhas

Essa estratégia permite se utilizar 20 mil milhas Smiles para voar cerca de 5 horas (ou mais, dependendo de onde você parte no Brasil) em uma passagem que se fosse comprada sairia por cerca de 1200 reais. Milha boa é milha gasta rapidamente e com consciência. Fiquei com essas minhas milhas presas no Smiles enquanto as rotas internacionais, meu maior interesse, só fizeram murchar.

No caso de usar pontos TAM, seria necessário emitir uma passagem para voar na LAN, única parceira do Fidelidade que voa para Bogotá, já que a TAM não opera naquele destino. Seriam necessários os mesmos 20 mil pontos TAM.

Disponibilidade de Assentos

Apesar do tempo gasto no telefone aguardando atendimento no Smiles (dou preferência para horários da madrugada ou início da manhã para minhas ligações), havia uma boa disponibilidade de assentos nos vôos para Bogotá com 1 mês e meio de antecedência. Depois as vagas foram tornando-se mais raras, mas poucos dias antes dos vôos voltaram a aparecer de forma tímida. Isso fez possível com que remarcasse a viagem poucos dias antes da partida programada e ainda trocasse a data do vôo de volta devido a problemas que tive com vôos cancelados da American. Só não sei se a disponibilidade vai continuar alta depois dessa série de posts..rsrs. Depois vou fazer um post sobre meu contato com o Smiles.

Não tenho informações da disponibilidade de assentos usando pontos do Fidelidade para emitir passagens para voar LAN para Bogotá (a TAM não voa para esse destino).

Vamos agora aos pontos fracos que não são poucos:

Se Tempo é Dinheiro......

Se no seu caso tempo é dinheiro ou se o período disponível para sua viagem é muito curto, então esqueça essa estratégia. Você vai perder pelo menos dois dias de Miami fazendo a conexão em Bogotá usando esta estratégia comparando com um vôo direto noturno.

Dormir em Bogotá Custa Caro!

Se você fizer questão de dormir em um hotel médio para cima em Bogotá, prepare-se para gastar no mínimo 90 USD por noite. Mesmo usando o Tripadvisor, não é fácil achar opções de hospedagem por esse preço. Mas se você topar dormir em pousadas com “p” minúsculo, albergues ou guesthouses com banheiro privativo, você encontrará algumas poucas opções por cerca de 70 reais a noite na região da Candelária (área histórica de Bogotá). Se for mochileiro e topar dormir em qualquer lugar, então você não terá problemas, já que os preços atingem valores dentro do padrão internacional para esse tipo de acomodação.

Conexões: O Ponto Crítico

Esse é o ponto crucial da estratégia. Você estará combinando duas passagens de cias diferentes e compradas isoladamente. As cias se negarão a assumir espontaneamente os prejuízos da perda de uma conexão de um vôo subsequente em outra cia não parceira, principalmente se as causas forem condições meteorológicas. Você pode até brigar na justiça depois, mas isso não vai resolver seus problemas de conexão no meio da viagem.

Tendo em vista isso, recomendo pelo menos um dia de diferença entre os vôos. Se optar pela Varig, você até poderá pegar o vôo de ida para Miami na Avianca no mesmo dia. Mas mesmo assim recomendo que você opte por pegar o vôo Bogotá/EUA o mais tarde possível (de preferência no dia seguinte), já que se houver algum problema no vôo da Varig de ida, você tem uma margem para que uma solução seja encontrada pela mesma.

Na volta até é possível fazer os dois vôos no mesmo dia, mas não recomendo essa estratégia. Os aeroportos da região de Miami são muito propensos a fechamento. Há uma regra em Miami: choveu com raios, aeroporto fechado para proteger o pessoal de terra. Os aviões que estão na fila de decolagem lá ficam e quem não embarcou vê seu vôo atrasar até o final da chuva e a reabertura do aeroporto. Soma-se a isso, a fila de aviões que se formará para decolar...

Posso dizer que vi tudo isso acontecer e muito mais, já que meu vôo, depois de sofrer um atraso de 5 horas, foi cancelado devido a falta de tripulação (aquela que era para voar estourou o tempo máximo de trabalho antes de partir...).

Com isso torna-se bastante recomendável que você faça um stopover em Bogotá na ida e na volta. Aproveite para conhecer a cidade e ao mesmo tempo se proteja de um estresse maior.


Malas: Combinando franquias diferentes

Dependendo dos vôos escolhidos para compor seu trajeto, podem haver grandes diferenças de franquias de bagagens ente as cias. O que pode numa cia, pode não ser mais aceito pela próxima cia aérea e/ou pagar excesso de bagagem que pode sair caro, além de arruinar seus planos de economizar usando esta estratégia.

A maioria das cias aéreas (exceto a Aeromexico) usam o conceito peça de franquia despachada (normalmente 2 peças de até 32 kg cada por passageiro) nas passagens emitidas no Brasil em direção aos EUA. Já a estratégia abordada aqui, usa a franquia peso até Bogotá (na Varig e na Lan são 20kg de franquia despachada e mais uma peça de mão de até 5 kg na Varig e 8kg na LAN)) e de lá em diante vai depender da cia escolhida. No meu caso, a American dá direito a duas peças de até 23kg despachadas e mais uma peça de bagagem de mão de até 18kg. No caso da escolha ser a Spirit, são 15 USD pagos via Internet ou 25 USD pagos no aeroporto por uma peça de até 23 kg de bagagem, além de não aceitar uma segunda peça mesmo pagando. Na Avianca a franquia seria de 2 peças de até 23kg/cada despachadas e 1 peça de até 10kg na bagagem de mão. A chilena Lan possui a franquia de 1 peça de bagagem de mão de até 8kg e 2 peças de até 23kg/cada despachadas.

Portanto, se você abusar das compras em Miami, as malas que voaram sem problema na AA não poderiam embarcar sem pagar excesso de bagagem na Varig. Eu dei meu jeito usando a franquia ampliada que a Varig dá aos portadores de cartões elite (mais 20 kg por ser Smiles Gold no vôo em questão), mas se você não possui status elite, esse problema pode ser crucial para muitos dos interessados nessa estratégia.

Vacina: Febre Amarela e Cartão de Vacina Internacional

Para voar para Bogotá e alguns destinos internacionais como Cingapura, Tailândia entre outros, é necessário o certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela. A Vacina deve ser tomada 10 dias antes da chegada no destino e tem validade de 10 anos. Apesar de ser muito recomendável a vacinação dos que aqui residem (estamos vendo Dengue, Tuberculose e Febre Amarela voltarem com força aqui no Brasil), a vacina pode ser um impeditivo para algum dos leitores entusiasmados com os relatos dessa viagem.

Por fim um comentário sobre a imigração nos EUA:

Eu já recebi mais de um questionamento sobre a imigração em Miami. Os leitores se preocupam com uma possível maior rigidez da imigração americana porque estariam vindo de Bogotá e não do Brasil. A imigração em Miami foi meio caótica com vários vôos chegando ao mesmo tempo e nossos irmãos sul-americanos (muitos brasileiros) e latinos furando fila adoidado. Não me questionaram nada sobre a origem do vôo ser Bogotá. Mas eu já tenho visto americano há vários anos e muitas entradas no currículo. De qualquer forma, o passageiro pode escolher o caminho que ele desejar para alcançar um destino. Sabendo explicar que você está aproveitando milhas, não vejo como isso pode interferir na sua viagem. Além do mais, você já passou por um pente fino antes de emitirem o seu visto. Só não esqueça de trazer o nome e endereço do seu local de hospedagem em solo americano, já que isso é uma informação básica e essencial na visão do governo americano.

20 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, como sempre tudo mastigadinho. Obrigada pelas dicas muito valiosas que sempre temos o prazer de encontrar aqui. RosaBSB

Anônimo disse...

Por falar em Central Smiles,
tenho ligado constantemente (pesquisas via site NAO funcionam)em busca de um trecho do nordeste para SP em dezembro. Nao tem nada disponivel, e a ma vontade eh chocante. Ontem, a atendente perdeu a elegancia e disse - "vejo que o senhor tem ligado aqui e informo que nao havera desistencias nem remarcacoes. Sugiro que use o dobro de milhas e assim havera disponibilidade". Ou seja, o Smiles quer pegar 20 000 milhas por um trecho (somente ida) em dezembro. E pelo tom de voz ainda acham que estao nos prestando um grande favor (deve ser porque estao com medo de perder o emprego em breve...).

Marceu disse...

Qual a melhor tarifa que estão conseguindo nesse momento entre Bogota e Miami/Fort Lauderdale? Parece estar tudo muito acima do citado atualmente...

Rodrigo Purisch disse...

Rosa,
Obrigado pelos elogios e por suas visitas.

Anônimo,
Posso dizer que nunca fui mal tratado pela central Smiles e olha que já liguei varias vezes. Já tive que insistir um pouco, com educação para conseguir um endereço que precisava. Mas posso dizer que o nível dos atendendentes não é homogêneo. Durante o dia são maiores as chances de coseguir um atendente que domina de verdade o sistema de reservas. Durante a madruga, normalamente, os atendentes são mais calmos e tem mais tempo para te atender. Agora devemos saber que os assentos Smiles são limitados e que não há para todo mundo ou não há nas datas que todos desejam. Lembre-se que a promção Smiles de emissaão com numero de milhas reduzidas tem regras e não se aplica a todos os vôos. Tendo isso em vista, insista sim, mantendo o bom humor e a educação. Pode ser que você consiga. Eu consegui.

Um abraço aos dois

Rodrigo Purisch disse...

Maceu,


Realmente as tarifas subiram. Coisa de 500USD a passagem. Acompanhe a Spirit, se ela lançar uma promoção, a American tenta igualar.

Nesses níveis, Bogotá fica muito menos interessante. Vide uma promoção da AA ou Copa de BH para Miami..

Um abraço

Caio Braz disse...

Ótimo artigo Rodrigo, como sempre.

Vou tentar essa estratégia para ir até Cuba, voando até Bogotá (que é uma cidade interessante e merece uns 3 dias), e de lá pegar a Cubana de Aviacion com direção à ilha de Castro.

Há disponibilidade com saídas do RJ e SP para Bogotá em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro. As atendentes Smiles estão bem tranquilas e tenho esperado pouquíssimo para ser atendido. Surpreendente.

Anônimo disse...

Rodrigo, primeiro tenho que te parabenizar pelo blog.... passei a tarde toda por aqui.... rs
cara, ano que vem pretendo passar uns meses na Europa.... não sei ainda o país, a idéia tá bem crua, mas já tô começando a me planejar.... a intenção é fazer algum curso de idioma, e trabalhar por lá pra me bancar.... tenho que gastar o mínimo possível (óbvio, não? rs).
sou leigo no assunto, será q vc pode me dar uma força?? tipo, quais os meses (1º semestre 09) mais baratos para comprar passagem de avião, quanto tempo antes eu devo ir atrás das passagens, se o ideal é fazer tudo por conta própria ou colocar agência na parada, etc....
bom, desculpe aí qualquer coisa.
um abraço.

Anônimo disse...

Rodrigo, porque v. escolheu bogotá e não caracas? Fica mais barato ou foi pela cidade (imagino que bogotá seja bem mais interessante que caracas...)
V. teve algum problemas no aeroporto em bogotá com relação a segurança do aeroporto?
valeu!
wan

FILIGRANA disse...

Rodrigo,
Tenho acompanhado seus posts que estão pra lá de perfeitos, pois além de passar todas as dicas como viabilizar esse roteiroxcustos, alerta para os cuidados que a pessoa tem que ter ao planejar e avaliar item por item, considerando vários aspectos. Dá uma vontade enooorme de copiar sua estratégia, mas é preciso ponderar com calma mesmo.
Parabéns e abraços !
Majô

Anônimo disse...

Rodrigo,
já estou assídua aqui! Você entende muito disso. Comentei ha uns dias, pois quero ir pra Paris em Dezembro, ia comprar a passagem hoje, mas de ontem para hoje com a alta do dolar e mais algum motivo q desconheço todas subiram mto. Acha que tem chance de baixar alguma coisa novamente? Ouvi de um voo Rio-Madrid pela Gestair (parceira da Iberia) e de la pra Paris com a AirEuropa, mas nao consegui ver esta passagem ainda...
Aguardo sua sugestao. Obrigada.

mcoral disse...

Rodrigo..muito bacana seu post
imprimi p estudar bem.....
mas, quem tiver cartao Mastercard, AA do Citybank ate o dia 27 de novembro viaja p os EUA pela AA American Airlines com 30 mil milhas......
mas nao podemos descartar esta hipotese...
comentando, com muitas pessoas soube que a Tam, sazonalmente tem promoçoes que por 400 dolares e as 20 mil milhas....da p se ir à Miami...
agora nao sei sobre a veracidade desta info..mas vale conferir.

Marceu disse...

Márcia, se essa promoção da TAM que vc está supondo, existir mesmo, seria bom, pois as tarifas bogota - Miami/Fort Lauderdale estão altas, até mesmo pela Spirit + de R$ 800,00. Também tem que considerar o dolar subindo.. tá desanimando...

Anônimo disse...

Rodrigo, em dezembro terei uma conexão de nove horas durante o dia em Bogotá (vindo de NYC e indo para Santiago). Pergunto: o aeroporto é longe da cidade? Para eu não ficar horas no aeroporto sem fazer nada, você sugere que eu pegue um táxi e peça para ele me deixar em que região? A idéia é nessas nove horas descer do táxi em um lugar central, conhecer alguns lugares legais, almoçar, passear mais um pouco e umas duas horas antes voltar para o aeroporto. Se você achar que vale a pena, posso até alugar um carro. Se não, ando a pé ou de táxi, desde que não fique muito caro.

Outra: como consigo esse Cartão de Vacina Internacional?

Agradeço demais a ajuda.

Marceu disse...

pessee, o cartao de vacina internacional vc consegue em qualquer aeroporto do brasil, basta levar seu comprovante de vacinacao. Eles emitem na hora.

Mari Campos disse...

Rodrigo, esses seus posts assim, estilo passo-a-passo, são fenomenais! Não tem como a gente não ficar altamente inspirado pra fazer a mesma coisa ;)
Parabéns, mais uma vez!!!

Rodrigo Purisch disse...

Caio,

Com esses 3 dias dá para destrinchar bem Bogotá. Depois você conta como foi sua experiência com a Cubana. Essa aí, as Russas e algumas africanas eu deixo como opção de último caso.

Felipe,

Fuja de dezembro, início de janeiro, do Carnaval aqui e de julho. Muitas dessas perguntas suas estão respondidas nos tutoriais a direita do blog. Dê uma lida primeiro e depois tentamos ajudar.

No blog do Caio http://brazcaio.blogspot.com/ o Journey, tem muitas dicas de trabalho e cursos no exterior. E sempre bom buscar informações nas agências especializadas no assuntoo, mesmo porque para trabalhar você vai ter que ter um visto que permita isso.

Wan,

Por Bogotá ficava muito mais barato. Pode ver que no momento existe uma nova crise Caracas/Washington que deve reduzir os vôos para lá. Além disso, Caracas me parece mais violenta e meenso interessante que Bogotá, o aeroporto de Bogotá é mais próximo que o de Caracas da cidade e as taxas de embarque em Bogotá são menores que em Caracas.

Não tive problemas algum no aeroporto nem em Bogotá ou Miami.

Por fim, ouvi que quanto a violação de malas, Caracas está equiparando-se a Buenos Aires = cuuidado com as malas...

Majô,

Você não precisa copiar nada. Seu estilo é ótimo, muito mais leve que o meu. Já te disse, ler seus posts é como viajar com você...

Patrícia,

Quanto mais perto da data, as passagens vão subindo. Lembre-se que o Real desvalorizou-se diante do Dólar e esse não subiu em relação ao Euro... Nós é que perdemos mesmo. Tem algumas promoções na KLM e TAP. Quanto a esse vôo saindo do Rio para Madri, ele deve ser charter (não é regular) com isso as compras devem ser feitas diretamente na operadora enão seguem as regras (direitos e deveres) das cias tradicionais. Se o preço estiver bom, compre mas não esqueça disso.

Por fim a demanda está alta...Fique de olho nos novos vôos que geralmente vem acompanhados de tarifas promocionais de lançamento.

Marcia,

Essa promoção da do cartão City Aadvantage é muito boa. Principalmente se o destino for o Havaí! Ja demos ela aqui algumas vezes.

Quanto essa promoção da TAM, ela não é sazonal não. Ela é esporádica e rara. Como a demanda pelos EUA está em alta, ela é pouco provável no momento. Como estão pipocando vôos para os EUA, quem sabe ela não pode voltar. Essas promocões eram mais comuns no Smiles...

Marceu,
Neste final de semana a Spirit está vendendo passagens para setembro por cerca de 260 USD. O negócio é acompanahr de perto as tarifas, as promoções da Spirit e a resposta das concorrentes (pricpalmente a AA).

Peêsse,

O aeroporto está uns 20/30 min da cidade. Taxi barato. Nem pense em alugar um carro. Vou publicar o miniguia de Bogotá essa semana.

Como disse o Marceu, o cartão tem na Anvisa nos aeroprotos internacionais ou em outros postos dela espalhados pela cidade. Mas você precisa levar seu cartão com a vacina preenchida (data, lote).

Mari,

Obrigado pelos elogios!


Um abraço a todos!

Anônimo disse...

Obrigada Rodrigo, esse seu post foi muito bom mesmo!
um abraço, wan.

Marceu disse...

Grande Rodrigo,Comprei minha passagem Floripa/Bogota/Miami Hoje, para viajar em novembro. Usei smiles (tx emb. U$ 95,00) e Spirit, U$ 287,00 preço final incluindo 15,00 p/ mala. Como vc recomendou destinei 1 dia a mais em Bogota, tanto na ida como na volta. (Tb vai ser interessante visitar Bogota). Isso ai, 5 dias em Miami. Se puder nos passe suas recomendações de passeio por lá. Abraço e boa sorte a todos.

Rodrigo Purisch disse...

Marceu,

Na volta você podia dar sua impressões sobre a Spirit e o aeroporto de Fort Lauderdale. O guia de bogotá sai esta semana. Quato a Miami, deve ter sido minha quarta visita lá, mas conheço pouco a cidade. Sempre de passagem. Dessa vez fui com um propósito específico e nem vi a praia...

Marceu disse...

Claro, será um prazer compartilhar essas informações, tomarei nota de tudo! Eu estive duas vez em Miami, mas também sempre na corrida, dessa vez vou aproveitar!
Abraço, valeu!

quinta-feira, setembro 11, 2008

Do Brasil a Miami usando 20 mil milhas mais 640 reais: Pontos Fortes e Fracos Dessa Estratégia

Atenção: As informações contidas neste post estão sujeitas a grandes modificações, já que o mercado de aviação é muito dinâmico. As mesmas baseiam-se na conjuntura existente em agosto de 2008.

Neste post você entendeu como eu consegui montar uma passagem BH/Miami usando 20 mil milhas Smiles e pagando mais 640 reais com todas as taxas inclusas. Neste aqui você teve contato com os vôos mais adequados para tentar reproduzir a mesma estratégia. Mas como não é uma estratégia perfeita, vou destrinchar seus pontos fortes e fracos a fim de subsidiar você leitor no caso de pensar em usar a mesma estratégia.

Essas dicas, de uma forma geral, chamam atenção para os pontos que devem ser pesquisados antes de montar uma outra passagem utilizando-se da combinação de trechos comprados de forma isolada em cias diferentes e que necessitem de uma conexão em um ponto intermediário. Somente acrescentaria as dicas abaixo uma pesquisa sobre a necessidade de visto no ponto de conexão, fato não abordado abaixo, já que os brasileiros são isentos de vistos de turismo para até três meses de permanência em solo colombiano.

Pontos Fortes

Preço

Indiscutivelmente foi o que me levou a usar essa estratégia. Foram 640 reais gastos contra os cerca de 1500 dólares (2200 reais) de uma passagem convencional ligando Belo Horizonte/Miami. Acredito que com o aumento da concorrência em BH (TAM, American e Copa), as passagens podem cair um pouco, mas sem chegar próximo do que paguei (esses valores são com taxas inclusas).

Você paga bem menos pela passagem, mas vai ter que gastar com alguns extras, já que são necessárias duas diárias em Bogotá (uma obrigatória e outra muiiiiito recomendável) para poder fazer as conexões entre o vôo da Varig do Brasil/Bogotá e os da cia escolhida que vai ligar Bogotá aos EUA. Você ainda vai gastar no transporte de/para o aeroporto de Bogotá e com comida durante sua estadia na capital Colombiana. Este stopover pode ser usado para conhecer mais uma cidade, cujos custos de comida e transporte não são muito diferentes dos da minha Belo Horizonte. Os hotéis já são outros quinhentos....

Bom Uso das Milhas

Essa estratégia permite se utilizar 20 mil milhas Smiles para voar cerca de 5 horas (ou mais, dependendo de onde você parte no Brasil) em uma passagem que se fosse comprada sairia por cerca de 1200 reais. Milha boa é milha gasta rapidamente e com consciência. Fiquei com essas minhas milhas presas no Smiles enquanto as rotas internacionais, meu maior interesse, só fizeram murchar.

No caso de usar pontos TAM, seria necessário emitir uma passagem para voar na LAN, única parceira do Fidelidade que voa para Bogotá, já que a TAM não opera naquele destino. Seriam necessários os mesmos 20 mil pontos TAM.

Disponibilidade de Assentos

Apesar do tempo gasto no telefone aguardando atendimento no Smiles (dou preferência para horários da madrugada ou início da manhã para minhas ligações), havia uma boa disponibilidade de assentos nos vôos para Bogotá com 1 mês e meio de antecedência. Depois as vagas foram tornando-se mais raras, mas poucos dias antes dos vôos voltaram a aparecer de forma tímida. Isso fez possível com que remarcasse a viagem poucos dias antes da partida programada e ainda trocasse a data do vôo de volta devido a problemas que tive com vôos cancelados da American. Só não sei se a disponibilidade vai continuar alta depois dessa série de posts..rsrs. Depois vou fazer um post sobre meu contato com o Smiles.

Não tenho informações da disponibilidade de assentos usando pontos do Fidelidade para emitir passagens para voar LAN para Bogotá (a TAM não voa para esse destino).

Vamos agora aos pontos fracos que não são poucos:

Se Tempo é Dinheiro......

Se no seu caso tempo é dinheiro ou se o período disponível para sua viagem é muito curto, então esqueça essa estratégia. Você vai perder pelo menos dois dias de Miami fazendo a conexão em Bogotá usando esta estratégia comparando com um vôo direto noturno.

Dormir em Bogotá Custa Caro!

Se você fizer questão de dormir em um hotel médio para cima em Bogotá, prepare-se para gastar no mínimo 90 USD por noite. Mesmo usando o Tripadvisor, não é fácil achar opções de hospedagem por esse preço. Mas se você topar dormir em pousadas com “p” minúsculo, albergues ou guesthouses com banheiro privativo, você encontrará algumas poucas opções por cerca de 70 reais a noite na região da Candelária (área histórica de Bogotá). Se for mochileiro e topar dormir em qualquer lugar, então você não terá problemas, já que os preços atingem valores dentro do padrão internacional para esse tipo de acomodação.

Conexões: O Ponto Crítico

Esse é o ponto crucial da estratégia. Você estará combinando duas passagens de cias diferentes e compradas isoladamente. As cias se negarão a assumir espontaneamente os prejuízos da perda de uma conexão de um vôo subsequente em outra cia não parceira, principalmente se as causas forem condições meteorológicas. Você pode até brigar na justiça depois, mas isso não vai resolver seus problemas de conexão no meio da viagem.

Tendo em vista isso, recomendo pelo menos um dia de diferença entre os vôos. Se optar pela Varig, você até poderá pegar o vôo de ida para Miami na Avianca no mesmo dia. Mas mesmo assim recomendo que você opte por pegar o vôo Bogotá/EUA o mais tarde possível (de preferência no dia seguinte), já que se houver algum problema no vôo da Varig de ida, você tem uma margem para que uma solução seja encontrada pela mesma.

Na volta até é possível fazer os dois vôos no mesmo dia, mas não recomendo essa estratégia. Os aeroportos da região de Miami são muito propensos a fechamento. Há uma regra em Miami: choveu com raios, aeroporto fechado para proteger o pessoal de terra. Os aviões que estão na fila de decolagem lá ficam e quem não embarcou vê seu vôo atrasar até o final da chuva e a reabertura do aeroporto. Soma-se a isso, a fila de aviões que se formará para decolar...

Posso dizer que vi tudo isso acontecer e muito mais, já que meu vôo, depois de sofrer um atraso de 5 horas, foi cancelado devido a falta de tripulação (aquela que era para voar estourou o tempo máximo de trabalho antes de partir...).

Com isso torna-se bastante recomendável que você faça um stopover em Bogotá na ida e na volta. Aproveite para conhecer a cidade e ao mesmo tempo se proteja de um estresse maior.


Malas: Combinando franquias diferentes

Dependendo dos vôos escolhidos para compor seu trajeto, podem haver grandes diferenças de franquias de bagagens ente as cias. O que pode numa cia, pode não ser mais aceito pela próxima cia aérea e/ou pagar excesso de bagagem que pode sair caro, além de arruinar seus planos de economizar usando esta estratégia.

A maioria das cias aéreas (exceto a Aeromexico) usam o conceito peça de franquia despachada (normalmente 2 peças de até 32 kg cada por passageiro) nas passagens emitidas no Brasil em direção aos EUA. Já a estratégia abordada aqui, usa a franquia peso até Bogotá (na Varig e na Lan são 20kg de franquia despachada e mais uma peça de mão de até 5 kg na Varig e 8kg na LAN)) e de lá em diante vai depender da cia escolhida. No meu caso, a American dá direito a duas peças de até 23kg despachadas e mais uma peça de bagagem de mão de até 18kg. No caso da escolha ser a Spirit, são 15 USD pagos via Internet ou 25 USD pagos no aeroporto por uma peça de até 23 kg de bagagem, além de não aceitar uma segunda peça mesmo pagando. Na Avianca a franquia seria de 2 peças de até 23kg/cada despachadas e 1 peça de até 10kg na bagagem de mão. A chilena Lan possui a franquia de 1 peça de bagagem de mão de até 8kg e 2 peças de até 23kg/cada despachadas.

Portanto, se você abusar das compras em Miami, as malas que voaram sem problema na AA não poderiam embarcar sem pagar excesso de bagagem na Varig. Eu dei meu jeito usando a franquia ampliada que a Varig dá aos portadores de cartões elite (mais 20 kg por ser Smiles Gold no vôo em questão), mas se você não possui status elite, esse problema pode ser crucial para muitos dos interessados nessa estratégia.

Vacina: Febre Amarela e Cartão de Vacina Internacional

Para voar para Bogotá e alguns destinos internacionais como Cingapura, Tailândia entre outros, é necessário o certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela. A Vacina deve ser tomada 10 dias antes da chegada no destino e tem validade de 10 anos. Apesar de ser muito recomendável a vacinação dos que aqui residem (estamos vendo Dengue, Tuberculose e Febre Amarela voltarem com força aqui no Brasil), a vacina pode ser um impeditivo para algum dos leitores entusiasmados com os relatos dessa viagem.

Por fim um comentário sobre a imigração nos EUA:

Eu já recebi mais de um questionamento sobre a imigração em Miami. Os leitores se preocupam com uma possível maior rigidez da imigração americana porque estariam vindo de Bogotá e não do Brasil. A imigração em Miami foi meio caótica com vários vôos chegando ao mesmo tempo e nossos irmãos sul-americanos (muitos brasileiros) e latinos furando fila adoidado. Não me questionaram nada sobre a origem do vôo ser Bogotá. Mas eu já tenho visto americano há vários anos e muitas entradas no currículo. De qualquer forma, o passageiro pode escolher o caminho que ele desejar para alcançar um destino. Sabendo explicar que você está aproveitando milhas, não vejo como isso pode interferir na sua viagem. Além do mais, você já passou por um pente fino antes de emitirem o seu visto. Só não esqueça de trazer o nome e endereço do seu local de hospedagem em solo americano, já que isso é uma informação básica e essencial na visão do governo americano.

20 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, como sempre tudo mastigadinho. Obrigada pelas dicas muito valiosas que sempre temos o prazer de encontrar aqui. RosaBSB

Anônimo disse...

Por falar em Central Smiles,
tenho ligado constantemente (pesquisas via site NAO funcionam)em busca de um trecho do nordeste para SP em dezembro. Nao tem nada disponivel, e a ma vontade eh chocante. Ontem, a atendente perdeu a elegancia e disse - "vejo que o senhor tem ligado aqui e informo que nao havera desistencias nem remarcacoes. Sugiro que use o dobro de milhas e assim havera disponibilidade". Ou seja, o Smiles quer pegar 20 000 milhas por um trecho (somente ida) em dezembro. E pelo tom de voz ainda acham que estao nos prestando um grande favor (deve ser porque estao com medo de perder o emprego em breve...).

Marceu disse...

Qual a melhor tarifa que estão conseguindo nesse momento entre Bogota e Miami/Fort Lauderdale? Parece estar tudo muito acima do citado atualmente...

Rodrigo Purisch disse...

Rosa,
Obrigado pelos elogios e por suas visitas.

Anônimo,
Posso dizer que nunca fui mal tratado pela central Smiles e olha que já liguei varias vezes. Já tive que insistir um pouco, com educação para conseguir um endereço que precisava. Mas posso dizer que o nível dos atendendentes não é homogêneo. Durante o dia são maiores as chances de coseguir um atendente que domina de verdade o sistema de reservas. Durante a madruga, normalamente, os atendentes são mais calmos e tem mais tempo para te atender. Agora devemos saber que os assentos Smiles são limitados e que não há para todo mundo ou não há nas datas que todos desejam. Lembre-se que a promção Smiles de emissaão com numero de milhas reduzidas tem regras e não se aplica a todos os vôos. Tendo isso em vista, insista sim, mantendo o bom humor e a educação. Pode ser que você consiga. Eu consegui.

Um abraço aos dois

Rodrigo Purisch disse...

Maceu,


Realmente as tarifas subiram. Coisa de 500USD a passagem. Acompanhe a Spirit, se ela lançar uma promoção, a American tenta igualar.

Nesses níveis, Bogotá fica muito menos interessante. Vide uma promoção da AA ou Copa de BH para Miami..

Um abraço

Caio Braz disse...

Ótimo artigo Rodrigo, como sempre.

Vou tentar essa estratégia para ir até Cuba, voando até Bogotá (que é uma cidade interessante e merece uns 3 dias), e de lá pegar a Cubana de Aviacion com direção à ilha de Castro.

Há disponibilidade com saídas do RJ e SP para Bogotá em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro. As atendentes Smiles estão bem tranquilas e tenho esperado pouquíssimo para ser atendido. Surpreendente.

Anônimo disse...

Rodrigo, primeiro tenho que te parabenizar pelo blog.... passei a tarde toda por aqui.... rs
cara, ano que vem pretendo passar uns meses na Europa.... não sei ainda o país, a idéia tá bem crua, mas já tô começando a me planejar.... a intenção é fazer algum curso de idioma, e trabalhar por lá pra me bancar.... tenho que gastar o mínimo possível (óbvio, não? rs).
sou leigo no assunto, será q vc pode me dar uma força?? tipo, quais os meses (1º semestre 09) mais baratos para comprar passagem de avião, quanto tempo antes eu devo ir atrás das passagens, se o ideal é fazer tudo por conta própria ou colocar agência na parada, etc....
bom, desculpe aí qualquer coisa.
um abraço.

Anônimo disse...

Rodrigo, porque v. escolheu bogotá e não caracas? Fica mais barato ou foi pela cidade (imagino que bogotá seja bem mais interessante que caracas...)
V. teve algum problemas no aeroporto em bogotá com relação a segurança do aeroporto?
valeu!
wan

FILIGRANA disse...

Rodrigo,
Tenho acompanhado seus posts que estão pra lá de perfeitos, pois além de passar todas as dicas como viabilizar esse roteiroxcustos, alerta para os cuidados que a pessoa tem que ter ao planejar e avaliar item por item, considerando vários aspectos. Dá uma vontade enooorme de copiar sua estratégia, mas é preciso ponderar com calma mesmo.
Parabéns e abraços !
Majô

Anônimo disse...

Rodrigo,
já estou assídua aqui! Você entende muito disso. Comentei ha uns dias, pois quero ir pra Paris em Dezembro, ia comprar a passagem hoje, mas de ontem para hoje com a alta do dolar e mais algum motivo q desconheço todas subiram mto. Acha que tem chance de baixar alguma coisa novamente? Ouvi de um voo Rio-Madrid pela Gestair (parceira da Iberia) e de la pra Paris com a AirEuropa, mas nao consegui ver esta passagem ainda...
Aguardo sua sugestao. Obrigada.

mcoral disse...

Rodrigo..muito bacana seu post
imprimi p estudar bem.....
mas, quem tiver cartao Mastercard, AA do Citybank ate o dia 27 de novembro viaja p os EUA pela AA American Airlines com 30 mil milhas......
mas nao podemos descartar esta hipotese...
comentando, com muitas pessoas soube que a Tam, sazonalmente tem promoçoes que por 400 dolares e as 20 mil milhas....da p se ir à Miami...
agora nao sei sobre a veracidade desta info..mas vale conferir.

Marceu disse...

Márcia, se essa promoção da TAM que vc está supondo, existir mesmo, seria bom, pois as tarifas bogota - Miami/Fort Lauderdale estão altas, até mesmo pela Spirit + de R$ 800,00. Também tem que considerar o dolar subindo.. tá desanimando...

Anônimo disse...

Rodrigo, em dezembro terei uma conexão de nove horas durante o dia em Bogotá (vindo de NYC e indo para Santiago). Pergunto: o aeroporto é longe da cidade? Para eu não ficar horas no aeroporto sem fazer nada, você sugere que eu pegue um táxi e peça para ele me deixar em que região? A idéia é nessas nove horas descer do táxi em um lugar central, conhecer alguns lugares legais, almoçar, passear mais um pouco e umas duas horas antes voltar para o aeroporto. Se você achar que vale a pena, posso até alugar um carro. Se não, ando a pé ou de táxi, desde que não fique muito caro.

Outra: como consigo esse Cartão de Vacina Internacional?

Agradeço demais a ajuda.

Marceu disse...

pessee, o cartao de vacina internacional vc consegue em qualquer aeroporto do brasil, basta levar seu comprovante de vacinacao. Eles emitem na hora.

Mari Campos disse...

Rodrigo, esses seus posts assim, estilo passo-a-passo, são fenomenais! Não tem como a gente não ficar altamente inspirado pra fazer a mesma coisa ;)
Parabéns, mais uma vez!!!

Rodrigo Purisch disse...

Caio,

Com esses 3 dias dá para destrinchar bem Bogotá. Depois você conta como foi sua experiência com a Cubana. Essa aí, as Russas e algumas africanas eu deixo como opção de último caso.

Felipe,

Fuja de dezembro, início de janeiro, do Carnaval aqui e de julho. Muitas dessas perguntas suas estão respondidas nos tutoriais a direita do blog. Dê uma lida primeiro e depois tentamos ajudar.

No blog do Caio http://brazcaio.blogspot.com/ o Journey, tem muitas dicas de trabalho e cursos no exterior. E sempre bom buscar informações nas agências especializadas no assuntoo, mesmo porque para trabalhar você vai ter que ter um visto que permita isso.

Wan,

Por Bogotá ficava muito mais barato. Pode ver que no momento existe uma nova crise Caracas/Washington que deve reduzir os vôos para lá. Além disso, Caracas me parece mais violenta e meenso interessante que Bogotá, o aeroporto de Bogotá é mais próximo que o de Caracas da cidade e as taxas de embarque em Bogotá são menores que em Caracas.

Não tive problemas algum no aeroporto nem em Bogotá ou Miami.

Por fim, ouvi que quanto a violação de malas, Caracas está equiparando-se a Buenos Aires = cuuidado com as malas...

Majô,

Você não precisa copiar nada. Seu estilo é ótimo, muito mais leve que o meu. Já te disse, ler seus posts é como viajar com você...

Patrícia,

Quanto mais perto da data, as passagens vão subindo. Lembre-se que o Real desvalorizou-se diante do Dólar e esse não subiu em relação ao Euro... Nós é que perdemos mesmo. Tem algumas promoções na KLM e TAP. Quanto a esse vôo saindo do Rio para Madri, ele deve ser charter (não é regular) com isso as compras devem ser feitas diretamente na operadora enão seguem as regras (direitos e deveres) das cias tradicionais. Se o preço estiver bom, compre mas não esqueça disso.

Por fim a demanda está alta...Fique de olho nos novos vôos que geralmente vem acompanhados de tarifas promocionais de lançamento.

Marcia,

Essa promoção da do cartão City Aadvantage é muito boa. Principalmente se o destino for o Havaí! Ja demos ela aqui algumas vezes.

Quanto essa promoção da TAM, ela não é sazonal não. Ela é esporádica e rara. Como a demanda pelos EUA está em alta, ela é pouco provável no momento. Como estão pipocando vôos para os EUA, quem sabe ela não pode voltar. Essas promocões eram mais comuns no Smiles...

Marceu,
Neste final de semana a Spirit está vendendo passagens para setembro por cerca de 260 USD. O negócio é acompanahr de perto as tarifas, as promoções da Spirit e a resposta das concorrentes (pricpalmente a AA).

Peêsse,

O aeroporto está uns 20/30 min da cidade. Taxi barato. Nem pense em alugar um carro. Vou publicar o miniguia de Bogotá essa semana.

Como disse o Marceu, o cartão tem na Anvisa nos aeroprotos internacionais ou em outros postos dela espalhados pela cidade. Mas você precisa levar seu cartão com a vacina preenchida (data, lote).

Mari,

Obrigado pelos elogios!


Um abraço a todos!

Anônimo disse...

Obrigada Rodrigo, esse seu post foi muito bom mesmo!
um abraço, wan.

Marceu disse...

Grande Rodrigo,Comprei minha passagem Floripa/Bogota/Miami Hoje, para viajar em novembro. Usei smiles (tx emb. U$ 95,00) e Spirit, U$ 287,00 preço final incluindo 15,00 p/ mala. Como vc recomendou destinei 1 dia a mais em Bogota, tanto na ida como na volta. (Tb vai ser interessante visitar Bogota). Isso ai, 5 dias em Miami. Se puder nos passe suas recomendações de passeio por lá. Abraço e boa sorte a todos.

Rodrigo Purisch disse...

Marceu,

Na volta você podia dar sua impressões sobre a Spirit e o aeroporto de Fort Lauderdale. O guia de bogotá sai esta semana. Quato a Miami, deve ter sido minha quarta visita lá, mas conheço pouco a cidade. Sempre de passagem. Dessa vez fui com um propósito específico e nem vi a praia...

Marceu disse...

Claro, será um prazer compartilhar essas informações, tomarei nota de tudo! Eu estive duas vez em Miami, mas também sempre na corrida, dessa vez vou aproveitar!
Abraço, valeu!