A data do início dos vôos não foi divulgada, mas as vagas nos aeroportos foram confirmadas.
sábado, junho 30, 2007
Uma Cia Aérea Onde os Fumantes Serão Bem Vindos
A data do início dos vôos não foi divulgada, mas as vagas nos aeroportos foram confirmadas.
Iberia: 80 anos
TAM: Rumo a Alemanha
A Varig deve sofrer com a concorrência da Lufthansa, que recentemente ampliou a disponibilidade de assentos em direção a Alemanha - já que colocou um avião maior na rota para Munique e com o fim de alguns vôos entre São Paulo e Buenos Aires sobrarão mais assentos para o Brasil nos vôos São Paulo/Frankfurt- e com a TAM que vai ter uma acordo de distribuição de seus passageiros a partir da Alemanha com a mesma Lufthansa.
Mas antes da Alemanha, as próximas rotas internacionais a serem iniciadas serão Montevidéu, Uruguai e Caracas na Venezuela.
sexta-feira, junho 29, 2007
Deu no Aquela Passagem...
Somente hoje é que vários sites, inclusive de jornais, deram a notícia sobre a nova promoção da Gol envolvendo cidades que comemoram aniversário. Mas o Aquela Passagem publicou a mesma notinha ontem às 0:53 da matina (olha que já tinha visto a promoção no dia anterior).
Deve ser a falta de notícias, já que não fica muito bem fazer promoções aéreas em meio ao caos nos aeroportos, mas hoje os principais sites estão publicando uma notinha sobre uma promoção Smiles&Money já dada no Aquela Passagem. Talvez, o reforço na divulgação dessa nota tenha sido dado pela Varig diante da baixa ocupação desse vôo Rio de Janeiro/Frankfurt, já que ele foi lançado recentemente e com pouca divulgação.
Não que faça diferença quem posta primeiro, o importante é informar ao seu público o que lhe interessa, mas fica uma sensação de se eu fico de olho neles, quem sabe alguém de lá não é assinante do meu RSS, mas não tem coragem de confessar? Mas chega de egocentrismo por hoje!
quinta-feira, junho 28, 2007
CVC: Nova Dona da Webjet
Em 2005, a CVC solicitou a ANAC/DAC o direito de operar uma cia aérea, a FG Linhas aéreas que operaria sob o nome fantasia de Samba. Que nome feio........
Mas a competição tarifária durante o correr de 2005 e o início das operações da Webjet, BRA e OceanAir fizeram a CVC rever seus planos.
O tempo passou a CVC cresceu muito, as cias aéreas começaram uma expansão de rotas, veio o caos aéreo e elas devem ter reduzido a disponibilidade de assentos para os vôos charter ou bloqueios por parte das grandes operadora.
O primeiro boato sobre a compra da Webjet pela CVC, eu vi no Jetsite em início de junho. Um bom site focado em aviões que costuma garimpar muita informação nos fóruns de aviação, como eu também faço, mas que tem também uma boa penetração no mercado de aviação. Pena que seja tão pouco interativo.
Os “boatos” como sempre no Brasil foram negados pela Webjet e CVC .
Apesar da negação, vários vôos da Webjet foram remanejados para que pudessem ser usados pela CVC em seus pacotes.
Hoje sai a confirmação de que onde tem fumaça tem fogo. A holding dona da CVC comprou a Webjet e seus 2 aviões.
Acredito que ela deve ampliar o funcionamento da cia aérea e seguir o modelo da operadora espanhola Marsans que é dona da Aerolineas Argentinas, da Air Comet e quer comprar a Spanair da SAS. Outra cia que usa modelo semelhante é a BRA que pertence ao mesmo grupo da PNX operadora.
Sinceramente não sei qual impacto essa venda pode ter na vida do consumidor, mas com certeza vai fortalecer ainda mais a CVC e enfraquecer as pequenas operadoras. Novos boatos dizem ainda que a CVC vai comprar um operadora espanhola com forte atuação no Brasil....
Gol: Promoção Você Faz a Festa
As cidades já incluídas na promoção são João Pessoa (vôos do dia 29 de julho a 02 de agosto com vendas do dia 23 de junho até 03 de julho) e Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho).
Rapidinhas Internacionais de Junho
A Aeroflot desistiu de participar do leilão da Alitalia. Sobrou a AirOne, cujo lucro anual é semelhante ao prejuízo anual da Alitalia e o Matlin-Patterson, aquele grupo que comprou a Varig no leilão. Problemão para o governo Italiano que quer vender a Alitalia sem que sejam feitos cortes de pessoal pela nova controladora.
A Comissão Européia não aprovou a compra da Aer Lingus pela Ryanair, alegando que o negócio poderia prejudicar a concorrência aérea na Irlanda. A Ryanair diz que vai apelar da decisão.
terça-feira, junho 26, 2007
OceanAir: Início dos Vôos Internacionais e Novas Aeronaves
Dia 15 de agosto, a cia deve iniciar seus vôos internacionais, sendo que o destino escolhido é a Cidade do México. Já no dia 7 de setembro iniciam-se os vôos para Luanda, Angola. Os vôos para Lagos na Nigéria deverão se iniciar até o final do ano.
O grupo Sinergy, dono da colombiana Avianca e da brasileira OceanAir está investindo pesado nas duas cias. Quanto mais concorrência melhor. Só esperamos que a OceanAir não repita os erros da sua parceira BRA.
sábado, junho 23, 2007
Férias na Europa
Fui dar uma pesquisada nos GDS. Resultado da pesquisa: As tarifas mais baixas para Europa via EUA , na teoria, têm valor igual ou levemente superior (até 30 USD) às tarifas diretas. Elas acabam saindo mais caras pelas taxas de aeroporto e adicionais de combustível que variam muito de cia para cia. Mesmo assim, com as taxas elas acabam ficando na média 60 a 100 USD mais caras.
Por que na teoria? Porque as tarifas mais baixas das cias americanas são vendidas mais rapidamente, principalmente as da subrota EUA/Europa, já que os americanos tiveram a mesma idéia de ir para a Europa nas férias. Após agosto, fica mais fácil encontrar tarifas via EUA com bons preços. Mas se você tivesse comprado sua passagem em maio para voar em junho, a dica via EUA tinha funcionado.
Outros achados importantes (tendo em mente uma viagem de 7 noites partindo de São Paulo):
Após dia 15 de julho e quanto mais próximo de agosto você procura, maiores são suas chances de encontrar melhores tarifas. Reforçando a teoria de que é importante programar-se com antecedência. Tarifas de última hora existem, mas como achar um bom hotel???
Nem TAP, nem Air Europa, na média as tarifas da KLM estão se destacando nas rotas para Londres, Amsterdan (em agosto a Delta tem boas tarifas também) e Paris.
Para Madri, a competição muda um pouco entrando Air Europa, TAP e Aerolineas, mas a Air China ainda tem o melhor preço, se não, o melhor preço de um vôo Brasil/Europa nos dias em que ela opera (Air China não tem vôo diário).
Para Milão, compare a KLM com a TAM.
Nada do que foi posto acima pode ser considerado uma regra ou algo imutável (as tarifas são muito dinâmicas), mas podem ajudar na sua busca.
sexta-feira, junho 22, 2007
Duetos da Band News FM by Ricardo Boechat
Mas se eu fosse um deles, também não iria me estressar à toa.
O apagão aéreo só vai acabar quando o primeiro sem terra perder uma invasão porque seu vôo foi cancelado.
Alitalia: A Varig Deles
Mas nos próximos dias, as interessadas terão acesso ao data room da cia italiana, onde estão contidos os dados operacionais, ou seja, o que dá e o que não dá lucro para a Alitália. Tanto a Gol como a TAM se habilitaram para ter acesso ao data room da Varig, mas as intenções eram de ter acesso a essas informações e não comprar a Varig.
Vamos ver se o mesmo acontece na Itália.
Internet e Aeroportos
O site ATLarge tem a intenção de montar, com a ajuda dos visitantes do site, um guia dos serviços de Internet nos aeroportos.
O site está no início, mas no futuro pode ser muito útil.
quinta-feira, junho 21, 2007
Manchetes:
Enquanto isso.....
Aeroporto em São Paulo espera pouso de aeronave, há 4 anos....
Senador ameaça jogar no ventilador.....
Em outros países e por muito menos, o povo tinha ido a loucura. Mas como somos um povo pacífico e crente nos nossos políticos (ele foi ou não foi reeleito?) não gritamos mais porque cansa e nos deixa rouco.....
BRA: Encomenda Jatos da Embraer
Por falar em BRA, ela deve voltar a voar para Fernando de Noronha em Julho.
Confusão à Vista
A Infraero deu prazo até 16 de julho, isto mesmo, período de férias, para que a situação seja resolvida. Segundo o O Globo ,ela não presta serviço para a Gol ou TAM, mas apenas para a OceanAir, BRA e Varig. Porém o serviço de carga pode ser muito afetado com a saída da mesma.
A mesma Infraero diz que não haverá caos. E você acredita?
Em país que militar não age como militar (corremos o risco deles declararem greve ou operação padrão em caso de guerra) e político gostar de bancar policial podemos esperar tudo.
quarta-feira, junho 20, 2007
Total: Troca Búzios por Cabo Frio
São vôos aos sábados pela manhã e domingos à noite.
TAM: Novos vôos para Foz do Iguaçu e Novas Encomendas de Boeing 777
Nesta feira, a TAM anunciou que está encomendando mais 4 Boeing 777 que se somarão aos 4 já encomendados. A TAM sempre foi uma cia fiel a européia Airbus, mas parece que a americana Boeing seduziu os bolsos da TAM. Foi anunciado ainda um acordo com uma das principais fornecedoras de turbinas para jatos.
Foram iniciados dois novos vôos , um ligando o Rio de Janeiro e outro ligando Aracaju, via São Paulo, à Foz do Iguaçu. A demanda por assento nos vôos para Foz tem sido alta, principalmente após a saída da Varig da rota.
TAM: Fora do Aeroporto da Pampulha
Mas a TAM não será a única, todas as demais cias que operam vôos de grande porte vão se retirar do Aeroporto da Pampulha em breve, já que por determinação da ANAC e com apoio do Governo de Minas, que deseja também que todos possam ver as recentes obras da ligação Confins/BH, o Pampulha ficará apenas com os vôos regionais.
terça-feira, junho 19, 2007
Blog Aquela Passagem e Comunidade VnV Citados no Site da RBS
Se você ainda não conhece o VnV ou os blogs da comunidade então não perca a chance de conhecê-los. Vários deles possuem links na coluna da direita deste blog e no VnV tem muito mais.
As Low Cost Vieram para Ficar
Poucas Low cost realizam vôos para esses destinos. Mas mudanças devem ocorrer nos próximos anos, pois a japonesa ANA e a coreana Korean Korean estão investindo na criação de low costs em um futuro próximo.
As cias chinesas e as do Sudoeste Asiático já começaram a incomodar esses dois mercados.
United, Delta, Continental e American: Uma opção para ir a Europa
Não canso de dar essa dica e ela pode ser mais útil ainda em tempos de vôos lotados para a Europa durante as férias. Mas atenção, essa dica funciona melhor após 15 de agosto.
Caso você tenha um visto americano, uma passagem via EUA em direção à Europa pode ser uma boa opção para quem não está conseguindo uma boa tarifa no vôo direto.
Os prós dessa opção:
Você pode fazer um stop nos EUA e dessa forma incrementando mais sua viagem.
Aproveite a cotação do Dólar, pois é ele que ficou mais interessante e não o Euro
Você acaba acumulando muito mais milhas, que podem render um vôo no futuro.
Dependendo da cia, o serviço de bordo e a aeronave pode ser superiores aos de algumas cias que fazem os vôos diretos Brasil/Europa.
Os contras:
Aumenta em um dia sua viagem de ida.
Necessita-se visto americano
Você vai ter que conviver com o medo da ameaça terrorista que assombra os EUA.
Por falar em United , ela estará investindo mais nas rotas nacionais nos próximos anos, já que reduziu os investimentos nos vôos internos e recolocará esses investimentos nos vôos internacionais. Quem sabe o Brasil não ganha mais um vôo, além do vôo Rio de Janeiro/Washington se tornar fixo e não sazonal? A United não é perfeita, mas seus serviços costumam ser superiores aos de diversas cias, inclusive as brasucas que só pensam em cortar custos.
sábado, junho 16, 2007
Dicas Sobre Programas de Fidelidade na Conde Nast Traveler: Nada que o leitor do Aquela Passagem Não Conheça
Interessante é notar que os americanos já começaram a reclamar da dificuldade em emitir as passagens prêmio.
Promoção Só para Europeu
Esta nota no site Mercado e Eventos sobre o lançamento do vôo da TAP Brasília/Lisboa dá uma idéia de como as superpromoções não chegam aqui. A TAP estaria com uma tarifa promocional para esse vôo de 466 Euros (cerca de 620 dólares) para quem vem de Portugal para o Brasil. No sentido contrário o vôo custa 1400 dólares...... Por sinal as vendas desse vôo em terras brasileiras vai muito bem obrigado.
ANAC: Novas Normas para Facilitar o Acesso de Portadores de Necessidades Especiais
Constam na norma, a necessidade de vagas nos estacionamentos, treinamento dos funcionários das cias aéreas e aeroportos, bloqueio das 3 primeiras fileiras das aeronaves até 24hs do vôo, tratamento preferencial das bagagens entre outras medidas.
sexta-feira, junho 15, 2007
Data do Fim do Acordo TAM/American Airlines: 11 de Novembro
As passagens emitidas terão validade de 6 meses, portanto, se forem emitidas no último dia da parceria, terão validade até 13 de maio.
Mas os associados do Fidelidade TAM não precisam se desesperar, o fim da parceria com a American deve ser seguida do início da parceira com a United.
Todas sob licença Creative Commons
TAM : Mais uma Promoção de Final de Semana
Adoro ofertas, mas são sempre ofertas de última hora e nem sempre superpromoções. Não custa começar a fazer ofertas em datas um pouco mais distantes. Isso facilitaria o planejamento do passageiro. Essas promoções do tipo fim de feira são boas, mas vamos pensar em algo diferente.
A segunda crítica é a mesma feita pelo Tony do Brazil Travel Blog em uma caixa de comentário abaixo: Para que colocar um link de RSS na página se não tem a intenção de usá-lo? É a terceira promoção seguida do site e nenhum comunicado via RSS. Parece que a equipe da TAM não sabe usar o que tem nas mãos....Foi só elogiar....
Flying Blue Tem Nova Associada: Air Europa
Delta e Continental: Agora Vendem Passagens da Gol
Interessante ver como devagar a Gol/Varig chega mais perto das cias do Skyteam e como a TAM se aproxima da Star Alliance. Só falta a AirFrance/KLM romper seu acordo com a TAM e fazer um com a Gol/Varig.
SAS: Deve Vender a Spanair
Interessante notar que com isso, tanto a Iberia, na qual a British e a Lufthansa demonstram interesse, como a Spanair estarão à venda. Parece que as duas principais cias espanholas estão precisando de reforço para lutar com as boas low cost espanholas, Clickair e Vueling, além de se preparar para a política de céus abertos entre os vôos EUA/Europa.
Dois Por Um na United: Só para a Primeira Classe
Quem tiver cartões American Express e comprar uma passagem até 31 de outubro na Primeira Classe de vôos operados pela United ganha uma segunda passagem para um acompanhante no mesmo vôo. Esta passagem grátis não pontua no programa de fidelidade.
Pena que é uma promoção apenas para os poucos que viajam na Primeira Classe.... Ainda chego lá, nem que seja como convidado....
quarta-feira, junho 13, 2007
BRA e Sua Promoção Dois por Um: Por Sua Conta e Risco
Eu acompanho as promoções da BRA via os sites de notícias do trade turístico, mas não gosto muito de postá-las aqui no Aquela Passagem.
A primeira razão disso é que as promoções da BRA normalmente não apresentam divulgação ou regras acessíveis no site da cia. Posso dizer que desta vez me surpreendi com um banner e regras muito sumárias no site da cia.
A segunda razão, e a mais forte, é que a BRA opera vôos regulares, que seguem as regras normais da aviação comercial às quais estão submetidas os vôos da Gol/Varig, TAM, OceanAir, Total entre outras, e vôos charters. Esses últimos podem ser entendidos como vôos onde a operadora PNX (pertencente ao mesmo grupo dono da BRA) aluga uma aeronave da própria BRA e então vende as passagens aos terceiros. Nesses vôos, as franquias de bagagens podem ser muito menores e as obrigatoriedades de pontualidade e ressarcimento ao passageiro em caso de atraso não são semelhantes as das passagens comumente adquiridas pelos passageiros brasileiros. Por isso, muitas vezes, a BRA orienta ao passageiro ligar para a cia poucos dias antes do vôo para confirmar a data e horário do mesmo. Toda vez que um avião da BRA sofre uma pane, são esses vôos os primeiros a serem afetados. Tudo isso seria aceitável se a BRA deixasse bem claro essas informações no site para os consumidores, mas ela não o faz.
São boas promoções do ponto de vista financeiro, mas podem ser uma roubada se você não tiver a flexibilidade que os vôos dessa cia merecem.
Há pouco tempo a BRA deixou de operar vôos para Colônia na Alemanha após vários problemas com atrasos e com o seu parceiro local. O último relatório de pontualidade liberado pela ANAC não contou com dados da BRA e da sua mais nova parceira, a OceanAir, já que as duas não entregaram a sua documentação a ANAC. Espero que a OceanAir não esteja seguindo o caminho da BRA e sim que o inverso aconteça.
terça-feira, junho 12, 2007
Air China: Opção para Madri
Olha que ela tem alguns parceiros aéreos que permitem acumular milhas voadas na Air China em seus programas de milhagem (Mileage Plus da United e Miles&More da Lufthansa).
LAN está de Olho na Aeroméxico
A LAN que já atua no Chile, Argentina, Equador e Peru quer agora o México. Parece que ela não vai ficar só olhando a TAM ou Gol/Varig crescerem. Bom para a América Latina que terá maior competição regional e cias aéreas mais fortes financeiramente.
South African Airways: Mudanças a Vista
A ótima cia sul africana deve encerrar seus vôos com destino a Paris e retirar os Boeing 747 de operação entre outras mudanças.
Esperamos que a cia tenha sucesso nessas mudanças e que os planos de aumentar suas freqüências para o Brasil não sejam afetados. Existem boatos de um acordo com a TAM (mais uma cia Star Alliance??) em um futuro próximo.
Névoa, Caos, Mídia, Ética, Justiça.......
Enquanto isso, a mídia continuava a mostrar o caos nos aeroportos e agressões a funcionários das cias aéreas cometidas por passageiros, como se isso fosse melhorar a situação ou funcionasse como uma válvula de escape da frustração geral. Agressões foram vistas na Argentina também.
Sou o primeiro a reclamar da qualidade dos serviços prestados pelas nossas cias, mas existem situações que fogem ao controle de nós humanos. Alterações metereológicas importantes (não uma chuvinha qualquer) são incompatíveis com a prática de um vôo seguro, muito mais em um país como a Argentina que vive um caos aéreo devido aos equipamentos obsoletos de controle de trafego aéreo. Mas parece que a insanidade e a necessidade ter audiência têm superado o bom senso.
Algumas pessoas que viram seu feriado prejudicado por um atraso justificado dos vôos, deram-se ao direito de tentar “resolver a situação” com agressões verbais ou físicas. Estamos sim no limite com os problemas envolvendo aeroportos no Brasil, mas nada justifica atos deste tipo. Vivemos uma crise moral e ética e ela pode ser claramente visualizada em situações como essas. Não nos preocupamos mais se nossos prepostos eleitos são corretos ou não, se trabalham a nosso favor ou não, mas achamos que podemos agredir um funcionário de uma cia aérea, que muitas vezes tem um poder de resolução muito reduzido, porque tivemos nossos interesses contrariados. Lei do cada um por si.
A mídia, por sua vez, prefere mostrar os fatos à população como se exibisse uma novela na qual não fazemos parte, não se importando em informar e ao mesmo tempo reforçar a necessidade de serenidade e ética com o próximo. Quanto mais caos, mais audiência e quanto mais audiência, mais lucro.
É claro que a Gol ou TAM não podem justificar aos demais passageiros de outros vôos, que os mesmos terão seu feriado prejudicado por causa dos problemas em Buenos Aires. Por mais que eu entenda que o avião que faria um determinado vôos está impossibilitado de fazê-lo por estar parado aguardando uma melhora do tempo na Argentina, a escolha de usar o determinado avião para fazer a rota Brasil-Argentina e depois um vôo doméstico foi da própria cia. Por isso a mesma deve sempre manter aeronaves de reserva. Se manter aeronaves de reserva representa prejuízo e a cia decide arriscar, ela deve arcar com o risco e indenizar os passageiros. Mas não são os funcionários das cias que devem receber nossa carga de tristeza e raiva, como não são os caixas dos supermercados os responsáveis pelo preço dos mesmos ou os médicos pela falta de estrutura dos hospitais públicos.
Devemos nos conter e concentrar nossas forças na reforma do judiciário e na moralização dos nossos governantes. Fico sempre com a sensação de que um judiciário mais ágil reduziria a sensação de impunidade e diante das pesadas multas ou indenizações, nossas cias aéreas e governantes seriam mais cuidadosos com os serviços prestados. Por outro lado, aqueles que acham que a força ou seus interesses superam os dos demais teriam algo com que realmente se preocupar
quinta-feira, junho 07, 2007
Promoção Smiles e Money: Rio de Janeiro/Frankfurt
Se você está doido para acabar com suas milhas Smiles pode ser uma boa opção para julho.
Mas atenção, essa mesma passagem está sendo vendida por 825 dólares (sem taxas), portanto você estará usando 35.000 milhas para pagar por 525 dólares (mais os 300 dólares pagos em dinheiro), o que dá cerca de 0,015 centavos de dólar por milha, uma cotação favorável para o Smiles. Mas por outro lado, preços assim durante em julho são raros e neste caso se devem a implantação recente da rota pela Varig e pela ausência de parceiros que possam fazer conexões para outras cidades.
TAM: Promoção nos Vôos Noturnos
A promoção ocorre do dia 7 a 10 de junho e envolve vôos até o dia 28 de junho. Os preços são semelhantes aos encontrados nas últimas promoções TAM.
Mais uma promoção de última hora TAM.
quarta-feira, junho 06, 2007
Buenos Aires
Além da Varig, a TAM e Gol possuem vários vôos diários para Buenos Aires. Se você mora em São Paulo, você conta ainda com vôos da British, Lufthansa, LAN e Aerolineas Argentinas. Essa última voa também de Buenos Aires para o Rio de Janeiro.
Você está esperando o que para conhecer ou re-visitar a capital Argentina? Além do dólar favorável, o que não faltam são dicas do que fazer, comprar, comer, entre outras coisas, no Blog Viaje na Viagem do mestre guru Ricardo Freire. Dentre os vários posts, não deixe de ler este com dicas da companheira de tripulação Sylvia, este com um apanhado de dicas da tripulação, este e este, um pouco mais antigo, mas que continua atual, do próprio Ricardo freire.
Só uma coisa me incomoda ao procurar passagens para Buenos Aires (ou Montevidéu): Nossos hermanos pagam muito, mas muito menos que nós Brasileiros para vir dessas cidades para o Brasil. Se você fizer uma busca nos consolidadores ou no site da Gol, você irá ver passagens de 80 reais (cada trecho) ligando Buenos Aires à São Paulo e cerca de 120 reais ligando Montevidéu a mesma São Paulo. Do Brasil para a Argentina ou Uruguai os preços são sempre superiores a 330 reais o trecho saindo de São Paulo. Coisas que só a ANAC e as cias aéreas podem explicar......... Lembre-se a ANAC realiza um controle tarifário no Brasil, o que impede superpromoções, com a justificativa de estar protegendo as cias nacionais de uma concorrência predatória. Nossas cias, principalmente a TAM e Gol/Varig, realmente necessitam de proteção?
terça-feira, junho 05, 2007
Varig: Novas Aeronaves e Mais Tempo para Reiniciar as Rotas Internacionais
Enquanto isso, as novas aeronaves começam a chegar. Há alguns dias nos fóruns de aviação da Internet, estão sendo divulgadas informações de que serão 12 Boeing 767 (fabricados em 1991, 1992 e 2000) e 9 Boeing 737-800 (fabricados em 1998 e 1999). Não são aeronaves muito novas, mas serão usadas até que a Varig se estabilize e que a Gol feche um acordo para aquisição de aeronaves novas junto aos principais fabricantes. Como não falta dinheiro nem uma ótima relação com o Boeing, acredito que essas aeronaves não devam permanecer por muito tempo na Varig.
Segundo uma matéria no site Brasilturis, o próximo destino a ser retomado seria Madri em agosto, seguidos de Cidade do México, Paris, Londres e Roma. Os destinos nos EUA demorariam um pouco mais.
Mudanças no Aadvantage da American Airlines: Redução na Validade da Milhas
Portanto se você acumulou milhas antes de 15 de junho de 2006 e não movimentou sua conta depois disso, fique atento a validade das suas milhas: serão válidas até 15 de dezembro de 2007.
Como o mercado de aviação encontra-se aquecido, as cias dão-se ao luxo de fazer essas modificações.
Portanto, mais uma vez, vou repetir:
“Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas/pontos o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas/pontos pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplo? O programa Smiles da Varig! Ele deixou sem dormir muitos de seus associados durante seu processo de recuperação judicial e leilão que criou a Nova Varig, que cortou várias rotas e acabou por sair da Star Alliance reduzindo em muito as opções de destinos disponíveis para emissão de passagens com milhas Smiles.”
sexta-feira, junho 01, 2007
TAM: Site Só para Promoções de Passagens
O site tem RSS para acompanhar as ofertas. O problema é que no site não estão as regras das promoções ou duração das mesmas. Espero que isso seja corrigido rapidamente. Toda oferta deve ter as regras claras e acessíveis ao consumidor.
Site com ofertas e link RSS : Ponto para a TAM por ter implantado essa prática no Brasil, prática que por sinal é muito comum nos sites americanos de diversas cias internacionais. Sinal que a cia vai continuar investindo na venda direta de passagens ao consumidor.
sábado, junho 30, 2007
Uma Cia Aérea Onde os Fumantes Serão Bem Vindos
A data do início dos vôos não foi divulgada, mas as vagas nos aeroportos foram confirmadas.
Iberia: 80 anos
TAM: Rumo a Alemanha
A Varig deve sofrer com a concorrência da Lufthansa, que recentemente ampliou a disponibilidade de assentos em direção a Alemanha - já que colocou um avião maior na rota para Munique e com o fim de alguns vôos entre São Paulo e Buenos Aires sobrarão mais assentos para o Brasil nos vôos São Paulo/Frankfurt- e com a TAM que vai ter uma acordo de distribuição de seus passageiros a partir da Alemanha com a mesma Lufthansa.
Mas antes da Alemanha, as próximas rotas internacionais a serem iniciadas serão Montevidéu, Uruguai e Caracas na Venezuela.
sexta-feira, junho 29, 2007
Deu no Aquela Passagem...
Somente hoje é que vários sites, inclusive de jornais, deram a notícia sobre a nova promoção da Gol envolvendo cidades que comemoram aniversário. Mas o Aquela Passagem publicou a mesma notinha ontem às 0:53 da matina (olha que já tinha visto a promoção no dia anterior).
Deve ser a falta de notícias, já que não fica muito bem fazer promoções aéreas em meio ao caos nos aeroportos, mas hoje os principais sites estão publicando uma notinha sobre uma promoção Smiles&Money já dada no Aquela Passagem. Talvez, o reforço na divulgação dessa nota tenha sido dado pela Varig diante da baixa ocupação desse vôo Rio de Janeiro/Frankfurt, já que ele foi lançado recentemente e com pouca divulgação.
Não que faça diferença quem posta primeiro, o importante é informar ao seu público o que lhe interessa, mas fica uma sensação de se eu fico de olho neles, quem sabe alguém de lá não é assinante do meu RSS, mas não tem coragem de confessar? Mas chega de egocentrismo por hoje!
quinta-feira, junho 28, 2007
CVC: Nova Dona da Webjet
Em 2005, a CVC solicitou a ANAC/DAC o direito de operar uma cia aérea, a FG Linhas aéreas que operaria sob o nome fantasia de Samba. Que nome feio........
Mas a competição tarifária durante o correr de 2005 e o início das operações da Webjet, BRA e OceanAir fizeram a CVC rever seus planos.
O tempo passou a CVC cresceu muito, as cias aéreas começaram uma expansão de rotas, veio o caos aéreo e elas devem ter reduzido a disponibilidade de assentos para os vôos charter ou bloqueios por parte das grandes operadora.
O primeiro boato sobre a compra da Webjet pela CVC, eu vi no Jetsite em início de junho. Um bom site focado em aviões que costuma garimpar muita informação nos fóruns de aviação, como eu também faço, mas que tem também uma boa penetração no mercado de aviação. Pena que seja tão pouco interativo.
Os “boatos” como sempre no Brasil foram negados pela Webjet e CVC .
Apesar da negação, vários vôos da Webjet foram remanejados para que pudessem ser usados pela CVC em seus pacotes.
Hoje sai a confirmação de que onde tem fumaça tem fogo. A holding dona da CVC comprou a Webjet e seus 2 aviões.
Acredito que ela deve ampliar o funcionamento da cia aérea e seguir o modelo da operadora espanhola Marsans que é dona da Aerolineas Argentinas, da Air Comet e quer comprar a Spanair da SAS. Outra cia que usa modelo semelhante é a BRA que pertence ao mesmo grupo da PNX operadora.
Sinceramente não sei qual impacto essa venda pode ter na vida do consumidor, mas com certeza vai fortalecer ainda mais a CVC e enfraquecer as pequenas operadoras. Novos boatos dizem ainda que a CVC vai comprar um operadora espanhola com forte atuação no Brasil....
Gol: Promoção Você Faz a Festa
As cidades já incluídas na promoção são João Pessoa (vôos do dia 29 de julho a 02 de agosto com vendas do dia 23 de junho até 03 de julho) e Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho).
Rapidinhas Internacionais de Junho
A Aeroflot desistiu de participar do leilão da Alitalia. Sobrou a AirOne, cujo lucro anual é semelhante ao prejuízo anual da Alitalia e o Matlin-Patterson, aquele grupo que comprou a Varig no leilão. Problemão para o governo Italiano que quer vender a Alitalia sem que sejam feitos cortes de pessoal pela nova controladora.
A Comissão Européia não aprovou a compra da Aer Lingus pela Ryanair, alegando que o negócio poderia prejudicar a concorrência aérea na Irlanda. A Ryanair diz que vai apelar da decisão.
terça-feira, junho 26, 2007
OceanAir: Início dos Vôos Internacionais e Novas Aeronaves
Dia 15 de agosto, a cia deve iniciar seus vôos internacionais, sendo que o destino escolhido é a Cidade do México. Já no dia 7 de setembro iniciam-se os vôos para Luanda, Angola. Os vôos para Lagos na Nigéria deverão se iniciar até o final do ano.
O grupo Sinergy, dono da colombiana Avianca e da brasileira OceanAir está investindo pesado nas duas cias. Quanto mais concorrência melhor. Só esperamos que a OceanAir não repita os erros da sua parceira BRA.
sábado, junho 23, 2007
Férias na Europa
Fui dar uma pesquisada nos GDS. Resultado da pesquisa: As tarifas mais baixas para Europa via EUA , na teoria, têm valor igual ou levemente superior (até 30 USD) às tarifas diretas. Elas acabam saindo mais caras pelas taxas de aeroporto e adicionais de combustível que variam muito de cia para cia. Mesmo assim, com as taxas elas acabam ficando na média 60 a 100 USD mais caras.
Por que na teoria? Porque as tarifas mais baixas das cias americanas são vendidas mais rapidamente, principalmente as da subrota EUA/Europa, já que os americanos tiveram a mesma idéia de ir para a Europa nas férias. Após agosto, fica mais fácil encontrar tarifas via EUA com bons preços. Mas se você tivesse comprado sua passagem em maio para voar em junho, a dica via EUA tinha funcionado.
Outros achados importantes (tendo em mente uma viagem de 7 noites partindo de São Paulo):
Após dia 15 de julho e quanto mais próximo de agosto você procura, maiores são suas chances de encontrar melhores tarifas. Reforçando a teoria de que é importante programar-se com antecedência. Tarifas de última hora existem, mas como achar um bom hotel???
Nem TAP, nem Air Europa, na média as tarifas da KLM estão se destacando nas rotas para Londres, Amsterdan (em agosto a Delta tem boas tarifas também) e Paris.
Para Madri, a competição muda um pouco entrando Air Europa, TAP e Aerolineas, mas a Air China ainda tem o melhor preço, se não, o melhor preço de um vôo Brasil/Europa nos dias em que ela opera (Air China não tem vôo diário).
Para Milão, compare a KLM com a TAM.
Nada do que foi posto acima pode ser considerado uma regra ou algo imutável (as tarifas são muito dinâmicas), mas podem ajudar na sua busca.
sexta-feira, junho 22, 2007
Duetos da Band News FM by Ricardo Boechat
Mas se eu fosse um deles, também não iria me estressar à toa.
O apagão aéreo só vai acabar quando o primeiro sem terra perder uma invasão porque seu vôo foi cancelado.
Alitalia: A Varig Deles
Mas nos próximos dias, as interessadas terão acesso ao data room da cia italiana, onde estão contidos os dados operacionais, ou seja, o que dá e o que não dá lucro para a Alitália. Tanto a Gol como a TAM se habilitaram para ter acesso ao data room da Varig, mas as intenções eram de ter acesso a essas informações e não comprar a Varig.
Vamos ver se o mesmo acontece na Itália.
Internet e Aeroportos
O site ATLarge tem a intenção de montar, com a ajuda dos visitantes do site, um guia dos serviços de Internet nos aeroportos.
O site está no início, mas no futuro pode ser muito útil.
quinta-feira, junho 21, 2007
Manchetes:
Enquanto isso.....
Aeroporto em São Paulo espera pouso de aeronave, há 4 anos....
Senador ameaça jogar no ventilador.....
Em outros países e por muito menos, o povo tinha ido a loucura. Mas como somos um povo pacífico e crente nos nossos políticos (ele foi ou não foi reeleito?) não gritamos mais porque cansa e nos deixa rouco.....
BRA: Encomenda Jatos da Embraer
Por falar em BRA, ela deve voltar a voar para Fernando de Noronha em Julho.
Confusão à Vista
A Infraero deu prazo até 16 de julho, isto mesmo, período de férias, para que a situação seja resolvida. Segundo o O Globo ,ela não presta serviço para a Gol ou TAM, mas apenas para a OceanAir, BRA e Varig. Porém o serviço de carga pode ser muito afetado com a saída da mesma.
A mesma Infraero diz que não haverá caos. E você acredita?
Em país que militar não age como militar (corremos o risco deles declararem greve ou operação padrão em caso de guerra) e político gostar de bancar policial podemos esperar tudo.
quarta-feira, junho 20, 2007
Total: Troca Búzios por Cabo Frio
São vôos aos sábados pela manhã e domingos à noite.
TAM: Novos vôos para Foz do Iguaçu e Novas Encomendas de Boeing 777
Nesta feira, a TAM anunciou que está encomendando mais 4 Boeing 777 que se somarão aos 4 já encomendados. A TAM sempre foi uma cia fiel a européia Airbus, mas parece que a americana Boeing seduziu os bolsos da TAM. Foi anunciado ainda um acordo com uma das principais fornecedoras de turbinas para jatos.
Foram iniciados dois novos vôos , um ligando o Rio de Janeiro e outro ligando Aracaju, via São Paulo, à Foz do Iguaçu. A demanda por assento nos vôos para Foz tem sido alta, principalmente após a saída da Varig da rota.
TAM: Fora do Aeroporto da Pampulha
Mas a TAM não será a única, todas as demais cias que operam vôos de grande porte vão se retirar do Aeroporto da Pampulha em breve, já que por determinação da ANAC e com apoio do Governo de Minas, que deseja também que todos possam ver as recentes obras da ligação Confins/BH, o Pampulha ficará apenas com os vôos regionais.
terça-feira, junho 19, 2007
Blog Aquela Passagem e Comunidade VnV Citados no Site da RBS
Se você ainda não conhece o VnV ou os blogs da comunidade então não perca a chance de conhecê-los. Vários deles possuem links na coluna da direita deste blog e no VnV tem muito mais.
As Low Cost Vieram para Ficar
Poucas Low cost realizam vôos para esses destinos. Mas mudanças devem ocorrer nos próximos anos, pois a japonesa ANA e a coreana Korean Korean estão investindo na criação de low costs em um futuro próximo.
As cias chinesas e as do Sudoeste Asiático já começaram a incomodar esses dois mercados.
United, Delta, Continental e American: Uma opção para ir a Europa
Não canso de dar essa dica e ela pode ser mais útil ainda em tempos de vôos lotados para a Europa durante as férias. Mas atenção, essa dica funciona melhor após 15 de agosto.
Caso você tenha um visto americano, uma passagem via EUA em direção à Europa pode ser uma boa opção para quem não está conseguindo uma boa tarifa no vôo direto.
Os prós dessa opção:
Você pode fazer um stop nos EUA e dessa forma incrementando mais sua viagem.
Aproveite a cotação do Dólar, pois é ele que ficou mais interessante e não o Euro
Você acaba acumulando muito mais milhas, que podem render um vôo no futuro.
Dependendo da cia, o serviço de bordo e a aeronave pode ser superiores aos de algumas cias que fazem os vôos diretos Brasil/Europa.
Os contras:
Aumenta em um dia sua viagem de ida.
Necessita-se visto americano
Você vai ter que conviver com o medo da ameaça terrorista que assombra os EUA.
Por falar em United , ela estará investindo mais nas rotas nacionais nos próximos anos, já que reduziu os investimentos nos vôos internos e recolocará esses investimentos nos vôos internacionais. Quem sabe o Brasil não ganha mais um vôo, além do vôo Rio de Janeiro/Washington se tornar fixo e não sazonal? A United não é perfeita, mas seus serviços costumam ser superiores aos de diversas cias, inclusive as brasucas que só pensam em cortar custos.
sábado, junho 16, 2007
Dicas Sobre Programas de Fidelidade na Conde Nast Traveler: Nada que o leitor do Aquela Passagem Não Conheça
Interessante é notar que os americanos já começaram a reclamar da dificuldade em emitir as passagens prêmio.
Promoção Só para Europeu
Esta nota no site Mercado e Eventos sobre o lançamento do vôo da TAP Brasília/Lisboa dá uma idéia de como as superpromoções não chegam aqui. A TAP estaria com uma tarifa promocional para esse vôo de 466 Euros (cerca de 620 dólares) para quem vem de Portugal para o Brasil. No sentido contrário o vôo custa 1400 dólares...... Por sinal as vendas desse vôo em terras brasileiras vai muito bem obrigado.
ANAC: Novas Normas para Facilitar o Acesso de Portadores de Necessidades Especiais
Constam na norma, a necessidade de vagas nos estacionamentos, treinamento dos funcionários das cias aéreas e aeroportos, bloqueio das 3 primeiras fileiras das aeronaves até 24hs do vôo, tratamento preferencial das bagagens entre outras medidas.
sexta-feira, junho 15, 2007
Data do Fim do Acordo TAM/American Airlines: 11 de Novembro
As passagens emitidas terão validade de 6 meses, portanto, se forem emitidas no último dia da parceria, terão validade até 13 de maio.
Mas os associados do Fidelidade TAM não precisam se desesperar, o fim da parceria com a American deve ser seguida do início da parceira com a United.
Todas sob licença Creative Commons
TAM : Mais uma Promoção de Final de Semana
Adoro ofertas, mas são sempre ofertas de última hora e nem sempre superpromoções. Não custa começar a fazer ofertas em datas um pouco mais distantes. Isso facilitaria o planejamento do passageiro. Essas promoções do tipo fim de feira são boas, mas vamos pensar em algo diferente.
A segunda crítica é a mesma feita pelo Tony do Brazil Travel Blog em uma caixa de comentário abaixo: Para que colocar um link de RSS na página se não tem a intenção de usá-lo? É a terceira promoção seguida do site e nenhum comunicado via RSS. Parece que a equipe da TAM não sabe usar o que tem nas mãos....Foi só elogiar....
Flying Blue Tem Nova Associada: Air Europa
Delta e Continental: Agora Vendem Passagens da Gol
Interessante ver como devagar a Gol/Varig chega mais perto das cias do Skyteam e como a TAM se aproxima da Star Alliance. Só falta a AirFrance/KLM romper seu acordo com a TAM e fazer um com a Gol/Varig.
SAS: Deve Vender a Spanair
Interessante notar que com isso, tanto a Iberia, na qual a British e a Lufthansa demonstram interesse, como a Spanair estarão à venda. Parece que as duas principais cias espanholas estão precisando de reforço para lutar com as boas low cost espanholas, Clickair e Vueling, além de se preparar para a política de céus abertos entre os vôos EUA/Europa.
Dois Por Um na United: Só para a Primeira Classe
Quem tiver cartões American Express e comprar uma passagem até 31 de outubro na Primeira Classe de vôos operados pela United ganha uma segunda passagem para um acompanhante no mesmo vôo. Esta passagem grátis não pontua no programa de fidelidade.
Pena que é uma promoção apenas para os poucos que viajam na Primeira Classe.... Ainda chego lá, nem que seja como convidado....
quarta-feira, junho 13, 2007
BRA e Sua Promoção Dois por Um: Por Sua Conta e Risco
Eu acompanho as promoções da BRA via os sites de notícias do trade turístico, mas não gosto muito de postá-las aqui no Aquela Passagem.
A primeira razão disso é que as promoções da BRA normalmente não apresentam divulgação ou regras acessíveis no site da cia. Posso dizer que desta vez me surpreendi com um banner e regras muito sumárias no site da cia.
A segunda razão, e a mais forte, é que a BRA opera vôos regulares, que seguem as regras normais da aviação comercial às quais estão submetidas os vôos da Gol/Varig, TAM, OceanAir, Total entre outras, e vôos charters. Esses últimos podem ser entendidos como vôos onde a operadora PNX (pertencente ao mesmo grupo dono da BRA) aluga uma aeronave da própria BRA e então vende as passagens aos terceiros. Nesses vôos, as franquias de bagagens podem ser muito menores e as obrigatoriedades de pontualidade e ressarcimento ao passageiro em caso de atraso não são semelhantes as das passagens comumente adquiridas pelos passageiros brasileiros. Por isso, muitas vezes, a BRA orienta ao passageiro ligar para a cia poucos dias antes do vôo para confirmar a data e horário do mesmo. Toda vez que um avião da BRA sofre uma pane, são esses vôos os primeiros a serem afetados. Tudo isso seria aceitável se a BRA deixasse bem claro essas informações no site para os consumidores, mas ela não o faz.
São boas promoções do ponto de vista financeiro, mas podem ser uma roubada se você não tiver a flexibilidade que os vôos dessa cia merecem.
Há pouco tempo a BRA deixou de operar vôos para Colônia na Alemanha após vários problemas com atrasos e com o seu parceiro local. O último relatório de pontualidade liberado pela ANAC não contou com dados da BRA e da sua mais nova parceira, a OceanAir, já que as duas não entregaram a sua documentação a ANAC. Espero que a OceanAir não esteja seguindo o caminho da BRA e sim que o inverso aconteça.
terça-feira, junho 12, 2007
Air China: Opção para Madri
Olha que ela tem alguns parceiros aéreos que permitem acumular milhas voadas na Air China em seus programas de milhagem (Mileage Plus da United e Miles&More da Lufthansa).
LAN está de Olho na Aeroméxico
A LAN que já atua no Chile, Argentina, Equador e Peru quer agora o México. Parece que ela não vai ficar só olhando a TAM ou Gol/Varig crescerem. Bom para a América Latina que terá maior competição regional e cias aéreas mais fortes financeiramente.
South African Airways: Mudanças a Vista
A ótima cia sul africana deve encerrar seus vôos com destino a Paris e retirar os Boeing 747 de operação entre outras mudanças.
Esperamos que a cia tenha sucesso nessas mudanças e que os planos de aumentar suas freqüências para o Brasil não sejam afetados. Existem boatos de um acordo com a TAM (mais uma cia Star Alliance??) em um futuro próximo.
Névoa, Caos, Mídia, Ética, Justiça.......
Enquanto isso, a mídia continuava a mostrar o caos nos aeroportos e agressões a funcionários das cias aéreas cometidas por passageiros, como se isso fosse melhorar a situação ou funcionasse como uma válvula de escape da frustração geral. Agressões foram vistas na Argentina também.
Sou o primeiro a reclamar da qualidade dos serviços prestados pelas nossas cias, mas existem situações que fogem ao controle de nós humanos. Alterações metereológicas importantes (não uma chuvinha qualquer) são incompatíveis com a prática de um vôo seguro, muito mais em um país como a Argentina que vive um caos aéreo devido aos equipamentos obsoletos de controle de trafego aéreo. Mas parece que a insanidade e a necessidade ter audiência têm superado o bom senso.
Algumas pessoas que viram seu feriado prejudicado por um atraso justificado dos vôos, deram-se ao direito de tentar “resolver a situação” com agressões verbais ou físicas. Estamos sim no limite com os problemas envolvendo aeroportos no Brasil, mas nada justifica atos deste tipo. Vivemos uma crise moral e ética e ela pode ser claramente visualizada em situações como essas. Não nos preocupamos mais se nossos prepostos eleitos são corretos ou não, se trabalham a nosso favor ou não, mas achamos que podemos agredir um funcionário de uma cia aérea, que muitas vezes tem um poder de resolução muito reduzido, porque tivemos nossos interesses contrariados. Lei do cada um por si.
A mídia, por sua vez, prefere mostrar os fatos à população como se exibisse uma novela na qual não fazemos parte, não se importando em informar e ao mesmo tempo reforçar a necessidade de serenidade e ética com o próximo. Quanto mais caos, mais audiência e quanto mais audiência, mais lucro.
É claro que a Gol ou TAM não podem justificar aos demais passageiros de outros vôos, que os mesmos terão seu feriado prejudicado por causa dos problemas em Buenos Aires. Por mais que eu entenda que o avião que faria um determinado vôos está impossibilitado de fazê-lo por estar parado aguardando uma melhora do tempo na Argentina, a escolha de usar o determinado avião para fazer a rota Brasil-Argentina e depois um vôo doméstico foi da própria cia. Por isso a mesma deve sempre manter aeronaves de reserva. Se manter aeronaves de reserva representa prejuízo e a cia decide arriscar, ela deve arcar com o risco e indenizar os passageiros. Mas não são os funcionários das cias que devem receber nossa carga de tristeza e raiva, como não são os caixas dos supermercados os responsáveis pelo preço dos mesmos ou os médicos pela falta de estrutura dos hospitais públicos.
Devemos nos conter e concentrar nossas forças na reforma do judiciário e na moralização dos nossos governantes. Fico sempre com a sensação de que um judiciário mais ágil reduziria a sensação de impunidade e diante das pesadas multas ou indenizações, nossas cias aéreas e governantes seriam mais cuidadosos com os serviços prestados. Por outro lado, aqueles que acham que a força ou seus interesses superam os dos demais teriam algo com que realmente se preocupar
quinta-feira, junho 07, 2007
Promoção Smiles e Money: Rio de Janeiro/Frankfurt
Se você está doido para acabar com suas milhas Smiles pode ser uma boa opção para julho.
Mas atenção, essa mesma passagem está sendo vendida por 825 dólares (sem taxas), portanto você estará usando 35.000 milhas para pagar por 525 dólares (mais os 300 dólares pagos em dinheiro), o que dá cerca de 0,015 centavos de dólar por milha, uma cotação favorável para o Smiles. Mas por outro lado, preços assim durante em julho são raros e neste caso se devem a implantação recente da rota pela Varig e pela ausência de parceiros que possam fazer conexões para outras cidades.
TAM: Promoção nos Vôos Noturnos
A promoção ocorre do dia 7 a 10 de junho e envolve vôos até o dia 28 de junho. Os preços são semelhantes aos encontrados nas últimas promoções TAM.
Mais uma promoção de última hora TAM.
quarta-feira, junho 06, 2007
Buenos Aires
Além da Varig, a TAM e Gol possuem vários vôos diários para Buenos Aires. Se você mora em São Paulo, você conta ainda com vôos da British, Lufthansa, LAN e Aerolineas Argentinas. Essa última voa também de Buenos Aires para o Rio de Janeiro.
Você está esperando o que para conhecer ou re-visitar a capital Argentina? Além do dólar favorável, o que não faltam são dicas do que fazer, comprar, comer, entre outras coisas, no Blog Viaje na Viagem do mestre guru Ricardo Freire. Dentre os vários posts, não deixe de ler este com dicas da companheira de tripulação Sylvia, este com um apanhado de dicas da tripulação, este e este, um pouco mais antigo, mas que continua atual, do próprio Ricardo freire.
Só uma coisa me incomoda ao procurar passagens para Buenos Aires (ou Montevidéu): Nossos hermanos pagam muito, mas muito menos que nós Brasileiros para vir dessas cidades para o Brasil. Se você fizer uma busca nos consolidadores ou no site da Gol, você irá ver passagens de 80 reais (cada trecho) ligando Buenos Aires à São Paulo e cerca de 120 reais ligando Montevidéu a mesma São Paulo. Do Brasil para a Argentina ou Uruguai os preços são sempre superiores a 330 reais o trecho saindo de São Paulo. Coisas que só a ANAC e as cias aéreas podem explicar......... Lembre-se a ANAC realiza um controle tarifário no Brasil, o que impede superpromoções, com a justificativa de estar protegendo as cias nacionais de uma concorrência predatória. Nossas cias, principalmente a TAM e Gol/Varig, realmente necessitam de proteção?
terça-feira, junho 05, 2007
Varig: Novas Aeronaves e Mais Tempo para Reiniciar as Rotas Internacionais
Enquanto isso, as novas aeronaves começam a chegar. Há alguns dias nos fóruns de aviação da Internet, estão sendo divulgadas informações de que serão 12 Boeing 767 (fabricados em 1991, 1992 e 2000) e 9 Boeing 737-800 (fabricados em 1998 e 1999). Não são aeronaves muito novas, mas serão usadas até que a Varig se estabilize e que a Gol feche um acordo para aquisição de aeronaves novas junto aos principais fabricantes. Como não falta dinheiro nem uma ótima relação com o Boeing, acredito que essas aeronaves não devam permanecer por muito tempo na Varig.
Segundo uma matéria no site Brasilturis, o próximo destino a ser retomado seria Madri em agosto, seguidos de Cidade do México, Paris, Londres e Roma. Os destinos nos EUA demorariam um pouco mais.
Mudanças no Aadvantage da American Airlines: Redução na Validade da Milhas
Portanto se você acumulou milhas antes de 15 de junho de 2006 e não movimentou sua conta depois disso, fique atento a validade das suas milhas: serão válidas até 15 de dezembro de 2007.
Como o mercado de aviação encontra-se aquecido, as cias dão-se ao luxo de fazer essas modificações.
Portanto, mais uma vez, vou repetir:
“Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas/pontos o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas/pontos pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplo? O programa Smiles da Varig! Ele deixou sem dormir muitos de seus associados durante seu processo de recuperação judicial e leilão que criou a Nova Varig, que cortou várias rotas e acabou por sair da Star Alliance reduzindo em muito as opções de destinos disponíveis para emissão de passagens com milhas Smiles.”
sexta-feira, junho 01, 2007
TAM: Site Só para Promoções de Passagens
O site tem RSS para acompanhar as ofertas. O problema é que no site não estão as regras das promoções ou duração das mesmas. Espero que isso seja corrigido rapidamente. Toda oferta deve ter as regras claras e acessíveis ao consumidor.
Site com ofertas e link RSS : Ponto para a TAM por ter implantado essa prática no Brasil, prática que por sinal é muito comum nos sites americanos de diversas cias internacionais. Sinal que a cia vai continuar investindo na venda direta de passagens ao consumidor.
sábado, junho 30, 2007
Uma Cia Aérea Onde os Fumantes Serão Bem Vindos
A data do início dos vôos não foi divulgada, mas as vagas nos aeroportos foram confirmadas.
Iberia: 80 anos
TAM: Rumo a Alemanha
A Varig deve sofrer com a concorrência da Lufthansa, que recentemente ampliou a disponibilidade de assentos em direção a Alemanha - já que colocou um avião maior na rota para Munique e com o fim de alguns vôos entre São Paulo e Buenos Aires sobrarão mais assentos para o Brasil nos vôos São Paulo/Frankfurt- e com a TAM que vai ter uma acordo de distribuição de seus passageiros a partir da Alemanha com a mesma Lufthansa.
Mas antes da Alemanha, as próximas rotas internacionais a serem iniciadas serão Montevidéu, Uruguai e Caracas na Venezuela.
sexta-feira, junho 29, 2007
Deu no Aquela Passagem...
Somente hoje é que vários sites, inclusive de jornais, deram a notícia sobre a nova promoção da Gol envolvendo cidades que comemoram aniversário. Mas o Aquela Passagem publicou a mesma notinha ontem às 0:53 da matina (olha que já tinha visto a promoção no dia anterior).
Deve ser a falta de notícias, já que não fica muito bem fazer promoções aéreas em meio ao caos nos aeroportos, mas hoje os principais sites estão publicando uma notinha sobre uma promoção Smiles&Money já dada no Aquela Passagem. Talvez, o reforço na divulgação dessa nota tenha sido dado pela Varig diante da baixa ocupação desse vôo Rio de Janeiro/Frankfurt, já que ele foi lançado recentemente e com pouca divulgação.
Não que faça diferença quem posta primeiro, o importante é informar ao seu público o que lhe interessa, mas fica uma sensação de se eu fico de olho neles, quem sabe alguém de lá não é assinante do meu RSS, mas não tem coragem de confessar? Mas chega de egocentrismo por hoje!
quinta-feira, junho 28, 2007
CVC: Nova Dona da Webjet
Em 2005, a CVC solicitou a ANAC/DAC o direito de operar uma cia aérea, a FG Linhas aéreas que operaria sob o nome fantasia de Samba. Que nome feio........
Mas a competição tarifária durante o correr de 2005 e o início das operações da Webjet, BRA e OceanAir fizeram a CVC rever seus planos.
O tempo passou a CVC cresceu muito, as cias aéreas começaram uma expansão de rotas, veio o caos aéreo e elas devem ter reduzido a disponibilidade de assentos para os vôos charter ou bloqueios por parte das grandes operadora.
O primeiro boato sobre a compra da Webjet pela CVC, eu vi no Jetsite em início de junho. Um bom site focado em aviões que costuma garimpar muita informação nos fóruns de aviação, como eu também faço, mas que tem também uma boa penetração no mercado de aviação. Pena que seja tão pouco interativo.
Os “boatos” como sempre no Brasil foram negados pela Webjet e CVC .
Apesar da negação, vários vôos da Webjet foram remanejados para que pudessem ser usados pela CVC em seus pacotes.
Hoje sai a confirmação de que onde tem fumaça tem fogo. A holding dona da CVC comprou a Webjet e seus 2 aviões.
Acredito que ela deve ampliar o funcionamento da cia aérea e seguir o modelo da operadora espanhola Marsans que é dona da Aerolineas Argentinas, da Air Comet e quer comprar a Spanair da SAS. Outra cia que usa modelo semelhante é a BRA que pertence ao mesmo grupo da PNX operadora.
Sinceramente não sei qual impacto essa venda pode ter na vida do consumidor, mas com certeza vai fortalecer ainda mais a CVC e enfraquecer as pequenas operadoras. Novos boatos dizem ainda que a CVC vai comprar um operadora espanhola com forte atuação no Brasil....
Gol: Promoção Você Faz a Festa
As cidades já incluídas na promoção são João Pessoa (vôos do dia 29 de julho a 02 de agosto com vendas do dia 23 de junho até 03 de julho) e Teresina (vôos do dia 14 de julho a 16 de agosto com vendas do dia 30 de junho até 17 de julho).
Rapidinhas Internacionais de Junho
A Aeroflot desistiu de participar do leilão da Alitalia. Sobrou a AirOne, cujo lucro anual é semelhante ao prejuízo anual da Alitalia e o Matlin-Patterson, aquele grupo que comprou a Varig no leilão. Problemão para o governo Italiano que quer vender a Alitalia sem que sejam feitos cortes de pessoal pela nova controladora.
A Comissão Européia não aprovou a compra da Aer Lingus pela Ryanair, alegando que o negócio poderia prejudicar a concorrência aérea na Irlanda. A Ryanair diz que vai apelar da decisão.
terça-feira, junho 26, 2007
OceanAir: Início dos Vôos Internacionais e Novas Aeronaves
Dia 15 de agosto, a cia deve iniciar seus vôos internacionais, sendo que o destino escolhido é a Cidade do México. Já no dia 7 de setembro iniciam-se os vôos para Luanda, Angola. Os vôos para Lagos na Nigéria deverão se iniciar até o final do ano.
O grupo Sinergy, dono da colombiana Avianca e da brasileira OceanAir está investindo pesado nas duas cias. Quanto mais concorrência melhor. Só esperamos que a OceanAir não repita os erros da sua parceira BRA.
sábado, junho 23, 2007
Férias na Europa
Fui dar uma pesquisada nos GDS. Resultado da pesquisa: As tarifas mais baixas para Europa via EUA , na teoria, têm valor igual ou levemente superior (até 30 USD) às tarifas diretas. Elas acabam saindo mais caras pelas taxas de aeroporto e adicionais de combustível que variam muito de cia para cia. Mesmo assim, com as taxas elas acabam ficando na média 60 a 100 USD mais caras.
Por que na teoria? Porque as tarifas mais baixas das cias americanas são vendidas mais rapidamente, principalmente as da subrota EUA/Europa, já que os americanos tiveram a mesma idéia de ir para a Europa nas férias. Após agosto, fica mais fácil encontrar tarifas via EUA com bons preços. Mas se você tivesse comprado sua passagem em maio para voar em junho, a dica via EUA tinha funcionado.
Outros achados importantes (tendo em mente uma viagem de 7 noites partindo de São Paulo):
Após dia 15 de julho e quanto mais próximo de agosto você procura, maiores são suas chances de encontrar melhores tarifas. Reforçando a teoria de que é importante programar-se com antecedência. Tarifas de última hora existem, mas como achar um bom hotel???
Nem TAP, nem Air Europa, na média as tarifas da KLM estão se destacando nas rotas para Londres, Amsterdan (em agosto a Delta tem boas tarifas também) e Paris.
Para Madri, a competição muda um pouco entrando Air Europa, TAP e Aerolineas, mas a Air China ainda tem o melhor preço, se não, o melhor preço de um vôo Brasil/Europa nos dias em que ela opera (Air China não tem vôo diário).
Para Milão, compare a KLM com a TAM.
Nada do que foi posto acima pode ser considerado uma regra ou algo imutável (as tarifas são muito dinâmicas), mas podem ajudar na sua busca.
sexta-feira, junho 22, 2007
Duetos da Band News FM by Ricardo Boechat
Mas se eu fosse um deles, também não iria me estressar à toa.
O apagão aéreo só vai acabar quando o primeiro sem terra perder uma invasão porque seu vôo foi cancelado.
Alitalia: A Varig Deles
Mas nos próximos dias, as interessadas terão acesso ao data room da cia italiana, onde estão contidos os dados operacionais, ou seja, o que dá e o que não dá lucro para a Alitália. Tanto a Gol como a TAM se habilitaram para ter acesso ao data room da Varig, mas as intenções eram de ter acesso a essas informações e não comprar a Varig.
Vamos ver se o mesmo acontece na Itália.
Internet e Aeroportos
O site ATLarge tem a intenção de montar, com a ajuda dos visitantes do site, um guia dos serviços de Internet nos aeroportos.
O site está no início, mas no futuro pode ser muito útil.
quinta-feira, junho 21, 2007
Manchetes:
Enquanto isso.....
Aeroporto em São Paulo espera pouso de aeronave, há 4 anos....
Senador ameaça jogar no ventilador.....
Em outros países e por muito menos, o povo tinha ido a loucura. Mas como somos um povo pacífico e crente nos nossos políticos (ele foi ou não foi reeleito?) não gritamos mais porque cansa e nos deixa rouco.....
BRA: Encomenda Jatos da Embraer
Por falar em BRA, ela deve voltar a voar para Fernando de Noronha em Julho.
Confusão à Vista
A Infraero deu prazo até 16 de julho, isto mesmo, período de férias, para que a situação seja resolvida. Segundo o O Globo ,ela não presta serviço para a Gol ou TAM, mas apenas para a OceanAir, BRA e Varig. Porém o serviço de carga pode ser muito afetado com a saída da mesma.
A mesma Infraero diz que não haverá caos. E você acredita?
Em país que militar não age como militar (corremos o risco deles declararem greve ou operação padrão em caso de guerra) e político gostar de bancar policial podemos esperar tudo.
quarta-feira, junho 20, 2007
Total: Troca Búzios por Cabo Frio
São vôos aos sábados pela manhã e domingos à noite.
TAM: Novos vôos para Foz do Iguaçu e Novas Encomendas de Boeing 777
Nesta feira, a TAM anunciou que está encomendando mais 4 Boeing 777 que se somarão aos 4 já encomendados. A TAM sempre foi uma cia fiel a européia Airbus, mas parece que a americana Boeing seduziu os bolsos da TAM. Foi anunciado ainda um acordo com uma das principais fornecedoras de turbinas para jatos.
Foram iniciados dois novos vôos , um ligando o Rio de Janeiro e outro ligando Aracaju, via São Paulo, à Foz do Iguaçu. A demanda por assento nos vôos para Foz tem sido alta, principalmente após a saída da Varig da rota.
TAM: Fora do Aeroporto da Pampulha
Mas a TAM não será a única, todas as demais cias que operam vôos de grande porte vão se retirar do Aeroporto da Pampulha em breve, já que por determinação da ANAC e com apoio do Governo de Minas, que deseja também que todos possam ver as recentes obras da ligação Confins/BH, o Pampulha ficará apenas com os vôos regionais.
terça-feira, junho 19, 2007
Blog Aquela Passagem e Comunidade VnV Citados no Site da RBS
Se você ainda não conhece o VnV ou os blogs da comunidade então não perca a chance de conhecê-los. Vários deles possuem links na coluna da direita deste blog e no VnV tem muito mais.
As Low Cost Vieram para Ficar
Poucas Low cost realizam vôos para esses destinos. Mas mudanças devem ocorrer nos próximos anos, pois a japonesa ANA e a coreana Korean Korean estão investindo na criação de low costs em um futuro próximo.
As cias chinesas e as do Sudoeste Asiático já começaram a incomodar esses dois mercados.
United, Delta, Continental e American: Uma opção para ir a Europa
Não canso de dar essa dica e ela pode ser mais útil ainda em tempos de vôos lotados para a Europa durante as férias. Mas atenção, essa dica funciona melhor após 15 de agosto.
Caso você tenha um visto americano, uma passagem via EUA em direção à Europa pode ser uma boa opção para quem não está conseguindo uma boa tarifa no vôo direto.
Os prós dessa opção:
Você pode fazer um stop nos EUA e dessa forma incrementando mais sua viagem.
Aproveite a cotação do Dólar, pois é ele que ficou mais interessante e não o Euro
Você acaba acumulando muito mais milhas, que podem render um vôo no futuro.
Dependendo da cia, o serviço de bordo e a aeronave pode ser superiores aos de algumas cias que fazem os vôos diretos Brasil/Europa.
Os contras:
Aumenta em um dia sua viagem de ida.
Necessita-se visto americano
Você vai ter que conviver com o medo da ameaça terrorista que assombra os EUA.
Por falar em United , ela estará investindo mais nas rotas nacionais nos próximos anos, já que reduziu os investimentos nos vôos internos e recolocará esses investimentos nos vôos internacionais. Quem sabe o Brasil não ganha mais um vôo, além do vôo Rio de Janeiro/Washington se tornar fixo e não sazonal? A United não é perfeita, mas seus serviços costumam ser superiores aos de diversas cias, inclusive as brasucas que só pensam em cortar custos.
sábado, junho 16, 2007
Dicas Sobre Programas de Fidelidade na Conde Nast Traveler: Nada que o leitor do Aquela Passagem Não Conheça
Interessante é notar que os americanos já começaram a reclamar da dificuldade em emitir as passagens prêmio.
Promoção Só para Europeu
Esta nota no site Mercado e Eventos sobre o lançamento do vôo da TAP Brasília/Lisboa dá uma idéia de como as superpromoções não chegam aqui. A TAP estaria com uma tarifa promocional para esse vôo de 466 Euros (cerca de 620 dólares) para quem vem de Portugal para o Brasil. No sentido contrário o vôo custa 1400 dólares...... Por sinal as vendas desse vôo em terras brasileiras vai muito bem obrigado.
ANAC: Novas Normas para Facilitar o Acesso de Portadores de Necessidades Especiais
Constam na norma, a necessidade de vagas nos estacionamentos, treinamento dos funcionários das cias aéreas e aeroportos, bloqueio das 3 primeiras fileiras das aeronaves até 24hs do vôo, tratamento preferencial das bagagens entre outras medidas.
sexta-feira, junho 15, 2007
Data do Fim do Acordo TAM/American Airlines: 11 de Novembro
As passagens emitidas terão validade de 6 meses, portanto, se forem emitidas no último dia da parceria, terão validade até 13 de maio.
Mas os associados do Fidelidade TAM não precisam se desesperar, o fim da parceria com a American deve ser seguida do início da parceira com a United.
Todas sob licença Creative Commons
TAM : Mais uma Promoção de Final de Semana
Adoro ofertas, mas são sempre ofertas de última hora e nem sempre superpromoções. Não custa começar a fazer ofertas em datas um pouco mais distantes. Isso facilitaria o planejamento do passageiro. Essas promoções do tipo fim de feira são boas, mas vamos pensar em algo diferente.
A segunda crítica é a mesma feita pelo Tony do Brazil Travel Blog em uma caixa de comentário abaixo: Para que colocar um link de RSS na página se não tem a intenção de usá-lo? É a terceira promoção seguida do site e nenhum comunicado via RSS. Parece que a equipe da TAM não sabe usar o que tem nas mãos....Foi só elogiar....
Flying Blue Tem Nova Associada: Air Europa
Delta e Continental: Agora Vendem Passagens da Gol
Interessante ver como devagar a Gol/Varig chega mais perto das cias do Skyteam e como a TAM se aproxima da Star Alliance. Só falta a AirFrance/KLM romper seu acordo com a TAM e fazer um com a Gol/Varig.
SAS: Deve Vender a Spanair
Interessante notar que com isso, tanto a Iberia, na qual a British e a Lufthansa demonstram interesse, como a Spanair estarão à venda. Parece que as duas principais cias espanholas estão precisando de reforço para lutar com as boas low cost espanholas, Clickair e Vueling, além de se preparar para a política de céus abertos entre os vôos EUA/Europa.
Dois Por Um na United: Só para a Primeira Classe
Quem tiver cartões American Express e comprar uma passagem até 31 de outubro na Primeira Classe de vôos operados pela United ganha uma segunda passagem para um acompanhante no mesmo vôo. Esta passagem grátis não pontua no programa de fidelidade.
Pena que é uma promoção apenas para os poucos que viajam na Primeira Classe.... Ainda chego lá, nem que seja como convidado....
quarta-feira, junho 13, 2007
BRA e Sua Promoção Dois por Um: Por Sua Conta e Risco
Eu acompanho as promoções da BRA via os sites de notícias do trade turístico, mas não gosto muito de postá-las aqui no Aquela Passagem.
A primeira razão disso é que as promoções da BRA normalmente não apresentam divulgação ou regras acessíveis no site da cia. Posso dizer que desta vez me surpreendi com um banner e regras muito sumárias no site da cia.
A segunda razão, e a mais forte, é que a BRA opera vôos regulares, que seguem as regras normais da aviação comercial às quais estão submetidas os vôos da Gol/Varig, TAM, OceanAir, Total entre outras, e vôos charters. Esses últimos podem ser entendidos como vôos onde a operadora PNX (pertencente ao mesmo grupo dono da BRA) aluga uma aeronave da própria BRA e então vende as passagens aos terceiros. Nesses vôos, as franquias de bagagens podem ser muito menores e as obrigatoriedades de pontualidade e ressarcimento ao passageiro em caso de atraso não são semelhantes as das passagens comumente adquiridas pelos passageiros brasileiros. Por isso, muitas vezes, a BRA orienta ao passageiro ligar para a cia poucos dias antes do vôo para confirmar a data e horário do mesmo. Toda vez que um avião da BRA sofre uma pane, são esses vôos os primeiros a serem afetados. Tudo isso seria aceitável se a BRA deixasse bem claro essas informações no site para os consumidores, mas ela não o faz.
São boas promoções do ponto de vista financeiro, mas podem ser uma roubada se você não tiver a flexibilidade que os vôos dessa cia merecem.
Há pouco tempo a BRA deixou de operar vôos para Colônia na Alemanha após vários problemas com atrasos e com o seu parceiro local. O último relatório de pontualidade liberado pela ANAC não contou com dados da BRA e da sua mais nova parceira, a OceanAir, já que as duas não entregaram a sua documentação a ANAC. Espero que a OceanAir não esteja seguindo o caminho da BRA e sim que o inverso aconteça.
terça-feira, junho 12, 2007
Air China: Opção para Madri
Olha que ela tem alguns parceiros aéreos que permitem acumular milhas voadas na Air China em seus programas de milhagem (Mileage Plus da United e Miles&More da Lufthansa).
LAN está de Olho na Aeroméxico
A LAN que já atua no Chile, Argentina, Equador e Peru quer agora o México. Parece que ela não vai ficar só olhando a TAM ou Gol/Varig crescerem. Bom para a América Latina que terá maior competição regional e cias aéreas mais fortes financeiramente.
South African Airways: Mudanças a Vista
A ótima cia sul africana deve encerrar seus vôos com destino a Paris e retirar os Boeing 747 de operação entre outras mudanças.
Esperamos que a cia tenha sucesso nessas mudanças e que os planos de aumentar suas freqüências para o Brasil não sejam afetados. Existem boatos de um acordo com a TAM (mais uma cia Star Alliance??) em um futuro próximo.
Névoa, Caos, Mídia, Ética, Justiça.......
Enquanto isso, a mídia continuava a mostrar o caos nos aeroportos e agressões a funcionários das cias aéreas cometidas por passageiros, como se isso fosse melhorar a situação ou funcionasse como uma válvula de escape da frustração geral. Agressões foram vistas na Argentina também.
Sou o primeiro a reclamar da qualidade dos serviços prestados pelas nossas cias, mas existem situações que fogem ao controle de nós humanos. Alterações metereológicas importantes (não uma chuvinha qualquer) são incompatíveis com a prática de um vôo seguro, muito mais em um país como a Argentina que vive um caos aéreo devido aos equipamentos obsoletos de controle de trafego aéreo. Mas parece que a insanidade e a necessidade ter audiência têm superado o bom senso.
Algumas pessoas que viram seu feriado prejudicado por um atraso justificado dos vôos, deram-se ao direito de tentar “resolver a situação” com agressões verbais ou físicas. Estamos sim no limite com os problemas envolvendo aeroportos no Brasil, mas nada justifica atos deste tipo. Vivemos uma crise moral e ética e ela pode ser claramente visualizada em situações como essas. Não nos preocupamos mais se nossos prepostos eleitos são corretos ou não, se trabalham a nosso favor ou não, mas achamos que podemos agredir um funcionário de uma cia aérea, que muitas vezes tem um poder de resolução muito reduzido, porque tivemos nossos interesses contrariados. Lei do cada um por si.
A mídia, por sua vez, prefere mostrar os fatos à população como se exibisse uma novela na qual não fazemos parte, não se importando em informar e ao mesmo tempo reforçar a necessidade de serenidade e ética com o próximo. Quanto mais caos, mais audiência e quanto mais audiência, mais lucro.
É claro que a Gol ou TAM não podem justificar aos demais passageiros de outros vôos, que os mesmos terão seu feriado prejudicado por causa dos problemas em Buenos Aires. Por mais que eu entenda que o avião que faria um determinado vôos está impossibilitado de fazê-lo por estar parado aguardando uma melhora do tempo na Argentina, a escolha de usar o determinado avião para fazer a rota Brasil-Argentina e depois um vôo doméstico foi da própria cia. Por isso a mesma deve sempre manter aeronaves de reserva. Se manter aeronaves de reserva representa prejuízo e a cia decide arriscar, ela deve arcar com o risco e indenizar os passageiros. Mas não são os funcionários das cias que devem receber nossa carga de tristeza e raiva, como não são os caixas dos supermercados os responsáveis pelo preço dos mesmos ou os médicos pela falta de estrutura dos hospitais públicos.
Devemos nos conter e concentrar nossas forças na reforma do judiciário e na moralização dos nossos governantes. Fico sempre com a sensação de que um judiciário mais ágil reduziria a sensação de impunidade e diante das pesadas multas ou indenizações, nossas cias aéreas e governantes seriam mais cuidadosos com os serviços prestados. Por outro lado, aqueles que acham que a força ou seus interesses superam os dos demais teriam algo com que realmente se preocupar
quinta-feira, junho 07, 2007
Promoção Smiles e Money: Rio de Janeiro/Frankfurt
Se você está doido para acabar com suas milhas Smiles pode ser uma boa opção para julho.
Mas atenção, essa mesma passagem está sendo vendida por 825 dólares (sem taxas), portanto você estará usando 35.000 milhas para pagar por 525 dólares (mais os 300 dólares pagos em dinheiro), o que dá cerca de 0,015 centavos de dólar por milha, uma cotação favorável para o Smiles. Mas por outro lado, preços assim durante em julho são raros e neste caso se devem a implantação recente da rota pela Varig e pela ausência de parceiros que possam fazer conexões para outras cidades.
TAM: Promoção nos Vôos Noturnos
A promoção ocorre do dia 7 a 10 de junho e envolve vôos até o dia 28 de junho. Os preços são semelhantes aos encontrados nas últimas promoções TAM.
Mais uma promoção de última hora TAM.
quarta-feira, junho 06, 2007
Buenos Aires
Além da Varig, a TAM e Gol possuem vários vôos diários para Buenos Aires. Se você mora em São Paulo, você conta ainda com vôos da British, Lufthansa, LAN e Aerolineas Argentinas. Essa última voa também de Buenos Aires para o Rio de Janeiro.
Você está esperando o que para conhecer ou re-visitar a capital Argentina? Além do dólar favorável, o que não faltam são dicas do que fazer, comprar, comer, entre outras coisas, no Blog Viaje na Viagem do mestre guru Ricardo Freire. Dentre os vários posts, não deixe de ler este com dicas da companheira de tripulação Sylvia, este com um apanhado de dicas da tripulação, este e este, um pouco mais antigo, mas que continua atual, do próprio Ricardo freire.
Só uma coisa me incomoda ao procurar passagens para Buenos Aires (ou Montevidéu): Nossos hermanos pagam muito, mas muito menos que nós Brasileiros para vir dessas cidades para o Brasil. Se você fizer uma busca nos consolidadores ou no site da Gol, você irá ver passagens de 80 reais (cada trecho) ligando Buenos Aires à São Paulo e cerca de 120 reais ligando Montevidéu a mesma São Paulo. Do Brasil para a Argentina ou Uruguai os preços são sempre superiores a 330 reais o trecho saindo de São Paulo. Coisas que só a ANAC e as cias aéreas podem explicar......... Lembre-se a ANAC realiza um controle tarifário no Brasil, o que impede superpromoções, com a justificativa de estar protegendo as cias nacionais de uma concorrência predatória. Nossas cias, principalmente a TAM e Gol/Varig, realmente necessitam de proteção?
terça-feira, junho 05, 2007
Varig: Novas Aeronaves e Mais Tempo para Reiniciar as Rotas Internacionais
Enquanto isso, as novas aeronaves começam a chegar. Há alguns dias nos fóruns de aviação da Internet, estão sendo divulgadas informações de que serão 12 Boeing 767 (fabricados em 1991, 1992 e 2000) e 9 Boeing 737-800 (fabricados em 1998 e 1999). Não são aeronaves muito novas, mas serão usadas até que a Varig se estabilize e que a Gol feche um acordo para aquisição de aeronaves novas junto aos principais fabricantes. Como não falta dinheiro nem uma ótima relação com o Boeing, acredito que essas aeronaves não devam permanecer por muito tempo na Varig.
Segundo uma matéria no site Brasilturis, o próximo destino a ser retomado seria Madri em agosto, seguidos de Cidade do México, Paris, Londres e Roma. Os destinos nos EUA demorariam um pouco mais.
Mudanças no Aadvantage da American Airlines: Redução na Validade da Milhas
Portanto se você acumulou milhas antes de 15 de junho de 2006 e não movimentou sua conta depois disso, fique atento a validade das suas milhas: serão válidas até 15 de dezembro de 2007.
Como o mercado de aviação encontra-se aquecido, as cias dão-se ao luxo de fazer essas modificações.
Portanto, mais uma vez, vou repetir:
“Mas cuidado, não encare suas milhas como depósitos de longo prazo em uma conta bancária. O ideal é usar as milhas/pontos o mais rápido possível. No correr dos anos, a cia na qual você acumula as tão suadas milhas/pontos pode passar por dificuldades financeiras, cortar parcerias ou rotas que te levavam àquele destino desejado ou mesmo alterar o número de milhas (geralmente para pior) necessárias para determinada passagem prêmio. Exemplo? O programa Smiles da Varig! Ele deixou sem dormir muitos de seus associados durante seu processo de recuperação judicial e leilão que criou a Nova Varig, que cortou várias rotas e acabou por sair da Star Alliance reduzindo em muito as opções de destinos disponíveis para emissão de passagens com milhas Smiles.”
sexta-feira, junho 01, 2007
TAM: Site Só para Promoções de Passagens
O site tem RSS para acompanhar as ofertas. O problema é que no site não estão as regras das promoções ou duração das mesmas. Espero que isso seja corrigido rapidamente. Toda oferta deve ter as regras claras e acessíveis ao consumidor.
Site com ofertas e link RSS : Ponto para a TAM por ter implantado essa prática no Brasil, prática que por sinal é muito comum nos sites americanos de diversas cias internacionais. Sinal que a cia vai continuar investindo na venda direta de passagens ao consumidor.