quinta-feira, julho 31, 2008

Greve de Controladores no Uruguay, Redução dos Atrasos na Argentina

A Majô do blog Filigrana , no qual anda descrevendo sua última viagem a Buenos Aires de uma forma muito agradável e didática (dá uma passada lá!), já deu o alerta. Mesmo voando com TAM, seu vôo partindo da Argentina sofreu um atraso de 1 hora (não iguais aos dos vôos da Aerolineas...), mas nada a ver com problemas argentinos. Dessa vez foi uma greve ou operação padrão dos controladores no Uruguai que gerou a confusão.

Essa greve dos controladores por lá tem gerado ameaças de interrupção de serviços por parte das cias aéreas internacionais que operam por lá.

Enquanto a situação começa a melhorar na Argentina (e tem gente que acredita que os brasileiros estão ajudando nisso), a Pluna vive dias de atrasos devido aos controladores uruguaios.

Será que isso é resultado das nossas exportações (Greves/Operação padrão de controladores, caos em cias nacionais, se esquivar de culpa....)?

quarta-feira, julho 30, 2008

British e Iberia: Fusão?

Lembram-se deste post falando sobre uma possível joint venture entre American, Iberia e British? Então as coisas parecem que estão fluindo. A Bristih e a Iberia admitiram que estão estudando a possibilidade de uma fusão.

Vamos torcer por uma fusão, mas que ela venha levar a Iberia a assumir uma padrão British e não ao contrário...

Do outro lado do Atlântico, Air Canada, Continental (que recentemente fez um acordo coma a Air Canada), United e Lufthansa ensaiam uma associação de forças (não uma fusão).

Tudo isso para enfrentar a Delta/Northwes associada com a Air France/KLM .

Briga de gigantes....

Greve Lufthansa: Pouco Impacto Ainda

Apenas 3% dos vôos da Lufthansa foram afetados pela greve parcial dos funcionários da cia alemã.

Boa notícia para quem voa Lufthansa.

terça-feira, julho 29, 2008

Spirit: Iniciadas as Operações em Bogotá

A low cost Spirit iniciou seus vôos ligando Bogotá a Fort Lauderdale (próximo a Miami). O vôo será diário e a tarifa de introdução está saindo por cerca de 234USD (com taxas...).

Sabendo que ela cobra um extra por malas despachadas e possui uma franquia reduzida de babagem, ir aos Estados Unidos usando 20 mil milhas/pontos mais cerca de 400 reais pode ser uma boa. Não esqueça de cotar a passagem Bogotá/Miami na American que tem respondido agressivamente a investida da Spirit.

segunda-feira, julho 28, 2008

Alitalia: A Varig Deles

A Alitalia vê suas finanças afundarem a cada dia que passa e ao mesmo tempo o governo italiano, que injetou uma grande volume de dinheiro para a mesma continuar voando, procura investidores e uma saída para o fiasco das negociações anteriores com a Air France-KLM.

O sonho dos sindicatos italianos é uma estatização como a ocorrida na Aerolineas recentemente, mas a Comissão Européia não permitiria isso. Dentro dos limites legais, mesmo que seja necessário mudar a lei para isso, o governo italiano aventa a possibilidade de uma saída a brasileira: dividir a Alitalia em duas partes, sendo que a podre iria para uma falência e a saudável voltaria a voar com injeção de capital privado (Air One?).

Quem acompanha o blog já viu vários alertas sobre a Aerolineas e muito mais sobre a Alitalia. A cia italiana continua voando e cumprindo seus compromissos. Mas para fazer uma compra consciente, leve as informações acima em consideração.

Trip: Crescendo

A Trip estará recebendo novos ATRs (tubohélices que são a base das operações da cia aérea) nos próximos meses. Com isso ela estará ampliando ainda mais suas operações. Na lista estão vôos ligando São José dos Campos ao Ro de Janeiro e a rota Belo Horizonte/Vitória da Conquista/Salvador.

Desejo todo sucesso nessa estratégia da TRIP, já que os vôos não podem ficar restritos apenas as capitais. O ideal era favorecer uma interligação desses vôos com os grandes troncos domésticos e internacionais operados pelas grandes cias tidas como não regionais.

E a OceanAir vai vendo suas antigas rotas serem ocupadas....

domingo, julho 27, 2008

Resumo da Semana

Promoções estão em falta. Quem tentou comprar uma passagem nos últimos dias descobriu que com o mesmo que se gasta em um trecho nacional pode-se ir a um país vizinho.... Promoção só nos programas de milhagem mesmo. O Smiles e o Fidelidade TAM continuam com as promoções de emissão de trechos com um número de milhas/pontos reduzido.

Liberado code share entre Varig/Gol, Varig/Air Europa e TAM/Lufthansa. Teremos novidades na Varigol?

Foi só fazer um post sobre possíveis problemas operacionais nos próximos dias na Aerolineas e a realidade mostrou-se mais rápida que as especulações. Disputas políticas, empresariais, trabalhistas fazem o caldeirão da Aerolineas ferver. Um governo com pouco caixa disponível decidiu reestatizar uma cia aérea com problemas financeiros importantes, em parte causados por um congelamento de tarifas imposto pelo próprio governo e que ainda possui uma grande parte da sua frota parada para manutenção. Um país que não vê na concorrência uma forma de equilíbrio do setor fica na mão de uma única cia aérea. Consumidores e contribuintes pagarão o pato. Aconselho aos consumidores da Aerolineas ficarem de olho, acionarem seus agentes de turismo caso a compra tenha sido feita com eles (olha que querem retirar a responsabilidade das agências pelas vendas de serviços de terceiros, mas isso é tema para outro post) e torcer um pouco. Não adianta desesperar, já que é um problema que afeta um sem número de pessoas como você e nós sabemos com as coisas são resolvidas por essas bandas daqui. Como disse o Ernesto Lippmann (nosso amigo e advogado), se documente, retire fotos, guarde comprovantes de gastos por causa do caos, tente negociar com a cia aérea e se não conseguir nada, vá ao judiciário. A solução do problema pode demorar, mas pelo você está exercendo seus diretos de consumidor.

Caos! Esse é o mesmo quadro que os consumidores da Lufthansa podem enfrentar a partir de hoje a noite com a greve de seus funcionários e os brasileiros em geral a partir de quarta feira com uma possível greve na Infraero.

Air China deixará de voar para o Brasil.

Mudanças no acordo Brasil/Austrália e uma nova opção de vôo para a Austrália via Argentina.

Aumentos em breve nas passagens da Emirates.

Mais uma cia aérea se juntou a Star Alliance.

Fizemos um editorial sobre as vozes contrárias as quedas das bandas tarifárias no Brasil.

Tenho recebido muitas perguntas sobre El Calafate e Perito Moreno (que parece ser o destinos da vez) por causa deste post. Se você pretende viajar para lá no final do ano, vale a pena ir começando sua programação. Se puder opte pela LAN. Olha que o vôo São Paulo/El Clafate na LAN, com um possível stop nem Buenos Aires está valendo mais a pena que comprar as pernas isoladas - São Paulo/Buenos Aires e Buenos Aires/El Calafate. Outro alerta é para a locação de veículos na Hertz de El Calafate. Eu já tinha passado raiva lá, pois o atendente do aeroporto queria me empurrar para outra locadora e com um preço mais caro. Uma ligação para o escritório da Hertz Argentina ( feita por minha conta, já que o atendente não permitiu o uso do telefone da agência) salvou minha locação. Recentemente um leitor parece ter passado pela mesma situação.

Comentários respondidos. Peço desculpas aos leitores, mas tenho recebido um número grande de perguntas, neste final de semana foram 35 nos diversos posts do blog. Obrigado pelas visitas.

sábado, julho 26, 2008

Comentários

Respondo aos comentários neste final de semana!

Obrigado pelas visitas!

Greve a Vista: Infraero

Os funcionários da Infraero anunciaram que deverão entrar em estado de greve (os principais aeroportos já aderiram) a partir da próxima quarta feira (30 de julho). A reivindicação básica é que os cargos de comando na estatal sejam dados a funcionários de carreira. Os funcionários de carreira dizem-se reféns de decisões equivocadas dos diretores da estatal. Não discuto o mérito da reivindicação, já que não tenho conhecimento profundo do material humano intelectual da Infraero. Como toda empresa estatal, está sujeita a interferências políticas.

Certo é quem vai pagar o pato é o consumidor, como nos correios.....

Mais um estímulo para a privatização do gerenciamento e operação dos aeroportos no Brasil. Lembro-me de uma vez perguntar no balcão de informações da Infraero se tinham os mapas do aeroporto. A resposta foi: Claro que não! O aeroporto é uma área de segurança e um mapa, com a localização das salas de embarque, guichês da Polícia, Receita, Anvisa, ANAC e lojas poderia ser uma arma na mão dos terroristas... Sem comentários!
Obrigado o leitor Guilherme Lopes pela dica do post.

Greve a Vista: Lufthansa

Os funcionários da Lufhtnasa, que andaram fazendo algumas paralisações causando diversos cancelamentos, decidiram entrar em estado de greve a partir da próxima segunda feira, dia 28 de julho.

Se ela se confirmar, o caos vai reinar nas operações da Lufhtansa, principalmente em solo alemão, durante a alta estão de verão por lá.

Se você vai voar na Lufhtansa a partir de domingo à noite, fique de olho e acompanhe o noticiário.
Obrigado ao Ernesto pelo envio da dica do post.

Aerolineas Argentinas: Como Será o Futuro?

Durante um discurso a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convocou os sindicatos dos empregados da Aerolineas e Austral, sua subsidiária, a cooperar com as mudanças a serem implantadas na cia aérea.. O governo acredita que em parte os sindicatos são culpados pela situação na qual a cia mergulhou. No momento em que uma crise financeira rondava a cia aérea, eram mantidas diversas paralisações que comprometeram ainda mais a situação da cia aérea. Resta saber qual vai ser a postura dessas entidades, já que sonharam e conseguiram que o governo assumisse a cia aérea apesar de todos os erros cometidos. Por outro lado, o Governo Argentino se diz interessado na presença de capital privado na cia aérea, mas os sindicatos querem mesmo é o estado como único dono.

Uma notícia que traz um pouco de apreensão a quem tem passagens da Aerolineas é o fato do Ministro do Planejamento argentino ter dito que as operações da Aerolineas estão garantidas até o dia 31 de julho. Daí em diante, as operações serão reavaliadas dia a dia a fim de serem viabilizadas. Pelo que dá para entender, cortes de rotas ou vôo devem vir pela frente.

Vamos acompanhar.

ANAC: Autorizado Code Shares Varig/GOL, Varig/Air Europa e TAM/Lufhtansa

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é code share ou em bom português, código compartilhado. Vôo em code share é quando uma cia “A” faz acordo com a cia “B” que opera uma determinada rota de forma a reservar uma cota x de assentos em determinados vôos da cia “B” e assim passar a vendê-los como seus. Ou seja quando você compra uma passagem naquele vôo em code share na cia “A”, apesar de ter um número de vôo da cia “A”, o vôo vai ser executado por uma aeronave e por tripulação da cia “B” que originariamente opera a rota. Mas para que realizar vôos em code share? Se uma cia quer expandir os destinos por ela disponibilizados a seus consumidores e não tem interesse em operar com equipamento próprio essa mesma rota, o code share passa a ser uma opção.

A ANAC liberou então os vôos em code share entre a Varig e a Gol, ou seja, a Varig ou a GOL podem se utilizar da outra cia para alimentar com passageiros seus vôos e também distribuí-los. Uma boa para a Varig que aumenta o número de destinos atingidos já que a Gol opera um número muito maior de destinos nacionais que a Varig.

A Varig que não mais opera vôos para Madri, a partir dessa decisão, poderá vender assentos, como se seus fossem, nos vôos da Air Europa que partem de Salvador e essa poderá distribuir seus passageiros para outros destinos operados pela Varig.

O mesmo raciocínio aplica-se ao acordo entre a TAM e Lufthansa, que apesar de já ter iniciado nos programas de fidelidade, só agora atingirá os vôos a partir dessa autorização.

São boas notícias para os consumidores dessas cias aéreas.

sexta-feira, julho 25, 2008

Queda das Bandas em Vôos paras Europa e EUA: A Manifestação das Vozes Contrárias

Um artigo publicado no Jornal do Brasil intitulado “A ANAC poderá acabar com o turismo doméstico” expõe a opinião de algumas das vozes contrárias a uma possível queda das bandas nos vôos internacionais para fora da América do Sul. Respeito a opinião dessas vozes, mas não comungo da mesma idéia.

Em resumo, elas defendem que a queda das bandas poderia levar a um aumento das viagens internacionais em detrimento das viagens nacionais, perda de divisas e quebra das cias nacionais e da indústria de turismo no Brasil.

Tenho sempre a idéia de que nossos empresários ficam sempre esperando um apoio governamental para continuar fazendo que lhes é mais interessante sem ser incomodado pela concorrência. Como as cias aéreas que operam aviões velhos sem entretenimento de bordo e atrativos para o consumidor que se beneficiam das bandas tarifárias para poder concorrer em preço com cias mais modernas que oferecem serviços melhores. Adoro o Brasil como destino, mas não esqueço que a violência e preços são fatores que pesam muito na escolha do meu destino de férias.

Quando procuro hospedagem no Brasil, tenho dificuldade em encontrar acomodações de nível intermediário e bons preços. Temos hotéis maravilhosos que fixam seus preços baseados nos seus concorrentes da Europa e EUA e pousadas muito simpáticas com tratamento muito cordial e pessoal, mas que cobram quase como resorts. Na outra ponta, temos hotéis velhos com baixa manutenção, pousadas pouco equipadas, mas que cobram preços de hotéis 3 estrelas no exterior. No meio, muito pouca coisa. Os Formule 1 têm se apresentado como uma opção para uma parcela dos turistas , já que os Ibis vêm apresentando um aumento constante de suas tarifas que acabam disvirtuando a proposta inicial de boa relação entre serviço/preço.

Quando procuro tarifas aéreas fora da promoção já encontro passagens cujos preços já me levariam para o exterior. Somente nas promoções, os preços atingem níveis próximo da realidade.

Se um dia as bandas caírem e o mercado interno de turismo sofrer com isso, em grande parte a culpa é dele mesmo, já que poucas vezes a operação e formação de preços é focada no turista interno e sim no que o turista estrangeiro pode pagar.

Talvez será necessário um choque desses para que a média da industria nacional de turismo caia na realidade de que se querem o turista interno como gostam de alardear, vão ter que se aprimorar e cobrar um valor compatível com o que o brasileiro ganha e não mais com o que o turista europeu aceita pagar para ver nossos encantos naturais.

quarta-feira, julho 23, 2008

Air China Vai Suspender Vôos para o Brasil

A Air China, que opera a rota São Paulo/Pequim via Madri, anunciou que vai suspender os vôos dessa rota a partir de 14 de setembro. O vôo Madri/Pequim irá continuar, mas o trecho São Paulo/Madri vai ser suspenso (há promessas de retorno do vôo no primeiro quadrimestre de 2009, será?).

Realmente, vôos do Brasil para a China não tem sorte, já que a Varig chegou a anunciar um vôo code share para Pequim antes da crise da mesma. Os preços cobrados pela Air China no trecho São Paulo/Madri eram bem competitivos. Só fico pensando porque não ter tentado a rota via Barcelona, já que nenhuma cia no momento voa diretamente para lá.

Quem tiver passagem comprada para vôos a partir de 14 de setembro deve entrar em contato com a cia aérea via tel: (11) 3186-8888. Como ela é uma cia Star Alliance, provavelmente você será transferido para um vôo de outra cia da aliança.

Fonte: Panrotas

Aumento nas Passagens Emirates da Primeira Classe e Executiva

Se você está podendo e pretende realizar em breve uma viagem na classe executiva ou primeira classe da Emirates, então acelere sua decisão de compra. Segundo o Panrotas, a cia deve aumentar em 5% as tarifas das passagens para voar nessas classes de serviço.

Acordo Brasil/Austrália: Revisto e Novos Vôos LAN/Qantas

O acordo bilateral Brasil/Austrália foi revisto e o número de frequências semanais permitidas foram ampliadas de 7 para 14. Até aí nada de novo, já que o número de vôos diretos Brasil/Austrália era nulo e nenhuma cia mostrou interesse em operar vôos nessa rota (a Austrália solicita visto para o turista brasileiro). A Air New Zeland, da Nova Zelândia (que não solicita visto), aventou a possibilidade, mas com o aumento do preço do petróleo e da crise daquela cia, os planos devem ter ido por água abaixo.

Mas o novo acordo traz novidades, já que permite vôos via um ponto secundário (exceto EUA, que recentemente fizeram um acordo de céus abertos com a Austrália) ou vôos operados em code share (nesse caso pode ser via EUA).

A LAN via LAN Argentina agiu rápido e está anunciando o vôo São Paulo/Sydney via Buenos Aires com tarifas a partir de 1806 USD (sem taxas). O vôo será operado 3 vezes por semana a partir de 24 de novembro pela LAN até Buenos Aires e de lá em diante é feito com a australiana Qantas que volta a voar para a América do Sul. (uma cia que gostaria de experimentar).

segunda-feira, julho 21, 2008

EgyptAir: Nova Cia Star Alliance

A Star Alliance não para de crescer. Agora foi a vez da EgyptAir do Egito ser admitida como membro da Star Alliance. O ponto fraco da aliança continua sendo a América do Sul. Mas a TAM é forte candidata a candidata a membro Star Alliance. Pelo menos acordos com todas as cias Star Alliance que operam no Brasil já foram realizados ou estão sendo negociados.

Na fila de entrada nessa aliança estão a Air India e Air Union (russa).

domingo, julho 20, 2008

Resumo da Semana

Promoção de vôos nacionais só nos programas de fidelidade Smiles e Fidelidade TAM.

Já Varig está com uma promoção para o vôo Rio de Janeiro/Santiago do Chile.

Como o post sobre cartões de crédito ficou recheado de dicas dos leitores, resolvi expandir um pouco mais o tema. A escolha de um cartão pode ser influenciada por outros fatores além do programa de recompensas do cartão. Outras vantagens como seguros e assistências podem pesar na decisão. Você já usou algum desses serviços adicionais? Se já não esqueça de deixar sua experiência na caixa de comentários deste post aqui.

A programada redução de vôos da TAP para o segundo semestre afetarão também os vôos com destino ao Brasil.

A Copa anunciou tarifas para o vôo Belo Horizonte/Miami via cidade do Panamá a ser operado a partir de agosto. Mas parece que além da TAM que deve operar vôos de Belo Horizonte para Miami via Rio de Janeiro, a Delta e a American solicitaram direitos para operar vôos entre Belo Horizonte e os Estados Unidos (Atlanta e Miami respectivamente). Ótimas conquistas para a nossa BH. Agora só falta melhorar a infra-estrutura da emigração e quem sabe ampliar o recentemente implantado duty free Shop do aeroporto de Confins.

Questionados por um leitor sobre a operação dos vôos da Pluna para Bariloche, fomos atrás da cia aérea e conseguimos esclarecer como anda a operação desse vôo e confirmar os planos de vôos para Belo Horizonte e Brasília ainda este ano, se o petróleo deixar, mediante uma resposta do diretor da Pluna para o Brasil, Gonzalo Mazzaferro.

A novela da Aerolineas evoluiu como esperado. O governo reestatizou a cia aérea. Agora só falta saber se anovela chega ao fim ou ainda vamos ter novos capítulos.

Para ganhar dinheiro, algumas cias americanas vão colocar propaganda nos cartões de embarque impressos pelo passageiro.

O noticiário não para de falar de aumento de preços. Fizemos uma pequena análise desse quadro e o impacto para o consumidor.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sábado, julho 19, 2008

Fidelidade: Promoção de Emissão com Pontos Reduzidos

Nós já falamos dessa promoção aqui via uma dica da Rosa. Mas navegando no site de ofertas da TAM, recentemente remodelado, encontrei uma função que pode ajudar nessa procura por destinos envolvidos nessa promoção.

No site é possível selecionar sua origem e pedir para que o mesmo apresente os destinos disponíveis de acordo com o número de pontos necessários para emitir um trecho.

Antes que comecem os comentários de que não encontraram passagens no dia e na hora que gostariam, tenham em mente que os vôos envolvidos nessa promoção não são a totalidade dos vôos, mas sim uma parcela desses geralmente e em horários menos favoráveis. Mas emitir um trecho BH/Recife usando apenas 3 mil pontos por trecho é um ótimo negócio!

sexta-feira, julho 18, 2008

Aumento de Preços das Passagens: São Tantas As Noticias Que Até Parece Terrorismo

Navegando pelos sites das cias aéreas e pelos veículos que cobrem essas empresas dois tipos de notícias se sobressaem em volume:

Aumento de preços: Seja na passagem mesmo ou no adicional de combustível, os preços andam subindo, e subindo muito. Os adicionais subiram tanto que passagens que inicialmente parecem mais baratas acabam com preço final superior as de outras tarifas que na primeira olhada seriam descartadas. Olha que o combustível de aviação subiu 100% no último ano nos EUA contra 35% no Brasil. Isso ajuda a explicar o desespero de algumas cias aéreas pelo mundo. Até a Ryanair já admitiu que pode não ter lucro no corrente ano fiscal.

A soma de duas tarifas (uma para ir de A até B e a outra de B até C), uma das estratégias que gosto de utilizar para formar uma passagem internacional e fugir das bandas que regulam nossas tarifas pode não compensar mais em alguns casos devido aos adicionais combinados.

Nas pesquisas que tenho feito, mostra que a demanda alta de passagens para os EUA (terra do Dólar fraco) tem inflacionado as passagens para esse destino que costumavam ser mais baixas que as para a Europa e que agora inverteram a situação.

A segunda fase do fim progressivo das bandas tarifárias não gerou grande impacto nas rotas mais concorridas (Chile, Argentina, Peru e Montevidéu).

Algumas cias estão reduzindo o número de vôos (tirando aviões velhos de circulação e reduzindo o consumo global de combustível de aviação). Com a redução dessas opções de conexão ou mesmo de vôos fica mais difícil conseguir uma boa tarifa já que a procura não vai reduzir na mesma intensidade que a da oferta de vôos. Esse quadro já é uma realidade nos EUA e começa a atingir as cias européias que começaram a anunciar seus cortes de vôos e pessoal como já fizeram as americanas.

Redução dos serviços ou cobrança pelos que eram gratuitos: Essas modificações iniciaram-se nos vôos domésticos nos EUA e tendem a se expandir pelo mundo. Redução de franquias ou cobrança pelo despacho desde a primeira mala, fim do serviço de bordo grátis ou simplificação do mesmo chegando a atingir até os sistemas de entretenimento (como fez a US Airways) avançam. Os programas de milhagem estão começando a cobrar por emissão de passagens não importando a antecedência com que ela seja feita ou o meio utilizado (alguns programas cobravam quando a emissão era feita muito próximo da data do vôo ou por outro meio que não a Internet).

Aqui vão os conselhos:

Ao pesquisar suas tarifas procure em mais de um site e de preferência que já apresente os valores finais das passagens com as taxas inclusas já na primeira página onde vem o comparativo de tarifas encontradas. Gosto muito do ITA (que não vende passagens, pois dá acesso apenas ao inventário do GDS) e do Kayak, mas o Decolar também apresenta o preço final. Uma pena, porque os confiáveis Stella Barros e Submarino Viagens não fazem isso na primeira página (fazem na segunda página após a escolha da tarifa), uma falta grave na minha opinião. Quem sabe não aceitam a sugestão do blog de implantar o preço final nas buscas, facilitando a comparação inicial e poupando tempo do consumidor?. Não esqueça de pesquisar nos sites das cias aéreas que podem ter promoções exclusivas no site próprio.

Comece a planejar sua viagem de fim de ano com antecedência no caso da viagem ser internacional. As tarifas mais baixas para alguns destinos mais concorridos começam a reduzir sua disponibilidade. A passagem pode até não subir, mas o adicional de combustível sim (se o petróleo continuar avançando em preço) e as promoções podem reduzir-se. Não há garantia de que você estará efetivamente economizando com essa estratégia, já que futurologia não é meu forte e por não ter domínio sobre a cotação do dólar ou do petróleo, mas pode reduzir seu estresse na montagem da viagem. Planejamento ajuda, mas te imuniza de pequenas chateações como as que citei neste post.

quinta-feira, julho 17, 2008

Comentários

As respostas dos comentários estão atrasadas (blogueiro tendo que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo), mas até o final de semana respondo todas.

Cartões de Crédito: Você já Usou Algum dos Benefícios Adicionais?

Vou chamar mais uma vez a atenção dos leitores para a caixa de comentários do post sobre as mudanças de regras do Amex. Está rolando muitas dicas sobre os cartões de crédito em geral. Eu mesmo acabei conhecendo, via dica do Nick, o cartão do Votorantin me era até agora desconhecido. Cada um tem um cartão que se encaixa mais no seu perfil. Se você tiver mais dicas sobre cartão ou quiser ler os comentários é só clicar aqui.

Os possíveis benefícios de um cartão de credito vão muito além do programa de milhagem ou pontos do mesmo. Alguns cartões podem te dar um seguro de vida em caso de morte acidental, seguro de malas, uma graninha de indenização no caso de atraso na entrega das malas, seguro do veículo alugado, seguro de saúde no caso de urgência médica (sendo que alguns emitem um certificado de seguro para comprovar sua cobertura para entrar na Europa) entre outras vantagens.

Você já usou alguns desses benefícios? Fora o seguro de vida, já me senti tentado a usar pelo menos dois desses benefícios, mas nunca tive confiança suficiente para fazê-lo.

Explico: No caso de um seguro saúde, muitas vezes a coisa burocrática fica toda na sua mão (resolver questões espinhosas no exterior em língua não nativa não é algo isento de estresse) e depois você tem que enviar ao cartão toda a papelada para ser reembolsado. Aí acabo decidindo por um seguro saúde de viagem que não seja baseado em reembolso (ligo para a assistência e eles resolvem os problemas) visando reduzir um possível estresse.
Seguro de carro no exterior é a mesma coisa. O seguro do cartão cobre os danos do veículo (CDW ou LDW), mas não os dos terceiros e ainda você tem que ficar de olho na pré-vistoria do veículo, pois se passar um dano despercebido, você acaba sendo responsável na hora de entregar. Como opto pelo seguro total e o de terceiros da locadora, não há estresse, já que todo e qualquer dano estará coberto. Normalmente, a vistoria pré e pós aluguel costumam ser até mais rápidas.

Se você já teve alguma experiência de optar por um desses benefícios e ter que realmente usá-lo então a deixe na caixa de comentários deste post. Quem sabe eu e outros leitores podemos mudar nossa forma de agir baseado nessas histórias? Já aproveito para agradecer sua participação.

Varig: Promoção Rio de Janeiro/Santiago do Chile

A Varig que estendeu seu vôo São Paulo/Santiago até o Rio de Jnaeiro está fazendo uma promoção de passagens para essa nova rota. A paasagem está saindo por 399 USD sem taxas inclusas.

Compras: Do dia 11 de julho a 15 de agosto.

Vôos Envolvidos: 01 de agosto a 31 de agosto.

Regras: Leia todas as regras antes de emitir sua passagem.

Fonte: Site Varig

quarta-feira, julho 16, 2008

TAP: Redução de Vôos Inclui Brasil

Temos falado muito que as cias aéreas estão reduzindo o número de vôos tentando otimizar a ocupação, retirar aviões mais velhos de operação e reduzir custos.

A TAP que viu suas contas piorarem nos últimos meses decidiu implantar uma redução de vôos no segundo semestre. Essa redução está programada para ocorrer em determinados períodos daquele semestre e no início do primeiro semestre de 2009. Rio de Janeiro, Recife, Natal e São Paulo terão vôos temporariamente suspensos em determinados períodos (Natal e Ano Novo estão livres dessas suspensões).

A TAP já reina absoluta no Nordeste, onde as tarifas não apresentam tantas promoções como no Sudeste. Será que veremos um aumento das tarifas ou fim das promoções por um período?

Vamos acompanhar.

Fim dos Cartões de Embarque: Cias Vendem Propaganda e Você Gasta a Sua Tinta...

Já falamos um pouco das mudanças que os cartões de embarque vem sofrendo neste post. Não é que agora algumas cias estão planejando colocar espaços publicitários nos cartões de embarque dos passageiros que fazem o check in na Internet?

Não tenho nada contra publicidade, mesmo porque um dia elas vão pintar um pouco mais aqui no blog, mas publicidade em algo que você paga e que é impresso com sua tinta (já que é você que usa a folha de papel e tinta para imprimir seu cartão reduzindo os custos para a empresa) já fica um pouco demais...

terça-feira, julho 15, 2008

Pluna: Vôos Para Bariloche

Já demos a dica neste post das boas tarifas que eram praticadas pela Pluna para o destino Bariloche. Recentmente, recebemos de um leitor um questionamento sobre a operação dos vôos ligando Montevidéu a Bariloche.

Fomos em busca de informações. Segundo o diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna teve dificuldades na aprovação da rota pelo Governo Argentino, mas está atuando junto a essas autoridades para reverter a situação. Os vôos continuam sendo operados, mas são realizados com aeronaves fretadas da Aerolineas e da Andes que tem permissão para realizar esses vôos.

Aproveitamos para questionar sobre os novos vôos partindo de cidades fora do eixo Rio/São Paulo, como Brasília e Belo Horizonte que já teriam preços de referência autorizados. Gonzalo acredita que se a alta do petróleo for contida, esses valores podem ser ainda menores no momento do lançamento desses vôos.

Aproveitamos para agradecer ao Gonzalo Mazzaferro pela resposta as nossas perguntas, criando um canal de contato entre a Pluna, blog e consumidores como um dia a TAP também o fez aqui.

Vale lembrar que a Pluna tem aparecido com uma alta frequência aqui no blog por méritos próprios, seja por tarifas convidativas, pelas mudanças nas regras de franquia de bagagens e serviço de bordo, pela aposta em novos destinos no Brasil (idéia que o blog faz questão de apoiar) ou pelos vários questionamentos que recebo dos leitores nas caixas de comentários dos posts.

Aerolineas: Marsans Sendo Forçado a Passara Batata Quente Para Frente

Crise financeira e intervenção política são os principais ingredientes do imbróglio vivido pela Aerolineas. Sua controladora, o grupo espanhol Marsans em prol das boas relações entre Espanha e Argentina está sendo forçado a ceder suas ações ao Governo Argentino.

Parece que vai ser feita uma auditoria independente para avaliar o passivo e o patrimônio atual da principal cia aérea Argentina para determinar se haverá contra-partida do governo na transação.

O mesmo governo que congelou as tarifas nas Argentina no passado recente agravando mais ainda a situação financeira da companhia, agora deve voltar a assumir seu controle (fala-se em nova privatização no futuro), mas de antemão sabe-se que quem vai pagar a conta de ter uma cia aérea nacional e com um sindicato muito atuante será o contribuinte argentino.

Fonte: AeroLatin News

segunda-feira, julho 14, 2008

COPA: Vôo Ligando Belo Horizonte a Miami via Panamá

Já falamos aqui do vôo que a Copa vai operar saindo de Belo Horizonte em direção a cidade do Panamá. Agora começam a serem divulgadas tarifas para destinos além da Capital do Panamá.

A ligação Belo Horizonte/Miami com conexão de 45 minutos na Cidade do Panamá vai ter tarifas a partir de 855 USD sem as taxas.

A favor, o preço e ausência de necessidade de realizar conexões no Rio ou São Paulo que costumam durar muito mais que esses 45 minutos prometidos no Panamá. Contra, a operação do vôo com aeronaves menores, Boeings 737-700, que as da concorrência (porém novas) e o fato da imigração e o Duty Free de Confins terem espaço reduzido.

Vamos esperar a opinião de quem tiver a oportunidade de usar esse vôo.

domingo, julho 13, 2008

Resumo da Semana

Férias começaram e estamos no segundo final de semana sem grandes promoções. O Smiles continua com a promoção de emissão de trechos com um número de milhas reduzido (nem todo mundo anda conseguindo, mas muitos leitores do blog já conseguiriam). Não é que a leitora Rosa deu a dica de uma promoção não anunciada que também permite emissão de alguns trechos com número reduzido de pontos no Fidelidade TAM? Bom momento para gastar suas milhas/pontos.

Falando em milhas/pontos, fizemos um alerta sobre as mudanças nas regras do programa Membership Rewards do cartão American Express. Na caixa de comentários do post, está rolando uma ótima discussão sobre o tema cartões e programas de recompensas. Se você tiver alguma dica sobre esse tema, então esse é o lugar de postá-la. Agradeço a participação dos leitores nessa discussão.

Falamos da Pluna que já conseguiu autorização para voar para Belo Horizonte e Brasília, além de ter iniciado o serviço para Curitiba. A mesma cia mudou as regras de bagagem e passou a cobrar pelas refeições. A Pluna tem praticado bons preços em suas tarifas, mas leve em conta essas alterações na hora de decidir suas compras. Essas restrições podem ou não fazer diferença para você.

Fizemos mais um alerta sobre a Aerolineas. A situação da cia aérea se complica a cada dia.

A concorrência anda se aproximando do Brasil. A low cost americana Spirit solicitou o direto de voar entre Fort Lauderdale (próximo a Miami) e Manaus.

Duas cias low cost anunciaram finalmente seus planos de fusão: As espanholas Vueling e ClickAir.

E não é que Dublin teve seus dias de caos aéreo a la Brasil?

Por fim, falamos um pouco sobre planejamento de viagens e o impacto das mudanças das estratégias comerciais de várias cias programadas para o segundo semestre.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sexta-feira, julho 11, 2008

Pluna: Novos Destinos No Brasil Ainda Este Ano

Segundo o Diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna deve passar a voar para mais destinos ainda este ano. Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre ou Curitiba estão na mira. Uma boa notícia e que vai de encontro com as idéias de descentralização dos vôos defendidas por este blog.

Tomara que esses vôos sejam anunciados logo facilitando a vida de quem quer organizar as viagens de final de ano tanto em Montevidéu, Punta, Buenos Aires ou nos demais destinos atendidos por essa cia uruguaia. Mas fique atento porque a Cia recentemente mudou sua franquia de bagagem e o serviço de bordo.

Leia mais sobre as mudanças no site da Pluna.

quinta-feira, julho 10, 2008

Aerolineas Argentinas: Por Sua Conta e Risco

Já fizemos um alerta aqui. Hoje fazemos outro. A Aerolineas está passando por uma faze muito difícil com atrasos no pagamento dos funcionários. E segundo o Valor Econômico, 60% da frota parada por falta de pessoal ou insumos.

Está sendo solicitada uma intervenção governamental na cia aérea Argentina.

O governo teria interesse na nacionalização da cia aérea, mas nenhuma atitude foi tomada ainda.

Por essas e outras que algumas cias não aparecem no Aquela Passagem por melhor que seja a oferta de passagens.

Fonte: La Nacion

Low Cost Spirit Solicita Permissão para Operar Rota Fort Lauderdale/Manaus

O primeiro efeito do novo acordo Brasil/EUA já foi anunciado: a low cost americana Spirit, que já atua em Lima no Peru e Bogotá na Colômbia, pediu autorização à ANAC para operar vôos ligando Fort Lauderdale (cidade próxima a Miami) nos EUA a Manaus.

Vamos ver como ela vai se comportar no caso da autorização sair. A Spirit tem sua ação muito baseada nas low fares (baixas tarifas) que já levaram a American e a LAN a baixarem suas tarifas a fim de poder concorrer pelos passageiros. Por outro lado, a Spirit atua com uma franquia reduzida de bagagem despachada e cobra pelo despacho das malas. O problema é que o acordo Brasil/EUA saiu, mas as bandas tarifárias permanecem, o que torna impossível a chegada das superpromoções realizadas nos mercados onde a Cia atua ao Brasil e torna a relação custo benefício desfavorável para o consumidor dessas passagens no Brasil.

De qualquer forma, demonstra o interesse das cias low costs no Brasil (a Jetblue deve tentar algo também) e coloca contra a parede, no caso de uma flexibilização tarifária, as cias brasileiras acostumadas a cobrar muito e oferecer pouco.

Se as bandas caírem na rota Brasil/EUA ou se a Spirit conseguir implantar tarifas semelhantes às cobradas na Colômbia e no Peru, vai ser muito difícil emitir uma passagem para Manaus usando milhas ou pontos....

Fonte: Panrotas

Clickair e Vueling Juntas

Por várias vezes divulgamos que duas boas cias low costs espanholas preparavam uma fusão. A Vueling andou tendo que cancelar algumas rotas e frequências que apresentavam resultados econômicos insatisfatórios para reduzir seus prejuízos.

Dessa vez, as duas cias anunciaram os preparativos para a fusão e aguardam a aprovação dos órgãos reguladores. Nasce uma nova low cost e com muito mais estrutura financeira. A marca Vueling e a sede em Barcelona serão mantidos.

Boa sorte para nova cia aérea, ou melhor, para a nova fase da Vueling.

Defeito em Radar Cancela Vôos: Não É Só no Brasil

O aeroporto de Dublin na Irlanda passou por um dia de caos quando as operações de um radar sofreram pane. O pior é que Ryanair disse que o problema do radar já era conhecido pelos responsáveis.

Portanto, incompetência não é coisa restrita ao Brasil, mas será que a impunidade também? Creio que não...

terça-feira, julho 08, 2008

TAM: Promoção de Emissão de Trechos Com Pontos Fidelidade

Dica da leitora Rosa, a qual já aproveito para agradecer.

Parece que a TAM está fazendo uma promoção sem muita divulgação na qual é possível emitir trechos usando um número reduzido de pontos do Fidelidade TAM inclusive em vôos em julho. Ela já fez isso várias vezes neste último ano.

Então quem sabe a passagem que você está procurando não sai com esses pontos. Vá no site da TAM e faça uma busca. Quem sabe não aprece algo interessante? Você precisa primeiro fazer o login no Fidelidade para poder consultar a emissão de passagens com pontos.

segunda-feira, julho 07, 2008

American Express: Mudanças no Membership Rewards

O leitor Miguelch deu um alerta importante em um comentário feito dias atrás: O programa de recompensas do cartão American Express do Brasil, que é gerenciado pelo Bradesco, alterou o fator de conversão dos pontos do Rewards para os cartões que não são Platinum. Antes 1000 pontos Rewards podiam se transformar em 1000 pontos Fidelidade TAM, agora se transformam em apenas 800!

Nunca me senti compelido a ter um cartão American Express, por isso não sei se as funcionalidades que ele possui possam ultrapassar essa perda de 20%. Já ouvi no Viaje na Viagem do Ricardo Freire que alguns leitores reclamavam das cotações do dólar usado na conversão da fatura em moeda estrangeira em reais.

Outros programas tem fatores de conversão menos interessantes quando o número de pontos a ser transferido é menos que 20.000, como é o caso do programa HSBC Premier Rewards. Mas nesse caso, só após 20.000 pontos, o fator de conversão é 1 para 1. Além disso, alguns cartões acumulam 1,5 ponto por USD gasto na fatura.

Eu ainda prefiro um cartão com bons bônus ao se inscrever e pontos que nunca se expiram. Se não pagar anuidade, melhor ainda! Por isso ando satisfeito com o meu.

Planejar Cedo Nem Sempre é Garantia de Ausência de Dor de Cabeça

Sempre que o consumidor pode, indicamos que o mesmo inicie os preparativos com uma boa antecedência da viagem. Isso pode garantir uma vaga naquele hotel desejado e quem sabe com uma tarifa mais em conta, um lugar num vôo naquele dia escolhido. A tarifa aérea é mais complicada, já que em alguns casos as promoções em vôos internacionais acontecem apenas 3 a 4 meses antes do vôo e no caso das passagens nacionais, as promoções são imprevisíveis.

Não é que nos EUA quem definiu a viagem do segundo semestre com antecedência está tendo de mudar os planos? Devido a uma redução acentuada dos vôos anunciada pelas diversas cias americanas em razão do aumento de custos de operação e visando proteger os lucros ou reduzir os prejuízos, vários desses consumidores viram os seus vôos serem cancelados e sofreram remanejamento de datas e vôos.

Portanto, sempre que planejamos bem uma viagem, reduzimos as chances de chateações, mas não conseguimos eliminá-las. Saber lidar bem com esses contratempos deixando uma folga antes e depois dos vôos pode reduzir o estresse de um eventual contratempo.

domingo, julho 06, 2008

Resumo da Semana

Fim de semana sem grandes promoções. Com o início da alta temporada as promoções tiram férias, pelo mesnos neste final de semana. Na mídia em geral só se fala de aumento de preços das passagens. O Smiles continua com a promoção de trechos por 2500 milhas que tem causado muita polêmica no blog. Muitos leitores reclamam que não conseguem os trechos desejados, outros relatam que conseguiram sim.

Falando em Varig, ela pediu autorização para voar para o Uruguai. Quem sabe não aparece mais uma oportunidade de gastar suas milhas até o final do ano.

A minha Belo Horizonte vai ganhar mais vôos internacionais em breve. Com destino a Cidade do Panamá, Paris e Miami.

Buenos Aires será ligada temporariamente a Maceió e Cabo Frio durante o período de férias do meio do ano. Não custa torcer para que esses vôos passem a ser perenes.

Os aumentos dos custos de operação têm levado a várias mudanças nas políticas de bagagem e nos programas de milhagem. São tantas as mudanças que vou deixar as coisas estabilizarem para poder alterar as tabelas da série que produzi sobre as franquias. Enquanto isso, é melhor sempre conferir as franquias internacionais nos sites das cias aéreas cujos links estão no início de cada post daquela série. Mudanças nos programas de milhagem da American, Delta e cartão American Express estão em curso. Durante a semana que se inicia vou falar um pouco delas.

Dessa vez foi a Pluna que alterou sua política de franquia de bagagem.

Falamos sobre os aumentos de preços da Emirates.

Boatos falam de uma união entre American Airlines, British e Iberia. Será?

O fim dos cartões de embarque físicos está próximo...

Comentários respondidos!

Uma boa semana para todos!

sexta-feira, julho 04, 2008

Será o Fim do Cartão de Embarque?

Para que gosta de viajar e colecionar os canhotos dos cartões de embarque, a substituição desses por papéis a la extrato bancário (papel térmico) foi um balde de água fria. Ainda existe a opção de imprimir seu próprio cartão de embarque numa folha simples de papel no caso de fazer um check in pela Internet.

Não é que agora está em teste nos EUA um cartão de embarque enviado para o celular? A Continental está testando o sistema junto com o TSA (a ANAC deles) no aeroporto Regan em Washington.

Não vai sobrar nem papel para guardar como lembrança do vôo... A não ser que você vá guardar a fatura do cartão de crédito...

Realmente, o glamour nos aéreas está com em seus últimos dias..

quinta-feira, julho 03, 2008

American, British e Iberia Juntas?

Boatos de que a americana American Airlines, a inglesa British Airways e a espanhola Iberia estariam negociando uma joint venture. A formalização da joint venture dependeria da aprovação do “CADE” americano, órgão que regula a concorrência.

Essa meio aliança Oneworld estaria unindo cias com propostas e serviços distintos, mas que guardam uma complementaridade operacional.

Vamos aguardar se o boato se confirma, se o governo Americano aprova e quais seriam os impactos nessas cias. Todo mundo voando a la Ibéria, ou se adequando ao padrão British?

quarta-feira, julho 02, 2008

Pluna: Mudanças na Franquia de Bagagem

As mudanças que assolam a América do Norte estão começando a chegar na América do Sul. A uruguaia Pluna divulgou sua nova política de franquias de bagagens despachadas que passa a valer a partir de 15 de julho para passagens compradas de 01 de julho em diante:

Pelo despacho da primeira peça, que deverá ter até 20 kg, será cobrado 20 USD. Essa taxa, promocionalmente, não será cobrada dos passageiros que fizerem o check in pela Internet até dia 15 de setembro. Por cada kg extra, serão cobrados 3 USD, sendo que cada peça não pode superar 32 kg. Não conseguimos identificar o valor cobrado pela segunda peça, já que as novas regras ainda não estão disponíveis no site da Pluna.

Essas taxas não serão cobradas dos vôos com embarque no Brasil, mas parece que podem ser cobradas no vôo de volta.... Assim que as regras foram devidamente publicadas no site atualizaremos os dados.

A Pluna vem praticando uma política agressiva de preços no mercado brasileiro com boa performance de vendas. Nós mesmos já chamamos a tenção para várias tarifas da Pluna (Buenos Aires, Bariloche, Santiago do Chile) aqui no blog, além de termos recebido várias perguntas sobre a cia a ponto de termos que realizar uma enquete sobre a mesma. Mas será que essa medida a la Ryanair trará impacto nessas vendas.

Brasileiro não é muito fã de mala pequena e está (mal) acostumado a se valer de franquias mais elevadas em vôos partindo ou comprados no Brasil do que as praticadas em outros mercados. A Pluna vai ter que continuar a lutar em preço para justificar essa cobrança. Cada consumidor sabe decidir se o serviço ou a proposta de cada cia aérea se adapta ou não a suas necessidades. Temos espaços para todos, a questão é saber que tamanho é os espaço para cada proposta de serviço.

Fonte: Press Release Pluna

Buenos Aires: Ligada a Maceió e Cabo Frio com Vôos Temporários

A Gol anunciou a operação de um vôo semanal ligando Buenos Aires a Maceió via São Paulo e Salvador. O vôo ocorrerá de 02 de julho a 4 de agosto e terá sues trâmites de alfândega e imigração/emigração realizados em Maceió para os passageiros que lá embarcam ou desembarcam.

A TAM anunciou que entre 05 de julho e 9 de agosto serão operados vôos diretos ligando Buenos Aires a Cabo Frio.

terça-feira, julho 01, 2008

Emirates: Aumento nas Passagens

A Emirates anunciou, segundo o Mercados e Eventos, um aumento de 11% nas suas tarifas internacionais. Fique de olho, já que em se tratando de aviação, a tendência é que outras cias sigam o caminho.

quinta-feira, julho 31, 2008

Greve de Controladores no Uruguay, Redução dos Atrasos na Argentina

A Majô do blog Filigrana , no qual anda descrevendo sua última viagem a Buenos Aires de uma forma muito agradável e didática (dá uma passada lá!), já deu o alerta. Mesmo voando com TAM, seu vôo partindo da Argentina sofreu um atraso de 1 hora (não iguais aos dos vôos da Aerolineas...), mas nada a ver com problemas argentinos. Dessa vez foi uma greve ou operação padrão dos controladores no Uruguai que gerou a confusão.

Essa greve dos controladores por lá tem gerado ameaças de interrupção de serviços por parte das cias aéreas internacionais que operam por lá.

Enquanto a situação começa a melhorar na Argentina (e tem gente que acredita que os brasileiros estão ajudando nisso), a Pluna vive dias de atrasos devido aos controladores uruguaios.

Será que isso é resultado das nossas exportações (Greves/Operação padrão de controladores, caos em cias nacionais, se esquivar de culpa....)?

quarta-feira, julho 30, 2008

British e Iberia: Fusão?

Lembram-se deste post falando sobre uma possível joint venture entre American, Iberia e British? Então as coisas parecem que estão fluindo. A Bristih e a Iberia admitiram que estão estudando a possibilidade de uma fusão.

Vamos torcer por uma fusão, mas que ela venha levar a Iberia a assumir uma padrão British e não ao contrário...

Do outro lado do Atlântico, Air Canada, Continental (que recentemente fez um acordo coma a Air Canada), United e Lufthansa ensaiam uma associação de forças (não uma fusão).

Tudo isso para enfrentar a Delta/Northwes associada com a Air France/KLM .

Briga de gigantes....

Greve Lufthansa: Pouco Impacto Ainda

Apenas 3% dos vôos da Lufthansa foram afetados pela greve parcial dos funcionários da cia alemã.

Boa notícia para quem voa Lufthansa.

terça-feira, julho 29, 2008

Spirit: Iniciadas as Operações em Bogotá

A low cost Spirit iniciou seus vôos ligando Bogotá a Fort Lauderdale (próximo a Miami). O vôo será diário e a tarifa de introdução está saindo por cerca de 234USD (com taxas...).

Sabendo que ela cobra um extra por malas despachadas e possui uma franquia reduzida de babagem, ir aos Estados Unidos usando 20 mil milhas/pontos mais cerca de 400 reais pode ser uma boa. Não esqueça de cotar a passagem Bogotá/Miami na American que tem respondido agressivamente a investida da Spirit.

segunda-feira, julho 28, 2008

Alitalia: A Varig Deles

A Alitalia vê suas finanças afundarem a cada dia que passa e ao mesmo tempo o governo italiano, que injetou uma grande volume de dinheiro para a mesma continuar voando, procura investidores e uma saída para o fiasco das negociações anteriores com a Air France-KLM.

O sonho dos sindicatos italianos é uma estatização como a ocorrida na Aerolineas recentemente, mas a Comissão Européia não permitiria isso. Dentro dos limites legais, mesmo que seja necessário mudar a lei para isso, o governo italiano aventa a possibilidade de uma saída a brasileira: dividir a Alitalia em duas partes, sendo que a podre iria para uma falência e a saudável voltaria a voar com injeção de capital privado (Air One?).

Quem acompanha o blog já viu vários alertas sobre a Aerolineas e muito mais sobre a Alitalia. A cia italiana continua voando e cumprindo seus compromissos. Mas para fazer uma compra consciente, leve as informações acima em consideração.

Trip: Crescendo

A Trip estará recebendo novos ATRs (tubohélices que são a base das operações da cia aérea) nos próximos meses. Com isso ela estará ampliando ainda mais suas operações. Na lista estão vôos ligando São José dos Campos ao Ro de Janeiro e a rota Belo Horizonte/Vitória da Conquista/Salvador.

Desejo todo sucesso nessa estratégia da TRIP, já que os vôos não podem ficar restritos apenas as capitais. O ideal era favorecer uma interligação desses vôos com os grandes troncos domésticos e internacionais operados pelas grandes cias tidas como não regionais.

E a OceanAir vai vendo suas antigas rotas serem ocupadas....

domingo, julho 27, 2008

Resumo da Semana

Promoções estão em falta. Quem tentou comprar uma passagem nos últimos dias descobriu que com o mesmo que se gasta em um trecho nacional pode-se ir a um país vizinho.... Promoção só nos programas de milhagem mesmo. O Smiles e o Fidelidade TAM continuam com as promoções de emissão de trechos com um número de milhas/pontos reduzido.

Liberado code share entre Varig/Gol, Varig/Air Europa e TAM/Lufthansa. Teremos novidades na Varigol?

Foi só fazer um post sobre possíveis problemas operacionais nos próximos dias na Aerolineas e a realidade mostrou-se mais rápida que as especulações. Disputas políticas, empresariais, trabalhistas fazem o caldeirão da Aerolineas ferver. Um governo com pouco caixa disponível decidiu reestatizar uma cia aérea com problemas financeiros importantes, em parte causados por um congelamento de tarifas imposto pelo próprio governo e que ainda possui uma grande parte da sua frota parada para manutenção. Um país que não vê na concorrência uma forma de equilíbrio do setor fica na mão de uma única cia aérea. Consumidores e contribuintes pagarão o pato. Aconselho aos consumidores da Aerolineas ficarem de olho, acionarem seus agentes de turismo caso a compra tenha sido feita com eles (olha que querem retirar a responsabilidade das agências pelas vendas de serviços de terceiros, mas isso é tema para outro post) e torcer um pouco. Não adianta desesperar, já que é um problema que afeta um sem número de pessoas como você e nós sabemos com as coisas são resolvidas por essas bandas daqui. Como disse o Ernesto Lippmann (nosso amigo e advogado), se documente, retire fotos, guarde comprovantes de gastos por causa do caos, tente negociar com a cia aérea e se não conseguir nada, vá ao judiciário. A solução do problema pode demorar, mas pelo você está exercendo seus diretos de consumidor.

Caos! Esse é o mesmo quadro que os consumidores da Lufthansa podem enfrentar a partir de hoje a noite com a greve de seus funcionários e os brasileiros em geral a partir de quarta feira com uma possível greve na Infraero.

Air China deixará de voar para o Brasil.

Mudanças no acordo Brasil/Austrália e uma nova opção de vôo para a Austrália via Argentina.

Aumentos em breve nas passagens da Emirates.

Mais uma cia aérea se juntou a Star Alliance.

Fizemos um editorial sobre as vozes contrárias as quedas das bandas tarifárias no Brasil.

Tenho recebido muitas perguntas sobre El Calafate e Perito Moreno (que parece ser o destinos da vez) por causa deste post. Se você pretende viajar para lá no final do ano, vale a pena ir começando sua programação. Se puder opte pela LAN. Olha que o vôo São Paulo/El Clafate na LAN, com um possível stop nem Buenos Aires está valendo mais a pena que comprar as pernas isoladas - São Paulo/Buenos Aires e Buenos Aires/El Calafate. Outro alerta é para a locação de veículos na Hertz de El Calafate. Eu já tinha passado raiva lá, pois o atendente do aeroporto queria me empurrar para outra locadora e com um preço mais caro. Uma ligação para o escritório da Hertz Argentina ( feita por minha conta, já que o atendente não permitiu o uso do telefone da agência) salvou minha locação. Recentemente um leitor parece ter passado pela mesma situação.

Comentários respondidos. Peço desculpas aos leitores, mas tenho recebido um número grande de perguntas, neste final de semana foram 35 nos diversos posts do blog. Obrigado pelas visitas.

sábado, julho 26, 2008

Comentários

Respondo aos comentários neste final de semana!

Obrigado pelas visitas!

Greve a Vista: Infraero

Os funcionários da Infraero anunciaram que deverão entrar em estado de greve (os principais aeroportos já aderiram) a partir da próxima quarta feira (30 de julho). A reivindicação básica é que os cargos de comando na estatal sejam dados a funcionários de carreira. Os funcionários de carreira dizem-se reféns de decisões equivocadas dos diretores da estatal. Não discuto o mérito da reivindicação, já que não tenho conhecimento profundo do material humano intelectual da Infraero. Como toda empresa estatal, está sujeita a interferências políticas.

Certo é quem vai pagar o pato é o consumidor, como nos correios.....

Mais um estímulo para a privatização do gerenciamento e operação dos aeroportos no Brasil. Lembro-me de uma vez perguntar no balcão de informações da Infraero se tinham os mapas do aeroporto. A resposta foi: Claro que não! O aeroporto é uma área de segurança e um mapa, com a localização das salas de embarque, guichês da Polícia, Receita, Anvisa, ANAC e lojas poderia ser uma arma na mão dos terroristas... Sem comentários!
Obrigado o leitor Guilherme Lopes pela dica do post.

Greve a Vista: Lufthansa

Os funcionários da Lufhtnasa, que andaram fazendo algumas paralisações causando diversos cancelamentos, decidiram entrar em estado de greve a partir da próxima segunda feira, dia 28 de julho.

Se ela se confirmar, o caos vai reinar nas operações da Lufhtansa, principalmente em solo alemão, durante a alta estão de verão por lá.

Se você vai voar na Lufhtansa a partir de domingo à noite, fique de olho e acompanhe o noticiário.
Obrigado ao Ernesto pelo envio da dica do post.

Aerolineas Argentinas: Como Será o Futuro?

Durante um discurso a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convocou os sindicatos dos empregados da Aerolineas e Austral, sua subsidiária, a cooperar com as mudanças a serem implantadas na cia aérea.. O governo acredita que em parte os sindicatos são culpados pela situação na qual a cia mergulhou. No momento em que uma crise financeira rondava a cia aérea, eram mantidas diversas paralisações que comprometeram ainda mais a situação da cia aérea. Resta saber qual vai ser a postura dessas entidades, já que sonharam e conseguiram que o governo assumisse a cia aérea apesar de todos os erros cometidos. Por outro lado, o Governo Argentino se diz interessado na presença de capital privado na cia aérea, mas os sindicatos querem mesmo é o estado como único dono.

Uma notícia que traz um pouco de apreensão a quem tem passagens da Aerolineas é o fato do Ministro do Planejamento argentino ter dito que as operações da Aerolineas estão garantidas até o dia 31 de julho. Daí em diante, as operações serão reavaliadas dia a dia a fim de serem viabilizadas. Pelo que dá para entender, cortes de rotas ou vôo devem vir pela frente.

Vamos acompanhar.

ANAC: Autorizado Code Shares Varig/GOL, Varig/Air Europa e TAM/Lufhtansa

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é code share ou em bom português, código compartilhado. Vôo em code share é quando uma cia “A” faz acordo com a cia “B” que opera uma determinada rota de forma a reservar uma cota x de assentos em determinados vôos da cia “B” e assim passar a vendê-los como seus. Ou seja quando você compra uma passagem naquele vôo em code share na cia “A”, apesar de ter um número de vôo da cia “A”, o vôo vai ser executado por uma aeronave e por tripulação da cia “B” que originariamente opera a rota. Mas para que realizar vôos em code share? Se uma cia quer expandir os destinos por ela disponibilizados a seus consumidores e não tem interesse em operar com equipamento próprio essa mesma rota, o code share passa a ser uma opção.

A ANAC liberou então os vôos em code share entre a Varig e a Gol, ou seja, a Varig ou a GOL podem se utilizar da outra cia para alimentar com passageiros seus vôos e também distribuí-los. Uma boa para a Varig que aumenta o número de destinos atingidos já que a Gol opera um número muito maior de destinos nacionais que a Varig.

A Varig que não mais opera vôos para Madri, a partir dessa decisão, poderá vender assentos, como se seus fossem, nos vôos da Air Europa que partem de Salvador e essa poderá distribuir seus passageiros para outros destinos operados pela Varig.

O mesmo raciocínio aplica-se ao acordo entre a TAM e Lufthansa, que apesar de já ter iniciado nos programas de fidelidade, só agora atingirá os vôos a partir dessa autorização.

São boas notícias para os consumidores dessas cias aéreas.

sexta-feira, julho 25, 2008

Queda das Bandas em Vôos paras Europa e EUA: A Manifestação das Vozes Contrárias

Um artigo publicado no Jornal do Brasil intitulado “A ANAC poderá acabar com o turismo doméstico” expõe a opinião de algumas das vozes contrárias a uma possível queda das bandas nos vôos internacionais para fora da América do Sul. Respeito a opinião dessas vozes, mas não comungo da mesma idéia.

Em resumo, elas defendem que a queda das bandas poderia levar a um aumento das viagens internacionais em detrimento das viagens nacionais, perda de divisas e quebra das cias nacionais e da indústria de turismo no Brasil.

Tenho sempre a idéia de que nossos empresários ficam sempre esperando um apoio governamental para continuar fazendo que lhes é mais interessante sem ser incomodado pela concorrência. Como as cias aéreas que operam aviões velhos sem entretenimento de bordo e atrativos para o consumidor que se beneficiam das bandas tarifárias para poder concorrer em preço com cias mais modernas que oferecem serviços melhores. Adoro o Brasil como destino, mas não esqueço que a violência e preços são fatores que pesam muito na escolha do meu destino de férias.

Quando procuro hospedagem no Brasil, tenho dificuldade em encontrar acomodações de nível intermediário e bons preços. Temos hotéis maravilhosos que fixam seus preços baseados nos seus concorrentes da Europa e EUA e pousadas muito simpáticas com tratamento muito cordial e pessoal, mas que cobram quase como resorts. Na outra ponta, temos hotéis velhos com baixa manutenção, pousadas pouco equipadas, mas que cobram preços de hotéis 3 estrelas no exterior. No meio, muito pouca coisa. Os Formule 1 têm se apresentado como uma opção para uma parcela dos turistas , já que os Ibis vêm apresentando um aumento constante de suas tarifas que acabam disvirtuando a proposta inicial de boa relação entre serviço/preço.

Quando procuro tarifas aéreas fora da promoção já encontro passagens cujos preços já me levariam para o exterior. Somente nas promoções, os preços atingem níveis próximo da realidade.

Se um dia as bandas caírem e o mercado interno de turismo sofrer com isso, em grande parte a culpa é dele mesmo, já que poucas vezes a operação e formação de preços é focada no turista interno e sim no que o turista estrangeiro pode pagar.

Talvez será necessário um choque desses para que a média da industria nacional de turismo caia na realidade de que se querem o turista interno como gostam de alardear, vão ter que se aprimorar e cobrar um valor compatível com o que o brasileiro ganha e não mais com o que o turista europeu aceita pagar para ver nossos encantos naturais.

quarta-feira, julho 23, 2008

Air China Vai Suspender Vôos para o Brasil

A Air China, que opera a rota São Paulo/Pequim via Madri, anunciou que vai suspender os vôos dessa rota a partir de 14 de setembro. O vôo Madri/Pequim irá continuar, mas o trecho São Paulo/Madri vai ser suspenso (há promessas de retorno do vôo no primeiro quadrimestre de 2009, será?).

Realmente, vôos do Brasil para a China não tem sorte, já que a Varig chegou a anunciar um vôo code share para Pequim antes da crise da mesma. Os preços cobrados pela Air China no trecho São Paulo/Madri eram bem competitivos. Só fico pensando porque não ter tentado a rota via Barcelona, já que nenhuma cia no momento voa diretamente para lá.

Quem tiver passagem comprada para vôos a partir de 14 de setembro deve entrar em contato com a cia aérea via tel: (11) 3186-8888. Como ela é uma cia Star Alliance, provavelmente você será transferido para um vôo de outra cia da aliança.

Fonte: Panrotas

Aumento nas Passagens Emirates da Primeira Classe e Executiva

Se você está podendo e pretende realizar em breve uma viagem na classe executiva ou primeira classe da Emirates, então acelere sua decisão de compra. Segundo o Panrotas, a cia deve aumentar em 5% as tarifas das passagens para voar nessas classes de serviço.

Acordo Brasil/Austrália: Revisto e Novos Vôos LAN/Qantas

O acordo bilateral Brasil/Austrália foi revisto e o número de frequências semanais permitidas foram ampliadas de 7 para 14. Até aí nada de novo, já que o número de vôos diretos Brasil/Austrália era nulo e nenhuma cia mostrou interesse em operar vôos nessa rota (a Austrália solicita visto para o turista brasileiro). A Air New Zeland, da Nova Zelândia (que não solicita visto), aventou a possibilidade, mas com o aumento do preço do petróleo e da crise daquela cia, os planos devem ter ido por água abaixo.

Mas o novo acordo traz novidades, já que permite vôos via um ponto secundário (exceto EUA, que recentemente fizeram um acordo de céus abertos com a Austrália) ou vôos operados em code share (nesse caso pode ser via EUA).

A LAN via LAN Argentina agiu rápido e está anunciando o vôo São Paulo/Sydney via Buenos Aires com tarifas a partir de 1806 USD (sem taxas). O vôo será operado 3 vezes por semana a partir de 24 de novembro pela LAN até Buenos Aires e de lá em diante é feito com a australiana Qantas que volta a voar para a América do Sul. (uma cia que gostaria de experimentar).

segunda-feira, julho 21, 2008

EgyptAir: Nova Cia Star Alliance

A Star Alliance não para de crescer. Agora foi a vez da EgyptAir do Egito ser admitida como membro da Star Alliance. O ponto fraco da aliança continua sendo a América do Sul. Mas a TAM é forte candidata a candidata a membro Star Alliance. Pelo menos acordos com todas as cias Star Alliance que operam no Brasil já foram realizados ou estão sendo negociados.

Na fila de entrada nessa aliança estão a Air India e Air Union (russa).

domingo, julho 20, 2008

Resumo da Semana

Promoção de vôos nacionais só nos programas de fidelidade Smiles e Fidelidade TAM.

Já Varig está com uma promoção para o vôo Rio de Janeiro/Santiago do Chile.

Como o post sobre cartões de crédito ficou recheado de dicas dos leitores, resolvi expandir um pouco mais o tema. A escolha de um cartão pode ser influenciada por outros fatores além do programa de recompensas do cartão. Outras vantagens como seguros e assistências podem pesar na decisão. Você já usou algum desses serviços adicionais? Se já não esqueça de deixar sua experiência na caixa de comentários deste post aqui.

A programada redução de vôos da TAP para o segundo semestre afetarão também os vôos com destino ao Brasil.

A Copa anunciou tarifas para o vôo Belo Horizonte/Miami via cidade do Panamá a ser operado a partir de agosto. Mas parece que além da TAM que deve operar vôos de Belo Horizonte para Miami via Rio de Janeiro, a Delta e a American solicitaram direitos para operar vôos entre Belo Horizonte e os Estados Unidos (Atlanta e Miami respectivamente). Ótimas conquistas para a nossa BH. Agora só falta melhorar a infra-estrutura da emigração e quem sabe ampliar o recentemente implantado duty free Shop do aeroporto de Confins.

Questionados por um leitor sobre a operação dos vôos da Pluna para Bariloche, fomos atrás da cia aérea e conseguimos esclarecer como anda a operação desse vôo e confirmar os planos de vôos para Belo Horizonte e Brasília ainda este ano, se o petróleo deixar, mediante uma resposta do diretor da Pluna para o Brasil, Gonzalo Mazzaferro.

A novela da Aerolineas evoluiu como esperado. O governo reestatizou a cia aérea. Agora só falta saber se anovela chega ao fim ou ainda vamos ter novos capítulos.

Para ganhar dinheiro, algumas cias americanas vão colocar propaganda nos cartões de embarque impressos pelo passageiro.

O noticiário não para de falar de aumento de preços. Fizemos uma pequena análise desse quadro e o impacto para o consumidor.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sábado, julho 19, 2008

Fidelidade: Promoção de Emissão com Pontos Reduzidos

Nós já falamos dessa promoção aqui via uma dica da Rosa. Mas navegando no site de ofertas da TAM, recentemente remodelado, encontrei uma função que pode ajudar nessa procura por destinos envolvidos nessa promoção.

No site é possível selecionar sua origem e pedir para que o mesmo apresente os destinos disponíveis de acordo com o número de pontos necessários para emitir um trecho.

Antes que comecem os comentários de que não encontraram passagens no dia e na hora que gostariam, tenham em mente que os vôos envolvidos nessa promoção não são a totalidade dos vôos, mas sim uma parcela desses geralmente e em horários menos favoráveis. Mas emitir um trecho BH/Recife usando apenas 3 mil pontos por trecho é um ótimo negócio!

sexta-feira, julho 18, 2008

Aumento de Preços das Passagens: São Tantas As Noticias Que Até Parece Terrorismo

Navegando pelos sites das cias aéreas e pelos veículos que cobrem essas empresas dois tipos de notícias se sobressaem em volume:

Aumento de preços: Seja na passagem mesmo ou no adicional de combustível, os preços andam subindo, e subindo muito. Os adicionais subiram tanto que passagens que inicialmente parecem mais baratas acabam com preço final superior as de outras tarifas que na primeira olhada seriam descartadas. Olha que o combustível de aviação subiu 100% no último ano nos EUA contra 35% no Brasil. Isso ajuda a explicar o desespero de algumas cias aéreas pelo mundo. Até a Ryanair já admitiu que pode não ter lucro no corrente ano fiscal.

A soma de duas tarifas (uma para ir de A até B e a outra de B até C), uma das estratégias que gosto de utilizar para formar uma passagem internacional e fugir das bandas que regulam nossas tarifas pode não compensar mais em alguns casos devido aos adicionais combinados.

Nas pesquisas que tenho feito, mostra que a demanda alta de passagens para os EUA (terra do Dólar fraco) tem inflacionado as passagens para esse destino que costumavam ser mais baixas que as para a Europa e que agora inverteram a situação.

A segunda fase do fim progressivo das bandas tarifárias não gerou grande impacto nas rotas mais concorridas (Chile, Argentina, Peru e Montevidéu).

Algumas cias estão reduzindo o número de vôos (tirando aviões velhos de circulação e reduzindo o consumo global de combustível de aviação). Com a redução dessas opções de conexão ou mesmo de vôos fica mais difícil conseguir uma boa tarifa já que a procura não vai reduzir na mesma intensidade que a da oferta de vôos. Esse quadro já é uma realidade nos EUA e começa a atingir as cias européias que começaram a anunciar seus cortes de vôos e pessoal como já fizeram as americanas.

Redução dos serviços ou cobrança pelos que eram gratuitos: Essas modificações iniciaram-se nos vôos domésticos nos EUA e tendem a se expandir pelo mundo. Redução de franquias ou cobrança pelo despacho desde a primeira mala, fim do serviço de bordo grátis ou simplificação do mesmo chegando a atingir até os sistemas de entretenimento (como fez a US Airways) avançam. Os programas de milhagem estão começando a cobrar por emissão de passagens não importando a antecedência com que ela seja feita ou o meio utilizado (alguns programas cobravam quando a emissão era feita muito próximo da data do vôo ou por outro meio que não a Internet).

Aqui vão os conselhos:

Ao pesquisar suas tarifas procure em mais de um site e de preferência que já apresente os valores finais das passagens com as taxas inclusas já na primeira página onde vem o comparativo de tarifas encontradas. Gosto muito do ITA (que não vende passagens, pois dá acesso apenas ao inventário do GDS) e do Kayak, mas o Decolar também apresenta o preço final. Uma pena, porque os confiáveis Stella Barros e Submarino Viagens não fazem isso na primeira página (fazem na segunda página após a escolha da tarifa), uma falta grave na minha opinião. Quem sabe não aceitam a sugestão do blog de implantar o preço final nas buscas, facilitando a comparação inicial e poupando tempo do consumidor?. Não esqueça de pesquisar nos sites das cias aéreas que podem ter promoções exclusivas no site próprio.

Comece a planejar sua viagem de fim de ano com antecedência no caso da viagem ser internacional. As tarifas mais baixas para alguns destinos mais concorridos começam a reduzir sua disponibilidade. A passagem pode até não subir, mas o adicional de combustível sim (se o petróleo continuar avançando em preço) e as promoções podem reduzir-se. Não há garantia de que você estará efetivamente economizando com essa estratégia, já que futurologia não é meu forte e por não ter domínio sobre a cotação do dólar ou do petróleo, mas pode reduzir seu estresse na montagem da viagem. Planejamento ajuda, mas te imuniza de pequenas chateações como as que citei neste post.

quinta-feira, julho 17, 2008

Comentários

As respostas dos comentários estão atrasadas (blogueiro tendo que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo), mas até o final de semana respondo todas.

Cartões de Crédito: Você já Usou Algum dos Benefícios Adicionais?

Vou chamar mais uma vez a atenção dos leitores para a caixa de comentários do post sobre as mudanças de regras do Amex. Está rolando muitas dicas sobre os cartões de crédito em geral. Eu mesmo acabei conhecendo, via dica do Nick, o cartão do Votorantin me era até agora desconhecido. Cada um tem um cartão que se encaixa mais no seu perfil. Se você tiver mais dicas sobre cartão ou quiser ler os comentários é só clicar aqui.

Os possíveis benefícios de um cartão de credito vão muito além do programa de milhagem ou pontos do mesmo. Alguns cartões podem te dar um seguro de vida em caso de morte acidental, seguro de malas, uma graninha de indenização no caso de atraso na entrega das malas, seguro do veículo alugado, seguro de saúde no caso de urgência médica (sendo que alguns emitem um certificado de seguro para comprovar sua cobertura para entrar na Europa) entre outras vantagens.

Você já usou alguns desses benefícios? Fora o seguro de vida, já me senti tentado a usar pelo menos dois desses benefícios, mas nunca tive confiança suficiente para fazê-lo.

Explico: No caso de um seguro saúde, muitas vezes a coisa burocrática fica toda na sua mão (resolver questões espinhosas no exterior em língua não nativa não é algo isento de estresse) e depois você tem que enviar ao cartão toda a papelada para ser reembolsado. Aí acabo decidindo por um seguro saúde de viagem que não seja baseado em reembolso (ligo para a assistência e eles resolvem os problemas) visando reduzir um possível estresse.
Seguro de carro no exterior é a mesma coisa. O seguro do cartão cobre os danos do veículo (CDW ou LDW), mas não os dos terceiros e ainda você tem que ficar de olho na pré-vistoria do veículo, pois se passar um dano despercebido, você acaba sendo responsável na hora de entregar. Como opto pelo seguro total e o de terceiros da locadora, não há estresse, já que todo e qualquer dano estará coberto. Normalmente, a vistoria pré e pós aluguel costumam ser até mais rápidas.

Se você já teve alguma experiência de optar por um desses benefícios e ter que realmente usá-lo então a deixe na caixa de comentários deste post. Quem sabe eu e outros leitores podemos mudar nossa forma de agir baseado nessas histórias? Já aproveito para agradecer sua participação.

Varig: Promoção Rio de Janeiro/Santiago do Chile

A Varig que estendeu seu vôo São Paulo/Santiago até o Rio de Jnaeiro está fazendo uma promoção de passagens para essa nova rota. A paasagem está saindo por 399 USD sem taxas inclusas.

Compras: Do dia 11 de julho a 15 de agosto.

Vôos Envolvidos: 01 de agosto a 31 de agosto.

Regras: Leia todas as regras antes de emitir sua passagem.

Fonte: Site Varig

quarta-feira, julho 16, 2008

TAP: Redução de Vôos Inclui Brasil

Temos falado muito que as cias aéreas estão reduzindo o número de vôos tentando otimizar a ocupação, retirar aviões mais velhos de operação e reduzir custos.

A TAP que viu suas contas piorarem nos últimos meses decidiu implantar uma redução de vôos no segundo semestre. Essa redução está programada para ocorrer em determinados períodos daquele semestre e no início do primeiro semestre de 2009. Rio de Janeiro, Recife, Natal e São Paulo terão vôos temporariamente suspensos em determinados períodos (Natal e Ano Novo estão livres dessas suspensões).

A TAP já reina absoluta no Nordeste, onde as tarifas não apresentam tantas promoções como no Sudeste. Será que veremos um aumento das tarifas ou fim das promoções por um período?

Vamos acompanhar.

Fim dos Cartões de Embarque: Cias Vendem Propaganda e Você Gasta a Sua Tinta...

Já falamos um pouco das mudanças que os cartões de embarque vem sofrendo neste post. Não é que agora algumas cias estão planejando colocar espaços publicitários nos cartões de embarque dos passageiros que fazem o check in na Internet?

Não tenho nada contra publicidade, mesmo porque um dia elas vão pintar um pouco mais aqui no blog, mas publicidade em algo que você paga e que é impresso com sua tinta (já que é você que usa a folha de papel e tinta para imprimir seu cartão reduzindo os custos para a empresa) já fica um pouco demais...

terça-feira, julho 15, 2008

Pluna: Vôos Para Bariloche

Já demos a dica neste post das boas tarifas que eram praticadas pela Pluna para o destino Bariloche. Recentmente, recebemos de um leitor um questionamento sobre a operação dos vôos ligando Montevidéu a Bariloche.

Fomos em busca de informações. Segundo o diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna teve dificuldades na aprovação da rota pelo Governo Argentino, mas está atuando junto a essas autoridades para reverter a situação. Os vôos continuam sendo operados, mas são realizados com aeronaves fretadas da Aerolineas e da Andes que tem permissão para realizar esses vôos.

Aproveitamos para questionar sobre os novos vôos partindo de cidades fora do eixo Rio/São Paulo, como Brasília e Belo Horizonte que já teriam preços de referência autorizados. Gonzalo acredita que se a alta do petróleo for contida, esses valores podem ser ainda menores no momento do lançamento desses vôos.

Aproveitamos para agradecer ao Gonzalo Mazzaferro pela resposta as nossas perguntas, criando um canal de contato entre a Pluna, blog e consumidores como um dia a TAP também o fez aqui.

Vale lembrar que a Pluna tem aparecido com uma alta frequência aqui no blog por méritos próprios, seja por tarifas convidativas, pelas mudanças nas regras de franquia de bagagens e serviço de bordo, pela aposta em novos destinos no Brasil (idéia que o blog faz questão de apoiar) ou pelos vários questionamentos que recebo dos leitores nas caixas de comentários dos posts.

Aerolineas: Marsans Sendo Forçado a Passara Batata Quente Para Frente

Crise financeira e intervenção política são os principais ingredientes do imbróglio vivido pela Aerolineas. Sua controladora, o grupo espanhol Marsans em prol das boas relações entre Espanha e Argentina está sendo forçado a ceder suas ações ao Governo Argentino.

Parece que vai ser feita uma auditoria independente para avaliar o passivo e o patrimônio atual da principal cia aérea Argentina para determinar se haverá contra-partida do governo na transação.

O mesmo governo que congelou as tarifas nas Argentina no passado recente agravando mais ainda a situação financeira da companhia, agora deve voltar a assumir seu controle (fala-se em nova privatização no futuro), mas de antemão sabe-se que quem vai pagar a conta de ter uma cia aérea nacional e com um sindicato muito atuante será o contribuinte argentino.

Fonte: AeroLatin News

segunda-feira, julho 14, 2008

COPA: Vôo Ligando Belo Horizonte a Miami via Panamá

Já falamos aqui do vôo que a Copa vai operar saindo de Belo Horizonte em direção a cidade do Panamá. Agora começam a serem divulgadas tarifas para destinos além da Capital do Panamá.

A ligação Belo Horizonte/Miami com conexão de 45 minutos na Cidade do Panamá vai ter tarifas a partir de 855 USD sem as taxas.

A favor, o preço e ausência de necessidade de realizar conexões no Rio ou São Paulo que costumam durar muito mais que esses 45 minutos prometidos no Panamá. Contra, a operação do vôo com aeronaves menores, Boeings 737-700, que as da concorrência (porém novas) e o fato da imigração e o Duty Free de Confins terem espaço reduzido.

Vamos esperar a opinião de quem tiver a oportunidade de usar esse vôo.

domingo, julho 13, 2008

Resumo da Semana

Férias começaram e estamos no segundo final de semana sem grandes promoções. O Smiles continua com a promoção de emissão de trechos com um número de milhas reduzido (nem todo mundo anda conseguindo, mas muitos leitores do blog já conseguiriam). Não é que a leitora Rosa deu a dica de uma promoção não anunciada que também permite emissão de alguns trechos com número reduzido de pontos no Fidelidade TAM? Bom momento para gastar suas milhas/pontos.

Falando em milhas/pontos, fizemos um alerta sobre as mudanças nas regras do programa Membership Rewards do cartão American Express. Na caixa de comentários do post, está rolando uma ótima discussão sobre o tema cartões e programas de recompensas. Se você tiver alguma dica sobre esse tema, então esse é o lugar de postá-la. Agradeço a participação dos leitores nessa discussão.

Falamos da Pluna que já conseguiu autorização para voar para Belo Horizonte e Brasília, além de ter iniciado o serviço para Curitiba. A mesma cia mudou as regras de bagagem e passou a cobrar pelas refeições. A Pluna tem praticado bons preços em suas tarifas, mas leve em conta essas alterações na hora de decidir suas compras. Essas restrições podem ou não fazer diferença para você.

Fizemos mais um alerta sobre a Aerolineas. A situação da cia aérea se complica a cada dia.

A concorrência anda se aproximando do Brasil. A low cost americana Spirit solicitou o direto de voar entre Fort Lauderdale (próximo a Miami) e Manaus.

Duas cias low cost anunciaram finalmente seus planos de fusão: As espanholas Vueling e ClickAir.

E não é que Dublin teve seus dias de caos aéreo a la Brasil?

Por fim, falamos um pouco sobre planejamento de viagens e o impacto das mudanças das estratégias comerciais de várias cias programadas para o segundo semestre.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sexta-feira, julho 11, 2008

Pluna: Novos Destinos No Brasil Ainda Este Ano

Segundo o Diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna deve passar a voar para mais destinos ainda este ano. Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre ou Curitiba estão na mira. Uma boa notícia e que vai de encontro com as idéias de descentralização dos vôos defendidas por este blog.

Tomara que esses vôos sejam anunciados logo facilitando a vida de quem quer organizar as viagens de final de ano tanto em Montevidéu, Punta, Buenos Aires ou nos demais destinos atendidos por essa cia uruguaia. Mas fique atento porque a Cia recentemente mudou sua franquia de bagagem e o serviço de bordo.

Leia mais sobre as mudanças no site da Pluna.

quinta-feira, julho 10, 2008

Aerolineas Argentinas: Por Sua Conta e Risco

Já fizemos um alerta aqui. Hoje fazemos outro. A Aerolineas está passando por uma faze muito difícil com atrasos no pagamento dos funcionários. E segundo o Valor Econômico, 60% da frota parada por falta de pessoal ou insumos.

Está sendo solicitada uma intervenção governamental na cia aérea Argentina.

O governo teria interesse na nacionalização da cia aérea, mas nenhuma atitude foi tomada ainda.

Por essas e outras que algumas cias não aparecem no Aquela Passagem por melhor que seja a oferta de passagens.

Fonte: La Nacion

Low Cost Spirit Solicita Permissão para Operar Rota Fort Lauderdale/Manaus

O primeiro efeito do novo acordo Brasil/EUA já foi anunciado: a low cost americana Spirit, que já atua em Lima no Peru e Bogotá na Colômbia, pediu autorização à ANAC para operar vôos ligando Fort Lauderdale (cidade próxima a Miami) nos EUA a Manaus.

Vamos ver como ela vai se comportar no caso da autorização sair. A Spirit tem sua ação muito baseada nas low fares (baixas tarifas) que já levaram a American e a LAN a baixarem suas tarifas a fim de poder concorrer pelos passageiros. Por outro lado, a Spirit atua com uma franquia reduzida de bagagem despachada e cobra pelo despacho das malas. O problema é que o acordo Brasil/EUA saiu, mas as bandas tarifárias permanecem, o que torna impossível a chegada das superpromoções realizadas nos mercados onde a Cia atua ao Brasil e torna a relação custo benefício desfavorável para o consumidor dessas passagens no Brasil.

De qualquer forma, demonstra o interesse das cias low costs no Brasil (a Jetblue deve tentar algo também) e coloca contra a parede, no caso de uma flexibilização tarifária, as cias brasileiras acostumadas a cobrar muito e oferecer pouco.

Se as bandas caírem na rota Brasil/EUA ou se a Spirit conseguir implantar tarifas semelhantes às cobradas na Colômbia e no Peru, vai ser muito difícil emitir uma passagem para Manaus usando milhas ou pontos....

Fonte: Panrotas

Clickair e Vueling Juntas

Por várias vezes divulgamos que duas boas cias low costs espanholas preparavam uma fusão. A Vueling andou tendo que cancelar algumas rotas e frequências que apresentavam resultados econômicos insatisfatórios para reduzir seus prejuízos.

Dessa vez, as duas cias anunciaram os preparativos para a fusão e aguardam a aprovação dos órgãos reguladores. Nasce uma nova low cost e com muito mais estrutura financeira. A marca Vueling e a sede em Barcelona serão mantidos.

Boa sorte para nova cia aérea, ou melhor, para a nova fase da Vueling.

Defeito em Radar Cancela Vôos: Não É Só no Brasil

O aeroporto de Dublin na Irlanda passou por um dia de caos quando as operações de um radar sofreram pane. O pior é que Ryanair disse que o problema do radar já era conhecido pelos responsáveis.

Portanto, incompetência não é coisa restrita ao Brasil, mas será que a impunidade também? Creio que não...

terça-feira, julho 08, 2008

TAM: Promoção de Emissão de Trechos Com Pontos Fidelidade

Dica da leitora Rosa, a qual já aproveito para agradecer.

Parece que a TAM está fazendo uma promoção sem muita divulgação na qual é possível emitir trechos usando um número reduzido de pontos do Fidelidade TAM inclusive em vôos em julho. Ela já fez isso várias vezes neste último ano.

Então quem sabe a passagem que você está procurando não sai com esses pontos. Vá no site da TAM e faça uma busca. Quem sabe não aprece algo interessante? Você precisa primeiro fazer o login no Fidelidade para poder consultar a emissão de passagens com pontos.

segunda-feira, julho 07, 2008

American Express: Mudanças no Membership Rewards

O leitor Miguelch deu um alerta importante em um comentário feito dias atrás: O programa de recompensas do cartão American Express do Brasil, que é gerenciado pelo Bradesco, alterou o fator de conversão dos pontos do Rewards para os cartões que não são Platinum. Antes 1000 pontos Rewards podiam se transformar em 1000 pontos Fidelidade TAM, agora se transformam em apenas 800!

Nunca me senti compelido a ter um cartão American Express, por isso não sei se as funcionalidades que ele possui possam ultrapassar essa perda de 20%. Já ouvi no Viaje na Viagem do Ricardo Freire que alguns leitores reclamavam das cotações do dólar usado na conversão da fatura em moeda estrangeira em reais.

Outros programas tem fatores de conversão menos interessantes quando o número de pontos a ser transferido é menos que 20.000, como é o caso do programa HSBC Premier Rewards. Mas nesse caso, só após 20.000 pontos, o fator de conversão é 1 para 1. Além disso, alguns cartões acumulam 1,5 ponto por USD gasto na fatura.

Eu ainda prefiro um cartão com bons bônus ao se inscrever e pontos que nunca se expiram. Se não pagar anuidade, melhor ainda! Por isso ando satisfeito com o meu.

Planejar Cedo Nem Sempre é Garantia de Ausência de Dor de Cabeça

Sempre que o consumidor pode, indicamos que o mesmo inicie os preparativos com uma boa antecedência da viagem. Isso pode garantir uma vaga naquele hotel desejado e quem sabe com uma tarifa mais em conta, um lugar num vôo naquele dia escolhido. A tarifa aérea é mais complicada, já que em alguns casos as promoções em vôos internacionais acontecem apenas 3 a 4 meses antes do vôo e no caso das passagens nacionais, as promoções são imprevisíveis.

Não é que nos EUA quem definiu a viagem do segundo semestre com antecedência está tendo de mudar os planos? Devido a uma redução acentuada dos vôos anunciada pelas diversas cias americanas em razão do aumento de custos de operação e visando proteger os lucros ou reduzir os prejuízos, vários desses consumidores viram os seus vôos serem cancelados e sofreram remanejamento de datas e vôos.

Portanto, sempre que planejamos bem uma viagem, reduzimos as chances de chateações, mas não conseguimos eliminá-las. Saber lidar bem com esses contratempos deixando uma folga antes e depois dos vôos pode reduzir o estresse de um eventual contratempo.

domingo, julho 06, 2008

Resumo da Semana

Fim de semana sem grandes promoções. Com o início da alta temporada as promoções tiram férias, pelo mesnos neste final de semana. Na mídia em geral só se fala de aumento de preços das passagens. O Smiles continua com a promoção de trechos por 2500 milhas que tem causado muita polêmica no blog. Muitos leitores reclamam que não conseguem os trechos desejados, outros relatam que conseguiram sim.

Falando em Varig, ela pediu autorização para voar para o Uruguai. Quem sabe não aparece mais uma oportunidade de gastar suas milhas até o final do ano.

A minha Belo Horizonte vai ganhar mais vôos internacionais em breve. Com destino a Cidade do Panamá, Paris e Miami.

Buenos Aires será ligada temporariamente a Maceió e Cabo Frio durante o período de férias do meio do ano. Não custa torcer para que esses vôos passem a ser perenes.

Os aumentos dos custos de operação têm levado a várias mudanças nas políticas de bagagem e nos programas de milhagem. São tantas as mudanças que vou deixar as coisas estabilizarem para poder alterar as tabelas da série que produzi sobre as franquias. Enquanto isso, é melhor sempre conferir as franquias internacionais nos sites das cias aéreas cujos links estão no início de cada post daquela série. Mudanças nos programas de milhagem da American, Delta e cartão American Express estão em curso. Durante a semana que se inicia vou falar um pouco delas.

Dessa vez foi a Pluna que alterou sua política de franquia de bagagem.

Falamos sobre os aumentos de preços da Emirates.

Boatos falam de uma união entre American Airlines, British e Iberia. Será?

O fim dos cartões de embarque físicos está próximo...

Comentários respondidos!

Uma boa semana para todos!

sexta-feira, julho 04, 2008

Será o Fim do Cartão de Embarque?

Para que gosta de viajar e colecionar os canhotos dos cartões de embarque, a substituição desses por papéis a la extrato bancário (papel térmico) foi um balde de água fria. Ainda existe a opção de imprimir seu próprio cartão de embarque numa folha simples de papel no caso de fazer um check in pela Internet.

Não é que agora está em teste nos EUA um cartão de embarque enviado para o celular? A Continental está testando o sistema junto com o TSA (a ANAC deles) no aeroporto Regan em Washington.

Não vai sobrar nem papel para guardar como lembrança do vôo... A não ser que você vá guardar a fatura do cartão de crédito...

Realmente, o glamour nos aéreas está com em seus últimos dias..

quinta-feira, julho 03, 2008

American, British e Iberia Juntas?

Boatos de que a americana American Airlines, a inglesa British Airways e a espanhola Iberia estariam negociando uma joint venture. A formalização da joint venture dependeria da aprovação do “CADE” americano, órgão que regula a concorrência.

Essa meio aliança Oneworld estaria unindo cias com propostas e serviços distintos, mas que guardam uma complementaridade operacional.

Vamos aguardar se o boato se confirma, se o governo Americano aprova e quais seriam os impactos nessas cias. Todo mundo voando a la Ibéria, ou se adequando ao padrão British?

quarta-feira, julho 02, 2008

Pluna: Mudanças na Franquia de Bagagem

As mudanças que assolam a América do Norte estão começando a chegar na América do Sul. A uruguaia Pluna divulgou sua nova política de franquias de bagagens despachadas que passa a valer a partir de 15 de julho para passagens compradas de 01 de julho em diante:

Pelo despacho da primeira peça, que deverá ter até 20 kg, será cobrado 20 USD. Essa taxa, promocionalmente, não será cobrada dos passageiros que fizerem o check in pela Internet até dia 15 de setembro. Por cada kg extra, serão cobrados 3 USD, sendo que cada peça não pode superar 32 kg. Não conseguimos identificar o valor cobrado pela segunda peça, já que as novas regras ainda não estão disponíveis no site da Pluna.

Essas taxas não serão cobradas dos vôos com embarque no Brasil, mas parece que podem ser cobradas no vôo de volta.... Assim que as regras foram devidamente publicadas no site atualizaremos os dados.

A Pluna vem praticando uma política agressiva de preços no mercado brasileiro com boa performance de vendas. Nós mesmos já chamamos a tenção para várias tarifas da Pluna (Buenos Aires, Bariloche, Santiago do Chile) aqui no blog, além de termos recebido várias perguntas sobre a cia a ponto de termos que realizar uma enquete sobre a mesma. Mas será que essa medida a la Ryanair trará impacto nessas vendas.

Brasileiro não é muito fã de mala pequena e está (mal) acostumado a se valer de franquias mais elevadas em vôos partindo ou comprados no Brasil do que as praticadas em outros mercados. A Pluna vai ter que continuar a lutar em preço para justificar essa cobrança. Cada consumidor sabe decidir se o serviço ou a proposta de cada cia aérea se adapta ou não a suas necessidades. Temos espaços para todos, a questão é saber que tamanho é os espaço para cada proposta de serviço.

Fonte: Press Release Pluna

Buenos Aires: Ligada a Maceió e Cabo Frio com Vôos Temporários

A Gol anunciou a operação de um vôo semanal ligando Buenos Aires a Maceió via São Paulo e Salvador. O vôo ocorrerá de 02 de julho a 4 de agosto e terá sues trâmites de alfândega e imigração/emigração realizados em Maceió para os passageiros que lá embarcam ou desembarcam.

A TAM anunciou que entre 05 de julho e 9 de agosto serão operados vôos diretos ligando Buenos Aires a Cabo Frio.

terça-feira, julho 01, 2008

Emirates: Aumento nas Passagens

A Emirates anunciou, segundo o Mercados e Eventos, um aumento de 11% nas suas tarifas internacionais. Fique de olho, já que em se tratando de aviação, a tendência é que outras cias sigam o caminho.

quinta-feira, julho 31, 2008

Greve de Controladores no Uruguay, Redução dos Atrasos na Argentina

A Majô do blog Filigrana , no qual anda descrevendo sua última viagem a Buenos Aires de uma forma muito agradável e didática (dá uma passada lá!), já deu o alerta. Mesmo voando com TAM, seu vôo partindo da Argentina sofreu um atraso de 1 hora (não iguais aos dos vôos da Aerolineas...), mas nada a ver com problemas argentinos. Dessa vez foi uma greve ou operação padrão dos controladores no Uruguai que gerou a confusão.

Essa greve dos controladores por lá tem gerado ameaças de interrupção de serviços por parte das cias aéreas internacionais que operam por lá.

Enquanto a situação começa a melhorar na Argentina (e tem gente que acredita que os brasileiros estão ajudando nisso), a Pluna vive dias de atrasos devido aos controladores uruguaios.

Será que isso é resultado das nossas exportações (Greves/Operação padrão de controladores, caos em cias nacionais, se esquivar de culpa....)?

quarta-feira, julho 30, 2008

British e Iberia: Fusão?

Lembram-se deste post falando sobre uma possível joint venture entre American, Iberia e British? Então as coisas parecem que estão fluindo. A Bristih e a Iberia admitiram que estão estudando a possibilidade de uma fusão.

Vamos torcer por uma fusão, mas que ela venha levar a Iberia a assumir uma padrão British e não ao contrário...

Do outro lado do Atlântico, Air Canada, Continental (que recentemente fez um acordo coma a Air Canada), United e Lufthansa ensaiam uma associação de forças (não uma fusão).

Tudo isso para enfrentar a Delta/Northwes associada com a Air France/KLM .

Briga de gigantes....

Greve Lufthansa: Pouco Impacto Ainda

Apenas 3% dos vôos da Lufthansa foram afetados pela greve parcial dos funcionários da cia alemã.

Boa notícia para quem voa Lufthansa.

terça-feira, julho 29, 2008

Spirit: Iniciadas as Operações em Bogotá

A low cost Spirit iniciou seus vôos ligando Bogotá a Fort Lauderdale (próximo a Miami). O vôo será diário e a tarifa de introdução está saindo por cerca de 234USD (com taxas...).

Sabendo que ela cobra um extra por malas despachadas e possui uma franquia reduzida de babagem, ir aos Estados Unidos usando 20 mil milhas/pontos mais cerca de 400 reais pode ser uma boa. Não esqueça de cotar a passagem Bogotá/Miami na American que tem respondido agressivamente a investida da Spirit.

segunda-feira, julho 28, 2008

Alitalia: A Varig Deles

A Alitalia vê suas finanças afundarem a cada dia que passa e ao mesmo tempo o governo italiano, que injetou uma grande volume de dinheiro para a mesma continuar voando, procura investidores e uma saída para o fiasco das negociações anteriores com a Air France-KLM.

O sonho dos sindicatos italianos é uma estatização como a ocorrida na Aerolineas recentemente, mas a Comissão Européia não permitiria isso. Dentro dos limites legais, mesmo que seja necessário mudar a lei para isso, o governo italiano aventa a possibilidade de uma saída a brasileira: dividir a Alitalia em duas partes, sendo que a podre iria para uma falência e a saudável voltaria a voar com injeção de capital privado (Air One?).

Quem acompanha o blog já viu vários alertas sobre a Aerolineas e muito mais sobre a Alitalia. A cia italiana continua voando e cumprindo seus compromissos. Mas para fazer uma compra consciente, leve as informações acima em consideração.

Trip: Crescendo

A Trip estará recebendo novos ATRs (tubohélices que são a base das operações da cia aérea) nos próximos meses. Com isso ela estará ampliando ainda mais suas operações. Na lista estão vôos ligando São José dos Campos ao Ro de Janeiro e a rota Belo Horizonte/Vitória da Conquista/Salvador.

Desejo todo sucesso nessa estratégia da TRIP, já que os vôos não podem ficar restritos apenas as capitais. O ideal era favorecer uma interligação desses vôos com os grandes troncos domésticos e internacionais operados pelas grandes cias tidas como não regionais.

E a OceanAir vai vendo suas antigas rotas serem ocupadas....

domingo, julho 27, 2008

Resumo da Semana

Promoções estão em falta. Quem tentou comprar uma passagem nos últimos dias descobriu que com o mesmo que se gasta em um trecho nacional pode-se ir a um país vizinho.... Promoção só nos programas de milhagem mesmo. O Smiles e o Fidelidade TAM continuam com as promoções de emissão de trechos com um número de milhas/pontos reduzido.

Liberado code share entre Varig/Gol, Varig/Air Europa e TAM/Lufthansa. Teremos novidades na Varigol?

Foi só fazer um post sobre possíveis problemas operacionais nos próximos dias na Aerolineas e a realidade mostrou-se mais rápida que as especulações. Disputas políticas, empresariais, trabalhistas fazem o caldeirão da Aerolineas ferver. Um governo com pouco caixa disponível decidiu reestatizar uma cia aérea com problemas financeiros importantes, em parte causados por um congelamento de tarifas imposto pelo próprio governo e que ainda possui uma grande parte da sua frota parada para manutenção. Um país que não vê na concorrência uma forma de equilíbrio do setor fica na mão de uma única cia aérea. Consumidores e contribuintes pagarão o pato. Aconselho aos consumidores da Aerolineas ficarem de olho, acionarem seus agentes de turismo caso a compra tenha sido feita com eles (olha que querem retirar a responsabilidade das agências pelas vendas de serviços de terceiros, mas isso é tema para outro post) e torcer um pouco. Não adianta desesperar, já que é um problema que afeta um sem número de pessoas como você e nós sabemos com as coisas são resolvidas por essas bandas daqui. Como disse o Ernesto Lippmann (nosso amigo e advogado), se documente, retire fotos, guarde comprovantes de gastos por causa do caos, tente negociar com a cia aérea e se não conseguir nada, vá ao judiciário. A solução do problema pode demorar, mas pelo você está exercendo seus diretos de consumidor.

Caos! Esse é o mesmo quadro que os consumidores da Lufthansa podem enfrentar a partir de hoje a noite com a greve de seus funcionários e os brasileiros em geral a partir de quarta feira com uma possível greve na Infraero.

Air China deixará de voar para o Brasil.

Mudanças no acordo Brasil/Austrália e uma nova opção de vôo para a Austrália via Argentina.

Aumentos em breve nas passagens da Emirates.

Mais uma cia aérea se juntou a Star Alliance.

Fizemos um editorial sobre as vozes contrárias as quedas das bandas tarifárias no Brasil.

Tenho recebido muitas perguntas sobre El Calafate e Perito Moreno (que parece ser o destinos da vez) por causa deste post. Se você pretende viajar para lá no final do ano, vale a pena ir começando sua programação. Se puder opte pela LAN. Olha que o vôo São Paulo/El Clafate na LAN, com um possível stop nem Buenos Aires está valendo mais a pena que comprar as pernas isoladas - São Paulo/Buenos Aires e Buenos Aires/El Calafate. Outro alerta é para a locação de veículos na Hertz de El Calafate. Eu já tinha passado raiva lá, pois o atendente do aeroporto queria me empurrar para outra locadora e com um preço mais caro. Uma ligação para o escritório da Hertz Argentina ( feita por minha conta, já que o atendente não permitiu o uso do telefone da agência) salvou minha locação. Recentemente um leitor parece ter passado pela mesma situação.

Comentários respondidos. Peço desculpas aos leitores, mas tenho recebido um número grande de perguntas, neste final de semana foram 35 nos diversos posts do blog. Obrigado pelas visitas.

sábado, julho 26, 2008

Comentários

Respondo aos comentários neste final de semana!

Obrigado pelas visitas!

Greve a Vista: Infraero

Os funcionários da Infraero anunciaram que deverão entrar em estado de greve (os principais aeroportos já aderiram) a partir da próxima quarta feira (30 de julho). A reivindicação básica é que os cargos de comando na estatal sejam dados a funcionários de carreira. Os funcionários de carreira dizem-se reféns de decisões equivocadas dos diretores da estatal. Não discuto o mérito da reivindicação, já que não tenho conhecimento profundo do material humano intelectual da Infraero. Como toda empresa estatal, está sujeita a interferências políticas.

Certo é quem vai pagar o pato é o consumidor, como nos correios.....

Mais um estímulo para a privatização do gerenciamento e operação dos aeroportos no Brasil. Lembro-me de uma vez perguntar no balcão de informações da Infraero se tinham os mapas do aeroporto. A resposta foi: Claro que não! O aeroporto é uma área de segurança e um mapa, com a localização das salas de embarque, guichês da Polícia, Receita, Anvisa, ANAC e lojas poderia ser uma arma na mão dos terroristas... Sem comentários!
Obrigado o leitor Guilherme Lopes pela dica do post.

Greve a Vista: Lufthansa

Os funcionários da Lufhtnasa, que andaram fazendo algumas paralisações causando diversos cancelamentos, decidiram entrar em estado de greve a partir da próxima segunda feira, dia 28 de julho.

Se ela se confirmar, o caos vai reinar nas operações da Lufhtansa, principalmente em solo alemão, durante a alta estão de verão por lá.

Se você vai voar na Lufhtansa a partir de domingo à noite, fique de olho e acompanhe o noticiário.
Obrigado ao Ernesto pelo envio da dica do post.

Aerolineas Argentinas: Como Será o Futuro?

Durante um discurso a Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, convocou os sindicatos dos empregados da Aerolineas e Austral, sua subsidiária, a cooperar com as mudanças a serem implantadas na cia aérea.. O governo acredita que em parte os sindicatos são culpados pela situação na qual a cia mergulhou. No momento em que uma crise financeira rondava a cia aérea, eram mantidas diversas paralisações que comprometeram ainda mais a situação da cia aérea. Resta saber qual vai ser a postura dessas entidades, já que sonharam e conseguiram que o governo assumisse a cia aérea apesar de todos os erros cometidos. Por outro lado, o Governo Argentino se diz interessado na presença de capital privado na cia aérea, mas os sindicatos querem mesmo é o estado como único dono.

Uma notícia que traz um pouco de apreensão a quem tem passagens da Aerolineas é o fato do Ministro do Planejamento argentino ter dito que as operações da Aerolineas estão garantidas até o dia 31 de julho. Daí em diante, as operações serão reavaliadas dia a dia a fim de serem viabilizadas. Pelo que dá para entender, cortes de rotas ou vôo devem vir pela frente.

Vamos acompanhar.

ANAC: Autorizado Code Shares Varig/GOL, Varig/Air Europa e TAM/Lufhtansa

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é code share ou em bom português, código compartilhado. Vôo em code share é quando uma cia “A” faz acordo com a cia “B” que opera uma determinada rota de forma a reservar uma cota x de assentos em determinados vôos da cia “B” e assim passar a vendê-los como seus. Ou seja quando você compra uma passagem naquele vôo em code share na cia “A”, apesar de ter um número de vôo da cia “A”, o vôo vai ser executado por uma aeronave e por tripulação da cia “B” que originariamente opera a rota. Mas para que realizar vôos em code share? Se uma cia quer expandir os destinos por ela disponibilizados a seus consumidores e não tem interesse em operar com equipamento próprio essa mesma rota, o code share passa a ser uma opção.

A ANAC liberou então os vôos em code share entre a Varig e a Gol, ou seja, a Varig ou a GOL podem se utilizar da outra cia para alimentar com passageiros seus vôos e também distribuí-los. Uma boa para a Varig que aumenta o número de destinos atingidos já que a Gol opera um número muito maior de destinos nacionais que a Varig.

A Varig que não mais opera vôos para Madri, a partir dessa decisão, poderá vender assentos, como se seus fossem, nos vôos da Air Europa que partem de Salvador e essa poderá distribuir seus passageiros para outros destinos operados pela Varig.

O mesmo raciocínio aplica-se ao acordo entre a TAM e Lufthansa, que apesar de já ter iniciado nos programas de fidelidade, só agora atingirá os vôos a partir dessa autorização.

São boas notícias para os consumidores dessas cias aéreas.

sexta-feira, julho 25, 2008

Queda das Bandas em Vôos paras Europa e EUA: A Manifestação das Vozes Contrárias

Um artigo publicado no Jornal do Brasil intitulado “A ANAC poderá acabar com o turismo doméstico” expõe a opinião de algumas das vozes contrárias a uma possível queda das bandas nos vôos internacionais para fora da América do Sul. Respeito a opinião dessas vozes, mas não comungo da mesma idéia.

Em resumo, elas defendem que a queda das bandas poderia levar a um aumento das viagens internacionais em detrimento das viagens nacionais, perda de divisas e quebra das cias nacionais e da indústria de turismo no Brasil.

Tenho sempre a idéia de que nossos empresários ficam sempre esperando um apoio governamental para continuar fazendo que lhes é mais interessante sem ser incomodado pela concorrência. Como as cias aéreas que operam aviões velhos sem entretenimento de bordo e atrativos para o consumidor que se beneficiam das bandas tarifárias para poder concorrer em preço com cias mais modernas que oferecem serviços melhores. Adoro o Brasil como destino, mas não esqueço que a violência e preços são fatores que pesam muito na escolha do meu destino de férias.

Quando procuro hospedagem no Brasil, tenho dificuldade em encontrar acomodações de nível intermediário e bons preços. Temos hotéis maravilhosos que fixam seus preços baseados nos seus concorrentes da Europa e EUA e pousadas muito simpáticas com tratamento muito cordial e pessoal, mas que cobram quase como resorts. Na outra ponta, temos hotéis velhos com baixa manutenção, pousadas pouco equipadas, mas que cobram preços de hotéis 3 estrelas no exterior. No meio, muito pouca coisa. Os Formule 1 têm se apresentado como uma opção para uma parcela dos turistas , já que os Ibis vêm apresentando um aumento constante de suas tarifas que acabam disvirtuando a proposta inicial de boa relação entre serviço/preço.

Quando procuro tarifas aéreas fora da promoção já encontro passagens cujos preços já me levariam para o exterior. Somente nas promoções, os preços atingem níveis próximo da realidade.

Se um dia as bandas caírem e o mercado interno de turismo sofrer com isso, em grande parte a culpa é dele mesmo, já que poucas vezes a operação e formação de preços é focada no turista interno e sim no que o turista estrangeiro pode pagar.

Talvez será necessário um choque desses para que a média da industria nacional de turismo caia na realidade de que se querem o turista interno como gostam de alardear, vão ter que se aprimorar e cobrar um valor compatível com o que o brasileiro ganha e não mais com o que o turista europeu aceita pagar para ver nossos encantos naturais.

quarta-feira, julho 23, 2008

Air China Vai Suspender Vôos para o Brasil

A Air China, que opera a rota São Paulo/Pequim via Madri, anunciou que vai suspender os vôos dessa rota a partir de 14 de setembro. O vôo Madri/Pequim irá continuar, mas o trecho São Paulo/Madri vai ser suspenso (há promessas de retorno do vôo no primeiro quadrimestre de 2009, será?).

Realmente, vôos do Brasil para a China não tem sorte, já que a Varig chegou a anunciar um vôo code share para Pequim antes da crise da mesma. Os preços cobrados pela Air China no trecho São Paulo/Madri eram bem competitivos. Só fico pensando porque não ter tentado a rota via Barcelona, já que nenhuma cia no momento voa diretamente para lá.

Quem tiver passagem comprada para vôos a partir de 14 de setembro deve entrar em contato com a cia aérea via tel: (11) 3186-8888. Como ela é uma cia Star Alliance, provavelmente você será transferido para um vôo de outra cia da aliança.

Fonte: Panrotas

Aumento nas Passagens Emirates da Primeira Classe e Executiva

Se você está podendo e pretende realizar em breve uma viagem na classe executiva ou primeira classe da Emirates, então acelere sua decisão de compra. Segundo o Panrotas, a cia deve aumentar em 5% as tarifas das passagens para voar nessas classes de serviço.

Acordo Brasil/Austrália: Revisto e Novos Vôos LAN/Qantas

O acordo bilateral Brasil/Austrália foi revisto e o número de frequências semanais permitidas foram ampliadas de 7 para 14. Até aí nada de novo, já que o número de vôos diretos Brasil/Austrália era nulo e nenhuma cia mostrou interesse em operar vôos nessa rota (a Austrália solicita visto para o turista brasileiro). A Air New Zeland, da Nova Zelândia (que não solicita visto), aventou a possibilidade, mas com o aumento do preço do petróleo e da crise daquela cia, os planos devem ter ido por água abaixo.

Mas o novo acordo traz novidades, já que permite vôos via um ponto secundário (exceto EUA, que recentemente fizeram um acordo de céus abertos com a Austrália) ou vôos operados em code share (nesse caso pode ser via EUA).

A LAN via LAN Argentina agiu rápido e está anunciando o vôo São Paulo/Sydney via Buenos Aires com tarifas a partir de 1806 USD (sem taxas). O vôo será operado 3 vezes por semana a partir de 24 de novembro pela LAN até Buenos Aires e de lá em diante é feito com a australiana Qantas que volta a voar para a América do Sul. (uma cia que gostaria de experimentar).

segunda-feira, julho 21, 2008

EgyptAir: Nova Cia Star Alliance

A Star Alliance não para de crescer. Agora foi a vez da EgyptAir do Egito ser admitida como membro da Star Alliance. O ponto fraco da aliança continua sendo a América do Sul. Mas a TAM é forte candidata a candidata a membro Star Alliance. Pelo menos acordos com todas as cias Star Alliance que operam no Brasil já foram realizados ou estão sendo negociados.

Na fila de entrada nessa aliança estão a Air India e Air Union (russa).

domingo, julho 20, 2008

Resumo da Semana

Promoção de vôos nacionais só nos programas de fidelidade Smiles e Fidelidade TAM.

Já Varig está com uma promoção para o vôo Rio de Janeiro/Santiago do Chile.

Como o post sobre cartões de crédito ficou recheado de dicas dos leitores, resolvi expandir um pouco mais o tema. A escolha de um cartão pode ser influenciada por outros fatores além do programa de recompensas do cartão. Outras vantagens como seguros e assistências podem pesar na decisão. Você já usou algum desses serviços adicionais? Se já não esqueça de deixar sua experiência na caixa de comentários deste post aqui.

A programada redução de vôos da TAP para o segundo semestre afetarão também os vôos com destino ao Brasil.

A Copa anunciou tarifas para o vôo Belo Horizonte/Miami via cidade do Panamá a ser operado a partir de agosto. Mas parece que além da TAM que deve operar vôos de Belo Horizonte para Miami via Rio de Janeiro, a Delta e a American solicitaram direitos para operar vôos entre Belo Horizonte e os Estados Unidos (Atlanta e Miami respectivamente). Ótimas conquistas para a nossa BH. Agora só falta melhorar a infra-estrutura da emigração e quem sabe ampliar o recentemente implantado duty free Shop do aeroporto de Confins.

Questionados por um leitor sobre a operação dos vôos da Pluna para Bariloche, fomos atrás da cia aérea e conseguimos esclarecer como anda a operação desse vôo e confirmar os planos de vôos para Belo Horizonte e Brasília ainda este ano, se o petróleo deixar, mediante uma resposta do diretor da Pluna para o Brasil, Gonzalo Mazzaferro.

A novela da Aerolineas evoluiu como esperado. O governo reestatizou a cia aérea. Agora só falta saber se anovela chega ao fim ou ainda vamos ter novos capítulos.

Para ganhar dinheiro, algumas cias americanas vão colocar propaganda nos cartões de embarque impressos pelo passageiro.

O noticiário não para de falar de aumento de preços. Fizemos uma pequena análise desse quadro e o impacto para o consumidor.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sábado, julho 19, 2008

Fidelidade: Promoção de Emissão com Pontos Reduzidos

Nós já falamos dessa promoção aqui via uma dica da Rosa. Mas navegando no site de ofertas da TAM, recentemente remodelado, encontrei uma função que pode ajudar nessa procura por destinos envolvidos nessa promoção.

No site é possível selecionar sua origem e pedir para que o mesmo apresente os destinos disponíveis de acordo com o número de pontos necessários para emitir um trecho.

Antes que comecem os comentários de que não encontraram passagens no dia e na hora que gostariam, tenham em mente que os vôos envolvidos nessa promoção não são a totalidade dos vôos, mas sim uma parcela desses geralmente e em horários menos favoráveis. Mas emitir um trecho BH/Recife usando apenas 3 mil pontos por trecho é um ótimo negócio!

sexta-feira, julho 18, 2008

Aumento de Preços das Passagens: São Tantas As Noticias Que Até Parece Terrorismo

Navegando pelos sites das cias aéreas e pelos veículos que cobrem essas empresas dois tipos de notícias se sobressaem em volume:

Aumento de preços: Seja na passagem mesmo ou no adicional de combustível, os preços andam subindo, e subindo muito. Os adicionais subiram tanto que passagens que inicialmente parecem mais baratas acabam com preço final superior as de outras tarifas que na primeira olhada seriam descartadas. Olha que o combustível de aviação subiu 100% no último ano nos EUA contra 35% no Brasil. Isso ajuda a explicar o desespero de algumas cias aéreas pelo mundo. Até a Ryanair já admitiu que pode não ter lucro no corrente ano fiscal.

A soma de duas tarifas (uma para ir de A até B e a outra de B até C), uma das estratégias que gosto de utilizar para formar uma passagem internacional e fugir das bandas que regulam nossas tarifas pode não compensar mais em alguns casos devido aos adicionais combinados.

Nas pesquisas que tenho feito, mostra que a demanda alta de passagens para os EUA (terra do Dólar fraco) tem inflacionado as passagens para esse destino que costumavam ser mais baixas que as para a Europa e que agora inverteram a situação.

A segunda fase do fim progressivo das bandas tarifárias não gerou grande impacto nas rotas mais concorridas (Chile, Argentina, Peru e Montevidéu).

Algumas cias estão reduzindo o número de vôos (tirando aviões velhos de circulação e reduzindo o consumo global de combustível de aviação). Com a redução dessas opções de conexão ou mesmo de vôos fica mais difícil conseguir uma boa tarifa já que a procura não vai reduzir na mesma intensidade que a da oferta de vôos. Esse quadro já é uma realidade nos EUA e começa a atingir as cias européias que começaram a anunciar seus cortes de vôos e pessoal como já fizeram as americanas.

Redução dos serviços ou cobrança pelos que eram gratuitos: Essas modificações iniciaram-se nos vôos domésticos nos EUA e tendem a se expandir pelo mundo. Redução de franquias ou cobrança pelo despacho desde a primeira mala, fim do serviço de bordo grátis ou simplificação do mesmo chegando a atingir até os sistemas de entretenimento (como fez a US Airways) avançam. Os programas de milhagem estão começando a cobrar por emissão de passagens não importando a antecedência com que ela seja feita ou o meio utilizado (alguns programas cobravam quando a emissão era feita muito próximo da data do vôo ou por outro meio que não a Internet).

Aqui vão os conselhos:

Ao pesquisar suas tarifas procure em mais de um site e de preferência que já apresente os valores finais das passagens com as taxas inclusas já na primeira página onde vem o comparativo de tarifas encontradas. Gosto muito do ITA (que não vende passagens, pois dá acesso apenas ao inventário do GDS) e do Kayak, mas o Decolar também apresenta o preço final. Uma pena, porque os confiáveis Stella Barros e Submarino Viagens não fazem isso na primeira página (fazem na segunda página após a escolha da tarifa), uma falta grave na minha opinião. Quem sabe não aceitam a sugestão do blog de implantar o preço final nas buscas, facilitando a comparação inicial e poupando tempo do consumidor?. Não esqueça de pesquisar nos sites das cias aéreas que podem ter promoções exclusivas no site próprio.

Comece a planejar sua viagem de fim de ano com antecedência no caso da viagem ser internacional. As tarifas mais baixas para alguns destinos mais concorridos começam a reduzir sua disponibilidade. A passagem pode até não subir, mas o adicional de combustível sim (se o petróleo continuar avançando em preço) e as promoções podem reduzir-se. Não há garantia de que você estará efetivamente economizando com essa estratégia, já que futurologia não é meu forte e por não ter domínio sobre a cotação do dólar ou do petróleo, mas pode reduzir seu estresse na montagem da viagem. Planejamento ajuda, mas te imuniza de pequenas chateações como as que citei neste post.

quinta-feira, julho 17, 2008

Comentários

As respostas dos comentários estão atrasadas (blogueiro tendo que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo), mas até o final de semana respondo todas.

Cartões de Crédito: Você já Usou Algum dos Benefícios Adicionais?

Vou chamar mais uma vez a atenção dos leitores para a caixa de comentários do post sobre as mudanças de regras do Amex. Está rolando muitas dicas sobre os cartões de crédito em geral. Eu mesmo acabei conhecendo, via dica do Nick, o cartão do Votorantin me era até agora desconhecido. Cada um tem um cartão que se encaixa mais no seu perfil. Se você tiver mais dicas sobre cartão ou quiser ler os comentários é só clicar aqui.

Os possíveis benefícios de um cartão de credito vão muito além do programa de milhagem ou pontos do mesmo. Alguns cartões podem te dar um seguro de vida em caso de morte acidental, seguro de malas, uma graninha de indenização no caso de atraso na entrega das malas, seguro do veículo alugado, seguro de saúde no caso de urgência médica (sendo que alguns emitem um certificado de seguro para comprovar sua cobertura para entrar na Europa) entre outras vantagens.

Você já usou alguns desses benefícios? Fora o seguro de vida, já me senti tentado a usar pelo menos dois desses benefícios, mas nunca tive confiança suficiente para fazê-lo.

Explico: No caso de um seguro saúde, muitas vezes a coisa burocrática fica toda na sua mão (resolver questões espinhosas no exterior em língua não nativa não é algo isento de estresse) e depois você tem que enviar ao cartão toda a papelada para ser reembolsado. Aí acabo decidindo por um seguro saúde de viagem que não seja baseado em reembolso (ligo para a assistência e eles resolvem os problemas) visando reduzir um possível estresse.
Seguro de carro no exterior é a mesma coisa. O seguro do cartão cobre os danos do veículo (CDW ou LDW), mas não os dos terceiros e ainda você tem que ficar de olho na pré-vistoria do veículo, pois se passar um dano despercebido, você acaba sendo responsável na hora de entregar. Como opto pelo seguro total e o de terceiros da locadora, não há estresse, já que todo e qualquer dano estará coberto. Normalmente, a vistoria pré e pós aluguel costumam ser até mais rápidas.

Se você já teve alguma experiência de optar por um desses benefícios e ter que realmente usá-lo então a deixe na caixa de comentários deste post. Quem sabe eu e outros leitores podemos mudar nossa forma de agir baseado nessas histórias? Já aproveito para agradecer sua participação.

Varig: Promoção Rio de Janeiro/Santiago do Chile

A Varig que estendeu seu vôo São Paulo/Santiago até o Rio de Jnaeiro está fazendo uma promoção de passagens para essa nova rota. A paasagem está saindo por 399 USD sem taxas inclusas.

Compras: Do dia 11 de julho a 15 de agosto.

Vôos Envolvidos: 01 de agosto a 31 de agosto.

Regras: Leia todas as regras antes de emitir sua passagem.

Fonte: Site Varig

quarta-feira, julho 16, 2008

TAP: Redução de Vôos Inclui Brasil

Temos falado muito que as cias aéreas estão reduzindo o número de vôos tentando otimizar a ocupação, retirar aviões mais velhos de operação e reduzir custos.

A TAP que viu suas contas piorarem nos últimos meses decidiu implantar uma redução de vôos no segundo semestre. Essa redução está programada para ocorrer em determinados períodos daquele semestre e no início do primeiro semestre de 2009. Rio de Janeiro, Recife, Natal e São Paulo terão vôos temporariamente suspensos em determinados períodos (Natal e Ano Novo estão livres dessas suspensões).

A TAP já reina absoluta no Nordeste, onde as tarifas não apresentam tantas promoções como no Sudeste. Será que veremos um aumento das tarifas ou fim das promoções por um período?

Vamos acompanhar.

Fim dos Cartões de Embarque: Cias Vendem Propaganda e Você Gasta a Sua Tinta...

Já falamos um pouco das mudanças que os cartões de embarque vem sofrendo neste post. Não é que agora algumas cias estão planejando colocar espaços publicitários nos cartões de embarque dos passageiros que fazem o check in na Internet?

Não tenho nada contra publicidade, mesmo porque um dia elas vão pintar um pouco mais aqui no blog, mas publicidade em algo que você paga e que é impresso com sua tinta (já que é você que usa a folha de papel e tinta para imprimir seu cartão reduzindo os custos para a empresa) já fica um pouco demais...

terça-feira, julho 15, 2008

Pluna: Vôos Para Bariloche

Já demos a dica neste post das boas tarifas que eram praticadas pela Pluna para o destino Bariloche. Recentmente, recebemos de um leitor um questionamento sobre a operação dos vôos ligando Montevidéu a Bariloche.

Fomos em busca de informações. Segundo o diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna teve dificuldades na aprovação da rota pelo Governo Argentino, mas está atuando junto a essas autoridades para reverter a situação. Os vôos continuam sendo operados, mas são realizados com aeronaves fretadas da Aerolineas e da Andes que tem permissão para realizar esses vôos.

Aproveitamos para questionar sobre os novos vôos partindo de cidades fora do eixo Rio/São Paulo, como Brasília e Belo Horizonte que já teriam preços de referência autorizados. Gonzalo acredita que se a alta do petróleo for contida, esses valores podem ser ainda menores no momento do lançamento desses vôos.

Aproveitamos para agradecer ao Gonzalo Mazzaferro pela resposta as nossas perguntas, criando um canal de contato entre a Pluna, blog e consumidores como um dia a TAP também o fez aqui.

Vale lembrar que a Pluna tem aparecido com uma alta frequência aqui no blog por méritos próprios, seja por tarifas convidativas, pelas mudanças nas regras de franquia de bagagens e serviço de bordo, pela aposta em novos destinos no Brasil (idéia que o blog faz questão de apoiar) ou pelos vários questionamentos que recebo dos leitores nas caixas de comentários dos posts.

Aerolineas: Marsans Sendo Forçado a Passara Batata Quente Para Frente

Crise financeira e intervenção política são os principais ingredientes do imbróglio vivido pela Aerolineas. Sua controladora, o grupo espanhol Marsans em prol das boas relações entre Espanha e Argentina está sendo forçado a ceder suas ações ao Governo Argentino.

Parece que vai ser feita uma auditoria independente para avaliar o passivo e o patrimônio atual da principal cia aérea Argentina para determinar se haverá contra-partida do governo na transação.

O mesmo governo que congelou as tarifas nas Argentina no passado recente agravando mais ainda a situação financeira da companhia, agora deve voltar a assumir seu controle (fala-se em nova privatização no futuro), mas de antemão sabe-se que quem vai pagar a conta de ter uma cia aérea nacional e com um sindicato muito atuante será o contribuinte argentino.

Fonte: AeroLatin News

segunda-feira, julho 14, 2008

COPA: Vôo Ligando Belo Horizonte a Miami via Panamá

Já falamos aqui do vôo que a Copa vai operar saindo de Belo Horizonte em direção a cidade do Panamá. Agora começam a serem divulgadas tarifas para destinos além da Capital do Panamá.

A ligação Belo Horizonte/Miami com conexão de 45 minutos na Cidade do Panamá vai ter tarifas a partir de 855 USD sem as taxas.

A favor, o preço e ausência de necessidade de realizar conexões no Rio ou São Paulo que costumam durar muito mais que esses 45 minutos prometidos no Panamá. Contra, a operação do vôo com aeronaves menores, Boeings 737-700, que as da concorrência (porém novas) e o fato da imigração e o Duty Free de Confins terem espaço reduzido.

Vamos esperar a opinião de quem tiver a oportunidade de usar esse vôo.

domingo, julho 13, 2008

Resumo da Semana

Férias começaram e estamos no segundo final de semana sem grandes promoções. O Smiles continua com a promoção de emissão de trechos com um número de milhas reduzido (nem todo mundo anda conseguindo, mas muitos leitores do blog já conseguiriam). Não é que a leitora Rosa deu a dica de uma promoção não anunciada que também permite emissão de alguns trechos com número reduzido de pontos no Fidelidade TAM? Bom momento para gastar suas milhas/pontos.

Falando em milhas/pontos, fizemos um alerta sobre as mudanças nas regras do programa Membership Rewards do cartão American Express. Na caixa de comentários do post, está rolando uma ótima discussão sobre o tema cartões e programas de recompensas. Se você tiver alguma dica sobre esse tema, então esse é o lugar de postá-la. Agradeço a participação dos leitores nessa discussão.

Falamos da Pluna que já conseguiu autorização para voar para Belo Horizonte e Brasília, além de ter iniciado o serviço para Curitiba. A mesma cia mudou as regras de bagagem e passou a cobrar pelas refeições. A Pluna tem praticado bons preços em suas tarifas, mas leve em conta essas alterações na hora de decidir suas compras. Essas restrições podem ou não fazer diferença para você.

Fizemos mais um alerta sobre a Aerolineas. A situação da cia aérea se complica a cada dia.

A concorrência anda se aproximando do Brasil. A low cost americana Spirit solicitou o direto de voar entre Fort Lauderdale (próximo a Miami) e Manaus.

Duas cias low cost anunciaram finalmente seus planos de fusão: As espanholas Vueling e ClickAir.

E não é que Dublin teve seus dias de caos aéreo a la Brasil?

Por fim, falamos um pouco sobre planejamento de viagens e o impacto das mudanças das estratégias comerciais de várias cias programadas para o segundo semestre.

Comentários respondidos! Uma boa semana a todos!

sexta-feira, julho 11, 2008

Pluna: Novos Destinos No Brasil Ainda Este Ano

Segundo o Diretor da Pluna para o Brasil Gonzalo Mazzaferro, a Pluna deve passar a voar para mais destinos ainda este ano. Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre ou Curitiba estão na mira. Uma boa notícia e que vai de encontro com as idéias de descentralização dos vôos defendidas por este blog.

Tomara que esses vôos sejam anunciados logo facilitando a vida de quem quer organizar as viagens de final de ano tanto em Montevidéu, Punta, Buenos Aires ou nos demais destinos atendidos por essa cia uruguaia. Mas fique atento porque a Cia recentemente mudou sua franquia de bagagem e o serviço de bordo.

Leia mais sobre as mudanças no site da Pluna.

quinta-feira, julho 10, 2008

Aerolineas Argentinas: Por Sua Conta e Risco

Já fizemos um alerta aqui. Hoje fazemos outro. A Aerolineas está passando por uma faze muito difícil com atrasos no pagamento dos funcionários. E segundo o Valor Econômico, 60% da frota parada por falta de pessoal ou insumos.

Está sendo solicitada uma intervenção governamental na cia aérea Argentina.

O governo teria interesse na nacionalização da cia aérea, mas nenhuma atitude foi tomada ainda.

Por essas e outras que algumas cias não aparecem no Aquela Passagem por melhor que seja a oferta de passagens.

Fonte: La Nacion

Low Cost Spirit Solicita Permissão para Operar Rota Fort Lauderdale/Manaus

O primeiro efeito do novo acordo Brasil/EUA já foi anunciado: a low cost americana Spirit, que já atua em Lima no Peru e Bogotá na Colômbia, pediu autorização à ANAC para operar vôos ligando Fort Lauderdale (cidade próxima a Miami) nos EUA a Manaus.

Vamos ver como ela vai se comportar no caso da autorização sair. A Spirit tem sua ação muito baseada nas low fares (baixas tarifas) que já levaram a American e a LAN a baixarem suas tarifas a fim de poder concorrer pelos passageiros. Por outro lado, a Spirit atua com uma franquia reduzida de bagagem despachada e cobra pelo despacho das malas. O problema é que o acordo Brasil/EUA saiu, mas as bandas tarifárias permanecem, o que torna impossível a chegada das superpromoções realizadas nos mercados onde a Cia atua ao Brasil e torna a relação custo benefício desfavorável para o consumidor dessas passagens no Brasil.

De qualquer forma, demonstra o interesse das cias low costs no Brasil (a Jetblue deve tentar algo também) e coloca contra a parede, no caso de uma flexibilização tarifária, as cias brasileiras acostumadas a cobrar muito e oferecer pouco.

Se as bandas caírem na rota Brasil/EUA ou se a Spirit conseguir implantar tarifas semelhantes às cobradas na Colômbia e no Peru, vai ser muito difícil emitir uma passagem para Manaus usando milhas ou pontos....

Fonte: Panrotas

Clickair e Vueling Juntas

Por várias vezes divulgamos que duas boas cias low costs espanholas preparavam uma fusão. A Vueling andou tendo que cancelar algumas rotas e frequências que apresentavam resultados econômicos insatisfatórios para reduzir seus prejuízos.

Dessa vez, as duas cias anunciaram os preparativos para a fusão e aguardam a aprovação dos órgãos reguladores. Nasce uma nova low cost e com muito mais estrutura financeira. A marca Vueling e a sede em Barcelona serão mantidos.

Boa sorte para nova cia aérea, ou melhor, para a nova fase da Vueling.

Defeito em Radar Cancela Vôos: Não É Só no Brasil

O aeroporto de Dublin na Irlanda passou por um dia de caos quando as operações de um radar sofreram pane. O pior é que Ryanair disse que o problema do radar já era conhecido pelos responsáveis.

Portanto, incompetência não é coisa restrita ao Brasil, mas será que a impunidade também? Creio que não...

terça-feira, julho 08, 2008

TAM: Promoção de Emissão de Trechos Com Pontos Fidelidade

Dica da leitora Rosa, a qual já aproveito para agradecer.

Parece que a TAM está fazendo uma promoção sem muita divulgação na qual é possível emitir trechos usando um número reduzido de pontos do Fidelidade TAM inclusive em vôos em julho. Ela já fez isso várias vezes neste último ano.

Então quem sabe a passagem que você está procurando não sai com esses pontos. Vá no site da TAM e faça uma busca. Quem sabe não aprece algo interessante? Você precisa primeiro fazer o login no Fidelidade para poder consultar a emissão de passagens com pontos.

segunda-feira, julho 07, 2008

American Express: Mudanças no Membership Rewards

O leitor Miguelch deu um alerta importante em um comentário feito dias atrás: O programa de recompensas do cartão American Express do Brasil, que é gerenciado pelo Bradesco, alterou o fator de conversão dos pontos do Rewards para os cartões que não são Platinum. Antes 1000 pontos Rewards podiam se transformar em 1000 pontos Fidelidade TAM, agora se transformam em apenas 800!

Nunca me senti compelido a ter um cartão American Express, por isso não sei se as funcionalidades que ele possui possam ultrapassar essa perda de 20%. Já ouvi no Viaje na Viagem do Ricardo Freire que alguns leitores reclamavam das cotações do dólar usado na conversão da fatura em moeda estrangeira em reais.

Outros programas tem fatores de conversão menos interessantes quando o número de pontos a ser transferido é menos que 20.000, como é o caso do programa HSBC Premier Rewards. Mas nesse caso, só após 20.000 pontos, o fator de conversão é 1 para 1. Além disso, alguns cartões acumulam 1,5 ponto por USD gasto na fatura.

Eu ainda prefiro um cartão com bons bônus ao se inscrever e pontos que nunca se expiram. Se não pagar anuidade, melhor ainda! Por isso ando satisfeito com o meu.

Planejar Cedo Nem Sempre é Garantia de Ausência de Dor de Cabeça

Sempre que o consumidor pode, indicamos que o mesmo inicie os preparativos com uma boa antecedência da viagem. Isso pode garantir uma vaga naquele hotel desejado e quem sabe com uma tarifa mais em conta, um lugar num vôo naquele dia escolhido. A tarifa aérea é mais complicada, já que em alguns casos as promoções em vôos internacionais acontecem apenas 3 a 4 meses antes do vôo e no caso das passagens nacionais, as promoções são imprevisíveis.

Não é que nos EUA quem definiu a viagem do segundo semestre com antecedência está tendo de mudar os planos? Devido a uma redução acentuada dos vôos anunciada pelas diversas cias americanas em razão do aumento de custos de operação e visando proteger os lucros ou reduzir os prejuízos, vários desses consumidores viram os seus vôos serem cancelados e sofreram remanejamento de datas e vôos.

Portanto, sempre que planejamos bem uma viagem, reduzimos as chances de chateações, mas não conseguimos eliminá-las. Saber lidar bem com esses contratempos deixando uma folga antes e depois dos vôos pode reduzir o estresse de um eventual contratempo.

domingo, julho 06, 2008

Resumo da Semana

Fim de semana sem grandes promoções. Com o início da alta temporada as promoções tiram férias, pelo mesnos neste final de semana. Na mídia em geral só se fala de aumento de preços das passagens. O Smiles continua com a promoção de trechos por 2500 milhas que tem causado muita polêmica no blog. Muitos leitores reclamam que não conseguem os trechos desejados, outros relatam que conseguiram sim.

Falando em Varig, ela pediu autorização para voar para o Uruguai. Quem sabe não aparece mais uma oportunidade de gastar suas milhas até o final do ano.

A minha Belo Horizonte vai ganhar mais vôos internacionais em breve. Com destino a Cidade do Panamá, Paris e Miami.

Buenos Aires será ligada temporariamente a Maceió e Cabo Frio durante o período de férias do meio do ano. Não custa torcer para que esses vôos passem a ser perenes.

Os aumentos dos custos de operação têm levado a várias mudanças nas políticas de bagagem e nos programas de milhagem. São tantas as mudanças que vou deixar as coisas estabilizarem para poder alterar as tabelas da série que produzi sobre as franquias. Enquanto isso, é melhor sempre conferir as franquias internacionais nos sites das cias aéreas cujos links estão no início de cada post daquela série. Mudanças nos programas de milhagem da American, Delta e cartão American Express estão em curso. Durante a semana que se inicia vou falar um pouco delas.

Dessa vez foi a Pluna que alterou sua política de franquia de bagagem.

Falamos sobre os aumentos de preços da Emirates.

Boatos falam de uma união entre American Airlines, British e Iberia. Será?

O fim dos cartões de embarque físicos está próximo...

Comentários respondidos!

Uma boa semana para todos!

sexta-feira, julho 04, 2008

Será o Fim do Cartão de Embarque?

Para que gosta de viajar e colecionar os canhotos dos cartões de embarque, a substituição desses por papéis a la extrato bancário (papel térmico) foi um balde de água fria. Ainda existe a opção de imprimir seu próprio cartão de embarque numa folha simples de papel no caso de fazer um check in pela Internet.

Não é que agora está em teste nos EUA um cartão de embarque enviado para o celular? A Continental está testando o sistema junto com o TSA (a ANAC deles) no aeroporto Regan em Washington.

Não vai sobrar nem papel para guardar como lembrança do vôo... A não ser que você vá guardar a fatura do cartão de crédito...

Realmente, o glamour nos aéreas está com em seus últimos dias..

quinta-feira, julho 03, 2008

American, British e Iberia Juntas?

Boatos de que a americana American Airlines, a inglesa British Airways e a espanhola Iberia estariam negociando uma joint venture. A formalização da joint venture dependeria da aprovação do “CADE” americano, órgão que regula a concorrência.

Essa meio aliança Oneworld estaria unindo cias com propostas e serviços distintos, mas que guardam uma complementaridade operacional.

Vamos aguardar se o boato se confirma, se o governo Americano aprova e quais seriam os impactos nessas cias. Todo mundo voando a la Ibéria, ou se adequando ao padrão British?

quarta-feira, julho 02, 2008

Pluna: Mudanças na Franquia de Bagagem

As mudanças que assolam a América do Norte estão começando a chegar na América do Sul. A uruguaia Pluna divulgou sua nova política de franquias de bagagens despachadas que passa a valer a partir de 15 de julho para passagens compradas de 01 de julho em diante:

Pelo despacho da primeira peça, que deverá ter até 20 kg, será cobrado 20 USD. Essa taxa, promocionalmente, não será cobrada dos passageiros que fizerem o check in pela Internet até dia 15 de setembro. Por cada kg extra, serão cobrados 3 USD, sendo que cada peça não pode superar 32 kg. Não conseguimos identificar o valor cobrado pela segunda peça, já que as novas regras ainda não estão disponíveis no site da Pluna.

Essas taxas não serão cobradas dos vôos com embarque no Brasil, mas parece que podem ser cobradas no vôo de volta.... Assim que as regras foram devidamente publicadas no site atualizaremos os dados.

A Pluna vem praticando uma política agressiva de preços no mercado brasileiro com boa performance de vendas. Nós mesmos já chamamos a tenção para várias tarifas da Pluna (Buenos Aires, Bariloche, Santiago do Chile) aqui no blog, além de termos recebido várias perguntas sobre a cia a ponto de termos que realizar uma enquete sobre a mesma. Mas será que essa medida a la Ryanair trará impacto nessas vendas.

Brasileiro não é muito fã de mala pequena e está (mal) acostumado a se valer de franquias mais elevadas em vôos partindo ou comprados no Brasil do que as praticadas em outros mercados. A Pluna vai ter que continuar a lutar em preço para justificar essa cobrança. Cada consumidor sabe decidir se o serviço ou a proposta de cada cia aérea se adapta ou não a suas necessidades. Temos espaços para todos, a questão é saber que tamanho é os espaço para cada proposta de serviço.

Fonte: Press Release Pluna

Buenos Aires: Ligada a Maceió e Cabo Frio com Vôos Temporários

A Gol anunciou a operação de um vôo semanal ligando Buenos Aires a Maceió via São Paulo e Salvador. O vôo ocorrerá de 02 de julho a 4 de agosto e terá sues trâmites de alfândega e imigração/emigração realizados em Maceió para os passageiros que lá embarcam ou desembarcam.

A TAM anunciou que entre 05 de julho e 9 de agosto serão operados vôos diretos ligando Buenos Aires a Cabo Frio.

terça-feira, julho 01, 2008

Emirates: Aumento nas Passagens

A Emirates anunciou, segundo o Mercados e Eventos, um aumento de 11% nas suas tarifas internacionais. Fique de olho, já que em se tratando de aviação, a tendência é que outras cias sigam o caminho.