Se você tem interesse, então vá no site da Star Alliance e leia como proceder.
sexta-feira, abril 27, 2007
Última Chamada para Quem Quiser Ter Equivalência do Smiles nas Antigas Parceiras da Star Alliance
Se você tem interesse, então vá no site da Star Alliance e leia como proceder.
TAM e TAP e Mais Rotas TAM
A TAM aproveitou para anunciar que os vôos para Caracas, via Manaus, iniciarão em outubro e que já foram solicitadas a ANAC as rotas para Montevidéu no Uruguai e Frankfurt na Alemanha. Ela ainda não solicitou, mas parece que vai solicitar, em breve, novas frequencias ligando o Rio de Janeiro a Miami, que deve ser diário.
Parabéns as duas cias! Os consumidores agradecem.
Vamos ver a resposta da Gol/Varig.....
Um Atalho para o Status Elite do programa de Milhagem da American: Será??
Porque estou falando isso? Por que hoje tentei confirmar uma informação e apesar do esforço, não consegui! A CNN publicou um artigo do Peter Vogel, que parece trabalhar na Budget Travel, no qual ele relata a existência de um programa pelo qual você poderia conseguir um status elite no Aadvantage (programa de milhagem da American) voando uma fração das milhas necessárias usualmente para atingi-los.
O programa chamaria-se 90-day Challenge, o qual a American não tem interesse em divulgar, e através dele você teria a chance de conseguir o status Gold voando apenas 5.000 milhas e o Platinum voando 10.000 milhas em 90 dias. Mas para isso você deve primeiro se inscrever no programa ligando para o atendimento do Aadvantage e já definindo sua meta: Gold ou Platinum. Não adianta nada escrever para Platinum e não conseguir as 10.000 milhas, pois você não irá receber o Gold se tiver feito mais de 5.000 milhas. Caso opte por se inscrever para Gold, não adianta fazer 10.000 que não ganha Platinum.
Tentei contato via site, mas não há 0800 ou 4000 no Brasil, só telefone de São Paulo. Para enviar um e-mail, deve-se ser associado ao Aadvantage. Optei por ir pessoalmente ao escritório do representante da Americam em BH. Fui muito bem recebido, mas apesar de todos os esforços de quem lá me atendeu, não consegui confirmar nada. Olha que tentaram ligar para todos os setores. Saí de lá com a orientação de ligar para o jornalista responsável pela divulgação da American em São Paulo, mas sem seu e-mail....
Se for verdade, é uma boa para que viaja muito ao exterior. Se for algo voltado apenas ao consumidor americano, fazer o que, “nós é brazuca”!
Quem sabe o Riq, o mestre guru e blogueiro respeitado, ou algum leitor consegue confirmar a informação?
Obrigado João Henrique! Se você também conseguiu usar o programa, deixe seu depoimento na caixa de comentários.
quinta-feira, abril 26, 2007
TAM e TAP: Farão Vôos em Code Share
Ninguém segura a TAP! A TAM continua ampliando seus destinos internacionais, mesmo que via outra cia.
Se a TAM começar com code share coma TAP e vier a fazer um com a Lufhtansa em uma futura rota para Frankfurt, as chances de ver a cia do tapete vermelho, em um futuro mesmo que distante, na StarAlliance aumentam muito.
terça-feira, abril 24, 2007
Japão: As Promoções nos EUA Podem Te Ajudar a Conhecer a Terra do Sol Nascente
Uma passagem saindo São Paulo para Tóquio custa cerca de 2100 dólares com taxas.
Uma passagem em direção a Tóquio saindo de Los Angeles custa 670 dólares com taxas na American (tarifa NX7P1D).
Dica: aos sábados e domingos as cias americanas travam uma guerra tarifária, não declarada, em várias rotas. Use o Kayak para acompanhar o sobe desce das tarifas.
Lembre-se de que quando se associa duas passagens, é interessante deixar uns dias de intervalo entre as duas, já que em caso de atraso ou caos nos aeroportos, a segunda passagem não tem obrigação de te realocar sem ônus. Aproveite e visite uma dessas cidades americanas usadas para fazer a conexão.
Uma Vegetariana Despreparada no Nordeste
Já fui logo convocando minha fiel companheira de viagens para participar dessa empreitada. Malas prontas, hotéis e carro reservados e com o guia Freire’s de praias debaixo do braço fomos nós no corujão da TAM em direção a Recife. Era para sair às 0:30h, mas só saímos às 2 horas.... Chegamos em Recife às 4:15h meio que dormindo acordados. Depois de uma visita para conhecer o aeroporto - passeio de blogueiro especializado em passagens aéreas, seguimos em direção ao hotel. Fizemos nosso early check-in, banho e fomos direto ao café da manhã.
Minha companheira estava enfrentando sua primeira viagem desde sua conversão ao vegetarianismo. Nada de vegetariana muito radical, permite-se ovos e queijo. No café da manhã, se fartou de ovos mexidos e de generosas fatias de queijo coalho derretido entremeadas por frutas e pães.
Despertos fomos aos Prarraxaxá, onde carnívoro como sou, me vi alegremente cercado de buchada, carne de sol e bode por todos os lados. Minha companheira começou a entender que a vida de vegetariana pelas bandas do nordeste não é das mais fáceis. Quase todo arroz, farofa, ensopado de legumes levava algum tipo de carne. Para completar ela perguntou ao garçom qual dos pratos não tinha bicho morto?! O garçom, num misto de espanto e indignação, mostra pratos com peixes e frutos do mar. Coitado, além de ter de responder a uma pergunta tão mal formulada, não compreendia como alguém não comia nenhum tipo de carne. Com um pouco de esforço achou alguns pratos, nada regionais, além das saladas para o seu almoço
Perto do segundo jardim, optamos por ficar no bar Boteco. Enquanto comia coxinha recheada com caranguejo, croquete de lula com camarão e por aí vai, ela ficava a fitar o cardápio à procura de algo vegetariano. Achou o escondidinho de queijo, mas segundo o garçom já tinha acabado. Optou pela Provoleta (fatias de queijo provolone derretidas acompanhadas de pão).
Seguimos em direção à capital da Paraíba. Fizemos nosso check in às 19:30 no hotel, tomamos banho e fomos ao Mangai jantar. De novo me vi cercado e muito feliz por buchadas, bode de todo tipo e carne seca. Minha companheira rodou, rodou e acabou por ficar no arroz com queijo, macaxeira e salada. Era hora de dormir. O litoral sul nos esperava na manhã do cia seguinte.
Meu café da manhã de segunda foi com carne seca, galinha ensopada, cuscuz e macaxeira! O dela? Tapioca de queijo, ovos e frutas.
Rodamos a cidade e no final da tarde tínhamos de comprar 2 produtos regionais que não poderiam faltar.
Feito as compras, pôr-do-sol no Jacaré. Bolero de Ravel incluído. Jantar, banho e aeroporto. O corujão nos esperava para voltar para as Minas Gerais.
A propósito, os 2 produtos regionais que não podiam faltar eram o feijão de corda e o queijo de coalho!!. Santo queijo, o companheiro de viagem de uma vegetariana despreparada pelo Nordeste.
segunda-feira, abril 23, 2007
Iberia: British e Lufthansa Continuam Interessadas
O Mercado europeu se prepara para a abertura dos céus a concorrência com as cias americanas. Além da Ibeia, a Alitalia, que continua a sofrer com prejuízo sobre prejuízo, está a venda.
sábado, abril 21, 2007
sexta-feira, abril 20, 2007
TAM: Crise de Identidade
Ah, a concorrência! Sua maior concorrente, a TAM, tem vivido um período de crise de identidade. A cia do tapete vermelho, criada pelo saudoso comandante Rolim que tinha um modelo de cia em mente, vê-se pressionada pelos resultados operacionais e financeiros da Gol.
A opção foi a de tentar adaptar as principais diretrizes adotadas na Gol. Mas como é difícil adaptar algo a uma cia que nasceu diferente e com outra vocação!
O Aumento do número de horas diárias voadas por cada aeronave (vários vôos em seqüência em um mesmo dia) e a política de ocupação rápida dos espaços deixados pela Varig culminaram com o caos de dezembro último , onde aeronaves que já deveriam ter realizados pequenas manutenções programadas foram impedidas de voar pela ANAC. Com isso uma cascata de atrasos ocupou o Brasil e as manchetes, além de demonstrar aos consumidores como os seus direitos podiam ser desrespeitados sem o menor sinal de arrependimento. Errar não é crime, mas se omitir é. O caso recente vivido pela JetBlue nos EUA mostrou como uma cia pode agir diante de situações críticas, inclusive como um presidente de cia aérea deve se comportar em situações como essa.
O serviço de bordo da TAM tem sofrido:
Será um pacote de biscoito tipo waffer?
Não! É o café da manhã servido no corujão da TAM que liga Confins, BH à João Pessoa na Paraíba, que apesar de corujão é um vôo de code share com a Air France.
Qualquer semelhança com a Gol é cópia mesmo! A TAM necessita definir o que ela é ou o que quer ser. Não há nada de errado ou de inovador em querer ser uma cia com modelo misto, várias cias americanas, européias e mais recentemente a chilena LAN optaram por esse modelo. Mas é importante que o consumidor e os funcionários da TAM saibam isso de antemão. Não adianta fazer propaganda de política de tapete vermelho e na prática não executá-la .
Quem sabe se agora com a Varig nas mãos da gol a TAM não tenha que apressar sua definição, se é isso que ela está esperando.
A Gol pode atuar como uma low cost típica e ter a Varig com um serviço prêmio, mas sem os luxos do passado como já anunciou o presidente da Gol, prestando um serviço de bordo e de solo diferenciado. A união Gol/Varig pode acabar agradando a todos os tipos de consumidores.
E a TAM vai correr para qual lado? Ai que saudades do comandante Rolim......
Cia Low Cost ou de baixo custo? Low Fare? Modelo Hibrido? Leia aqui o que esses termos significam.
quinta-feira, abril 19, 2007
Cubana de Aviación: Fim da Rota Brasil-Cuba
Quem quiser voar com a Cubana , voará até Buenos Aires com a TAM e de lá com a Cubana até Cuba. O vôo partindo de Buenos Aires tem apresentado uma demanda muito superior aos que saem do Brasil.
EUA: Os Vôos São a Maior Fonte de Dor de Cabeça Durante uma Viagem
Mais dados dessa pesquisa no site da CNN
EUA: Discussão Sobre as Taxas e Impostos Cobrados dos Passageiros
Esses valores são usados para pagar os custos da FAA (agência que controla a aviação nos EUA), a segurança nos aeroportos e nos vôos (agentes à paisana), além de subsidiar a operação de pequenos aeroportos dos EUA.
Várias criticas são feitas em relação a aviação não comercial e aos jatinhos privados, que pagariam bem menos taxas e impostos.
As criticas aumentam a medida que os serviços prestados pelos aeroportos americanos tem piorado em sua qualidade.
E nós que pagamos mais taxas do que eles e recebemos ou melhor sofremos com o serviço prestados nos aeroportos e pela ANAC....
quarta-feira, abril 18, 2007
Direitos, Mas Que Direitos?
Overbooking e falta de suporte por parte das cias aéreas, greve ou motim de controladores do tráfego aéreo, investimentos insuficientes dos recursos já recolhidos por parte da Infraero e agora greve da Policia Federal causando filas de 3 horas nos aeroportos brasileiros.
Enquanto aqueles que empossados do poder emanado do povo continuarem a olhar para seus próprios umbigos, não haverá paz na vida dos usuários dos aeroportos brasileiros.
Ou a população organiza-se para reclamar seus direitos como um grupo ou um dia ela irá também achar que o seu umbigo pessoal é mais importante do que o do vizinho e começar a tomar atitudes por conta própria a fim de assegurar seu quinhão do que ela considera direito. E quando isso ocorrer, aqueles que ignoram que certas porções da nossa sociedade já assistem com um prazer macabro as notícias de assaltos, mortes e sofrimentos envolvendo políticos, membros do judiciário e da própria polícia, entenderão que talvez já seja tarde para uma reação visando proteger seus queridos umbigos da sociedade ensandecida.
Texto soturno, mas o futuro dos passageiros também não parece muito animador.
O País Mais Perigoso Para Se Voar em 2006
O país mais perigoso para se voar, segundo a International Air Transport Association (IATA), foi a Rússia. Ela tem uma média de acidentes 13 vezes maior que a média global.
Esse é um título que ninguém quer ganhar.
ANAC: Varig Tem Até 18 de Junho para Retomar Rotas Internacionais
Agora cabe a Gol acelerar sua busca por aeronaves. Dinheiro ela tem.
Como no Brasil tudo é possível e como o presidente da ANAC costuma fazer declarações que ele mesmo tem de retificar no futuro, vamos esperar para ver.
terça-feira, abril 17, 2007
Comida de Avião: Definitivamente Não É Tudo a Mesma Coisa, Pelo Menos na Classe Executiva e Primeira Classe
O site anda meio fraco de atualizações nos últimos meses, mas vale a pena viajar nas refeições. Algumas refeições da Singapore, Asiana, ANA, Emirates e Austriam parecem muito apetitosas. Por outro lado, a comida na American parece muito com comida de fast food, se bem que nas cias americanas as porções tendem a ser mais generosas.
Nessa página ficam as melhores refeições de cada mês.
Por falar em comida de avião:
A United está lançando pratos com inspiração na culinária brasileira em seus vôos ligando o Brasil aos EUA. Existem pratos com inspiração na moqueca capixaba até mousse de maracujá.
A Quantas está lançando, na primeira classe, de seus vôos saindo de Sydney, um menu de degustação composto de 8 pratos assinados por um chef e servidos em pratos de porcelana Noritake..
sexta-feira, abril 13, 2007
Dos EUA para a Europa por 10 euros? Essa Eu Pago para Ver e Voar!
Segundo o presidente da cia aérea isso será possível com a entrada em vigor do acordo Open Skies.
Essa eu espero para ver, parece mais jogada de marketing, mas da Ryanair pode-se esperar tudo. Mas por 10 euros, será??
Star Alliance: Tarifas Volta ao Mundo
Para voar no máximo 29.000 milhas, os preços são de 2.900 dólares para voar econômica, 7.550 para executiva e 9.900 para voar primeira classe.
Voando no máximo 34.000 milhas, os preços são de 3.300 dólares para voar econômica, 8.650 para executiva e 11.350 para voar primeira classe.
E finalmente, para voar 39.000 milhas, os preços são de 3.900 dólares para voar econômica, 10.150 para executiva e 13.350 para voar primeira classe.
Lembrando que os preços estão em dólares e não incluem as taxas. O preço final vai depender muito do número de paradas (mínimo de 3 e máximo de 15). A passagem tem validade de 12 meses a partir do embarque.
Gostou? Caso não ainda tenha lido, leia o post sobre viagens tipo volta ao mundo .
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 9 Compra de Moeda Estrangeira, Cartões de Crédito e Débito
Após abertura do mercado bancário brasileiro aos cartões de crédito internacionais e aos cartões de débito internacionais, além da estabilização da moeda brasileira, esses se transformaram nas minhas formas preferidas para o pagamento dos serviços em viagem e de obtenção de moeda estrangeira. Outras opções são os cheques de viagem ou Traveller’s Checks e o Travel Money. Porém minha opinião não é unânime. Uma discussão sobre a melhor forma de fazer pagamentos no exterior foi realizada neste post do Blog Viaje na Viagem . A conclusão do Riq foi essa .
Alguns cartões de crédito, além de permitirem um melhor controle dos gastos da viagem através da fatura detalhada, podem acumular milhas geradas com o pagamento da fatura. Essas milhas acumuladas no cartão de crédito com o pagamento das passagens, hotéis e outros serviços somadas às ganhas com as passagens aéreas, caso sua tarifa aérea permita o acúmulo de milhas em um programa de fidelidade aérea, podem fazer sua próxima viagem algo mais próximo ou menos oneroso. Mas a grande vantagem deles é sua aceitação crescente pelo mundo. Os cartões cobram uma taxa para gastos no exterior, além dos impostos de operação financeira (IOF). Lembre-se que o valor da fatura será calculado de acordo com a cotação dólar da sua administradora no dia do seu pagamento. A fatura é inicialmente calculada em cima da cotação do dia do fechamento da fatura. Se o valor for superior ou inferior ao do dia do vencimento da fatura, a diferença virá na próxima fatura. Sugiro que se tenha 2 cartões com limites menores, mas suficientes para suas compras. Um seria usado no pagamento das compras via Internet e o outro para pagamento dos serviços e compras durante a viagem. Se preferir um cartão único, verifique o limite, pois os valores pagos pelas passagens e hotéis podem facilmente estourá-lo, deixando muito pouco para as compras ou para pagamentos do dia a dia. Nesta matéria existem mais dicas sobre os cartões de crédito .
Os cartões de débito internacional, permitem que se retire moeda corrente diretamente da sua conta em caixas eletrônicos disponíveis ao redor do mundo. Acaba com a necessidade de se viajar com grandes quantias em papel moeda, estresse relacionado à procura da melhor taxa de cambio ou do medo de receber moeda falsa em determinados locais. Cada banco tem uma política de cobrança de taxas nessas transações, além do IOF. Mas como geralmente você paga taxas nas casas de cambio ou sofre com uma cotação menos favorável na troca, as taxas cobradas pelo seu banco, se cobradas, acabam não tendo uma influência tão grande. Informe-se como realizar esses saques no exterior. Atenção, nos EUA alguns caixas eletrônicos cobram uma taxa extra de alguns dólares (não relacionada à taxa cobrada pelo seu banco) pela utilização dessas máquinas em locais públicos, mas normalmente informam essa cobrança antes de concluir a transação. Em aeroportos e caixas eletrônicos junto às agências bancárias normalmente não há essas taxas.
Os cheques de viagem ou Traveller´s Checks e os cartões pré-pagos ou Travel Money são opções para aqueles que não gostam de lidar com cartões de crédito ou não possuem cartões de débito.
Os Traveller´s Checks são adquiridos em estabelecimentos credenciados pelo governo para vendê-los e posteriormente trocados no destino desejado por papel moeda local diante da assinatura nos mesmos. Sua vantagem é que em caso de perda ou roubo podem ser cancelados permitindo que as quantias pagas não sejam perdidas (faça uma ocorrência e contate a empresa que lhe vendeu os cheques) e sua desvantagem é que não são aceitos em todos os locais e sofrem com cotações normalmente inferiores (raramente pode ser superior) ou taxas maiores na sua conversão por papel moeda.
Os cartões pré-pagos ou Travel Money são cartões semelhantes ao de débito, só que o saque realizado em caixas eletrônicos são limitados aos valores pré-pagos no Brasil em moeda estrangeira e que estão depositados em uma conta da instituição que lhe forneceu o cartão. Paga-se uma taxa para o saque dessas quantias nos caixas eletrônicos. O cartão pode ser utilizado como cartão de débito no pagamento de contas sem taxas. Utiliza a rede Visa/Plus. Você fica mais protegido da variação cambial e em caso de perda, pode-se pedir sua substituição no exterior.
Entre em contato com sua instituição bancária de confiança, procure informações sobre os serviços disponíveis, suas taxas e a necessidade ou não de emitir novos cartões para esses fins.
É sempre útil levar uma pequena quantidade em dólares ou moedas locais para emergências. Essas podem ser compradas nas agências de cambio com a apresentação de seu CPF. Se optar por levar papel moeda, escolha os Dólares se for aos EUA ou for visitar mais de um país com moedas diferentes. No caso de visitar apenas um país opte por levar moeda daquele país. Caso opte pelo Dólar e depois tenha que converter em outra moeda você vai perder 2 vezes na conversão, portanto compre direto a moeda a ser utilizada nesse destino.
No caso de viagem dentro do Brasil, pesquise junto ao banco que você tem conta se nos destinos desejados existem agências ou caixas eletrônicos conveniados para saques em papel moeda.
De qualquer forma e em qualquer lugar não é prudente concentrar todos os seus cartões ou grandes quantidades de papel moeda em um único local durante suas caminhadas. A velha pochete de viagem dentro da calça continua sendo uma opção, como também os cofres dos hotéis de melhor qualidade (de preferência aos cofres com senhas digitais).
Aliança Tropical
A Varig faria parte da aliança, mas após a venda da mesma, foi descartada sua presença.
Com a formação dessa aliança, cada cia poderia vender tanto seus vôos como das cias parceiras, ampliando a oferta de vôos. Serão necessários alguns ajustes das malhas de cada cia a fim de facilitar as conexões.
Só não gostei muito do nome da aliança: Tropical....mas vamos esperar, pois com as pequenas atuando junto, pode-se reduzir em muito a competição interna, tendo dessa forma um efeito diferente do esperado.
E a mineirinha Total vai ficar fora dessa?
quinta-feira, abril 12, 2007
BRA: Code Share com a Oceanair
Esperamos que esse acordo possa reforçar as duas cias diante das concorrente, além de beneficiar o consumidor com uma maior opções de vôos e com uma concorrência de preços nas rotas internas.
TAM: Autorizada a Realizar Vôos para Caracas
terça-feira, abril 10, 2007
JAL, Malév e Royal Jordanian: Fazem Oficialmente Parte da Oneworld
Ótimas aquisições para a aliança que reforça sua presença na Ásia e Oriente Médio, além de ter mais opções no antigo leste europeu.
Atualização: desde 1 de Abril, a LAN Argentina e Equador fazem parte da Oneworld. A Dragonair deve juntar-se a aliança no correr deste ano.
segunda-feira, abril 09, 2007
TAP: ANAC Autoriza Vôos para Brasília
Nenhuma cia estrangeira tem tantos vôos saindo de capitais fora do eixo São Paulo–Rio como a TAP. Parabéns! Vamos esperar que os vôos iniciem-se em breve.
Atualização 10/05: Os vôos iniciam-se 19 de julho e nas quartas e sextas o vôo faz escala no Rio.
E para quem não acessou o Blog nesse feriado, não deixe de ler os posts de quinta-feira entre eles: Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
quinta-feira, abril 05, 2007
Possibilidade de Caos Aéreo no Feriado: Dessa Vez É na Argentina...
Por lá, estão negociando a transferência do controle aéreo dos militares para os civis. Interessante como os políticos brasileiros e argentinos, sempre muito preocupados com a autopromoção, têm idéias semelhantes. As duas classes acreditam que o problema do caos aéreo é da administração militar e não da falta de planejamento e do contingenciamento orçamentário realizado pelos governos. Pensamos no hoje, o amanhã a D’us pertence...
Boa Páscoa a todos e até terça feira!
Rapidinhas Pré Páscoa
A Air Europa iniciou os vôos ligando Buenos Aires, Argentina a Madrid, Espanha usando um novo A330. Serão realizadas 4 frequencias semanais.
A Alitalia divulgou seu balanço que confirma o oitavo ano de perdas consecutivas. A cia que é controlada pelo governo italiano está a venda e o conteúdo das propostas deve ser divulgado em breve. Parece que a Air France/KLM desistiu da compra da cia italiana. O caso da Alitalia tem algumas semelhanças com o da Varig.
A Ocenair anunciou que deseja ficar com 7 dos 10 Boeing 787 encomendados pelo grupo Sinergy, e anunciados pela Avianca. O presidente da cia acredita que a OceanA ir pode ser uma opção para os passageiros acostumados com o antigo padrão Varig de voar. Existem boatos de uma entrada da OceanAir no capital da Webjet.
A Total deve iniciar a partir do dia 8 de abril vôos regulares ligando Belo Horizonte a Búzios Belo Horizonte a Búzios . Serão 2 frequências por semana, aos sábados e domingos. Além dessa rota a Total deve iniciar a rota Belo Horizonte-São João Del Rei (Aeroporto mais próximo a Tiradentes)- Rio de Janeiro. Parabéns para a Total, que devagarinho vem criando rotas muito interessantes.
Boatos na Espanha, especulam que a Iberia pode ser vendida em um futuro próximo. Estariam interessadas na compra a Lufthansa e a British. Esperar para ver.
A TACA anuncia um segundo vôo diário ligando São Paulo a Lima no Peru a partir de 15 de maio.
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 8 Compra Seguro Saúde de Viagens
Caso esteja viajando ao exterior é muito prudente a compra de um seguro saúde para acidentes ou emergências médicas ocorridas o exterior. Inclusive esse seguro é obrigatório para alguns destinos europeus.
Eu sei, eles são caros e talvez sejam a compra menos prazerosa de toda a viagem, mas podem te salvar de um grande rombo na sua conta bancária. Como os acidentes e doenças não avisam quando estão para chegar, esse seguro vai lhe dar muita tranqüilidade caso tenha que lidar com situações inesperadas como essas. Os seguros saúde de viagem no Brasil têm preços muito superiores aos cobrados pelos similares oferecidos aos residentes no exterior. Até parece que os viajantes brasileiros estão interessados em fazer turismo médico, lembrando ainda que esses seguros cobrem apenas acidentes e urgências e não tratamentos de doenças crônicas ou cirurgias eletivas.
Ao contratar um seguro, leia atentamente as regras para sua utilização e descubra se esse atua na forma de reembolso, você paga o local de atendimento e é reembolsado desses gastos com a apresentação da papelada solicitada para comprovar o gasto, ou se a seguradora faz o pagamento direto ao prestador de serviço. Esses seguros, padecem do mesmo mal dos demais seguros, regras e mais regras. Cheque se seguradora tem atendimento 24 horas em português, caso seu domínio de línguas estrangeiras não lhe deixe confortável para se expressar em situações de estresse.
Muito importante é conferir os limites e serviços cobertos pelo seguro. Alguns têm um limite por evento e outros um limite global de gastos envolvendo todos os eventos. Atente que a opção por seguros mais baratos e coberturas idem, devem ser individualizadas por destino. No EUA em especial e em países de moeda forte, o custo da atenção à saúde é alto e uma internação pode facilmente passar de 1000 dólares por dia, tornando o seguro com uma cobertura baixa em uma fonte de problemas ao invés de uma solução. Seguros para entrada na Europa solicitam cobertura mínima de 30.000 euros, para os EUA sugiro no mínimo 50.000 dólares.
Alguns seguros saúde agregam ainda seguros de bagagem, perda de vôos entre outros serviços.
Poucos seguros podem ser comprados via Internet, portanto normalmente você terá de se deslocar até alguma agência para efetuar a compra do mesmo. Atenção, alguns seguros usam uma cotação própria para o dólar, o que pode fazer um seguro mais caro em dólar tornar-se mais vantajoso quando seu preço convertido em reais for comparado aos dos demais também convertidos.
Lembre-se de que o seguro deve iniciar-se no dia da sua saída de sua residência e terminar no dia da sua chegada à mesma. Caso tenha que estender sua permanência, é possível comprar dias extras de cobertura.
No Aquela Passagem! Links existem links para algumas cias que oferecem seguros saúde de viagem. Se não for possível comprar os mesmos nos sites, pode-se conhecer as coberturas e os preços dos mesmos. Confira e vá ao seu agente de viagens.
Alguns cartões de crédito possuem um seguro de saúde (não confundir com seguro de vida em caso de acidentes no exterior), normalmente de cobertura limitada e válido quando se compra as passagens ou o pacote com o mesmo. Procure informações junto a administradora do seu cartão.
O Ministério da Previdência Social do Brasil possui acordos internacionais com a Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Uruguai, que permitem que brasileiros segurados pelo INSS, sejam atendidos nos sistema de saúde público dos países com que mantém acordo. O atendimento seria gratuito, exceto em Luxemburgo, quando realizado nas unidades do serviço público de saúde. O mesmo se aplica aos nacionais desses países em visita ao Brasil. Para poder gozar desses serviços é necessário que se solicite ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS do seu estado, mediante a apresentação do passaporte junto com as 3 últimas guias de recolhimento do INSS ou a carteira de trabalho e os últimos 3 contracheques (para dependentes é necessário levar a certidão de nascimento ou casamento), a emissão do Certificado de Direito de Assistência Médica Durante Estadia Temporária.. As informações sobre esses acordos são pouco disponíveis tanto no site do MPAS como do Departamento de Auditoria do SUS. Bem típico da burocracia que assola o Brasil. Mais informaçõesaqui e aqui
Se sua viagem for dentro do Brasil, é prudente checar junto ao seu plano de saúde se o mesmo dá cobertura fora do seu domicílio e se o faz, quais os procedimentos a serem tomados no caso de ser necessário um atendimento nesses locais.
quarta-feira, abril 04, 2007
Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
Obs: Essas tarifas são promocionais e podem se esgotar a qualquer momento!!
Somando as duas :
Primeira Ida: Usando a o trecho de ida da sua passagem prêmio ( Varig/TAM GRU-BUE)
Primeira Volta: Usando o trecho de ida da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN BUE-GRU)
Segunda Ida: Usando a o trecho de volta da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN GRU-BUE)
Segunda Volta: Usando o trecho de volta da sua passagem prêmio (Varig/TAM BUE-GRU)
Algumas cias não gostam que se use este tipo de estratégia, pois a combinação deixa sem efeito algumas das regras da tarifa, como a permanência mínima. Gostem ou não, é possível realizar, mas se for fazer esse tipo de combinação evite fazê-lo usando passagens da mesma cia/aliança aérea.
Vantagem do Smiles: Você pode emitir uma passagem com uma antecedência de um ano, enquanto na TAM ela só pode ser emitida 4 meses antes, mas por outro lado não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos na América do Sul.
Agora uma sugestão para usar aquelas 10.000 milhas TAM que estão para vencer:
A TAM permite a emissão de passagens só de ida em seus vôos, inclusive vôos internacionais. Que tal emitir uma passagem de ida para Buenos Aires com a TAM e comprar uma volta na promoção da classe executiva da LAN?
Essa dica é do Felipe, conhecedor profundo de aviação comercial: Na LAN Argentina é possível comprar o trecho Buenos Aires/São Paulo por cerca de 387 reais com taxas (tarifa saodeeev215).
Você até que poderia voltar usando uma das pernas de uma passagem de promoção em classe econômica citada mais acima, mas não recomendo, já que isso é considerado uma prática ilegal pelas cias aéreas.
Como disse o Riq , todos os feriados levam a Buenos Aires
Rota Brasil/Agentina X Argentina/Brasil: Um Bom Exemplo do Controle Tarifário no Brasil
Vamos a um exemplo real:
Um vôo de São Paulo em direção a Buenos Aires sai por cerca de 620 reais ida e volta e 570 só a volta na Gol.
Um vôo de Buenos Aires para São Paulo pode sair por cerca 280 reais na LAN Argentina (tarifa neesp215) e na Aerolineas (tarifa spprombr) ida e volta e 515 reais na Gol.
Todos os valores são com taxas.
E agora, não dá uma inveja dos nossos hermanos?
terça-feira, abril 03, 2007
Safári Fotográfico na África e Cidade do Cabo: Arnaldo e Seu Blog Imperdível
No momento, o Arnaldo está descrevendo sua última viagem que envolve um passeio na Cidade do Cabo e um safári fotográfico na África do Sul.
São fotos belissímas, vídeos, mapas, música, muita informação e uma descrição da sua experiência com a South African Airways.
Mas se este destino não é a sua praia, mesmo assim passe lá, pois existem outros destinos igualmente interessantes.
Os Norte Americanos Também Sofrem com Suas Cias Aéreas
Um relatório divulgado nos EUA, mostrou que o serviço prestado pelas cias aéreas piorou no último ano. O número de passageiros retornou ao volume de antes do 11 de setembro, mas a oferta de assentos está 18 a 20% mais baixa.
O interessante é que no ranking das empresas que apresentam os melhores serviços a segunda, terceira e quarta posição são ocupadas por cias low cost ou baixo custo (Jetblue, Air Tran e Frontier nessa ordem). Quem ficou em primeiro? A Hawaiian Airlines!
Quem dera nossas cias de baixo custo copiassem também o modelo de atenção ao consumidor.....
segunda-feira, abril 02, 2007
Novas Regras Para Bagagem de Mão Já Estão Valendo
Caso você não tenha lido o post de 6 de março sobre as regras, você poderá lê-lo clicando aqui .
sexta-feira, abril 27, 2007
Última Chamada para Quem Quiser Ter Equivalência do Smiles nas Antigas Parceiras da Star Alliance
Se você tem interesse, então vá no site da Star Alliance e leia como proceder.
TAM e TAP e Mais Rotas TAM
A TAM aproveitou para anunciar que os vôos para Caracas, via Manaus, iniciarão em outubro e que já foram solicitadas a ANAC as rotas para Montevidéu no Uruguai e Frankfurt na Alemanha. Ela ainda não solicitou, mas parece que vai solicitar, em breve, novas frequencias ligando o Rio de Janeiro a Miami, que deve ser diário.
Parabéns as duas cias! Os consumidores agradecem.
Vamos ver a resposta da Gol/Varig.....
Um Atalho para o Status Elite do programa de Milhagem da American: Será??
Porque estou falando isso? Por que hoje tentei confirmar uma informação e apesar do esforço, não consegui! A CNN publicou um artigo do Peter Vogel, que parece trabalhar na Budget Travel, no qual ele relata a existência de um programa pelo qual você poderia conseguir um status elite no Aadvantage (programa de milhagem da American) voando uma fração das milhas necessárias usualmente para atingi-los.
O programa chamaria-se 90-day Challenge, o qual a American não tem interesse em divulgar, e através dele você teria a chance de conseguir o status Gold voando apenas 5.000 milhas e o Platinum voando 10.000 milhas em 90 dias. Mas para isso você deve primeiro se inscrever no programa ligando para o atendimento do Aadvantage e já definindo sua meta: Gold ou Platinum. Não adianta nada escrever para Platinum e não conseguir as 10.000 milhas, pois você não irá receber o Gold se tiver feito mais de 5.000 milhas. Caso opte por se inscrever para Gold, não adianta fazer 10.000 que não ganha Platinum.
Tentei contato via site, mas não há 0800 ou 4000 no Brasil, só telefone de São Paulo. Para enviar um e-mail, deve-se ser associado ao Aadvantage. Optei por ir pessoalmente ao escritório do representante da Americam em BH. Fui muito bem recebido, mas apesar de todos os esforços de quem lá me atendeu, não consegui confirmar nada. Olha que tentaram ligar para todos os setores. Saí de lá com a orientação de ligar para o jornalista responsável pela divulgação da American em São Paulo, mas sem seu e-mail....
Se for verdade, é uma boa para que viaja muito ao exterior. Se for algo voltado apenas ao consumidor americano, fazer o que, “nós é brazuca”!
Quem sabe o Riq, o mestre guru e blogueiro respeitado, ou algum leitor consegue confirmar a informação?
Obrigado João Henrique! Se você também conseguiu usar o programa, deixe seu depoimento na caixa de comentários.
quinta-feira, abril 26, 2007
TAM e TAP: Farão Vôos em Code Share
Ninguém segura a TAP! A TAM continua ampliando seus destinos internacionais, mesmo que via outra cia.
Se a TAM começar com code share coma TAP e vier a fazer um com a Lufhtansa em uma futura rota para Frankfurt, as chances de ver a cia do tapete vermelho, em um futuro mesmo que distante, na StarAlliance aumentam muito.
terça-feira, abril 24, 2007
Japão: As Promoções nos EUA Podem Te Ajudar a Conhecer a Terra do Sol Nascente
Uma passagem saindo São Paulo para Tóquio custa cerca de 2100 dólares com taxas.
Uma passagem em direção a Tóquio saindo de Los Angeles custa 670 dólares com taxas na American (tarifa NX7P1D).
Dica: aos sábados e domingos as cias americanas travam uma guerra tarifária, não declarada, em várias rotas. Use o Kayak para acompanhar o sobe desce das tarifas.
Lembre-se de que quando se associa duas passagens, é interessante deixar uns dias de intervalo entre as duas, já que em caso de atraso ou caos nos aeroportos, a segunda passagem não tem obrigação de te realocar sem ônus. Aproveite e visite uma dessas cidades americanas usadas para fazer a conexão.
Uma Vegetariana Despreparada no Nordeste
Já fui logo convocando minha fiel companheira de viagens para participar dessa empreitada. Malas prontas, hotéis e carro reservados e com o guia Freire’s de praias debaixo do braço fomos nós no corujão da TAM em direção a Recife. Era para sair às 0:30h, mas só saímos às 2 horas.... Chegamos em Recife às 4:15h meio que dormindo acordados. Depois de uma visita para conhecer o aeroporto - passeio de blogueiro especializado em passagens aéreas, seguimos em direção ao hotel. Fizemos nosso early check-in, banho e fomos direto ao café da manhã.
Minha companheira estava enfrentando sua primeira viagem desde sua conversão ao vegetarianismo. Nada de vegetariana muito radical, permite-se ovos e queijo. No café da manhã, se fartou de ovos mexidos e de generosas fatias de queijo coalho derretido entremeadas por frutas e pães.
Despertos fomos aos Prarraxaxá, onde carnívoro como sou, me vi alegremente cercado de buchada, carne de sol e bode por todos os lados. Minha companheira começou a entender que a vida de vegetariana pelas bandas do nordeste não é das mais fáceis. Quase todo arroz, farofa, ensopado de legumes levava algum tipo de carne. Para completar ela perguntou ao garçom qual dos pratos não tinha bicho morto?! O garçom, num misto de espanto e indignação, mostra pratos com peixes e frutos do mar. Coitado, além de ter de responder a uma pergunta tão mal formulada, não compreendia como alguém não comia nenhum tipo de carne. Com um pouco de esforço achou alguns pratos, nada regionais, além das saladas para o seu almoço
Perto do segundo jardim, optamos por ficar no bar Boteco. Enquanto comia coxinha recheada com caranguejo, croquete de lula com camarão e por aí vai, ela ficava a fitar o cardápio à procura de algo vegetariano. Achou o escondidinho de queijo, mas segundo o garçom já tinha acabado. Optou pela Provoleta (fatias de queijo provolone derretidas acompanhadas de pão).
Seguimos em direção à capital da Paraíba. Fizemos nosso check in às 19:30 no hotel, tomamos banho e fomos ao Mangai jantar. De novo me vi cercado e muito feliz por buchadas, bode de todo tipo e carne seca. Minha companheira rodou, rodou e acabou por ficar no arroz com queijo, macaxeira e salada. Era hora de dormir. O litoral sul nos esperava na manhã do cia seguinte.
Meu café da manhã de segunda foi com carne seca, galinha ensopada, cuscuz e macaxeira! O dela? Tapioca de queijo, ovos e frutas.
Rodamos a cidade e no final da tarde tínhamos de comprar 2 produtos regionais que não poderiam faltar.
Feito as compras, pôr-do-sol no Jacaré. Bolero de Ravel incluído. Jantar, banho e aeroporto. O corujão nos esperava para voltar para as Minas Gerais.
A propósito, os 2 produtos regionais que não podiam faltar eram o feijão de corda e o queijo de coalho!!. Santo queijo, o companheiro de viagem de uma vegetariana despreparada pelo Nordeste.
segunda-feira, abril 23, 2007
Iberia: British e Lufthansa Continuam Interessadas
O Mercado europeu se prepara para a abertura dos céus a concorrência com as cias americanas. Além da Ibeia, a Alitalia, que continua a sofrer com prejuízo sobre prejuízo, está a venda.
sábado, abril 21, 2007
sexta-feira, abril 20, 2007
TAM: Crise de Identidade
Ah, a concorrência! Sua maior concorrente, a TAM, tem vivido um período de crise de identidade. A cia do tapete vermelho, criada pelo saudoso comandante Rolim que tinha um modelo de cia em mente, vê-se pressionada pelos resultados operacionais e financeiros da Gol.
A opção foi a de tentar adaptar as principais diretrizes adotadas na Gol. Mas como é difícil adaptar algo a uma cia que nasceu diferente e com outra vocação!
O Aumento do número de horas diárias voadas por cada aeronave (vários vôos em seqüência em um mesmo dia) e a política de ocupação rápida dos espaços deixados pela Varig culminaram com o caos de dezembro último , onde aeronaves que já deveriam ter realizados pequenas manutenções programadas foram impedidas de voar pela ANAC. Com isso uma cascata de atrasos ocupou o Brasil e as manchetes, além de demonstrar aos consumidores como os seus direitos podiam ser desrespeitados sem o menor sinal de arrependimento. Errar não é crime, mas se omitir é. O caso recente vivido pela JetBlue nos EUA mostrou como uma cia pode agir diante de situações críticas, inclusive como um presidente de cia aérea deve se comportar em situações como essa.
O serviço de bordo da TAM tem sofrido:
Será um pacote de biscoito tipo waffer?
Não! É o café da manhã servido no corujão da TAM que liga Confins, BH à João Pessoa na Paraíba, que apesar de corujão é um vôo de code share com a Air France.
Qualquer semelhança com a Gol é cópia mesmo! A TAM necessita definir o que ela é ou o que quer ser. Não há nada de errado ou de inovador em querer ser uma cia com modelo misto, várias cias americanas, européias e mais recentemente a chilena LAN optaram por esse modelo. Mas é importante que o consumidor e os funcionários da TAM saibam isso de antemão. Não adianta fazer propaganda de política de tapete vermelho e na prática não executá-la .
Quem sabe se agora com a Varig nas mãos da gol a TAM não tenha que apressar sua definição, se é isso que ela está esperando.
A Gol pode atuar como uma low cost típica e ter a Varig com um serviço prêmio, mas sem os luxos do passado como já anunciou o presidente da Gol, prestando um serviço de bordo e de solo diferenciado. A união Gol/Varig pode acabar agradando a todos os tipos de consumidores.
E a TAM vai correr para qual lado? Ai que saudades do comandante Rolim......
Cia Low Cost ou de baixo custo? Low Fare? Modelo Hibrido? Leia aqui o que esses termos significam.
quinta-feira, abril 19, 2007
Cubana de Aviación: Fim da Rota Brasil-Cuba
Quem quiser voar com a Cubana , voará até Buenos Aires com a TAM e de lá com a Cubana até Cuba. O vôo partindo de Buenos Aires tem apresentado uma demanda muito superior aos que saem do Brasil.
EUA: Os Vôos São a Maior Fonte de Dor de Cabeça Durante uma Viagem
Mais dados dessa pesquisa no site da CNN
EUA: Discussão Sobre as Taxas e Impostos Cobrados dos Passageiros
Esses valores são usados para pagar os custos da FAA (agência que controla a aviação nos EUA), a segurança nos aeroportos e nos vôos (agentes à paisana), além de subsidiar a operação de pequenos aeroportos dos EUA.
Várias criticas são feitas em relação a aviação não comercial e aos jatinhos privados, que pagariam bem menos taxas e impostos.
As criticas aumentam a medida que os serviços prestados pelos aeroportos americanos tem piorado em sua qualidade.
E nós que pagamos mais taxas do que eles e recebemos ou melhor sofremos com o serviço prestados nos aeroportos e pela ANAC....
quarta-feira, abril 18, 2007
Direitos, Mas Que Direitos?
Overbooking e falta de suporte por parte das cias aéreas, greve ou motim de controladores do tráfego aéreo, investimentos insuficientes dos recursos já recolhidos por parte da Infraero e agora greve da Policia Federal causando filas de 3 horas nos aeroportos brasileiros.
Enquanto aqueles que empossados do poder emanado do povo continuarem a olhar para seus próprios umbigos, não haverá paz na vida dos usuários dos aeroportos brasileiros.
Ou a população organiza-se para reclamar seus direitos como um grupo ou um dia ela irá também achar que o seu umbigo pessoal é mais importante do que o do vizinho e começar a tomar atitudes por conta própria a fim de assegurar seu quinhão do que ela considera direito. E quando isso ocorrer, aqueles que ignoram que certas porções da nossa sociedade já assistem com um prazer macabro as notícias de assaltos, mortes e sofrimentos envolvendo políticos, membros do judiciário e da própria polícia, entenderão que talvez já seja tarde para uma reação visando proteger seus queridos umbigos da sociedade ensandecida.
Texto soturno, mas o futuro dos passageiros também não parece muito animador.
O País Mais Perigoso Para Se Voar em 2006
O país mais perigoso para se voar, segundo a International Air Transport Association (IATA), foi a Rússia. Ela tem uma média de acidentes 13 vezes maior que a média global.
Esse é um título que ninguém quer ganhar.
ANAC: Varig Tem Até 18 de Junho para Retomar Rotas Internacionais
Agora cabe a Gol acelerar sua busca por aeronaves. Dinheiro ela tem.
Como no Brasil tudo é possível e como o presidente da ANAC costuma fazer declarações que ele mesmo tem de retificar no futuro, vamos esperar para ver.
terça-feira, abril 17, 2007
Comida de Avião: Definitivamente Não É Tudo a Mesma Coisa, Pelo Menos na Classe Executiva e Primeira Classe
O site anda meio fraco de atualizações nos últimos meses, mas vale a pena viajar nas refeições. Algumas refeições da Singapore, Asiana, ANA, Emirates e Austriam parecem muito apetitosas. Por outro lado, a comida na American parece muito com comida de fast food, se bem que nas cias americanas as porções tendem a ser mais generosas.
Nessa página ficam as melhores refeições de cada mês.
Por falar em comida de avião:
A United está lançando pratos com inspiração na culinária brasileira em seus vôos ligando o Brasil aos EUA. Existem pratos com inspiração na moqueca capixaba até mousse de maracujá.
A Quantas está lançando, na primeira classe, de seus vôos saindo de Sydney, um menu de degustação composto de 8 pratos assinados por um chef e servidos em pratos de porcelana Noritake..
sexta-feira, abril 13, 2007
Dos EUA para a Europa por 10 euros? Essa Eu Pago para Ver e Voar!
Segundo o presidente da cia aérea isso será possível com a entrada em vigor do acordo Open Skies.
Essa eu espero para ver, parece mais jogada de marketing, mas da Ryanair pode-se esperar tudo. Mas por 10 euros, será??
Star Alliance: Tarifas Volta ao Mundo
Para voar no máximo 29.000 milhas, os preços são de 2.900 dólares para voar econômica, 7.550 para executiva e 9.900 para voar primeira classe.
Voando no máximo 34.000 milhas, os preços são de 3.300 dólares para voar econômica, 8.650 para executiva e 11.350 para voar primeira classe.
E finalmente, para voar 39.000 milhas, os preços são de 3.900 dólares para voar econômica, 10.150 para executiva e 13.350 para voar primeira classe.
Lembrando que os preços estão em dólares e não incluem as taxas. O preço final vai depender muito do número de paradas (mínimo de 3 e máximo de 15). A passagem tem validade de 12 meses a partir do embarque.
Gostou? Caso não ainda tenha lido, leia o post sobre viagens tipo volta ao mundo .
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 9 Compra de Moeda Estrangeira, Cartões de Crédito e Débito
Após abertura do mercado bancário brasileiro aos cartões de crédito internacionais e aos cartões de débito internacionais, além da estabilização da moeda brasileira, esses se transformaram nas minhas formas preferidas para o pagamento dos serviços em viagem e de obtenção de moeda estrangeira. Outras opções são os cheques de viagem ou Traveller’s Checks e o Travel Money. Porém minha opinião não é unânime. Uma discussão sobre a melhor forma de fazer pagamentos no exterior foi realizada neste post do Blog Viaje na Viagem . A conclusão do Riq foi essa .
Alguns cartões de crédito, além de permitirem um melhor controle dos gastos da viagem através da fatura detalhada, podem acumular milhas geradas com o pagamento da fatura. Essas milhas acumuladas no cartão de crédito com o pagamento das passagens, hotéis e outros serviços somadas às ganhas com as passagens aéreas, caso sua tarifa aérea permita o acúmulo de milhas em um programa de fidelidade aérea, podem fazer sua próxima viagem algo mais próximo ou menos oneroso. Mas a grande vantagem deles é sua aceitação crescente pelo mundo. Os cartões cobram uma taxa para gastos no exterior, além dos impostos de operação financeira (IOF). Lembre-se que o valor da fatura será calculado de acordo com a cotação dólar da sua administradora no dia do seu pagamento. A fatura é inicialmente calculada em cima da cotação do dia do fechamento da fatura. Se o valor for superior ou inferior ao do dia do vencimento da fatura, a diferença virá na próxima fatura. Sugiro que se tenha 2 cartões com limites menores, mas suficientes para suas compras. Um seria usado no pagamento das compras via Internet e o outro para pagamento dos serviços e compras durante a viagem. Se preferir um cartão único, verifique o limite, pois os valores pagos pelas passagens e hotéis podem facilmente estourá-lo, deixando muito pouco para as compras ou para pagamentos do dia a dia. Nesta matéria existem mais dicas sobre os cartões de crédito .
Os cartões de débito internacional, permitem que se retire moeda corrente diretamente da sua conta em caixas eletrônicos disponíveis ao redor do mundo. Acaba com a necessidade de se viajar com grandes quantias em papel moeda, estresse relacionado à procura da melhor taxa de cambio ou do medo de receber moeda falsa em determinados locais. Cada banco tem uma política de cobrança de taxas nessas transações, além do IOF. Mas como geralmente você paga taxas nas casas de cambio ou sofre com uma cotação menos favorável na troca, as taxas cobradas pelo seu banco, se cobradas, acabam não tendo uma influência tão grande. Informe-se como realizar esses saques no exterior. Atenção, nos EUA alguns caixas eletrônicos cobram uma taxa extra de alguns dólares (não relacionada à taxa cobrada pelo seu banco) pela utilização dessas máquinas em locais públicos, mas normalmente informam essa cobrança antes de concluir a transação. Em aeroportos e caixas eletrônicos junto às agências bancárias normalmente não há essas taxas.
Os cheques de viagem ou Traveller´s Checks e os cartões pré-pagos ou Travel Money são opções para aqueles que não gostam de lidar com cartões de crédito ou não possuem cartões de débito.
Os Traveller´s Checks são adquiridos em estabelecimentos credenciados pelo governo para vendê-los e posteriormente trocados no destino desejado por papel moeda local diante da assinatura nos mesmos. Sua vantagem é que em caso de perda ou roubo podem ser cancelados permitindo que as quantias pagas não sejam perdidas (faça uma ocorrência e contate a empresa que lhe vendeu os cheques) e sua desvantagem é que não são aceitos em todos os locais e sofrem com cotações normalmente inferiores (raramente pode ser superior) ou taxas maiores na sua conversão por papel moeda.
Os cartões pré-pagos ou Travel Money são cartões semelhantes ao de débito, só que o saque realizado em caixas eletrônicos são limitados aos valores pré-pagos no Brasil em moeda estrangeira e que estão depositados em uma conta da instituição que lhe forneceu o cartão. Paga-se uma taxa para o saque dessas quantias nos caixas eletrônicos. O cartão pode ser utilizado como cartão de débito no pagamento de contas sem taxas. Utiliza a rede Visa/Plus. Você fica mais protegido da variação cambial e em caso de perda, pode-se pedir sua substituição no exterior.
Entre em contato com sua instituição bancária de confiança, procure informações sobre os serviços disponíveis, suas taxas e a necessidade ou não de emitir novos cartões para esses fins.
É sempre útil levar uma pequena quantidade em dólares ou moedas locais para emergências. Essas podem ser compradas nas agências de cambio com a apresentação de seu CPF. Se optar por levar papel moeda, escolha os Dólares se for aos EUA ou for visitar mais de um país com moedas diferentes. No caso de visitar apenas um país opte por levar moeda daquele país. Caso opte pelo Dólar e depois tenha que converter em outra moeda você vai perder 2 vezes na conversão, portanto compre direto a moeda a ser utilizada nesse destino.
No caso de viagem dentro do Brasil, pesquise junto ao banco que você tem conta se nos destinos desejados existem agências ou caixas eletrônicos conveniados para saques em papel moeda.
De qualquer forma e em qualquer lugar não é prudente concentrar todos os seus cartões ou grandes quantidades de papel moeda em um único local durante suas caminhadas. A velha pochete de viagem dentro da calça continua sendo uma opção, como também os cofres dos hotéis de melhor qualidade (de preferência aos cofres com senhas digitais).
Aliança Tropical
A Varig faria parte da aliança, mas após a venda da mesma, foi descartada sua presença.
Com a formação dessa aliança, cada cia poderia vender tanto seus vôos como das cias parceiras, ampliando a oferta de vôos. Serão necessários alguns ajustes das malhas de cada cia a fim de facilitar as conexões.
Só não gostei muito do nome da aliança: Tropical....mas vamos esperar, pois com as pequenas atuando junto, pode-se reduzir em muito a competição interna, tendo dessa forma um efeito diferente do esperado.
E a mineirinha Total vai ficar fora dessa?
quinta-feira, abril 12, 2007
BRA: Code Share com a Oceanair
Esperamos que esse acordo possa reforçar as duas cias diante das concorrente, além de beneficiar o consumidor com uma maior opções de vôos e com uma concorrência de preços nas rotas internas.
TAM: Autorizada a Realizar Vôos para Caracas
terça-feira, abril 10, 2007
JAL, Malév e Royal Jordanian: Fazem Oficialmente Parte da Oneworld
Ótimas aquisições para a aliança que reforça sua presença na Ásia e Oriente Médio, além de ter mais opções no antigo leste europeu.
Atualização: desde 1 de Abril, a LAN Argentina e Equador fazem parte da Oneworld. A Dragonair deve juntar-se a aliança no correr deste ano.
segunda-feira, abril 09, 2007
TAP: ANAC Autoriza Vôos para Brasília
Nenhuma cia estrangeira tem tantos vôos saindo de capitais fora do eixo São Paulo–Rio como a TAP. Parabéns! Vamos esperar que os vôos iniciem-se em breve.
Atualização 10/05: Os vôos iniciam-se 19 de julho e nas quartas e sextas o vôo faz escala no Rio.
E para quem não acessou o Blog nesse feriado, não deixe de ler os posts de quinta-feira entre eles: Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
quinta-feira, abril 05, 2007
Possibilidade de Caos Aéreo no Feriado: Dessa Vez É na Argentina...
Por lá, estão negociando a transferência do controle aéreo dos militares para os civis. Interessante como os políticos brasileiros e argentinos, sempre muito preocupados com a autopromoção, têm idéias semelhantes. As duas classes acreditam que o problema do caos aéreo é da administração militar e não da falta de planejamento e do contingenciamento orçamentário realizado pelos governos. Pensamos no hoje, o amanhã a D’us pertence...
Boa Páscoa a todos e até terça feira!
Rapidinhas Pré Páscoa
A Air Europa iniciou os vôos ligando Buenos Aires, Argentina a Madrid, Espanha usando um novo A330. Serão realizadas 4 frequencias semanais.
A Alitalia divulgou seu balanço que confirma o oitavo ano de perdas consecutivas. A cia que é controlada pelo governo italiano está a venda e o conteúdo das propostas deve ser divulgado em breve. Parece que a Air France/KLM desistiu da compra da cia italiana. O caso da Alitalia tem algumas semelhanças com o da Varig.
A Ocenair anunciou que deseja ficar com 7 dos 10 Boeing 787 encomendados pelo grupo Sinergy, e anunciados pela Avianca. O presidente da cia acredita que a OceanA ir pode ser uma opção para os passageiros acostumados com o antigo padrão Varig de voar. Existem boatos de uma entrada da OceanAir no capital da Webjet.
A Total deve iniciar a partir do dia 8 de abril vôos regulares ligando Belo Horizonte a Búzios Belo Horizonte a Búzios . Serão 2 frequências por semana, aos sábados e domingos. Além dessa rota a Total deve iniciar a rota Belo Horizonte-São João Del Rei (Aeroporto mais próximo a Tiradentes)- Rio de Janeiro. Parabéns para a Total, que devagarinho vem criando rotas muito interessantes.
Boatos na Espanha, especulam que a Iberia pode ser vendida em um futuro próximo. Estariam interessadas na compra a Lufthansa e a British. Esperar para ver.
A TACA anuncia um segundo vôo diário ligando São Paulo a Lima no Peru a partir de 15 de maio.
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 8 Compra Seguro Saúde de Viagens
Caso esteja viajando ao exterior é muito prudente a compra de um seguro saúde para acidentes ou emergências médicas ocorridas o exterior. Inclusive esse seguro é obrigatório para alguns destinos europeus.
Eu sei, eles são caros e talvez sejam a compra menos prazerosa de toda a viagem, mas podem te salvar de um grande rombo na sua conta bancária. Como os acidentes e doenças não avisam quando estão para chegar, esse seguro vai lhe dar muita tranqüilidade caso tenha que lidar com situações inesperadas como essas. Os seguros saúde de viagem no Brasil têm preços muito superiores aos cobrados pelos similares oferecidos aos residentes no exterior. Até parece que os viajantes brasileiros estão interessados em fazer turismo médico, lembrando ainda que esses seguros cobrem apenas acidentes e urgências e não tratamentos de doenças crônicas ou cirurgias eletivas.
Ao contratar um seguro, leia atentamente as regras para sua utilização e descubra se esse atua na forma de reembolso, você paga o local de atendimento e é reembolsado desses gastos com a apresentação da papelada solicitada para comprovar o gasto, ou se a seguradora faz o pagamento direto ao prestador de serviço. Esses seguros, padecem do mesmo mal dos demais seguros, regras e mais regras. Cheque se seguradora tem atendimento 24 horas em português, caso seu domínio de línguas estrangeiras não lhe deixe confortável para se expressar em situações de estresse.
Muito importante é conferir os limites e serviços cobertos pelo seguro. Alguns têm um limite por evento e outros um limite global de gastos envolvendo todos os eventos. Atente que a opção por seguros mais baratos e coberturas idem, devem ser individualizadas por destino. No EUA em especial e em países de moeda forte, o custo da atenção à saúde é alto e uma internação pode facilmente passar de 1000 dólares por dia, tornando o seguro com uma cobertura baixa em uma fonte de problemas ao invés de uma solução. Seguros para entrada na Europa solicitam cobertura mínima de 30.000 euros, para os EUA sugiro no mínimo 50.000 dólares.
Alguns seguros saúde agregam ainda seguros de bagagem, perda de vôos entre outros serviços.
Poucos seguros podem ser comprados via Internet, portanto normalmente você terá de se deslocar até alguma agência para efetuar a compra do mesmo. Atenção, alguns seguros usam uma cotação própria para o dólar, o que pode fazer um seguro mais caro em dólar tornar-se mais vantajoso quando seu preço convertido em reais for comparado aos dos demais também convertidos.
Lembre-se de que o seguro deve iniciar-se no dia da sua saída de sua residência e terminar no dia da sua chegada à mesma. Caso tenha que estender sua permanência, é possível comprar dias extras de cobertura.
No Aquela Passagem! Links existem links para algumas cias que oferecem seguros saúde de viagem. Se não for possível comprar os mesmos nos sites, pode-se conhecer as coberturas e os preços dos mesmos. Confira e vá ao seu agente de viagens.
Alguns cartões de crédito possuem um seguro de saúde (não confundir com seguro de vida em caso de acidentes no exterior), normalmente de cobertura limitada e válido quando se compra as passagens ou o pacote com o mesmo. Procure informações junto a administradora do seu cartão.
O Ministério da Previdência Social do Brasil possui acordos internacionais com a Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Uruguai, que permitem que brasileiros segurados pelo INSS, sejam atendidos nos sistema de saúde público dos países com que mantém acordo. O atendimento seria gratuito, exceto em Luxemburgo, quando realizado nas unidades do serviço público de saúde. O mesmo se aplica aos nacionais desses países em visita ao Brasil. Para poder gozar desses serviços é necessário que se solicite ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS do seu estado, mediante a apresentação do passaporte junto com as 3 últimas guias de recolhimento do INSS ou a carteira de trabalho e os últimos 3 contracheques (para dependentes é necessário levar a certidão de nascimento ou casamento), a emissão do Certificado de Direito de Assistência Médica Durante Estadia Temporária.. As informações sobre esses acordos são pouco disponíveis tanto no site do MPAS como do Departamento de Auditoria do SUS. Bem típico da burocracia que assola o Brasil. Mais informaçõesaqui e aqui
Se sua viagem for dentro do Brasil, é prudente checar junto ao seu plano de saúde se o mesmo dá cobertura fora do seu domicílio e se o faz, quais os procedimentos a serem tomados no caso de ser necessário um atendimento nesses locais.
quarta-feira, abril 04, 2007
Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
Obs: Essas tarifas são promocionais e podem se esgotar a qualquer momento!!
Somando as duas :
Primeira Ida: Usando a o trecho de ida da sua passagem prêmio ( Varig/TAM GRU-BUE)
Primeira Volta: Usando o trecho de ida da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN BUE-GRU)
Segunda Ida: Usando a o trecho de volta da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN GRU-BUE)
Segunda Volta: Usando o trecho de volta da sua passagem prêmio (Varig/TAM BUE-GRU)
Algumas cias não gostam que se use este tipo de estratégia, pois a combinação deixa sem efeito algumas das regras da tarifa, como a permanência mínima. Gostem ou não, é possível realizar, mas se for fazer esse tipo de combinação evite fazê-lo usando passagens da mesma cia/aliança aérea.
Vantagem do Smiles: Você pode emitir uma passagem com uma antecedência de um ano, enquanto na TAM ela só pode ser emitida 4 meses antes, mas por outro lado não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos na América do Sul.
Agora uma sugestão para usar aquelas 10.000 milhas TAM que estão para vencer:
A TAM permite a emissão de passagens só de ida em seus vôos, inclusive vôos internacionais. Que tal emitir uma passagem de ida para Buenos Aires com a TAM e comprar uma volta na promoção da classe executiva da LAN?
Essa dica é do Felipe, conhecedor profundo de aviação comercial: Na LAN Argentina é possível comprar o trecho Buenos Aires/São Paulo por cerca de 387 reais com taxas (tarifa saodeeev215).
Você até que poderia voltar usando uma das pernas de uma passagem de promoção em classe econômica citada mais acima, mas não recomendo, já que isso é considerado uma prática ilegal pelas cias aéreas.
Como disse o Riq , todos os feriados levam a Buenos Aires
Rota Brasil/Agentina X Argentina/Brasil: Um Bom Exemplo do Controle Tarifário no Brasil
Vamos a um exemplo real:
Um vôo de São Paulo em direção a Buenos Aires sai por cerca de 620 reais ida e volta e 570 só a volta na Gol.
Um vôo de Buenos Aires para São Paulo pode sair por cerca 280 reais na LAN Argentina (tarifa neesp215) e na Aerolineas (tarifa spprombr) ida e volta e 515 reais na Gol.
Todos os valores são com taxas.
E agora, não dá uma inveja dos nossos hermanos?
terça-feira, abril 03, 2007
Safári Fotográfico na África e Cidade do Cabo: Arnaldo e Seu Blog Imperdível
No momento, o Arnaldo está descrevendo sua última viagem que envolve um passeio na Cidade do Cabo e um safári fotográfico na África do Sul.
São fotos belissímas, vídeos, mapas, música, muita informação e uma descrição da sua experiência com a South African Airways.
Mas se este destino não é a sua praia, mesmo assim passe lá, pois existem outros destinos igualmente interessantes.
Os Norte Americanos Também Sofrem com Suas Cias Aéreas
Um relatório divulgado nos EUA, mostrou que o serviço prestado pelas cias aéreas piorou no último ano. O número de passageiros retornou ao volume de antes do 11 de setembro, mas a oferta de assentos está 18 a 20% mais baixa.
O interessante é que no ranking das empresas que apresentam os melhores serviços a segunda, terceira e quarta posição são ocupadas por cias low cost ou baixo custo (Jetblue, Air Tran e Frontier nessa ordem). Quem ficou em primeiro? A Hawaiian Airlines!
Quem dera nossas cias de baixo custo copiassem também o modelo de atenção ao consumidor.....
segunda-feira, abril 02, 2007
Novas Regras Para Bagagem de Mão Já Estão Valendo
Caso você não tenha lido o post de 6 de março sobre as regras, você poderá lê-lo clicando aqui .
sexta-feira, abril 27, 2007
Última Chamada para Quem Quiser Ter Equivalência do Smiles nas Antigas Parceiras da Star Alliance
Se você tem interesse, então vá no site da Star Alliance e leia como proceder.
TAM e TAP e Mais Rotas TAM
A TAM aproveitou para anunciar que os vôos para Caracas, via Manaus, iniciarão em outubro e que já foram solicitadas a ANAC as rotas para Montevidéu no Uruguai e Frankfurt na Alemanha. Ela ainda não solicitou, mas parece que vai solicitar, em breve, novas frequencias ligando o Rio de Janeiro a Miami, que deve ser diário.
Parabéns as duas cias! Os consumidores agradecem.
Vamos ver a resposta da Gol/Varig.....
Um Atalho para o Status Elite do programa de Milhagem da American: Será??
Porque estou falando isso? Por que hoje tentei confirmar uma informação e apesar do esforço, não consegui! A CNN publicou um artigo do Peter Vogel, que parece trabalhar na Budget Travel, no qual ele relata a existência de um programa pelo qual você poderia conseguir um status elite no Aadvantage (programa de milhagem da American) voando uma fração das milhas necessárias usualmente para atingi-los.
O programa chamaria-se 90-day Challenge, o qual a American não tem interesse em divulgar, e através dele você teria a chance de conseguir o status Gold voando apenas 5.000 milhas e o Platinum voando 10.000 milhas em 90 dias. Mas para isso você deve primeiro se inscrever no programa ligando para o atendimento do Aadvantage e já definindo sua meta: Gold ou Platinum. Não adianta nada escrever para Platinum e não conseguir as 10.000 milhas, pois você não irá receber o Gold se tiver feito mais de 5.000 milhas. Caso opte por se inscrever para Gold, não adianta fazer 10.000 que não ganha Platinum.
Tentei contato via site, mas não há 0800 ou 4000 no Brasil, só telefone de São Paulo. Para enviar um e-mail, deve-se ser associado ao Aadvantage. Optei por ir pessoalmente ao escritório do representante da Americam em BH. Fui muito bem recebido, mas apesar de todos os esforços de quem lá me atendeu, não consegui confirmar nada. Olha que tentaram ligar para todos os setores. Saí de lá com a orientação de ligar para o jornalista responsável pela divulgação da American em São Paulo, mas sem seu e-mail....
Se for verdade, é uma boa para que viaja muito ao exterior. Se for algo voltado apenas ao consumidor americano, fazer o que, “nós é brazuca”!
Quem sabe o Riq, o mestre guru e blogueiro respeitado, ou algum leitor consegue confirmar a informação?
Obrigado João Henrique! Se você também conseguiu usar o programa, deixe seu depoimento na caixa de comentários.
quinta-feira, abril 26, 2007
TAM e TAP: Farão Vôos em Code Share
Ninguém segura a TAP! A TAM continua ampliando seus destinos internacionais, mesmo que via outra cia.
Se a TAM começar com code share coma TAP e vier a fazer um com a Lufhtansa em uma futura rota para Frankfurt, as chances de ver a cia do tapete vermelho, em um futuro mesmo que distante, na StarAlliance aumentam muito.
terça-feira, abril 24, 2007
Japão: As Promoções nos EUA Podem Te Ajudar a Conhecer a Terra do Sol Nascente
Uma passagem saindo São Paulo para Tóquio custa cerca de 2100 dólares com taxas.
Uma passagem em direção a Tóquio saindo de Los Angeles custa 670 dólares com taxas na American (tarifa NX7P1D).
Dica: aos sábados e domingos as cias americanas travam uma guerra tarifária, não declarada, em várias rotas. Use o Kayak para acompanhar o sobe desce das tarifas.
Lembre-se de que quando se associa duas passagens, é interessante deixar uns dias de intervalo entre as duas, já que em caso de atraso ou caos nos aeroportos, a segunda passagem não tem obrigação de te realocar sem ônus. Aproveite e visite uma dessas cidades americanas usadas para fazer a conexão.
Uma Vegetariana Despreparada no Nordeste
Já fui logo convocando minha fiel companheira de viagens para participar dessa empreitada. Malas prontas, hotéis e carro reservados e com o guia Freire’s de praias debaixo do braço fomos nós no corujão da TAM em direção a Recife. Era para sair às 0:30h, mas só saímos às 2 horas.... Chegamos em Recife às 4:15h meio que dormindo acordados. Depois de uma visita para conhecer o aeroporto - passeio de blogueiro especializado em passagens aéreas, seguimos em direção ao hotel. Fizemos nosso early check-in, banho e fomos direto ao café da manhã.
Minha companheira estava enfrentando sua primeira viagem desde sua conversão ao vegetarianismo. Nada de vegetariana muito radical, permite-se ovos e queijo. No café da manhã, se fartou de ovos mexidos e de generosas fatias de queijo coalho derretido entremeadas por frutas e pães.
Despertos fomos aos Prarraxaxá, onde carnívoro como sou, me vi alegremente cercado de buchada, carne de sol e bode por todos os lados. Minha companheira começou a entender que a vida de vegetariana pelas bandas do nordeste não é das mais fáceis. Quase todo arroz, farofa, ensopado de legumes levava algum tipo de carne. Para completar ela perguntou ao garçom qual dos pratos não tinha bicho morto?! O garçom, num misto de espanto e indignação, mostra pratos com peixes e frutos do mar. Coitado, além de ter de responder a uma pergunta tão mal formulada, não compreendia como alguém não comia nenhum tipo de carne. Com um pouco de esforço achou alguns pratos, nada regionais, além das saladas para o seu almoço
Perto do segundo jardim, optamos por ficar no bar Boteco. Enquanto comia coxinha recheada com caranguejo, croquete de lula com camarão e por aí vai, ela ficava a fitar o cardápio à procura de algo vegetariano. Achou o escondidinho de queijo, mas segundo o garçom já tinha acabado. Optou pela Provoleta (fatias de queijo provolone derretidas acompanhadas de pão).
Seguimos em direção à capital da Paraíba. Fizemos nosso check in às 19:30 no hotel, tomamos banho e fomos ao Mangai jantar. De novo me vi cercado e muito feliz por buchadas, bode de todo tipo e carne seca. Minha companheira rodou, rodou e acabou por ficar no arroz com queijo, macaxeira e salada. Era hora de dormir. O litoral sul nos esperava na manhã do cia seguinte.
Meu café da manhã de segunda foi com carne seca, galinha ensopada, cuscuz e macaxeira! O dela? Tapioca de queijo, ovos e frutas.
Rodamos a cidade e no final da tarde tínhamos de comprar 2 produtos regionais que não poderiam faltar.
Feito as compras, pôr-do-sol no Jacaré. Bolero de Ravel incluído. Jantar, banho e aeroporto. O corujão nos esperava para voltar para as Minas Gerais.
A propósito, os 2 produtos regionais que não podiam faltar eram o feijão de corda e o queijo de coalho!!. Santo queijo, o companheiro de viagem de uma vegetariana despreparada pelo Nordeste.
segunda-feira, abril 23, 2007
Iberia: British e Lufthansa Continuam Interessadas
O Mercado europeu se prepara para a abertura dos céus a concorrência com as cias americanas. Além da Ibeia, a Alitalia, que continua a sofrer com prejuízo sobre prejuízo, está a venda.
sábado, abril 21, 2007
sexta-feira, abril 20, 2007
TAM: Crise de Identidade
Ah, a concorrência! Sua maior concorrente, a TAM, tem vivido um período de crise de identidade. A cia do tapete vermelho, criada pelo saudoso comandante Rolim que tinha um modelo de cia em mente, vê-se pressionada pelos resultados operacionais e financeiros da Gol.
A opção foi a de tentar adaptar as principais diretrizes adotadas na Gol. Mas como é difícil adaptar algo a uma cia que nasceu diferente e com outra vocação!
O Aumento do número de horas diárias voadas por cada aeronave (vários vôos em seqüência em um mesmo dia) e a política de ocupação rápida dos espaços deixados pela Varig culminaram com o caos de dezembro último , onde aeronaves que já deveriam ter realizados pequenas manutenções programadas foram impedidas de voar pela ANAC. Com isso uma cascata de atrasos ocupou o Brasil e as manchetes, além de demonstrar aos consumidores como os seus direitos podiam ser desrespeitados sem o menor sinal de arrependimento. Errar não é crime, mas se omitir é. O caso recente vivido pela JetBlue nos EUA mostrou como uma cia pode agir diante de situações críticas, inclusive como um presidente de cia aérea deve se comportar em situações como essa.
O serviço de bordo da TAM tem sofrido:
Será um pacote de biscoito tipo waffer?
Não! É o café da manhã servido no corujão da TAM que liga Confins, BH à João Pessoa na Paraíba, que apesar de corujão é um vôo de code share com a Air France.
Qualquer semelhança com a Gol é cópia mesmo! A TAM necessita definir o que ela é ou o que quer ser. Não há nada de errado ou de inovador em querer ser uma cia com modelo misto, várias cias americanas, européias e mais recentemente a chilena LAN optaram por esse modelo. Mas é importante que o consumidor e os funcionários da TAM saibam isso de antemão. Não adianta fazer propaganda de política de tapete vermelho e na prática não executá-la .
Quem sabe se agora com a Varig nas mãos da gol a TAM não tenha que apressar sua definição, se é isso que ela está esperando.
A Gol pode atuar como uma low cost típica e ter a Varig com um serviço prêmio, mas sem os luxos do passado como já anunciou o presidente da Gol, prestando um serviço de bordo e de solo diferenciado. A união Gol/Varig pode acabar agradando a todos os tipos de consumidores.
E a TAM vai correr para qual lado? Ai que saudades do comandante Rolim......
Cia Low Cost ou de baixo custo? Low Fare? Modelo Hibrido? Leia aqui o que esses termos significam.
quinta-feira, abril 19, 2007
Cubana de Aviación: Fim da Rota Brasil-Cuba
Quem quiser voar com a Cubana , voará até Buenos Aires com a TAM e de lá com a Cubana até Cuba. O vôo partindo de Buenos Aires tem apresentado uma demanda muito superior aos que saem do Brasil.
EUA: Os Vôos São a Maior Fonte de Dor de Cabeça Durante uma Viagem
Mais dados dessa pesquisa no site da CNN
EUA: Discussão Sobre as Taxas e Impostos Cobrados dos Passageiros
Esses valores são usados para pagar os custos da FAA (agência que controla a aviação nos EUA), a segurança nos aeroportos e nos vôos (agentes à paisana), além de subsidiar a operação de pequenos aeroportos dos EUA.
Várias criticas são feitas em relação a aviação não comercial e aos jatinhos privados, que pagariam bem menos taxas e impostos.
As criticas aumentam a medida que os serviços prestados pelos aeroportos americanos tem piorado em sua qualidade.
E nós que pagamos mais taxas do que eles e recebemos ou melhor sofremos com o serviço prestados nos aeroportos e pela ANAC....
quarta-feira, abril 18, 2007
Direitos, Mas Que Direitos?
Overbooking e falta de suporte por parte das cias aéreas, greve ou motim de controladores do tráfego aéreo, investimentos insuficientes dos recursos já recolhidos por parte da Infraero e agora greve da Policia Federal causando filas de 3 horas nos aeroportos brasileiros.
Enquanto aqueles que empossados do poder emanado do povo continuarem a olhar para seus próprios umbigos, não haverá paz na vida dos usuários dos aeroportos brasileiros.
Ou a população organiza-se para reclamar seus direitos como um grupo ou um dia ela irá também achar que o seu umbigo pessoal é mais importante do que o do vizinho e começar a tomar atitudes por conta própria a fim de assegurar seu quinhão do que ela considera direito. E quando isso ocorrer, aqueles que ignoram que certas porções da nossa sociedade já assistem com um prazer macabro as notícias de assaltos, mortes e sofrimentos envolvendo políticos, membros do judiciário e da própria polícia, entenderão que talvez já seja tarde para uma reação visando proteger seus queridos umbigos da sociedade ensandecida.
Texto soturno, mas o futuro dos passageiros também não parece muito animador.
O País Mais Perigoso Para Se Voar em 2006
O país mais perigoso para se voar, segundo a International Air Transport Association (IATA), foi a Rússia. Ela tem uma média de acidentes 13 vezes maior que a média global.
Esse é um título que ninguém quer ganhar.
ANAC: Varig Tem Até 18 de Junho para Retomar Rotas Internacionais
Agora cabe a Gol acelerar sua busca por aeronaves. Dinheiro ela tem.
Como no Brasil tudo é possível e como o presidente da ANAC costuma fazer declarações que ele mesmo tem de retificar no futuro, vamos esperar para ver.
terça-feira, abril 17, 2007
Comida de Avião: Definitivamente Não É Tudo a Mesma Coisa, Pelo Menos na Classe Executiva e Primeira Classe
O site anda meio fraco de atualizações nos últimos meses, mas vale a pena viajar nas refeições. Algumas refeições da Singapore, Asiana, ANA, Emirates e Austriam parecem muito apetitosas. Por outro lado, a comida na American parece muito com comida de fast food, se bem que nas cias americanas as porções tendem a ser mais generosas.
Nessa página ficam as melhores refeições de cada mês.
Por falar em comida de avião:
A United está lançando pratos com inspiração na culinária brasileira em seus vôos ligando o Brasil aos EUA. Existem pratos com inspiração na moqueca capixaba até mousse de maracujá.
A Quantas está lançando, na primeira classe, de seus vôos saindo de Sydney, um menu de degustação composto de 8 pratos assinados por um chef e servidos em pratos de porcelana Noritake..
sexta-feira, abril 13, 2007
Dos EUA para a Europa por 10 euros? Essa Eu Pago para Ver e Voar!
Segundo o presidente da cia aérea isso será possível com a entrada em vigor do acordo Open Skies.
Essa eu espero para ver, parece mais jogada de marketing, mas da Ryanair pode-se esperar tudo. Mas por 10 euros, será??
Star Alliance: Tarifas Volta ao Mundo
Para voar no máximo 29.000 milhas, os preços são de 2.900 dólares para voar econômica, 7.550 para executiva e 9.900 para voar primeira classe.
Voando no máximo 34.000 milhas, os preços são de 3.300 dólares para voar econômica, 8.650 para executiva e 11.350 para voar primeira classe.
E finalmente, para voar 39.000 milhas, os preços são de 3.900 dólares para voar econômica, 10.150 para executiva e 13.350 para voar primeira classe.
Lembrando que os preços estão em dólares e não incluem as taxas. O preço final vai depender muito do número de paradas (mínimo de 3 e máximo de 15). A passagem tem validade de 12 meses a partir do embarque.
Gostou? Caso não ainda tenha lido, leia o post sobre viagens tipo volta ao mundo .
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 9 Compra de Moeda Estrangeira, Cartões de Crédito e Débito
Após abertura do mercado bancário brasileiro aos cartões de crédito internacionais e aos cartões de débito internacionais, além da estabilização da moeda brasileira, esses se transformaram nas minhas formas preferidas para o pagamento dos serviços em viagem e de obtenção de moeda estrangeira. Outras opções são os cheques de viagem ou Traveller’s Checks e o Travel Money. Porém minha opinião não é unânime. Uma discussão sobre a melhor forma de fazer pagamentos no exterior foi realizada neste post do Blog Viaje na Viagem . A conclusão do Riq foi essa .
Alguns cartões de crédito, além de permitirem um melhor controle dos gastos da viagem através da fatura detalhada, podem acumular milhas geradas com o pagamento da fatura. Essas milhas acumuladas no cartão de crédito com o pagamento das passagens, hotéis e outros serviços somadas às ganhas com as passagens aéreas, caso sua tarifa aérea permita o acúmulo de milhas em um programa de fidelidade aérea, podem fazer sua próxima viagem algo mais próximo ou menos oneroso. Mas a grande vantagem deles é sua aceitação crescente pelo mundo. Os cartões cobram uma taxa para gastos no exterior, além dos impostos de operação financeira (IOF). Lembre-se que o valor da fatura será calculado de acordo com a cotação dólar da sua administradora no dia do seu pagamento. A fatura é inicialmente calculada em cima da cotação do dia do fechamento da fatura. Se o valor for superior ou inferior ao do dia do vencimento da fatura, a diferença virá na próxima fatura. Sugiro que se tenha 2 cartões com limites menores, mas suficientes para suas compras. Um seria usado no pagamento das compras via Internet e o outro para pagamento dos serviços e compras durante a viagem. Se preferir um cartão único, verifique o limite, pois os valores pagos pelas passagens e hotéis podem facilmente estourá-lo, deixando muito pouco para as compras ou para pagamentos do dia a dia. Nesta matéria existem mais dicas sobre os cartões de crédito .
Os cartões de débito internacional, permitem que se retire moeda corrente diretamente da sua conta em caixas eletrônicos disponíveis ao redor do mundo. Acaba com a necessidade de se viajar com grandes quantias em papel moeda, estresse relacionado à procura da melhor taxa de cambio ou do medo de receber moeda falsa em determinados locais. Cada banco tem uma política de cobrança de taxas nessas transações, além do IOF. Mas como geralmente você paga taxas nas casas de cambio ou sofre com uma cotação menos favorável na troca, as taxas cobradas pelo seu banco, se cobradas, acabam não tendo uma influência tão grande. Informe-se como realizar esses saques no exterior. Atenção, nos EUA alguns caixas eletrônicos cobram uma taxa extra de alguns dólares (não relacionada à taxa cobrada pelo seu banco) pela utilização dessas máquinas em locais públicos, mas normalmente informam essa cobrança antes de concluir a transação. Em aeroportos e caixas eletrônicos junto às agências bancárias normalmente não há essas taxas.
Os cheques de viagem ou Traveller´s Checks e os cartões pré-pagos ou Travel Money são opções para aqueles que não gostam de lidar com cartões de crédito ou não possuem cartões de débito.
Os Traveller´s Checks são adquiridos em estabelecimentos credenciados pelo governo para vendê-los e posteriormente trocados no destino desejado por papel moeda local diante da assinatura nos mesmos. Sua vantagem é que em caso de perda ou roubo podem ser cancelados permitindo que as quantias pagas não sejam perdidas (faça uma ocorrência e contate a empresa que lhe vendeu os cheques) e sua desvantagem é que não são aceitos em todos os locais e sofrem com cotações normalmente inferiores (raramente pode ser superior) ou taxas maiores na sua conversão por papel moeda.
Os cartões pré-pagos ou Travel Money são cartões semelhantes ao de débito, só que o saque realizado em caixas eletrônicos são limitados aos valores pré-pagos no Brasil em moeda estrangeira e que estão depositados em uma conta da instituição que lhe forneceu o cartão. Paga-se uma taxa para o saque dessas quantias nos caixas eletrônicos. O cartão pode ser utilizado como cartão de débito no pagamento de contas sem taxas. Utiliza a rede Visa/Plus. Você fica mais protegido da variação cambial e em caso de perda, pode-se pedir sua substituição no exterior.
Entre em contato com sua instituição bancária de confiança, procure informações sobre os serviços disponíveis, suas taxas e a necessidade ou não de emitir novos cartões para esses fins.
É sempre útil levar uma pequena quantidade em dólares ou moedas locais para emergências. Essas podem ser compradas nas agências de cambio com a apresentação de seu CPF. Se optar por levar papel moeda, escolha os Dólares se for aos EUA ou for visitar mais de um país com moedas diferentes. No caso de visitar apenas um país opte por levar moeda daquele país. Caso opte pelo Dólar e depois tenha que converter em outra moeda você vai perder 2 vezes na conversão, portanto compre direto a moeda a ser utilizada nesse destino.
No caso de viagem dentro do Brasil, pesquise junto ao banco que você tem conta se nos destinos desejados existem agências ou caixas eletrônicos conveniados para saques em papel moeda.
De qualquer forma e em qualquer lugar não é prudente concentrar todos os seus cartões ou grandes quantidades de papel moeda em um único local durante suas caminhadas. A velha pochete de viagem dentro da calça continua sendo uma opção, como também os cofres dos hotéis de melhor qualidade (de preferência aos cofres com senhas digitais).
Aliança Tropical
A Varig faria parte da aliança, mas após a venda da mesma, foi descartada sua presença.
Com a formação dessa aliança, cada cia poderia vender tanto seus vôos como das cias parceiras, ampliando a oferta de vôos. Serão necessários alguns ajustes das malhas de cada cia a fim de facilitar as conexões.
Só não gostei muito do nome da aliança: Tropical....mas vamos esperar, pois com as pequenas atuando junto, pode-se reduzir em muito a competição interna, tendo dessa forma um efeito diferente do esperado.
E a mineirinha Total vai ficar fora dessa?
quinta-feira, abril 12, 2007
BRA: Code Share com a Oceanair
Esperamos que esse acordo possa reforçar as duas cias diante das concorrente, além de beneficiar o consumidor com uma maior opções de vôos e com uma concorrência de preços nas rotas internas.
TAM: Autorizada a Realizar Vôos para Caracas
terça-feira, abril 10, 2007
JAL, Malév e Royal Jordanian: Fazem Oficialmente Parte da Oneworld
Ótimas aquisições para a aliança que reforça sua presença na Ásia e Oriente Médio, além de ter mais opções no antigo leste europeu.
Atualização: desde 1 de Abril, a LAN Argentina e Equador fazem parte da Oneworld. A Dragonair deve juntar-se a aliança no correr deste ano.
segunda-feira, abril 09, 2007
TAP: ANAC Autoriza Vôos para Brasília
Nenhuma cia estrangeira tem tantos vôos saindo de capitais fora do eixo São Paulo–Rio como a TAP. Parabéns! Vamos esperar que os vôos iniciem-se em breve.
Atualização 10/05: Os vôos iniciam-se 19 de julho e nas quartas e sextas o vôo faz escala no Rio.
E para quem não acessou o Blog nesse feriado, não deixe de ler os posts de quinta-feira entre eles: Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
quinta-feira, abril 05, 2007
Possibilidade de Caos Aéreo no Feriado: Dessa Vez É na Argentina...
Por lá, estão negociando a transferência do controle aéreo dos militares para os civis. Interessante como os políticos brasileiros e argentinos, sempre muito preocupados com a autopromoção, têm idéias semelhantes. As duas classes acreditam que o problema do caos aéreo é da administração militar e não da falta de planejamento e do contingenciamento orçamentário realizado pelos governos. Pensamos no hoje, o amanhã a D’us pertence...
Boa Páscoa a todos e até terça feira!
Rapidinhas Pré Páscoa
A Air Europa iniciou os vôos ligando Buenos Aires, Argentina a Madrid, Espanha usando um novo A330. Serão realizadas 4 frequencias semanais.
A Alitalia divulgou seu balanço que confirma o oitavo ano de perdas consecutivas. A cia que é controlada pelo governo italiano está a venda e o conteúdo das propostas deve ser divulgado em breve. Parece que a Air France/KLM desistiu da compra da cia italiana. O caso da Alitalia tem algumas semelhanças com o da Varig.
A Ocenair anunciou que deseja ficar com 7 dos 10 Boeing 787 encomendados pelo grupo Sinergy, e anunciados pela Avianca. O presidente da cia acredita que a OceanA ir pode ser uma opção para os passageiros acostumados com o antigo padrão Varig de voar. Existem boatos de uma entrada da OceanAir no capital da Webjet.
A Total deve iniciar a partir do dia 8 de abril vôos regulares ligando Belo Horizonte a Búzios Belo Horizonte a Búzios . Serão 2 frequências por semana, aos sábados e domingos. Além dessa rota a Total deve iniciar a rota Belo Horizonte-São João Del Rei (Aeroporto mais próximo a Tiradentes)- Rio de Janeiro. Parabéns para a Total, que devagarinho vem criando rotas muito interessantes.
Boatos na Espanha, especulam que a Iberia pode ser vendida em um futuro próximo. Estariam interessadas na compra a Lufthansa e a British. Esperar para ver.
A TACA anuncia um segundo vôo diário ligando São Paulo a Lima no Peru a partir de 15 de maio.
Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet: 8 Compra Seguro Saúde de Viagens
Caso esteja viajando ao exterior é muito prudente a compra de um seguro saúde para acidentes ou emergências médicas ocorridas o exterior. Inclusive esse seguro é obrigatório para alguns destinos europeus.
Eu sei, eles são caros e talvez sejam a compra menos prazerosa de toda a viagem, mas podem te salvar de um grande rombo na sua conta bancária. Como os acidentes e doenças não avisam quando estão para chegar, esse seguro vai lhe dar muita tranqüilidade caso tenha que lidar com situações inesperadas como essas. Os seguros saúde de viagem no Brasil têm preços muito superiores aos cobrados pelos similares oferecidos aos residentes no exterior. Até parece que os viajantes brasileiros estão interessados em fazer turismo médico, lembrando ainda que esses seguros cobrem apenas acidentes e urgências e não tratamentos de doenças crônicas ou cirurgias eletivas.
Ao contratar um seguro, leia atentamente as regras para sua utilização e descubra se esse atua na forma de reembolso, você paga o local de atendimento e é reembolsado desses gastos com a apresentação da papelada solicitada para comprovar o gasto, ou se a seguradora faz o pagamento direto ao prestador de serviço. Esses seguros, padecem do mesmo mal dos demais seguros, regras e mais regras. Cheque se seguradora tem atendimento 24 horas em português, caso seu domínio de línguas estrangeiras não lhe deixe confortável para se expressar em situações de estresse.
Muito importante é conferir os limites e serviços cobertos pelo seguro. Alguns têm um limite por evento e outros um limite global de gastos envolvendo todos os eventos. Atente que a opção por seguros mais baratos e coberturas idem, devem ser individualizadas por destino. No EUA em especial e em países de moeda forte, o custo da atenção à saúde é alto e uma internação pode facilmente passar de 1000 dólares por dia, tornando o seguro com uma cobertura baixa em uma fonte de problemas ao invés de uma solução. Seguros para entrada na Europa solicitam cobertura mínima de 30.000 euros, para os EUA sugiro no mínimo 50.000 dólares.
Alguns seguros saúde agregam ainda seguros de bagagem, perda de vôos entre outros serviços.
Poucos seguros podem ser comprados via Internet, portanto normalmente você terá de se deslocar até alguma agência para efetuar a compra do mesmo. Atenção, alguns seguros usam uma cotação própria para o dólar, o que pode fazer um seguro mais caro em dólar tornar-se mais vantajoso quando seu preço convertido em reais for comparado aos dos demais também convertidos.
Lembre-se de que o seguro deve iniciar-se no dia da sua saída de sua residência e terminar no dia da sua chegada à mesma. Caso tenha que estender sua permanência, é possível comprar dias extras de cobertura.
No Aquela Passagem! Links existem links para algumas cias que oferecem seguros saúde de viagem. Se não for possível comprar os mesmos nos sites, pode-se conhecer as coberturas e os preços dos mesmos. Confira e vá ao seu agente de viagens.
Alguns cartões de crédito possuem um seguro de saúde (não confundir com seguro de vida em caso de acidentes no exterior), normalmente de cobertura limitada e válido quando se compra as passagens ou o pacote com o mesmo. Procure informações junto a administradora do seu cartão.
O Ministério da Previdência Social do Brasil possui acordos internacionais com a Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Uruguai, que permitem que brasileiros segurados pelo INSS, sejam atendidos nos sistema de saúde público dos países com que mantém acordo. O atendimento seria gratuito, exceto em Luxemburgo, quando realizado nas unidades do serviço público de saúde. O mesmo se aplica aos nacionais desses países em visita ao Brasil. Para poder gozar desses serviços é necessário que se solicite ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS do seu estado, mediante a apresentação do passaporte junto com as 3 últimas guias de recolhimento do INSS ou a carteira de trabalho e os últimos 3 contracheques (para dependentes é necessário levar a certidão de nascimento ou casamento), a emissão do Certificado de Direito de Assistência Médica Durante Estadia Temporária.. As informações sobre esses acordos são pouco disponíveis tanto no site do MPAS como do Departamento de Auditoria do SUS. Bem típico da burocracia que assola o Brasil. Mais informaçõesaqui e aqui
Se sua viagem for dentro do Brasil, é prudente checar junto ao seu plano de saúde se o mesmo dá cobertura fora do seu domicílio e se o faz, quais os procedimentos a serem tomados no caso de ser necessário um atendimento nesses locais.
quarta-feira, abril 04, 2007
Como Transformar Uma Viagem Para Buenos Aires Em Duas Usando 20.000 milhas Smiles ou Pontos TAM + 270 Reais
Obs: Essas tarifas são promocionais e podem se esgotar a qualquer momento!!
Somando as duas :
Primeira Ida: Usando a o trecho de ida da sua passagem prêmio ( Varig/TAM GRU-BUE)
Primeira Volta: Usando o trecho de ida da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN BUE-GRU)
Segunda Ida: Usando a o trecho de volta da sua passagem com preço promocional (Aerolineas/LAN GRU-BUE)
Segunda Volta: Usando o trecho de volta da sua passagem prêmio (Varig/TAM BUE-GRU)
Algumas cias não gostam que se use este tipo de estratégia, pois a combinação deixa sem efeito algumas das regras da tarifa, como a permanência mínima. Gostem ou não, é possível realizar, mas se for fazer esse tipo de combinação evite fazê-lo usando passagens da mesma cia/aliança aérea.
Vantagem do Smiles: Você pode emitir uma passagem com uma antecedência de um ano, enquanto na TAM ela só pode ser emitida 4 meses antes, mas por outro lado não há limite de assentos para emissão de passagens prêmio em vôos na América do Sul.
Agora uma sugestão para usar aquelas 10.000 milhas TAM que estão para vencer:
A TAM permite a emissão de passagens só de ida em seus vôos, inclusive vôos internacionais. Que tal emitir uma passagem de ida para Buenos Aires com a TAM e comprar uma volta na promoção da classe executiva da LAN?
Essa dica é do Felipe, conhecedor profundo de aviação comercial: Na LAN Argentina é possível comprar o trecho Buenos Aires/São Paulo por cerca de 387 reais com taxas (tarifa saodeeev215).
Você até que poderia voltar usando uma das pernas de uma passagem de promoção em classe econômica citada mais acima, mas não recomendo, já que isso é considerado uma prática ilegal pelas cias aéreas.
Como disse o Riq , todos os feriados levam a Buenos Aires
Rota Brasil/Agentina X Argentina/Brasil: Um Bom Exemplo do Controle Tarifário no Brasil
Vamos a um exemplo real:
Um vôo de São Paulo em direção a Buenos Aires sai por cerca de 620 reais ida e volta e 570 só a volta na Gol.
Um vôo de Buenos Aires para São Paulo pode sair por cerca 280 reais na LAN Argentina (tarifa neesp215) e na Aerolineas (tarifa spprombr) ida e volta e 515 reais na Gol.
Todos os valores são com taxas.
E agora, não dá uma inveja dos nossos hermanos?
terça-feira, abril 03, 2007
Safári Fotográfico na África e Cidade do Cabo: Arnaldo e Seu Blog Imperdível
No momento, o Arnaldo está descrevendo sua última viagem que envolve um passeio na Cidade do Cabo e um safári fotográfico na África do Sul.
São fotos belissímas, vídeos, mapas, música, muita informação e uma descrição da sua experiência com a South African Airways.
Mas se este destino não é a sua praia, mesmo assim passe lá, pois existem outros destinos igualmente interessantes.
Os Norte Americanos Também Sofrem com Suas Cias Aéreas
Um relatório divulgado nos EUA, mostrou que o serviço prestado pelas cias aéreas piorou no último ano. O número de passageiros retornou ao volume de antes do 11 de setembro, mas a oferta de assentos está 18 a 20% mais baixa.
O interessante é que no ranking das empresas que apresentam os melhores serviços a segunda, terceira e quarta posição são ocupadas por cias low cost ou baixo custo (Jetblue, Air Tran e Frontier nessa ordem). Quem ficou em primeiro? A Hawaiian Airlines!
Quem dera nossas cias de baixo custo copiassem também o modelo de atenção ao consumidor.....
segunda-feira, abril 02, 2007
Novas Regras Para Bagagem de Mão Já Estão Valendo
Caso você não tenha lido o post de 6 de março sobre as regras, você poderá lê-lo clicando aqui .