quinta-feira, agosto 30, 2007

British: Promoção com American Express na Executiva

Se você está podendo, então não perca essa, pois você poderá voar na primeira classe de uma das melhores cias aéreas do mundo:

A British está com uma
promoção na qual comprando com uma passagem na classe executiva com o cartão AMEX, você pode optar por um upgrade para primeira classe ou ganhar uma passagem para o acompanhante.

Promoção válida até 27 de março de 2008 e para vôos entre 28 de outubro de 2007 e 27 de março de 2008 para a Ásia, Europa e África.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Antiga Varig: Renasce como Flex

A Antiga Varig, que ficou com as dívidas, imóveis, centro de treinamento, uma aeronave e a marca Nordeste, deve voltar voar em uma rota ligando o Rio de Janeiro ao Nordeste sob a marca Flex.

Essa empreitada conta com o apoio da Gol, que tem interesse na sobrevivência da antiga Varig a fim de não contaminar a VRG linhas aéreas, que detém o nome Varig e que foi adquirida pelo grupo dono da Gol, com as dívidas da Antiga Varig.

FAA Recomenda Inspeção nos Novos 737

A Federal Aviation Administration, agência norte americana que acompanha a segurança de vôo nos EUA, determinou que as cias aéreas façam inspeções em todos os modelos 737-600 em diante.

Essa inspeção foi motivada pela investigação do acidente com o 737-800 da Air China que pegou fogo no Japão. Resultados iniciais das investigações apontam que houve um defeito/dano na asa que permitiu o vazamento de combustívele conseqüente incêndio.

Aeroporto Santos Dumont: Sem Pousos em Dia de Chuva

As cias aéreas Gol, Varig e TAM decidiram que não irão pousar no Santos Dumont, Rio de Janeiro, nos dias de chuva devido um alerta de pista escorregadia.

terça-feira, agosto 28, 2007

Enquete Sobre Cias Low Costs/Baixo Custo no VnV

Se você tem vontade de voar em uma cia de baixo custo/low cost na Europa (que lá atuam como cias low fare/baixas tarifas) e tem dúvidas sobre o que vai encontrar, então visite essa enquete que o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, está fazendo com o auxílio de viajantes como você.

É claro que cada viajante tem um padrão próprio de qualidade e uma tolerância diferente, mas não deixa de ser uma fonte interessante de informação.

Mais uma vez vou alertar: cuidado com a franquia de bagagens nas cias de baixo custo, pois normalmente elas são sensivelmente menores que as das cias tradicionais.

Inglaterra e as Novas Regras de Publicidade para as Low Costs: O Velho Problema das Taxas e Adicionais

O órgão que regula a concorrência na Inglaterra determinou que as cias low cost/baixo custo publiquem as tarifas reais em suas propagandas. As tarifas reais seriam as tarifas mais os valores não opcionais a serem pagos pelo consumidor (taxas, adicionais etc). Com isso, elas querem acabar com aquelas promoções de 2 libras a passagem que ao final das contas vai sair por 40 libras quando adicionados todas as taxas e adicionais. Fica mais claro ao consumidor.

Essa questão de taxas e adicionais é importante já que podem transformar uma tarifa inicialmente mais barata em uma tarifa superior as das demais cias e vice-versa. Questões sobre esses adicionais e propaganda levaram a
Travelocity a retirar do ar uma das sua melhores características (ela ainda está disponível no Zuji, que é baseado em Cingapura e pertence ao mesmo grupo). Era possível fazer uma busca de tarifas de vôos internacionais em um grande intervalo de tempo. Os resultados eram apresentados na ordem crescente das tarifas puras (o que irritou os órgãos de defesa do consumidor). O interessante é que ao final da cotação e já somados as taxas e adicionais, o mesmo site alertava da existência de uma outra tarifa cujo preço final tinha ficado mais barato para as mesmas datas escolhidas, apesar de inicialmente parecer mais cara.

Eu desejo sempre publicar as tarifas com as taxas e adicionais inclusos, mas por limitações técnicas, não consigo publicas todas as tarifas, principalmente quando comparo um número grande das mesmas.

Varig: Nova Rota Ligando o Brasil a França e Itália

A Varig já tinha colocado a rota nos GDSs, porém não tinha feito o anúncio oficial da mesma. Agora a rota São Paulo/Paris/Roma foi oficialmente lançada aos agentes. O que chama a atenção é que no site da Varig está disponível para venda apenas a rota São Paulo/Paris, a ser iniciada dia 20 de setembro. Nada ainda da perna Paris/Roma que inclusive vai poder ser vendida isoladamente. Parece que no futuro o vôo irá se iniciar no Galeão depois fará um stop em Guarulhos e as rotas serão separadas, ou seja, um vôo vai para Paris e outro para Roma. Mais isso vai ter que esperar a chegada das novas aeronaves. Tem uma pronta em Macau e que nunca chega ao Brasil.

As tarifas introdutórias são a partir de 839 USD sem as taxas (WINTRO) e cerca de 920 USD com taxas. No momento as tarifas mais baixas da rota e de longe a mais baixa para voar do final de setembro até 20 de outubro (até onde as tarifas estão disponíveis no momento). Mas a próxima classe de reserva, a VLRGFR, já sai por 1064 USD. Vai haver uma boa competição na rota, já que apesar de pontuar 100% das milhas no Smiles, os passageiros da Varig não terão um sistema de entretenimento individual como o visto em várias de suas concorrentes.

Mas não deixa de ser algo a ser comemorado pelos fãs da Varig e associados do Smiles.

sábado, agosto 25, 2007

TAM: Promoção (?) de Vôos Neste Final de Semana

Foi só fazer um post dizendo que o site de promoções estava desativado para que a TAM iniciasse uma promoção sem muito alarde nesse site.

Estarão em
promoção no dia 25 e 26 de agosto, passagens para voar até 30 de setembro. Serão tarifas com código de reserva X, que pontuam apenas 20% das milhas. Leia com atenção as regras da promoção/tarifas.

Mas atenção, eu fiz uma cotação rápida e não achei nada tão promocional assim. Encontrei tarifas superiores às encontradas nas promoções em abril e maio. Se você encontrar alguma tarifa interessante, insira um comentário com a mesma para que outros visitantes do blog possam ser orientados pelas suas dicas.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Promoção de Passagens para voar no Outono e Inverno Europeu

Parece que passado o verão europeu, o fim de setembro, outubro, novembro e início de dezembro vêm com tarifas mais baixas e uma certa competição entre as cias que atuam no Brasil.

Fiz um levantamento nos sites e no GDS Sabre das tarifas para o período. Foi feita uma cotação de uma passagem com saída dia 15 de outubro e retorno no dia 25 de outubro. Foram selecionadas as tarifas mais baixas para montar um quadro, sendo expostas as tarifas até 100 dólares acima da mais barata.

Atenção: As tarifas aqui publicadas são as tarifas mais baratas, portanto as que se esgotam primeiro. Devem servir apenas como referência e podem ser alteradas a qualquer momento pelas cias aéreas.




Clique aqui para ampliar o quadro

Uma pequena análise dos sites e cias incluídos nessa pesquisa:

A Aerolineas Argentinas não costuma divulgar suas tarifas para a Europa no seu
site. Madri é seu principal destino na Europa.

A American Airlines costuma divulgar as tarifas para a Europa com destaque no site, mas demora um pouco na atualização. Não há tarifas para outubro a dezembro anunciadas no
site ainda. Mas se você tem interesse em combinar dois continentes sem pagar muito mais por isso, visite o site. Atenção: precisa de visto americano para realizar conexão nos EUA.

Air China: Não possui um site dedicado ao Brasil, mas possui boas tarifas para Madri e Barcelona.

Air France: Dá prioridade ao site para postar suas promoções. No
site poderão ser encontradas tarifas inferiores as encontradas nos GDS. Não deixe de visitar o site se você gosta do serviço da Air France.

British Airways: Seu
site, que tem uma verão para o Brasil, não divulga as promoções das cia, mas pelo menos pode-se comprar as tarifas aqui apresentadas com seu auxílio. Não é a campeã de preços, mas voar numa cia como a British tem suas vantagens.

Iberia: Essa sim é a campeã de preços, mas não divulga suas promoções nos
site para o Brasil. Vai entender.... Se ela tem bons preços, sofre com a fama de que seus serviços são condizentes com o que ela cobra. Não deixa de ser uma opção para quem está com um orçamento muito apertado e com certeza não será pior que viajar em uma BRA na atualidade.

KLM: Parece que o grupo Air France/KLM optou por ter algumas tarifas mais baixas no site do que nos GDSs. Apesar das tarifas KLM já serem muito competitivas, existem algumas promoções com preços abaixo da concorrência no seu
site. Vale a pena conferir.

Lufthansa: Apesar das tarifas encontradas nos GDS não serem muito animadoras, a cia tem realizado promoções regulares no site. A maioria são promoções de curta duração como essa para voar em
setembro e essa para voar em novembro e dezembro (acaba dia 26/08!). Existe promoção que dá até crédito de 25 euros no dutyfree dos aviões . Se você quer voar numa cia com um serviço correto e estável, apesar de não primar muito pelo entretenimento de bordo, não deixe de visitar o site dessa ótima representante do povo alemão.

TAM: Atualmente não divulga nada em termos de promoção no seu site. Até o site de promoções encontra-se inativo....Está vivendo seu inferno astral. Mas por outro lado, tem reforçado suas relações com as agências e operadoras de turismo. Atualização, 06/09: o site mudou!

TAP: Essa cia portuguesa que apostou onde nossas cias não tiveram coragem de apostar, possui boas tarifas para a Europa. No
site as tarifas são 12 dólares, em média, mais baratas. Lembre-se que algumas tarifas da TAP podem não pontuar no Fidelidade TAM (pontua apenas em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O). Desta forma as tarifas mais baixas da TAP (V e W) não pontuam no Fidelidade TAM. As tarifas W pontuam 50% no programa Victoria e as V 100%. Mas se sua opção é por preço e disponibilidade de vôos a TAP tem!

Swiss: Não possui site para o Brasil, portanto não faz divulgação de suas promoções para vôos saindo do Brasil no seu site. Foi escalada pela Lufthansa, sua proprietária, para disputar com a KLM, Iberia e TAP por preço.

United: não costuma anunciar suas tarifas para a Europa no
site . E olha que algumas tarifas permitem parar nos EUA e saem mais baratas que uma passagem com destino final nos EUA. Se o site não ajuda, o programa de milhagem Mileage Plus, as tarifas e um serviço que não compromete ajudam a cia americana. Mas você vai precisar de uma visto americano para poder usar os EUA como conexão para a Europa.

Varig: anuncia de forma tímida suas “promoções” no
site. Atualmente só anuncia vôos para Frankfurt, apesar de já estar no GDS Amadeus seus vôos para Roma e Paris, porém as tarifas não andam competitivas...

Foram intencionalmente excluídas da pesquisa a BRA (o site e a política da empresa não colaboram) e a Alitalia, que apesar de ter bons preços, vive um período complicado de sua existência.

Atenção: Novos Procedimentos para Declaração de Saída de Bens em Guarulhos

Alguns sites, como o da Tivoli, têm alertado para mudanças introduzidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo.

Parece que a receita está exigindo a nota fiscal dos bens para comprovar a saída regular do bem.

Antigamente, para realizar a Declaração de Saída Temporária de Bens, a qual deve ser preenchida uma única vez (pode-se usar a mesma nas viagens subseqüentes) para comprovar a saída regular de bens de alto valor (câmeras, notebooks e etc) e permitir o retorno do bem sem problemas com a alfândega era necessário apenas a presença do aparelho e os documentos do viajante.

Portanto atenção com os notebooks, câmaras e a fins.

Atualização: Segundo a leitora Thaís trata-se de uma "Ordem de Serviço ALF/GRU nº 02, que determina que a partir de 20/08/2007 será exigida a nota fiscal!" Interessante como um aeroporto pode ter um procedimento diferente dos demais.... Sou a favor de uma regra para todos!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Vôos da Varig para Paris e Roma já estão no Amadeus

Os vôos que serão operados pela Varig saindo de Guarulhos, São Paulo, em direção a Roma com stop em Paris, já estão no sistema do GDS Amadeus. Mas não há qualquer notícia oficial por parte da Varigol.

Os vôos serão diários saindo as 23:59hs com chegada em Paris as 16:20hs e m Roma as 19:15hs (aos sábados, os vôos sairão 15 minutos mais cedo). As voltas terão partidas as 20:50hs em Roma e as 23:50hs de Paris com chegada em São Paulo as 6:50hs (aos domingos, os vôos partem de Roma 45 minutos antes, mas mantida a saída de Paris).

Parece que em Paris a Varig vai ter code share com a Alitalia (que continua com seu futuro incerto)

Preços? Para um vôo com partida em 10 de setembro e volta dia 17 de setembro encontrei no Rumbo (baseado no GDS Amadeus) passagens por cerca de 2400 reais para Roma e 2470 reais para Paris (valores com taxas de cerca de 315 reais inclusas). Na opinião deste blogueiro, a Varig vai ter que brigar por preços (e esses não podem ser considerados os melhores da rota), já que em termos de aeronaves, programas de milhagem/alianças e conforto existem melhores opções nessa rota. Roma no stop poderia alavancar as vendas.

Nota baseada no
Contato Radar e em buscas no Rumbo.

TAM : Oficializado o Início do Acordo com a TAP e o Fim do Acordo com a TACA

O acordo entre a TAM e TAP foi finalmente oficializado com um comunicado no site da TAM. O acordo que envolve os vôos da TAP saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tem início no dia 01 de setembro e já nesse dia inicia as relações entre os programas de milhagem.

Os portadores de cartões Azul e Vermelho no Fidelidade TAM terão acesso as salas Vip da TAP em Portugal e maior franquia de bagagens (uma mala ou 20 kg dependendo do destino).

Os pontos acumulados
em vôos TAP (acúmulo somente em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O) serão inicialmente creditados no prazo máximo de 2 meses (nesse primeiro momento). O número de milhas acumuladas em vôos TAP são semelhantes aos acumulados em vôos Air France/KLM, com a diferença que nessa última não se acumula pontos nos vôos entre América do Sul e Paris.

Os pontos necessários
para emitir passagens TAP com pontos do Fidelidade (vôos a partir de 01 de setembro) também seguem os valores utilizados no acordo com Air France.

As tabelas de milhagem no programa Victoria da TAP ainda não estão disponíveis, mas assim que estiverem, vou postar aqui no Blog.

Foi oficializado, sem alarde, o fim do acordo coma TACA no dia 24 de setembro, data limite para emissão de passagens na TACA e para acúmulo de pontos nos vôos da mesma. A diferença é que clientes TAM podem emitir passagem para voar até 3 meses (Am. do Sul) após o fim da parceria e os da TACA até um ano devido a diferença na validade das passagens prêmios emitidas por esses 2 programas de milhagem.

BRA: Assina contrato com a Embraer

Foi assinado o contrato entre a BRA e a Embraer, no qual a primeira irá adquirir 20 jatos E-195, que serão entregues a partir do segundo semestre de 2008.

Ótima aquisição da BRA. Agora só falta melhorar o site, o serviço, a pontualidade e torcer para que seus 767 parem de dar defeitos como
este e este acontecidos na Europa.

terça-feira, agosto 21, 2007

TAM: Vôos Para Frankfurt

Foi confirmado o início dos vôos diários para Frankfurt em 30 de novembro. A rota será operada com A340, que a TAM vai receber da Air Canada, com saídas de São Paulo as 22:40hs e chegada em Frankfurt as 13:40hs. A Volta será operada as 22:30hs com chegada em São Paulo as 7:30hs. Passagens podem ser encontradas a partir de 1061 USD sem taxas (WHBRDE). Mais barato só nas cias americanas (United e American). No sentido inverso, a tarifa é de 706 USD (SDEBR), preciso comentar?

Como os vôos serão operados a partir Guarulhos, fica claro que a restrição aos novos vôos em Guarulhos e alardeada pelo governo não passou de mais um anúncio de impacto para a mídia e com pouco efeito prático. Portanto, em Guarulhos sempre cabe mais um, até o próximo caos....

OceanAir: Vôos para Cidade do México

A OceanAir acaba de anunciar o início dos seus vôos ligando São Paulo a Cidade do México. Os Vôos serão operados com B767-300ER e sairão as segundas, terças, quintas, sextas e domingos.

Impressionante como as cias brasileiras gostam de perder dinheiro. Um vôo anunciado com menos de 15 dias do início das operações....Pelo menos o consumidor vai ter mais opções para a Cidade do México, além da OceanAir a Varig deve operar a rota em breve.

TAM: Cada Dia com a Imagem Mais Prejudicada

Hoje duas notícias vieram a colaborar para manchar a imagem da TAM junto aos consumidores.

Primeiro, um piloto de 30 anos de profissão
admitiu ter errado durante o pouso do A320 em São Paulo. Ele teria se equivocado e não colocado as manetes na posição correta durante o pouso. Errar é humano, mas levanta suspeitas de que o treinamento da TAM pode não estar sendo efetivo. O co-piloto alega que o mesmo Airbus apresentou um retardo no fluxo de combustível em Confins.

A segunda, foi o relato de uma
arremetida de um vôo da TAM em Porto Alegre. A arremetida teria sido realizada para evitar um choque com uma aeronave da Gol que se encontrava na pista. Segundo a aeronáutica, a aeronave da TAM não teria permissão para pousar. Sem discutir quem tem razão no caso, fica mais uma sensação há um certo desgoverno nos nossos ares. Arremetidas são fatos comuns, mas no momento atual, todo cuidado é pouco para não colocar mais lenha na fogueira. Estão procurando um culpado e cada dia fica mais claro quem está se apresentando para o papel.

sábado, agosto 18, 2007

Resumo da Semana


Nesta semana completei a série de posts "Indo além dos 20.000 pontos/milhas" com os destinos México, Sidney, Polinésia Francesa, Cingapura, Tóquio, Bangkok e Pequim.

Discutimos o fim da parceria da
TACA com a TAM e o início das novas parcerias da cia brasileira com a TAP e United.

Tivemos um post sobre o vôo
pinga-pinga que irá ligar o Norte-Nordeste ao Caribe e que vai se iniciar em meio a estação dos furações naquele destino.

Por fim, o
início das operações do A380 na Singapore Airlines já tem data.

Foto: Lynn Davis via Freerange

sexta-feira, agosto 17, 2007

TAM: Caracas e Acordo com a TAP e United

Os vôos da TAM para Caracas, na Venezuela, irão se iniciar no dia 28 de setembro. As tarifas introdutórias serão de 672USD para saídas do Rio de Janeiro e São Paulo (VINTRO) e 333USD para saídas de Manaus (ZINTRO).

No sentido contrário, ou seja, saindo de Caracas em direção a São Paulo as tarifas são de 451USD (IVEBR). Não preciso falar nada.... Valores sem taxas ou adicionais.

Está previsto o início das operações da TAM para Frankfurt e Madri em dezembro.

O Rogério Vilaça, um amigo do blog, e os companheiros de
Fórum Contato Radar relatam que a TAM anunciou hoje ao mercado o início do acordo com a TAP no dia 01 de setembro. Serão incluídos, inicialmente, os vôos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não há um comunicado oficial no site da TAM. Fica a dúvida se a parceria dos programas de fidelidades Victoria da TAP e do Fidelidade TAM iniciam-se nessa mesma data.

Circulam rumores de que o início do acordo com a United será no dia posterior ao fim do acordo com a American, ou seja, dia 14 de novembro.

Atualização: Nota publicada no Panrotas afirma que os vôos para Frankfurt vão ser operados com aeronaves A340 a partir de 30 de novembro (devem ser diários e não mais 3 por semana) e que em seguida virão os vôos para Madri com os antigos MD11(ex-Varig). Madri merecia um avião melhor, mas a TAM como sempre está aproveitando que a concorrência não prima pelo serviço na rota e vai tentar igualar-se as demais.

TAF: Pinga-Pinga Liga Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao

A TAF deve iniciar, usando um Boeing 737, uma freqüência semanal (ida aos sábados e volta aos domingos) ligando o Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao. O vôo parte de Recife, faz escala em Fortaleza e Belém, conexão em Manaus e segue em direção a Aruba e termina em Curaçao voltando para Manaus.

Segundo uma pesquisa no site da TAF, as passagens para outubro custam cerca 2822 reais para Aruba e 2937 reais para Curacao (com taxas) saindo de Recife e 1389 reais e 1508 reais respectivamente saindo de Manaus.

Preços mão muito tentadores, já que saindo de São Paulo nas mesmas datas pesquisadas existem tarifas a partir de 765 USD (sem taxas) com a Avianca (SLEP002X).

Airbus A380 : Vôo Inaugural da Singapore Airlines

O supermamajumbo, o Airbus A380, deverá ser entregue a Singapore Airlines no dia 15 de outubro. No dia 25 de outubro entrará em atividade na rota que liga Cingapura a Sidney.

As passagens do primeiro vôo serão vendidas no
Ebay (site tipo o Mercado Livre) do dia 27 de agosto a 10 de setembro com renda destina para caridade.

quinta-feira, agosto 16, 2007

TACA: Fim do Acordo com a TAM

No site da TACA, a mesma coloca que o acordo com a TAM acaba no dia 24 de setembro de 2007. Se os passageiros do programa de milhagem da TACA quiserem voar TAM, eles devem emitir suas passagens até dia 24 de setembro de 2007 e completar a viagem até 24 de setembro de 2008.

Nada consta no site da TAM, mas como no Brasil os consumidores são os últimos a saber......

Não temos ainda notícias sobre o início das parceiras da TAP, LAN, United e Lufthansa com a TAM.

A American encerra sua parceria com a TAM no dia 13 de novembro de 2007.

Nota garimpada no fórum do
Contato Radar

terça-feira, agosto 14, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Tóquio, Cingapura, Bangkok e Pequim

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: Tóquio

Como eu gosto do Oriente, mas como ir ao oriente saindo do Brasil pode ser tão caro. Tarifas ligando São Paulo a Tóquio pode ser encontradas por cerca de 1890 a 2140 USD.

Nessa rota, só partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil. Bogotá tem preços semelhantes. Sair de Buenos Aires, Montevidéu e Santiago pode reduzir de 100 a 270 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Lima, seguida por Caracas. Partindo de Lima, são encontradas tarifas por cerca de 1130 a 1540 USD e saindo de Caracas, por cerca de 1420 a 1620 USD. Mas atenção, não é tão fácil conseguir essas tarifas baixas saindo de Lima ou Caracas, como pude comprovar respondendo recentemente uma pergunta da Majô sobre o tema. Então se esse é o seu destino, programe-se com antecedência.

Neste caso, a tática de ir até Los Angeles, saindo de Caracas, e depois usar uma passagem superpromocional de Los Angeles até o Japão pode seu uma ótima opção. As cias americanas costumam travar uma boa batalha tarifaria na rota EUA/Japão em determinadas épocas do ano, podendo ser encontradas tarifas de até 500 USD no pico das promoções.

Destino: Cingapura

Para chegar a Cingapura, prepare-se para pagar a partir de 2070 a 2330 USD.

Nessa rota, nem partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil! Sair de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Lima e Bogotá pode reduzir de 300 a 440 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Caracas, onde são encontradas tarifas por cerca de 1421 a 1625 USD.

Mas ir para Bangkok e comprar uma perna para Cingapura pode ser uma opção, já que essa rota é uma ponte aérea com alta concorrência entre cias tradicionais e low cost/baixo custo.

Destino: Bangkok

Tarifas para se chegar a Bangkok partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1680 a 1950 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 250 a 330 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 660 a 850 USD.


Destino: Pequim

Caso muito semelhante a Bangkok

Tarifas para se chegar a Pequim partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1690 a 1760 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 245 a 490 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 670 a 884 USD.

Como disse no
texto que introduz essa série, fique atento as vantagens e desvantagens de associar duas ou mais passagens aéreas para chegar ao seu destino, principalmente as franquias de bagagens.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Cidade do México, Sidney e Polinésia Francesa


Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Continuando a série, vamos aos novos destinos:

Destino: Cidade do México


Tarifas saindo de São Paulo para o México podem ser encontradas por volta de 900 a 1000 USD. Espera-se que essas tarifas possam cair com a entrada da Varig e OceanAir na rota Brasil/México no futuro.

Caracas é a melhor opção de conexão para o México. Podem ser encontradas tarifas de cerca de 470 a 600 USD para a Cidade do México. Partindo de Lima, podem ser encontradas por cerca de 510 a 650 USD. Partindo dos demais destinos, as diferenças entre as tarifas praticadas no Brasil e a desses destinos são de cerca de 150 a 250 USD (sempre mais caras no Brasil).

Destino: Sidney

Pode-se conseguir tarifas cerca de 290 a 70 USD dólares menores saindo de Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, sendo a maior diferença encontrada nessa última cidade.

Tarifas saindo de São Paulo Para Sidney podem ser encontradas por 1500 a 1740 USD e tarifas saindo de Montevidéu por cerca de 1220 a 1670 USD.

Caracas, Bogotá, Lima e Assunção possuem tarifas mais caras que as praticadas no Brasil. Mas quem estiver nesses destinos pode tentar uma conexão até Los Angeles nos EUA onde tarifas para Sidney podem ser encontradas por cerca de 831 a 1200 USD. Mas, lembre-se que as superpromoções nos EUA podem fazer essas tarifas caírem ainda mais.

Destino: Polinésia Francesa

Tarifas saindo de São Paulo para Papetee na LAN (única que opera a rota direto da América do Sul) podem ser encontradas por cerca de 1360 a 1650 USD.

Sair de Montevidéu, Buenos Aires e Santiago, principalmente essa última, podem reduzir o custo dessa passagem em cerca de 200 a 400 USD. Tarifas saindo de Montividéu são encontradas por cerca de 1010 a 1370 USD, de Buenos Aires de 950 a 1307 USD e de Santiago por cerca de 920 a 1320 USD.


Assunção, Lima, Bogotá e Caracas tem tarifas muito mais altas. Nesse caso você poderia tentar uma conexão para Los Angeles e tentar uma tarifa superpromocional da Thaiti Nui, já que essa cia vive fazendo promoções para determinadas datas.

sábado, agosto 11, 2007

Resumo da Semana

Esta semana foi recheada de posts interessantes. Se você não leu, então não deixe de ler:

Indo além dos 20.000 milhas/pontos : Um especial orientando como usar suas milhas para ir além da América do Sul. Na primeira parte tem EUA, Europa e Caribe.

Um post muito interessante sobre a
máfia que atua no aeroporto Ezeiza em Buenos Aires. Uma pedrinha que temos que pular para ter acesso a Argentina querida.

Varig e Governo Argentino: Briga
suspende vôos da Varig para lá. Cada um tem sua versão.

As melhores
tarifas para o Japão

Por fim, uma
reflexão sobre as últimas medidas anunciadas pelo governo para acabar com o caos aéreo.

Aproveitando o Dia dos Pais, que tal programar uma viagem com o seu? Nem que seja para a cidade vizinha!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Varig: Impedida de Operar na Argentina! Vôos Cancelados

Segundo o portal G1 a Varig foi impedida de operar na Argentina.

Ela operava desde dezembro com uma autorização provisória e a definitiva não saiu...

Os passageiros vão se acomodados nos vôos da Gol e de outras cias. Ainda bem que a Gol é dona da Varig, pois se não fosse os consumidores iam sofrer ainda mais!

Aguardamos cenas do próximo capítulo.

Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires: Cuidado com suas malas!

Uma matéria do El Clarin, um jornal argentino, mostra os problemas vividos pelos passageiros, mais especificamente, por suas malas no principal aeroporto argentino, o Ezeiza.

Uma bem organizada máfia tem atuado naquele aeroporto e causado muitos prejuízos a seus usuários. Usam inclusive os aparelhos de Raios X para escolher suas “vítimas”

Esse tema não é novo, a
Sylvia companheira de VnV sempre alerta os viajantes desses riscos. Mas é interessante ver um jornal argentino mostrar a matéria e ainda colocar um vídeo sobre o tema.

Fatos como esses não são exclusividades dos aeroportos argentinos, sofremos também desses males em terras brasilis. Fica o alerta para não deixar nada de valor na sua mala despachada.

Não deixe também que isso impeça sua sonhada viagem em direção a Argentina, pois ela tem muito a te oferecer.

Obrigado ao
Tony pela dica da matéria e ao Blog de Viajes do Jorge Gobbi que publicou a nota sobre a matéria.

Dicas sobre a Argentina?
Visite o
Viaje na Viagem, o Argentina’s Travel Guide e o Interpatagonia

Tribunais nos Aeroportos e Maior Espaço nos Aviões: Notícias Para Comemorar?

Se você já não suporta mais ler sobre o caos aéreo aqui no Aquela Passagem, pule este post. Eu mesmo não já não quero mais escrever sobre o tema....

Foi apresentada ontem pela presidente do STF, Elen Gracie, a proposta de instalação de tribunais nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para que casos de atrasos, cancelamentos, overbooking e falta de apoio por parte das cias aéreas possam ser tratados com maior celeridade. Os tribunais seriam provisórios e se localizariam em aéreas cedidas pela Infraero enquanto o caos nos aeroportos continuar.

Outra notícia do dia, é o
discurso proferido pelo novo ministro da defesa, Nelson Jobim, na CPI do apagão aéreo. Nesse discurso ele acusa as cias aéreas de terem reduzido o espaço entre as poltronas e aumentado o número de passageiros por vôo, reduzindo o conforto do passageiro sem a necessidade de aumentar o número de vôos ou adquirir maiores aeronaves.

Seriam notícias para o consumidor comemorar, mas vamos analisar um pouco mais essas novidades.

Antes de tudo é necessário lembrar que temos um judiciário lento, burocrático e sobrecarregado. Criar tribunais para resolver os problemas de uns muitos não vai prejudicar uns milhões que têm procurado o judiciário para buscar seus direitos? Nesse caso sim, ao contrário do que parece, estaríamos privilegiando um grupo da população. Temos problemas de infra-estrutura (portos, estradas, etc), na saúde, na educação, nas relações de consumo em geral. Será vão ser criados tribunais para cada uma dessas demandas?

Mais correto seria ter órgãos fiscalizadores atuantes, respeitados pela sociedade, governo e empresas e que pudessem impor sanções de forma mais ágil e efetiva. Não podemos ter mais ações de fiscalização que se perdessem dentro da burocracia e dos intermináveis recursos administrativos. È certo que cabe ao judiciário definir a culpa e proferir a sentença, mas se ele e a legislação atual colocarem sempre sua presença e decisão como condição sine qua non para que medidas de fiscalização se tornem efetivas, não haverá recursos humanos suficientes para tanta demanda. Por isso, defendo a idéia de um órgão fiscalizador que possa mostrar resultados efetivos e cuja fiscalização seja pautada por decisões técnicas, nem que seja necessário algum tipo de reforma nas nossas leis.

Aumentar o espaço nos aviões por decreto parece ótimo. Mas esse conforto não vira sem que os consumidores não paguem por ele, pelo menos no atual cenário da concorrência entre as cias aéreas nacionais.

Discussões sobre a definição de um pich mínimo (espaço entre as poltronas) embasadas por questões de saúde têm sido uma tendência como discutimos nesse post sobre
Trombose Venosa Profunda. Mas baixar um decreto para definir normas de conforto soa preocupante. O governo estaria atuando em áreas onde o mercado deveria atuar. Na verdade, os consumidores deveriam escolher os serviços que mais lhe agradem. O consumidor poderá escolher se em determinadas rotas curtas, a perda de conforto pode ser compensada pelo preço e se me rotas longas esse “desconforto” ainda é tolerado.

Aqui enfrentamos o problema da falta de concorrência no mercado aéreo e o excessivo lucro das nossas cias. Nossas cias optaram pelo modelo do menos é melhor e dá mais lucro. Isso é reflexo das idéias anteriormente vigentes de que a concentração das rotas em uma ou duas cias poderia dar maior segurança financeira as cias e mais tranqulidade aos consumidores. Mesmo ineficientes em termos de serviços, continuavam muito lucrativas ou dando lucros para uns poucos que dela se aproveitaram (velha Varig). O consumidor não tem opção no mercado brasileiro

Em mercados muito concorridos como na Europa e EUA existem cias oferecendo tarifas baixas (low fare) e ao mesmo tempo um serviço de qualidade, vide os casos da Jetblue, Click Air, Vueling e da
Virgin America que iniciou seus vôos ontem . Mas isso demandou tempo e concorrência.

Foi a Gol com seu modelo Low Cost/Baixo Custo que deu o pontapé inicial na queda das tarifas aéreas no Brasil. No seu início de funcionamento e baseado nas práticas naquele momento vigentes em outros mercados, ela se apresentava como uma nova opção com melhores preços, mas com um serviço e conforto reduzido. Essa proposta se perdeu com o tempo, ficou apenas o conforto reduzido. Acredito que a falta de concorrência no mercado brasileiro foi o maior culpado pela acomodação da Gol.

Neste caso, defendo a concorrência, mesmo que tenhamos que permitir a participação maior do capital estrangeiro nas nossas cias, com uma política de redistribuição de rotas, fortalecimento da aviação regional e a operação de novas cias. O Brasil é um país continental de relevo acidentado e que deveria ter no transporte aéreo uma das suas maiores opções de transporte.

Nossas cias possuem lucros muito acima da média mundial.
Em 2006, a GOL lucrou 15% e TAM 7,5%, enquanto as cias mundo afora comemoram lucros de 4 a 5% . As cia aéreas brasileiras necessitam se contentar, como outros setores da nossa economia, com lucros menores e uma maior concorrência poderia acelerar esse processo. Lucros menores, não quer dizer ausência ou lucro baixo. Nesse caso, cabe ao poder concedente permitir que o mercado encontre o equilíbrio, fomentar a concorrência e monitorar o mesmo definindo parâmetros mínimos.

Como tudo na vida tem um lado bom e um não tão bom, temos que avaliar com cuidado essas medidas tomadas às pressas para acalmar a setores da sociedade e apresentar-se de forma positiva para a mídia. Queremos ação, mas tecnicamente embasada e bem discutida. Chega de remendos sobre remendos ou medidas de grande impacto publicitário e pouco efeito prático.

Por fim, se eu fosse dono de cia aérea no Brasil, abria meu olho, pois as boas amizades e relações com o governo, no momento, foram por água abaixo. Isso acontece sempre quando boas relações passam a ser os suportes de uma política empresarial, mesmo que essa última tenha sido bem elaborada (e tenho minhas dúvidas se todas as nossas cias tem uma boa política empresarial). Mas tudo pode mudar rapidamente, já que no próximo ano temos eleições e eleições precisam de contribuições financeiras.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos

Uma pergunta que me fazem com uma certa freqüência é a de como usar uma passagem emitida para voar dentro América Sul com o uso de milhas/pontos para ir além da América do Sul. A idéia seria usar a passagem até um certo ponto da América do Sul e comprar uma outra passagem até um outro destino, geralmente, no Caribe ou América do Norte. Vale a pena? Quais destinos seriam beneficiados por essa estratégia? São perguntas como essas que vamos tentar responder neste post.

Introdução: Destinos Dentro da América do Sul

Usando 20.000 milhas de sua conta
Smiles será possível voar com a Varig (no momento, a única cia dentro do Smiles disponível para emissão) apenas para Bogotá na Colômbia, Caracas na Venezuela e Buenos Aires na Argentina.

Já no
Fidelidade TAM, é possível emitir prêmios usando 20.000 pontos para voar na TAM, TAM Mercosul, TACA e no futuro na LAN.

A TAM/TAM Mercosul voam para Montevidéu no Uruguai, Assunção e Cidade Del Leste no Paraguai, Santiago no Chile, Buenos Aires e Córdoba na Argentina, Cochabamba na Bolívia e está programado para voar para Caracas na Venezuela a partir de
29 de setembro (Rio-SP-Manaus-Caracas).

A TACA voa para Lima e Cusco no Peru, Quito e Guaiaquil no Equador, La Paz e Santa Cruz da La Sierra na Bolívia.

Atualização: O acordo com da TAM com a TACA acaba dia 24 de setembro. A LAN deve substituir a TACA em outubro, com isso agregando mais destinos.


Destinos Envolvidos no Comparativo

Dentre esses destinos foram escolhidos: Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Caracas, Bogotá, Assunção e Lima para realizar um pequeno comparativo. Foram pesquisados, no GDS SABRE, os preços das tarifas entre esses destinos e as seguintes cidades: Los Angeles e Miami nos EUA; Madri, Lisboa e Paris na Europa; Aruba, San Martin, Curaçao, Santo Domingo e Punta Cana (Rep. Dominicana) no Caribe; Cidade do México no México; Sidney na Austrália, Papeete na Polinésia Francesa; Tóquio no Japão, Cingapura; Bangkok na Tailândia e Pequim na China.

Foram selecionadas as menores tarifas publicadas no GDS SABRE em agosto de 2007. Atente que essas tarifas acabam rápido, portanto se quiser encontrá-las, você terá que se programar com antecedência e evitar os períodos de alta estação ou de pico no destino desejado.

Portanto, não foram incluídas cias que não publicam suas tarifas nesse GDS, como por exemplo cias aéreas pequenas ou algumas cias Low Cost/Baixo Custo. Desta forma, você poderá encontrar tarifas menores ainda do que essas aqui citadas, como tarifas promocionais, tarifas restritas aos sites das cias aéreas, tarifas low cost/baixo custo, etc.

Como as tarifas variam com o tempo, não tenha os dados descritos nesse texto como uma verdade absoluta. A idéia é te orientar. Caso você deseje ir para um determinado destino, faça a cotação usando um site como o
ITA e nos sites das cias que operam essas rotas durante a fase de planejamento de sua viagem.

Resultados Gerais

As tarifas praticadas no Brasil encontram-se, a exceção dos destinos europeus, em valores superiores aos dos nossos colegas de América do Sul. Às vezes, a diferença é maior, outras vezes menor, mas na maioria das vezes há uma diferença para mais nas tarifas praticadas no Brasil. Somente o Paraguai possui tarifas semelhantes e algumas vezes um pouco mais elevadas que as tarifas praticadas no Brasil. Não raramente o valor pago em uma tarifa direta saindo do Brasil equivale à soma de uma tarifa Brasil até Uruguai ou Argentina ou Chile e de lá até o destino final. A ganância das nossas cias, os impostos cobrados e as bandas tarifárias existentes no Brasil contribuem para esses achados.

Caracas na Venezuela demonstrou-se ser um ponto interessante para conexões em direção ao Caribe, Los Angeles no EUA e Cingapura. Bangkok e Pequim podem ser acessadas com tarifas menores partindo de Caracas, mas nesses casos a diferença é menor que para outros destinos. A proximidade com a América do Norte e Caribe pode explicar essa situação. As taxas cobradas na Venezuela podem azedar um pouco as tarifas.

Bogotá, mostra-se como uma segunda opção para o Caribe, como tarifas levemente superiores às praticadas em Caracas.

Lima, no Peru, apresenta-se como um bom ponto de conexão para o Tóquio, Madri e Miami. A grande colônia japonesa, o fato de ser um local que recebe um grande afluxo de turistas e pela concorrência iniciada pela low cost americana Spirit na rota Peru/EUA podem ajudar a explicar esses achados.

Buenos Aires, Montevidéu, Santiago destacam-se como ponto de conexão para a Polinésia Francesa. Para os destinos europeus há uma certa igualdade nos preços praticados no Brasil, mas atenção, porque é muito comum a ocorrência de promoções envolvendo vôos partindo dessas cidades em direção a Madri. Por outro lado, a concorrência na rota Brasil/Madri deve aumentar muito, já que em breve tanto a TAM como a Varig devem operar a rota. Para destinos como Cidade do México, Tóquio, Sidney e Cingapura as diferenças ficam entre 300 e 50 USD dólares a menos saindo dessas cidades, com uma certa vantagem para Montevidéu.

Mas antes de se decidir por usar dessa estratégia de combinação de tarifas atente:

Quando se faz conexão com cias diferentes, é prudente deixar uma boa folga de tempo para a realização das mesmas. Recomendo mais de 24hs de intervalo, já que a segunda cia não tem a obrigação de remanejar seus vôos por causa de um atraso imprevisto cuja culpa é de outra cia aérea. Portanto, não se esqueça de adicionar os custos de uma pernoite no local de conexão.

Outro ponto importante que deve ser lembrado é que as franquias de bagagem geralmente empregadas pelas cias em vôos partindo do Brasil são superiores as empregadas em outra rotas. Se você pretende voar com muita bagagem, fique atento para o excesso de bagagem que pode elevar em muito o custo final dessa passagem.

Outro fator é o tempo. Como envolve conexões há uma perda de tempo nessas conexões e se no seu caso “time is money” fique atento para verificar se a economia gerada por essa associação é vantajosa no seu caso.

Programe-se com antecedência, para que seja possível conseguir as melhores tarifas. Não esqueça de analisar o clima no local de destino, pois você não vai querer estar no Caribe em plena temporada de furacões sem saber que corre esse risco.

Por fim, fica claro que só existem tarifas competitivas em rotas onde há concorrência.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino EUA e Europa

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: EUA

Se você tem nos EUA o destino desejado então, use suas milhas/pontos para emitir uma passagem em direção a Caracas ou Bogotá ou Lima.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por volta de 900 a 1000 USD para Los Angeles e de 780 a 870 USD para Miami.

Saindo de Caracas é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 370 a 430 USD para Los Angeles, por cerca de 390 a 440 USD para Miami.

Saindo de Bogotá é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 430 a 500 USD para Los Angeles, por cerca de 460 a 500 USD para Miami.

Saindo de Lima é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 560 a 610 USD para Los Angeles, por cerca de 320 a 420 USD para Miami. Nesse caso não esqueça de fazer uma busca na low cost americana
Spirit, que voa de Lima para Fort Laurendale (próximo a Miami) e costuma ter tarifas promocionais nessa rota.

Portanto, as melhores conexões foram Caracas para Los Angeles e Lima para Miami.

Destino: Europa

Se o destino é Europa, o uso de milhas na emissão de uma passagem para a América do Sul não tem um efeito tão importante na redução dos custos da sua viagem.

Os valores praticados no mercosul são muito semelhantes.

Tendo em mente que podem ser encontradas tarifas partindo de São Paulo para Madri por cerca de 880 a 940 USD, para Lisboa por volta de 930 a 1000 USD e para Paris por cerca de 890 a 950 USD, as diferenças tarifárias dentro do Mercosul e Chile são pequenas (de cerca de mais ou menos 70 dólares) e ás vezes para mais.

Já as tarifas praticadas em Caracas, Bogotá e Lima são inferiores as praticadas no Brasil. Essa diferença fica por volta de 150 a 300 USD para menos saindo desses destinos.

Se o destino for Madri, fique atento as tarifas saindo de Bogotá (de cerca de 560 a 720 USD) e de Lima (600 a 735 USD). Se você conseguir uma tarifa próxima ou inferior aos valores mínimos acima postados podem ser uma opção.

Não se esqueça, que na rota para Madri há uma boa concorrência e que é comum a existência de tarifas promocionais em vários países da América Latina
.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Caribe

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

O uso de milhas/pontos para emissão de uma passagem e a complementação com uma segunda passagem paga até um destino o Caribe pode ser uma estratégia interessante. A Relação custo/benefício vai depender do destino escolhido.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por cerca de 780 a 900 USD para Aruba, 1140 a 1326 USD para San Martin, 760 a 870 USD para Curaçao, 905 a 945 para Santo Domingo e 780 a 945 para Punta Cana.

Se seu destino é o Caribe e você quer economizar, não perca seu tempo cotando passagens saindo do Mercosul ou do Chile, pois apesar de serem cerca de 40 a 250 USD menores em determinadas cidades, as diferenças encontradas nas tarifas partindo de Caracas e Bogotá são bem maiores. As diferenças saindo de Lima estão em um patamar intermediário.

Caracas é o ponto de saída para o Caribe. São encontradas tarifas de cerca de 200 a 230 USD para Aruba, 340 a 533 USD para San Martin, 105 a 150 USD para Curaçao, 250 a 360 para Santo Domingo. Para Punta Cana, as tarifas já não são interessantes (por cerca de 630 a 720).

Sair de Bogotá pode ser uma opção para Aruba (220 a 365 USD), Curaçao (200 a 300USD) e Punta Cana, onde tem o melhor preço (cerca de 380 a 435 USD).

Lembre-se que uma ilha caribenha pode ser acessada através de outra ilha, tornado a passagem final mais barata.

Saindo de Curacao pode-se conseguir tarifas por volta de 120 a 170 USD para Aruba, de 250 a 300 USD para San Martin, 150 a 220 USD para Santo Domingo e de 350 a 420 USD para Punta Cana.

Agora, se por um acaso você estiver pelos EUA e tenha intenção de voar para o Caribe, não deixe de cotar sua passagem junto as cias low cost/baixo custo. A Jetblue, a Spirit, a USA 3000, a Air Tran, entre outras operam na Rota EUA/Caribe e com várias promoções tarifárias.

O Blog
Diário de um Nômade fez um post recente contendo uma lista das cias aéreas que operam dentro do Caribe e cercanias. Se você quiser mais informações sobre o Haiti e a Republica Dominicana, não deixe de visitar esse blog.

Outra dica é aproveitar a passagem até Caracas e visitar o Caribe Venezuelano, como indica o nosso amigo Ernesto. Uma ótima fonte de informações de destinos é o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire.

Curiosidade: Pode-se encontrar tarifas saindo de Curaçao para Amsterdã por cerca de 400 a 700 USD (KLM), caso alguma idéia louca como as que habitam a cabeça desse blogueiro venham a te acometer.

terça-feira, agosto 07, 2007

Melhores Tarifas para o Japão

Já que cometi erro no post da Lufthansa, vou aqui postar as melhores tarifas disponíveis (no momento e para vôos até dezembro) para o Japão partindo de São Paulo. Pesquisadas no GDS ITA.

As melhores tarifas podem ser encontradas na cias americanas. Dentre elas se destacam a United com tarifas a partir de 1860 USD (HPEX) e a Continental com tarifas a partir de 1954 USD (HPX6PA). Ambas as tarifas com destino a Tóquio ficam por volta de 2050 USD somando se as taxas e adicionais. Mais um exemplo de como as taxas e outros adicionais podem modificar o preço final de uma passagem. Nagoya e Osaka possuem tarifas semelhantes e cerca de 15 USD mais caras que Tóquio.

Dentre as cias européias, a KLM e a Air France têm as melhores tarifas, mas nesse caso as tarifas sobem para 2020 USD na KLM e 2370 USD na Air France.

A Emirates possui tarifas a partir de 2104 USD (WLE1MBR1), 2217 USD com taxas e adicionais, via Dubai e para Nagoya.

Mas atente que uma boa estratégia pode ser comprar um vôo até Los Angeles e aproveitar uma tarifa promocional de uma cia americana que atue na rota EUA/Japão. São muito comuns as promoções em abril/maio e durante o inverno no Japão.

Links para os sites das cias aéreas na barra ao lado

ANAC: Diretores Acusados de Abusar das Passagens Cortesia

Uma nota no Blog do Noblat faz uma alusão a uma matéria publicada na revista Veja desta semana, onde há uma denúncia de uso abusivo por parte dos diretores da ANAC das passagens cortesias dadas pelas cias, as quais elas deveriam fiscalizar. Estamos falando dos diretores e presidentes da ANAC e não dos fiscais da ANAC.

Sob o pretexto de fiscalizações, diretores da ANAC voaram 288 vezes de fevereiro de 2006 até fevereiro de 2007. Um diretor teria solicitado 98 desses bilhetes, sendo que 39 para a sua cidade natal. Um desses foi solicitado para voar dia 29 de dezembro de 2006, possivelmente para fazer uma fiscalização às vésperas do Ano Novo. Esse diretor não descansa nunca...

Outro diretor da ANAC acha normal viajar a convite da cia que deveria fiscalizar....Veja no
G1. Não acredito que isso seja legal, mas sem dúvida é imoral. Mas ele também não sabia....

Foi-se o presidente da Infrazero que em entrevista dada a
Folha, relata ter engolido muito sapo durante sua gestão, mas como era militar, engoliu calado.

Quem vê e finge que não vê, uma marca de um governo onde a imagem está acima de tudo.

Star Alliance: Deve Incorporar Cia Indiana Até o Final de 2008

A Star Alliance, que deve incorporar a China Air e a Shangai Airlines até dezembro de 2007 e a Turkish Airlines até o primeiro semestre de 2008, deverá ter um novo membro indiano até o final de 2008.

A cia
aérea indiana deve ser a Air India.

Mais um passo na consolidação da Star Alliance como a maior e melhor aliança de cias aéreas da atualidade.

Promoção Lufthansa: Europa

A Lufthansa está com uma promoção para passagens compradas do dia 06 de agosto até 12 de agosto e para voar em direção a Europa do dia 29 de outubro até 08 de dezembro.

Podem ser encontradas
passagens a partir de 899 USD para Roma e Berlim, 919 USD para Praga e Frankfurt, 959 USD para Budapeste, 989 para Oslo e Estocolmo e 1099 pra Moscou.

Atualização: Por erro meu, postei incorretamente a tarifa para o Japão. A tarifa é só de Ida para Dekasegui (o que faz o preço não ser atraente).....
Obrigado Mô pela correção. Peço desculpas pelo erro.

Promoção Gol: Brasília no 7 de Setembro

A Gol está com uma promoção para quem deseja viajar para Brasília. Viajando a partir de hoje e voltando nos dia 8, 11 ou 12 de setembro, você não paga a passagem de volta. Vendas do dia 01 de agosto até 8 de setembro.

Gostou? Então leia as regras
no site.

Queda nas Vendas das Cias Aéreas

O caos aéreo e o medo de voar já estão afetando os lucros das cias aéreas. Estão sofrendo devido a própria omissão, já que não vieram a público reclamar da infra-estrutura deficiente, optando por manter a política de boa vizinhança com o governo, o mesmo que agora quer culpar as cias pelo caos.

TAM queda de
30% nas vendas.

Gol queda na
ocupação das aeronavaes de 84,1% para 70,9% em julho.

sábado, agosto 04, 2007

EasyJet: Vai começar a Cobrar Pelas Malas Despachadas

Seguindo o modelo da Ryanair e da BMI Baby, a Easyjet deve iniciar em breve a cobrança por malas despachadas.

Anteriormente era permitido despachar uma unidade de mala dentro da franquia de 20kg sem pagamento. A partir de 01 de outubro (não importa data da compra da passagem), será cobrada duas libras (ou 3 euros), se pré pago pela Internet, ou 5 libras (ou 7,50 Euros), se pago no aeroporto por mala despachada. Excesso de bagagem (mais de 20kg de bagagem despachada) continua pagando 6 libras (ou 9 euros) por kg extra. Máximo de 32 kg por mala e 50kg no total.

Daqui a pouco, gordinho vai pagar sobretaxa.... Mas por outro lado, o consumidor europeu pode escolher, dentre as várias cias que atuam naquele continente, aquela presta um serviço que atenda suas necessidades.


Aguarde em breve um especial sobre franquias de bagagem aqui no Aquela Passagem!

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Macapá, São Luís, Porto Velho e Petrolina

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Petrolina e Porto Velho. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Petrolina: estão incluídos vôos do dia 18 a 20 de setembro com vendas do dia 4 a 21 de agosto.

Porto Velho: estão incluídos vôos do dia 25 a 27 de setembro com vendas do dia 11 a 28 de agosto.

Vitória, Macapá e São Luís: estão incluídos vôos do dia 04 a 05 de setembro com vendas do dia 21 julho e 06 de agosto.

TAM Suspende Alguns Vôos De/Para Foz Iguaçu

Recentemente, a TAM anunciou o início de alguns novos vôos de/para Foz do Iguaçu, mas alguns deles vão ser cancelados até dia 31 de agosto.

Uma pena, já que Foz do Iguaçu tem uma grande demanda e tarifas já muito elevadas.

Vôos cancelados:

sexta-feira, agosto 03, 2007

Aeroportos: Segure sua carteira!

Se não bastasse o caos nos aeroportos e nossas tarifas aéreas acima da média, pagamos uma fortuna para beber e comer nos aeroportos.

Uma pesquisa realizada pelo site
Mercado Mineiro (um site sério daqui de BH), demonstrou a disparidade dos preços encontrados nos aeroportos quando comparados entre si e com os preços cobrados no centro das cidades.

A
Globo chegou inclusive a fazer uma reportagem sobre a pesquisa.

Enquanto isso no Chang Airport em Cingapura, que tem até piscina e cinema para os usuários, eles fazem
propaganda de que os preços cobrados no aeroporto são semelhantes aos encontrado na cidade. Se você achar um preço mais barato no centro da cidade, exceto promoções, eles te pagam a diferença paga a mais em dobro.

American: Bônus nas Milhas compradas em Agosto e Internet WiFi no Futuro

Comprar milhas não é um grande negócio, mas quando faltam apenas poucas milhas para completar o total necessário para a emissão de uma passagem prêmio, pode ser uma opção interessante.

Um dos programas de fidelidade aérea que permitem a compra de milhas é o Aadvantage da American Airlines.

Durante o mês de agosto e no caso de ser sua primeira aquisição de milhas, se você adquirir pelo menos 10.000 milhas (250 USD) poderá ganhar 10% de milhas de bônus pelas milhas compradas no site do programa (máximo de 4000 milhas bônus). Se adquirir mais de 25.000 milhas não terá que pagar a taxa de 30 USD pela transação e ganhará as mesmas 10% de milhas de bônus. Você pode notar que o preço é salgado.

Mas como a American tem a opção de prêmios emitidos com um menor número de milhas na baixa estação, uma compra de 11.000 milhas (10.000+1.000 de bônus) por 250USD + 30USD de taxa pode viabilizar a emissão de uma passagem prêmio Brasil/EUA para quem acumulou apenas 29.000 milhas no Aadavantage.

Não deixe de ler todas as regras antes de se decidir por
comprar essas milhas.

Parece que a
American vai ser a primeira cia americana a oferecer serviços WiFi em vôos domésticos nos EUA. No passado algumas cias chegaram a oferecer Internet WiFi durante os vôos, mas o serviço operado pela Boeing foi desativado.
Texto atualizado em 14/08/07

quinta-feira, agosto 02, 2007

Conac Estuda Flexibilização da Banda Tarifária, ANAC Ainda Não Sabe de Nada

O Conac (Conselho de Aviação Civil) está estudando a flexibilização das bandas tarifárias. Parece que os estudos estão adiantados e a flexibilização deve aumentar nos vôos dentro da América do Sul. A ANAC ainda não foi informada....

Interessante essa nota dada pelo
Panrotas, que relata que uma fonte da ANAC falou que as bandas existem há vários anos e que não devem ser abandonadas de uma hora para outra.

Desde quando algo não pode ser mudado porque está em vigor há vários anos..... Mais um exemplo do pensamento reinante na ANAC.

Enquanto Isso na Inglaterra.....

A British Airways está recebendo a uma senhora multa de 711 milhões de dólares do governo inglês (ainda vem multa do governo americano) por ter tentado montar um cartel.

Parece que pessoas ligadas a British e a Virgin chegaram a se encontrar para definir o valor da sobretaxa de combustível cobrada pelas cias.
A Virgin foi poupada por ter denunciado o esquema. Segundo a matéria da Reuters publicada no Airwise, a British poderia ter sido obrigada a pagar uma multa maior ainda, se não tivesse cooperado nas investigações e assumido o erro

Mas Como Eu Queria Que....

Os Governantes governassem, Deputados legislassem em favor da população, a Polícia Militar prendesse e a Civil investigasse e o Judiciário julgasse de olhos bem vendados....

No mundo onde muitos deputados
investigam, Governantes só se preocupam com a próxima eleição, onde tem hora que polícia se mistura com ladrão e o judiciário julga de olhos bem abertos, investigação de acidente aéreo vira forma de auto-promoção.

Enquanto isso, nas
estradas continuam as mortes e não se vê uma CPI.......

quarta-feira, agosto 01, 2007

Volta ao Mundo Com 10% de Desconto

A Star Alliance está com um promoção que dá 10% de desconto nas tarifas Volta ao Mundo (RTW) na classe econômica compradas de 01 de agosto a 30 de setembro!

Mais uma forcinha para você fazer aquela viagem dos seus sonhos! Não deixe de experimentar os serviços da Singapore Airlines (de preferência em um vôo longo), minha cia do coração.

Mais informações sobre viagens volta ao mundo? Então leia esse
meu tutorial e os comentários neste post do VnV.

American Airlines: Tarifas Promocionais e Milhas em Dobro

A American está com uma série de tarifas promocionais de última hora, entre elas uma tarifa São Paulo/Nova York por 795 USD (tarifa QXWEBSW) sem taxas para emissão até 6 de agosto. Leia bem as regras das tarifas antes de decidir-se pelas compras.

Outra promoção é a de
milhas em dobro para vôos comprados no site de 01 de agosto a 30 de setembro (exclusivamente no site) e para voar de 01 de agosto a 15 de novembro. Só vôos American, não vale para o code share.

quinta-feira, agosto 30, 2007

British: Promoção com American Express na Executiva

Se você está podendo, então não perca essa, pois você poderá voar na primeira classe de uma das melhores cias aéreas do mundo:

A British está com uma
promoção na qual comprando com uma passagem na classe executiva com o cartão AMEX, você pode optar por um upgrade para primeira classe ou ganhar uma passagem para o acompanhante.

Promoção válida até 27 de março de 2008 e para vôos entre 28 de outubro de 2007 e 27 de março de 2008 para a Ásia, Europa e África.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Antiga Varig: Renasce como Flex

A Antiga Varig, que ficou com as dívidas, imóveis, centro de treinamento, uma aeronave e a marca Nordeste, deve voltar voar em uma rota ligando o Rio de Janeiro ao Nordeste sob a marca Flex.

Essa empreitada conta com o apoio da Gol, que tem interesse na sobrevivência da antiga Varig a fim de não contaminar a VRG linhas aéreas, que detém o nome Varig e que foi adquirida pelo grupo dono da Gol, com as dívidas da Antiga Varig.

FAA Recomenda Inspeção nos Novos 737

A Federal Aviation Administration, agência norte americana que acompanha a segurança de vôo nos EUA, determinou que as cias aéreas façam inspeções em todos os modelos 737-600 em diante.

Essa inspeção foi motivada pela investigação do acidente com o 737-800 da Air China que pegou fogo no Japão. Resultados iniciais das investigações apontam que houve um defeito/dano na asa que permitiu o vazamento de combustívele conseqüente incêndio.

Aeroporto Santos Dumont: Sem Pousos em Dia de Chuva

As cias aéreas Gol, Varig e TAM decidiram que não irão pousar no Santos Dumont, Rio de Janeiro, nos dias de chuva devido um alerta de pista escorregadia.

terça-feira, agosto 28, 2007

Enquete Sobre Cias Low Costs/Baixo Custo no VnV

Se você tem vontade de voar em uma cia de baixo custo/low cost na Europa (que lá atuam como cias low fare/baixas tarifas) e tem dúvidas sobre o que vai encontrar, então visite essa enquete que o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, está fazendo com o auxílio de viajantes como você.

É claro que cada viajante tem um padrão próprio de qualidade e uma tolerância diferente, mas não deixa de ser uma fonte interessante de informação.

Mais uma vez vou alertar: cuidado com a franquia de bagagens nas cias de baixo custo, pois normalmente elas são sensivelmente menores que as das cias tradicionais.

Inglaterra e as Novas Regras de Publicidade para as Low Costs: O Velho Problema das Taxas e Adicionais

O órgão que regula a concorrência na Inglaterra determinou que as cias low cost/baixo custo publiquem as tarifas reais em suas propagandas. As tarifas reais seriam as tarifas mais os valores não opcionais a serem pagos pelo consumidor (taxas, adicionais etc). Com isso, elas querem acabar com aquelas promoções de 2 libras a passagem que ao final das contas vai sair por 40 libras quando adicionados todas as taxas e adicionais. Fica mais claro ao consumidor.

Essa questão de taxas e adicionais é importante já que podem transformar uma tarifa inicialmente mais barata em uma tarifa superior as das demais cias e vice-versa. Questões sobre esses adicionais e propaganda levaram a
Travelocity a retirar do ar uma das sua melhores características (ela ainda está disponível no Zuji, que é baseado em Cingapura e pertence ao mesmo grupo). Era possível fazer uma busca de tarifas de vôos internacionais em um grande intervalo de tempo. Os resultados eram apresentados na ordem crescente das tarifas puras (o que irritou os órgãos de defesa do consumidor). O interessante é que ao final da cotação e já somados as taxas e adicionais, o mesmo site alertava da existência de uma outra tarifa cujo preço final tinha ficado mais barato para as mesmas datas escolhidas, apesar de inicialmente parecer mais cara.

Eu desejo sempre publicar as tarifas com as taxas e adicionais inclusos, mas por limitações técnicas, não consigo publicas todas as tarifas, principalmente quando comparo um número grande das mesmas.

Varig: Nova Rota Ligando o Brasil a França e Itália

A Varig já tinha colocado a rota nos GDSs, porém não tinha feito o anúncio oficial da mesma. Agora a rota São Paulo/Paris/Roma foi oficialmente lançada aos agentes. O que chama a atenção é que no site da Varig está disponível para venda apenas a rota São Paulo/Paris, a ser iniciada dia 20 de setembro. Nada ainda da perna Paris/Roma que inclusive vai poder ser vendida isoladamente. Parece que no futuro o vôo irá se iniciar no Galeão depois fará um stop em Guarulhos e as rotas serão separadas, ou seja, um vôo vai para Paris e outro para Roma. Mais isso vai ter que esperar a chegada das novas aeronaves. Tem uma pronta em Macau e que nunca chega ao Brasil.

As tarifas introdutórias são a partir de 839 USD sem as taxas (WINTRO) e cerca de 920 USD com taxas. No momento as tarifas mais baixas da rota e de longe a mais baixa para voar do final de setembro até 20 de outubro (até onde as tarifas estão disponíveis no momento). Mas a próxima classe de reserva, a VLRGFR, já sai por 1064 USD. Vai haver uma boa competição na rota, já que apesar de pontuar 100% das milhas no Smiles, os passageiros da Varig não terão um sistema de entretenimento individual como o visto em várias de suas concorrentes.

Mas não deixa de ser algo a ser comemorado pelos fãs da Varig e associados do Smiles.

sábado, agosto 25, 2007

TAM: Promoção (?) de Vôos Neste Final de Semana

Foi só fazer um post dizendo que o site de promoções estava desativado para que a TAM iniciasse uma promoção sem muito alarde nesse site.

Estarão em
promoção no dia 25 e 26 de agosto, passagens para voar até 30 de setembro. Serão tarifas com código de reserva X, que pontuam apenas 20% das milhas. Leia com atenção as regras da promoção/tarifas.

Mas atenção, eu fiz uma cotação rápida e não achei nada tão promocional assim. Encontrei tarifas superiores às encontradas nas promoções em abril e maio. Se você encontrar alguma tarifa interessante, insira um comentário com a mesma para que outros visitantes do blog possam ser orientados pelas suas dicas.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Promoção de Passagens para voar no Outono e Inverno Europeu

Parece que passado o verão europeu, o fim de setembro, outubro, novembro e início de dezembro vêm com tarifas mais baixas e uma certa competição entre as cias que atuam no Brasil.

Fiz um levantamento nos sites e no GDS Sabre das tarifas para o período. Foi feita uma cotação de uma passagem com saída dia 15 de outubro e retorno no dia 25 de outubro. Foram selecionadas as tarifas mais baixas para montar um quadro, sendo expostas as tarifas até 100 dólares acima da mais barata.

Atenção: As tarifas aqui publicadas são as tarifas mais baratas, portanto as que se esgotam primeiro. Devem servir apenas como referência e podem ser alteradas a qualquer momento pelas cias aéreas.




Clique aqui para ampliar o quadro

Uma pequena análise dos sites e cias incluídos nessa pesquisa:

A Aerolineas Argentinas não costuma divulgar suas tarifas para a Europa no seu
site. Madri é seu principal destino na Europa.

A American Airlines costuma divulgar as tarifas para a Europa com destaque no site, mas demora um pouco na atualização. Não há tarifas para outubro a dezembro anunciadas no
site ainda. Mas se você tem interesse em combinar dois continentes sem pagar muito mais por isso, visite o site. Atenção: precisa de visto americano para realizar conexão nos EUA.

Air China: Não possui um site dedicado ao Brasil, mas possui boas tarifas para Madri e Barcelona.

Air France: Dá prioridade ao site para postar suas promoções. No
site poderão ser encontradas tarifas inferiores as encontradas nos GDS. Não deixe de visitar o site se você gosta do serviço da Air France.

British Airways: Seu
site, que tem uma verão para o Brasil, não divulga as promoções das cia, mas pelo menos pode-se comprar as tarifas aqui apresentadas com seu auxílio. Não é a campeã de preços, mas voar numa cia como a British tem suas vantagens.

Iberia: Essa sim é a campeã de preços, mas não divulga suas promoções nos
site para o Brasil. Vai entender.... Se ela tem bons preços, sofre com a fama de que seus serviços são condizentes com o que ela cobra. Não deixa de ser uma opção para quem está com um orçamento muito apertado e com certeza não será pior que viajar em uma BRA na atualidade.

KLM: Parece que o grupo Air France/KLM optou por ter algumas tarifas mais baixas no site do que nos GDSs. Apesar das tarifas KLM já serem muito competitivas, existem algumas promoções com preços abaixo da concorrência no seu
site. Vale a pena conferir.

Lufthansa: Apesar das tarifas encontradas nos GDS não serem muito animadoras, a cia tem realizado promoções regulares no site. A maioria são promoções de curta duração como essa para voar em
setembro e essa para voar em novembro e dezembro (acaba dia 26/08!). Existe promoção que dá até crédito de 25 euros no dutyfree dos aviões . Se você quer voar numa cia com um serviço correto e estável, apesar de não primar muito pelo entretenimento de bordo, não deixe de visitar o site dessa ótima representante do povo alemão.

TAM: Atualmente não divulga nada em termos de promoção no seu site. Até o site de promoções encontra-se inativo....Está vivendo seu inferno astral. Mas por outro lado, tem reforçado suas relações com as agências e operadoras de turismo. Atualização, 06/09: o site mudou!

TAP: Essa cia portuguesa que apostou onde nossas cias não tiveram coragem de apostar, possui boas tarifas para a Europa. No
site as tarifas são 12 dólares, em média, mais baratas. Lembre-se que algumas tarifas da TAP podem não pontuar no Fidelidade TAM (pontua apenas em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O). Desta forma as tarifas mais baixas da TAP (V e W) não pontuam no Fidelidade TAM. As tarifas W pontuam 50% no programa Victoria e as V 100%. Mas se sua opção é por preço e disponibilidade de vôos a TAP tem!

Swiss: Não possui site para o Brasil, portanto não faz divulgação de suas promoções para vôos saindo do Brasil no seu site. Foi escalada pela Lufthansa, sua proprietária, para disputar com a KLM, Iberia e TAP por preço.

United: não costuma anunciar suas tarifas para a Europa no
site . E olha que algumas tarifas permitem parar nos EUA e saem mais baratas que uma passagem com destino final nos EUA. Se o site não ajuda, o programa de milhagem Mileage Plus, as tarifas e um serviço que não compromete ajudam a cia americana. Mas você vai precisar de uma visto americano para poder usar os EUA como conexão para a Europa.

Varig: anuncia de forma tímida suas “promoções” no
site. Atualmente só anuncia vôos para Frankfurt, apesar de já estar no GDS Amadeus seus vôos para Roma e Paris, porém as tarifas não andam competitivas...

Foram intencionalmente excluídas da pesquisa a BRA (o site e a política da empresa não colaboram) e a Alitalia, que apesar de ter bons preços, vive um período complicado de sua existência.

Atenção: Novos Procedimentos para Declaração de Saída de Bens em Guarulhos

Alguns sites, como o da Tivoli, têm alertado para mudanças introduzidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo.

Parece que a receita está exigindo a nota fiscal dos bens para comprovar a saída regular do bem.

Antigamente, para realizar a Declaração de Saída Temporária de Bens, a qual deve ser preenchida uma única vez (pode-se usar a mesma nas viagens subseqüentes) para comprovar a saída regular de bens de alto valor (câmeras, notebooks e etc) e permitir o retorno do bem sem problemas com a alfândega era necessário apenas a presença do aparelho e os documentos do viajante.

Portanto atenção com os notebooks, câmaras e a fins.

Atualização: Segundo a leitora Thaís trata-se de uma "Ordem de Serviço ALF/GRU nº 02, que determina que a partir de 20/08/2007 será exigida a nota fiscal!" Interessante como um aeroporto pode ter um procedimento diferente dos demais.... Sou a favor de uma regra para todos!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Vôos da Varig para Paris e Roma já estão no Amadeus

Os vôos que serão operados pela Varig saindo de Guarulhos, São Paulo, em direção a Roma com stop em Paris, já estão no sistema do GDS Amadeus. Mas não há qualquer notícia oficial por parte da Varigol.

Os vôos serão diários saindo as 23:59hs com chegada em Paris as 16:20hs e m Roma as 19:15hs (aos sábados, os vôos sairão 15 minutos mais cedo). As voltas terão partidas as 20:50hs em Roma e as 23:50hs de Paris com chegada em São Paulo as 6:50hs (aos domingos, os vôos partem de Roma 45 minutos antes, mas mantida a saída de Paris).

Parece que em Paris a Varig vai ter code share com a Alitalia (que continua com seu futuro incerto)

Preços? Para um vôo com partida em 10 de setembro e volta dia 17 de setembro encontrei no Rumbo (baseado no GDS Amadeus) passagens por cerca de 2400 reais para Roma e 2470 reais para Paris (valores com taxas de cerca de 315 reais inclusas). Na opinião deste blogueiro, a Varig vai ter que brigar por preços (e esses não podem ser considerados os melhores da rota), já que em termos de aeronaves, programas de milhagem/alianças e conforto existem melhores opções nessa rota. Roma no stop poderia alavancar as vendas.

Nota baseada no
Contato Radar e em buscas no Rumbo.

TAM : Oficializado o Início do Acordo com a TAP e o Fim do Acordo com a TACA

O acordo entre a TAM e TAP foi finalmente oficializado com um comunicado no site da TAM. O acordo que envolve os vôos da TAP saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tem início no dia 01 de setembro e já nesse dia inicia as relações entre os programas de milhagem.

Os portadores de cartões Azul e Vermelho no Fidelidade TAM terão acesso as salas Vip da TAP em Portugal e maior franquia de bagagens (uma mala ou 20 kg dependendo do destino).

Os pontos acumulados
em vôos TAP (acúmulo somente em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O) serão inicialmente creditados no prazo máximo de 2 meses (nesse primeiro momento). O número de milhas acumuladas em vôos TAP são semelhantes aos acumulados em vôos Air France/KLM, com a diferença que nessa última não se acumula pontos nos vôos entre América do Sul e Paris.

Os pontos necessários
para emitir passagens TAP com pontos do Fidelidade (vôos a partir de 01 de setembro) também seguem os valores utilizados no acordo com Air France.

As tabelas de milhagem no programa Victoria da TAP ainda não estão disponíveis, mas assim que estiverem, vou postar aqui no Blog.

Foi oficializado, sem alarde, o fim do acordo coma TACA no dia 24 de setembro, data limite para emissão de passagens na TACA e para acúmulo de pontos nos vôos da mesma. A diferença é que clientes TAM podem emitir passagem para voar até 3 meses (Am. do Sul) após o fim da parceria e os da TACA até um ano devido a diferença na validade das passagens prêmios emitidas por esses 2 programas de milhagem.

BRA: Assina contrato com a Embraer

Foi assinado o contrato entre a BRA e a Embraer, no qual a primeira irá adquirir 20 jatos E-195, que serão entregues a partir do segundo semestre de 2008.

Ótima aquisição da BRA. Agora só falta melhorar o site, o serviço, a pontualidade e torcer para que seus 767 parem de dar defeitos como
este e este acontecidos na Europa.

terça-feira, agosto 21, 2007

TAM: Vôos Para Frankfurt

Foi confirmado o início dos vôos diários para Frankfurt em 30 de novembro. A rota será operada com A340, que a TAM vai receber da Air Canada, com saídas de São Paulo as 22:40hs e chegada em Frankfurt as 13:40hs. A Volta será operada as 22:30hs com chegada em São Paulo as 7:30hs. Passagens podem ser encontradas a partir de 1061 USD sem taxas (WHBRDE). Mais barato só nas cias americanas (United e American). No sentido inverso, a tarifa é de 706 USD (SDEBR), preciso comentar?

Como os vôos serão operados a partir Guarulhos, fica claro que a restrição aos novos vôos em Guarulhos e alardeada pelo governo não passou de mais um anúncio de impacto para a mídia e com pouco efeito prático. Portanto, em Guarulhos sempre cabe mais um, até o próximo caos....

OceanAir: Vôos para Cidade do México

A OceanAir acaba de anunciar o início dos seus vôos ligando São Paulo a Cidade do México. Os Vôos serão operados com B767-300ER e sairão as segundas, terças, quintas, sextas e domingos.

Impressionante como as cias brasileiras gostam de perder dinheiro. Um vôo anunciado com menos de 15 dias do início das operações....Pelo menos o consumidor vai ter mais opções para a Cidade do México, além da OceanAir a Varig deve operar a rota em breve.

TAM: Cada Dia com a Imagem Mais Prejudicada

Hoje duas notícias vieram a colaborar para manchar a imagem da TAM junto aos consumidores.

Primeiro, um piloto de 30 anos de profissão
admitiu ter errado durante o pouso do A320 em São Paulo. Ele teria se equivocado e não colocado as manetes na posição correta durante o pouso. Errar é humano, mas levanta suspeitas de que o treinamento da TAM pode não estar sendo efetivo. O co-piloto alega que o mesmo Airbus apresentou um retardo no fluxo de combustível em Confins.

A segunda, foi o relato de uma
arremetida de um vôo da TAM em Porto Alegre. A arremetida teria sido realizada para evitar um choque com uma aeronave da Gol que se encontrava na pista. Segundo a aeronáutica, a aeronave da TAM não teria permissão para pousar. Sem discutir quem tem razão no caso, fica mais uma sensação há um certo desgoverno nos nossos ares. Arremetidas são fatos comuns, mas no momento atual, todo cuidado é pouco para não colocar mais lenha na fogueira. Estão procurando um culpado e cada dia fica mais claro quem está se apresentando para o papel.

sábado, agosto 18, 2007

Resumo da Semana


Nesta semana completei a série de posts "Indo além dos 20.000 pontos/milhas" com os destinos México, Sidney, Polinésia Francesa, Cingapura, Tóquio, Bangkok e Pequim.

Discutimos o fim da parceria da
TACA com a TAM e o início das novas parcerias da cia brasileira com a TAP e United.

Tivemos um post sobre o vôo
pinga-pinga que irá ligar o Norte-Nordeste ao Caribe e que vai se iniciar em meio a estação dos furações naquele destino.

Por fim, o
início das operações do A380 na Singapore Airlines já tem data.

Foto: Lynn Davis via Freerange

sexta-feira, agosto 17, 2007

TAM: Caracas e Acordo com a TAP e United

Os vôos da TAM para Caracas, na Venezuela, irão se iniciar no dia 28 de setembro. As tarifas introdutórias serão de 672USD para saídas do Rio de Janeiro e São Paulo (VINTRO) e 333USD para saídas de Manaus (ZINTRO).

No sentido contrário, ou seja, saindo de Caracas em direção a São Paulo as tarifas são de 451USD (IVEBR). Não preciso falar nada.... Valores sem taxas ou adicionais.

Está previsto o início das operações da TAM para Frankfurt e Madri em dezembro.

O Rogério Vilaça, um amigo do blog, e os companheiros de
Fórum Contato Radar relatam que a TAM anunciou hoje ao mercado o início do acordo com a TAP no dia 01 de setembro. Serão incluídos, inicialmente, os vôos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não há um comunicado oficial no site da TAM. Fica a dúvida se a parceria dos programas de fidelidades Victoria da TAP e do Fidelidade TAM iniciam-se nessa mesma data.

Circulam rumores de que o início do acordo com a United será no dia posterior ao fim do acordo com a American, ou seja, dia 14 de novembro.

Atualização: Nota publicada no Panrotas afirma que os vôos para Frankfurt vão ser operados com aeronaves A340 a partir de 30 de novembro (devem ser diários e não mais 3 por semana) e que em seguida virão os vôos para Madri com os antigos MD11(ex-Varig). Madri merecia um avião melhor, mas a TAM como sempre está aproveitando que a concorrência não prima pelo serviço na rota e vai tentar igualar-se as demais.

TAF: Pinga-Pinga Liga Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao

A TAF deve iniciar, usando um Boeing 737, uma freqüência semanal (ida aos sábados e volta aos domingos) ligando o Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao. O vôo parte de Recife, faz escala em Fortaleza e Belém, conexão em Manaus e segue em direção a Aruba e termina em Curaçao voltando para Manaus.

Segundo uma pesquisa no site da TAF, as passagens para outubro custam cerca 2822 reais para Aruba e 2937 reais para Curacao (com taxas) saindo de Recife e 1389 reais e 1508 reais respectivamente saindo de Manaus.

Preços mão muito tentadores, já que saindo de São Paulo nas mesmas datas pesquisadas existem tarifas a partir de 765 USD (sem taxas) com a Avianca (SLEP002X).

Airbus A380 : Vôo Inaugural da Singapore Airlines

O supermamajumbo, o Airbus A380, deverá ser entregue a Singapore Airlines no dia 15 de outubro. No dia 25 de outubro entrará em atividade na rota que liga Cingapura a Sidney.

As passagens do primeiro vôo serão vendidas no
Ebay (site tipo o Mercado Livre) do dia 27 de agosto a 10 de setembro com renda destina para caridade.

quinta-feira, agosto 16, 2007

TACA: Fim do Acordo com a TAM

No site da TACA, a mesma coloca que o acordo com a TAM acaba no dia 24 de setembro de 2007. Se os passageiros do programa de milhagem da TACA quiserem voar TAM, eles devem emitir suas passagens até dia 24 de setembro de 2007 e completar a viagem até 24 de setembro de 2008.

Nada consta no site da TAM, mas como no Brasil os consumidores são os últimos a saber......

Não temos ainda notícias sobre o início das parceiras da TAP, LAN, United e Lufthansa com a TAM.

A American encerra sua parceria com a TAM no dia 13 de novembro de 2007.

Nota garimpada no fórum do
Contato Radar

terça-feira, agosto 14, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Tóquio, Cingapura, Bangkok e Pequim

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: Tóquio

Como eu gosto do Oriente, mas como ir ao oriente saindo do Brasil pode ser tão caro. Tarifas ligando São Paulo a Tóquio pode ser encontradas por cerca de 1890 a 2140 USD.

Nessa rota, só partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil. Bogotá tem preços semelhantes. Sair de Buenos Aires, Montevidéu e Santiago pode reduzir de 100 a 270 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Lima, seguida por Caracas. Partindo de Lima, são encontradas tarifas por cerca de 1130 a 1540 USD e saindo de Caracas, por cerca de 1420 a 1620 USD. Mas atenção, não é tão fácil conseguir essas tarifas baixas saindo de Lima ou Caracas, como pude comprovar respondendo recentemente uma pergunta da Majô sobre o tema. Então se esse é o seu destino, programe-se com antecedência.

Neste caso, a tática de ir até Los Angeles, saindo de Caracas, e depois usar uma passagem superpromocional de Los Angeles até o Japão pode seu uma ótima opção. As cias americanas costumam travar uma boa batalha tarifaria na rota EUA/Japão em determinadas épocas do ano, podendo ser encontradas tarifas de até 500 USD no pico das promoções.

Destino: Cingapura

Para chegar a Cingapura, prepare-se para pagar a partir de 2070 a 2330 USD.

Nessa rota, nem partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil! Sair de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Lima e Bogotá pode reduzir de 300 a 440 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Caracas, onde são encontradas tarifas por cerca de 1421 a 1625 USD.

Mas ir para Bangkok e comprar uma perna para Cingapura pode ser uma opção, já que essa rota é uma ponte aérea com alta concorrência entre cias tradicionais e low cost/baixo custo.

Destino: Bangkok

Tarifas para se chegar a Bangkok partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1680 a 1950 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 250 a 330 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 660 a 850 USD.


Destino: Pequim

Caso muito semelhante a Bangkok

Tarifas para se chegar a Pequim partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1690 a 1760 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 245 a 490 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 670 a 884 USD.

Como disse no
texto que introduz essa série, fique atento as vantagens e desvantagens de associar duas ou mais passagens aéreas para chegar ao seu destino, principalmente as franquias de bagagens.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Cidade do México, Sidney e Polinésia Francesa


Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Continuando a série, vamos aos novos destinos:

Destino: Cidade do México


Tarifas saindo de São Paulo para o México podem ser encontradas por volta de 900 a 1000 USD. Espera-se que essas tarifas possam cair com a entrada da Varig e OceanAir na rota Brasil/México no futuro.

Caracas é a melhor opção de conexão para o México. Podem ser encontradas tarifas de cerca de 470 a 600 USD para a Cidade do México. Partindo de Lima, podem ser encontradas por cerca de 510 a 650 USD. Partindo dos demais destinos, as diferenças entre as tarifas praticadas no Brasil e a desses destinos são de cerca de 150 a 250 USD (sempre mais caras no Brasil).

Destino: Sidney

Pode-se conseguir tarifas cerca de 290 a 70 USD dólares menores saindo de Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, sendo a maior diferença encontrada nessa última cidade.

Tarifas saindo de São Paulo Para Sidney podem ser encontradas por 1500 a 1740 USD e tarifas saindo de Montevidéu por cerca de 1220 a 1670 USD.

Caracas, Bogotá, Lima e Assunção possuem tarifas mais caras que as praticadas no Brasil. Mas quem estiver nesses destinos pode tentar uma conexão até Los Angeles nos EUA onde tarifas para Sidney podem ser encontradas por cerca de 831 a 1200 USD. Mas, lembre-se que as superpromoções nos EUA podem fazer essas tarifas caírem ainda mais.

Destino: Polinésia Francesa

Tarifas saindo de São Paulo para Papetee na LAN (única que opera a rota direto da América do Sul) podem ser encontradas por cerca de 1360 a 1650 USD.

Sair de Montevidéu, Buenos Aires e Santiago, principalmente essa última, podem reduzir o custo dessa passagem em cerca de 200 a 400 USD. Tarifas saindo de Montividéu são encontradas por cerca de 1010 a 1370 USD, de Buenos Aires de 950 a 1307 USD e de Santiago por cerca de 920 a 1320 USD.


Assunção, Lima, Bogotá e Caracas tem tarifas muito mais altas. Nesse caso você poderia tentar uma conexão para Los Angeles e tentar uma tarifa superpromocional da Thaiti Nui, já que essa cia vive fazendo promoções para determinadas datas.

sábado, agosto 11, 2007

Resumo da Semana

Esta semana foi recheada de posts interessantes. Se você não leu, então não deixe de ler:

Indo além dos 20.000 milhas/pontos : Um especial orientando como usar suas milhas para ir além da América do Sul. Na primeira parte tem EUA, Europa e Caribe.

Um post muito interessante sobre a
máfia que atua no aeroporto Ezeiza em Buenos Aires. Uma pedrinha que temos que pular para ter acesso a Argentina querida.

Varig e Governo Argentino: Briga
suspende vôos da Varig para lá. Cada um tem sua versão.

As melhores
tarifas para o Japão

Por fim, uma
reflexão sobre as últimas medidas anunciadas pelo governo para acabar com o caos aéreo.

Aproveitando o Dia dos Pais, que tal programar uma viagem com o seu? Nem que seja para a cidade vizinha!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Varig: Impedida de Operar na Argentina! Vôos Cancelados

Segundo o portal G1 a Varig foi impedida de operar na Argentina.

Ela operava desde dezembro com uma autorização provisória e a definitiva não saiu...

Os passageiros vão se acomodados nos vôos da Gol e de outras cias. Ainda bem que a Gol é dona da Varig, pois se não fosse os consumidores iam sofrer ainda mais!

Aguardamos cenas do próximo capítulo.

Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires: Cuidado com suas malas!

Uma matéria do El Clarin, um jornal argentino, mostra os problemas vividos pelos passageiros, mais especificamente, por suas malas no principal aeroporto argentino, o Ezeiza.

Uma bem organizada máfia tem atuado naquele aeroporto e causado muitos prejuízos a seus usuários. Usam inclusive os aparelhos de Raios X para escolher suas “vítimas”

Esse tema não é novo, a
Sylvia companheira de VnV sempre alerta os viajantes desses riscos. Mas é interessante ver um jornal argentino mostrar a matéria e ainda colocar um vídeo sobre o tema.

Fatos como esses não são exclusividades dos aeroportos argentinos, sofremos também desses males em terras brasilis. Fica o alerta para não deixar nada de valor na sua mala despachada.

Não deixe também que isso impeça sua sonhada viagem em direção a Argentina, pois ela tem muito a te oferecer.

Obrigado ao
Tony pela dica da matéria e ao Blog de Viajes do Jorge Gobbi que publicou a nota sobre a matéria.

Dicas sobre a Argentina?
Visite o
Viaje na Viagem, o Argentina’s Travel Guide e o Interpatagonia

Tribunais nos Aeroportos e Maior Espaço nos Aviões: Notícias Para Comemorar?

Se você já não suporta mais ler sobre o caos aéreo aqui no Aquela Passagem, pule este post. Eu mesmo não já não quero mais escrever sobre o tema....

Foi apresentada ontem pela presidente do STF, Elen Gracie, a proposta de instalação de tribunais nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para que casos de atrasos, cancelamentos, overbooking e falta de apoio por parte das cias aéreas possam ser tratados com maior celeridade. Os tribunais seriam provisórios e se localizariam em aéreas cedidas pela Infraero enquanto o caos nos aeroportos continuar.

Outra notícia do dia, é o
discurso proferido pelo novo ministro da defesa, Nelson Jobim, na CPI do apagão aéreo. Nesse discurso ele acusa as cias aéreas de terem reduzido o espaço entre as poltronas e aumentado o número de passageiros por vôo, reduzindo o conforto do passageiro sem a necessidade de aumentar o número de vôos ou adquirir maiores aeronaves.

Seriam notícias para o consumidor comemorar, mas vamos analisar um pouco mais essas novidades.

Antes de tudo é necessário lembrar que temos um judiciário lento, burocrático e sobrecarregado. Criar tribunais para resolver os problemas de uns muitos não vai prejudicar uns milhões que têm procurado o judiciário para buscar seus direitos? Nesse caso sim, ao contrário do que parece, estaríamos privilegiando um grupo da população. Temos problemas de infra-estrutura (portos, estradas, etc), na saúde, na educação, nas relações de consumo em geral. Será vão ser criados tribunais para cada uma dessas demandas?

Mais correto seria ter órgãos fiscalizadores atuantes, respeitados pela sociedade, governo e empresas e que pudessem impor sanções de forma mais ágil e efetiva. Não podemos ter mais ações de fiscalização que se perdessem dentro da burocracia e dos intermináveis recursos administrativos. È certo que cabe ao judiciário definir a culpa e proferir a sentença, mas se ele e a legislação atual colocarem sempre sua presença e decisão como condição sine qua non para que medidas de fiscalização se tornem efetivas, não haverá recursos humanos suficientes para tanta demanda. Por isso, defendo a idéia de um órgão fiscalizador que possa mostrar resultados efetivos e cuja fiscalização seja pautada por decisões técnicas, nem que seja necessário algum tipo de reforma nas nossas leis.

Aumentar o espaço nos aviões por decreto parece ótimo. Mas esse conforto não vira sem que os consumidores não paguem por ele, pelo menos no atual cenário da concorrência entre as cias aéreas nacionais.

Discussões sobre a definição de um pich mínimo (espaço entre as poltronas) embasadas por questões de saúde têm sido uma tendência como discutimos nesse post sobre
Trombose Venosa Profunda. Mas baixar um decreto para definir normas de conforto soa preocupante. O governo estaria atuando em áreas onde o mercado deveria atuar. Na verdade, os consumidores deveriam escolher os serviços que mais lhe agradem. O consumidor poderá escolher se em determinadas rotas curtas, a perda de conforto pode ser compensada pelo preço e se me rotas longas esse “desconforto” ainda é tolerado.

Aqui enfrentamos o problema da falta de concorrência no mercado aéreo e o excessivo lucro das nossas cias. Nossas cias optaram pelo modelo do menos é melhor e dá mais lucro. Isso é reflexo das idéias anteriormente vigentes de que a concentração das rotas em uma ou duas cias poderia dar maior segurança financeira as cias e mais tranqulidade aos consumidores. Mesmo ineficientes em termos de serviços, continuavam muito lucrativas ou dando lucros para uns poucos que dela se aproveitaram (velha Varig). O consumidor não tem opção no mercado brasileiro

Em mercados muito concorridos como na Europa e EUA existem cias oferecendo tarifas baixas (low fare) e ao mesmo tempo um serviço de qualidade, vide os casos da Jetblue, Click Air, Vueling e da
Virgin America que iniciou seus vôos ontem . Mas isso demandou tempo e concorrência.

Foi a Gol com seu modelo Low Cost/Baixo Custo que deu o pontapé inicial na queda das tarifas aéreas no Brasil. No seu início de funcionamento e baseado nas práticas naquele momento vigentes em outros mercados, ela se apresentava como uma nova opção com melhores preços, mas com um serviço e conforto reduzido. Essa proposta se perdeu com o tempo, ficou apenas o conforto reduzido. Acredito que a falta de concorrência no mercado brasileiro foi o maior culpado pela acomodação da Gol.

Neste caso, defendo a concorrência, mesmo que tenhamos que permitir a participação maior do capital estrangeiro nas nossas cias, com uma política de redistribuição de rotas, fortalecimento da aviação regional e a operação de novas cias. O Brasil é um país continental de relevo acidentado e que deveria ter no transporte aéreo uma das suas maiores opções de transporte.

Nossas cias possuem lucros muito acima da média mundial.
Em 2006, a GOL lucrou 15% e TAM 7,5%, enquanto as cias mundo afora comemoram lucros de 4 a 5% . As cia aéreas brasileiras necessitam se contentar, como outros setores da nossa economia, com lucros menores e uma maior concorrência poderia acelerar esse processo. Lucros menores, não quer dizer ausência ou lucro baixo. Nesse caso, cabe ao poder concedente permitir que o mercado encontre o equilíbrio, fomentar a concorrência e monitorar o mesmo definindo parâmetros mínimos.

Como tudo na vida tem um lado bom e um não tão bom, temos que avaliar com cuidado essas medidas tomadas às pressas para acalmar a setores da sociedade e apresentar-se de forma positiva para a mídia. Queremos ação, mas tecnicamente embasada e bem discutida. Chega de remendos sobre remendos ou medidas de grande impacto publicitário e pouco efeito prático.

Por fim, se eu fosse dono de cia aérea no Brasil, abria meu olho, pois as boas amizades e relações com o governo, no momento, foram por água abaixo. Isso acontece sempre quando boas relações passam a ser os suportes de uma política empresarial, mesmo que essa última tenha sido bem elaborada (e tenho minhas dúvidas se todas as nossas cias tem uma boa política empresarial). Mas tudo pode mudar rapidamente, já que no próximo ano temos eleições e eleições precisam de contribuições financeiras.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos

Uma pergunta que me fazem com uma certa freqüência é a de como usar uma passagem emitida para voar dentro América Sul com o uso de milhas/pontos para ir além da América do Sul. A idéia seria usar a passagem até um certo ponto da América do Sul e comprar uma outra passagem até um outro destino, geralmente, no Caribe ou América do Norte. Vale a pena? Quais destinos seriam beneficiados por essa estratégia? São perguntas como essas que vamos tentar responder neste post.

Introdução: Destinos Dentro da América do Sul

Usando 20.000 milhas de sua conta
Smiles será possível voar com a Varig (no momento, a única cia dentro do Smiles disponível para emissão) apenas para Bogotá na Colômbia, Caracas na Venezuela e Buenos Aires na Argentina.

Já no
Fidelidade TAM, é possível emitir prêmios usando 20.000 pontos para voar na TAM, TAM Mercosul, TACA e no futuro na LAN.

A TAM/TAM Mercosul voam para Montevidéu no Uruguai, Assunção e Cidade Del Leste no Paraguai, Santiago no Chile, Buenos Aires e Córdoba na Argentina, Cochabamba na Bolívia e está programado para voar para Caracas na Venezuela a partir de
29 de setembro (Rio-SP-Manaus-Caracas).

A TACA voa para Lima e Cusco no Peru, Quito e Guaiaquil no Equador, La Paz e Santa Cruz da La Sierra na Bolívia.

Atualização: O acordo com da TAM com a TACA acaba dia 24 de setembro. A LAN deve substituir a TACA em outubro, com isso agregando mais destinos.


Destinos Envolvidos no Comparativo

Dentre esses destinos foram escolhidos: Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Caracas, Bogotá, Assunção e Lima para realizar um pequeno comparativo. Foram pesquisados, no GDS SABRE, os preços das tarifas entre esses destinos e as seguintes cidades: Los Angeles e Miami nos EUA; Madri, Lisboa e Paris na Europa; Aruba, San Martin, Curaçao, Santo Domingo e Punta Cana (Rep. Dominicana) no Caribe; Cidade do México no México; Sidney na Austrália, Papeete na Polinésia Francesa; Tóquio no Japão, Cingapura; Bangkok na Tailândia e Pequim na China.

Foram selecionadas as menores tarifas publicadas no GDS SABRE em agosto de 2007. Atente que essas tarifas acabam rápido, portanto se quiser encontrá-las, você terá que se programar com antecedência e evitar os períodos de alta estação ou de pico no destino desejado.

Portanto, não foram incluídas cias que não publicam suas tarifas nesse GDS, como por exemplo cias aéreas pequenas ou algumas cias Low Cost/Baixo Custo. Desta forma, você poderá encontrar tarifas menores ainda do que essas aqui citadas, como tarifas promocionais, tarifas restritas aos sites das cias aéreas, tarifas low cost/baixo custo, etc.

Como as tarifas variam com o tempo, não tenha os dados descritos nesse texto como uma verdade absoluta. A idéia é te orientar. Caso você deseje ir para um determinado destino, faça a cotação usando um site como o
ITA e nos sites das cias que operam essas rotas durante a fase de planejamento de sua viagem.

Resultados Gerais

As tarifas praticadas no Brasil encontram-se, a exceção dos destinos europeus, em valores superiores aos dos nossos colegas de América do Sul. Às vezes, a diferença é maior, outras vezes menor, mas na maioria das vezes há uma diferença para mais nas tarifas praticadas no Brasil. Somente o Paraguai possui tarifas semelhantes e algumas vezes um pouco mais elevadas que as tarifas praticadas no Brasil. Não raramente o valor pago em uma tarifa direta saindo do Brasil equivale à soma de uma tarifa Brasil até Uruguai ou Argentina ou Chile e de lá até o destino final. A ganância das nossas cias, os impostos cobrados e as bandas tarifárias existentes no Brasil contribuem para esses achados.

Caracas na Venezuela demonstrou-se ser um ponto interessante para conexões em direção ao Caribe, Los Angeles no EUA e Cingapura. Bangkok e Pequim podem ser acessadas com tarifas menores partindo de Caracas, mas nesses casos a diferença é menor que para outros destinos. A proximidade com a América do Norte e Caribe pode explicar essa situação. As taxas cobradas na Venezuela podem azedar um pouco as tarifas.

Bogotá, mostra-se como uma segunda opção para o Caribe, como tarifas levemente superiores às praticadas em Caracas.

Lima, no Peru, apresenta-se como um bom ponto de conexão para o Tóquio, Madri e Miami. A grande colônia japonesa, o fato de ser um local que recebe um grande afluxo de turistas e pela concorrência iniciada pela low cost americana Spirit na rota Peru/EUA podem ajudar a explicar esses achados.

Buenos Aires, Montevidéu, Santiago destacam-se como ponto de conexão para a Polinésia Francesa. Para os destinos europeus há uma certa igualdade nos preços praticados no Brasil, mas atenção, porque é muito comum a ocorrência de promoções envolvendo vôos partindo dessas cidades em direção a Madri. Por outro lado, a concorrência na rota Brasil/Madri deve aumentar muito, já que em breve tanto a TAM como a Varig devem operar a rota. Para destinos como Cidade do México, Tóquio, Sidney e Cingapura as diferenças ficam entre 300 e 50 USD dólares a menos saindo dessas cidades, com uma certa vantagem para Montevidéu.

Mas antes de se decidir por usar dessa estratégia de combinação de tarifas atente:

Quando se faz conexão com cias diferentes, é prudente deixar uma boa folga de tempo para a realização das mesmas. Recomendo mais de 24hs de intervalo, já que a segunda cia não tem a obrigação de remanejar seus vôos por causa de um atraso imprevisto cuja culpa é de outra cia aérea. Portanto, não se esqueça de adicionar os custos de uma pernoite no local de conexão.

Outro ponto importante que deve ser lembrado é que as franquias de bagagem geralmente empregadas pelas cias em vôos partindo do Brasil são superiores as empregadas em outra rotas. Se você pretende voar com muita bagagem, fique atento para o excesso de bagagem que pode elevar em muito o custo final dessa passagem.

Outro fator é o tempo. Como envolve conexões há uma perda de tempo nessas conexões e se no seu caso “time is money” fique atento para verificar se a economia gerada por essa associação é vantajosa no seu caso.

Programe-se com antecedência, para que seja possível conseguir as melhores tarifas. Não esqueça de analisar o clima no local de destino, pois você não vai querer estar no Caribe em plena temporada de furacões sem saber que corre esse risco.

Por fim, fica claro que só existem tarifas competitivas em rotas onde há concorrência.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino EUA e Europa

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: EUA

Se você tem nos EUA o destino desejado então, use suas milhas/pontos para emitir uma passagem em direção a Caracas ou Bogotá ou Lima.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por volta de 900 a 1000 USD para Los Angeles e de 780 a 870 USD para Miami.

Saindo de Caracas é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 370 a 430 USD para Los Angeles, por cerca de 390 a 440 USD para Miami.

Saindo de Bogotá é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 430 a 500 USD para Los Angeles, por cerca de 460 a 500 USD para Miami.

Saindo de Lima é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 560 a 610 USD para Los Angeles, por cerca de 320 a 420 USD para Miami. Nesse caso não esqueça de fazer uma busca na low cost americana
Spirit, que voa de Lima para Fort Laurendale (próximo a Miami) e costuma ter tarifas promocionais nessa rota.

Portanto, as melhores conexões foram Caracas para Los Angeles e Lima para Miami.

Destino: Europa

Se o destino é Europa, o uso de milhas na emissão de uma passagem para a América do Sul não tem um efeito tão importante na redução dos custos da sua viagem.

Os valores praticados no mercosul são muito semelhantes.

Tendo em mente que podem ser encontradas tarifas partindo de São Paulo para Madri por cerca de 880 a 940 USD, para Lisboa por volta de 930 a 1000 USD e para Paris por cerca de 890 a 950 USD, as diferenças tarifárias dentro do Mercosul e Chile são pequenas (de cerca de mais ou menos 70 dólares) e ás vezes para mais.

Já as tarifas praticadas em Caracas, Bogotá e Lima são inferiores as praticadas no Brasil. Essa diferença fica por volta de 150 a 300 USD para menos saindo desses destinos.

Se o destino for Madri, fique atento as tarifas saindo de Bogotá (de cerca de 560 a 720 USD) e de Lima (600 a 735 USD). Se você conseguir uma tarifa próxima ou inferior aos valores mínimos acima postados podem ser uma opção.

Não se esqueça, que na rota para Madri há uma boa concorrência e que é comum a existência de tarifas promocionais em vários países da América Latina
.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Caribe

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

O uso de milhas/pontos para emissão de uma passagem e a complementação com uma segunda passagem paga até um destino o Caribe pode ser uma estratégia interessante. A Relação custo/benefício vai depender do destino escolhido.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por cerca de 780 a 900 USD para Aruba, 1140 a 1326 USD para San Martin, 760 a 870 USD para Curaçao, 905 a 945 para Santo Domingo e 780 a 945 para Punta Cana.

Se seu destino é o Caribe e você quer economizar, não perca seu tempo cotando passagens saindo do Mercosul ou do Chile, pois apesar de serem cerca de 40 a 250 USD menores em determinadas cidades, as diferenças encontradas nas tarifas partindo de Caracas e Bogotá são bem maiores. As diferenças saindo de Lima estão em um patamar intermediário.

Caracas é o ponto de saída para o Caribe. São encontradas tarifas de cerca de 200 a 230 USD para Aruba, 340 a 533 USD para San Martin, 105 a 150 USD para Curaçao, 250 a 360 para Santo Domingo. Para Punta Cana, as tarifas já não são interessantes (por cerca de 630 a 720).

Sair de Bogotá pode ser uma opção para Aruba (220 a 365 USD), Curaçao (200 a 300USD) e Punta Cana, onde tem o melhor preço (cerca de 380 a 435 USD).

Lembre-se que uma ilha caribenha pode ser acessada através de outra ilha, tornado a passagem final mais barata.

Saindo de Curacao pode-se conseguir tarifas por volta de 120 a 170 USD para Aruba, de 250 a 300 USD para San Martin, 150 a 220 USD para Santo Domingo e de 350 a 420 USD para Punta Cana.

Agora, se por um acaso você estiver pelos EUA e tenha intenção de voar para o Caribe, não deixe de cotar sua passagem junto as cias low cost/baixo custo. A Jetblue, a Spirit, a USA 3000, a Air Tran, entre outras operam na Rota EUA/Caribe e com várias promoções tarifárias.

O Blog
Diário de um Nômade fez um post recente contendo uma lista das cias aéreas que operam dentro do Caribe e cercanias. Se você quiser mais informações sobre o Haiti e a Republica Dominicana, não deixe de visitar esse blog.

Outra dica é aproveitar a passagem até Caracas e visitar o Caribe Venezuelano, como indica o nosso amigo Ernesto. Uma ótima fonte de informações de destinos é o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire.

Curiosidade: Pode-se encontrar tarifas saindo de Curaçao para Amsterdã por cerca de 400 a 700 USD (KLM), caso alguma idéia louca como as que habitam a cabeça desse blogueiro venham a te acometer.

terça-feira, agosto 07, 2007

Melhores Tarifas para o Japão

Já que cometi erro no post da Lufthansa, vou aqui postar as melhores tarifas disponíveis (no momento e para vôos até dezembro) para o Japão partindo de São Paulo. Pesquisadas no GDS ITA.

As melhores tarifas podem ser encontradas na cias americanas. Dentre elas se destacam a United com tarifas a partir de 1860 USD (HPEX) e a Continental com tarifas a partir de 1954 USD (HPX6PA). Ambas as tarifas com destino a Tóquio ficam por volta de 2050 USD somando se as taxas e adicionais. Mais um exemplo de como as taxas e outros adicionais podem modificar o preço final de uma passagem. Nagoya e Osaka possuem tarifas semelhantes e cerca de 15 USD mais caras que Tóquio.

Dentre as cias européias, a KLM e a Air France têm as melhores tarifas, mas nesse caso as tarifas sobem para 2020 USD na KLM e 2370 USD na Air France.

A Emirates possui tarifas a partir de 2104 USD (WLE1MBR1), 2217 USD com taxas e adicionais, via Dubai e para Nagoya.

Mas atente que uma boa estratégia pode ser comprar um vôo até Los Angeles e aproveitar uma tarifa promocional de uma cia americana que atue na rota EUA/Japão. São muito comuns as promoções em abril/maio e durante o inverno no Japão.

Links para os sites das cias aéreas na barra ao lado

ANAC: Diretores Acusados de Abusar das Passagens Cortesia

Uma nota no Blog do Noblat faz uma alusão a uma matéria publicada na revista Veja desta semana, onde há uma denúncia de uso abusivo por parte dos diretores da ANAC das passagens cortesias dadas pelas cias, as quais elas deveriam fiscalizar. Estamos falando dos diretores e presidentes da ANAC e não dos fiscais da ANAC.

Sob o pretexto de fiscalizações, diretores da ANAC voaram 288 vezes de fevereiro de 2006 até fevereiro de 2007. Um diretor teria solicitado 98 desses bilhetes, sendo que 39 para a sua cidade natal. Um desses foi solicitado para voar dia 29 de dezembro de 2006, possivelmente para fazer uma fiscalização às vésperas do Ano Novo. Esse diretor não descansa nunca...

Outro diretor da ANAC acha normal viajar a convite da cia que deveria fiscalizar....Veja no
G1. Não acredito que isso seja legal, mas sem dúvida é imoral. Mas ele também não sabia....

Foi-se o presidente da Infrazero que em entrevista dada a
Folha, relata ter engolido muito sapo durante sua gestão, mas como era militar, engoliu calado.

Quem vê e finge que não vê, uma marca de um governo onde a imagem está acima de tudo.

Star Alliance: Deve Incorporar Cia Indiana Até o Final de 2008

A Star Alliance, que deve incorporar a China Air e a Shangai Airlines até dezembro de 2007 e a Turkish Airlines até o primeiro semestre de 2008, deverá ter um novo membro indiano até o final de 2008.

A cia
aérea indiana deve ser a Air India.

Mais um passo na consolidação da Star Alliance como a maior e melhor aliança de cias aéreas da atualidade.

Promoção Lufthansa: Europa

A Lufthansa está com uma promoção para passagens compradas do dia 06 de agosto até 12 de agosto e para voar em direção a Europa do dia 29 de outubro até 08 de dezembro.

Podem ser encontradas
passagens a partir de 899 USD para Roma e Berlim, 919 USD para Praga e Frankfurt, 959 USD para Budapeste, 989 para Oslo e Estocolmo e 1099 pra Moscou.

Atualização: Por erro meu, postei incorretamente a tarifa para o Japão. A tarifa é só de Ida para Dekasegui (o que faz o preço não ser atraente).....
Obrigado Mô pela correção. Peço desculpas pelo erro.

Promoção Gol: Brasília no 7 de Setembro

A Gol está com uma promoção para quem deseja viajar para Brasília. Viajando a partir de hoje e voltando nos dia 8, 11 ou 12 de setembro, você não paga a passagem de volta. Vendas do dia 01 de agosto até 8 de setembro.

Gostou? Então leia as regras
no site.

Queda nas Vendas das Cias Aéreas

O caos aéreo e o medo de voar já estão afetando os lucros das cias aéreas. Estão sofrendo devido a própria omissão, já que não vieram a público reclamar da infra-estrutura deficiente, optando por manter a política de boa vizinhança com o governo, o mesmo que agora quer culpar as cias pelo caos.

TAM queda de
30% nas vendas.

Gol queda na
ocupação das aeronavaes de 84,1% para 70,9% em julho.

sábado, agosto 04, 2007

EasyJet: Vai começar a Cobrar Pelas Malas Despachadas

Seguindo o modelo da Ryanair e da BMI Baby, a Easyjet deve iniciar em breve a cobrança por malas despachadas.

Anteriormente era permitido despachar uma unidade de mala dentro da franquia de 20kg sem pagamento. A partir de 01 de outubro (não importa data da compra da passagem), será cobrada duas libras (ou 3 euros), se pré pago pela Internet, ou 5 libras (ou 7,50 Euros), se pago no aeroporto por mala despachada. Excesso de bagagem (mais de 20kg de bagagem despachada) continua pagando 6 libras (ou 9 euros) por kg extra. Máximo de 32 kg por mala e 50kg no total.

Daqui a pouco, gordinho vai pagar sobretaxa.... Mas por outro lado, o consumidor europeu pode escolher, dentre as várias cias que atuam naquele continente, aquela presta um serviço que atenda suas necessidades.


Aguarde em breve um especial sobre franquias de bagagem aqui no Aquela Passagem!

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Macapá, São Luís, Porto Velho e Petrolina

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Petrolina e Porto Velho. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Petrolina: estão incluídos vôos do dia 18 a 20 de setembro com vendas do dia 4 a 21 de agosto.

Porto Velho: estão incluídos vôos do dia 25 a 27 de setembro com vendas do dia 11 a 28 de agosto.

Vitória, Macapá e São Luís: estão incluídos vôos do dia 04 a 05 de setembro com vendas do dia 21 julho e 06 de agosto.

TAM Suspende Alguns Vôos De/Para Foz Iguaçu

Recentemente, a TAM anunciou o início de alguns novos vôos de/para Foz do Iguaçu, mas alguns deles vão ser cancelados até dia 31 de agosto.

Uma pena, já que Foz do Iguaçu tem uma grande demanda e tarifas já muito elevadas.

Vôos cancelados:

sexta-feira, agosto 03, 2007

Aeroportos: Segure sua carteira!

Se não bastasse o caos nos aeroportos e nossas tarifas aéreas acima da média, pagamos uma fortuna para beber e comer nos aeroportos.

Uma pesquisa realizada pelo site
Mercado Mineiro (um site sério daqui de BH), demonstrou a disparidade dos preços encontrados nos aeroportos quando comparados entre si e com os preços cobrados no centro das cidades.

A
Globo chegou inclusive a fazer uma reportagem sobre a pesquisa.

Enquanto isso no Chang Airport em Cingapura, que tem até piscina e cinema para os usuários, eles fazem
propaganda de que os preços cobrados no aeroporto são semelhantes aos encontrado na cidade. Se você achar um preço mais barato no centro da cidade, exceto promoções, eles te pagam a diferença paga a mais em dobro.

American: Bônus nas Milhas compradas em Agosto e Internet WiFi no Futuro

Comprar milhas não é um grande negócio, mas quando faltam apenas poucas milhas para completar o total necessário para a emissão de uma passagem prêmio, pode ser uma opção interessante.

Um dos programas de fidelidade aérea que permitem a compra de milhas é o Aadvantage da American Airlines.

Durante o mês de agosto e no caso de ser sua primeira aquisição de milhas, se você adquirir pelo menos 10.000 milhas (250 USD) poderá ganhar 10% de milhas de bônus pelas milhas compradas no site do programa (máximo de 4000 milhas bônus). Se adquirir mais de 25.000 milhas não terá que pagar a taxa de 30 USD pela transação e ganhará as mesmas 10% de milhas de bônus. Você pode notar que o preço é salgado.

Mas como a American tem a opção de prêmios emitidos com um menor número de milhas na baixa estação, uma compra de 11.000 milhas (10.000+1.000 de bônus) por 250USD + 30USD de taxa pode viabilizar a emissão de uma passagem prêmio Brasil/EUA para quem acumulou apenas 29.000 milhas no Aadavantage.

Não deixe de ler todas as regras antes de se decidir por
comprar essas milhas.

Parece que a
American vai ser a primeira cia americana a oferecer serviços WiFi em vôos domésticos nos EUA. No passado algumas cias chegaram a oferecer Internet WiFi durante os vôos, mas o serviço operado pela Boeing foi desativado.
Texto atualizado em 14/08/07

quinta-feira, agosto 02, 2007

Conac Estuda Flexibilização da Banda Tarifária, ANAC Ainda Não Sabe de Nada

O Conac (Conselho de Aviação Civil) está estudando a flexibilização das bandas tarifárias. Parece que os estudos estão adiantados e a flexibilização deve aumentar nos vôos dentro da América do Sul. A ANAC ainda não foi informada....

Interessante essa nota dada pelo
Panrotas, que relata que uma fonte da ANAC falou que as bandas existem há vários anos e que não devem ser abandonadas de uma hora para outra.

Desde quando algo não pode ser mudado porque está em vigor há vários anos..... Mais um exemplo do pensamento reinante na ANAC.

Enquanto Isso na Inglaterra.....

A British Airways está recebendo a uma senhora multa de 711 milhões de dólares do governo inglês (ainda vem multa do governo americano) por ter tentado montar um cartel.

Parece que pessoas ligadas a British e a Virgin chegaram a se encontrar para definir o valor da sobretaxa de combustível cobrada pelas cias.
A Virgin foi poupada por ter denunciado o esquema. Segundo a matéria da Reuters publicada no Airwise, a British poderia ter sido obrigada a pagar uma multa maior ainda, se não tivesse cooperado nas investigações e assumido o erro

Mas Como Eu Queria Que....

Os Governantes governassem, Deputados legislassem em favor da população, a Polícia Militar prendesse e a Civil investigasse e o Judiciário julgasse de olhos bem vendados....

No mundo onde muitos deputados
investigam, Governantes só se preocupam com a próxima eleição, onde tem hora que polícia se mistura com ladrão e o judiciário julga de olhos bem abertos, investigação de acidente aéreo vira forma de auto-promoção.

Enquanto isso, nas
estradas continuam as mortes e não se vê uma CPI.......

quarta-feira, agosto 01, 2007

Volta ao Mundo Com 10% de Desconto

A Star Alliance está com um promoção que dá 10% de desconto nas tarifas Volta ao Mundo (RTW) na classe econômica compradas de 01 de agosto a 30 de setembro!

Mais uma forcinha para você fazer aquela viagem dos seus sonhos! Não deixe de experimentar os serviços da Singapore Airlines (de preferência em um vôo longo), minha cia do coração.

Mais informações sobre viagens volta ao mundo? Então leia esse
meu tutorial e os comentários neste post do VnV.

American Airlines: Tarifas Promocionais e Milhas em Dobro

A American está com uma série de tarifas promocionais de última hora, entre elas uma tarifa São Paulo/Nova York por 795 USD (tarifa QXWEBSW) sem taxas para emissão até 6 de agosto. Leia bem as regras das tarifas antes de decidir-se pelas compras.

Outra promoção é a de
milhas em dobro para vôos comprados no site de 01 de agosto a 30 de setembro (exclusivamente no site) e para voar de 01 de agosto a 15 de novembro. Só vôos American, não vale para o code share.

quinta-feira, agosto 30, 2007

British: Promoção com American Express na Executiva

Se você está podendo, então não perca essa, pois você poderá voar na primeira classe de uma das melhores cias aéreas do mundo:

A British está com uma
promoção na qual comprando com uma passagem na classe executiva com o cartão AMEX, você pode optar por um upgrade para primeira classe ou ganhar uma passagem para o acompanhante.

Promoção válida até 27 de março de 2008 e para vôos entre 28 de outubro de 2007 e 27 de março de 2008 para a Ásia, Europa e África.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Antiga Varig: Renasce como Flex

A Antiga Varig, que ficou com as dívidas, imóveis, centro de treinamento, uma aeronave e a marca Nordeste, deve voltar voar em uma rota ligando o Rio de Janeiro ao Nordeste sob a marca Flex.

Essa empreitada conta com o apoio da Gol, que tem interesse na sobrevivência da antiga Varig a fim de não contaminar a VRG linhas aéreas, que detém o nome Varig e que foi adquirida pelo grupo dono da Gol, com as dívidas da Antiga Varig.

FAA Recomenda Inspeção nos Novos 737

A Federal Aviation Administration, agência norte americana que acompanha a segurança de vôo nos EUA, determinou que as cias aéreas façam inspeções em todos os modelos 737-600 em diante.

Essa inspeção foi motivada pela investigação do acidente com o 737-800 da Air China que pegou fogo no Japão. Resultados iniciais das investigações apontam que houve um defeito/dano na asa que permitiu o vazamento de combustívele conseqüente incêndio.

Aeroporto Santos Dumont: Sem Pousos em Dia de Chuva

As cias aéreas Gol, Varig e TAM decidiram que não irão pousar no Santos Dumont, Rio de Janeiro, nos dias de chuva devido um alerta de pista escorregadia.

terça-feira, agosto 28, 2007

Enquete Sobre Cias Low Costs/Baixo Custo no VnV

Se você tem vontade de voar em uma cia de baixo custo/low cost na Europa (que lá atuam como cias low fare/baixas tarifas) e tem dúvidas sobre o que vai encontrar, então visite essa enquete que o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, está fazendo com o auxílio de viajantes como você.

É claro que cada viajante tem um padrão próprio de qualidade e uma tolerância diferente, mas não deixa de ser uma fonte interessante de informação.

Mais uma vez vou alertar: cuidado com a franquia de bagagens nas cias de baixo custo, pois normalmente elas são sensivelmente menores que as das cias tradicionais.

Inglaterra e as Novas Regras de Publicidade para as Low Costs: O Velho Problema das Taxas e Adicionais

O órgão que regula a concorrência na Inglaterra determinou que as cias low cost/baixo custo publiquem as tarifas reais em suas propagandas. As tarifas reais seriam as tarifas mais os valores não opcionais a serem pagos pelo consumidor (taxas, adicionais etc). Com isso, elas querem acabar com aquelas promoções de 2 libras a passagem que ao final das contas vai sair por 40 libras quando adicionados todas as taxas e adicionais. Fica mais claro ao consumidor.

Essa questão de taxas e adicionais é importante já que podem transformar uma tarifa inicialmente mais barata em uma tarifa superior as das demais cias e vice-versa. Questões sobre esses adicionais e propaganda levaram a
Travelocity a retirar do ar uma das sua melhores características (ela ainda está disponível no Zuji, que é baseado em Cingapura e pertence ao mesmo grupo). Era possível fazer uma busca de tarifas de vôos internacionais em um grande intervalo de tempo. Os resultados eram apresentados na ordem crescente das tarifas puras (o que irritou os órgãos de defesa do consumidor). O interessante é que ao final da cotação e já somados as taxas e adicionais, o mesmo site alertava da existência de uma outra tarifa cujo preço final tinha ficado mais barato para as mesmas datas escolhidas, apesar de inicialmente parecer mais cara.

Eu desejo sempre publicar as tarifas com as taxas e adicionais inclusos, mas por limitações técnicas, não consigo publicas todas as tarifas, principalmente quando comparo um número grande das mesmas.

Varig: Nova Rota Ligando o Brasil a França e Itália

A Varig já tinha colocado a rota nos GDSs, porém não tinha feito o anúncio oficial da mesma. Agora a rota São Paulo/Paris/Roma foi oficialmente lançada aos agentes. O que chama a atenção é que no site da Varig está disponível para venda apenas a rota São Paulo/Paris, a ser iniciada dia 20 de setembro. Nada ainda da perna Paris/Roma que inclusive vai poder ser vendida isoladamente. Parece que no futuro o vôo irá se iniciar no Galeão depois fará um stop em Guarulhos e as rotas serão separadas, ou seja, um vôo vai para Paris e outro para Roma. Mais isso vai ter que esperar a chegada das novas aeronaves. Tem uma pronta em Macau e que nunca chega ao Brasil.

As tarifas introdutórias são a partir de 839 USD sem as taxas (WINTRO) e cerca de 920 USD com taxas. No momento as tarifas mais baixas da rota e de longe a mais baixa para voar do final de setembro até 20 de outubro (até onde as tarifas estão disponíveis no momento). Mas a próxima classe de reserva, a VLRGFR, já sai por 1064 USD. Vai haver uma boa competição na rota, já que apesar de pontuar 100% das milhas no Smiles, os passageiros da Varig não terão um sistema de entretenimento individual como o visto em várias de suas concorrentes.

Mas não deixa de ser algo a ser comemorado pelos fãs da Varig e associados do Smiles.

sábado, agosto 25, 2007

TAM: Promoção (?) de Vôos Neste Final de Semana

Foi só fazer um post dizendo que o site de promoções estava desativado para que a TAM iniciasse uma promoção sem muito alarde nesse site.

Estarão em
promoção no dia 25 e 26 de agosto, passagens para voar até 30 de setembro. Serão tarifas com código de reserva X, que pontuam apenas 20% das milhas. Leia com atenção as regras da promoção/tarifas.

Mas atenção, eu fiz uma cotação rápida e não achei nada tão promocional assim. Encontrei tarifas superiores às encontradas nas promoções em abril e maio. Se você encontrar alguma tarifa interessante, insira um comentário com a mesma para que outros visitantes do blog possam ser orientados pelas suas dicas.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Promoção de Passagens para voar no Outono e Inverno Europeu

Parece que passado o verão europeu, o fim de setembro, outubro, novembro e início de dezembro vêm com tarifas mais baixas e uma certa competição entre as cias que atuam no Brasil.

Fiz um levantamento nos sites e no GDS Sabre das tarifas para o período. Foi feita uma cotação de uma passagem com saída dia 15 de outubro e retorno no dia 25 de outubro. Foram selecionadas as tarifas mais baixas para montar um quadro, sendo expostas as tarifas até 100 dólares acima da mais barata.

Atenção: As tarifas aqui publicadas são as tarifas mais baratas, portanto as que se esgotam primeiro. Devem servir apenas como referência e podem ser alteradas a qualquer momento pelas cias aéreas.




Clique aqui para ampliar o quadro

Uma pequena análise dos sites e cias incluídos nessa pesquisa:

A Aerolineas Argentinas não costuma divulgar suas tarifas para a Europa no seu
site. Madri é seu principal destino na Europa.

A American Airlines costuma divulgar as tarifas para a Europa com destaque no site, mas demora um pouco na atualização. Não há tarifas para outubro a dezembro anunciadas no
site ainda. Mas se você tem interesse em combinar dois continentes sem pagar muito mais por isso, visite o site. Atenção: precisa de visto americano para realizar conexão nos EUA.

Air China: Não possui um site dedicado ao Brasil, mas possui boas tarifas para Madri e Barcelona.

Air France: Dá prioridade ao site para postar suas promoções. No
site poderão ser encontradas tarifas inferiores as encontradas nos GDS. Não deixe de visitar o site se você gosta do serviço da Air France.

British Airways: Seu
site, que tem uma verão para o Brasil, não divulga as promoções das cia, mas pelo menos pode-se comprar as tarifas aqui apresentadas com seu auxílio. Não é a campeã de preços, mas voar numa cia como a British tem suas vantagens.

Iberia: Essa sim é a campeã de preços, mas não divulga suas promoções nos
site para o Brasil. Vai entender.... Se ela tem bons preços, sofre com a fama de que seus serviços são condizentes com o que ela cobra. Não deixa de ser uma opção para quem está com um orçamento muito apertado e com certeza não será pior que viajar em uma BRA na atualidade.

KLM: Parece que o grupo Air France/KLM optou por ter algumas tarifas mais baixas no site do que nos GDSs. Apesar das tarifas KLM já serem muito competitivas, existem algumas promoções com preços abaixo da concorrência no seu
site. Vale a pena conferir.

Lufthansa: Apesar das tarifas encontradas nos GDS não serem muito animadoras, a cia tem realizado promoções regulares no site. A maioria são promoções de curta duração como essa para voar em
setembro e essa para voar em novembro e dezembro (acaba dia 26/08!). Existe promoção que dá até crédito de 25 euros no dutyfree dos aviões . Se você quer voar numa cia com um serviço correto e estável, apesar de não primar muito pelo entretenimento de bordo, não deixe de visitar o site dessa ótima representante do povo alemão.

TAM: Atualmente não divulga nada em termos de promoção no seu site. Até o site de promoções encontra-se inativo....Está vivendo seu inferno astral. Mas por outro lado, tem reforçado suas relações com as agências e operadoras de turismo. Atualização, 06/09: o site mudou!

TAP: Essa cia portuguesa que apostou onde nossas cias não tiveram coragem de apostar, possui boas tarifas para a Europa. No
site as tarifas são 12 dólares, em média, mais baratas. Lembre-se que algumas tarifas da TAP podem não pontuar no Fidelidade TAM (pontua apenas em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O). Desta forma as tarifas mais baixas da TAP (V e W) não pontuam no Fidelidade TAM. As tarifas W pontuam 50% no programa Victoria e as V 100%. Mas se sua opção é por preço e disponibilidade de vôos a TAP tem!

Swiss: Não possui site para o Brasil, portanto não faz divulgação de suas promoções para vôos saindo do Brasil no seu site. Foi escalada pela Lufthansa, sua proprietária, para disputar com a KLM, Iberia e TAP por preço.

United: não costuma anunciar suas tarifas para a Europa no
site . E olha que algumas tarifas permitem parar nos EUA e saem mais baratas que uma passagem com destino final nos EUA. Se o site não ajuda, o programa de milhagem Mileage Plus, as tarifas e um serviço que não compromete ajudam a cia americana. Mas você vai precisar de uma visto americano para poder usar os EUA como conexão para a Europa.

Varig: anuncia de forma tímida suas “promoções” no
site. Atualmente só anuncia vôos para Frankfurt, apesar de já estar no GDS Amadeus seus vôos para Roma e Paris, porém as tarifas não andam competitivas...

Foram intencionalmente excluídas da pesquisa a BRA (o site e a política da empresa não colaboram) e a Alitalia, que apesar de ter bons preços, vive um período complicado de sua existência.

Atenção: Novos Procedimentos para Declaração de Saída de Bens em Guarulhos

Alguns sites, como o da Tivoli, têm alertado para mudanças introduzidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo.

Parece que a receita está exigindo a nota fiscal dos bens para comprovar a saída regular do bem.

Antigamente, para realizar a Declaração de Saída Temporária de Bens, a qual deve ser preenchida uma única vez (pode-se usar a mesma nas viagens subseqüentes) para comprovar a saída regular de bens de alto valor (câmeras, notebooks e etc) e permitir o retorno do bem sem problemas com a alfândega era necessário apenas a presença do aparelho e os documentos do viajante.

Portanto atenção com os notebooks, câmaras e a fins.

Atualização: Segundo a leitora Thaís trata-se de uma "Ordem de Serviço ALF/GRU nº 02, que determina que a partir de 20/08/2007 será exigida a nota fiscal!" Interessante como um aeroporto pode ter um procedimento diferente dos demais.... Sou a favor de uma regra para todos!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Vôos da Varig para Paris e Roma já estão no Amadeus

Os vôos que serão operados pela Varig saindo de Guarulhos, São Paulo, em direção a Roma com stop em Paris, já estão no sistema do GDS Amadeus. Mas não há qualquer notícia oficial por parte da Varigol.

Os vôos serão diários saindo as 23:59hs com chegada em Paris as 16:20hs e m Roma as 19:15hs (aos sábados, os vôos sairão 15 minutos mais cedo). As voltas terão partidas as 20:50hs em Roma e as 23:50hs de Paris com chegada em São Paulo as 6:50hs (aos domingos, os vôos partem de Roma 45 minutos antes, mas mantida a saída de Paris).

Parece que em Paris a Varig vai ter code share com a Alitalia (que continua com seu futuro incerto)

Preços? Para um vôo com partida em 10 de setembro e volta dia 17 de setembro encontrei no Rumbo (baseado no GDS Amadeus) passagens por cerca de 2400 reais para Roma e 2470 reais para Paris (valores com taxas de cerca de 315 reais inclusas). Na opinião deste blogueiro, a Varig vai ter que brigar por preços (e esses não podem ser considerados os melhores da rota), já que em termos de aeronaves, programas de milhagem/alianças e conforto existem melhores opções nessa rota. Roma no stop poderia alavancar as vendas.

Nota baseada no
Contato Radar e em buscas no Rumbo.

TAM : Oficializado o Início do Acordo com a TAP e o Fim do Acordo com a TACA

O acordo entre a TAM e TAP foi finalmente oficializado com um comunicado no site da TAM. O acordo que envolve os vôos da TAP saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tem início no dia 01 de setembro e já nesse dia inicia as relações entre os programas de milhagem.

Os portadores de cartões Azul e Vermelho no Fidelidade TAM terão acesso as salas Vip da TAP em Portugal e maior franquia de bagagens (uma mala ou 20 kg dependendo do destino).

Os pontos acumulados
em vôos TAP (acúmulo somente em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O) serão inicialmente creditados no prazo máximo de 2 meses (nesse primeiro momento). O número de milhas acumuladas em vôos TAP são semelhantes aos acumulados em vôos Air France/KLM, com a diferença que nessa última não se acumula pontos nos vôos entre América do Sul e Paris.

Os pontos necessários
para emitir passagens TAP com pontos do Fidelidade (vôos a partir de 01 de setembro) também seguem os valores utilizados no acordo com Air France.

As tabelas de milhagem no programa Victoria da TAP ainda não estão disponíveis, mas assim que estiverem, vou postar aqui no Blog.

Foi oficializado, sem alarde, o fim do acordo coma TACA no dia 24 de setembro, data limite para emissão de passagens na TACA e para acúmulo de pontos nos vôos da mesma. A diferença é que clientes TAM podem emitir passagem para voar até 3 meses (Am. do Sul) após o fim da parceria e os da TACA até um ano devido a diferença na validade das passagens prêmios emitidas por esses 2 programas de milhagem.

BRA: Assina contrato com a Embraer

Foi assinado o contrato entre a BRA e a Embraer, no qual a primeira irá adquirir 20 jatos E-195, que serão entregues a partir do segundo semestre de 2008.

Ótima aquisição da BRA. Agora só falta melhorar o site, o serviço, a pontualidade e torcer para que seus 767 parem de dar defeitos como
este e este acontecidos na Europa.

terça-feira, agosto 21, 2007

TAM: Vôos Para Frankfurt

Foi confirmado o início dos vôos diários para Frankfurt em 30 de novembro. A rota será operada com A340, que a TAM vai receber da Air Canada, com saídas de São Paulo as 22:40hs e chegada em Frankfurt as 13:40hs. A Volta será operada as 22:30hs com chegada em São Paulo as 7:30hs. Passagens podem ser encontradas a partir de 1061 USD sem taxas (WHBRDE). Mais barato só nas cias americanas (United e American). No sentido inverso, a tarifa é de 706 USD (SDEBR), preciso comentar?

Como os vôos serão operados a partir Guarulhos, fica claro que a restrição aos novos vôos em Guarulhos e alardeada pelo governo não passou de mais um anúncio de impacto para a mídia e com pouco efeito prático. Portanto, em Guarulhos sempre cabe mais um, até o próximo caos....

OceanAir: Vôos para Cidade do México

A OceanAir acaba de anunciar o início dos seus vôos ligando São Paulo a Cidade do México. Os Vôos serão operados com B767-300ER e sairão as segundas, terças, quintas, sextas e domingos.

Impressionante como as cias brasileiras gostam de perder dinheiro. Um vôo anunciado com menos de 15 dias do início das operações....Pelo menos o consumidor vai ter mais opções para a Cidade do México, além da OceanAir a Varig deve operar a rota em breve.

TAM: Cada Dia com a Imagem Mais Prejudicada

Hoje duas notícias vieram a colaborar para manchar a imagem da TAM junto aos consumidores.

Primeiro, um piloto de 30 anos de profissão
admitiu ter errado durante o pouso do A320 em São Paulo. Ele teria se equivocado e não colocado as manetes na posição correta durante o pouso. Errar é humano, mas levanta suspeitas de que o treinamento da TAM pode não estar sendo efetivo. O co-piloto alega que o mesmo Airbus apresentou um retardo no fluxo de combustível em Confins.

A segunda, foi o relato de uma
arremetida de um vôo da TAM em Porto Alegre. A arremetida teria sido realizada para evitar um choque com uma aeronave da Gol que se encontrava na pista. Segundo a aeronáutica, a aeronave da TAM não teria permissão para pousar. Sem discutir quem tem razão no caso, fica mais uma sensação há um certo desgoverno nos nossos ares. Arremetidas são fatos comuns, mas no momento atual, todo cuidado é pouco para não colocar mais lenha na fogueira. Estão procurando um culpado e cada dia fica mais claro quem está se apresentando para o papel.

sábado, agosto 18, 2007

Resumo da Semana


Nesta semana completei a série de posts "Indo além dos 20.000 pontos/milhas" com os destinos México, Sidney, Polinésia Francesa, Cingapura, Tóquio, Bangkok e Pequim.

Discutimos o fim da parceria da
TACA com a TAM e o início das novas parcerias da cia brasileira com a TAP e United.

Tivemos um post sobre o vôo
pinga-pinga que irá ligar o Norte-Nordeste ao Caribe e que vai se iniciar em meio a estação dos furações naquele destino.

Por fim, o
início das operações do A380 na Singapore Airlines já tem data.

Foto: Lynn Davis via Freerange

sexta-feira, agosto 17, 2007

TAM: Caracas e Acordo com a TAP e United

Os vôos da TAM para Caracas, na Venezuela, irão se iniciar no dia 28 de setembro. As tarifas introdutórias serão de 672USD para saídas do Rio de Janeiro e São Paulo (VINTRO) e 333USD para saídas de Manaus (ZINTRO).

No sentido contrário, ou seja, saindo de Caracas em direção a São Paulo as tarifas são de 451USD (IVEBR). Não preciso falar nada.... Valores sem taxas ou adicionais.

Está previsto o início das operações da TAM para Frankfurt e Madri em dezembro.

O Rogério Vilaça, um amigo do blog, e os companheiros de
Fórum Contato Radar relatam que a TAM anunciou hoje ao mercado o início do acordo com a TAP no dia 01 de setembro. Serão incluídos, inicialmente, os vôos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não há um comunicado oficial no site da TAM. Fica a dúvida se a parceria dos programas de fidelidades Victoria da TAP e do Fidelidade TAM iniciam-se nessa mesma data.

Circulam rumores de que o início do acordo com a United será no dia posterior ao fim do acordo com a American, ou seja, dia 14 de novembro.

Atualização: Nota publicada no Panrotas afirma que os vôos para Frankfurt vão ser operados com aeronaves A340 a partir de 30 de novembro (devem ser diários e não mais 3 por semana) e que em seguida virão os vôos para Madri com os antigos MD11(ex-Varig). Madri merecia um avião melhor, mas a TAM como sempre está aproveitando que a concorrência não prima pelo serviço na rota e vai tentar igualar-se as demais.

TAF: Pinga-Pinga Liga Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao

A TAF deve iniciar, usando um Boeing 737, uma freqüência semanal (ida aos sábados e volta aos domingos) ligando o Norte-Nordeste a Aruba e Curaçao. O vôo parte de Recife, faz escala em Fortaleza e Belém, conexão em Manaus e segue em direção a Aruba e termina em Curaçao voltando para Manaus.

Segundo uma pesquisa no site da TAF, as passagens para outubro custam cerca 2822 reais para Aruba e 2937 reais para Curacao (com taxas) saindo de Recife e 1389 reais e 1508 reais respectivamente saindo de Manaus.

Preços mão muito tentadores, já que saindo de São Paulo nas mesmas datas pesquisadas existem tarifas a partir de 765 USD (sem taxas) com a Avianca (SLEP002X).

Airbus A380 : Vôo Inaugural da Singapore Airlines

O supermamajumbo, o Airbus A380, deverá ser entregue a Singapore Airlines no dia 15 de outubro. No dia 25 de outubro entrará em atividade na rota que liga Cingapura a Sidney.

As passagens do primeiro vôo serão vendidas no
Ebay (site tipo o Mercado Livre) do dia 27 de agosto a 10 de setembro com renda destina para caridade.

quinta-feira, agosto 16, 2007

TACA: Fim do Acordo com a TAM

No site da TACA, a mesma coloca que o acordo com a TAM acaba no dia 24 de setembro de 2007. Se os passageiros do programa de milhagem da TACA quiserem voar TAM, eles devem emitir suas passagens até dia 24 de setembro de 2007 e completar a viagem até 24 de setembro de 2008.

Nada consta no site da TAM, mas como no Brasil os consumidores são os últimos a saber......

Não temos ainda notícias sobre o início das parceiras da TAP, LAN, United e Lufthansa com a TAM.

A American encerra sua parceria com a TAM no dia 13 de novembro de 2007.

Nota garimpada no fórum do
Contato Radar

terça-feira, agosto 14, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Tóquio, Cingapura, Bangkok e Pequim

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: Tóquio

Como eu gosto do Oriente, mas como ir ao oriente saindo do Brasil pode ser tão caro. Tarifas ligando São Paulo a Tóquio pode ser encontradas por cerca de 1890 a 2140 USD.

Nessa rota, só partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil. Bogotá tem preços semelhantes. Sair de Buenos Aires, Montevidéu e Santiago pode reduzir de 100 a 270 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Lima, seguida por Caracas. Partindo de Lima, são encontradas tarifas por cerca de 1130 a 1540 USD e saindo de Caracas, por cerca de 1420 a 1620 USD. Mas atenção, não é tão fácil conseguir essas tarifas baixas saindo de Lima ou Caracas, como pude comprovar respondendo recentemente uma pergunta da Majô sobre o tema. Então se esse é o seu destino, programe-se com antecedência.

Neste caso, a tática de ir até Los Angeles, saindo de Caracas, e depois usar uma passagem superpromocional de Los Angeles até o Japão pode seu uma ótima opção. As cias americanas costumam travar uma boa batalha tarifaria na rota EUA/Japão em determinadas épocas do ano, podendo ser encontradas tarifas de até 500 USD no pico das promoções.

Destino: Cingapura

Para chegar a Cingapura, prepare-se para pagar a partir de 2070 a 2330 USD.

Nessa rota, nem partindo de Assunção para pagar mais do que saindo do Brasil! Sair de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Lima e Bogotá pode reduzir de 300 a 440 USD seus gastos.

Mas a melhor opção é sair de Caracas, onde são encontradas tarifas por cerca de 1421 a 1625 USD.

Mas ir para Bangkok e comprar uma perna para Cingapura pode ser uma opção, já que essa rota é uma ponte aérea com alta concorrência entre cias tradicionais e low cost/baixo custo.

Destino: Bangkok

Tarifas para se chegar a Bangkok partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1680 a 1950 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 250 a 330 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 660 a 850 USD.


Destino: Pequim

Caso muito semelhante a Bangkok

Tarifas para se chegar a Pequim partindo de São Paulo podem ser encontradas a partir de 1690 a 1760 USD.

Com exceção de Caracas, os demais destinos na América do Sul têm tarifas iguais ou até superiores.

Saindo de Caracas pode se conseguir tarifas a partir de cerca de 1200 a 1515 USD, gerando uma economia de 245 a 490 USD comparando com a tarifa partindo de São Paulo.

Nesse caso também, você poderia tentar ir até Caracas e de lá ir para Los Angeles, onde podem ser encontradas tarifas a partir de 670 a 884 USD.

Como disse no
texto que introduz essa série, fique atento as vantagens e desvantagens de associar duas ou mais passagens aéreas para chegar ao seu destino, principalmente as franquias de bagagens.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Cidade do México, Sidney e Polinésia Francesa


Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Continuando a série, vamos aos novos destinos:

Destino: Cidade do México


Tarifas saindo de São Paulo para o México podem ser encontradas por volta de 900 a 1000 USD. Espera-se que essas tarifas possam cair com a entrada da Varig e OceanAir na rota Brasil/México no futuro.

Caracas é a melhor opção de conexão para o México. Podem ser encontradas tarifas de cerca de 470 a 600 USD para a Cidade do México. Partindo de Lima, podem ser encontradas por cerca de 510 a 650 USD. Partindo dos demais destinos, as diferenças entre as tarifas praticadas no Brasil e a desses destinos são de cerca de 150 a 250 USD (sempre mais caras no Brasil).

Destino: Sidney

Pode-se conseguir tarifas cerca de 290 a 70 USD dólares menores saindo de Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, sendo a maior diferença encontrada nessa última cidade.

Tarifas saindo de São Paulo Para Sidney podem ser encontradas por 1500 a 1740 USD e tarifas saindo de Montevidéu por cerca de 1220 a 1670 USD.

Caracas, Bogotá, Lima e Assunção possuem tarifas mais caras que as praticadas no Brasil. Mas quem estiver nesses destinos pode tentar uma conexão até Los Angeles nos EUA onde tarifas para Sidney podem ser encontradas por cerca de 831 a 1200 USD. Mas, lembre-se que as superpromoções nos EUA podem fazer essas tarifas caírem ainda mais.

Destino: Polinésia Francesa

Tarifas saindo de São Paulo para Papetee na LAN (única que opera a rota direto da América do Sul) podem ser encontradas por cerca de 1360 a 1650 USD.

Sair de Montevidéu, Buenos Aires e Santiago, principalmente essa última, podem reduzir o custo dessa passagem em cerca de 200 a 400 USD. Tarifas saindo de Montividéu são encontradas por cerca de 1010 a 1370 USD, de Buenos Aires de 950 a 1307 USD e de Santiago por cerca de 920 a 1320 USD.


Assunção, Lima, Bogotá e Caracas tem tarifas muito mais altas. Nesse caso você poderia tentar uma conexão para Los Angeles e tentar uma tarifa superpromocional da Thaiti Nui, já que essa cia vive fazendo promoções para determinadas datas.

sábado, agosto 11, 2007

Resumo da Semana

Esta semana foi recheada de posts interessantes. Se você não leu, então não deixe de ler:

Indo além dos 20.000 milhas/pontos : Um especial orientando como usar suas milhas para ir além da América do Sul. Na primeira parte tem EUA, Europa e Caribe.

Um post muito interessante sobre a
máfia que atua no aeroporto Ezeiza em Buenos Aires. Uma pedrinha que temos que pular para ter acesso a Argentina querida.

Varig e Governo Argentino: Briga
suspende vôos da Varig para lá. Cada um tem sua versão.

As melhores
tarifas para o Japão

Por fim, uma
reflexão sobre as últimas medidas anunciadas pelo governo para acabar com o caos aéreo.

Aproveitando o Dia dos Pais, que tal programar uma viagem com o seu? Nem que seja para a cidade vizinha!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Varig: Impedida de Operar na Argentina! Vôos Cancelados

Segundo o portal G1 a Varig foi impedida de operar na Argentina.

Ela operava desde dezembro com uma autorização provisória e a definitiva não saiu...

Os passageiros vão se acomodados nos vôos da Gol e de outras cias. Ainda bem que a Gol é dona da Varig, pois se não fosse os consumidores iam sofrer ainda mais!

Aguardamos cenas do próximo capítulo.

Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires: Cuidado com suas malas!

Uma matéria do El Clarin, um jornal argentino, mostra os problemas vividos pelos passageiros, mais especificamente, por suas malas no principal aeroporto argentino, o Ezeiza.

Uma bem organizada máfia tem atuado naquele aeroporto e causado muitos prejuízos a seus usuários. Usam inclusive os aparelhos de Raios X para escolher suas “vítimas”

Esse tema não é novo, a
Sylvia companheira de VnV sempre alerta os viajantes desses riscos. Mas é interessante ver um jornal argentino mostrar a matéria e ainda colocar um vídeo sobre o tema.

Fatos como esses não são exclusividades dos aeroportos argentinos, sofremos também desses males em terras brasilis. Fica o alerta para não deixar nada de valor na sua mala despachada.

Não deixe também que isso impeça sua sonhada viagem em direção a Argentina, pois ela tem muito a te oferecer.

Obrigado ao
Tony pela dica da matéria e ao Blog de Viajes do Jorge Gobbi que publicou a nota sobre a matéria.

Dicas sobre a Argentina?
Visite o
Viaje na Viagem, o Argentina’s Travel Guide e o Interpatagonia

Tribunais nos Aeroportos e Maior Espaço nos Aviões: Notícias Para Comemorar?

Se você já não suporta mais ler sobre o caos aéreo aqui no Aquela Passagem, pule este post. Eu mesmo não já não quero mais escrever sobre o tema....

Foi apresentada ontem pela presidente do STF, Elen Gracie, a proposta de instalação de tribunais nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para que casos de atrasos, cancelamentos, overbooking e falta de apoio por parte das cias aéreas possam ser tratados com maior celeridade. Os tribunais seriam provisórios e se localizariam em aéreas cedidas pela Infraero enquanto o caos nos aeroportos continuar.

Outra notícia do dia, é o
discurso proferido pelo novo ministro da defesa, Nelson Jobim, na CPI do apagão aéreo. Nesse discurso ele acusa as cias aéreas de terem reduzido o espaço entre as poltronas e aumentado o número de passageiros por vôo, reduzindo o conforto do passageiro sem a necessidade de aumentar o número de vôos ou adquirir maiores aeronaves.

Seriam notícias para o consumidor comemorar, mas vamos analisar um pouco mais essas novidades.

Antes de tudo é necessário lembrar que temos um judiciário lento, burocrático e sobrecarregado. Criar tribunais para resolver os problemas de uns muitos não vai prejudicar uns milhões que têm procurado o judiciário para buscar seus direitos? Nesse caso sim, ao contrário do que parece, estaríamos privilegiando um grupo da população. Temos problemas de infra-estrutura (portos, estradas, etc), na saúde, na educação, nas relações de consumo em geral. Será vão ser criados tribunais para cada uma dessas demandas?

Mais correto seria ter órgãos fiscalizadores atuantes, respeitados pela sociedade, governo e empresas e que pudessem impor sanções de forma mais ágil e efetiva. Não podemos ter mais ações de fiscalização que se perdessem dentro da burocracia e dos intermináveis recursos administrativos. È certo que cabe ao judiciário definir a culpa e proferir a sentença, mas se ele e a legislação atual colocarem sempre sua presença e decisão como condição sine qua non para que medidas de fiscalização se tornem efetivas, não haverá recursos humanos suficientes para tanta demanda. Por isso, defendo a idéia de um órgão fiscalizador que possa mostrar resultados efetivos e cuja fiscalização seja pautada por decisões técnicas, nem que seja necessário algum tipo de reforma nas nossas leis.

Aumentar o espaço nos aviões por decreto parece ótimo. Mas esse conforto não vira sem que os consumidores não paguem por ele, pelo menos no atual cenário da concorrência entre as cias aéreas nacionais.

Discussões sobre a definição de um pich mínimo (espaço entre as poltronas) embasadas por questões de saúde têm sido uma tendência como discutimos nesse post sobre
Trombose Venosa Profunda. Mas baixar um decreto para definir normas de conforto soa preocupante. O governo estaria atuando em áreas onde o mercado deveria atuar. Na verdade, os consumidores deveriam escolher os serviços que mais lhe agradem. O consumidor poderá escolher se em determinadas rotas curtas, a perda de conforto pode ser compensada pelo preço e se me rotas longas esse “desconforto” ainda é tolerado.

Aqui enfrentamos o problema da falta de concorrência no mercado aéreo e o excessivo lucro das nossas cias. Nossas cias optaram pelo modelo do menos é melhor e dá mais lucro. Isso é reflexo das idéias anteriormente vigentes de que a concentração das rotas em uma ou duas cias poderia dar maior segurança financeira as cias e mais tranqulidade aos consumidores. Mesmo ineficientes em termos de serviços, continuavam muito lucrativas ou dando lucros para uns poucos que dela se aproveitaram (velha Varig). O consumidor não tem opção no mercado brasileiro

Em mercados muito concorridos como na Europa e EUA existem cias oferecendo tarifas baixas (low fare) e ao mesmo tempo um serviço de qualidade, vide os casos da Jetblue, Click Air, Vueling e da
Virgin America que iniciou seus vôos ontem . Mas isso demandou tempo e concorrência.

Foi a Gol com seu modelo Low Cost/Baixo Custo que deu o pontapé inicial na queda das tarifas aéreas no Brasil. No seu início de funcionamento e baseado nas práticas naquele momento vigentes em outros mercados, ela se apresentava como uma nova opção com melhores preços, mas com um serviço e conforto reduzido. Essa proposta se perdeu com o tempo, ficou apenas o conforto reduzido. Acredito que a falta de concorrência no mercado brasileiro foi o maior culpado pela acomodação da Gol.

Neste caso, defendo a concorrência, mesmo que tenhamos que permitir a participação maior do capital estrangeiro nas nossas cias, com uma política de redistribuição de rotas, fortalecimento da aviação regional e a operação de novas cias. O Brasil é um país continental de relevo acidentado e que deveria ter no transporte aéreo uma das suas maiores opções de transporte.

Nossas cias possuem lucros muito acima da média mundial.
Em 2006, a GOL lucrou 15% e TAM 7,5%, enquanto as cias mundo afora comemoram lucros de 4 a 5% . As cia aéreas brasileiras necessitam se contentar, como outros setores da nossa economia, com lucros menores e uma maior concorrência poderia acelerar esse processo. Lucros menores, não quer dizer ausência ou lucro baixo. Nesse caso, cabe ao poder concedente permitir que o mercado encontre o equilíbrio, fomentar a concorrência e monitorar o mesmo definindo parâmetros mínimos.

Como tudo na vida tem um lado bom e um não tão bom, temos que avaliar com cuidado essas medidas tomadas às pressas para acalmar a setores da sociedade e apresentar-se de forma positiva para a mídia. Queremos ação, mas tecnicamente embasada e bem discutida. Chega de remendos sobre remendos ou medidas de grande impacto publicitário e pouco efeito prático.

Por fim, se eu fosse dono de cia aérea no Brasil, abria meu olho, pois as boas amizades e relações com o governo, no momento, foram por água abaixo. Isso acontece sempre quando boas relações passam a ser os suportes de uma política empresarial, mesmo que essa última tenha sido bem elaborada (e tenho minhas dúvidas se todas as nossas cias tem uma boa política empresarial). Mas tudo pode mudar rapidamente, já que no próximo ano temos eleições e eleições precisam de contribuições financeiras.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos

Uma pergunta que me fazem com uma certa freqüência é a de como usar uma passagem emitida para voar dentro América Sul com o uso de milhas/pontos para ir além da América do Sul. A idéia seria usar a passagem até um certo ponto da América do Sul e comprar uma outra passagem até um outro destino, geralmente, no Caribe ou América do Norte. Vale a pena? Quais destinos seriam beneficiados por essa estratégia? São perguntas como essas que vamos tentar responder neste post.

Introdução: Destinos Dentro da América do Sul

Usando 20.000 milhas de sua conta
Smiles será possível voar com a Varig (no momento, a única cia dentro do Smiles disponível para emissão) apenas para Bogotá na Colômbia, Caracas na Venezuela e Buenos Aires na Argentina.

Já no
Fidelidade TAM, é possível emitir prêmios usando 20.000 pontos para voar na TAM, TAM Mercosul, TACA e no futuro na LAN.

A TAM/TAM Mercosul voam para Montevidéu no Uruguai, Assunção e Cidade Del Leste no Paraguai, Santiago no Chile, Buenos Aires e Córdoba na Argentina, Cochabamba na Bolívia e está programado para voar para Caracas na Venezuela a partir de
29 de setembro (Rio-SP-Manaus-Caracas).

A TACA voa para Lima e Cusco no Peru, Quito e Guaiaquil no Equador, La Paz e Santa Cruz da La Sierra na Bolívia.

Atualização: O acordo com da TAM com a TACA acaba dia 24 de setembro. A LAN deve substituir a TACA em outubro, com isso agregando mais destinos.


Destinos Envolvidos no Comparativo

Dentre esses destinos foram escolhidos: Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Caracas, Bogotá, Assunção e Lima para realizar um pequeno comparativo. Foram pesquisados, no GDS SABRE, os preços das tarifas entre esses destinos e as seguintes cidades: Los Angeles e Miami nos EUA; Madri, Lisboa e Paris na Europa; Aruba, San Martin, Curaçao, Santo Domingo e Punta Cana (Rep. Dominicana) no Caribe; Cidade do México no México; Sidney na Austrália, Papeete na Polinésia Francesa; Tóquio no Japão, Cingapura; Bangkok na Tailândia e Pequim na China.

Foram selecionadas as menores tarifas publicadas no GDS SABRE em agosto de 2007. Atente que essas tarifas acabam rápido, portanto se quiser encontrá-las, você terá que se programar com antecedência e evitar os períodos de alta estação ou de pico no destino desejado.

Portanto, não foram incluídas cias que não publicam suas tarifas nesse GDS, como por exemplo cias aéreas pequenas ou algumas cias Low Cost/Baixo Custo. Desta forma, você poderá encontrar tarifas menores ainda do que essas aqui citadas, como tarifas promocionais, tarifas restritas aos sites das cias aéreas, tarifas low cost/baixo custo, etc.

Como as tarifas variam com o tempo, não tenha os dados descritos nesse texto como uma verdade absoluta. A idéia é te orientar. Caso você deseje ir para um determinado destino, faça a cotação usando um site como o
ITA e nos sites das cias que operam essas rotas durante a fase de planejamento de sua viagem.

Resultados Gerais

As tarifas praticadas no Brasil encontram-se, a exceção dos destinos europeus, em valores superiores aos dos nossos colegas de América do Sul. Às vezes, a diferença é maior, outras vezes menor, mas na maioria das vezes há uma diferença para mais nas tarifas praticadas no Brasil. Somente o Paraguai possui tarifas semelhantes e algumas vezes um pouco mais elevadas que as tarifas praticadas no Brasil. Não raramente o valor pago em uma tarifa direta saindo do Brasil equivale à soma de uma tarifa Brasil até Uruguai ou Argentina ou Chile e de lá até o destino final. A ganância das nossas cias, os impostos cobrados e as bandas tarifárias existentes no Brasil contribuem para esses achados.

Caracas na Venezuela demonstrou-se ser um ponto interessante para conexões em direção ao Caribe, Los Angeles no EUA e Cingapura. Bangkok e Pequim podem ser acessadas com tarifas menores partindo de Caracas, mas nesses casos a diferença é menor que para outros destinos. A proximidade com a América do Norte e Caribe pode explicar essa situação. As taxas cobradas na Venezuela podem azedar um pouco as tarifas.

Bogotá, mostra-se como uma segunda opção para o Caribe, como tarifas levemente superiores às praticadas em Caracas.

Lima, no Peru, apresenta-se como um bom ponto de conexão para o Tóquio, Madri e Miami. A grande colônia japonesa, o fato de ser um local que recebe um grande afluxo de turistas e pela concorrência iniciada pela low cost americana Spirit na rota Peru/EUA podem ajudar a explicar esses achados.

Buenos Aires, Montevidéu, Santiago destacam-se como ponto de conexão para a Polinésia Francesa. Para os destinos europeus há uma certa igualdade nos preços praticados no Brasil, mas atenção, porque é muito comum a ocorrência de promoções envolvendo vôos partindo dessas cidades em direção a Madri. Por outro lado, a concorrência na rota Brasil/Madri deve aumentar muito, já que em breve tanto a TAM como a Varig devem operar a rota. Para destinos como Cidade do México, Tóquio, Sidney e Cingapura as diferenças ficam entre 300 e 50 USD dólares a menos saindo dessas cidades, com uma certa vantagem para Montevidéu.

Mas antes de se decidir por usar dessa estratégia de combinação de tarifas atente:

Quando se faz conexão com cias diferentes, é prudente deixar uma boa folga de tempo para a realização das mesmas. Recomendo mais de 24hs de intervalo, já que a segunda cia não tem a obrigação de remanejar seus vôos por causa de um atraso imprevisto cuja culpa é de outra cia aérea. Portanto, não se esqueça de adicionar os custos de uma pernoite no local de conexão.

Outro ponto importante que deve ser lembrado é que as franquias de bagagem geralmente empregadas pelas cias em vôos partindo do Brasil são superiores as empregadas em outra rotas. Se você pretende voar com muita bagagem, fique atento para o excesso de bagagem que pode elevar em muito o custo final dessa passagem.

Outro fator é o tempo. Como envolve conexões há uma perda de tempo nessas conexões e se no seu caso “time is money” fique atento para verificar se a economia gerada por essa associação é vantajosa no seu caso.

Programe-se com antecedência, para que seja possível conseguir as melhores tarifas. Não esqueça de analisar o clima no local de destino, pois você não vai querer estar no Caribe em plena temporada de furacões sem saber que corre esse risco.

Por fim, fica claro que só existem tarifas competitivas em rotas onde há concorrência.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino EUA e Europa

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

Destino: EUA

Se você tem nos EUA o destino desejado então, use suas milhas/pontos para emitir uma passagem em direção a Caracas ou Bogotá ou Lima.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por volta de 900 a 1000 USD para Los Angeles e de 780 a 870 USD para Miami.

Saindo de Caracas é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 370 a 430 USD para Los Angeles, por cerca de 390 a 440 USD para Miami.

Saindo de Bogotá é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 430 a 500 USD para Los Angeles, por cerca de 460 a 500 USD para Miami.

Saindo de Lima é possível encontrar tarifas a partir de cerca de 560 a 610 USD para Los Angeles, por cerca de 320 a 420 USD para Miami. Nesse caso não esqueça de fazer uma busca na low cost americana
Spirit, que voa de Lima para Fort Laurendale (próximo a Miami) e costuma ter tarifas promocionais nessa rota.

Portanto, as melhores conexões foram Caracas para Los Angeles e Lima para Miami.

Destino: Europa

Se o destino é Europa, o uso de milhas na emissão de uma passagem para a América do Sul não tem um efeito tão importante na redução dos custos da sua viagem.

Os valores praticados no mercosul são muito semelhantes.

Tendo em mente que podem ser encontradas tarifas partindo de São Paulo para Madri por cerca de 880 a 940 USD, para Lisboa por volta de 930 a 1000 USD e para Paris por cerca de 890 a 950 USD, as diferenças tarifárias dentro do Mercosul e Chile são pequenas (de cerca de mais ou menos 70 dólares) e ás vezes para mais.

Já as tarifas praticadas em Caracas, Bogotá e Lima são inferiores as praticadas no Brasil. Essa diferença fica por volta de 150 a 300 USD para menos saindo desses destinos.

Se o destino for Madri, fique atento as tarifas saindo de Bogotá (de cerca de 560 a 720 USD) e de Lima (600 a 735 USD). Se você conseguir uma tarifa próxima ou inferior aos valores mínimos acima postados podem ser uma opção.

Não se esqueça, que na rota para Madri há uma boa concorrência e que é comum a existência de tarifas promocionais em vários países da América Latina
.

Indo Além das 20.000 milhas/Pontos: Destino Caribe

Atenção: Os valores citados aqui não incluem as taxas e adicionais (que podem aumentar muito preço final de uma tarifa), servem para mera referência e estão sujeitos a muita variabilidade. Não tome esses valores como verdade absoluta. Devido à complexidade do levantamento, não foram incluídas tarifas promocionais, tarifas restritas a Internet ou tarifas de cias low cost/baixo custo. Tarifas levantadas em agosto de 2007 no GDS SABRE.

O uso de milhas/pontos para emissão de uma passagem e a complementação com uma segunda passagem paga até um destino o Caribe pode ser uma estratégia interessante. A Relação custo/benefício vai depender do destino escolhido.

Saindo de São Paulo podem ser encontradas tarifas por cerca de 780 a 900 USD para Aruba, 1140 a 1326 USD para San Martin, 760 a 870 USD para Curaçao, 905 a 945 para Santo Domingo e 780 a 945 para Punta Cana.

Se seu destino é o Caribe e você quer economizar, não perca seu tempo cotando passagens saindo do Mercosul ou do Chile, pois apesar de serem cerca de 40 a 250 USD menores em determinadas cidades, as diferenças encontradas nas tarifas partindo de Caracas e Bogotá são bem maiores. As diferenças saindo de Lima estão em um patamar intermediário.

Caracas é o ponto de saída para o Caribe. São encontradas tarifas de cerca de 200 a 230 USD para Aruba, 340 a 533 USD para San Martin, 105 a 150 USD para Curaçao, 250 a 360 para Santo Domingo. Para Punta Cana, as tarifas já não são interessantes (por cerca de 630 a 720).

Sair de Bogotá pode ser uma opção para Aruba (220 a 365 USD), Curaçao (200 a 300USD) e Punta Cana, onde tem o melhor preço (cerca de 380 a 435 USD).

Lembre-se que uma ilha caribenha pode ser acessada através de outra ilha, tornado a passagem final mais barata.

Saindo de Curacao pode-se conseguir tarifas por volta de 120 a 170 USD para Aruba, de 250 a 300 USD para San Martin, 150 a 220 USD para Santo Domingo e de 350 a 420 USD para Punta Cana.

Agora, se por um acaso você estiver pelos EUA e tenha intenção de voar para o Caribe, não deixe de cotar sua passagem junto as cias low cost/baixo custo. A Jetblue, a Spirit, a USA 3000, a Air Tran, entre outras operam na Rota EUA/Caribe e com várias promoções tarifárias.

O Blog
Diário de um Nômade fez um post recente contendo uma lista das cias aéreas que operam dentro do Caribe e cercanias. Se você quiser mais informações sobre o Haiti e a Republica Dominicana, não deixe de visitar esse blog.

Outra dica é aproveitar a passagem até Caracas e visitar o Caribe Venezuelano, como indica o nosso amigo Ernesto. Uma ótima fonte de informações de destinos é o
Viaje na Viagem do Ricardo Freire.

Curiosidade: Pode-se encontrar tarifas saindo de Curaçao para Amsterdã por cerca de 400 a 700 USD (KLM), caso alguma idéia louca como as que habitam a cabeça desse blogueiro venham a te acometer.

terça-feira, agosto 07, 2007

Melhores Tarifas para o Japão

Já que cometi erro no post da Lufthansa, vou aqui postar as melhores tarifas disponíveis (no momento e para vôos até dezembro) para o Japão partindo de São Paulo. Pesquisadas no GDS ITA.

As melhores tarifas podem ser encontradas na cias americanas. Dentre elas se destacam a United com tarifas a partir de 1860 USD (HPEX) e a Continental com tarifas a partir de 1954 USD (HPX6PA). Ambas as tarifas com destino a Tóquio ficam por volta de 2050 USD somando se as taxas e adicionais. Mais um exemplo de como as taxas e outros adicionais podem modificar o preço final de uma passagem. Nagoya e Osaka possuem tarifas semelhantes e cerca de 15 USD mais caras que Tóquio.

Dentre as cias européias, a KLM e a Air France têm as melhores tarifas, mas nesse caso as tarifas sobem para 2020 USD na KLM e 2370 USD na Air France.

A Emirates possui tarifas a partir de 2104 USD (WLE1MBR1), 2217 USD com taxas e adicionais, via Dubai e para Nagoya.

Mas atente que uma boa estratégia pode ser comprar um vôo até Los Angeles e aproveitar uma tarifa promocional de uma cia americana que atue na rota EUA/Japão. São muito comuns as promoções em abril/maio e durante o inverno no Japão.

Links para os sites das cias aéreas na barra ao lado

ANAC: Diretores Acusados de Abusar das Passagens Cortesia

Uma nota no Blog do Noblat faz uma alusão a uma matéria publicada na revista Veja desta semana, onde há uma denúncia de uso abusivo por parte dos diretores da ANAC das passagens cortesias dadas pelas cias, as quais elas deveriam fiscalizar. Estamos falando dos diretores e presidentes da ANAC e não dos fiscais da ANAC.

Sob o pretexto de fiscalizações, diretores da ANAC voaram 288 vezes de fevereiro de 2006 até fevereiro de 2007. Um diretor teria solicitado 98 desses bilhetes, sendo que 39 para a sua cidade natal. Um desses foi solicitado para voar dia 29 de dezembro de 2006, possivelmente para fazer uma fiscalização às vésperas do Ano Novo. Esse diretor não descansa nunca...

Outro diretor da ANAC acha normal viajar a convite da cia que deveria fiscalizar....Veja no
G1. Não acredito que isso seja legal, mas sem dúvida é imoral. Mas ele também não sabia....

Foi-se o presidente da Infrazero que em entrevista dada a
Folha, relata ter engolido muito sapo durante sua gestão, mas como era militar, engoliu calado.

Quem vê e finge que não vê, uma marca de um governo onde a imagem está acima de tudo.

Star Alliance: Deve Incorporar Cia Indiana Até o Final de 2008

A Star Alliance, que deve incorporar a China Air e a Shangai Airlines até dezembro de 2007 e a Turkish Airlines até o primeiro semestre de 2008, deverá ter um novo membro indiano até o final de 2008.

A cia
aérea indiana deve ser a Air India.

Mais um passo na consolidação da Star Alliance como a maior e melhor aliança de cias aéreas da atualidade.

Promoção Lufthansa: Europa

A Lufthansa está com uma promoção para passagens compradas do dia 06 de agosto até 12 de agosto e para voar em direção a Europa do dia 29 de outubro até 08 de dezembro.

Podem ser encontradas
passagens a partir de 899 USD para Roma e Berlim, 919 USD para Praga e Frankfurt, 959 USD para Budapeste, 989 para Oslo e Estocolmo e 1099 pra Moscou.

Atualização: Por erro meu, postei incorretamente a tarifa para o Japão. A tarifa é só de Ida para Dekasegui (o que faz o preço não ser atraente).....
Obrigado Mô pela correção. Peço desculpas pelo erro.

Promoção Gol: Brasília no 7 de Setembro

A Gol está com uma promoção para quem deseja viajar para Brasília. Viajando a partir de hoje e voltando nos dia 8, 11 ou 12 de setembro, você não paga a passagem de volta. Vendas do dia 01 de agosto até 8 de setembro.

Gostou? Então leia as regras
no site.

Queda nas Vendas das Cias Aéreas

O caos aéreo e o medo de voar já estão afetando os lucros das cias aéreas. Estão sofrendo devido a própria omissão, já que não vieram a público reclamar da infra-estrutura deficiente, optando por manter a política de boa vizinhança com o governo, o mesmo que agora quer culpar as cias pelo caos.

TAM queda de
30% nas vendas.

Gol queda na
ocupação das aeronavaes de 84,1% para 70,9% em julho.

sábado, agosto 04, 2007

EasyJet: Vai começar a Cobrar Pelas Malas Despachadas

Seguindo o modelo da Ryanair e da BMI Baby, a Easyjet deve iniciar em breve a cobrança por malas despachadas.

Anteriormente era permitido despachar uma unidade de mala dentro da franquia de 20kg sem pagamento. A partir de 01 de outubro (não importa data da compra da passagem), será cobrada duas libras (ou 3 euros), se pré pago pela Internet, ou 5 libras (ou 7,50 Euros), se pago no aeroporto por mala despachada. Excesso de bagagem (mais de 20kg de bagagem despachada) continua pagando 6 libras (ou 9 euros) por kg extra. Máximo de 32 kg por mala e 50kg no total.

Daqui a pouco, gordinho vai pagar sobretaxa.... Mas por outro lado, o consumidor europeu pode escolher, dentre as várias cias que atuam naquele continente, aquela presta um serviço que atenda suas necessidades.


Aguarde em breve um especial sobre franquias de bagagem aqui no Aquela Passagem!

Gol e Promoção Você Faz a Festa: Macapá, São Luís, Porto Velho e Petrolina

A promoção da Gol, que envolve vôos para cidades que fazem aniversário, inclui agora Petrolina e Porto Velho. Nessa promoção, você só paga o trecho de volta.

Petrolina: estão incluídos vôos do dia 18 a 20 de setembro com vendas do dia 4 a 21 de agosto.

Porto Velho: estão incluídos vôos do dia 25 a 27 de setembro com vendas do dia 11 a 28 de agosto.

Vitória, Macapá e São Luís: estão incluídos vôos do dia 04 a 05 de setembro com vendas do dia 21 julho e 06 de agosto.

TAM Suspende Alguns Vôos De/Para Foz Iguaçu

Recentemente, a TAM anunciou o início de alguns novos vôos de/para Foz do Iguaçu, mas alguns deles vão ser cancelados até dia 31 de agosto.

Uma pena, já que Foz do Iguaçu tem uma grande demanda e tarifas já muito elevadas.

Vôos cancelados:

sexta-feira, agosto 03, 2007

Aeroportos: Segure sua carteira!

Se não bastasse o caos nos aeroportos e nossas tarifas aéreas acima da média, pagamos uma fortuna para beber e comer nos aeroportos.

Uma pesquisa realizada pelo site
Mercado Mineiro (um site sério daqui de BH), demonstrou a disparidade dos preços encontrados nos aeroportos quando comparados entre si e com os preços cobrados no centro das cidades.

A
Globo chegou inclusive a fazer uma reportagem sobre a pesquisa.

Enquanto isso no Chang Airport em Cingapura, que tem até piscina e cinema para os usuários, eles fazem
propaganda de que os preços cobrados no aeroporto são semelhantes aos encontrado na cidade. Se você achar um preço mais barato no centro da cidade, exceto promoções, eles te pagam a diferença paga a mais em dobro.

American: Bônus nas Milhas compradas em Agosto e Internet WiFi no Futuro

Comprar milhas não é um grande negócio, mas quando faltam apenas poucas milhas para completar o total necessário para a emissão de uma passagem prêmio, pode ser uma opção interessante.

Um dos programas de fidelidade aérea que permitem a compra de milhas é o Aadvantage da American Airlines.

Durante o mês de agosto e no caso de ser sua primeira aquisição de milhas, se você adquirir pelo menos 10.000 milhas (250 USD) poderá ganhar 10% de milhas de bônus pelas milhas compradas no site do programa (máximo de 4000 milhas bônus). Se adquirir mais de 25.000 milhas não terá que pagar a taxa de 30 USD pela transação e ganhará as mesmas 10% de milhas de bônus. Você pode notar que o preço é salgado.

Mas como a American tem a opção de prêmios emitidos com um menor número de milhas na baixa estação, uma compra de 11.000 milhas (10.000+1.000 de bônus) por 250USD + 30USD de taxa pode viabilizar a emissão de uma passagem prêmio Brasil/EUA para quem acumulou apenas 29.000 milhas no Aadavantage.

Não deixe de ler todas as regras antes de se decidir por
comprar essas milhas.

Parece que a
American vai ser a primeira cia americana a oferecer serviços WiFi em vôos domésticos nos EUA. No passado algumas cias chegaram a oferecer Internet WiFi durante os vôos, mas o serviço operado pela Boeing foi desativado.
Texto atualizado em 14/08/07

quinta-feira, agosto 02, 2007

Conac Estuda Flexibilização da Banda Tarifária, ANAC Ainda Não Sabe de Nada

O Conac (Conselho de Aviação Civil) está estudando a flexibilização das bandas tarifárias. Parece que os estudos estão adiantados e a flexibilização deve aumentar nos vôos dentro da América do Sul. A ANAC ainda não foi informada....

Interessante essa nota dada pelo
Panrotas, que relata que uma fonte da ANAC falou que as bandas existem há vários anos e que não devem ser abandonadas de uma hora para outra.

Desde quando algo não pode ser mudado porque está em vigor há vários anos..... Mais um exemplo do pensamento reinante na ANAC.

Enquanto Isso na Inglaterra.....

A British Airways está recebendo a uma senhora multa de 711 milhões de dólares do governo inglês (ainda vem multa do governo americano) por ter tentado montar um cartel.

Parece que pessoas ligadas a British e a Virgin chegaram a se encontrar para definir o valor da sobretaxa de combustível cobrada pelas cias.
A Virgin foi poupada por ter denunciado o esquema. Segundo a matéria da Reuters publicada no Airwise, a British poderia ter sido obrigada a pagar uma multa maior ainda, se não tivesse cooperado nas investigações e assumido o erro

Mas Como Eu Queria Que....

Os Governantes governassem, Deputados legislassem em favor da população, a Polícia Militar prendesse e a Civil investigasse e o Judiciário julgasse de olhos bem vendados....

No mundo onde muitos deputados
investigam, Governantes só se preocupam com a próxima eleição, onde tem hora que polícia se mistura com ladrão e o judiciário julga de olhos bem abertos, investigação de acidente aéreo vira forma de auto-promoção.

Enquanto isso, nas
estradas continuam as mortes e não se vê uma CPI.......

quarta-feira, agosto 01, 2007

Volta ao Mundo Com 10% de Desconto

A Star Alliance está com um promoção que dá 10% de desconto nas tarifas Volta ao Mundo (RTW) na classe econômica compradas de 01 de agosto a 30 de setembro!

Mais uma forcinha para você fazer aquela viagem dos seus sonhos! Não deixe de experimentar os serviços da Singapore Airlines (de preferência em um vôo longo), minha cia do coração.

Mais informações sobre viagens volta ao mundo? Então leia esse
meu tutorial e os comentários neste post do VnV.

American Airlines: Tarifas Promocionais e Milhas em Dobro

A American está com uma série de tarifas promocionais de última hora, entre elas uma tarifa São Paulo/Nova York por 795 USD (tarifa QXWEBSW) sem taxas para emissão até 6 de agosto. Leia bem as regras das tarifas antes de decidir-se pelas compras.

Outra promoção é a de
milhas em dobro para vôos comprados no site de 01 de agosto a 30 de setembro (exclusivamente no site) e para voar de 01 de agosto a 15 de novembro. Só vôos American, não vale para o code share.