domingo, agosto 31, 2008
Resumo da Semana
sexta-feira, agosto 29, 2008
Varigol Pronta Para Cobrar Comissão De Emissão de Passagens do Consumidor
Enquanto a nova regra não vem, as cias aéreas dão remunerações de incentivo aos agentes que emitirem passagens delas e ao mesmo tempo anunciam que ainda há espaço para mais aumentos de tarifas para os consumidores.
Bandas: Inicia-se a Consulta Pública
Na consulta anterior para as bandas de vôos dentro da Am. do Sul, a coisa não fluiu com essa rapidez toda, mas parece também que o interesse da ANAC naquele momento era diferente do momento atual.
Delta: Voando para Manaus, Recife e Fortaleza Em Dezembro
Vamos ver os preços, já que os divulgados pelo Mercado e Eventos não animam nem um pouco o consumidor. Estilo tão perto/tão longe devido ao preço...
TAF: Reduzindo Vôos
Se você é consumidor da Taf, então vale a pena ficar de olho e acompanhar o futuro da cia aérea.
ZOOM: Pede Recuperação Judicial
Tempos difíceis na aviação da América do Norte....As low costs pedindo falência e as tradicionais se tornando low cost...Enquanto isso, as grandes cias européias vão as compras.
quinta-feira, agosto 28, 2008
Derrubado por Uma Gripe
Fim da Bandas: América do Sul e Resto do Mundo
A ANAC, segundo o Mercado e Eventos, reuniu-se e aprovou no dia 26 de agosto a redução das bandas tarifárias nos vôos mantidos para os restantes dos mercado dentro do prazo de um ano. Como a competição nas rotas para a Europa é bem maior, podemos sonhar (reforço o sonhar) com tarifas melhores no futuro.
Vou tentar conseguir mais informações sobre essa última reunião e posto em seguida.
Star Alliance: TAM Anuncia Entrada em 30 Dias e Air Union Pode Nem Vir a Entrar
A Tam informou que deverá anunciar a entrada em uma aliança global em 30 dias. Entenda-se por aliança global, Star Alliance. O processo de entrada na Star Alliance normalmente leva um tempo desde o anúncio do convite formal da aliança a cia aérea. Mas como a TAM vem fazendo acordos com todas as cias Star que atuam no Brasil e estreitou muito seus laços com a Lufhtansa, pode ser que o processo seja um pouco mais acelerado.
Boa notícia para os órfão da Star Alliance no Brasil (ex-Varig). Vamos ver quais serão as mudanças no Fidelidade TAM para adequar-se aos padões e benefícios dados aos passageiros elite (Star Gold) nos aeroportos, reservas e salas vip, já que os passageiros cartões vermelho da Tam já tem dificuldades em aproveitar desses benefícios pelo grande número de associados nessa condição elite.
Confirmado a entrada na Star Alliance, fica a dúvida se será mantido o acordo com a Air France, já que não faltará a TAM opções na Europa. O acordo com a LAN já é mais fácil de manter e é interessante para as duas cias.
A russa Air Union (uma união de cias russas) que foi convidada a integrar a Star Alliance pode até não conseguir se juntar a aliança. Atolada em dívidas de combustíveis, a cia teve que cancelar diversos vôos e foi necessária a intervenção do governo russo para a liberação de crédito para compra de querosene de aviação. Olha que a húngara Malev pode sofrer com essa crise, já que sua controladora faz parte da Air Union.
United: A Nova Low Cost do Pedaço
Seguindo as demais cias, passou a cobrar pelas bagagens despachadas em determinados mercados, reduziu a validade das milhas acumuladas no Mileage Plus e aboliu o serviço de bordo nos vôos regionais (EUA/Canadá).
Não é que agora vai abolir o serviço de bordo especial para a executiva nos vôos internos e vai passar a cobrar pelas refeições nos vôos internacionais? A cobrança inicia-se em breve nos vôos partindo de Washington em direção a Europa e depois se der certo deve ser ampliada a outros destinos.
Olha não tenho nada contra a serviço pago em vôos curtos, desde que o valor pago pela passagem compense. Mas pagar por comida em vôos de cerca de 8 horas não é fácil de engolir não!
Tomara que o preço das passagens também sofra uma importante redução, o que é improvável.
Obrigado ao leitor Luciano pela dica!
terça-feira, agosto 26, 2008
O Quem Vem Por Ai?
Com a viagem vieram mais experiências que vou relatar aqui no blog nas próximas semanas.
O roteiro foi uma viagem de Belo Horizonte a Miami usando uma combinação de uma passagem emitida com milhas até Bogotá e outra comprada (American) de lá em diante. Já falei algumas vezes dessa estratégia, mas dessa vez vou poder relatar mais detalhadamente os pontos fortes e fracos da mesma, já que vivenciei uma grande parte deles.
Como a passagem com milhas foi emitida com o Smiles vou poder ainda relatar todo o processo que incluiu algumas remarcações no período pré-viagem e outras durante a mesma.
Aproveitei a passagem por Miami para ter meu primeiro contato com um cruzeiro. Fazendo as contas como faz meu amigo Pato Econômico, vulgo Ernesto, e incentivado pelos relatos de outro amigo, o Arnaldo Interata, decidi que poderia ser uma boa. As fotos das praias que ilustraram alguns posts foram das Bahamas e não de Los Roques como muitos acreditaram ser. Não tem a mesma mística, mas as praias não de se jogar fora não!
Nos próximos dias, primeiro vou tentar responder os e-mails e os comentários (uns 250) que recebi na minha caixa postal e ai começo os relatos. Dei uma passada de olho neles e tem muita informação interessante que vou postar aos poucos. Já deu para notar que o blog ainda vai precisar de uns dias para entrar nos eixos de novo.
Mais uma vez obrigado pelas visitas, pelos comentários e dicas!
TAM: Nova Sala Vip e Novo B777
Recentemente, a TAM recebeu o primeiro dos B777 novos em folha comprados diretamente da Boeing. Esses aviões foram adquiridos inicialmente para substituir os velhinhos MD11 ex-Varig que irão virar cargueiros em breve. Enquanto os demais não chegam, eles iniciam as operações em vôos testes para o Chile e posteriormente substituirão os A340 (beberrões) que voam para Frankfurt.
Foi inaugurada ainda uma nova sala vip para os passageiros da executiva e primeira classe no terminal internacional do aeroporto dos Guararapes em Recife.
Cobrança Extra Por Malas: Será Que Isso Vai Acabar?
Nas cias da América do Sul, apenas a Pluna implantou essa cobrança. No Brasil, o Código Aéreo Nacional impede mudanças nas franquias de vôos nacionais.
Na Europa, essa cobrança é mais do que comum nas diversas cias low costs que lá operam. Mas isso pode mudar. Diversas associações de defesa do consumidor estão entrando na justiça solicitando o fim dessa cobrança baseado no fato de que esses extras com custos variáveis de cia para cia impedem uma comparação acurada de preços das tarifa. Alegam ainda que nas propagandas, preços inicialmente mais baixos poderiam mostra-se muito mais latos após a adição das taxas extras e ludibriar o consumidor. Vamos acompanhar no que isso vai dar. Na pior da hipóteses, as cias acabam dando um desconto para quem não quiser despachar malas, já que elas sempre acham alguma solução para esses problemas legais...
segunda-feira, agosto 25, 2008
Aeromexico e Mexicana: Boatos de Fusão
domingo, agosto 24, 2008
Resumo da Semana
Mais um fim de semana sem promoções
Da Argentina vêm duas notícias: Um nova cia vai operar vôos a partir de Cidade de Iguazú, vizinha a Foz do Iguaçu e a novela Aerolineas continua. Pelo menos agora a estatização foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado argentino.
A Copa vai passar a fazer a ligação do Brasil com Aruba sem passar pelos EUA.
Mais vôos e assentos para a África do Sul no futuro próximo.
Promoção no Skywards, programa de milhagem da Emirates.
American, Iberia e British deram início a acordos comerciais que devem ser ampliados no futuro próximo.
Estamos longe de sermos servidos pelas melhores cias aéreas mundiais. Das 10 melhores segundo o Skytrax, só duas voam para o Brasil...
Obrigado pelas visitas! Uma boa semana a todos!
sábado, agosto 23, 2008
Blog Abandonado? Não, Blogueiro Com Vôos Cancelados
quarta-feira, agosto 20, 2008
Das 10 Melhores Cias Aéreas do Mundo Apenas Duas Voam Para o Brasil
A primeira da lista pelo segundo ano é minha queridinha Singapore Airlines, seguida da Cathay Pacific, Qantas, Thai, Asiana (sempre tive muita vontade de voar nessa cia), Malaysia, Qatar, Air New Zeland, Emirates e Ethiad. Dessas voei somente na Singapore e Thai e recomendo as duas (principalmente a primeira).
American, British e Ibéria: Anunciada Aliança para Operar no Atlântico Norte
Esse acordo é parecido com o que a Delta, que está se fundindo com a Northwest, fez com o grupo Air France/KLM.
South African Airways: Aumento de Oferta de Assentos e Solicitação de Novos Vôos
terça-feira, agosto 19, 2008
Blogueiro de Férias no Meio de Uma Tormenta Tropical
Saí de uma praia como essa acima para o meio de uma tormenta tropical. Mas nada que impeça uma boa diversão!
Obrigado pelas visitas!
Na volta, faço um mini post englobando os lugares representados pelas fotos. Se é que ninguém descobriu ainda..
Novela Aerolineas Continua
Olha, eu sei que a Argentina é um ótimo destino, mas até que tudo isso esteja bem definido pense bem e faça uma compra consciente. Preço não é tudo em se tratando de uma viagem.
Skywards: Promoção dá o Dobro de Milhas
Mas atenção, é necessário se cadastrar no site antes de realizar o vôo.
Fonte: Panrotas
COPA Tem Novo Destino: Aruba
Uma boa opção para quem quer ir ao Caribe sem passar pelos EUA.
Uma Nova Cia Aérea na Argentina
Ela deve operar vôos entre Iguazú, Posadas e Buenos Aires. Quem sabe não vira uma opção para nós também no futuro?
Fonte: Aerolatinnews
sábado, agosto 16, 2008
Resumo Da Semana
Fidelidade TAM vai criar taxa de emissão de passagens com uso de pontos. Repito mais uma vez: ponto/milha boa é ponto/milha gasto.
Fiz um editorial sobre o sumiço das promoções. E não é que TAM aventa a possibilidade de aumentar mais ainda o preço das passagens nestes segundo semestre?
Domingo passado, a Gol mudou o sistema de reservas do site. Instantaneamente após o post comecei a receber comentários sobre o novo sistema. Muitos leitores reclamaram de aumento de preços e apontaram alguns erros das novas ferramentas. Será que o serviço melhorou? E os preços?
Como dobrar ou triplicar as milhas ganhas em vôos United/Ted e acumuladas no Mileage Plus. Consuma com moderação! Dica do leitor Puigllun!
TAM já está voando regularmente para Bariloche. Mais um destino para gastar seus pontos do Fidelidade.
Gol e Tam: Caminhos opostos, pelo menos nos seus balanços financeiros...
Azul tenta acelerar o início das operações e terá programa de milhagem. Governo de Minas é formalmente contra as operações de vôos no aeroporto da Pampulha que como Confins não recebe investimento federal (só há previsão de investimento no estacionamento...). Mas o que não falta é denúncia de superfaturamento nas obras da Infraero...
Novos vôos da Delta e American ligarão capitais fora do eixo Rio/São Paulo aos EUA. Ótima notícia!
Mais assentos e vôos ligando Brasil ao Canadá.
Fim da operação padrão dos controladores no Uruguai.
A Copa está finalizando os preparativos para as operações em Belo Horizonte e possui promoção onde acompanhante paga meia no vôo BH/Panamá.
Ryanair ameaçou cancelar passagens compradas em sites outros que não o dela.
Obrigado pelas visitas! Respostas aos comentários só após minha volta.
Blogueiro em Férias Agradece
TAM: Taxa de Emissão de Passagens no Fidelidade
Não será cobrada taxa nas emissões feitas via site da TAM e em outras situações especiais, as quais a TAM não deixa claro.
Como se todas as passagens pudessem ser emitidas via site......
Ai que saudades do Smiles dos bons tempos...Mas essa saudade está batendo nos associados de várias cias aéreas pelo mundo afora.
Obrigado ao Tony pela dica!
Fonte: Site da TAM.
Uruguai: Acabou a Operação Padrão dos Controladores
Vamos ver se agora as coisas acalmam-se no cone sul...
Galeão: Infraero Anuncia Reformas. TCU: Denuncia Superfaturamento de Obras....
Por outro lado, o TCU denunciou indícios de superfaturamento e ameaça parar a obras de 9 importantes aeroportos brasileiros.
Como é difícil a vida de quem depende de avião no Brasil....
sexta-feira, agosto 15, 2008
Blogueiro Continua de Férias
Obrigado pelas visitas!
TAM: Passagens Podem Subir Ainda Mais
Passagem cara e ocupação que agrada as cias aéreas: uma situação que pode causar arrepios no consumidor.
Enquanto elas fazem caixa para enfrentar a Azul, nós vamos pagar a conta.
Azul: Deve Iniciar Reservas em Novembro e Terá Programa de Milhagem
Segundo diretor de operações da Azul, a mesma deve iniciar as reservas em novembro e terá um programa de milhagem. Estão sendo testada a implantação de TV digital nos vôos da Azul.
Ela deve receber seu primeiro avião em 10 dias e fará testes no Santos Dumont, Curitiba e Campinas. Ela pode inclusive assumir compras de jatos feita pela Jetblue para acelerar mais ainda seu início de ocupação de espaços, já que a concorrência não vai deixar barato.
Ela continua esperando a resposta da Anac quanto as operações em Congonhas em São Paulo, Santos Dumont no Rio e Pampulha em BH. Mais do que rápido a Varigol e a Tam também solicitaram vagas nesses aeroportos.
TAM e VARIGOL: Caminhos Opostos, Pelo Menos nos Balanços
A Gol continua sofrendo impacto da absorção da Varig e dos encargos dos cancelamentos de vários vôos internacionais da Varig e devolução de aeronaves. Suas ações já caíram 62% neste ano. O presidente da Gol, Sr Constantino, avisa que a Gol deverá cancelar rotas deficitárias ou rotas que venham ater superposição de vôos Varig e Gol. Com isso ela pretende reduzir a oferta de vôos, reduzir custos e voltar a ter lucro ainda neste ano. Ele não quis revelar o destino que o programa Smiles.
Para nós consumidores, o futuro não parece animador: menos oferta de vôos pode representar uma passagem média mais cara...
COPA: Finalizando Preparativos em Belo Horizonte
O balcão em Confins ainda não está pronto e será localizado ao lado dos balcões da Varig. Uma loja está sendo também terminada para dar apoio aos passageiros e agências.
Recentemente fiz uma pesquisa informal em algumas agências e levantei que as vendas estão indo muito bem, inclusive estão sendo feitos pacotes com vôos da Copa. Isso vai em direção ao que o gerente geral da Copa para o Brasil disse ao Mercado e Eventos.
Desejamos sucesso a Copa que em breve via ter concorrência com a chegada da American a BH.
O Mercado e Eventos fala de uma promoção da Copa junto com a Mastercard que dá 50% de desconto nas passagens do acompanhante na rota BH/Panamá. Não consegui localizar essa promoção no site da Mastercard, apenas uma semelhante para a rota Manaus/Cidade do Pananá
quinta-feira, agosto 14, 2008
Paciência com os Comentários
TAM: Vai Voar Regularmente para Bariloche
Ótima notícia para os loucos por Argentina, ou melhor, loucos por onde o Real vale mais em todos os sentidos!
Novos Vôos dos EUA para o Brasil: BH, Manaus, Salvador, Recife e Fortaleza
A American vai voltar a voar 4 vezes por semana de Miami para Belo Horizonte, e diariamente vai operar um vôo Salvador/Recife/Miami com ida noturna e retorno diurno. Os vôos devem iniciar-se me novembro e as reservas devem estar disponíveis já na próxima semana.
A Delta conseguiu um vôo diário Manaus/Atlanta e 4 vôos semanais na rota Recife/Fortaleza/Atlanta. Esses vôos devem iniciar-se em dezembro.
A TAP fazendo escola! Nós consumidores agradecemos com a vinda da concorrência para destinos fora do eixo Rio/São Paulo.
Fonte: Panrotas
Canadá: Mais Assentos na Rota Brasil/Canadá
A Lan , via Lan Peru, estará operando a partir de 2 de setembro vôos de Lima para Toronto no Canadá via Nova Iorque nos EUA. Uma opção para quem quer maximizar uma passagem (Brasil/Lima/NYC/Toronto) na LAN aproveitando essas paradas para um stopover.
United: Possibilidade de Aumento das Milhas Acumuladas Em Vôos
A United criou uma forma de você acelerar o acúmulo de milhas nos vôos da United e cias parceiras (desde que envolva um vôo da United ou Ted). Pagando 9 USD por bloco de 300 milhas voadas, você dobra o número de milhas acumuladas (milhas que também valem para alcance de status elite) e pagando cerca de 19 USD por esse mesmo bloco, acumula-se o triplo de milhas.
Um exemplo do site. Voando Sydney/Los Angeles (uma perna) você acumula 7483 milhas. Pagando 224 USD você acumula o dobro disso e pagando 449 o triplo. Para acumular na ida e na volta, vai ter que pagar o dobro disso ai....
No momento, a compra desse Award Accelerator, como é chamado na United, só pode ser feita ao realizar o check in na Internet ou nos balcões de auto check in nos aeroportos, mas deve ser ampliado para qualquer passageiro antes de fazer o check in em um futuro próximo.
Se você ficou animado, respire fundo, pense duas vezes e tome uma decisão consciente. Já dissemos aqui que qualquer milha cumulada por um custo inferior a 3 centavos de dólar vale a pena. O raciocino inverso, é que se você gastar suas milhas de forma que elas ultrapassem o valor de 3 centavos de dólar cada, você estará fazendo um bom negócio com elas. No caso da United, ela está te vendendo essas milhas extras do Award Accelerator por cerca de 3 centavos cada. Portanto, se você tiver a opção de fazer essas milhas valerem mais que o valor pago por elas, o negócio pode valer a pena. Um fato que não pode ser desconsiderado é que elas podem te ajudar a conseguir aquele status elite que você estava procurando alcançar.
terça-feira, agosto 12, 2008
Blogueiro de Férias: Eu Também Não Sou de Ferro!
Não sei como vai ser meu acesso a Internet, mas na medida do possível vou tentar manter o blog atualizado. Mas não posso garantir isso, já que preciso mesmo de uma pausa para um descanso.
Infelizmente, as respostas aos comentários ficarão para minha volta.
Obrigado pelas visitas!
Promoções: Cadê Elas?
Vivemos um momento um pouco diferente do vivido no ano passado: aumento dos custos com a querosene de aviação, desaceleração da ampliação de frota por parte de algumas cias (Varigol), aumento das tarifas prometidos para o segundo semestre (TAM) e a possibilidade real de uma nova competidora no mercado iniciar seus serviços ainda este ano.
Se por um lado interessa as cias fazer um certo caixa para enfrentar a dura competição prometida para o próximo ano, além de reduzir custos ao máximo, por outro lado tudo vai depender de como o mercado reagirá aos elevadíssimos preços atuais das passagens (entenda-se ocupação das aeronaves).
Mas por que as promoções com milhas persistem? Porque as milhas são como dívidas que a cia tem com terceiros, e entre voar com assentos livres e aproveitar para pagar essas dívida reduzindo o passivo, elas escolheram a segunda opção. Além do mais, essa possibilidade de voar com milhas ou pontos reduzidos é uma senhora propaganda e não há garantia de até quando essa política de pontos reduzidos vai manter-se.
Se você tem milhas, aproveite para usá-las. Milha boa é milha gasta! Outro fato é que os programas de fidelidade são sempre alavancados em momentos de crise pelas cias aéreas e nos momentos de vacas gordas, como os que as cias pesaram viver antes do aumento dos preços do petróleo, são colocados em segundo plano com mudanças de regas e restrições.
Polêmica: O Novo Site da Gol Veio ou Não Acompanhado de Tarifas Mais Altas?
Não acredito que a Gol implante um novo sistema que ao invés de ajudar o consumidor, venha confundi-lo ou induzi-lo a um erro de escolha de vôos. Isso seria um tiro no pé.
Quanto às tarifas, pode ser até passageiro, mas tudo indica que elas vão tendem a subir mais nesse segundo semestre.
Vamos dar um pouco de tempo a Gol para fazer um ajuste fino site. Depois fazemos uma avaliação mais rigorosa.
Ryanair: Caos com Possível Cancelamento de Reservas
Várias entidades de defesa do consumidor européias se mostraram interessadas em mover ações contra essa cia low cost.
Vamos ver no que vai dar essa confusão.
Obrigado ao Tony pela dica da nota.
domingo, agosto 10, 2008
GOL e Seu Novo Sistema de Reservas: Uma Grande Evolução!
No site, agora é possível partir por uma cidade e voltar por outra, pode se fazer pesquisa por preço em datas próximas, solicitar serviços extras e há uma opção de imprimir as regras das tarifas (recomendo!!!).
Sugeriria apenas aumentar a janela na qual as regras estão dispostas para facilitar a leitura na tela do computador e fornecer os preços finais (com taxas) das tarifas já na página onde se escolhe os vôos desejados (como faz a TAM).
Essas mudanças só não são um gol de placa, porque já existem em várias cias pelo mundo afora a um certo tempo, mas isso não tira da Gol o mérito de ser a primeira a implantá-las em terras brasucas e facilitar a vida do consumidor. Agora não temos que sair pescando dia a dia as menores tarifas.
Resumo da Semana
Promoções nós temos nos vôos para a Europa (nessas rotas temos um pouco de concorrência também!). Fiz um resumo das principais promoções para esse destino. Um leitor deixou a dica da alemã Condor, que faz vôos de Salvador (quartas e sábados) e de Recife (segundas) para Frankfurt, na Alemanha, e permite outras conexões para outras cidades na Europa. Pode ser uma boa opção para alguns dos que moram nessas cidades, apesar do pequeno número de vôos semanais e da ausência de um contato no Brasil listado no site..... Não esqueça que as tarifas do site estão em Euros, de ler com cuidado as regras da tarifa e as da franquia de bagagem (que é reduzida)!
Um alerta sobre a mudança do sistema de reservas da Gol foi dado. Só não sabia que vários dos desejos dos consumidores seriam atendidos. Vou fazer um post sobre as mudanças.
TAM iniciou rota Brasília/Buenos Aires e confirmou vôo BH/Rio, Miami. Boa notícia para esses destinos.
Uma matéria da Folha de São Paulo questiona as novas regras em estudo pela ANAC. Elas estariam sendo feitas na medida certa para a Azul, nova cia que deve operar no final deste ano ou início do ano que vem. Isso seria muito triste, já que a cia nasceria com os mesmo vícios do restante das nossas cias aéreas: relações espúrias com o governo. Até podemos ponderar que a Azul está jogando conforme as regras do jogo no Brasil, mas não está mais que na hora de mudar essas regras em prol do Brasil e seus consumidores e não das pessoas que temporariamente ocupam cargos públicos?
E não é que estão sonhando com uma Aerolíneas Del Sur envolvendo estatais do Brasil, Argentina e Venezuela? Eu e o Pato Econômico não queremos pagar mais impostos para isso não!
Falamos mais uma vez da Alitalia, mas dessa vez mostrando que a realidade não combina com as promessas eleitoreiras e com os sonhos dos sindicatos italianos. Hoje até falam que o governo italiano tem procurado a Lufthansa para participar do processo de enxugamento da Alitalia e quem sabe fusão com a Air One.
Internet nos ares: vai voltar (o serviço foi interrompido desde que a Boeing desistiu de fornecê-lo as cias aéreas) a virar realidade no futuro próximo. A Delta já anunciou o retorno aos vôos domésticos e já tem até preço definido. Outras cias já planejam implantar o mesmo nos próximos dois anos pelo mundo afora.
Comentários respondidos! Peço aos leitores que tenham paciência quanto as respostas dos comentários. O número anda muito elevado (temos comentários em diversos posts publicados durante os últimos dois anos) e o tempo anda curto. Só hoje, entre responder os comentários atrasados e escrever alguns posts para a semana, foram 4 horas e meia de trabalho.
Uma boa semana para todos!
sexta-feira, agosto 08, 2008
Comentários
Aerolíneas Del Sur???
Não é que estão começando a cogitar uma cia aérea estatal do cone sul? Mas essa não seria binacional como especulei, mas sim trinacional. A embaixadora da Argentina em Caracas deu uma declaração de que há estudos sobre a criação de uma cia aérea juntando a futuramente estatizada Aerolinas, a Conviasa (que é uma estatal venezuelana) e uma possível cia brasileira a ser criada pelo presidente Lula.
Se o estado fosse um bom gestor a Alitalia, a Olympic, a TACV e etc não estariam passando dificuldades....
quinta-feira, agosto 07, 2008
TAM: Inicia Rota Brasília/Buenos Aires e Confirma Rio/BH/Miami
Foi confirmado o vôo BH/Rio/Miami com início no dia 19 de setembro. O vôo será operado com um Boeing 767 (trecho Rio/Miami) da TAM e partirá de Belo Horizonte as 19:30h, faz escala no Rio (onde haverá troca de aeronave) e partirá de lá as 23:30h, chegando em Miami as 6:30h da manhã do dia seguinte. O vôo de volta parte as 22:30h, pousa no Rio as 7:10h do dia seguinte, faz escala e parte do Rio as 9:30 chegando em BH as 10:35h. Será o primeiro vôo da TAM direto do Rio para Miami. BH deve receber ainda um vôo TAM para Paris via São Paulo e um vôo para os EUA, possivelmente com a American ou Delta (mais chances para a primeira).
GOL: Sistema de Vendas Fora do Ar no Final de Semana
Sabendo disso, programe sua compra.
Quem sabe se a Gol não implanta no site uma busca com datas flexíveis? Isso facilitaria muito a vida do consumidor!
quarta-feira, agosto 06, 2008
Destino Europa: Promoções
Preços válidos até 11 de agosto e para vôos de ida até 11/08/08 e volta até 11/08/09. Leia todas as regras das tarifas no site!
Air France: Saindo de São Paulo e saindo do Rio de Janeiro
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Amsterdã, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra, Hamburgo, Hanover, Lisboa, Londres, Madri, Milão, Munique, Roma, Stutgart e Zurique a partir de 817 USD.
Luxemburgo 845, Viena e Praga 864, Varsóvia 883, Budapeste e Copenhague 901, Atenas, Estocolmo e Oslo 939, Bolonha, Florença, Nápoles, Turim e Veneza 967 e Istambul 986.
Tarifas classe Q só disponíveis na Internet para compras até 11 de agosto e vôos com partida de 19 de setembro a 08 de dezembro. Leia todas as regras no site!
KLM
Amsterdã a partir de 864, Londres, Madri, Roma e Paris a partir de 816 USD sem taxas.
Compras até 08 de dezembro e vôos de ida até 11 de agosto ou de 19 de setembro a 08 de dezembro.
Diversas outras tarifas um pouco menos promocionais (dependendo da datas dos vôos) para diversos destinos aqui.
Mas se você ainda quiser, tem promoções na Iberia também...
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Milão, Roma, Paris,Lisboa, Genebra, Zurique 957 (baixa) e 1029 (alta). Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Munique 957 (baixa) 1029 (alta); Viena 994 (baixa) 1067 (alta); Praga 1004 (baixa) 1272 (alta); Varsovia 1006 (baixa) 1432 (alta); Atenas 1080 (alta) 1435 (baixa).
Madri 994 (baixa) 1076 (alta); Barcelona 1007 (baixa) 1085(alta); Alicante, Bilbao,Valência, Sevilha, Málaga 1117 (baixa) 1199(alta); La Coruña, Asturias, Santiago de Compostela, Vigo e Santander 1117 (baixa) 1199 (alta)
Compras até 11 de agosto. Baixa temporada: Vôos de ida do dia 19 de setembro a 08 de dezembro. Alta Temporada: Vôos de ida do dia 12 de agosto a 18 de setembro de 2008. Leia todas as regras no site!
Obrigado a todos os leitores do Aquela Passagem que têm mandado dicas de promoções!
terça-feira, agosto 05, 2008
Azul: Mais do Mesmo?
Uma reportagem da Folha de São Paulo questiona as relações entre alguns integrantes do governo e a nova cia aérea que deve entrar em operação no Brasil, a Azul.
O questionamento baseia-se no fato de que várias medidas que estão sendo estudas na ANAC, a pedido do Chefe Mor e Ministro da Defesa Nelson Jobim, facilitarem a vida da Azul. Estão estudando até flexibilização de vôos no Santos Dumont, Rio de Janeiro e na Pampulha, BH (de onde depois de muita resistência foram retirados os vôos não regionais) e criação/mudanças de regras na Ponte Rio/São Paulo.
Não tenho nada contra as regras em si, mas as regras devem ser modificadas a fim de facilitar a concorrência entre as cias de forma limpa, clara e respeitando oportunidades iguais para todos ou mesmo facilitando a vida de quem se dispuser a oferecer algo que o mercado inicialmente não tem interesse (e não oferece), mas que é de interesse da sociedade. Regras que só se encaixam no modelo de negócio de uma cia são no mínimo tendenciosas.
Precisamos de concorrência limpa sem influência política e pautada por uma política de longo prazo para o setor no Brasil, não num plano de governo ou planos pessoais.
Delta: WiFi em Vôos Domésticos
O serviço vai ser introduzido progressivamente e será cobrado a parte (9,95 USD para vôos até 3 horas e 12,95 USD para vôos acima de 3 horas).
Os preços estão ainda salgados, mas pode valer o investimento em vôos mais longos dependendo da velocidade de conexão. O problema é saber se as aeronaves vão ter também pontos de força para recarregar os aparelhos que não tenham essa autonomia toda.
segunda-feira, agosto 04, 2008
Alitalia: Promessas Que Viram Decepção
Uma das promessas do governo Berluscone era de recuperar a Alitalia com capital italiano e por isso foi contra a compra da cia pela KLM/Air France. Mas parece que a história anda mudando, e os planos atuais passam por uma redução importante do tamanho da Alitalia (= demissões), fusão com a Air One italiana (que sempre quis comprar a Alitalia mas não mostrava como poderia fazer isso) e a inclusão de mais um sócio internacional (cia aérea internacional).
E não é que os sindicatos italianos parecem arrependidos de terem melado a negociação com a Air france/KLM sonhando com uma saída a italiana?
Se arrependimento matasse, tinha sindicato também no Brasil com um monte de falecidos.... Muitas vezes, o pessoal para não perder um ovo deixa a galinha morrer...
domingo, agosto 03, 2008
Resumo da Semana
A Varigol deve nascer de fato. Falta apenas aprovação da ANAC. Mas o que o destino prepara para a Varig só a Gol sabe...
Falando em ANAC, depois ela não entende porque as regras não são cumpridas....
Devargarzinho a Trip, que comprou a Total, vai crescendo e ampliando seus destinos e frota. Até encomenda e jatos da Embraer já fizeram. E a OceanAir ficando para trás.
Durante a semana, falamos de uma possível ajuda do Lula a Aerolineas e acompanhamos o desenrolar da crise na Argentina. Mas não foi só a Argentina que viveu dias de confusão: Operação padrão de controladores uruguaios, greve de funcionários da Lufthansa em 3 posts (aqui, aqui e aqui) e greve relâmpago na Infraero.
A low Cost Spirit iniciou suas operações em Bogotá na Colômbia, onde os EUA está mais perto para quem tiver 20mil milhas/pontos no Smiles ou Fidelidade TAM.
Já tínhamos falado de um boato de joint venture entre American, British e Iberia. E não é que a British e a Iberia negociam uma fusão no futuro? Continuamos torcendo para que a Iberia assuma os padrões British e não o contrário.
Todo mundo tem a Varig que merece. A Alitalia foi tema de um post mostrando as dificuldades da cia aérea e os sonhos a la brasileira do governo italiano e os sonhos a la argentina dos seus sindicatos. Na semana que se inicia falaremos de como a realidade pode ser tão diferente desses sonhos.
Finalizamos com as novidades implantadas pela Emirates no seu novo A380. Na primeira classe não serão mais passageiros e sim hóspedes...
sábado, agosto 02, 2008
A380 da Emirates: Pousa em Nova Iorque Trazendo Novidades Nos Ares
Já o primeiro, de 58 encomendados, A380 da Emirates, que pousou em Nova Iorque em seu primeiro vôo comercial pela cia dos Emirados trouxe mais novidades para esses passageiros.
As duas principais são um lounge e um chuveiro. O lounge fica no segundo piso e poderá ser freqüentado pelos passageiros das classes superiores interessados em um drink e caminhar um pouco. Na inglesa Virgin existem pequenos espaços como esses, mas não tão grandes como os do A380.
O segundo e inédito são dois chuveiros, lá chamado de SPA, para os 14 passageiros da primeira classe, que já contam com suíte privativa com minibar. Mas o banho é limitado a 5 minutos que podem ser monitorados pelo passageiro por meio de um controle visual. Essa brincadeira aumentou em 500 litros a quantidade de água necessária para um vôo (25% de aumento), num momento onde peso é igual a maior consumo e consumo é igual a maior gasto. Isso só podia acontecer numa cia onde petróleo não é problema.
Imagine a situação de ver uma fila de milionários ( a passagem Nova Iorque/Dubai sai por cerca de 14500 USD) a espera de um banho e cada um achando que pode demorar o tempo que quiser. Do outro lado, as comissárias tendo que se tornar meio que faxineiras para deixar o SPA brilhando para o próximo hóspede, ou melhor, passageiro.....
Bem que eu queria ser o Amaury Junior e ser convidado para dar uma voltinha em um desses!
Mais fotos aqui e aqui no Airlines.net
Foto: Press Release Emirates
Depois Dizem Não Saber Porque as Cias Aéreas Não Respeitam as Regras
Impunidade: é contando com ela que muitos fazem o que querem no Brasil! O que acontece na ANAC é reflexo do que acontece na nossa sociedade em geral.
Imprensa Argentina Noticia que Lula Pensa em Ajudar a Aerolineas
A cia argentina que tem enormes dívidas e não tem crédito na praça, além de estar em processo de incorporação pelo governo argentino, que por sua vez não tem dinheiro sobrando, espera receber uma força do BNDS via Lula para financiar a compra de aeronaves da Embraer. Fala-se ainda de uma possível instalação de uma fábrica da Embraer em solo argentino.
Os donos da BRA devem estar acompanhando de perto esse negócio, já que ainda esperaram ganhar uns trocados vendendo seus lugares na fila para receber aeronaves Embraer. Como nós temos um coração enorme e já ajudamos a Bolívia via Petrobrás, devemos ajudar também a Aerolineas. Quem sabe o Lula não está adquirindo know-how para implantar a cia estatal que um dia ele ameaçou em fazer? Olha que pode ser binacional.....
Fim da Greve na Lufthansa
sexta-feira, agosto 01, 2008
Varigol: Vai Nascer de Fato
Essa união pode gerar maior sinergia nas operações e economia de dinheiro.
Resta saber o que a Gol tem em mente para a Varig. Ela pode crescer ou mesmo ir sumindo aos poucos como vem ocorrendo. Vamos torcer pela primeira opção. No Brasil não duvido da ocorrência de um avião repartido na frente para a Varig (com pequena executiva e econômica com assentos mais espaçosos) e no fundo o padrão Gol da barrinha de cereais. Cada um escolhendo pagar o que mais lhe convier.
Greves: Na Lufthansa o Impacto da Greve Aumenta. No Brasil Fim da Greve da Infraero.
domingo, agosto 31, 2008
Resumo da Semana
sexta-feira, agosto 29, 2008
Varigol Pronta Para Cobrar Comissão De Emissão de Passagens do Consumidor
Enquanto a nova regra não vem, as cias aéreas dão remunerações de incentivo aos agentes que emitirem passagens delas e ao mesmo tempo anunciam que ainda há espaço para mais aumentos de tarifas para os consumidores.
Bandas: Inicia-se a Consulta Pública
Na consulta anterior para as bandas de vôos dentro da Am. do Sul, a coisa não fluiu com essa rapidez toda, mas parece também que o interesse da ANAC naquele momento era diferente do momento atual.
Delta: Voando para Manaus, Recife e Fortaleza Em Dezembro
Vamos ver os preços, já que os divulgados pelo Mercado e Eventos não animam nem um pouco o consumidor. Estilo tão perto/tão longe devido ao preço...
TAF: Reduzindo Vôos
Se você é consumidor da Taf, então vale a pena ficar de olho e acompanhar o futuro da cia aérea.
ZOOM: Pede Recuperação Judicial
Tempos difíceis na aviação da América do Norte....As low costs pedindo falência e as tradicionais se tornando low cost...Enquanto isso, as grandes cias européias vão as compras.
quinta-feira, agosto 28, 2008
Derrubado por Uma Gripe
Fim da Bandas: América do Sul e Resto do Mundo
A ANAC, segundo o Mercado e Eventos, reuniu-se e aprovou no dia 26 de agosto a redução das bandas tarifárias nos vôos mantidos para os restantes dos mercado dentro do prazo de um ano. Como a competição nas rotas para a Europa é bem maior, podemos sonhar (reforço o sonhar) com tarifas melhores no futuro.
Vou tentar conseguir mais informações sobre essa última reunião e posto em seguida.
Star Alliance: TAM Anuncia Entrada em 30 Dias e Air Union Pode Nem Vir a Entrar
A Tam informou que deverá anunciar a entrada em uma aliança global em 30 dias. Entenda-se por aliança global, Star Alliance. O processo de entrada na Star Alliance normalmente leva um tempo desde o anúncio do convite formal da aliança a cia aérea. Mas como a TAM vem fazendo acordos com todas as cias Star que atuam no Brasil e estreitou muito seus laços com a Lufhtansa, pode ser que o processo seja um pouco mais acelerado.
Boa notícia para os órfão da Star Alliance no Brasil (ex-Varig). Vamos ver quais serão as mudanças no Fidelidade TAM para adequar-se aos padões e benefícios dados aos passageiros elite (Star Gold) nos aeroportos, reservas e salas vip, já que os passageiros cartões vermelho da Tam já tem dificuldades em aproveitar desses benefícios pelo grande número de associados nessa condição elite.
Confirmado a entrada na Star Alliance, fica a dúvida se será mantido o acordo com a Air France, já que não faltará a TAM opções na Europa. O acordo com a LAN já é mais fácil de manter e é interessante para as duas cias.
A russa Air Union (uma união de cias russas) que foi convidada a integrar a Star Alliance pode até não conseguir se juntar a aliança. Atolada em dívidas de combustíveis, a cia teve que cancelar diversos vôos e foi necessária a intervenção do governo russo para a liberação de crédito para compra de querosene de aviação. Olha que a húngara Malev pode sofrer com essa crise, já que sua controladora faz parte da Air Union.
United: A Nova Low Cost do Pedaço
Seguindo as demais cias, passou a cobrar pelas bagagens despachadas em determinados mercados, reduziu a validade das milhas acumuladas no Mileage Plus e aboliu o serviço de bordo nos vôos regionais (EUA/Canadá).
Não é que agora vai abolir o serviço de bordo especial para a executiva nos vôos internos e vai passar a cobrar pelas refeições nos vôos internacionais? A cobrança inicia-se em breve nos vôos partindo de Washington em direção a Europa e depois se der certo deve ser ampliada a outros destinos.
Olha não tenho nada contra a serviço pago em vôos curtos, desde que o valor pago pela passagem compense. Mas pagar por comida em vôos de cerca de 8 horas não é fácil de engolir não!
Tomara que o preço das passagens também sofra uma importante redução, o que é improvável.
Obrigado ao leitor Luciano pela dica!
terça-feira, agosto 26, 2008
O Quem Vem Por Ai?
Com a viagem vieram mais experiências que vou relatar aqui no blog nas próximas semanas.
O roteiro foi uma viagem de Belo Horizonte a Miami usando uma combinação de uma passagem emitida com milhas até Bogotá e outra comprada (American) de lá em diante. Já falei algumas vezes dessa estratégia, mas dessa vez vou poder relatar mais detalhadamente os pontos fortes e fracos da mesma, já que vivenciei uma grande parte deles.
Como a passagem com milhas foi emitida com o Smiles vou poder ainda relatar todo o processo que incluiu algumas remarcações no período pré-viagem e outras durante a mesma.
Aproveitei a passagem por Miami para ter meu primeiro contato com um cruzeiro. Fazendo as contas como faz meu amigo Pato Econômico, vulgo Ernesto, e incentivado pelos relatos de outro amigo, o Arnaldo Interata, decidi que poderia ser uma boa. As fotos das praias que ilustraram alguns posts foram das Bahamas e não de Los Roques como muitos acreditaram ser. Não tem a mesma mística, mas as praias não de se jogar fora não!
Nos próximos dias, primeiro vou tentar responder os e-mails e os comentários (uns 250) que recebi na minha caixa postal e ai começo os relatos. Dei uma passada de olho neles e tem muita informação interessante que vou postar aos poucos. Já deu para notar que o blog ainda vai precisar de uns dias para entrar nos eixos de novo.
Mais uma vez obrigado pelas visitas, pelos comentários e dicas!
TAM: Nova Sala Vip e Novo B777
Recentemente, a TAM recebeu o primeiro dos B777 novos em folha comprados diretamente da Boeing. Esses aviões foram adquiridos inicialmente para substituir os velhinhos MD11 ex-Varig que irão virar cargueiros em breve. Enquanto os demais não chegam, eles iniciam as operações em vôos testes para o Chile e posteriormente substituirão os A340 (beberrões) que voam para Frankfurt.
Foi inaugurada ainda uma nova sala vip para os passageiros da executiva e primeira classe no terminal internacional do aeroporto dos Guararapes em Recife.
Cobrança Extra Por Malas: Será Que Isso Vai Acabar?
Nas cias da América do Sul, apenas a Pluna implantou essa cobrança. No Brasil, o Código Aéreo Nacional impede mudanças nas franquias de vôos nacionais.
Na Europa, essa cobrança é mais do que comum nas diversas cias low costs que lá operam. Mas isso pode mudar. Diversas associações de defesa do consumidor estão entrando na justiça solicitando o fim dessa cobrança baseado no fato de que esses extras com custos variáveis de cia para cia impedem uma comparação acurada de preços das tarifa. Alegam ainda que nas propagandas, preços inicialmente mais baixos poderiam mostra-se muito mais latos após a adição das taxas extras e ludibriar o consumidor. Vamos acompanhar no que isso vai dar. Na pior da hipóteses, as cias acabam dando um desconto para quem não quiser despachar malas, já que elas sempre acham alguma solução para esses problemas legais...
segunda-feira, agosto 25, 2008
Aeromexico e Mexicana: Boatos de Fusão
domingo, agosto 24, 2008
Resumo da Semana
Mais um fim de semana sem promoções
Da Argentina vêm duas notícias: Um nova cia vai operar vôos a partir de Cidade de Iguazú, vizinha a Foz do Iguaçu e a novela Aerolineas continua. Pelo menos agora a estatização foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado argentino.
A Copa vai passar a fazer a ligação do Brasil com Aruba sem passar pelos EUA.
Mais vôos e assentos para a África do Sul no futuro próximo.
Promoção no Skywards, programa de milhagem da Emirates.
American, Iberia e British deram início a acordos comerciais que devem ser ampliados no futuro próximo.
Estamos longe de sermos servidos pelas melhores cias aéreas mundiais. Das 10 melhores segundo o Skytrax, só duas voam para o Brasil...
Obrigado pelas visitas! Uma boa semana a todos!
sábado, agosto 23, 2008
Blog Abandonado? Não, Blogueiro Com Vôos Cancelados
quarta-feira, agosto 20, 2008
Das 10 Melhores Cias Aéreas do Mundo Apenas Duas Voam Para o Brasil
A primeira da lista pelo segundo ano é minha queridinha Singapore Airlines, seguida da Cathay Pacific, Qantas, Thai, Asiana (sempre tive muita vontade de voar nessa cia), Malaysia, Qatar, Air New Zeland, Emirates e Ethiad. Dessas voei somente na Singapore e Thai e recomendo as duas (principalmente a primeira).
American, British e Ibéria: Anunciada Aliança para Operar no Atlântico Norte
Esse acordo é parecido com o que a Delta, que está se fundindo com a Northwest, fez com o grupo Air France/KLM.
South African Airways: Aumento de Oferta de Assentos e Solicitação de Novos Vôos
terça-feira, agosto 19, 2008
Blogueiro de Férias no Meio de Uma Tormenta Tropical
Saí de uma praia como essa acima para o meio de uma tormenta tropical. Mas nada que impeça uma boa diversão!
Obrigado pelas visitas!
Na volta, faço um mini post englobando os lugares representados pelas fotos. Se é que ninguém descobriu ainda..
Novela Aerolineas Continua
Olha, eu sei que a Argentina é um ótimo destino, mas até que tudo isso esteja bem definido pense bem e faça uma compra consciente. Preço não é tudo em se tratando de uma viagem.
Skywards: Promoção dá o Dobro de Milhas
Mas atenção, é necessário se cadastrar no site antes de realizar o vôo.
Fonte: Panrotas
COPA Tem Novo Destino: Aruba
Uma boa opção para quem quer ir ao Caribe sem passar pelos EUA.
Uma Nova Cia Aérea na Argentina
Ela deve operar vôos entre Iguazú, Posadas e Buenos Aires. Quem sabe não vira uma opção para nós também no futuro?
Fonte: Aerolatinnews
sábado, agosto 16, 2008
Resumo Da Semana
Fidelidade TAM vai criar taxa de emissão de passagens com uso de pontos. Repito mais uma vez: ponto/milha boa é ponto/milha gasto.
Fiz um editorial sobre o sumiço das promoções. E não é que TAM aventa a possibilidade de aumentar mais ainda o preço das passagens nestes segundo semestre?
Domingo passado, a Gol mudou o sistema de reservas do site. Instantaneamente após o post comecei a receber comentários sobre o novo sistema. Muitos leitores reclamaram de aumento de preços e apontaram alguns erros das novas ferramentas. Será que o serviço melhorou? E os preços?
Como dobrar ou triplicar as milhas ganhas em vôos United/Ted e acumuladas no Mileage Plus. Consuma com moderação! Dica do leitor Puigllun!
TAM já está voando regularmente para Bariloche. Mais um destino para gastar seus pontos do Fidelidade.
Gol e Tam: Caminhos opostos, pelo menos nos seus balanços financeiros...
Azul tenta acelerar o início das operações e terá programa de milhagem. Governo de Minas é formalmente contra as operações de vôos no aeroporto da Pampulha que como Confins não recebe investimento federal (só há previsão de investimento no estacionamento...). Mas o que não falta é denúncia de superfaturamento nas obras da Infraero...
Novos vôos da Delta e American ligarão capitais fora do eixo Rio/São Paulo aos EUA. Ótima notícia!
Mais assentos e vôos ligando Brasil ao Canadá.
Fim da operação padrão dos controladores no Uruguai.
A Copa está finalizando os preparativos para as operações em Belo Horizonte e possui promoção onde acompanhante paga meia no vôo BH/Panamá.
Ryanair ameaçou cancelar passagens compradas em sites outros que não o dela.
Obrigado pelas visitas! Respostas aos comentários só após minha volta.
Blogueiro em Férias Agradece
TAM: Taxa de Emissão de Passagens no Fidelidade
Não será cobrada taxa nas emissões feitas via site da TAM e em outras situações especiais, as quais a TAM não deixa claro.
Como se todas as passagens pudessem ser emitidas via site......
Ai que saudades do Smiles dos bons tempos...Mas essa saudade está batendo nos associados de várias cias aéreas pelo mundo afora.
Obrigado ao Tony pela dica!
Fonte: Site da TAM.
Uruguai: Acabou a Operação Padrão dos Controladores
Vamos ver se agora as coisas acalmam-se no cone sul...
Galeão: Infraero Anuncia Reformas. TCU: Denuncia Superfaturamento de Obras....
Por outro lado, o TCU denunciou indícios de superfaturamento e ameaça parar a obras de 9 importantes aeroportos brasileiros.
Como é difícil a vida de quem depende de avião no Brasil....
sexta-feira, agosto 15, 2008
Blogueiro Continua de Férias
Obrigado pelas visitas!
TAM: Passagens Podem Subir Ainda Mais
Passagem cara e ocupação que agrada as cias aéreas: uma situação que pode causar arrepios no consumidor.
Enquanto elas fazem caixa para enfrentar a Azul, nós vamos pagar a conta.
Azul: Deve Iniciar Reservas em Novembro e Terá Programa de Milhagem
Segundo diretor de operações da Azul, a mesma deve iniciar as reservas em novembro e terá um programa de milhagem. Estão sendo testada a implantação de TV digital nos vôos da Azul.
Ela deve receber seu primeiro avião em 10 dias e fará testes no Santos Dumont, Curitiba e Campinas. Ela pode inclusive assumir compras de jatos feita pela Jetblue para acelerar mais ainda seu início de ocupação de espaços, já que a concorrência não vai deixar barato.
Ela continua esperando a resposta da Anac quanto as operações em Congonhas em São Paulo, Santos Dumont no Rio e Pampulha em BH. Mais do que rápido a Varigol e a Tam também solicitaram vagas nesses aeroportos.
TAM e VARIGOL: Caminhos Opostos, Pelo Menos nos Balanços
A Gol continua sofrendo impacto da absorção da Varig e dos encargos dos cancelamentos de vários vôos internacionais da Varig e devolução de aeronaves. Suas ações já caíram 62% neste ano. O presidente da Gol, Sr Constantino, avisa que a Gol deverá cancelar rotas deficitárias ou rotas que venham ater superposição de vôos Varig e Gol. Com isso ela pretende reduzir a oferta de vôos, reduzir custos e voltar a ter lucro ainda neste ano. Ele não quis revelar o destino que o programa Smiles.
Para nós consumidores, o futuro não parece animador: menos oferta de vôos pode representar uma passagem média mais cara...
COPA: Finalizando Preparativos em Belo Horizonte
O balcão em Confins ainda não está pronto e será localizado ao lado dos balcões da Varig. Uma loja está sendo também terminada para dar apoio aos passageiros e agências.
Recentemente fiz uma pesquisa informal em algumas agências e levantei que as vendas estão indo muito bem, inclusive estão sendo feitos pacotes com vôos da Copa. Isso vai em direção ao que o gerente geral da Copa para o Brasil disse ao Mercado e Eventos.
Desejamos sucesso a Copa que em breve via ter concorrência com a chegada da American a BH.
O Mercado e Eventos fala de uma promoção da Copa junto com a Mastercard que dá 50% de desconto nas passagens do acompanhante na rota BH/Panamá. Não consegui localizar essa promoção no site da Mastercard, apenas uma semelhante para a rota Manaus/Cidade do Pananá
quinta-feira, agosto 14, 2008
Paciência com os Comentários
TAM: Vai Voar Regularmente para Bariloche
Ótima notícia para os loucos por Argentina, ou melhor, loucos por onde o Real vale mais em todos os sentidos!
Novos Vôos dos EUA para o Brasil: BH, Manaus, Salvador, Recife e Fortaleza
A American vai voltar a voar 4 vezes por semana de Miami para Belo Horizonte, e diariamente vai operar um vôo Salvador/Recife/Miami com ida noturna e retorno diurno. Os vôos devem iniciar-se me novembro e as reservas devem estar disponíveis já na próxima semana.
A Delta conseguiu um vôo diário Manaus/Atlanta e 4 vôos semanais na rota Recife/Fortaleza/Atlanta. Esses vôos devem iniciar-se em dezembro.
A TAP fazendo escola! Nós consumidores agradecemos com a vinda da concorrência para destinos fora do eixo Rio/São Paulo.
Fonte: Panrotas
Canadá: Mais Assentos na Rota Brasil/Canadá
A Lan , via Lan Peru, estará operando a partir de 2 de setembro vôos de Lima para Toronto no Canadá via Nova Iorque nos EUA. Uma opção para quem quer maximizar uma passagem (Brasil/Lima/NYC/Toronto) na LAN aproveitando essas paradas para um stopover.
United: Possibilidade de Aumento das Milhas Acumuladas Em Vôos
A United criou uma forma de você acelerar o acúmulo de milhas nos vôos da United e cias parceiras (desde que envolva um vôo da United ou Ted). Pagando 9 USD por bloco de 300 milhas voadas, você dobra o número de milhas acumuladas (milhas que também valem para alcance de status elite) e pagando cerca de 19 USD por esse mesmo bloco, acumula-se o triplo de milhas.
Um exemplo do site. Voando Sydney/Los Angeles (uma perna) você acumula 7483 milhas. Pagando 224 USD você acumula o dobro disso e pagando 449 o triplo. Para acumular na ida e na volta, vai ter que pagar o dobro disso ai....
No momento, a compra desse Award Accelerator, como é chamado na United, só pode ser feita ao realizar o check in na Internet ou nos balcões de auto check in nos aeroportos, mas deve ser ampliado para qualquer passageiro antes de fazer o check in em um futuro próximo.
Se você ficou animado, respire fundo, pense duas vezes e tome uma decisão consciente. Já dissemos aqui que qualquer milha cumulada por um custo inferior a 3 centavos de dólar vale a pena. O raciocino inverso, é que se você gastar suas milhas de forma que elas ultrapassem o valor de 3 centavos de dólar cada, você estará fazendo um bom negócio com elas. No caso da United, ela está te vendendo essas milhas extras do Award Accelerator por cerca de 3 centavos cada. Portanto, se você tiver a opção de fazer essas milhas valerem mais que o valor pago por elas, o negócio pode valer a pena. Um fato que não pode ser desconsiderado é que elas podem te ajudar a conseguir aquele status elite que você estava procurando alcançar.
terça-feira, agosto 12, 2008
Blogueiro de Férias: Eu Também Não Sou de Ferro!
Não sei como vai ser meu acesso a Internet, mas na medida do possível vou tentar manter o blog atualizado. Mas não posso garantir isso, já que preciso mesmo de uma pausa para um descanso.
Infelizmente, as respostas aos comentários ficarão para minha volta.
Obrigado pelas visitas!
Promoções: Cadê Elas?
Vivemos um momento um pouco diferente do vivido no ano passado: aumento dos custos com a querosene de aviação, desaceleração da ampliação de frota por parte de algumas cias (Varigol), aumento das tarifas prometidos para o segundo semestre (TAM) e a possibilidade real de uma nova competidora no mercado iniciar seus serviços ainda este ano.
Se por um lado interessa as cias fazer um certo caixa para enfrentar a dura competição prometida para o próximo ano, além de reduzir custos ao máximo, por outro lado tudo vai depender de como o mercado reagirá aos elevadíssimos preços atuais das passagens (entenda-se ocupação das aeronaves).
Mas por que as promoções com milhas persistem? Porque as milhas são como dívidas que a cia tem com terceiros, e entre voar com assentos livres e aproveitar para pagar essas dívida reduzindo o passivo, elas escolheram a segunda opção. Além do mais, essa possibilidade de voar com milhas ou pontos reduzidos é uma senhora propaganda e não há garantia de até quando essa política de pontos reduzidos vai manter-se.
Se você tem milhas, aproveite para usá-las. Milha boa é milha gasta! Outro fato é que os programas de fidelidade são sempre alavancados em momentos de crise pelas cias aéreas e nos momentos de vacas gordas, como os que as cias pesaram viver antes do aumento dos preços do petróleo, são colocados em segundo plano com mudanças de regas e restrições.
Polêmica: O Novo Site da Gol Veio ou Não Acompanhado de Tarifas Mais Altas?
Não acredito que a Gol implante um novo sistema que ao invés de ajudar o consumidor, venha confundi-lo ou induzi-lo a um erro de escolha de vôos. Isso seria um tiro no pé.
Quanto às tarifas, pode ser até passageiro, mas tudo indica que elas vão tendem a subir mais nesse segundo semestre.
Vamos dar um pouco de tempo a Gol para fazer um ajuste fino site. Depois fazemos uma avaliação mais rigorosa.
Ryanair: Caos com Possível Cancelamento de Reservas
Várias entidades de defesa do consumidor européias se mostraram interessadas em mover ações contra essa cia low cost.
Vamos ver no que vai dar essa confusão.
Obrigado ao Tony pela dica da nota.
domingo, agosto 10, 2008
GOL e Seu Novo Sistema de Reservas: Uma Grande Evolução!
No site, agora é possível partir por uma cidade e voltar por outra, pode se fazer pesquisa por preço em datas próximas, solicitar serviços extras e há uma opção de imprimir as regras das tarifas (recomendo!!!).
Sugeriria apenas aumentar a janela na qual as regras estão dispostas para facilitar a leitura na tela do computador e fornecer os preços finais (com taxas) das tarifas já na página onde se escolhe os vôos desejados (como faz a TAM).
Essas mudanças só não são um gol de placa, porque já existem em várias cias pelo mundo afora a um certo tempo, mas isso não tira da Gol o mérito de ser a primeira a implantá-las em terras brasucas e facilitar a vida do consumidor. Agora não temos que sair pescando dia a dia as menores tarifas.
Resumo da Semana
Promoções nós temos nos vôos para a Europa (nessas rotas temos um pouco de concorrência também!). Fiz um resumo das principais promoções para esse destino. Um leitor deixou a dica da alemã Condor, que faz vôos de Salvador (quartas e sábados) e de Recife (segundas) para Frankfurt, na Alemanha, e permite outras conexões para outras cidades na Europa. Pode ser uma boa opção para alguns dos que moram nessas cidades, apesar do pequeno número de vôos semanais e da ausência de um contato no Brasil listado no site..... Não esqueça que as tarifas do site estão em Euros, de ler com cuidado as regras da tarifa e as da franquia de bagagem (que é reduzida)!
Um alerta sobre a mudança do sistema de reservas da Gol foi dado. Só não sabia que vários dos desejos dos consumidores seriam atendidos. Vou fazer um post sobre as mudanças.
TAM iniciou rota Brasília/Buenos Aires e confirmou vôo BH/Rio, Miami. Boa notícia para esses destinos.
Uma matéria da Folha de São Paulo questiona as novas regras em estudo pela ANAC. Elas estariam sendo feitas na medida certa para a Azul, nova cia que deve operar no final deste ano ou início do ano que vem. Isso seria muito triste, já que a cia nasceria com os mesmo vícios do restante das nossas cias aéreas: relações espúrias com o governo. Até podemos ponderar que a Azul está jogando conforme as regras do jogo no Brasil, mas não está mais que na hora de mudar essas regras em prol do Brasil e seus consumidores e não das pessoas que temporariamente ocupam cargos públicos?
E não é que estão sonhando com uma Aerolíneas Del Sur envolvendo estatais do Brasil, Argentina e Venezuela? Eu e o Pato Econômico não queremos pagar mais impostos para isso não!
Falamos mais uma vez da Alitalia, mas dessa vez mostrando que a realidade não combina com as promessas eleitoreiras e com os sonhos dos sindicatos italianos. Hoje até falam que o governo italiano tem procurado a Lufthansa para participar do processo de enxugamento da Alitalia e quem sabe fusão com a Air One.
Internet nos ares: vai voltar (o serviço foi interrompido desde que a Boeing desistiu de fornecê-lo as cias aéreas) a virar realidade no futuro próximo. A Delta já anunciou o retorno aos vôos domésticos e já tem até preço definido. Outras cias já planejam implantar o mesmo nos próximos dois anos pelo mundo afora.
Comentários respondidos! Peço aos leitores que tenham paciência quanto as respostas dos comentários. O número anda muito elevado (temos comentários em diversos posts publicados durante os últimos dois anos) e o tempo anda curto. Só hoje, entre responder os comentários atrasados e escrever alguns posts para a semana, foram 4 horas e meia de trabalho.
Uma boa semana para todos!
sexta-feira, agosto 08, 2008
Comentários
Aerolíneas Del Sur???
Não é que estão começando a cogitar uma cia aérea estatal do cone sul? Mas essa não seria binacional como especulei, mas sim trinacional. A embaixadora da Argentina em Caracas deu uma declaração de que há estudos sobre a criação de uma cia aérea juntando a futuramente estatizada Aerolinas, a Conviasa (que é uma estatal venezuelana) e uma possível cia brasileira a ser criada pelo presidente Lula.
Se o estado fosse um bom gestor a Alitalia, a Olympic, a TACV e etc não estariam passando dificuldades....
quinta-feira, agosto 07, 2008
TAM: Inicia Rota Brasília/Buenos Aires e Confirma Rio/BH/Miami
Foi confirmado o vôo BH/Rio/Miami com início no dia 19 de setembro. O vôo será operado com um Boeing 767 (trecho Rio/Miami) da TAM e partirá de Belo Horizonte as 19:30h, faz escala no Rio (onde haverá troca de aeronave) e partirá de lá as 23:30h, chegando em Miami as 6:30h da manhã do dia seguinte. O vôo de volta parte as 22:30h, pousa no Rio as 7:10h do dia seguinte, faz escala e parte do Rio as 9:30 chegando em BH as 10:35h. Será o primeiro vôo da TAM direto do Rio para Miami. BH deve receber ainda um vôo TAM para Paris via São Paulo e um vôo para os EUA, possivelmente com a American ou Delta (mais chances para a primeira).
GOL: Sistema de Vendas Fora do Ar no Final de Semana
Sabendo disso, programe sua compra.
Quem sabe se a Gol não implanta no site uma busca com datas flexíveis? Isso facilitaria muito a vida do consumidor!
quarta-feira, agosto 06, 2008
Destino Europa: Promoções
Preços válidos até 11 de agosto e para vôos de ida até 11/08/08 e volta até 11/08/09. Leia todas as regras das tarifas no site!
Air France: Saindo de São Paulo e saindo do Rio de Janeiro
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Amsterdã, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra, Hamburgo, Hanover, Lisboa, Londres, Madri, Milão, Munique, Roma, Stutgart e Zurique a partir de 817 USD.
Luxemburgo 845, Viena e Praga 864, Varsóvia 883, Budapeste e Copenhague 901, Atenas, Estocolmo e Oslo 939, Bolonha, Florença, Nápoles, Turim e Veneza 967 e Istambul 986.
Tarifas classe Q só disponíveis na Internet para compras até 11 de agosto e vôos com partida de 19 de setembro a 08 de dezembro. Leia todas as regras no site!
KLM
Amsterdã a partir de 864, Londres, Madri, Roma e Paris a partir de 816 USD sem taxas.
Compras até 08 de dezembro e vôos de ida até 11 de agosto ou de 19 de setembro a 08 de dezembro.
Diversas outras tarifas um pouco menos promocionais (dependendo da datas dos vôos) para diversos destinos aqui.
Mas se você ainda quiser, tem promoções na Iberia também...
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Milão, Roma, Paris,Lisboa, Genebra, Zurique 957 (baixa) e 1029 (alta). Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Munique 957 (baixa) 1029 (alta); Viena 994 (baixa) 1067 (alta); Praga 1004 (baixa) 1272 (alta); Varsovia 1006 (baixa) 1432 (alta); Atenas 1080 (alta) 1435 (baixa).
Madri 994 (baixa) 1076 (alta); Barcelona 1007 (baixa) 1085(alta); Alicante, Bilbao,Valência, Sevilha, Málaga 1117 (baixa) 1199(alta); La Coruña, Asturias, Santiago de Compostela, Vigo e Santander 1117 (baixa) 1199 (alta)
Compras até 11 de agosto. Baixa temporada: Vôos de ida do dia 19 de setembro a 08 de dezembro. Alta Temporada: Vôos de ida do dia 12 de agosto a 18 de setembro de 2008. Leia todas as regras no site!
Obrigado a todos os leitores do Aquela Passagem que têm mandado dicas de promoções!
terça-feira, agosto 05, 2008
Azul: Mais do Mesmo?
Uma reportagem da Folha de São Paulo questiona as relações entre alguns integrantes do governo e a nova cia aérea que deve entrar em operação no Brasil, a Azul.
O questionamento baseia-se no fato de que várias medidas que estão sendo estudas na ANAC, a pedido do Chefe Mor e Ministro da Defesa Nelson Jobim, facilitarem a vida da Azul. Estão estudando até flexibilização de vôos no Santos Dumont, Rio de Janeiro e na Pampulha, BH (de onde depois de muita resistência foram retirados os vôos não regionais) e criação/mudanças de regras na Ponte Rio/São Paulo.
Não tenho nada contra as regras em si, mas as regras devem ser modificadas a fim de facilitar a concorrência entre as cias de forma limpa, clara e respeitando oportunidades iguais para todos ou mesmo facilitando a vida de quem se dispuser a oferecer algo que o mercado inicialmente não tem interesse (e não oferece), mas que é de interesse da sociedade. Regras que só se encaixam no modelo de negócio de uma cia são no mínimo tendenciosas.
Precisamos de concorrência limpa sem influência política e pautada por uma política de longo prazo para o setor no Brasil, não num plano de governo ou planos pessoais.
Delta: WiFi em Vôos Domésticos
O serviço vai ser introduzido progressivamente e será cobrado a parte (9,95 USD para vôos até 3 horas e 12,95 USD para vôos acima de 3 horas).
Os preços estão ainda salgados, mas pode valer o investimento em vôos mais longos dependendo da velocidade de conexão. O problema é saber se as aeronaves vão ter também pontos de força para recarregar os aparelhos que não tenham essa autonomia toda.
segunda-feira, agosto 04, 2008
Alitalia: Promessas Que Viram Decepção
Uma das promessas do governo Berluscone era de recuperar a Alitalia com capital italiano e por isso foi contra a compra da cia pela KLM/Air France. Mas parece que a história anda mudando, e os planos atuais passam por uma redução importante do tamanho da Alitalia (= demissões), fusão com a Air One italiana (que sempre quis comprar a Alitalia mas não mostrava como poderia fazer isso) e a inclusão de mais um sócio internacional (cia aérea internacional).
E não é que os sindicatos italianos parecem arrependidos de terem melado a negociação com a Air france/KLM sonhando com uma saída a italiana?
Se arrependimento matasse, tinha sindicato também no Brasil com um monte de falecidos.... Muitas vezes, o pessoal para não perder um ovo deixa a galinha morrer...
domingo, agosto 03, 2008
Resumo da Semana
A Varigol deve nascer de fato. Falta apenas aprovação da ANAC. Mas o que o destino prepara para a Varig só a Gol sabe...
Falando em ANAC, depois ela não entende porque as regras não são cumpridas....
Devargarzinho a Trip, que comprou a Total, vai crescendo e ampliando seus destinos e frota. Até encomenda e jatos da Embraer já fizeram. E a OceanAir ficando para trás.
Durante a semana, falamos de uma possível ajuda do Lula a Aerolineas e acompanhamos o desenrolar da crise na Argentina. Mas não foi só a Argentina que viveu dias de confusão: Operação padrão de controladores uruguaios, greve de funcionários da Lufthansa em 3 posts (aqui, aqui e aqui) e greve relâmpago na Infraero.
A low Cost Spirit iniciou suas operações em Bogotá na Colômbia, onde os EUA está mais perto para quem tiver 20mil milhas/pontos no Smiles ou Fidelidade TAM.
Já tínhamos falado de um boato de joint venture entre American, British e Iberia. E não é que a British e a Iberia negociam uma fusão no futuro? Continuamos torcendo para que a Iberia assuma os padrões British e não o contrário.
Todo mundo tem a Varig que merece. A Alitalia foi tema de um post mostrando as dificuldades da cia aérea e os sonhos a la brasileira do governo italiano e os sonhos a la argentina dos seus sindicatos. Na semana que se inicia falaremos de como a realidade pode ser tão diferente desses sonhos.
Finalizamos com as novidades implantadas pela Emirates no seu novo A380. Na primeira classe não serão mais passageiros e sim hóspedes...
sábado, agosto 02, 2008
A380 da Emirates: Pousa em Nova Iorque Trazendo Novidades Nos Ares
Já o primeiro, de 58 encomendados, A380 da Emirates, que pousou em Nova Iorque em seu primeiro vôo comercial pela cia dos Emirados trouxe mais novidades para esses passageiros.
As duas principais são um lounge e um chuveiro. O lounge fica no segundo piso e poderá ser freqüentado pelos passageiros das classes superiores interessados em um drink e caminhar um pouco. Na inglesa Virgin existem pequenos espaços como esses, mas não tão grandes como os do A380.
O segundo e inédito são dois chuveiros, lá chamado de SPA, para os 14 passageiros da primeira classe, que já contam com suíte privativa com minibar. Mas o banho é limitado a 5 minutos que podem ser monitorados pelo passageiro por meio de um controle visual. Essa brincadeira aumentou em 500 litros a quantidade de água necessária para um vôo (25% de aumento), num momento onde peso é igual a maior consumo e consumo é igual a maior gasto. Isso só podia acontecer numa cia onde petróleo não é problema.
Imagine a situação de ver uma fila de milionários ( a passagem Nova Iorque/Dubai sai por cerca de 14500 USD) a espera de um banho e cada um achando que pode demorar o tempo que quiser. Do outro lado, as comissárias tendo que se tornar meio que faxineiras para deixar o SPA brilhando para o próximo hóspede, ou melhor, passageiro.....
Bem que eu queria ser o Amaury Junior e ser convidado para dar uma voltinha em um desses!
Mais fotos aqui e aqui no Airlines.net
Foto: Press Release Emirates
Depois Dizem Não Saber Porque as Cias Aéreas Não Respeitam as Regras
Impunidade: é contando com ela que muitos fazem o que querem no Brasil! O que acontece na ANAC é reflexo do que acontece na nossa sociedade em geral.
Imprensa Argentina Noticia que Lula Pensa em Ajudar a Aerolineas
A cia argentina que tem enormes dívidas e não tem crédito na praça, além de estar em processo de incorporação pelo governo argentino, que por sua vez não tem dinheiro sobrando, espera receber uma força do BNDS via Lula para financiar a compra de aeronaves da Embraer. Fala-se ainda de uma possível instalação de uma fábrica da Embraer em solo argentino.
Os donos da BRA devem estar acompanhando de perto esse negócio, já que ainda esperaram ganhar uns trocados vendendo seus lugares na fila para receber aeronaves Embraer. Como nós temos um coração enorme e já ajudamos a Bolívia via Petrobrás, devemos ajudar também a Aerolineas. Quem sabe o Lula não está adquirindo know-how para implantar a cia estatal que um dia ele ameaçou em fazer? Olha que pode ser binacional.....
Fim da Greve na Lufthansa
sexta-feira, agosto 01, 2008
Varigol: Vai Nascer de Fato
Essa união pode gerar maior sinergia nas operações e economia de dinheiro.
Resta saber o que a Gol tem em mente para a Varig. Ela pode crescer ou mesmo ir sumindo aos poucos como vem ocorrendo. Vamos torcer pela primeira opção. No Brasil não duvido da ocorrência de um avião repartido na frente para a Varig (com pequena executiva e econômica com assentos mais espaçosos) e no fundo o padrão Gol da barrinha de cereais. Cada um escolhendo pagar o que mais lhe convier.
Greves: Na Lufthansa o Impacto da Greve Aumenta. No Brasil Fim da Greve da Infraero.
domingo, agosto 31, 2008
Resumo da Semana
sexta-feira, agosto 29, 2008
Varigol Pronta Para Cobrar Comissão De Emissão de Passagens do Consumidor
Enquanto a nova regra não vem, as cias aéreas dão remunerações de incentivo aos agentes que emitirem passagens delas e ao mesmo tempo anunciam que ainda há espaço para mais aumentos de tarifas para os consumidores.
Bandas: Inicia-se a Consulta Pública
Na consulta anterior para as bandas de vôos dentro da Am. do Sul, a coisa não fluiu com essa rapidez toda, mas parece também que o interesse da ANAC naquele momento era diferente do momento atual.
Delta: Voando para Manaus, Recife e Fortaleza Em Dezembro
Vamos ver os preços, já que os divulgados pelo Mercado e Eventos não animam nem um pouco o consumidor. Estilo tão perto/tão longe devido ao preço...
TAF: Reduzindo Vôos
Se você é consumidor da Taf, então vale a pena ficar de olho e acompanhar o futuro da cia aérea.
ZOOM: Pede Recuperação Judicial
Tempos difíceis na aviação da América do Norte....As low costs pedindo falência e as tradicionais se tornando low cost...Enquanto isso, as grandes cias européias vão as compras.
quinta-feira, agosto 28, 2008
Derrubado por Uma Gripe
Fim da Bandas: América do Sul e Resto do Mundo
A ANAC, segundo o Mercado e Eventos, reuniu-se e aprovou no dia 26 de agosto a redução das bandas tarifárias nos vôos mantidos para os restantes dos mercado dentro do prazo de um ano. Como a competição nas rotas para a Europa é bem maior, podemos sonhar (reforço o sonhar) com tarifas melhores no futuro.
Vou tentar conseguir mais informações sobre essa última reunião e posto em seguida.
Star Alliance: TAM Anuncia Entrada em 30 Dias e Air Union Pode Nem Vir a Entrar
A Tam informou que deverá anunciar a entrada em uma aliança global em 30 dias. Entenda-se por aliança global, Star Alliance. O processo de entrada na Star Alliance normalmente leva um tempo desde o anúncio do convite formal da aliança a cia aérea. Mas como a TAM vem fazendo acordos com todas as cias Star que atuam no Brasil e estreitou muito seus laços com a Lufhtansa, pode ser que o processo seja um pouco mais acelerado.
Boa notícia para os órfão da Star Alliance no Brasil (ex-Varig). Vamos ver quais serão as mudanças no Fidelidade TAM para adequar-se aos padões e benefícios dados aos passageiros elite (Star Gold) nos aeroportos, reservas e salas vip, já que os passageiros cartões vermelho da Tam já tem dificuldades em aproveitar desses benefícios pelo grande número de associados nessa condição elite.
Confirmado a entrada na Star Alliance, fica a dúvida se será mantido o acordo com a Air France, já que não faltará a TAM opções na Europa. O acordo com a LAN já é mais fácil de manter e é interessante para as duas cias.
A russa Air Union (uma união de cias russas) que foi convidada a integrar a Star Alliance pode até não conseguir se juntar a aliança. Atolada em dívidas de combustíveis, a cia teve que cancelar diversos vôos e foi necessária a intervenção do governo russo para a liberação de crédito para compra de querosene de aviação. Olha que a húngara Malev pode sofrer com essa crise, já que sua controladora faz parte da Air Union.
United: A Nova Low Cost do Pedaço
Seguindo as demais cias, passou a cobrar pelas bagagens despachadas em determinados mercados, reduziu a validade das milhas acumuladas no Mileage Plus e aboliu o serviço de bordo nos vôos regionais (EUA/Canadá).
Não é que agora vai abolir o serviço de bordo especial para a executiva nos vôos internos e vai passar a cobrar pelas refeições nos vôos internacionais? A cobrança inicia-se em breve nos vôos partindo de Washington em direção a Europa e depois se der certo deve ser ampliada a outros destinos.
Olha não tenho nada contra a serviço pago em vôos curtos, desde que o valor pago pela passagem compense. Mas pagar por comida em vôos de cerca de 8 horas não é fácil de engolir não!
Tomara que o preço das passagens também sofra uma importante redução, o que é improvável.
Obrigado ao leitor Luciano pela dica!
terça-feira, agosto 26, 2008
O Quem Vem Por Ai?
Com a viagem vieram mais experiências que vou relatar aqui no blog nas próximas semanas.
O roteiro foi uma viagem de Belo Horizonte a Miami usando uma combinação de uma passagem emitida com milhas até Bogotá e outra comprada (American) de lá em diante. Já falei algumas vezes dessa estratégia, mas dessa vez vou poder relatar mais detalhadamente os pontos fortes e fracos da mesma, já que vivenciei uma grande parte deles.
Como a passagem com milhas foi emitida com o Smiles vou poder ainda relatar todo o processo que incluiu algumas remarcações no período pré-viagem e outras durante a mesma.
Aproveitei a passagem por Miami para ter meu primeiro contato com um cruzeiro. Fazendo as contas como faz meu amigo Pato Econômico, vulgo Ernesto, e incentivado pelos relatos de outro amigo, o Arnaldo Interata, decidi que poderia ser uma boa. As fotos das praias que ilustraram alguns posts foram das Bahamas e não de Los Roques como muitos acreditaram ser. Não tem a mesma mística, mas as praias não de se jogar fora não!
Nos próximos dias, primeiro vou tentar responder os e-mails e os comentários (uns 250) que recebi na minha caixa postal e ai começo os relatos. Dei uma passada de olho neles e tem muita informação interessante que vou postar aos poucos. Já deu para notar que o blog ainda vai precisar de uns dias para entrar nos eixos de novo.
Mais uma vez obrigado pelas visitas, pelos comentários e dicas!
TAM: Nova Sala Vip e Novo B777
Recentemente, a TAM recebeu o primeiro dos B777 novos em folha comprados diretamente da Boeing. Esses aviões foram adquiridos inicialmente para substituir os velhinhos MD11 ex-Varig que irão virar cargueiros em breve. Enquanto os demais não chegam, eles iniciam as operações em vôos testes para o Chile e posteriormente substituirão os A340 (beberrões) que voam para Frankfurt.
Foi inaugurada ainda uma nova sala vip para os passageiros da executiva e primeira classe no terminal internacional do aeroporto dos Guararapes em Recife.
Cobrança Extra Por Malas: Será Que Isso Vai Acabar?
Nas cias da América do Sul, apenas a Pluna implantou essa cobrança. No Brasil, o Código Aéreo Nacional impede mudanças nas franquias de vôos nacionais.
Na Europa, essa cobrança é mais do que comum nas diversas cias low costs que lá operam. Mas isso pode mudar. Diversas associações de defesa do consumidor estão entrando na justiça solicitando o fim dessa cobrança baseado no fato de que esses extras com custos variáveis de cia para cia impedem uma comparação acurada de preços das tarifa. Alegam ainda que nas propagandas, preços inicialmente mais baixos poderiam mostra-se muito mais latos após a adição das taxas extras e ludibriar o consumidor. Vamos acompanhar no que isso vai dar. Na pior da hipóteses, as cias acabam dando um desconto para quem não quiser despachar malas, já que elas sempre acham alguma solução para esses problemas legais...
segunda-feira, agosto 25, 2008
Aeromexico e Mexicana: Boatos de Fusão
domingo, agosto 24, 2008
Resumo da Semana
Mais um fim de semana sem promoções
Da Argentina vêm duas notícias: Um nova cia vai operar vôos a partir de Cidade de Iguazú, vizinha a Foz do Iguaçu e a novela Aerolineas continua. Pelo menos agora a estatização foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado argentino.
A Copa vai passar a fazer a ligação do Brasil com Aruba sem passar pelos EUA.
Mais vôos e assentos para a África do Sul no futuro próximo.
Promoção no Skywards, programa de milhagem da Emirates.
American, Iberia e British deram início a acordos comerciais que devem ser ampliados no futuro próximo.
Estamos longe de sermos servidos pelas melhores cias aéreas mundiais. Das 10 melhores segundo o Skytrax, só duas voam para o Brasil...
Obrigado pelas visitas! Uma boa semana a todos!
sábado, agosto 23, 2008
Blog Abandonado? Não, Blogueiro Com Vôos Cancelados
quarta-feira, agosto 20, 2008
Das 10 Melhores Cias Aéreas do Mundo Apenas Duas Voam Para o Brasil
A primeira da lista pelo segundo ano é minha queridinha Singapore Airlines, seguida da Cathay Pacific, Qantas, Thai, Asiana (sempre tive muita vontade de voar nessa cia), Malaysia, Qatar, Air New Zeland, Emirates e Ethiad. Dessas voei somente na Singapore e Thai e recomendo as duas (principalmente a primeira).
American, British e Ibéria: Anunciada Aliança para Operar no Atlântico Norte
Esse acordo é parecido com o que a Delta, que está se fundindo com a Northwest, fez com o grupo Air France/KLM.
South African Airways: Aumento de Oferta de Assentos e Solicitação de Novos Vôos
terça-feira, agosto 19, 2008
Blogueiro de Férias no Meio de Uma Tormenta Tropical
Saí de uma praia como essa acima para o meio de uma tormenta tropical. Mas nada que impeça uma boa diversão!
Obrigado pelas visitas!
Na volta, faço um mini post englobando os lugares representados pelas fotos. Se é que ninguém descobriu ainda..
Novela Aerolineas Continua
Olha, eu sei que a Argentina é um ótimo destino, mas até que tudo isso esteja bem definido pense bem e faça uma compra consciente. Preço não é tudo em se tratando de uma viagem.
Skywards: Promoção dá o Dobro de Milhas
Mas atenção, é necessário se cadastrar no site antes de realizar o vôo.
Fonte: Panrotas
COPA Tem Novo Destino: Aruba
Uma boa opção para quem quer ir ao Caribe sem passar pelos EUA.
Uma Nova Cia Aérea na Argentina
Ela deve operar vôos entre Iguazú, Posadas e Buenos Aires. Quem sabe não vira uma opção para nós também no futuro?
Fonte: Aerolatinnews
sábado, agosto 16, 2008
Resumo Da Semana
Fidelidade TAM vai criar taxa de emissão de passagens com uso de pontos. Repito mais uma vez: ponto/milha boa é ponto/milha gasto.
Fiz um editorial sobre o sumiço das promoções. E não é que TAM aventa a possibilidade de aumentar mais ainda o preço das passagens nestes segundo semestre?
Domingo passado, a Gol mudou o sistema de reservas do site. Instantaneamente após o post comecei a receber comentários sobre o novo sistema. Muitos leitores reclamaram de aumento de preços e apontaram alguns erros das novas ferramentas. Será que o serviço melhorou? E os preços?
Como dobrar ou triplicar as milhas ganhas em vôos United/Ted e acumuladas no Mileage Plus. Consuma com moderação! Dica do leitor Puigllun!
TAM já está voando regularmente para Bariloche. Mais um destino para gastar seus pontos do Fidelidade.
Gol e Tam: Caminhos opostos, pelo menos nos seus balanços financeiros...
Azul tenta acelerar o início das operações e terá programa de milhagem. Governo de Minas é formalmente contra as operações de vôos no aeroporto da Pampulha que como Confins não recebe investimento federal (só há previsão de investimento no estacionamento...). Mas o que não falta é denúncia de superfaturamento nas obras da Infraero...
Novos vôos da Delta e American ligarão capitais fora do eixo Rio/São Paulo aos EUA. Ótima notícia!
Mais assentos e vôos ligando Brasil ao Canadá.
Fim da operação padrão dos controladores no Uruguai.
A Copa está finalizando os preparativos para as operações em Belo Horizonte e possui promoção onde acompanhante paga meia no vôo BH/Panamá.
Ryanair ameaçou cancelar passagens compradas em sites outros que não o dela.
Obrigado pelas visitas! Respostas aos comentários só após minha volta.
Blogueiro em Férias Agradece
TAM: Taxa de Emissão de Passagens no Fidelidade
Não será cobrada taxa nas emissões feitas via site da TAM e em outras situações especiais, as quais a TAM não deixa claro.
Como se todas as passagens pudessem ser emitidas via site......
Ai que saudades do Smiles dos bons tempos...Mas essa saudade está batendo nos associados de várias cias aéreas pelo mundo afora.
Obrigado ao Tony pela dica!
Fonte: Site da TAM.
Uruguai: Acabou a Operação Padrão dos Controladores
Vamos ver se agora as coisas acalmam-se no cone sul...
Galeão: Infraero Anuncia Reformas. TCU: Denuncia Superfaturamento de Obras....
Por outro lado, o TCU denunciou indícios de superfaturamento e ameaça parar a obras de 9 importantes aeroportos brasileiros.
Como é difícil a vida de quem depende de avião no Brasil....
sexta-feira, agosto 15, 2008
Blogueiro Continua de Férias
Obrigado pelas visitas!
TAM: Passagens Podem Subir Ainda Mais
Passagem cara e ocupação que agrada as cias aéreas: uma situação que pode causar arrepios no consumidor.
Enquanto elas fazem caixa para enfrentar a Azul, nós vamos pagar a conta.
Azul: Deve Iniciar Reservas em Novembro e Terá Programa de Milhagem
Segundo diretor de operações da Azul, a mesma deve iniciar as reservas em novembro e terá um programa de milhagem. Estão sendo testada a implantação de TV digital nos vôos da Azul.
Ela deve receber seu primeiro avião em 10 dias e fará testes no Santos Dumont, Curitiba e Campinas. Ela pode inclusive assumir compras de jatos feita pela Jetblue para acelerar mais ainda seu início de ocupação de espaços, já que a concorrência não vai deixar barato.
Ela continua esperando a resposta da Anac quanto as operações em Congonhas em São Paulo, Santos Dumont no Rio e Pampulha em BH. Mais do que rápido a Varigol e a Tam também solicitaram vagas nesses aeroportos.
TAM e VARIGOL: Caminhos Opostos, Pelo Menos nos Balanços
A Gol continua sofrendo impacto da absorção da Varig e dos encargos dos cancelamentos de vários vôos internacionais da Varig e devolução de aeronaves. Suas ações já caíram 62% neste ano. O presidente da Gol, Sr Constantino, avisa que a Gol deverá cancelar rotas deficitárias ou rotas que venham ater superposição de vôos Varig e Gol. Com isso ela pretende reduzir a oferta de vôos, reduzir custos e voltar a ter lucro ainda neste ano. Ele não quis revelar o destino que o programa Smiles.
Para nós consumidores, o futuro não parece animador: menos oferta de vôos pode representar uma passagem média mais cara...
COPA: Finalizando Preparativos em Belo Horizonte
O balcão em Confins ainda não está pronto e será localizado ao lado dos balcões da Varig. Uma loja está sendo também terminada para dar apoio aos passageiros e agências.
Recentemente fiz uma pesquisa informal em algumas agências e levantei que as vendas estão indo muito bem, inclusive estão sendo feitos pacotes com vôos da Copa. Isso vai em direção ao que o gerente geral da Copa para o Brasil disse ao Mercado e Eventos.
Desejamos sucesso a Copa que em breve via ter concorrência com a chegada da American a BH.
O Mercado e Eventos fala de uma promoção da Copa junto com a Mastercard que dá 50% de desconto nas passagens do acompanhante na rota BH/Panamá. Não consegui localizar essa promoção no site da Mastercard, apenas uma semelhante para a rota Manaus/Cidade do Pananá
quinta-feira, agosto 14, 2008
Paciência com os Comentários
TAM: Vai Voar Regularmente para Bariloche
Ótima notícia para os loucos por Argentina, ou melhor, loucos por onde o Real vale mais em todos os sentidos!
Novos Vôos dos EUA para o Brasil: BH, Manaus, Salvador, Recife e Fortaleza
A American vai voltar a voar 4 vezes por semana de Miami para Belo Horizonte, e diariamente vai operar um vôo Salvador/Recife/Miami com ida noturna e retorno diurno. Os vôos devem iniciar-se me novembro e as reservas devem estar disponíveis já na próxima semana.
A Delta conseguiu um vôo diário Manaus/Atlanta e 4 vôos semanais na rota Recife/Fortaleza/Atlanta. Esses vôos devem iniciar-se em dezembro.
A TAP fazendo escola! Nós consumidores agradecemos com a vinda da concorrência para destinos fora do eixo Rio/São Paulo.
Fonte: Panrotas
Canadá: Mais Assentos na Rota Brasil/Canadá
A Lan , via Lan Peru, estará operando a partir de 2 de setembro vôos de Lima para Toronto no Canadá via Nova Iorque nos EUA. Uma opção para quem quer maximizar uma passagem (Brasil/Lima/NYC/Toronto) na LAN aproveitando essas paradas para um stopover.
United: Possibilidade de Aumento das Milhas Acumuladas Em Vôos
A United criou uma forma de você acelerar o acúmulo de milhas nos vôos da United e cias parceiras (desde que envolva um vôo da United ou Ted). Pagando 9 USD por bloco de 300 milhas voadas, você dobra o número de milhas acumuladas (milhas que também valem para alcance de status elite) e pagando cerca de 19 USD por esse mesmo bloco, acumula-se o triplo de milhas.
Um exemplo do site. Voando Sydney/Los Angeles (uma perna) você acumula 7483 milhas. Pagando 224 USD você acumula o dobro disso e pagando 449 o triplo. Para acumular na ida e na volta, vai ter que pagar o dobro disso ai....
No momento, a compra desse Award Accelerator, como é chamado na United, só pode ser feita ao realizar o check in na Internet ou nos balcões de auto check in nos aeroportos, mas deve ser ampliado para qualquer passageiro antes de fazer o check in em um futuro próximo.
Se você ficou animado, respire fundo, pense duas vezes e tome uma decisão consciente. Já dissemos aqui que qualquer milha cumulada por um custo inferior a 3 centavos de dólar vale a pena. O raciocino inverso, é que se você gastar suas milhas de forma que elas ultrapassem o valor de 3 centavos de dólar cada, você estará fazendo um bom negócio com elas. No caso da United, ela está te vendendo essas milhas extras do Award Accelerator por cerca de 3 centavos cada. Portanto, se você tiver a opção de fazer essas milhas valerem mais que o valor pago por elas, o negócio pode valer a pena. Um fato que não pode ser desconsiderado é que elas podem te ajudar a conseguir aquele status elite que você estava procurando alcançar.
terça-feira, agosto 12, 2008
Blogueiro de Férias: Eu Também Não Sou de Ferro!
Não sei como vai ser meu acesso a Internet, mas na medida do possível vou tentar manter o blog atualizado. Mas não posso garantir isso, já que preciso mesmo de uma pausa para um descanso.
Infelizmente, as respostas aos comentários ficarão para minha volta.
Obrigado pelas visitas!
Promoções: Cadê Elas?
Vivemos um momento um pouco diferente do vivido no ano passado: aumento dos custos com a querosene de aviação, desaceleração da ampliação de frota por parte de algumas cias (Varigol), aumento das tarifas prometidos para o segundo semestre (TAM) e a possibilidade real de uma nova competidora no mercado iniciar seus serviços ainda este ano.
Se por um lado interessa as cias fazer um certo caixa para enfrentar a dura competição prometida para o próximo ano, além de reduzir custos ao máximo, por outro lado tudo vai depender de como o mercado reagirá aos elevadíssimos preços atuais das passagens (entenda-se ocupação das aeronaves).
Mas por que as promoções com milhas persistem? Porque as milhas são como dívidas que a cia tem com terceiros, e entre voar com assentos livres e aproveitar para pagar essas dívida reduzindo o passivo, elas escolheram a segunda opção. Além do mais, essa possibilidade de voar com milhas ou pontos reduzidos é uma senhora propaganda e não há garantia de até quando essa política de pontos reduzidos vai manter-se.
Se você tem milhas, aproveite para usá-las. Milha boa é milha gasta! Outro fato é que os programas de fidelidade são sempre alavancados em momentos de crise pelas cias aéreas e nos momentos de vacas gordas, como os que as cias pesaram viver antes do aumento dos preços do petróleo, são colocados em segundo plano com mudanças de regas e restrições.
Polêmica: O Novo Site da Gol Veio ou Não Acompanhado de Tarifas Mais Altas?
Não acredito que a Gol implante um novo sistema que ao invés de ajudar o consumidor, venha confundi-lo ou induzi-lo a um erro de escolha de vôos. Isso seria um tiro no pé.
Quanto às tarifas, pode ser até passageiro, mas tudo indica que elas vão tendem a subir mais nesse segundo semestre.
Vamos dar um pouco de tempo a Gol para fazer um ajuste fino site. Depois fazemos uma avaliação mais rigorosa.
Ryanair: Caos com Possível Cancelamento de Reservas
Várias entidades de defesa do consumidor européias se mostraram interessadas em mover ações contra essa cia low cost.
Vamos ver no que vai dar essa confusão.
Obrigado ao Tony pela dica da nota.
domingo, agosto 10, 2008
GOL e Seu Novo Sistema de Reservas: Uma Grande Evolução!
No site, agora é possível partir por uma cidade e voltar por outra, pode se fazer pesquisa por preço em datas próximas, solicitar serviços extras e há uma opção de imprimir as regras das tarifas (recomendo!!!).
Sugeriria apenas aumentar a janela na qual as regras estão dispostas para facilitar a leitura na tela do computador e fornecer os preços finais (com taxas) das tarifas já na página onde se escolhe os vôos desejados (como faz a TAM).
Essas mudanças só não são um gol de placa, porque já existem em várias cias pelo mundo afora a um certo tempo, mas isso não tira da Gol o mérito de ser a primeira a implantá-las em terras brasucas e facilitar a vida do consumidor. Agora não temos que sair pescando dia a dia as menores tarifas.
Resumo da Semana
Promoções nós temos nos vôos para a Europa (nessas rotas temos um pouco de concorrência também!). Fiz um resumo das principais promoções para esse destino. Um leitor deixou a dica da alemã Condor, que faz vôos de Salvador (quartas e sábados) e de Recife (segundas) para Frankfurt, na Alemanha, e permite outras conexões para outras cidades na Europa. Pode ser uma boa opção para alguns dos que moram nessas cidades, apesar do pequeno número de vôos semanais e da ausência de um contato no Brasil listado no site..... Não esqueça que as tarifas do site estão em Euros, de ler com cuidado as regras da tarifa e as da franquia de bagagem (que é reduzida)!
Um alerta sobre a mudança do sistema de reservas da Gol foi dado. Só não sabia que vários dos desejos dos consumidores seriam atendidos. Vou fazer um post sobre as mudanças.
TAM iniciou rota Brasília/Buenos Aires e confirmou vôo BH/Rio, Miami. Boa notícia para esses destinos.
Uma matéria da Folha de São Paulo questiona as novas regras em estudo pela ANAC. Elas estariam sendo feitas na medida certa para a Azul, nova cia que deve operar no final deste ano ou início do ano que vem. Isso seria muito triste, já que a cia nasceria com os mesmo vícios do restante das nossas cias aéreas: relações espúrias com o governo. Até podemos ponderar que a Azul está jogando conforme as regras do jogo no Brasil, mas não está mais que na hora de mudar essas regras em prol do Brasil e seus consumidores e não das pessoas que temporariamente ocupam cargos públicos?
E não é que estão sonhando com uma Aerolíneas Del Sur envolvendo estatais do Brasil, Argentina e Venezuela? Eu e o Pato Econômico não queremos pagar mais impostos para isso não!
Falamos mais uma vez da Alitalia, mas dessa vez mostrando que a realidade não combina com as promessas eleitoreiras e com os sonhos dos sindicatos italianos. Hoje até falam que o governo italiano tem procurado a Lufthansa para participar do processo de enxugamento da Alitalia e quem sabe fusão com a Air One.
Internet nos ares: vai voltar (o serviço foi interrompido desde que a Boeing desistiu de fornecê-lo as cias aéreas) a virar realidade no futuro próximo. A Delta já anunciou o retorno aos vôos domésticos e já tem até preço definido. Outras cias já planejam implantar o mesmo nos próximos dois anos pelo mundo afora.
Comentários respondidos! Peço aos leitores que tenham paciência quanto as respostas dos comentários. O número anda muito elevado (temos comentários em diversos posts publicados durante os últimos dois anos) e o tempo anda curto. Só hoje, entre responder os comentários atrasados e escrever alguns posts para a semana, foram 4 horas e meia de trabalho.
Uma boa semana para todos!
sexta-feira, agosto 08, 2008
Comentários
Aerolíneas Del Sur???
Não é que estão começando a cogitar uma cia aérea estatal do cone sul? Mas essa não seria binacional como especulei, mas sim trinacional. A embaixadora da Argentina em Caracas deu uma declaração de que há estudos sobre a criação de uma cia aérea juntando a futuramente estatizada Aerolinas, a Conviasa (que é uma estatal venezuelana) e uma possível cia brasileira a ser criada pelo presidente Lula.
Se o estado fosse um bom gestor a Alitalia, a Olympic, a TACV e etc não estariam passando dificuldades....
quinta-feira, agosto 07, 2008
TAM: Inicia Rota Brasília/Buenos Aires e Confirma Rio/BH/Miami
Foi confirmado o vôo BH/Rio/Miami com início no dia 19 de setembro. O vôo será operado com um Boeing 767 (trecho Rio/Miami) da TAM e partirá de Belo Horizonte as 19:30h, faz escala no Rio (onde haverá troca de aeronave) e partirá de lá as 23:30h, chegando em Miami as 6:30h da manhã do dia seguinte. O vôo de volta parte as 22:30h, pousa no Rio as 7:10h do dia seguinte, faz escala e parte do Rio as 9:30 chegando em BH as 10:35h. Será o primeiro vôo da TAM direto do Rio para Miami. BH deve receber ainda um vôo TAM para Paris via São Paulo e um vôo para os EUA, possivelmente com a American ou Delta (mais chances para a primeira).
GOL: Sistema de Vendas Fora do Ar no Final de Semana
Sabendo disso, programe sua compra.
Quem sabe se a Gol não implanta no site uma busca com datas flexíveis? Isso facilitaria muito a vida do consumidor!
quarta-feira, agosto 06, 2008
Destino Europa: Promoções
Preços válidos até 11 de agosto e para vôos de ida até 11/08/08 e volta até 11/08/09. Leia todas as regras das tarifas no site!
Air France: Saindo de São Paulo e saindo do Rio de Janeiro
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Amsterdã, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra, Hamburgo, Hanover, Lisboa, Londres, Madri, Milão, Munique, Roma, Stutgart e Zurique a partir de 817 USD.
Luxemburgo 845, Viena e Praga 864, Varsóvia 883, Budapeste e Copenhague 901, Atenas, Estocolmo e Oslo 939, Bolonha, Florença, Nápoles, Turim e Veneza 967 e Istambul 986.
Tarifas classe Q só disponíveis na Internet para compras até 11 de agosto e vôos com partida de 19 de setembro a 08 de dezembro. Leia todas as regras no site!
KLM
Amsterdã a partir de 864, Londres, Madri, Roma e Paris a partir de 816 USD sem taxas.
Compras até 08 de dezembro e vôos de ida até 11 de agosto ou de 19 de setembro a 08 de dezembro.
Diversas outras tarifas um pouco menos promocionais (dependendo da datas dos vôos) para diversos destinos aqui.
Mas se você ainda quiser, tem promoções na Iberia também...
Destinos (a partir em USD sem taxas inclusas): Milão, Roma, Paris,Lisboa, Genebra, Zurique 957 (baixa) e 1029 (alta). Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Munique 957 (baixa) 1029 (alta); Viena 994 (baixa) 1067 (alta); Praga 1004 (baixa) 1272 (alta); Varsovia 1006 (baixa) 1432 (alta); Atenas 1080 (alta) 1435 (baixa).
Madri 994 (baixa) 1076 (alta); Barcelona 1007 (baixa) 1085(alta); Alicante, Bilbao,Valência, Sevilha, Málaga 1117 (baixa) 1199(alta); La Coruña, Asturias, Santiago de Compostela, Vigo e Santander 1117 (baixa) 1199 (alta)
Compras até 11 de agosto. Baixa temporada: Vôos de ida do dia 19 de setembro a 08 de dezembro. Alta Temporada: Vôos de ida do dia 12 de agosto a 18 de setembro de 2008. Leia todas as regras no site!
Obrigado a todos os leitores do Aquela Passagem que têm mandado dicas de promoções!
terça-feira, agosto 05, 2008
Azul: Mais do Mesmo?
Uma reportagem da Folha de São Paulo questiona as relações entre alguns integrantes do governo e a nova cia aérea que deve entrar em operação no Brasil, a Azul.
O questionamento baseia-se no fato de que várias medidas que estão sendo estudas na ANAC, a pedido do Chefe Mor e Ministro da Defesa Nelson Jobim, facilitarem a vida da Azul. Estão estudando até flexibilização de vôos no Santos Dumont, Rio de Janeiro e na Pampulha, BH (de onde depois de muita resistência foram retirados os vôos não regionais) e criação/mudanças de regras na Ponte Rio/São Paulo.
Não tenho nada contra as regras em si, mas as regras devem ser modificadas a fim de facilitar a concorrência entre as cias de forma limpa, clara e respeitando oportunidades iguais para todos ou mesmo facilitando a vida de quem se dispuser a oferecer algo que o mercado inicialmente não tem interesse (e não oferece), mas que é de interesse da sociedade. Regras que só se encaixam no modelo de negócio de uma cia são no mínimo tendenciosas.
Precisamos de concorrência limpa sem influência política e pautada por uma política de longo prazo para o setor no Brasil, não num plano de governo ou planos pessoais.
Delta: WiFi em Vôos Domésticos
O serviço vai ser introduzido progressivamente e será cobrado a parte (9,95 USD para vôos até 3 horas e 12,95 USD para vôos acima de 3 horas).
Os preços estão ainda salgados, mas pode valer o investimento em vôos mais longos dependendo da velocidade de conexão. O problema é saber se as aeronaves vão ter também pontos de força para recarregar os aparelhos que não tenham essa autonomia toda.
segunda-feira, agosto 04, 2008
Alitalia: Promessas Que Viram Decepção
Uma das promessas do governo Berluscone era de recuperar a Alitalia com capital italiano e por isso foi contra a compra da cia pela KLM/Air France. Mas parece que a história anda mudando, e os planos atuais passam por uma redução importante do tamanho da Alitalia (= demissões), fusão com a Air One italiana (que sempre quis comprar a Alitalia mas não mostrava como poderia fazer isso) e a inclusão de mais um sócio internacional (cia aérea internacional).
E não é que os sindicatos italianos parecem arrependidos de terem melado a negociação com a Air france/KLM sonhando com uma saída a italiana?
Se arrependimento matasse, tinha sindicato também no Brasil com um monte de falecidos.... Muitas vezes, o pessoal para não perder um ovo deixa a galinha morrer...
domingo, agosto 03, 2008
Resumo da Semana
A Varigol deve nascer de fato. Falta apenas aprovação da ANAC. Mas o que o destino prepara para a Varig só a Gol sabe...
Falando em ANAC, depois ela não entende porque as regras não são cumpridas....
Devargarzinho a Trip, que comprou a Total, vai crescendo e ampliando seus destinos e frota. Até encomenda e jatos da Embraer já fizeram. E a OceanAir ficando para trás.
Durante a semana, falamos de uma possível ajuda do Lula a Aerolineas e acompanhamos o desenrolar da crise na Argentina. Mas não foi só a Argentina que viveu dias de confusão: Operação padrão de controladores uruguaios, greve de funcionários da Lufthansa em 3 posts (aqui, aqui e aqui) e greve relâmpago na Infraero.
A low Cost Spirit iniciou suas operações em Bogotá na Colômbia, onde os EUA está mais perto para quem tiver 20mil milhas/pontos no Smiles ou Fidelidade TAM.
Já tínhamos falado de um boato de joint venture entre American, British e Iberia. E não é que a British e a Iberia negociam uma fusão no futuro? Continuamos torcendo para que a Iberia assuma os padrões British e não o contrário.
Todo mundo tem a Varig que merece. A Alitalia foi tema de um post mostrando as dificuldades da cia aérea e os sonhos a la brasileira do governo italiano e os sonhos a la argentina dos seus sindicatos. Na semana que se inicia falaremos de como a realidade pode ser tão diferente desses sonhos.
Finalizamos com as novidades implantadas pela Emirates no seu novo A380. Na primeira classe não serão mais passageiros e sim hóspedes...
sábado, agosto 02, 2008
A380 da Emirates: Pousa em Nova Iorque Trazendo Novidades Nos Ares
Já o primeiro, de 58 encomendados, A380 da Emirates, que pousou em Nova Iorque em seu primeiro vôo comercial pela cia dos Emirados trouxe mais novidades para esses passageiros.
As duas principais são um lounge e um chuveiro. O lounge fica no segundo piso e poderá ser freqüentado pelos passageiros das classes superiores interessados em um drink e caminhar um pouco. Na inglesa Virgin existem pequenos espaços como esses, mas não tão grandes como os do A380.
O segundo e inédito são dois chuveiros, lá chamado de SPA, para os 14 passageiros da primeira classe, que já contam com suíte privativa com minibar. Mas o banho é limitado a 5 minutos que podem ser monitorados pelo passageiro por meio de um controle visual. Essa brincadeira aumentou em 500 litros a quantidade de água necessária para um vôo (25% de aumento), num momento onde peso é igual a maior consumo e consumo é igual a maior gasto. Isso só podia acontecer numa cia onde petróleo não é problema.
Imagine a situação de ver uma fila de milionários ( a passagem Nova Iorque/Dubai sai por cerca de 14500 USD) a espera de um banho e cada um achando que pode demorar o tempo que quiser. Do outro lado, as comissárias tendo que se tornar meio que faxineiras para deixar o SPA brilhando para o próximo hóspede, ou melhor, passageiro.....
Bem que eu queria ser o Amaury Junior e ser convidado para dar uma voltinha em um desses!
Mais fotos aqui e aqui no Airlines.net
Foto: Press Release Emirates
Depois Dizem Não Saber Porque as Cias Aéreas Não Respeitam as Regras
Impunidade: é contando com ela que muitos fazem o que querem no Brasil! O que acontece na ANAC é reflexo do que acontece na nossa sociedade em geral.
Imprensa Argentina Noticia que Lula Pensa em Ajudar a Aerolineas
A cia argentina que tem enormes dívidas e não tem crédito na praça, além de estar em processo de incorporação pelo governo argentino, que por sua vez não tem dinheiro sobrando, espera receber uma força do BNDS via Lula para financiar a compra de aeronaves da Embraer. Fala-se ainda de uma possível instalação de uma fábrica da Embraer em solo argentino.
Os donos da BRA devem estar acompanhando de perto esse negócio, já que ainda esperaram ganhar uns trocados vendendo seus lugares na fila para receber aeronaves Embraer. Como nós temos um coração enorme e já ajudamos a Bolívia via Petrobrás, devemos ajudar também a Aerolineas. Quem sabe o Lula não está adquirindo know-how para implantar a cia estatal que um dia ele ameaçou em fazer? Olha que pode ser binacional.....
Fim da Greve na Lufthansa
sexta-feira, agosto 01, 2008
Varigol: Vai Nascer de Fato
Essa união pode gerar maior sinergia nas operações e economia de dinheiro.
Resta saber o que a Gol tem em mente para a Varig. Ela pode crescer ou mesmo ir sumindo aos poucos como vem ocorrendo. Vamos torcer pela primeira opção. No Brasil não duvido da ocorrência de um avião repartido na frente para a Varig (com pequena executiva e econômica com assentos mais espaçosos) e no fundo o padrão Gol da barrinha de cereais. Cada um escolhendo pagar o que mais lhe convier.