Aqui serão apresentados os dados das cias aéreas com sede nos EUA, Canadá e México. Mas não deixe de ler as tendências gerais contidas neste post.
Optei por selecionar as principais cias, incluindo as cias tradicionais e as cias de baixo custo (low cost).
Foram levantados os dados referentes as seguintes cias aéreas (clique nos links para ser levado diretamente a página com as regras para o transporte de bagagens):
Aeromexico Air Canada American Continental
Curiosidades:
A maioria das cias norte americanas estão reduzindo a franquia na classe econômica. Onde antes eram permitidas duas peças com até 32 kg cada, agora é permitido apenas 23kg por peça. O interessante é que quase todas mantém os valores anteriores para passagens partindo do Brasil, mas fica a dúvida até quando essas exceção vai durar. Mas se a passagem parte de outros pontos em direção ao Brasil, não deixe de consultar, pois essa nova franquia pode já estar em vigor nessas passagens.
Interessante é que no caso dos EUA, as cias tradicionais é que tem reduzido suas franquias de bagagem para níveis comparáveis aos das cias low costs/baixo custo, quando analisados os vôos internacionais operados em classe econômica.
Um das poucas cias deste grupo que têm franquia em quilos para passagens de/para o Brasil é a Aeromexico com 30 kg na executiva e 20 na econômica. Portanto atenção! Como não foi possível coletar os dados da Oceanair (o site não ajuda), que estará operando vôos entre o Brasil e o México, não foi possível conferir se no quesito franquia a cia brasileira ganha da mexicana.
Muitas cias americanas permitem o transporte de peças com mais de 32 kg mediante o pagamento de taxas extras de excesso de bagagem. Há uma tendência a limitar o máximo em 45kg a peça.
Uma outra tendência é de cobrar cerca de 25 dólares americanos por peça com peso superior a 23kg e inferior a 32kg, quando a franquia for de 23kg por peça.
Um fato mais comum nas cias norte americanas que nas demais cias é a existência de períodos (de embargo na alta estação) em determinadas rotas, onde não é permitido ou é permitido um reduzido excesso de bagagem mesmo que se pague por ele. Muito comum em rotas de/para o México, América do Sul e Central, principalmente em passagens que tem origem nos EUA em datas próximas aos grandes feriados. Normalmente o Brasil não está incluído nessas rotas. Mas se você vai voar na alta estação e vai transportar excesso de bagagem, cheque as regras antes de comprar suas passagens.
Algumas cias possuem valores diferenciados para cada peça extra além da franquia.
Das cias pesquisadas, a Spirit é a única que cobra por peça despachada, sendo 10 dólares se pago no aeroporto e 5 dólares se pré-pago na Internet.
Fotos: Mag3737
Sob licensa Creative Commons
2 comentários:
Post interessante.. vejo pelos companheiros que viajam que sempre extrapolam o peso e acabam pagando mais a cia aérea por falta de conhecimento de quanto é possível carregar ou do que realmente vão precisar.. Planejamento é tudo.. Fica o convite para passar no meu blog também.. Abraço..
Concordo, conhecimento, informação e planejamento é tudo.
um abraço
Postar um comentário