Não sei o que a GOL quer da Varig, mas sei que ela não gosta dos antigos clientes da antiga Varig e dos consumidores dessa Varigol. Chego achar que ela não gosta nem do que comprou.
Mais uma vez cancela rotas internacionais. Como planejar uma viagem internacional voando Varig? Como manter um mercado na mão de uma única cia nacional, TAM, protegida por bandas tarifárias?
Desculpe o desabafo, mas ter milhas ou confiar na Varig é cada vez mais difícil. Se não quer GOL, pede para sair!
Mais informações aqui. Atualização: Orientações da Varig aos consumidores aqui.
Caixeiro, obrigado pela lembrança!
14 comentários:
Rodrigo, acabei de ler essa notícia. Mas tem mais coisa no Terra que é revoltante, como a engraçadinha do sindicato já culpando a liberação de tarifas. Ridículo, para ser econômica nas palavras. Dá um pulinho lá:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200804110033_RTR_1207873992nN10399599
Você lembra quando mandei um comentário para você sobre a Itasoftware que tinha parado de procurar tarifas da Varig? Como eles podem ter ficado sabendo tão antes de todo mundo?
O meu comentário foi na crise do Brasil?espanha, quando deportaram aqules brasileiro, isto foi no início de março.
De qualuquer forma eu fico impressionada com a instabilidade das companhias aéreas brasileiras. Estou louca que liberem logo as tarifas!!
Abraço e mais uma vez parabéns pelo seu blog.
Mô,
A empresa cancelou vários vôos internacionais no ano passado, oferece aeronaves mais velhas e sem sistema de entretenimento pessoal, não há conexões alimentadoras boas e o problema é a guerra tarifária?
Para pegar um vôo Varig para o exterior saindo de BH, muitas vezes tenho que ir a Congonhas e depois para Guarulhos. Tentei voar Varig para a Argentina, mas como não davam o transporte entre Congonhas e Guarulhos (Chegaria em São Paulo em vôo não Varig- para os vôos Varig, eles dão o translado), optei por outra cia com uma passagem de preço semelhante e não me arrependi.
A TAP voa de diversas capitais para a Europa e não reclama. Paga salários em Euros e vende passagens em dólares. Por que a Varig não optou por tentar outros mercados e insistiu e lutar nos mercados onde ela é mais fraca e a concorrência mais forte? Que empresa vai ficar pagando passagens para voar Varig se não há segurança que o vôo vai ocorrer ou não há conexões com parceiras? Muitas cias aéreas pagam os custos do vôo unicamente com as vendas das passagems da executiva e econômica tarifa cheia que são adquiridas pelo mercado corporativo.
O pior é ficar todo o mercado da parte nacional na mão da TAM e com preços tabelados.
Sandra,
eles podiam não saber. O que ocorre é que o ITA é um GDS, ele vende as passagensd que a cia aérea coloca no sistema para vender. Algumas vezes a cia não coloca passagens no sistema (não alimenta) seja porque vai mudar o horário, aeronave ou mesmo pensa em cancelar o vôo. Mas isso ocorre a toda hora e no dia seguinte a passagem pode estar lá de novo. De qualquer forma você captou antes de todo mundo essa possibilidade.
O pior é que eles ainda estavam fazendo promoção de tarifas no site....
Vida dura essa de consumidor brasileiro...
Rodrigo,
Mesmo após anunciar o cancelamento, a Varig continua vendendo passagens para estes destinos com datas posteriores.
Só não efetuei a compra para GIG-MADRI-GIG com ida em 17/05 porque achei mais barato pela Air France.
Existe outro detalhe : Por mais que nao queira a justica de todos os outros paises considera a 'Nova' Varig responsavel pelo passivo deixado pela 'Antiga' Varig . Continuar a operar nestes paises pode dar muita dor de cabeca (retencao de aeronaves ,caixa etc..)
Embarquei semana passada no trecho MEX-GRU (aviao praticamente vazio , exceto na Executiva) e o cartao de embarque era da 'Antiga' Varig incluindo o simbolo da Star Alliance .
Rodrigo,
Pior é o descaso, veja o que aconteceu comigo, repasso abaixo o email que mandei hoje para varig.
Abs
Danilo
Não ter um atendimento por telefone para essas coisas é no mínimo um descaso com o cliente, fui informado no 0800 que só podia mandar minha reclamação por email.
Quem vai resolver meu problema?
Tenho cartão Smiles há muitos anos e sempre estive satisfeito... Mesmo quando a Varig começou a dar sinal de problemas eu continuei acreditando e continuei voando pela Varig para ganhar milhas. Um dia eu e minha mulher começamos a fazer planos para viajar para a Europa e colocamos uma meta em nossas vidas, vamos juntar milhas para conseguir fazer essa viagem. Antes de a Varig dar sinal de problemas meu cartão de crédito era Unibanco SMILES, eu pagava uma anuidade mais cara justamente para poder ganhar milhas com o uso do meu cartão. Quando os problemas da Varig começaram meu cartão de crédito mudou, tirou a bandeira da Varig Smiles e a partir daí comecei a ganhar pontos no cartão para poder trocar por prêmios, inclusive podendo creditar milhas no meu cartão Smiles.
No meu cartão Smiles consegui juntar milhas suficientes (70.000) para uma passagem para a Europa. E nos meus cartões de créditos consegui juntar mais 70.000 pontos que daria para a segunda passagem. Com férias marcadas para outubro, pedi para meus cartões de crédito transferir meus pontos para minha conta Smiles afim de juntar 140.000 milhas e assim emitir 2 passagens para Paris. Fiz esse pedido na segunda feira, dia 6 de abril e ontem, dia 10 de abril os pontos foram creditados na minha conta Smiles. Hoje mesmo eu ligar para fazer minhas reservas para Paris, e qual foi minha surpresa hoje em ficar sabendo que a Varig está mudando sua malha aérea e não fará mais voôs para Europa. Estou indignado, desesperado e inconformado, tanto tempo tentando realizar um sonho e agora acontece isso?
Passei anos usando e pagando mais caro para ter um cartão Unibanco Varig Smiles para ganhar milhas, optei sempre por voar pela Varig para juntara milhas, passei anos pagando anuidade dos meus cartões de crédito para poder juntar pontos para poder trocar por milhas na Varig, e agora? O que será que vou receber em troca? Um desculpe, não podemos fazer nada? Espero que não.
Quando pedi para meus pontos nos cartões de créditos serem creditados na minha contas Smiles fui informado que esses pontos não poderiam ser transferidos de volta, e agora fico preso, não posso nem usar esses pontos que tinha no cartão em outra companhia aerea. E agora?
O que eu quero?
Não dá pra falar que quero meu dinheiro de volta, mas é como se fosse isso.
QUERO 2 PASSAGENS PARA A EUROPA! Podem descontar minhas milhas, mas quero 2 passagens para a Europa em qualquer companhia aérea.
Aguardo um retorno e uma resolução para o meu problema o mais rápido possível.
Por favor, se alguem puder entrar em contato por telefone eu agradeceria.
Danilo
Rodrigo, é isso mesmo. No final, esse protecionismo idiota, o mesmo sindicato que fez todo aquele rolo com a Varig antiga, fala uma idiotice dessas. Eu fiquei revoltada com a argumentação da infeliz.
Puxa, Danilo, sua história é mesmo de lascar....tomara que consiga alguma coisa...
Nao moro no Brasil. Estava pensando em passar o Natal com a minha familia. Porem, um voo direto esta a bagatela de 2.136 dolares. Tenho outra opcao mais barata, algo em torno de 1.600. Miami-Bogota-Sao Paulo- Rio de janeiro...acho que 26 horas de viagem!!! Lembro, que ja paguei para ir ao Brasil no Natal apenas 700.
Claro que algumas coisas nao tem preco...mas acho que ja estamos pagando um preco muito alto por ter somente uma companhia aerea nacional!!
Danilo, é ruim de você conseguir essas duas passagens. Milhas são apenas expectativa de direito. Enquanto não tiver o bilhete, ou melhor, enquanto não tiver ido e voltado, nunca se tem certeza de nada. Você poderia ter trocado os pontos do cartão de crédito por outro benefício. Optou pelas milhas porque quis.
Tenho passagem Smiles emitida para
Paris, aliás tinha para Frankfurt e me remanejaram para Paris (em vôo
Varig e até Frankfurt pela Air France) para o dia 19 de julho.
Liguei hoje e me pediram para aguardar até a próxima semana, quando devem então reacomodar-me em outra companhia.
Estou ansiosa...pois meu filho está com um curso todo pago na Alemanha.
Será que eles vão honrar?
Anônimo, Optei pelas milhas porque quis e por não saber que isso ía acontecer. Se eu soubesse é óbvio que não teria trocado pelas milhas da varig. O mínimo que eles tem que fazer é estornar essas milhas que eu passei pra eles... Mas nem isso eles estão querendo fazer.
Uma mulher da Varig me ligou depois do meu email e disse que por enquanto não podem fazer nada... que é para eu esperar pra ver se a varig vai fazer algum acordo ou parceria com alguem...
vamos ver.. mas já estou vendo a opção de vender essas milhas para aqueles caras que dizem comprar, preciso de um plano B para não morrer na praia.
abs
Danilo
Danilo!!
Sinto muito mesmo pela sua situação. Eu estaria com tanta raiva quanto você. Mas vamos esperar que eles tenham consideração e que você consiga suas passagens!
Rodrigo!
Pois é... Não podemos confiar mesmo, eles já estavam planejando esta puxada de tapete há meses.
É uma pena não morarmos em um país sério. Nunca saberemos o amanhã das nossas companhias aéreas.
Gerão,
Não seria a primeira vez....infelizmente.
Realmente as dividas da antiga Varig tem sido uma pedra no sapato da Varigol. A esapnha estava indo pelo mesmo caminho da Argentina na cobrança da dívida. Interessante é que só no Brasil essas dívidas
ficaram na mão da velha Varig.....
Danilo,
Por essas razões que sempre aconselho que as milhas não sejam encaradas como creditos em conta corrente que você usa quando quer. O melhor é usar o mais rápido possível ou optar por um plano de milhagem que lhe dê opções.
Posso dizer que tenho uma ação conta a VRG por naõ ter honrado uma passagem emitida com milhas antes da saída da Star Alliance. Está no Pequenas Causas e anda a passos de tartaruga. Não houv interesse em acordo nos diversos contatos feitos pr email ou telefone. Apenas na primeira audiência de conciliação houve uma proposta da Varig. Alguns jurustas encaram as milhas como uma compra a prestação, essa é a tese do Procon de São Paulo. Por isso não falo passagem grátis e sim passagem prêmio aqui no blog. Não há passagem grátis, você paga pelas milhas sempre um pouco a mais. Se não fosse assim não existiriam passagens mais baratas que não acumulam ou acumulam menos milhas. Mas não há unanimidade.
Pelo visto, o negócio e tentar a justiça. Mas você vai ter muita, mas muita paciência.
vender não é uma opção muito boa. O piro é que se a Varigol entrasse em uma aliança as chances de parceiros bons aumentavam. Mas o que ela tem para oferecer agora..
Lola,
Só não está pior porque há uma super oferta de vôos para a Europa. As cias estrangeiras expandiram ao máximo seus vôos para ocupar o espaço vago. Mas estão começando a reduzir as frequencias quetinhas.
Marcia,
No seu caso acho que sim, talvez com alguma mudança de datas.
Sandra,
acho que em todo o mundo essas coisas acontecem. Mas não acredito que uma cia que tem interesse em continuar viva no mercado fizesse algo assim sem correr o risco dos consumidores a colocarem numa lista negra. Mas no Brasil, o consumidor não sabe e não consegue ver seus direitos respeitados. Olha que como consumidores deveriamos receber muito mais que apenas nossos direitos....
Danilo,acho que vc deve insistir e ligar diáriamente.Quando a Varig cancelou o vôo para Frankfurt, eu já tinha passagem emitida.Fui informada pelo primeiro atendente que a Varig me reacomodaria até Paris.Liguei uma segunda vez e extenderam meu vôo até Frankfurt em parceria com a Air France.
Nem sempre os atendentes informam certo.Ligue e fale com vários, até vc obter o que quer.Eu, depois desse problema já liguei tres vezes,mas como as respostas são as mesmas estou aguardando.
Não vejo problema em suas milhas serem estornadas para seu cartão, acredito que eles o façam.
Seu cartão tem parceria com outra Cia aérea?
Espero que vc resolva de forma amigável, e que tudo acabe bem...
Abs
Postar um comentário