quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Comparativo Entre os Programas de Fidelidade Aérea Smiles/Varig, Aadvantage/American Airlines e Flying Blue/Airfrance-KLM


1 Introdução

Como já foi postado nesse blog, as cias da
Star Alliance , que atuam no Brasil, estão mantendo o status obtido no Smiles no caso de uma migração para um dos seus programas de fidelidade aérea. Essa atitude por parte das associadas Star Alliance foi motivada pela saída da Varig dessa mesma aliança, a qual era sócia fundadora, em 31 de janeiro de 2007.

Caso você esteja pensando em se inscrever em um programa fora da Star Alliance, apresento agora 3 opções, sendo uma não associada a uma aliança global (Fidelidade TAM), outro associado a aliança Oneworld (Aadavantage) e outra a aliança Skyteam (Flying Blue). A escolha desses programas deu-se devido à possibilidade de acumular, em todos eles, milhas/pontos obtidos em vôos TAM operados no Brasil (vide regras). Com a saída da Varig da Star Alliance, essa aliança não possui mais um parceiro que permita acúmulo de milhas em vôos nacionais, o que pode ser crucial para o viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte de milhas/pontos.

Como forma de realizar um comparativo mais interessante, optei por incluir o Smiles usando as regras que estavam válidas até 31/01/2007, regras que permitiam emissão de bilhetes em parceiras Star Alliance.

Caso sua opção seja por um programa associado a Star Alliance, clique
aqui e aqui.

Antes de finalmente ir ao comparativo, gostaria de novamente repetir algumas considerações sobre esse tipo de comparativo:

Sempre tive muita dificuldade em realizar comparativos entre programas de milhagem e isso se deve ao fato de que cada um desses programas tem muitas regras, mas muitas mesmo. Ao contrário do que pensa a maioria, as semelhanças entre os programas são restritas, até quando se faz um comparativo de programas parceiros de uma mesma aliança aérea. As principais diferenças são associadas à validade das milhas/pontos acumulados, milhas bônus ganhas pelos associados com status elite, acesso as salas vip, taxas associadas à emissão de passagens via call centers, possibilidade de transferência, revalidação ou compra de milhas, compra de upgrades ou mesmo upgrade automáticos em determinadas rotas, o acúmulo de milhas necessário para atingir um status elite e por fim e mais importante, o número de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio em vôos operados pelas cias proprietárias desses programas e em vôos operados pelas parceiras de aliança ou de programa.

Como nesse texto são comparados 3 programas de fidelidade que possuem lógica própria, ou seja, não são associados a mesma aliança, o desafio foi maior e o seu cuidado na hora de escolher um desses programas deve ser redobrado. As regras usadas no comparativo são as válidas em 20/01/2007.

Diante de tantas diferenças optei por eleger alguns pontos para realizar esse comparativo. Portanto lembre-se de que as diferenças não se resumem as aqui postadas e no caso de optar por algum dos programas tendo como base para sua decisão esse texto, vá ao site do programa e leia todas as suas regras.

2 Programas de Fidelidade Analisados

Foram analisados os seguintes programas de fidelidade aérea:

Fidelidade TAM


Tel 4002 57 00 ou 0800 570 57 00

Aadvantage Americam Airlines

Tel 0300 789 77 78 ou (11) 4502 4000

Flying Blue Air France/KLM


Tel 0800 891 86 40

Incluí ainda na análise o Smiles da Varig, tendo como base as regras válidas até 31 de janeiro de 2007 para vôos Star Alliance.

3 Tendências Observadas

Algumas tendências foram observadas durante a análise desses programas de fidelidade, tendências que devem merecer sua atenção na hora da escolha do seu programa. Vou descrever as principais abaixo.

Os programas têm criado uma nova modalidade de passagens prêmios, que possuem poucas ou nenhuma restrição para sua emissão, porém necessitam do uso de muito mais milhas para a emissão das mesmas. As passagens prêmios comuns estão sofrendo, cada dia mais, com restrições quanto à emissão. Algumas cias tem aumentado a antecedência para realizar as reservas desses prêmios, proibindo a emissão desses prêmios em determinadas épocas do ano ou cobrando taxas de emissão variáveis quanto mais próximo da data do vôo a passagem é emitida . O Smiles tem no seu regulamento a existência de uma taxa como essa, mas ainda não tenho conhecimento de alguém que a tenha pago. Isso tudo sem contar que os associados aos programas de fidelidade, normalmente, não terem acesso ao número de assentos reservados em cada vôo para a emissão de passagens prêmio.

Consolida-se a existência de 2 tipos de milhas, as milhas comuns que podem ser convertidas em prêmios e as chamadas milhas status que qualificam o associado a atingir os níveis elite do programa. Essas últimas estão sendo restringidas as milhas efetivamente voadas e a uma porcentagem das milhas bônus obtidas em promoções ou ganhas voando nos vôos da(s) cia(s) proprietária(s) do programa de fidelidade. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo manter-se nele.

O acúmulo de milhas está sendo limitado nas passagens com maiores descontos, sendo que várias cias não permitem acúmulo ou reduzem as milhas acumuladas em determinadas classes de reserva (não confundir com
classe de serviço ).

Há ainda uma tendência a incentivar o uso da Internet para a emissão das passagens prêmio, cobrando taxas pela emissão das mesmas via telefone. O problema é que muitos sites não permitem a emissão de passagens prêmio em todas as cias aéreas parceiras dos programas ou não possibilitam a realização de stopovers (paradas intermediárias) em passagens emitidas via Internet.

Uma tendência, mais recente, tem sido a de limitar a vida das milhas à movimentação da conta do programa de fidelidade. Por movimentação entende-se acúmulo de milhas em vôos, parceiros aéreos e não aéreos e cartões de crédito próprios, uso das milhas ou mesmo doação das mesmas. Além dessas formas de aumentar a validade das milhas, algumas cias tem permitido a revalidação das milhas mediante o pagamento de taxas. Cuidado, pois manter ou revalidar essas milhas pode acabar saindo caro se você usa pouco os serviços desses programas.

4 Principais Vantagens e Desvantagens Específicas de Cada Plano de Fidelidade


Smiles Varig
http://www.smiles.com.br/

Vantagens

Permite acumular no mínimo 1000 milhas por trecho voado (promoção temporária em vigor há vários anos).
Faz vôos domésticos em território brasileiro.
Muitas promoções envolvendo milhagem (acúmulo e prêmios) nos últimos tempos.
Ausência de taxas para emissão de passagens via telefone e taxas menores para alteração ou cancelamento de vôos prêmios.

Desvantagens

Desligamento da Star Alliance, reduzindo as possibilidades de acúmulo e prêmios em parceiros aéreos.
Número de rotas e vôos nacionais reduzido.
Rotas internacionais muito restritas.
Insegurança quanto ao futuro do programa, espera-se uma grande reformulação e não necessariamente a favor do consumidor.
Idade das aeronaves e serviço de bordo da Varig, na média, ainda deixa a desejar comparado com as antigas companheiras da Star Alliance.


Fidelidade TAM http://www.tam.com.br/

Vantagens

Boa cobertura do território nacional, permitindo acúmulo de pontos em viagens domésticas.
Mínimo de 1000 pontos ganhos para cada trecho.
Cartão de crédito próprio onde se acumulam 1,33 pontos a cada 1 dólar gasto.
Vários parceiros no Brasil, principalmente com as administradoras de cartões de crédito.
Permite emitir passagem de ida ou volta em vôo operado pela TAM.
Não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos TAM na América do Sul.

Desvantagens

Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias á emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Passagens na América do Sul voando TAM devem ser emitidas com no mínimo 7 dias de antecedência.
Grande demanda por emissão de passagens prêmio em vôos internacionais associada com a baixa oferta dos mesmos, torna o ato de emitir essas passagens algo um tanto penoso.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos TAM e parceiros. Uso de milhas para pagamento de multas por alteração de datas e reembolso.
Não ganha pontos em vôos Air France da América do Sul em direção a Paris.
Tabela de emissão de prêmios disponível no site é restrita, sendo necessário consultar o call center determinar pontos necessários para emissão de passagens menos comuns.
Validade de apenas 2 anos dos pontos acumulados
Validade de apenas 3 meses para passagens prêmio para vôos na América do Sul e de 6 meses para passagens internacionais contra 1 ano da maioria das demais cias.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Fidelidade TAM Azul:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 10 kg de bagagem adicionais para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peso ou de 01 volume extra*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
Fidelidade TAM Vermelho:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 20 kg de bagagem adicionais para embarques onde o Franquia de Bagagem é por peso ou de 02 volumes extras*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
*** Até 32 kg, com 158 cm, no máximo, somando-se altura, comprimento e largura.O acesso as Salas VIP Domésticas é restrito. Podem utilizá-las os clientes portadores do Cartão Fidelidade Vermelho voando TAM. É permitida a entrada de 1 (um) acompanhante independentemente do grau de parentesco. Importante: A Sala VIP Internacional é disponibilizada apenas aos passageiros que viajam com a TAM em Primeira Classe e Classe Executiva nos vôos internacionais.

Aadvantage American Airlines http://www.aa.com.br/

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Aadvantage. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 400 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional permitem acúmulo de apenas 50% das milhas.
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a American e parceiros Oneworld.
Boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que a conta seja movimentada uma vez a cada 36 meses.
Possui cartão de crédito próprio emitido no Brasil, que permite acumular milhas diretamente na sua conta fidelidade.
Várias promoções envolvendo acúmulo de milhas, mas cuidado, pois várias dessas necessitam de uma pré-inscrição no site da American para que se possa participar
Possibilidade de emitir passagens prêmios (AAnytime Awards) com poucas restrições, porém com uso de muito mais milhas
Permite a compra de milhas

Desvantagens

Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
O seu cartão próprio é voltado para o público mais abastado e possui anuidade alta.
Para conseguir emitir sua passagem prêmio naquele vôo desejado, você terá de concorrer com uma multidão de associados nos EUA e nos diversos mercados onde atua.
A política de upgrades cortesia (ganhos acumulando certo nível de milhas) é muito focada no mercado doméstico americano.
Para emitir passagens prêmio em vôos outros do que da American, você terá de recorrer ao telefone ou escritório American e pagar 15 dólares americanos por isso.
Antecedência de 21 dias na emissão da passagem para que não seja necessário pagar taxa de urgência para a mesma.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos American e parceiros.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do AAdvantage Gold (Oneworld Rubi):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Benefícios do AAdvantage Platinum (Oneworld Safira):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Acesso as Salas VIP de Classe Executiva das empresas aéreas da oneworld, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .

Flying Blue Air France/KLM www.airfrance.com/br

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Flying Blue. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 750 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional podem não dar direito acúmulo de milhas (classe de reserva D, E,S,T,U e G).
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a Air France/KLM e parceiros Skyteam.
Muitas boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que se voe um trecho com os parceiros Skyteam ou Kenia Airways a cada 36 meses.
Possibilidade de emitir passagens prêmios (Open Miles) com poucas restrições, porém com uso do dobro de milhas da passagem prêmio com restrições.
Permite one-way por 50% das milhas da passagem ida e volta em alguns trechos e cias

Desvantagens

Não permite comprar ou transferir milhas.
Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
Não permite pontuar em vôos TAM do Brasil para os EUA ou Europa.
Cada parceiro aéreo não pertencente ao Skyteam tem regras individuais de acúmulo e emissão de passagens prêmio.
Para emissão de vôo TAM dentro da América do Sul gastam-se 30.000 milhas para voar na classe econômica.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do Flying Blue Silver (Skyteam Elite):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Franquia de 5Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Benefícios do Flying Blue Gold(Skyteam Elite Plus):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos).
Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Entrada em todos os saguões de Classe Executiva das empresas aéreas da Skyteam, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .
Franquia de 10Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Transferência grátis entre o aeroporto de Charles De Gaulle e Orly em ônibus Air France


5 Comparativo Básico das Principais Diferenças



6 Comparativo das Milhas Necessárias para Emitir Passagem Prêmio Restrita

Os valores apresentados aqui se referem aos prêmios mais econômicos, ou seja, aqueles que necessitam um menor número de milhas e são sujeitos a maiores restrições e menor disponibilidade de assentos em cada vôo. Tanto a TAM como a American tem tabela para prêmios emitidos para vôos na Alta e Baixa estação.



7 Conclusão

A inscrição em um desses programas pode ser muito interessante para aquele viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte para acúmulo de milhas. O Fidelidade TAM é muito útil para aqueles que acumulam milhas em vôos TAM dentro da América do Sul e tem a intenção de utilizá-las em vôos dentro desses mesmos destinos. Os demais planos são mais interessantes para quem realiza uma maior número de vôos internacionais. Certo é que se o Fidelidade TAM tem suas virtudes e fãs, ele também tem muitas limitações que inclusive podem inviabilizar a inscrição de viajantes acostumados com as regras do Smiles e Star Alliance.

Qual é o melhor? Acho que a escolha deve ser feita de forma individualizada e baseada nas necessidades pessoais e tendo em mente as várias peculiaridades de cada plano de fidelidade analisado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
muito útil seu comparativo. Parabéns!
Acumulo mtos pontos no Fidelidade TAM, mas em compras nos cartões de crédito, e não em vôos. Eternamente ficarei no fidelidade branco.

Lea disse...

Oi Rodrigo,

Super util seu comparativo! Escuta, eu tenho AAdvantage, queria saber o seguinte: isso me torna automaticamente membro da One World ou preciso me inscrever?
Obrigada! abraço,

Lea

Lea disse...

Mais duas perguntinhas, agora sobre Star Alliance:

1- Essa opção de migração do Smiles para outra companhia Star Alliance continua valendo?

2- Não entendi no quadro 2 porque os "outros parceiros onde se pode acumular milhas" são diferentes uns dos outros - achei que todos os paceiros da Star Alliance pontuassem uns nos outros!

Desculpe-me se as perguntas forem muito obvias... ;)

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Quem é associado ao Oneworld é o Aadvantage. Se você é associada do Aadvantage, então você já pode acumular milhas voadas nos parceiros Oneworld no seu programa.

Existem parceiros aéreos associados de uma mesma aliança (Oneworld, Skyteam e Star Alliance) e parceiros que não são associados. Quando uma cia aérea entra em uma alianças dessas, ela automaticamente torna-se associada das demais. Mas ela ainda pode fazer acordos diretamente e individualmente com outras cias que não pertencem a sua aliança

Exemplo: TAM Ela tem acordos com a American (vai acabar em novembro), Air France, TAP e Lufthansa.

Essas parceiras diferentes que você se refere são esses acordos individuais.

Atenção: A validade das milhas no aadvantage caiu de 36 para 18 meses se a conta não for movimentada. Cada movimentação pospõe a validade para 18 meses a frente dessa última.

Rodrigo Purisch disse...

Ia me esquecendo,

A TAP e a Lufthansa parecem que mantém essa promoção nos seus sites. faça uma busca lá nas páginas associadas aos programas de fidelidade. Mas se você deseja a United, entre em contato com eles via e-mail fazendoa solicitação e veja o que acontece.

Lea disse...

Oi Rodrigo, obrigada pelas respostas!
Eu recebi um e-mail sobre esse novo prazo de 18 meses, que m*!
Vc sabe se, caso eu acumule milhas em algum parceiro da American, isso conta como "movimentação" da conta para estender esse prazo?
OBrigada novamente.

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Vale sim. Qualquer tipo de movimentação.

um abraço

Lea disse...

Ok, super obrigada!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Comparativo Entre os Programas de Fidelidade Aérea Smiles/Varig, Aadvantage/American Airlines e Flying Blue/Airfrance-KLM


1 Introdução

Como já foi postado nesse blog, as cias da
Star Alliance , que atuam no Brasil, estão mantendo o status obtido no Smiles no caso de uma migração para um dos seus programas de fidelidade aérea. Essa atitude por parte das associadas Star Alliance foi motivada pela saída da Varig dessa mesma aliança, a qual era sócia fundadora, em 31 de janeiro de 2007.

Caso você esteja pensando em se inscrever em um programa fora da Star Alliance, apresento agora 3 opções, sendo uma não associada a uma aliança global (Fidelidade TAM), outro associado a aliança Oneworld (Aadavantage) e outra a aliança Skyteam (Flying Blue). A escolha desses programas deu-se devido à possibilidade de acumular, em todos eles, milhas/pontos obtidos em vôos TAM operados no Brasil (vide regras). Com a saída da Varig da Star Alliance, essa aliança não possui mais um parceiro que permita acúmulo de milhas em vôos nacionais, o que pode ser crucial para o viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte de milhas/pontos.

Como forma de realizar um comparativo mais interessante, optei por incluir o Smiles usando as regras que estavam válidas até 31/01/2007, regras que permitiam emissão de bilhetes em parceiras Star Alliance.

Caso sua opção seja por um programa associado a Star Alliance, clique
aqui e aqui.

Antes de finalmente ir ao comparativo, gostaria de novamente repetir algumas considerações sobre esse tipo de comparativo:

Sempre tive muita dificuldade em realizar comparativos entre programas de milhagem e isso se deve ao fato de que cada um desses programas tem muitas regras, mas muitas mesmo. Ao contrário do que pensa a maioria, as semelhanças entre os programas são restritas, até quando se faz um comparativo de programas parceiros de uma mesma aliança aérea. As principais diferenças são associadas à validade das milhas/pontos acumulados, milhas bônus ganhas pelos associados com status elite, acesso as salas vip, taxas associadas à emissão de passagens via call centers, possibilidade de transferência, revalidação ou compra de milhas, compra de upgrades ou mesmo upgrade automáticos em determinadas rotas, o acúmulo de milhas necessário para atingir um status elite e por fim e mais importante, o número de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio em vôos operados pelas cias proprietárias desses programas e em vôos operados pelas parceiras de aliança ou de programa.

Como nesse texto são comparados 3 programas de fidelidade que possuem lógica própria, ou seja, não são associados a mesma aliança, o desafio foi maior e o seu cuidado na hora de escolher um desses programas deve ser redobrado. As regras usadas no comparativo são as válidas em 20/01/2007.

Diante de tantas diferenças optei por eleger alguns pontos para realizar esse comparativo. Portanto lembre-se de que as diferenças não se resumem as aqui postadas e no caso de optar por algum dos programas tendo como base para sua decisão esse texto, vá ao site do programa e leia todas as suas regras.

2 Programas de Fidelidade Analisados

Foram analisados os seguintes programas de fidelidade aérea:

Fidelidade TAM


Tel 4002 57 00 ou 0800 570 57 00

Aadvantage Americam Airlines

Tel 0300 789 77 78 ou (11) 4502 4000

Flying Blue Air France/KLM


Tel 0800 891 86 40

Incluí ainda na análise o Smiles da Varig, tendo como base as regras válidas até 31 de janeiro de 2007 para vôos Star Alliance.

3 Tendências Observadas

Algumas tendências foram observadas durante a análise desses programas de fidelidade, tendências que devem merecer sua atenção na hora da escolha do seu programa. Vou descrever as principais abaixo.

Os programas têm criado uma nova modalidade de passagens prêmios, que possuem poucas ou nenhuma restrição para sua emissão, porém necessitam do uso de muito mais milhas para a emissão das mesmas. As passagens prêmios comuns estão sofrendo, cada dia mais, com restrições quanto à emissão. Algumas cias tem aumentado a antecedência para realizar as reservas desses prêmios, proibindo a emissão desses prêmios em determinadas épocas do ano ou cobrando taxas de emissão variáveis quanto mais próximo da data do vôo a passagem é emitida . O Smiles tem no seu regulamento a existência de uma taxa como essa, mas ainda não tenho conhecimento de alguém que a tenha pago. Isso tudo sem contar que os associados aos programas de fidelidade, normalmente, não terem acesso ao número de assentos reservados em cada vôo para a emissão de passagens prêmio.

Consolida-se a existência de 2 tipos de milhas, as milhas comuns que podem ser convertidas em prêmios e as chamadas milhas status que qualificam o associado a atingir os níveis elite do programa. Essas últimas estão sendo restringidas as milhas efetivamente voadas e a uma porcentagem das milhas bônus obtidas em promoções ou ganhas voando nos vôos da(s) cia(s) proprietária(s) do programa de fidelidade. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo manter-se nele.

O acúmulo de milhas está sendo limitado nas passagens com maiores descontos, sendo que várias cias não permitem acúmulo ou reduzem as milhas acumuladas em determinadas classes de reserva (não confundir com
classe de serviço ).

Há ainda uma tendência a incentivar o uso da Internet para a emissão das passagens prêmio, cobrando taxas pela emissão das mesmas via telefone. O problema é que muitos sites não permitem a emissão de passagens prêmio em todas as cias aéreas parceiras dos programas ou não possibilitam a realização de stopovers (paradas intermediárias) em passagens emitidas via Internet.

Uma tendência, mais recente, tem sido a de limitar a vida das milhas à movimentação da conta do programa de fidelidade. Por movimentação entende-se acúmulo de milhas em vôos, parceiros aéreos e não aéreos e cartões de crédito próprios, uso das milhas ou mesmo doação das mesmas. Além dessas formas de aumentar a validade das milhas, algumas cias tem permitido a revalidação das milhas mediante o pagamento de taxas. Cuidado, pois manter ou revalidar essas milhas pode acabar saindo caro se você usa pouco os serviços desses programas.

4 Principais Vantagens e Desvantagens Específicas de Cada Plano de Fidelidade


Smiles Varig
http://www.smiles.com.br/

Vantagens

Permite acumular no mínimo 1000 milhas por trecho voado (promoção temporária em vigor há vários anos).
Faz vôos domésticos em território brasileiro.
Muitas promoções envolvendo milhagem (acúmulo e prêmios) nos últimos tempos.
Ausência de taxas para emissão de passagens via telefone e taxas menores para alteração ou cancelamento de vôos prêmios.

Desvantagens

Desligamento da Star Alliance, reduzindo as possibilidades de acúmulo e prêmios em parceiros aéreos.
Número de rotas e vôos nacionais reduzido.
Rotas internacionais muito restritas.
Insegurança quanto ao futuro do programa, espera-se uma grande reformulação e não necessariamente a favor do consumidor.
Idade das aeronaves e serviço de bordo da Varig, na média, ainda deixa a desejar comparado com as antigas companheiras da Star Alliance.


Fidelidade TAM http://www.tam.com.br/

Vantagens

Boa cobertura do território nacional, permitindo acúmulo de pontos em viagens domésticas.
Mínimo de 1000 pontos ganhos para cada trecho.
Cartão de crédito próprio onde se acumulam 1,33 pontos a cada 1 dólar gasto.
Vários parceiros no Brasil, principalmente com as administradoras de cartões de crédito.
Permite emitir passagem de ida ou volta em vôo operado pela TAM.
Não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos TAM na América do Sul.

Desvantagens

Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias á emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Passagens na América do Sul voando TAM devem ser emitidas com no mínimo 7 dias de antecedência.
Grande demanda por emissão de passagens prêmio em vôos internacionais associada com a baixa oferta dos mesmos, torna o ato de emitir essas passagens algo um tanto penoso.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos TAM e parceiros. Uso de milhas para pagamento de multas por alteração de datas e reembolso.
Não ganha pontos em vôos Air France da América do Sul em direção a Paris.
Tabela de emissão de prêmios disponível no site é restrita, sendo necessário consultar o call center determinar pontos necessários para emissão de passagens menos comuns.
Validade de apenas 2 anos dos pontos acumulados
Validade de apenas 3 meses para passagens prêmio para vôos na América do Sul e de 6 meses para passagens internacionais contra 1 ano da maioria das demais cias.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Fidelidade TAM Azul:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 10 kg de bagagem adicionais para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peso ou de 01 volume extra*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
Fidelidade TAM Vermelho:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 20 kg de bagagem adicionais para embarques onde o Franquia de Bagagem é por peso ou de 02 volumes extras*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
*** Até 32 kg, com 158 cm, no máximo, somando-se altura, comprimento e largura.O acesso as Salas VIP Domésticas é restrito. Podem utilizá-las os clientes portadores do Cartão Fidelidade Vermelho voando TAM. É permitida a entrada de 1 (um) acompanhante independentemente do grau de parentesco. Importante: A Sala VIP Internacional é disponibilizada apenas aos passageiros que viajam com a TAM em Primeira Classe e Classe Executiva nos vôos internacionais.

Aadvantage American Airlines http://www.aa.com.br/

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Aadvantage. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 400 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional permitem acúmulo de apenas 50% das milhas.
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a American e parceiros Oneworld.
Boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que a conta seja movimentada uma vez a cada 36 meses.
Possui cartão de crédito próprio emitido no Brasil, que permite acumular milhas diretamente na sua conta fidelidade.
Várias promoções envolvendo acúmulo de milhas, mas cuidado, pois várias dessas necessitam de uma pré-inscrição no site da American para que se possa participar
Possibilidade de emitir passagens prêmios (AAnytime Awards) com poucas restrições, porém com uso de muito mais milhas
Permite a compra de milhas

Desvantagens

Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
O seu cartão próprio é voltado para o público mais abastado e possui anuidade alta.
Para conseguir emitir sua passagem prêmio naquele vôo desejado, você terá de concorrer com uma multidão de associados nos EUA e nos diversos mercados onde atua.
A política de upgrades cortesia (ganhos acumulando certo nível de milhas) é muito focada no mercado doméstico americano.
Para emitir passagens prêmio em vôos outros do que da American, você terá de recorrer ao telefone ou escritório American e pagar 15 dólares americanos por isso.
Antecedência de 21 dias na emissão da passagem para que não seja necessário pagar taxa de urgência para a mesma.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos American e parceiros.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do AAdvantage Gold (Oneworld Rubi):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Benefícios do AAdvantage Platinum (Oneworld Safira):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Acesso as Salas VIP de Classe Executiva das empresas aéreas da oneworld, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .

Flying Blue Air France/KLM www.airfrance.com/br

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Flying Blue. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 750 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional podem não dar direito acúmulo de milhas (classe de reserva D, E,S,T,U e G).
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a Air France/KLM e parceiros Skyteam.
Muitas boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que se voe um trecho com os parceiros Skyteam ou Kenia Airways a cada 36 meses.
Possibilidade de emitir passagens prêmios (Open Miles) com poucas restrições, porém com uso do dobro de milhas da passagem prêmio com restrições.
Permite one-way por 50% das milhas da passagem ida e volta em alguns trechos e cias

Desvantagens

Não permite comprar ou transferir milhas.
Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
Não permite pontuar em vôos TAM do Brasil para os EUA ou Europa.
Cada parceiro aéreo não pertencente ao Skyteam tem regras individuais de acúmulo e emissão de passagens prêmio.
Para emissão de vôo TAM dentro da América do Sul gastam-se 30.000 milhas para voar na classe econômica.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do Flying Blue Silver (Skyteam Elite):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Franquia de 5Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Benefícios do Flying Blue Gold(Skyteam Elite Plus):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos).
Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Entrada em todos os saguões de Classe Executiva das empresas aéreas da Skyteam, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .
Franquia de 10Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Transferência grátis entre o aeroporto de Charles De Gaulle e Orly em ônibus Air France


5 Comparativo Básico das Principais Diferenças



6 Comparativo das Milhas Necessárias para Emitir Passagem Prêmio Restrita

Os valores apresentados aqui se referem aos prêmios mais econômicos, ou seja, aqueles que necessitam um menor número de milhas e são sujeitos a maiores restrições e menor disponibilidade de assentos em cada vôo. Tanto a TAM como a American tem tabela para prêmios emitidos para vôos na Alta e Baixa estação.



7 Conclusão

A inscrição em um desses programas pode ser muito interessante para aquele viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte para acúmulo de milhas. O Fidelidade TAM é muito útil para aqueles que acumulam milhas em vôos TAM dentro da América do Sul e tem a intenção de utilizá-las em vôos dentro desses mesmos destinos. Os demais planos são mais interessantes para quem realiza uma maior número de vôos internacionais. Certo é que se o Fidelidade TAM tem suas virtudes e fãs, ele também tem muitas limitações que inclusive podem inviabilizar a inscrição de viajantes acostumados com as regras do Smiles e Star Alliance.

Qual é o melhor? Acho que a escolha deve ser feita de forma individualizada e baseada nas necessidades pessoais e tendo em mente as várias peculiaridades de cada plano de fidelidade analisado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
muito útil seu comparativo. Parabéns!
Acumulo mtos pontos no Fidelidade TAM, mas em compras nos cartões de crédito, e não em vôos. Eternamente ficarei no fidelidade branco.

Lea disse...

Oi Rodrigo,

Super util seu comparativo! Escuta, eu tenho AAdvantage, queria saber o seguinte: isso me torna automaticamente membro da One World ou preciso me inscrever?
Obrigada! abraço,

Lea

Lea disse...

Mais duas perguntinhas, agora sobre Star Alliance:

1- Essa opção de migração do Smiles para outra companhia Star Alliance continua valendo?

2- Não entendi no quadro 2 porque os "outros parceiros onde se pode acumular milhas" são diferentes uns dos outros - achei que todos os paceiros da Star Alliance pontuassem uns nos outros!

Desculpe-me se as perguntas forem muito obvias... ;)

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Quem é associado ao Oneworld é o Aadvantage. Se você é associada do Aadvantage, então você já pode acumular milhas voadas nos parceiros Oneworld no seu programa.

Existem parceiros aéreos associados de uma mesma aliança (Oneworld, Skyteam e Star Alliance) e parceiros que não são associados. Quando uma cia aérea entra em uma alianças dessas, ela automaticamente torna-se associada das demais. Mas ela ainda pode fazer acordos diretamente e individualmente com outras cias que não pertencem a sua aliança

Exemplo: TAM Ela tem acordos com a American (vai acabar em novembro), Air France, TAP e Lufthansa.

Essas parceiras diferentes que você se refere são esses acordos individuais.

Atenção: A validade das milhas no aadvantage caiu de 36 para 18 meses se a conta não for movimentada. Cada movimentação pospõe a validade para 18 meses a frente dessa última.

Rodrigo Purisch disse...

Ia me esquecendo,

A TAP e a Lufthansa parecem que mantém essa promoção nos seus sites. faça uma busca lá nas páginas associadas aos programas de fidelidade. Mas se você deseja a United, entre em contato com eles via e-mail fazendoa solicitação e veja o que acontece.

Lea disse...

Oi Rodrigo, obrigada pelas respostas!
Eu recebi um e-mail sobre esse novo prazo de 18 meses, que m*!
Vc sabe se, caso eu acumule milhas em algum parceiro da American, isso conta como "movimentação" da conta para estender esse prazo?
OBrigada novamente.

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Vale sim. Qualquer tipo de movimentação.

um abraço

Lea disse...

Ok, super obrigada!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Comparativo Entre os Programas de Fidelidade Aérea Smiles/Varig, Aadvantage/American Airlines e Flying Blue/Airfrance-KLM


1 Introdução

Como já foi postado nesse blog, as cias da
Star Alliance , que atuam no Brasil, estão mantendo o status obtido no Smiles no caso de uma migração para um dos seus programas de fidelidade aérea. Essa atitude por parte das associadas Star Alliance foi motivada pela saída da Varig dessa mesma aliança, a qual era sócia fundadora, em 31 de janeiro de 2007.

Caso você esteja pensando em se inscrever em um programa fora da Star Alliance, apresento agora 3 opções, sendo uma não associada a uma aliança global (Fidelidade TAM), outro associado a aliança Oneworld (Aadavantage) e outra a aliança Skyteam (Flying Blue). A escolha desses programas deu-se devido à possibilidade de acumular, em todos eles, milhas/pontos obtidos em vôos TAM operados no Brasil (vide regras). Com a saída da Varig da Star Alliance, essa aliança não possui mais um parceiro que permita acúmulo de milhas em vôos nacionais, o que pode ser crucial para o viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte de milhas/pontos.

Como forma de realizar um comparativo mais interessante, optei por incluir o Smiles usando as regras que estavam válidas até 31/01/2007, regras que permitiam emissão de bilhetes em parceiras Star Alliance.

Caso sua opção seja por um programa associado a Star Alliance, clique
aqui e aqui.

Antes de finalmente ir ao comparativo, gostaria de novamente repetir algumas considerações sobre esse tipo de comparativo:

Sempre tive muita dificuldade em realizar comparativos entre programas de milhagem e isso se deve ao fato de que cada um desses programas tem muitas regras, mas muitas mesmo. Ao contrário do que pensa a maioria, as semelhanças entre os programas são restritas, até quando se faz um comparativo de programas parceiros de uma mesma aliança aérea. As principais diferenças são associadas à validade das milhas/pontos acumulados, milhas bônus ganhas pelos associados com status elite, acesso as salas vip, taxas associadas à emissão de passagens via call centers, possibilidade de transferência, revalidação ou compra de milhas, compra de upgrades ou mesmo upgrade automáticos em determinadas rotas, o acúmulo de milhas necessário para atingir um status elite e por fim e mais importante, o número de milhas necessárias para emitir uma passagem prêmio em vôos operados pelas cias proprietárias desses programas e em vôos operados pelas parceiras de aliança ou de programa.

Como nesse texto são comparados 3 programas de fidelidade que possuem lógica própria, ou seja, não são associados a mesma aliança, o desafio foi maior e o seu cuidado na hora de escolher um desses programas deve ser redobrado. As regras usadas no comparativo são as válidas em 20/01/2007.

Diante de tantas diferenças optei por eleger alguns pontos para realizar esse comparativo. Portanto lembre-se de que as diferenças não se resumem as aqui postadas e no caso de optar por algum dos programas tendo como base para sua decisão esse texto, vá ao site do programa e leia todas as suas regras.

2 Programas de Fidelidade Analisados

Foram analisados os seguintes programas de fidelidade aérea:

Fidelidade TAM


Tel 4002 57 00 ou 0800 570 57 00

Aadvantage Americam Airlines

Tel 0300 789 77 78 ou (11) 4502 4000

Flying Blue Air France/KLM


Tel 0800 891 86 40

Incluí ainda na análise o Smiles da Varig, tendo como base as regras válidas até 31 de janeiro de 2007 para vôos Star Alliance.

3 Tendências Observadas

Algumas tendências foram observadas durante a análise desses programas de fidelidade, tendências que devem merecer sua atenção na hora da escolha do seu programa. Vou descrever as principais abaixo.

Os programas têm criado uma nova modalidade de passagens prêmios, que possuem poucas ou nenhuma restrição para sua emissão, porém necessitam do uso de muito mais milhas para a emissão das mesmas. As passagens prêmios comuns estão sofrendo, cada dia mais, com restrições quanto à emissão. Algumas cias tem aumentado a antecedência para realizar as reservas desses prêmios, proibindo a emissão desses prêmios em determinadas épocas do ano ou cobrando taxas de emissão variáveis quanto mais próximo da data do vôo a passagem é emitida . O Smiles tem no seu regulamento a existência de uma taxa como essa, mas ainda não tenho conhecimento de alguém que a tenha pago. Isso tudo sem contar que os associados aos programas de fidelidade, normalmente, não terem acesso ao número de assentos reservados em cada vôo para a emissão de passagens prêmio.

Consolida-se a existência de 2 tipos de milhas, as milhas comuns que podem ser convertidas em prêmios e as chamadas milhas status que qualificam o associado a atingir os níveis elite do programa. Essas últimas estão sendo restringidas as milhas efetivamente voadas e a uma porcentagem das milhas bônus obtidas em promoções ou ganhas voando nos vôos da(s) cia(s) proprietária(s) do programa de fidelidade. Atente que você pode vir a ter uma conta cheia de milhas, que podem ser trocadas normalmente pelas passagens prêmios, mas nunca chegar ao status elite desejado ou mesmo manter-se nele.

O acúmulo de milhas está sendo limitado nas passagens com maiores descontos, sendo que várias cias não permitem acúmulo ou reduzem as milhas acumuladas em determinadas classes de reserva (não confundir com
classe de serviço ).

Há ainda uma tendência a incentivar o uso da Internet para a emissão das passagens prêmio, cobrando taxas pela emissão das mesmas via telefone. O problema é que muitos sites não permitem a emissão de passagens prêmio em todas as cias aéreas parceiras dos programas ou não possibilitam a realização de stopovers (paradas intermediárias) em passagens emitidas via Internet.

Uma tendência, mais recente, tem sido a de limitar a vida das milhas à movimentação da conta do programa de fidelidade. Por movimentação entende-se acúmulo de milhas em vôos, parceiros aéreos e não aéreos e cartões de crédito próprios, uso das milhas ou mesmo doação das mesmas. Além dessas formas de aumentar a validade das milhas, algumas cias tem permitido a revalidação das milhas mediante o pagamento de taxas. Cuidado, pois manter ou revalidar essas milhas pode acabar saindo caro se você usa pouco os serviços desses programas.

4 Principais Vantagens e Desvantagens Específicas de Cada Plano de Fidelidade


Smiles Varig
http://www.smiles.com.br/

Vantagens

Permite acumular no mínimo 1000 milhas por trecho voado (promoção temporária em vigor há vários anos).
Faz vôos domésticos em território brasileiro.
Muitas promoções envolvendo milhagem (acúmulo e prêmios) nos últimos tempos.
Ausência de taxas para emissão de passagens via telefone e taxas menores para alteração ou cancelamento de vôos prêmios.

Desvantagens

Desligamento da Star Alliance, reduzindo as possibilidades de acúmulo e prêmios em parceiros aéreos.
Número de rotas e vôos nacionais reduzido.
Rotas internacionais muito restritas.
Insegurança quanto ao futuro do programa, espera-se uma grande reformulação e não necessariamente a favor do consumidor.
Idade das aeronaves e serviço de bordo da Varig, na média, ainda deixa a desejar comparado com as antigas companheiras da Star Alliance.


Fidelidade TAM http://www.tam.com.br/

Vantagens

Boa cobertura do território nacional, permitindo acúmulo de pontos em viagens domésticas.
Mínimo de 1000 pontos ganhos para cada trecho.
Cartão de crédito próprio onde se acumulam 1,33 pontos a cada 1 dólar gasto.
Vários parceiros no Brasil, principalmente com as administradoras de cartões de crédito.
Permite emitir passagem de ida ou volta em vôo operado pela TAM.
Não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos TAM na América do Sul.

Desvantagens

Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias á emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Passagens na América do Sul voando TAM devem ser emitidas com no mínimo 7 dias de antecedência.
Grande demanda por emissão de passagens prêmio em vôos internacionais associada com a baixa oferta dos mesmos, torna o ato de emitir essas passagens algo um tanto penoso.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos TAM e parceiros. Uso de milhas para pagamento de multas por alteração de datas e reembolso.
Não ganha pontos em vôos Air France da América do Sul em direção a Paris.
Tabela de emissão de prêmios disponível no site é restrita, sendo necessário consultar o call center determinar pontos necessários para emissão de passagens menos comuns.
Validade de apenas 2 anos dos pontos acumulados
Validade de apenas 3 meses para passagens prêmio para vôos na América do Sul e de 6 meses para passagens internacionais contra 1 ano da maioria das demais cias.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Fidelidade TAM Azul:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 10 kg de bagagem adicionais para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peso ou de 01 volume extra*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
Fidelidade TAM Vermelho:
Maior franquia de bagagem, em vôos próprios TAM, com liberação de 20 kg de bagagem adicionais para embarques onde o Franquia de Bagagem é por peso ou de 02 volumes extras*** para embarques onde a Franquia de Bagagem é por peça.
*** Até 32 kg, com 158 cm, no máximo, somando-se altura, comprimento e largura.O acesso as Salas VIP Domésticas é restrito. Podem utilizá-las os clientes portadores do Cartão Fidelidade Vermelho voando TAM. É permitida a entrada de 1 (um) acompanhante independentemente do grau de parentesco. Importante: A Sala VIP Internacional é disponibilizada apenas aos passageiros que viajam com a TAM em Primeira Classe e Classe Executiva nos vôos internacionais.

Aadvantage American Airlines http://www.aa.com.br/

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Aadvantage. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 400 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional permitem acúmulo de apenas 50% das milhas.
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a American e parceiros Oneworld.
Boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que a conta seja movimentada uma vez a cada 36 meses.
Possui cartão de crédito próprio emitido no Brasil, que permite acumular milhas diretamente na sua conta fidelidade.
Várias promoções envolvendo acúmulo de milhas, mas cuidado, pois várias dessas necessitam de uma pré-inscrição no site da American para que se possa participar
Possibilidade de emitir passagens prêmios (AAnytime Awards) com poucas restrições, porém com uso de muito mais milhas
Permite a compra de milhas

Desvantagens

Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
O seu cartão próprio é voltado para o público mais abastado e possui anuidade alta.
Para conseguir emitir sua passagem prêmio naquele vôo desejado, você terá de concorrer com uma multidão de associados nos EUA e nos diversos mercados onde atua.
A política de upgrades cortesia (ganhos acumulando certo nível de milhas) é muito focada no mercado doméstico americano.
Para emitir passagens prêmio em vôos outros do que da American, você terá de recorrer ao telefone ou escritório American e pagar 15 dólares americanos por isso.
Antecedência de 21 dias na emissão da passagem para que não seja necessário pagar taxa de urgência para a mesma.
Usa critério de alta e baixa temporada para determinar milhas necessárias à emissão de passagens prêmio, que prejudica muito o passageiro que voa na alta temporada.
Restrição para ganho de milhas em passagens emitidas usando tarifas econômicas superpromocionais e tarifas não publicadas em vôos American e parceiros.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do AAdvantage Gold (Oneworld Rubi):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Benefícios do AAdvantage Platinum (Oneworld Safira):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Acesso as Salas VIP de Classe Executiva das empresas aéreas da oneworld, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .

Flying Blue Air France/KLM www.airfrance.com/br

Vantagens

Parceria com a TAM, permitindo acúmulo de milhas ganhas em vôos domésticos nessa cia em sua conta Flying Blue. Atenção, as milhas ganhas são referentes às milhas efetivamente voadas (mínimo de 750 milhas/vôo). Vôos TAM em tarifa econômica promocional podem não dar direito acúmulo de milhas (classe de reserva D, E,S,T,U e G).
Boa bonificação em milhas para os membros elite em vôos realizados com a Air France/KLM e parceiros Skyteam.
Muitas boas opções de vôos e parceiros aéreos.
As milhas acumuladas não expiram, desde que se voe um trecho com os parceiros Skyteam ou Kenia Airways a cada 36 meses.
Possibilidade de emitir passagens prêmios (Open Miles) com poucas restrições, porém com uso do dobro de milhas da passagem prêmio com restrições.
Permite one-way por 50% das milhas da passagem ida e volta em alguns trechos e cias

Desvantagens

Não permite comprar ou transferir milhas.
Pouca oferta de parceiros não aéreos no Brasil, principalmente com cias administradoras de cartões de crédito brasileiras.
Não permite pontuar em vôos TAM do Brasil para os EUA ou Europa.
Cada parceiro aéreo não pertencente ao Skyteam tem regras individuais de acúmulo e emissão de passagens prêmio.
Para emissão de vôo TAM dentro da América do Sul gastam-se 30.000 milhas para voar na classe econômica.

Benefícios dados aos associados com nível elite:

Benefícios do Flying Blue Silver (Skyteam Elite):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos). Prioridade de standby e lista de espera.
Franquia de 5Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Benefícios do Flying Blue Gold(Skyteam Elite Plus):
Prioridade no check-in nos balcões de Classe Executiva (onde disponível), independentemente da classe de serviço viajada naquele dia.
Preferência de assento (nos casos em que há oferta de pré-reserva de assentos).
Prioridade de standby e lista de espera.
Pré-embarque/embarque, conforme sua conveniência.
Entrada em todos os saguões de Classe Executiva das empresas aéreas da Skyteam, independentemente da classe de serviço voada em viagens internacionais3 .
Franquia de 10Kg a mais nas malas em vôos Air France/KLM
Transferência grátis entre o aeroporto de Charles De Gaulle e Orly em ônibus Air France


5 Comparativo Básico das Principais Diferenças



6 Comparativo das Milhas Necessárias para Emitir Passagem Prêmio Restrita

Os valores apresentados aqui se referem aos prêmios mais econômicos, ou seja, aqueles que necessitam um menor número de milhas e são sujeitos a maiores restrições e menor disponibilidade de assentos em cada vôo. Tanto a TAM como a American tem tabela para prêmios emitidos para vôos na Alta e Baixa estação.



7 Conclusão

A inscrição em um desses programas pode ser muito interessante para aquele viajante que tem nos vôos domésticos sua principal fonte para acúmulo de milhas. O Fidelidade TAM é muito útil para aqueles que acumulam milhas em vôos TAM dentro da América do Sul e tem a intenção de utilizá-las em vôos dentro desses mesmos destinos. Os demais planos são mais interessantes para quem realiza uma maior número de vôos internacionais. Certo é que se o Fidelidade TAM tem suas virtudes e fãs, ele também tem muitas limitações que inclusive podem inviabilizar a inscrição de viajantes acostumados com as regras do Smiles e Star Alliance.

Qual é o melhor? Acho que a escolha deve ser feita de forma individualizada e baseada nas necessidades pessoais e tendo em mente as várias peculiaridades de cada plano de fidelidade analisado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
muito útil seu comparativo. Parabéns!
Acumulo mtos pontos no Fidelidade TAM, mas em compras nos cartões de crédito, e não em vôos. Eternamente ficarei no fidelidade branco.

Lea disse...

Oi Rodrigo,

Super util seu comparativo! Escuta, eu tenho AAdvantage, queria saber o seguinte: isso me torna automaticamente membro da One World ou preciso me inscrever?
Obrigada! abraço,

Lea

Lea disse...

Mais duas perguntinhas, agora sobre Star Alliance:

1- Essa opção de migração do Smiles para outra companhia Star Alliance continua valendo?

2- Não entendi no quadro 2 porque os "outros parceiros onde se pode acumular milhas" são diferentes uns dos outros - achei que todos os paceiros da Star Alliance pontuassem uns nos outros!

Desculpe-me se as perguntas forem muito obvias... ;)

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Quem é associado ao Oneworld é o Aadvantage. Se você é associada do Aadvantage, então você já pode acumular milhas voadas nos parceiros Oneworld no seu programa.

Existem parceiros aéreos associados de uma mesma aliança (Oneworld, Skyteam e Star Alliance) e parceiros que não são associados. Quando uma cia aérea entra em uma alianças dessas, ela automaticamente torna-se associada das demais. Mas ela ainda pode fazer acordos diretamente e individualmente com outras cias que não pertencem a sua aliança

Exemplo: TAM Ela tem acordos com a American (vai acabar em novembro), Air France, TAP e Lufthansa.

Essas parceiras diferentes que você se refere são esses acordos individuais.

Atenção: A validade das milhas no aadvantage caiu de 36 para 18 meses se a conta não for movimentada. Cada movimentação pospõe a validade para 18 meses a frente dessa última.

Rodrigo Purisch disse...

Ia me esquecendo,

A TAP e a Lufthansa parecem que mantém essa promoção nos seus sites. faça uma busca lá nas páginas associadas aos programas de fidelidade. Mas se você deseja a United, entre em contato com eles via e-mail fazendoa solicitação e veja o que acontece.

Lea disse...

Oi Rodrigo, obrigada pelas respostas!
Eu recebi um e-mail sobre esse novo prazo de 18 meses, que m*!
Vc sabe se, caso eu acumule milhas em algum parceiro da American, isso conta como "movimentação" da conta para estender esse prazo?
OBrigada novamente.

Rodrigo Purisch disse...

Lea,

Vale sim. Qualquer tipo de movimentação.

um abraço

Lea disse...

Ok, super obrigada!